• Nenhum resultado encontrado

POUSADA EM PONTA GROSSA, PROPOSTA DE EDIFICAÇÃO COM ENFASE EM PAISAGISMO SENSORIAL E TURISMO ECOLÓGICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "POUSADA EM PONTA GROSSA, PROPOSTA DE EDIFICAÇÃO COM ENFASE EM PAISAGISMO SENSORIAL E TURISMO ECOLÓGICO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS – CESCAGE ISSN: 2178-3586 / 22ª Edição / Jul - Dez de 2020

POUSADA EM PONTA GROSSA, PROPOSTA DE EDIFICAÇÃO COM ENFASE EM PAISAGISMO SENSORIAL E TURISMO ECOLÓGICO

POUSADA IN PONTA GROSSA, PROPOSAL FOR BUILDING WITH EMPHASIS ON SENSORY LANDSCAPE AND ECOLOGICAL TOURISM

Erica Cristini Lima ¹; Paola Souza Gomes ²

¹ Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCA GE - Curso de Arquitetura e Urbanismo – Ponta Grossa - PR – Brasil.

ericaacristini@gmail.com.

² Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE – Curso de Arquitetura e Urbanismo Ponta Grossa - PR – Brasil.

psg.arquiteta@gmail.com.

Resumo: O potencial turístico de Ponta Grossa está muito bem situado, com belezas naturais, relevo acidentado e arquitetura histórica. Podemos perceber um grande potencial de turismo ecológico na região. Apesar de suas principais atrações serem ligadas a natureza, fora da cidade, Ponta Grossa não oferece pousadas rurais. Com isso o objetivo desse estudo é propor uma pousada voltada para atividades de turismo ecológico. A pousada tem como objetivo incorporar a sustentabilidade, o paisagismo e técnicas atuais. Outro ponto importante será o paisagismo sensorial, uma vez que promovem a interação com o meio ambiente e aguça os sentidos. A necessidade por mudança no setor de hospedagem e a busca por minimizar o déficit de hospedagem rural foram fatores predominantes para a determinação do projeto. Buscando uma fundamentação teórica pertinente em referencias bibliográfica, levantamento de dados e legislação. Pôde-se assim chegar a elaboração do fluxograma e ao quadro de necessidades. Resultando em um projeto arquitetônico que oferece ao usuário uma nova experiência de hospedagem.

Palavras-chave: Arquitetura, Hospedagem, Ecoturismo.

Abstract: The tourist potential of Ponta Grossa is very well situated, with natural beauty, rugged relief and historic architecture. We can see a great potential for ecological tourism in the region. Although its main attractions are linked to nature, outside the city, Ponta Grossa does not offer rural inns. Thus, the objective of this study is to propose an inn aimed at ecological tourism activities. The inn aims to incorporate sustainability, landscaping and current techniques. Another important point will be the sensorial landscaping, since they promote interaction with the environment and sharpen the senses. The need for change in the accommodation sector and the quest to minimize the rural housing deficit were predominant factors in determining the project. Searching for a pertinent theoretical foundation in bibliographic references, data collection and legislation. It was thus possible to arrive at the elaboration of the flowchart and the needs table. Resulting in an architectural project that offers the user a new hosting experience.

(2)

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS – CESCAGE ISSN: 2178-3586 / 22ª Edição / Jul - Dez de 2020

1 INTRODUÇÃO

Podemos perceber um grande potencial de turismo ecológico na região de Ponta Grossa, esse segmento impulsiona a atividade turística de forma sustentável, incentivando a conservação do meio ambiente, permite uma observação de fauna, flora e das formações geológicas, estimula à prática de exercícios através de trilhas e mergulhos. Esse tipo de turismo pode trazer benefícios com a diversificação da economia regional e geração local de empregos (GUIA, 2007)

O turismo ecológico é o ramo da indústria de turismo que mais cresce. Este ramo é caracterizado pelo contato com ambientes naturais, pela realização de atividades que promovam a prática e o conhecimento ambiental e pela proteção e preservação (GUIA, 2007).

Ponta Grossa é uma cidade com cerca de 350 mil habitantes, localizada a 120 km de Curitiba, e fica na região dos Campos Gerais do estado do Paraná. A região faz parte do segundo planalto Paranaense, e divisa com Estado de São Paulo e Santa Catarina. Em alguns pontos a vegetação é fechada com árvores nativas como o Pinheiro do Paraná (Araucaria angustifólia). O relevo não é uniforme e apresenta uma variação entre altos e baixos e algumas depressões como furnas e cânions. (IBGE, 2019)

As cidades devem entusiasmar os turistas a conhecerem os atrativos da região, pois ao conhecer um ponto turístico e sua história, tende-se a criar uma identificação com ele. Apesar de suas principais atrações serem ligadas a natureza, fora da cidade, Ponta Grossa não oferece pousadas rurais. A cidade possui ótimas opções de hospedagem na cidade mas toda sua rede hoteleira fica na área urbana. A área urbana é a sede e a área rural é dividida em quatro distritos: Guaragi, Uvaia, Piriquitos e Itaiacoca. (IBGE, 2019)

Buscando minimizar o problema de déficit de hospedagem rural em Ponta Grossa, este trabalho propõe um anteprojeto de uma pousada, pretendendo apresentar uma nova sugestão em hospedagem e lazer. A pousada será inserida em Ponta Grossa, região dos Campos Gerais, com potencial de crescimento populacional tanto de residentes, como daqueles que vem à procura de trabalho ou estudo, já que se trata de uma localidade universitária e polo industrial tecnológico. Sua posição geográfica permite facilidade de acesso a todas as regiões do Estado.

A proposta vai além de apenas suprir a necessidade do município, ela promove o turismo natural e pode aumentar o potencial turístico e econômico na região. A pousada tem como objetivo incorporar a sustentabilidade, o paisagismo e técnicas atuais. Outro ponto importante será o paisagismo sensorial, uma vez que promovem a interação com o meio ambiente, aguça os sentidos, em razão de ser único movimento artístico em que podemos fazer o uso dos cinco sentidos e viver uma fusão de ciência e arte (ABBUD, 2010).

Analisando as opções de turismo e a falta de pousadas na região de Ponta Grossa, o objetivo é projetar um ambiente que envolva os visitantes, incentivando o turismo local e estimulando as relações com a natureza. Pretende-se utilizar de técnicas construtivas sustentáveis e tendo como principal conceito o paisagismo sensorial. O projeto pretende, como resultados, oferecer um Serviço Personalizado de atendimento (SPA), promovendo relaxamento e descanso. E dispor de ambientes para uso coletivo e de convívio entre hospedes.

Dessa forma elaborou-se o projeto de uma pousada com princípios de sustentabilidade, por meio de buscas por definições e conceitos fundamentais

(3)

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS – CESCAGE ISSN: 2178-3586 / 22ª Edição / Jul - Dez de 2020

referentes ao tema. Compreendendo o funcionamento interno de estabelecimentos da área de hospedagens, conhecendo e estudando as características geográficas e urbanísticas do terreno, bem como a sua relação com o entorno, definindo estratégias de intervenção e por fim estudando tecnologias apropriadas e sistemas construtivos de baixo impacto ambiental.

2 MATERIAL E MÉTODOS

Para cumprir com o objetivo desse trabalho, foi levantada a necessidade de buscar referencias bibliográficas em livros, artigos, resumos, teses e sites da internet. Paralelamente, foram realizados visitas de campo ao terreno para levantamento de dados. Os estudos de casos e correlatos foram considerados no sentido de esclarecer como devem ser desenvolvidos os projetos de pousada. Tornaram-se exemplos de técnicas construtivas e materiais utilizados, a forma como a paisagem do entorno foi respeitada e usada para benefício da edificação.

O estudo sobre as técnicas construtivas do correlato Pousada Ecológica Witklipfontein, também foram levados em consideração no sentido de demostrar como é importante aliar técnicas construtivas e materiais para conseguir conforto no ambiente. A Pousada apresenta uma construção sem cimento, com técnicas tradicionais e construção vernacular e design contemporâneo. Esse correlato demostra como é possível mesclar elementos naturais com tecnologias modernas. (ARCHDAILY, 2020.)

O caso correlato Resort Makenna foi levado em consideração no sentido de demostrar como funciona as áreas de circulação e o programa de necessidades, se tornando estudos fundamentais para aprimorar o conhecimento. (ARCHDAILY, 2020.) Com base nas informações levantadas nas etapas anteriores, foram desenvolvidos os itens do programa de necessidades, e desenvolvidos organograma e fluxograma adequados para abrigar todos os usos e atividades. Essas etapas fornecem subsídios para o desenvolvimento do projeto arquitetônico com princípios sustentáveis, visando conforto térmico, acústico e escolha de métodos construtivos que auxiliem na redução dos impactos ambientais.

Posteriormente serão elaborados os estudos preliminares, desenvolvimento de croquis e propostas de volumetria. A concepção final do projeto arquitetônico será apresentada através de implantação, plantas, cortes, elevações, perspectivas e maquete. As etapas de projeto e detalhamento serão finalizadas conforme cronograma de TCC II, e concluídas no segundo semestre de 2020.

3 RESULTADOS PARCIAIS E DISCUSSÃO

O terreno proposto para a implantação do anteprojeto de Pousada com ênfase no tratamento paisagístico localiza-se a 15 km do centro urbano de Ponta Grossa, próximo ao rio Pitangui. E esta situado em uma área particular, precisamente no interior da Fazenda Rio Pitangui. O entorno do terreno é composto por áreas não edificadas e disponibiliza uma massa de vegetação nativa densa, por ser uma área rural.

O acesso se dá pela rodovia Arichernes Gobbo. A principal via de acesso é uma estrada sem pavimentação, e de forma geral, o entorno é composto por fazendas e áreas turísticas e de preservação como o Parque Nacional dos Campos Gerais, o Canyon e cachoeira São Jorge. O Parque Nacional dos Campos Gerais é uma área de proteção, inserida na transição entre o primeiro e o segundo planalto paranaense,

(4)

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS – CESCAGE ISSN: 2178-3586 / 22ª Edição / Jul - Dez de 2020

no domínio da Escarpa Devoniana. O parque protege a fauna e a flora, criado em 2006, sustenta um dos últimos remanescentes de Campos Naturais do Paraná. (BORGES E GUIMARÃES, 2019).

Imagem 1: Planta de situação e localização do terreno.

Fonte: Organização Ambiental de Conservação no Brasil, 2020. Editado pela autora.

O terreno selecionado possui área de 112.927,35 m². Sua testada principal mede 204,45 metros e está a oeste, onde se dará o acesso principal da pousada. Para desenvolver o projeto foram analisadas as legislações municipais, como o Plano Diretor da cidade de Ponta Grossa, Código Florestal e Código de Obras. O plano diretor da cidade se aplica apenas na zona urbana, desconsiderado no projeto, por estar localizado na área rural.

(5)

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS – CESCAGE ISSN: 2178-3586 / 22ª Edição / Jul - Dez de 2020

Imagem 2: Delimitação da área de estudo. Fonte: Google Earth,2020. Editado pela autora.

O local de implantação escolhido tem um desnível de 20 metros, a proposta será locar a pousada na parte mais alta, para aproveitar a vista e a paisagem. O terreno tem vista para a paisagem típica da região com Araucárias e campos naturais, próxima de sítios arqueológicos importantes e formações geológicas, com grande diversidade de plantas nativas. O turismo ecológico permite aos visitantes um contato direto com a natureza, com a cultura e gastronomia local, valorizando o meio ambiente e promovendo medidas sustentáveis. Tem como diferencial a prática de atividades que visam promover o conhecimento e a relação com a natureza. O objetivo é incentivar o equilíbrio ambiental, promovendo o conhecimento e contato com a natureza, sem que ela seja prejudicada.

A tipologia de ocupação pretendida é térrea ou de até dois pavimentos, o programa de necessidades é composto basicamente por: setor de hospedagem, setor de lazer, setor administrativo e setor de serviços. A pousada possui capacidade total de 90 usuários e aproximadamente 3.571 metros quadrados de área construída.

Os edifícios e setores foram distribuídos da seguinte forma: um edifício central com restaurante e áreas de lazer, um spa, 25 hospedagens distribuídas pelo terreno em forma de bangalôs, área de serviço e apoio e setor de recepção e administração.

O setor de hospedagem possui três tipologias sendo elas diferenciadas pelo tipo de usuário e metragem quadrada. A Suíte Charme foi desenvolvida para casais e dispõe um design privativo e sensitivo. Ambientes exclusivos para casal com uma vista e localização especial. As Suítes Galeria são ideais para casais com filhos, com condições adequadas para descansar e relaxar. Os apartamentos foram projetados para famílias que buscam lazer, diversão e convivência.

A tabela a seguir apresenta o programa de necessidades prévio, sua metragem quadrada e capacidade de cada ambiente.

Tabela 1: Plano de necessidades – Setor de hospedagem. Fonte: Autora (2020) QUANTI DADE AMBIENTE ÁREA UNID.M² ÁREA TOTAL (m²) CAPACIDADE TOTAL 1 Recepção 20 m² 20 m² 22 pessoas 1 Depósito de Bagagem 8 m² 8 m²

-1 Área embarque/desembarque 35m² 35 m² 2 carros

5 Suite Charme 60 m² 300 m² 10 pessoas

10 Suíte Galeria 45 m² 450 m² 30 pessoas

10 Apartamento 70 m² 700 m² 50 pessoas 1 Governança 5 m² 5 m² -1 Estacionamento 650m² 650m² 40 vagas SETOR DE HOSPEDAGEM 2.168 m² ÁREA TOTAL

(6)

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS – CESCAGE ISSN: 2178-3586 / 22ª Edição / Jul - Dez de 2020

Tabela 2: Plano de necessidades – Setor de lazer. Fonte: Autora (2020).

Tabela 3: Plano de necessidades – Setor administrativo. Fonte: Autora (2020).

Tabela 4: Plano de necessidades – Setor de serviços. Fonte: Autora (2020).

A tabela a seguir apresenta as áreas e as ligações entre elas, apresenta os fluxos existentes, setorização e organização.

QUANTI DADE AMBIENTE ÁREA UNID.M² ÁREA TOTAL (m²) CAPACIDADE TOTAL 1 Restaurante 150 m² 150 m² 60 pessoas 1 Café 80 m² 80 m² 30 pessoas 1 Piscina 100 m² 100 m² 40 pessoas 1 Sauna 19 m² 19 m² 12 pessoas

1 Sala de eventos (hospedes e convidados) 300 m² 300 m² 150 pessoas

1 Sala de jogos 30 m² 30 m² 19 pessoas

1 SPA 300 m² 300 m² 30 pessoas

2 Deck 30 m² 60 m²

-1 Academia 30 m² 30 m² 30 pessoas

2 Deck de descanso e contemplação 15 m² 30 m² -SETOR DE LAZER ÁREA TOTAL 1.099 m² QUANTI DADE AMBIENTE ÁREA UNID.M² ÁREA TOTAL (m²) CAPACIDADE TOTAL 1 Secretaria administrativa 20 m² 20 m² 10 pessoas

1 Sala de Reuniões 25 m² 25 m² 8 pessoas

1 Arquivo 5 m² 5 m²

-1 Sala gerente 10 m² 10 m² 3 pessoas

1 Almoxarifado 5 m² 5 m²

-1 Copa 10 m² 10 m² 5 pessoas

2 Sanitarios mas. e fem. 8 m² 16 m² 4 pessoas

SETOR ADMINISTRATIVO ÁREA TOTAL 91 m² QUANTI DADE AMBIENTE ÁREA UNID.M² ÁREA TOTAL (m²) CAPACIDADE TOTAL 1 Lavanderia 30 m² 30 m²

-1 Deposito de roupas limpas e utensilios 15m² 15m²

-1 Rouparia 15m² 15m²

-1 Almoxarifado produtos de limpeza 15m² 15m² -1 Almoxarifado consumo hóspedes 15m² 15m² -1 Refeitório funcionários 60m² 60m² 40 pessoas

2 Vestiário funcionários 20m² 40m² 10 pessoas

1 Casa de maquinas 10 m² 10 m²

-1 Depósito de Lixo 6 m² 6 m²

-1 Central de gás 7 m² 7 m²

-SETOR SERVIÇOS

(7)

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS – CESCAGE ISSN: 2178-3586 / 22ª Edição / Jul - Dez de 2020

Tabela 5: Fluxograma e Organograma. Fonte: Autora (2020).

O partido arquitetônico escolhido foi fundamentado pelo contexto ambiental no qual o terreno está inserido, considerando o forte potencial turístico existente, através dos seus atrativos, do rio e das paisagens naturais.

Alguns elementos que fazem o diferencial do projeto arquitetônico são os materiais utilizados, o concreto e vidro serão aplicados com o intuito de transmitir uma relação com o exterior e aproximar os hóspedes da natureza. A utilização de materiais naturais como a madeira, pedra e cores suaves cria uma harmonia e relação com a paisagem, e através da união entre a edificação com a natureza existente.

Os sistemas construtivos adotados foram à utilização de materiais e estruturas que reduzam a emissão de resíduos e o impacto no terreno, e trabalhar a arquitetura em função da topografia e das árvores existentes no terreno com intervenções mínimas.

O volume prévio apresenta uma composição de linhas e formas, e cria um ritmo entre eles. Os bangalôs formam um plano de concreto que flutua na paisagem e completa a vista formada pelo paisagismo sensorial. A imagem a seguir apresenta o volume prévio do setor de hospedagens, seguindo das imagens do volume da área de lazer.

(8)

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS – CESCAGE ISSN: 2178-3586 / 22ª Edição / Jul - Dez de 2020

Imagem 3: Volume Bangalôs e hospedagens. Fonte: Autora (2020).

Imagem 4: Volume área de lazer. Fonte: Autora (2020).

Imagem 5: Volume área de lazer e hospedagens. Fonte: Autora (2020).

A implantação foi desenvolvida para permitir uma vista panorâmica da paisagem em cada bangalô, e a área de lazer esta centralizada permitindo acesso de

(9)

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS – CESCAGE ISSN: 2178-3586 / 22ª Edição / Jul - Dez de 2020

todos os usuários. Os acessos são pela Rua Arichernes Carlos Gobo por ser a única rua de possível acesso.

Imagem 6: Implantação e Setorização. Fonte: Autora (2020).

Imagem 7: Setorização. Fonte: Autora (2020).

(10)

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS – CESCAGE ISSN: 2178-3586 / 22ª Edição / Jul - Dez de 2020

Tabela 6: Metragem e Setorização. Fonte: Autora (2020).

A pousada vai ser desenvolvida buscando trazer a cultura local de Ponta Grossa e enaltecer os pontos turísticos naturais da região. Com cenários ao ar livre e a presença de árvores nativas o espaço se tornara uma extensão da natureza. O paisagismo sensorial será utilizado para ligação entre ambientes internos e externos, promovendo sensações únicas e relaxantes. Para promover o relaxamento e meditação dos hóspedes foi projetado um Spa, que vai além de tratamentos estéticos, visa melhorar a qualidade de vida dos hóspedes. A localização da pousada requer cuidados com o entorno e com a preservação do ambiente, técnicas construtivas sustentáveis serão aplicadas para minimizar os impactos negativos causados pela construção.

Segundo Costa (2019) podemos dividir o paisagismo em três ramificações, Paisagismo Natural que representa a paisagem nativa que não sofreu alterações do homem, Paisagismo Modificado que sofreu pequenas alterações na paisagem, acréscimo ou deslocamento de determinadas espécies, e por fim o Paisagismo Construído que nesse caso é construído pela ação do homem.

As plantas se tornam essenciais na valorização do equilíbrio ecológico, reduzindo a poluição, com valores estéticos e econômicos. O paisagismo pode ser um produto para consumo, para aumentar o bem-estar das pessoas que vão usufruir. A vegetação tem capacidade de absorver o som e reduzir tanto a poluição sonora quanto atmosférica. O paisagismo quando bem projetado pode transformar o ambiente, estimular a permanência das pessoas, esses ambientes se tornam propícios para leitura, meditação, refúgios para relaxar, lugares de recreação para crianças e jovens (COSTA, 2019).

“O paisagismo é a única expressão artística em que participam os cinco sentidos do ser humano” (ABBUB, 2018, p 3). Na construção de jardins é usado de várias espécies diferentes para promover esses sentidos, a visão pelas cores e beleza da paisagem, audição pelo vento nas copas das árvores, o tato pela textura das plantas e suas formas, o olfato pelos aromas, e a degustação de plantas comestíveis (COSTA, 2019).

(11)

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS – CESCAGE ISSN: 2178-3586 / 22ª Edição / Jul - Dez de 2020

Construções sustentáveis não somente representam menor impacto ambiental e redução de uso de energia e água, mas também melhor qualidade de vida aos seus usuários. Para garantir um melhor futuro para a sociedade é necessário, mudanças de hábitos individuais e empresariais.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este presente estudo buscou desenvolver de maneira coerente um estudo para um projeto de hospedagem voltado ao lazer, descanso e eventos na zona rural do município de Ponta Grossa. Através da busca por informações relevantes, pesquisas, levantamento de dados foi possível interpretar o terreno. Tais dados tornaram possível obter a melhor eficácia e utilidade no projeto arquitetônico.

Foi elaborado um conceito baseado numa arquitetura contemporâneo, sem fugir do estilo e paz que o ambiente oferece, e a utilização de esquemas estratégicos sustentáveis que supram as necessidades locais, a fim de gerar menos impactos ambientais.

A arquitetura ajuda na valorização da região e a satisfação do turista esta ligada a vários fatores, sob essa perspectiva, um empreendimento deste porte, com caráter de turismo ecológico, e arquitetura diferenciada valoriza ainda mais a região dos Campos Gerais.

Como próxima etapa pretende-se desenvolver o projeto arquitetônico a partir dos conceitos já estabelecidos neste estudo. De inicio apresentam-se as propostas e todos os estudos necessários, e alterações conforme solicitadas. Após todas as análises realiza-se o projeto final com cortes, planta, elevação, detalhamento, perspectivas, maquete e todas etapas necessárias.

REFERÊNCIAS

ABBUD, B. Criando Paisagens: Guia de Trabalho em Arquitetura Paisagística. 4ª ed. São Paulo – SP: Editora Senac São Paulo-SP, 2010. 208 p.

ARCHDAILY. Projetos, Pousada Ecológica Witklipfontein. Disponível em: <

https://www.archdaily.com.br/br/935589/pousada-ecologica-witklipfontein-glharchitects> . Acesso em 18 de Abril 2020.

ARCHDAIL. Projetos Resort Makenna / Drucker Arquitetura. Disponível em: <

https://www.archdaily.com.br/br/01-45931/resort-makenna-druckerarquitetura?ad_source=search&ad_medium=search_result_all >. Acesso em 18 de Abril 2020.

BORGES, Clóvis; GUIMARÃES, Gilson Burigo. Parque Nacional dos Campos Gerais, a catedral dos campos naturais do Paraná. Associação O Eco. Maio 2019. Disponível em: <https://www.oeco.org.br/colunas/colunistasconvidados/parque-nacional-doscampos-gerais-a-catedral-dos-camposnaturais-do-parana/>. Acesso em 25 março 2020.

(12)

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS – CESCAGE ISSN: 2178-3586 / 22ª Edição / Jul - Dez de 2020

COSTA, Douglas Rodrigo. Paisagismo Sensorial: O Uso Dos Sentidos Em Propostas De Paisagismo. ROCA, UTFPR, Dois Vizinhos, 18 Junho 2019.

GUIA, Walfrido dos Mares; SALGADO, Lucia Helena. Estudos Da Competitividade Do Turismo Brasileiro. Organização Industrial Do Turismo. p. 2-23, 2007.

IBEGE. Censo 2019. Disponível em: < https://www.ibge.gov.br/cidades-eestados/pr/ponta-grossa.html> Acesso em: 20/06/2020.

LIRA FILHO, J. A. Paisagismo: Princípios Básicos. 2² ed. Viçosa-MG, Editora Aprenda Fácil. 2012. 166 p.

Referências

Documentos relacionados

Assim, neste espaço de formação e investigação aplicada e continuada, se configura como objetivo deste artigo, apresentar o trabalho de qualificação profissional em turismo,

De acordo com o Instituto Ethos (2013), a GRI foi criada com o objetivo de aumentar o nível de qualidade dos relatórios de sustentabilidade. O conjunto de diretrizes e indicadores da

Sim. Deve ser preenchido, no entanto, o campo “Hora de Saída/Entrada” somente nos casos em que a nota fiscal de entrada for emitida para acompanhar o trânsito dos

Policiais Militares em deslocamento pelo endereço acima citado avistaram o veículo Ford Ranger de placas DCM 0697 de cor cinza com propaganda política, feito a abordagem

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

Este trabalho se justifica pelo fato de possíveis aportes de mercúrio oriundos desses materiais particulados utilizados no tratamento de água, resultando no lodo

Descrição do projeto em candidatura no que respeita a valores, datas, âmbito territorial, enquadramento, público alvo, intervenção, resultados e colaborações existentes ou a

No caso de Ponta Grossa, que teve um crescimento do seu PIB igual a 1,7% em 2016, e que representa cerca 44% do PIB dos Campos Gerais, também teve a indústria como indutora