• Nenhum resultado encontrado

Edição IV - Ano II - Abril de 201 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edição IV - Ano II - Abril de 201 2"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Edição IV W Ano II W Abril de 201 2

Trabalho coletivo

Parceria estimula a formação de rede de atendimento a crianças e adolescentes pág. 3

Escola Ideal

Programa traça diagnóstico e define ações prioritárias para a educação no município pág. 6

O

O

l

l

h

h

a

a

r

r

p

p

a

a

r

r

a

a

o

(2)

EDITORIAL OPINIÃO

EXPEDIENTE

Este boletim faz parte do projeto CDC Comunica, realizado pelo Instituto Camargo Corrêa em parceria com a Oficina de Imagens

Instituto Camargo Corrêa.Diretor executivo: Francisco de Assis Azevedo. Coordenadora de Comunicação: Clarissa Kowalski. Contato: instituto@institutocamargocorrea.org.br

Comitê de Desenvolvimento Comunitário de Pedro

Leopoldo:Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Fundação Pedro Leopoldo, Fundação José Hilário, InterCement (Cauê), Instituto Nacional de Desenvolvimento Social

e Humano (Maternidade Doutor Eugênio S. de Carvalho), Pastoral da Criança, Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo (secretarias municipais de Educação e Cultura, Saúde e de Desenvolvimento Social) e Sociedade São Vicente de Paulo

Oficina de Imagens.Secretário Executivo: Adriano Guerra. Edição: Carolina Silveira, Filipe Motta e Júlia Marques.

Site: www.oficinadeimagens.org.br

Projeto gráfico:Renato Kimo.Diagramação: Júlia Marques. Foto da capa:Entrega de bibliotecas móveis/ ICC.

Impressão:Formato.Tiragem:1 .200 exemplares

O Boletim

Envolver

está de volta em 201 2 com muitas coisas para contar. O ano que se iniciou vem trazendo boas notícias para todos. Em janeiro, a nossa Escola da Gestante marcou presença na abertura da Campanha da Fraternidade, cujo tema deste ano foi Saúde Pública (página 4). E o PrograW ma de Educação Afetivo Sexual (Peas) dá início a oficinas temáticas com jovens do Estacionamento Rotativo Social (página 4).

Também estamos colhendo os frutos dos trabalhos em desenvolvimento. Um grande salto é dado pela Educação em nosso município. O projeto de formaW ção de profissionais da Educação Infantil, que teve início em 2008, será concluído em julho deste ano. Educadores, gestores, auxiliares de limpeza, entre outros foram formados pelo projeto (página 5). As escolas do município também podem comemorar a entrega de kits com obras literárias e bibliotecas móveis (página 6).

Ainda temos muito a avançar para garantir que nossos adolescentes e jovens se desenvolvam de modo saudável. A entrevista desta edição comenta os desafios de garantir a vida sem o uso de drogas (página 7). Muita coisa ainda precisa ser feita, mas é bom saber que o CDC Pedro Leopoldo caminha na direção certa (página 3).

Contamos com você nessa caminhada! Boa leitura!

O crescente índice de violência envolvendo adolesW centes é um problema que a sociedade precisa enW carar com mais responsabilidade. Se o Estado não oferece educação e profissionalização adequadas e a economia não garante oportunidades de trabalho digno, os jovens têm suas perspectivas reduzidas a uma realidade de carências e precariedades.

Não se pode esperar que a juventude formada nesW te contexto social garanta um futuro melhor. A cada dia se enfraquecem os vínculos familiares e comuniW tários. Temos visto crescer assustadoramente o núW mero de jovens ligados a drogas, assaltos e prostituição. Neste ambiente de criminalidade, maW tar ou morrer se tornaram atos banais.

O grande erro que estamos cometendo é esperar que o Estado venha priorizar a segurança e combaW ter com mais eficácia a violência urbana. Não há ambiente político favorável para que o poder públiW co promova a transformação cultural necessária. Também não adianta responsabilizar o Estatuto da Criança e do Adolescente pela onda de delinquênW cia juvenil, como fazem algumas pessoas.

Se não nos mobilizamos pela transformação social, estaremos facilitando a degeneração da vida. Cada um de nós precisa se perguntar o que pode fazer para reverter esta situação e tomar atitude.

Por Roberto Dinelli, presidente do CMDCA

(3)

EM DIA COM O CDC

O CDC de Pedro Leopoldo recebeu em março deste ano a visita do diretor executivo, Francisco Azevedo, e do superintendente do Instituto Camargo Corrêa, Rogério Arns Neumann. A visita foi realizada na ocaW sião da reunião ordinária do CDC, realizada todos os meses na Secretaria Municipal de Educação e CultuW ra. Essa reunião contou com a participação dos reW presentantes dos vários projetos desenvolvidos pelo ICC no município.

No encontro foram apresentados os resultados e anW damento dos trabalhos realizados em Pedro LeopolW do e o que se planeja para o futuro. A secretária de educação, Sara Helena, e o prefeito, Marcelo GonçalW ves, destacaram as parcerias que o município tem realizado com setores do poder público e privado possibilitando a continuidade dos trabalhos. A volunW tária do projeto de Lazer, Esporte e Cultura, Angélica Breunig, apontou a disponibilidade do Instituto em abraçar causas e fazer o trabalho acontecer.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Roberto Dinelli, enfatizou a importância da disponibilização de apaW

rato técnico, o que faz grande diferença nos projetos e programas oferecidos à comunidade. A represenW tante do Programa de Educação Afetivo Sexual, Viviane Cabral, e a representante do projeto de ForW mação, Cynthia Terra, realçaram as iniciativas metoW dológicas oferecidas e que passaram a fazer parte das políticas públicas municipais.

Desde sua criação, o grupo tem evoluído e trazido avanços para a gestão pública. Para a representante do projeto Escola da Gestante, Maria de Lourdes Costa, o surgimento do CDC provocou uma renovaW ção das políticas na área de saúde do município. De acordo com ela, as ações do CDC caminham em diW reção aos Objetivos do Milênio da ONU. O projeto da Escola da Gestante também está de acordo com a proposta da “Rede Cegonha”, formulada pelo Ministério da Saúde.

O Diretor Executivo do ICC, Francisco Azevedo, apontou a evolução do grupo e a necessidade de esW tudáWlo, já que os resultados ultrapassam as expecW tativas. As ações do CDC de Pedro Leopoldo podem servir de referência para outros municípios.

Durante visita do diretor executivo do ICC, grupo apresentou resultados dos trabalhos desenvolvidos

Instituto Camargo Corrêa ressalta importância das ações

realizadas pelo CDC de Pedro Leopoldo

Por Misael Elias, membro do CDC e representante do projeto LEC

Diretor executivo do ICC participa de reunião com CDC Pedro Leopoldo

Fo to :M isa el Eli as

(4)

ESPAÇO DOS PROJETOS

O grupo da Escola da Gestante da Clínica de Saúde da Mulher e da Criança de Pedro Leopoldo represenW tou o município, com estande sobre o projeto, na abertura da Campanha da Fraternidade 201 2, que aconteceu em Belo Horizonte, no dia 24 de janeiro. O tema escolhido para a Campanha da Fraternidade deste ano foi “Fraternidade e Saúde Pública”. Um dos pilares para garantia da saúde é a gestação e o nascimento saudável. Para o secretário de Saúde de Pedro Leopoldo, Hélio Renato Neri, “a escola de gesW tante é uma das ações de parceria públicoWprivada com êxito na promoção da saúde no município”. O projeto Escola da Gestante foi implementado em 2007, pelo Infância Ideal. O objetivo é melhorar a saúde das gestantes e recémWnascidos.

Escola da Gestante representa Pedro Leopoldo na abertura da

Campanha da Fraternidade em Belo Horizonte

Por Marci dos Santos Carvalho, da Pastoral da Criança

Foto: Arquivo CDC

Escola da Gestante participa da abertura da Campanha da Fraternidade

Im

ag

em

:S

XG

Programa de Educação Afetivo Sexual realiza oficinas com jovens do

Estacionamento Rotativo Social

O Programa de Educação Afetivo Sexual (Peas) desenvolve nesse primeiro semestre oficinas temáticas com jovens que trabalham no Estacionamento Rotativo Social. O Peas realizará enW contros em horários adequados à realidade dos jovens. As reuniões acontecerão mensalmente no período da tarde e da noite no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Centro/Sul. As temáticas envolvem questões como identidade na adolescência, emoções, valores e atituW des, o corpo e sexualidade, relações de gênero e direitos sexuais e reprodutivos. O Programa de Educação Afetivo Sexual está inserido no Documento Referencial Curricular de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, sendo uma política pública no município.

Em março haverá uma nova formação para constituição de uma equipe de capacitadores com integrantes das secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social.

O tema da campanha deste ano é Fraternidade e Saúde Pública

Os encontros acontecem em horário vespertino e noturno, no Cras

Por Alexandra Soares Pacheco, coordenadora do CRAS Centro/Sul

Fo to :F ac uld ad es Pe dr o Le op old o Fo to :A rq uiv o CD C

(5)

Foto: Patrícia Teordoro

Foto: Arquivo CDC

Foto: Arquivo CDC Foto: Arquivo CDC

Desde abril de 2008 acontece em todas as instituiW ções de Educação Infantil de Pedro Leopoldo o proW jeto de formação de profissionais que educam crianças de 0 a 6 anos. Foi priorizado o investimento em formação, pois para atender crianças pequenas com qualidade, é necessário o entendimento sobre as necessidades e especificidades dessa faixa etária. Estamos na última fase do projeto que será encerraW do em julho de 201 2 com o II Intercâmbio de Experiências. Foram desenvolvidas muitas ações de formação durante esses cinco anos com coordenaW dores, professores, educadoras e auxiliares de limW peza.

O projeto será encerrado com a certificação de toW dos os profissionais. O grupo de coordenação, que inclui diretoras, viceWdiretoras, pedagogas das escoW las de educação infantil e coordenadoras dos CenW tros Municipais de Atenção à Infância (Cemais), receberá certificado de especialização em Educação Infantil. Para receber o certificado será exigida a participação na disciplina Metodologia Científica,

ministrada pela pósWgraduação da Fundação Pedro Leopoldo e a apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso. Isso possibilitará ao grupo sistematizar as reflexões realizadas ao longo do processo.

Muitos foram os avanços conquistados durante a construção dessa proposta de formação, que contou com o envolvimento de todos os profissionais da área. Agora que esse projeto chega ao fim, o desejo é que outras propostas de formação continuada sejam formuladas. Dessa forma, cada vez mais a qualidade no atendimento de crianças de 0 a 6 anos em Pedro Leopoldo vai deixar de ser apenas uma meta para se tornar uma realidade construída no cotidiano de cada instituição de Educação Infantil.

O projeto de formação de profissionais da Educação Infantil é uma parceria entre o Instituto Camargo Corrêa, a Secretaria Municipal de Educação e a FunW dação Pedro Leopoldo. O atendimento a crianças de 0 a 6 anos é realizado em 1 2 escolas municipais, três anexos em escolas estaduais e em 1 3 Cemais. Cerca de 2.400 alunos são beneficiados pelo projeto.

Projeto de formação dos profissionais da Educação Infantil será

concluído em julho deste ano

Por Cynthia Terra, da Fundação Pedro Leopoldo

Desde 2008, são realizados encontros em todas as instituições de educação infantil do município

O projeto de formação será encerrado com certificação dos profissionais

Fo to :F ac uld ad es Pe dr o Le op old o

(6)

ESPAÇO DOS PROJETOS

O programa Escola Ideal, do Instituto Camargo CorW rêa, vem realizando atividades de sucesso no municíW pio de Pedro Leopoldo. As escolas da Rede Municipal e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura se destacam por serem espaços e agentes de promoção de formação dos profissionais da Educação.

Merece destaque o Sistema de Gestão Integrado (SGI), que envolve as lideranças da Secretaria, EscoW las e Centros Municipais de Atenção à Infância (Cemais) na utilização de ferramentas para melhorar a organização e o gerenciamento das unidades de forma a potencializar os resultados e trazer mais qualidade aos atendidos. Também vem sendo ofereW cida a qualificação de professores por meio do projeW to Ler: Prazer e Saber, que tem à frente a professora Maria Cecília.

No dia 5 de março houve, no espaço multiuso da SeW cretaria de Educação, a entrega de bibliotecas móW

Escola Ideal entrega bibliotecas móveis e obras literárias para

escolas de Ensino Fundamental

Por Sara Helena Diniz Ferreira, Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Ações do programa são realizadas em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Fo to :S ec re ta ria M un ici pa ld eE du ca çã o/ Ar qu ivo Foto: Arquivo CDC

Escolas de Pedro Leopoldo ganharam bibliotecas móveis com obras literárias indicadas pelo Ministério da Cultura

veis e de acervo literário destinado às escolas do EnW sino Fundamental. Estiveram presentes o prefeito, secretários, gestores das escolas e representantes da InterCement e do Instituto Camargo Corrêa.

Os livros que compõem o acervo atendem às faixas etárias dos alunos da rede e foram adquiridos com a indicação do Ministério da Cultura.

O evento teve a participação da contadora de estóriW as Ana Luísa Lacombe, que faz parte do projeto Faz e conta. Ela contou e encantou a todos com suas beW líssimas estórias, inspiradas nos livros doados às esW colas.

As doações e projetos fazem parte das inúmeras ações da InterCement em prol da educação de qualiW dade para o município e são realizados através do programa Escola Ideal.

Fo to :F ac uld ad es Pe dr o Le op old o Fo to :I CC Fo to :I CC

(7)

ENTREVISTA

para a inclusão do tema transversal "prevenção às drogas" no currículo escolar, desenvolvendo ações que envolvam os educadores, alunos e pais.

O que é a Abraço?

A Abraço é uma instituição de caráter assistencial e educativo, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo desenvolver projetos de prevenção ao uso e abuso de drogas e prestar atendimento a dependenW tes químicos e seus familiares em Pedro Leopoldo.

Quais serviços vem sendo prestados pela

Abraço?

No ano de 201 1 , a Abraço atendeu mais de 400 deW pendentes químicos e familiares em consultas realizaW das por psicólogas, realizou tratamentos de tabagismo, palestras, encontros de capacitação para educadores e encontros de despertar com alunos pelo projeto Abraço e as Escolas. Todas essas atividades são gratuitas.

Presidente da Abraço acredita que a principal estratégia de

combate ao uso de drogas é a prevenção

Em entrevista, Geraldo Eustáquio destaca como desafios a ausência de políticas e o envolvimento da sociedade Geraldo Eustáquio Alves é um dos integrantes do

CDC Pedro Leopoldo, vinculado ao projeto de Rede. Juiz aposentado, atualmente preside a Associação Brasileira Comunitária para Prevenção ao Abuso de Drogas de Pedro Leopoldo, a Abraço. DedicaWse à causa da infância e juventude, atuando na prevenW ção ao uso e abuso de drogas e colaborando com o CMDCA. Em entrevista ao

Envolver

, Geraldo EusW táquio comenta sobre as dificuldades em prevenir o uso de drogas e explica quais os serviços prestados pela Abraço.

Envolver: Quais os entraves para o desen0

volvimento de um programa eficaz de pre0

venção ao uso e abuso de drogas?

Geraldo:

A prevenção é a estratégia mais eficaz no combate às drogas. Os desafios de ações de prevenção às drogas são vários, destacandoWse a auW sência de políticas públicas e a falta de envolvimenW to da sociedade civil na busca de soluções para esta grave questão social.

Quais as razões desta ausência de políticas

públicas e de comprometimento da socie0

dade civil na questão das drogas?

São várias as razões e de diversas naturezas. EntenW do que a mais significativa seja nosso apego ao disW curso proibicionista que enxerga a questão das drogas como caso de "polícia" e/ou de "falta de vergonha", tratando o usuário como "marginal". Esta visão é simplista para o enfrentamento da comW plexa questão das drogas e, por isto, não gera os esW perados efeitos positivos. Precisamos evoluir para tratar com severidade o tráfico de drogas, punindo efetivamente aqueles que se aventurarem neste terW rível "mercado da morte", e, por outro lado, acolher o usuário como pessoa que necessita de cuidados e auxílio. No campo da educação precisamos evoluir

Fo to :C or te sia Jo rn al Ob se rva do r

Por Roberto Dinelli, presidente do CMDCA

(8)

Parceria: Realização:

>> Ideal Voluntário

O Ideal Voluntário é um programa transversal, que atua de forma integraW da aos demais programas do Instituto Camargo Corrêa (ICC): Infância Ideal, Escola Ideal e Futuro Ideal. Seu objetivo é criar oportunidades para que os profissionais do Grupo Camargo Corrêa contribuam para o desenW volvimento comunitário dos municípios em que estão inseridos, valorizanW do, reconhecendo, apoiando e criando oportunidades para o trabalho voluntário. O programa também prevê a participação dos familiares dos profissionais.

O programa coloca em prática a crença nº 5 do ICC, que diz: "O trabalho voluntário deve ser um instrumento para o exercício da cidadania e uma oportunidade de crescimento e realização pessoal, pois existe entre os profissionais das empresas do Grupo um grande potencial e uma imporW tante força a ser considerada na construção do desenvolvimento social".

Prefeitura Municipal Fo to :A rq uiv o CD C Foto: Arquivo CDC Foto: Arquivo CDC

UM CLICK ANOTE AÍ

FIQUE LIGADO

>> Mapeando direitos

A Oficina de Imagens, por meio do Programa Novas AliW anças e do Instituto C&A, lanW çou o MapaDCA, plataforma online gratuita e de livre acesW so. A ferramenta foi criada paW ra facilitar o levantamento de informações sobre a realidade de crianças e adolescentes nos municípios e orientar a formulação de políticas públiW cas. Por meio do MapaDCA, é possível avaliar indicadores sobre a infância e a adolesW cência. Para saber mais e utiliW zar a plataforma, acesse: www.mapadca.org

>> Drogas

A Associação Brasileira ComuW nitária para Prevenção ao Abuso de Drogas (Abraço) atende dependentes químicos e seus familiares no município de Pedro Leopoldo. A AssociaW ção fica à Rua Antônio RodriW gues Cardoso, nº 30, Centro. O contato pode ser feito pelo telefone (31 ) 3661 W3509 ou pelo email:

abracopl@cyberpl.com.br

>> CDC em revista

A revista Ideal Comunitário, do Instituto Camargo Corrêa, lançou em março sua 1 7ª ediW ção. O projeto de Rede de PeW dro Leopoldo é tema de umas das reportagens da publicaW ção, que está disponível para leitura no site do Instituto. Quem quiser, também pode pode pediWla pelo email: instituto@institutocamargo correa.org.br.

Entrega de bibliotecas móveis teve contação de histórias baseadas em livros que compõem o acervo

Fo

to

:I

Referências

Documentos relacionados

Antes da montagem e comissionamento do instrumento, leia as instruções de operação! Tensão CC Sinal de saída Pinagem Alimentação P# Nº de produto, S# Nº de série Modelo Faixa

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo

Portanto, conclui-se que o princípio do centro da gravidade deve ser interpretado com cautela nas relações de trabalho marítimo, considerando a regra basilar de

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..