• Nenhum resultado encontrado

GUIA COMPLETO SOBRE ESTABILIZADORES DE COLUNA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA COMPLETO SOBRE ESTABILIZADORES DE COLUNA"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

ESTABILIZADORES

DE COLUNA

(2)

Introdução 3

Quando recorrer a estabilizadores de coluna? 6

Quais equipamentos e técnicas o profissional pode buscar para o tratamento? 12

Como decidir qual o melhor tratamento para o paciente? 20

Conclusão 24

(3)
(4)

4

INTRODUÇÃO

A tecnologia tem possibilitado avanços cada vez

mais significativos para a atuação dos profissionais da reabilitação, seja em qualquer área da saúde. Um bom exemplo são as técnicas e os aparelhos estabilizadores de coluna desenvolvidos ao longo dos anos.

Graças a esses recursos, os pacientes podem alcançar resultados mais efetivos e satisfatórios com o tratamento, com ganhos impressionantes para a autonomia, a independência e o bem-estar

de pessoas de todas as idades.

Nesse sentido, é preciso que os terapeutas tenham pleno conhecimento sobre o funcionamento e os benefícios dessa metodologia de tratamento.

(5)

Foi por esse motivo que criamos este e-book! Trata-se de um guia completo sobre estabilizadores de coluna, destinado aos profissionais da reabilitação física.

Vamos explicar em quais casos os estabilizadores são mais indicados, apresentar as técnicas e os equipamentos mais utilizados na atualidade e demonstrar quais são os fatores determinantes na escolha do tratamento adequado para cada paciente.

Para começar, vamos falar sobre as situações nas quais é preciso recorrer a estabilizadores de coluna para potencializar os resultados do tratamento.

(6)

QUANDO RECORRER A

(7)

Na rotina da reabilitação física, existem vários quadros nos quais, independentemente do tipo de patologia ou das razões que levaram o paciente a buscar o tratamento, o problema principal a ser resolvido é conseguir a estabilização na coluna.

Vamos, agora, recordar as principais situações que comprovam essa afirmação, começando pelos casos de dor cervical crônica, cada vez mais comuns devido a problemas posturais.

DOR CERVICAL CRÔNICA

A rotina de trabalho em frente à tela dos computadores, o uso intenso do celular e a postura errada ao fazer trabalhos manuais ou ao dormir são algumas das principais causas de dor cervical crônica, um problema de saúde extremamente comum na atualidade.

Traumas e hérnias na coluna também podem desencadear os sintomas, que exigem uma avaliação rigorosa para que se possa identificar corretamente as causas da disfunção e, então, iniciar o tratamento.

(8)

8

QUANDO RECORRER A ESTABILIZADORES DE COLUNA?

Assim, o objetivo principal é recuperar e manter a estabilização da coluna, buscando eliminar os desvios posturais ou os vícios inadequados na realização de movimentos.

Assim como a região cervical, a lombar também está bastante sujeita a traumas e quadros de dor devido a sobrecargas, um padrão postural inadequado, entre outros motivos.

LOMBALGIA

A lombalgia é uma condição que prejudica bastante a execução das atividades diárias, levando cada vez mais pacientes a buscar ajuda na reabilitação física.

Na maioria das vezes, os quadros de dor são originados por causas mecânicas, especialmente o aumento da

tensão nos músculos paravertebrais, que ficam sobrecarregados ao tentar compensar a instabilidade da região.

Mais uma vez, o tratamento será focado nas causas do problema, e não em sua consequência, que é a dor

na coluna lombar. Para isso, é preciso recuperar a estabilidade por meio de técnicas específicas que visam ao fortalecimento muscular.

(9)

OSTEOPOROSE

A promoção do fortalecimento muscular também está presente na intervenção em pacientes com osteoporose, mais um caso no qual a estabilização da coluna pode ser uma técnica essencial para o sucesso do tratamento.

Na osteoporose, a fragilidade óssea pode levar a

desequilíbrios posturais e outras complicações que prejudicam a vida diária dos pacientes, tais como fraturas e contraturas.

Por meio da estabilização da coluna, é possível prevenir deformidades, aumentar o tônus muscular e favorecer a manutenção do bom condicionamento físico com a prática de atividades como hidroginástica e natação.

(10)

10

QUANDO RECORRER A ESTABILIZADORES DE COLUNA?

A osteoporose é uma disfunção mais comum em mulheres, assim como a incontinência urinária. Entenda melhor a questão!

INCONTINÊNCIA URINÁRIA

A incontinência urinária ocorre devido à contração contínua dos esfíncteres da bexiga e da uretra, causando incômodo e constrangimento aos pacientes.

Uma das causas dessa disfunção é a fraqueza dos músculos que compõem o assoalho pélvico.

Por isso, o tratamento de pacientes com incontinência urinária é beneficiado de maneira significativa pelo uso de procedimentos estabilizadores da coluna.

(11)

Entretanto, os estabilizadores de coluna não são indicados apenas para pacientes que apresentam alguma disfunção de saúde. Atletas e pessoas que praticam atividade física também podem ser incluídos nesse grupo, como você verá a seguir.

ATLETAS EM BUSCA DE ALTA PERFORMANCE

Quem pratica atividades físicas como musculação, corrida ou ciclismo, seja de forma amadora ou profissional, pode melhorar o desempenho no treino e os resultados alcançados por meio de técnicas de estabilização da coluna.

Com a orientação certa, é possível ganhar agilidade, flexibilidade, resistência e estabilidade, prevenindo lesões e deixando o corpo mais preparado para a execução correta dos movimentos durante o exercício.

Uma vez identificados os casos nos quais é possível recorrer a estabilizadores de coluna para otimizar a performance dos pacientes e melhorar sua qualidade de vida, vamos apresentar quais são os equipamentos

(12)

QUAIS EQUIPAMENTOS E TÉCNICAS

O PROFISSIONAL PODE BUSCAR

(13)

A estabilidade da coluna é garantida pela atuação de um grupo específico de músculos formado pelos paravertebrais profundos, os abdominais, o assoalho pélvico e o diafragma.

Esse grupo é responsável por formar uma caixa para manter os órgãos internos sob uma pressão ideal, a chamada pressão intra-abdominal.

Assim, a pressão intra-abdominal é o principal componente da estabilização da coluna, sendo que os exercícios e equipamentos chamados de estabilizadores da coluna atuarão para manter ou recuperar a atividade da musculatura responsável pela

pressão intra-abdominal.

Vamos, agora, conhecer os três principais métodos de estabilização da coluna utilizados na atualidade.

(14)

14

QUAIS EQUIPAMENTOS E TÉCNICAS O PROFISSIONAL PODE BUSCAR PARA O TRATAMENTO?

ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR TERAPÊUTICA

A estabilização segmentar terapêutica é uma técnica baseada em exercícios específicos bastante conhecida pelos profissionais que atuam na reabilitação física.

Essa metodologia foi desenvolvida por fisioterapeutas australianos visando à prevenção de qualquer sobrecarga na coluna, criando condições para o desenvolvimento pleno e gradual dos músculos estabilizadores de todos os segmentos.

Assim, o treino é alinhado aos princípios do

(15)

Na primeira fase, a musculatura é isolada e o treino acontece sem carga. Na segunda fase, começam as associações com movimentos dos membros inferiores e superiores.

Na terceira fase, são introduzidos exercícios funcionais e, finalmente, na quarta fase da estabilização

segmentar, a musculatura interna é ativada com os músculos globais, somando-se velocidade, intensidade e funcionalidade.

A técnica exige a coordenação dos movimentos com a respiração. Para isso, os profissionais atuam junto com seus pacientes, buscando promover a execução dos exercícios com o máximo de percepção da contração muscular.

Com a progressão do tratamento, a estabilização segmentar terapêutica recupera a ação conjunta e antecipada de toda a musculatura responsável pela pressão intra-abdominal, prevenindo a sobrecarga da coluna e devolvendo o bem-estar aos pacientes.

Outra metodologia para estabilização da coluna bastante conhecida é o pilates, assunto sobre o qual falaremos agora.

(16)

16

QUAIS EQUIPAMENTOS E TÉCNICAS O PROFISSIONAL PODE BUSCAR PARA O TRATAMENTO?

PILATES

Quando desenvolveu a metodologia do pilates, em 1920, Joseph Humberts tinha como objetivo criar uma rotina de exercícios que integrasse corpo, mente e espírito, aproximando as bases da reabilitação ocidental e oriental.

O resultado é uma metodologia que une concentração, respiração, flexibilidade, força e controle para promover o fortalecimento da musculatura responsável pela pressão intra-abdominal, à qual Humberts chamou de “casa de força”.

Assim, todos os exercícios do pilates exigem a conexão do músculo transverso abdominal com a musculatura do assoalho pélvico por meio da respiração. Esse controle deve ser mantido durante toda a

(17)

O pilates oferece algumas vantagens, como o baixo impacto sobre as articulações e o aumento da consciência corporal, tornando-o uma boa alternativa,

inclusive, para quem busca o emagrecimento mas enfrenta quadros de dor articular.

Entretanto, um dos principais resultados da técnica é a estabilização da coluna, com correção dos desvios e sobrecargas.

Para finalizar essa seção do nosso guia, vamos falar sobre como o uso do biofeedback pode favorecer os procedimentos estabilizadores de coluna e também para outros tratamentos realizados pelos fisioterapeutas.

(18)

18

QUAIS EQUIPAMENTOS E TÉCNICAS O PROFISSIONAL PODE BUSCAR PARA O TRATAMENTO?

ESTABILIZADORES COM SENSORES ANALÓGICOS

A ação dos músculos responsáveis pela manutenção da pressão intra-abdominal e, consequentemente, pela estabilização da coluna, é feita de maneira automatizada,

sem que seja preciso um comando voluntário.

Entretanto, algumas técnicas de tratamento desenvolvidas na área da reabilitação física estabeleceram formas de enviar estímulos intencionais a determinados músculos — um exemplo é a metodologia chamada biofeedback.

Na rotina clínica da fisioterapia, o biofeedback é utilizado

tanto para a definição de diagnósticos quanto como recurso terapêutico.

(19)

No caso da estabilização da coluna, o biofeedback possibilita o emprego de sensores analógicos baseados no uso da pressão para identificar como a musculatura acionada durante os exercícios está atuando.

Os dados coletados pelo equipamento são transformados em informações que ajudam ambos, terapeuta e paciente, a melhorarem o desempenho durante o tratamento.

Particularmente nos casos de incontinência urinária, quando é preciso dar uma atenção especial ao assoalho pélvico, o uso de sensores analógicos durante os exercícios estabilizadores pode aumentar o sucesso do tratamento.

Diante de tantas possibilidades para otimizar os resultados, pode ser difícil decidir qual é a melhor metodologia para um tratamento seguro e produtivo.

Por isso, na última seção do nosso material sobre estabilizadores de coluna, vamos falar sobre os aspectos que precisam ser considerados ao escolher o melhor tratamento para cada paciente.

(20)

COMO DECIDIR QUAL O MELHOR

TRATAMENTO PARA O PACIENTE?

(21)

Para decidir qual é o melhor tratamento para o paciente, o terapeuta deve considerar uma série de questões, relacionadas tanto ao diagnóstico clínico quanto aos aspectos subjetivos

da intervenção terapêutica.

Muitas vezes, pode ser difícil para a pessoa que se encontra em reabilitação compreender os comandos de cada exercício e realizar os movimentos da maneira certa. Por não se sair bem, o paciente pode ficar desmotivado, comprometendo ainda mais os resultados do seu tratamento.

Assim, além de garantir o objetivo principal — que é a estabilização da coluna — os procedimentos e equipamentos a serem utilizados devem ser capazes de garantir o máximo desempenho do paciente, contribuindo para a promoção do seu bem-estar e da sua qualidade de vida.

(22)

22

COMO DECIDIR QUAL O MELHOR TRATAMENTO PARA O PACIENTE?

Dessa forma, a tecnologia pode ser uma grande aliada da intervenção terapêutica, colaborando não apenas para a plena recuperação física, mas promovendo mais engajamento e satisfação com o tratamento por parte dos pacientes.

QUAIS AS VANTAGENS OFERECIDAS PELA TECNOLOGIA?

Na atualidade, a reabilitação física conta com a ajuda de aparelhos e dispositivos tecnológicos cada vez mais avançados, que possibilitam alcançar melhores resultados com o tratamento proposto.

Um bom exemplo dessa realidade é o MioStab. Trata-se de um equipamento que permite uma análiTrata-se mais precisa do biofeedback, por meio de um manômetro acoplado a uma bolsa que é inflada, permitindo o uso da medida de pressão como indicativo sobre a forma como o exercício está sendo realizado.

(23)

A cada sessão de tratamento, o terapeuta define a configuração ideal do MioStab de acordo com as necessidades do paciente.

Os dados sobre a contração muscular fornecidos pelo equipamento são utilizados, em tempo real, para guiar o paciente sobre os ajustes necessários, promovendo a execução ideal de todos os movimentos.

Dessa forma, o paciente consegue tomar consciência dos movimentos realizados pela musculatura responsável pela pressão intra-abdominal, mantendo-se concentrado nos comandos do terapeuta.

Assim, o melhor método de tratamento é aquele que possibilita a parceria mais produtiva entre terapeuta e paciente: a atuação do terapeuta é reforçada positivamente e o desempenho do paciente é otimizado, assim como os resultados alcançados.

(24)
(25)

E, assim, chegamos ao final do nosso guia completo sobre estabilizadores de coluna!

Esperamos que as informações que compartilhamos aqui tenham ajudado você a compreender melhor quando os estabilizadores de coluna podem ser usados para permitir que os pacientes alcancem melhores resultados com o tratamento e tenham ganhos efetivos em seu bem-estar e sua qualidade de vida.

Ao aumentar o seu conhecimento enquanto profissional da reabilitação, queremos contribuir não apenas para o seu crescimento na carreira, mas também para a valorização dessa área tão importante da saúde.

Por isso, conte sempre com a parceria da Miotec para tornar a sua jornada e de seus pacientes cada vez

mais repleta de conquistas diárias!

Quer conferir mais conteúdos especiais sobre reabilitação, tecnologia e saúde? Acompanhe nossas postagens nas redes sociais! Estamos presentes no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Youtube.

(26)

26

A Miotec Equipamentos Biomédicos iniciou suas atividades em 2002 com a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos.

Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes. Para saber mais sobre a empresa e o que ela oferece, acesse o site e faça contato!

Referências

Documentos relacionados

2 Renascimento ou Renascença são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII, quando

AS CLASSIFICAÇÕES DE RISCO DE CRÉDITO EMITIDAS PELA AUSTIN RATING, INCLUINDO AQUELA(S) EXPRESSA(S) NESTE DOCUMENTO, CONSISTEM EM OPINIÕES SOBRE A QUALIDADE DE

do banco. Na mesma oportunidade, afirmou o rating de curto prazo ‘ br A-2’. O Banco Tricury iniciou suas atividades a partir da transformação em 1990 de uma

§ 1º - A pessoa jurídica de que trata o caput deste artigo, relativamente às atividades de informática e automação, poderá deduzir, para efeito de apuração do lucro real e

c) constituição da hipoteca legal, no caso de arrematação parcelada sobre bens imóveis e/ou veículos. d) averbação de construções não registradas pelo proprietário anterior. 2)

considerado sujeito de direito, pois era propriedade do dominus. O trabalho escravo continuava no tempo, de modo indefinido, mais precisamente enquanto o escravo vivesse ou deixasse

O objeto da presente licitação é a escolha da proposta mais vantajosa para a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de Call Center, ativo e

Com relação ao consumo de PB, EE, CNF e NDT, que aumentaram linearmente com o acréscimo dos níveis de suplementação para ambos os tipos de suplemento, é possível inferir que o