• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO USP UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI- URCA MESTRADO INTERINSTITUCIONAIS EM GEOGRAFIA HUMANA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO USP UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI- URCA MESTRADO INTERINSTITUCIONAIS EM GEOGRAFIA HUMANA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

FFLCH

Universidade de São Paulo

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Geografia

Programa de Pós Graduação em Geografia Humana

1 EDITAL Nº _______USP/URCA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI- URCA

MESTRADO INTERINSTITUCIONAIS EM GEOGRAFIA HUMANA

Fixa as normas do Processo Seletivo para ingresso nas turmas de Mestrado Interinstitucionais do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da FFLCH/USP, em convênio da USP com URCA.

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e conforme convênio celebrado com a Universidade Regional do Cariri e a Universidade de São Paulo para promover a titulação do quadro funcional da URCA e das instituições de ensino básico público do Ceara.

RESOLVE

Abrir inscrições para o Processo Seletivo ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia Humana, de acordo com os procedimentos e critérios fixados a seguir:

DO CURSOS DE MESTRADO

Art. 1º – As regras deste Edital aplicam-se ao Processo Seletivo de ingresso para uma única turma do Curso de Mestrado em Geografia Humana, ambos de natureza Interinstitucional, autorizados pela CAPES/MEC em 24 de novembro de 2014.

DAS VAGAS

Art. 2º – Ficam abertas 10 (dez) vagas para o mestrado em geografia humana distribuídas da seguinte forma: 7 (sete) professores atuantes em cursos de graduação da URCA, e membros do corpo técnico dessa

(2)

FFLCH

Universidade de São Paulo

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Geografia

Programa de Pós Graduação em Geografia Humana

2 instituição, 3 (três) profissionais vinculados, preferencialmente, a Rede Pública de Ensino e da comunidade acadêmica.

Parágrafo Primeiro – Não será alterado, de forma alguma, o limite máximo de vagas estabelecido no caput. Parágrafo Segundo – Caso não sejam preenchidas as 07 vagas destinadas a cursos de graduação da URCA, e membros do corpo técnico, estas serão remanejadas para a comunidade acadêmica.

DO PROCESSO SELETIVO

Da Inscrição

Art. 3º – As inscrições dos candidatos para a seleção serão realizadas conforme o calendário estabelecido pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). O local das inscrições é em Crato, no balcão da Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP nos horários, das 08:00 às12:00 e das 14:00 às 17:00, no período de 02 a 31 de setembro de 2015.

Art. 4º – O deferimento da inscrição está condicionado à apresentação, no ato da inscrição, dos seguintes documentos:

No que se refere ao Curso de Mestrado em Geografia Humana:

a) Ficha de inscrição ANEXO I devidamente preenchida em formulário próprio.

b) Cópia impressa do Currículo, preenchido na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq www.cnpq.br, atualizado e documentado.

c) Cópias autenticadas do Diploma de Graduação e do respectivo Histórico Escolar ou de declaração de conclusão do curso de graduação acompanhado do respectivo histórico escolar.

d) Cópias autenticadas dos seguintes documentos pessoais: Cédula da Identidade, Cadastro de Pessoa Física, cópia do último contra-cheque (para candidatos servidores públicos) e declaração assinada pelo candidato de que aceita as condições estabelecidas pelo presente edital e aquelas que integram tanto o convênio da USP com a URCA, a respeito do desenvolvimento do mestrado

(3)

FFLCH

Universidade de São Paulo

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Geografia

Programa de Pós Graduação em Geografia Humana

3 interinstitucional vinculado ao programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, bem como aquelas relativas ao regimento de pós-graduação da USP

e) Cópia do RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) ou Passaporte (para candidatos estrangeiros) f) Carta do Diretor da Unidade da URCA a que o(a) candidato(a) está vinculado(a), ou do Dirigente do

Órgão da Administração Direta ou Indireta, quando for servidor(a) municipal, estadual ou federal, explicitando as razões da indicação do candidato e a importância do curso.

g) 03 (três) fotos 3x4 recentes e coloridas.

h) Projeto de Pesquisa. Sugere-se que o Projeto de Pesquisa contenha os seguintes itens: tema da dissertação de mestrado; justificativa da pertinência do tema na Geografia; objetivos da pesquisa; bases teórico-metodológicas; plano de trabalho e bibliografia.

§ 1º As inscrições podem ser feitas presencialmente, por procuração ou por via postal. No caso das inscrições por via postal devem ser feitas por SEDEX e é assumida como data de inscrição, a data da postagem.

§ 2º O não preenchimento de qualquer dos requisitos exigidos para as inscrições no mestrado em Geografia Humana implicará no seu indeferimento.

§ 3º As inscrições serão homologadas por uma comissão instituída pela USP.

§ 4º A homologação das inscrições será publicada no Portal da URCA, até 10 (dez) dias úteis após o encerramento das inscrições.

Da Seleção

Art. 5º - A seleção dos candidatos, com inscrição homologada, consta de três etapas:1.A proficiência em língua estrangeira, 2.Prova de conhecimentos específicos em geografia (eliminatória) e 3.Arguição sobre o Projeto de Pesquisa(eliminatória).

1. No que se refere à proficiência em língua estrangeira:

a) Esse exame tem caráter eliminatório.

b) A proficiência em língua estrangeira consta de uma tradução literal (não livre) para o português de um texto de Geografia.

(4)

FFLCH

Universidade de São Paulo

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Geografia

Programa de Pós Graduação em Geografia Humana

4 c) As línguas aceitas pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana são: inglês, francês,

espanhol. O candidato deve optar apenas por uma língua estrangeira.

d) Durante o exame o uso de dicionário uni-língua é permitido para consulta.

e) Estão dispensados desse exame os candidatos ao curso de Mestrado que apresentarem certificados reconhecidos pelo Programa, com validade de dois anos. No caso de inglês, é aceito o TOEFL desde que o candidato comprove a obtenção de, no mínimo, a seguinte pontuação: 507 pontos (paper based), 180 pontos (computer based) ou 64 pontos (Internet Based – IBT). No caso das demais línguas, veja a seguir: Espanhol: CELU, DELE (Instituto Cervantes), Pontuação mínima: Nível Intermediário; Francês: DELF, nível B1 (Aliança Francesa); TCF (Cendotec), Pontuação mínima: 500 pontos. Serão também aceitas as certificações em que o candidato tenha alcançado os seguintes níveis do Quadro Europeu Comum de Referência do Conselho da Europa: C1 e C2.

f) No caso de candidatos estrangeiros convém esclarecer que entende-se por língua estrangeira a que é estrangeira ao candidato, excluindo-se, por princípio, a língua materna.

g) Aos candidatos estrangeiros ao Mestrado também é exigida a proficiência em língua portuguesa, demonstrada por meio da apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, CELPE-BRAS ou equivalente, nível intermediário. Caso não possua o Certificado será aplicada uma prova de língua portuguesa no mesmo dia da prova de língua estrangeira mas em horário alternado.

h) Os candidatos estrangeiros deverão apresentar, no curso do último mês de vigência de seu documento nacional de identidade, comprovação de haver solicitado sua prorrogação ou renovação do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), perante as autoridades competentes. A apresentação do documento de identidade de estrangeiro ou do comprovante da solicitação de prorrogação onde conste o número do RNE constitui um pré-requisito para a matrícula do estudante estrangeiro.

2ª Fase: Prova de Conhecimentos Específicos em Geografia (eliminatória)

a) Os candidatos aprovados no exame de proficiência em língua estrangeira serão avaliados por meio de uma prova escrita de conhecimentos específicos em Geografia realizada pelo Programa. Serão aprovados os candidatos a Mestrado que obtiverem resultado igual ou superior

(5)

FFLCH

Universidade de São Paulo

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Geografia

Programa de Pós Graduação em Geografia Humana

5 a 5,0 [cinco] em uma escala de 0 a 10. A prova será manuscrita, sem consulta e com o limite máximo de 4 páginas. Os candidatos terão até no máximo 4 horas para realizar a prova.

b) b) bibliografia indicada para a prova encontra-se listada abaixo.

Bibliografia

1.ANDRADE, Manuel Correia de. A terra e o homem no Nordeste: contribuição ao estudo da questão agrária no Nordeste. 8a Ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2008.

2.HARVEY, David. O enigma do capital e as crises do capitalismo. Trad. de João Alexandre Peschanski. São Paulo: Boitempo Editorial, 2011.

3.LA BLACHE, Vidal de. Principios de Geografia Humana. Lisboa: Ed. Cosmos, 1954. 4.MONBEIG, Pierre. Pioneiros e fazendeiros de São Paulo. 2a Ed. SP: Hucitec, 1998.

5.RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. Trad. de Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993.

6.RATZEL, Friedrich. Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ed. Ática, 1990. 7.RECLUS, Élisée. Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática: 1985.

8.SANTOS, Milton.. Por uma Geografia Nova: da crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. Coleção Milton Santos. São Paulo: Edusp, 2005.

A correção das provas levará em conta critérios como: qualidade formal; capacidade de argumentação e domínio dos referenciais relativos às teorias e aos métodos.

Cada prova será corrigida por dois corretores docentes do Programa da Pós Graduação em Geografia Humana da USP e, no caso de discrepância igual ou superior a 2 pontos assim como em caso de reprovação do candidato por apenas um dos corretores, haverá uma terceira correção. A nota final desta etapa resulta de uma média entre as notas obtidas pelo candidato.

3ª Fase: Avaliação e Arguição Oral do Projeto de Pesquisa (classificatória e eliminatória)

Os candidatos aprovados na prova escrita de conhecimentos serão submetidos à arguição oral por uma subcomissão formada por docentes, por Linha de Pesquisa do Programa, indicada pela Comissão designada

(6)

FFLCH

Universidade de São Paulo

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Geografia

Programa de Pós Graduação em Geografia Humana

6 para conduzir o processo seletivo. Nesta etapa serão avaliados o projeto de pesquisa e o desempenho do candidato mediante arguição oral sobre o projeto.

A nota referente a esta etapa será obtida por meio da média aritmética das notas atribuídas por cada membro da referida subcomissão. Serão aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 [sete] em uma escala de 0 a 10.

Art. 6º – A divulgação dos resultados será feita através da página da web da URCA.

Art. 7° – As atividades do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana terão início em fevereiro de 2016.

Os candidatos aprovados poderão ser aceitos no Programa, obedecendo ao número de vagas divulgadas no Edital, a saber:

(7)

FFLCH

Universidade de São Paulo

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Geografia

Programa de Pós Graduação em Geografia Humana

7 Do Calendário

Art. 8º - As datas e etapas do processo de seleção dos candidatos obedecerão ao calendário

ETAPAS DATA S

Entrega dos documentos para inscrição

02 a 31 de setembro de 2015

Divulgação das inscrições homologadas

Até 14 de outubro de 2015

Exame de proficiência em língua estrangeira Local do Exame: Departamento de Geociências

09 de novembro às 9.30 horas

Divulgação dos aprovados na primeira fase de seleção

11 de novembro

Prova de conhecimentos específicos. 12 de novembro as 9.30 Divulgação dos aprovados na segunda fase de

seleção

16 de novembro

Arguição dos projetos 17 de novembro de 2015 Divulgação do resultado final 24 de novembro de 2015

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 9° – Os candidatos não selecionados deverão retirar, no prazo de dez dias, a documentação entregue no ato da inscrição.

Art. 10° – Os casos omissos serão resolvidos pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, da FFLCH/USP.

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, em Crato, ____ de ____ de 2015.

PROF JOSÉ PATRÍCIO PEREIRA MELO

(8)

FFLCH

Universidade de São Paulo

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Geografia

Programa de Pós Graduação em Geografia Humana

8

ANEXO I

Ficha de Inscrição

MINTER GEOGRAFIA HUMANA

Inscrição Nº: _________

1. DADOS PESSOAIS

Nome

Filiação Pai

Mãe

Nascimento Data: / / Cidade: País:

2. DOCUMENTOS

Carteira de Identidade

Nº. Órgão: Data de expedição:

C.P.F. Nº

Título de Eleitor Nº. Zona: Seção: UF:

Documento Militar Nº. Cat.: Região:

Passaporte (para estrangeiros) Nº. Nacionalidade

3. ATIVIDADE PROFISSIONAL (principal)

Instituição Função Endereço

4. ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA

Logradouro

Bairro Cidade/UF

CEP Fone ( ) Celular ( )

Fax ( ) Email

5. AVALIAÇÃO

DE LÍNGUA

ESTRANGEIRA: marque a(s) opção(ões) desejada(as)

Data: / / Assinatura do candidato:

- - - Foto

3x4

(9)

FFLCH

Universidade de São Paulo

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Geografia

Programa de Pós Graduação em Geografia Humana

9 Ficha de Inscrição - MINTER GEOGRAFIA HUMANA

Nome: ______________________________________________________ Inscrição Nº:_______________

Data: _____/_____/_________ - Atendente: __________________________________________________

CPF Cópia do diploma de graduação ou

documento equivalente

Carteira de Identidade Histórico escolar do curso de graduação

Título de Eleitor + comprovante Curriculum vitae – Plataforma lattes (documentado)

Documento militar 03 vias do plano de estudo

Referências

Documentos relacionados

Em vista do cenário crítico da concentração de GEE na atmosfera, dos compromissos de redução desses gases assumidos pelo país junto à comunidade internacional e da legislação

Diante da escassez, no Brasil, de estudos de validação das equações utilizadas para estimar a gordura corporal, a aplicabilidade dessas fórmulas é questionável, portanto mais

Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Se- nhor nosso, e pela força do Espírito

Comece a aplicação do piso colocando 2 pares de espaçadores durafloor no sentido do comprimento da régua e 1 par na largura, entre a régua e a parede, para garantir o espaço de

H1) A abrangência nacional das proposições apresentadas no Senado brasileiro independe de partidos ou ideologias. Com H1 pretende-se verificar se a apresentação de

(cetoacidose diabética não é! É causa de hiperpotassemia) Perda renal aumentada (potássio urinário > 15 a 20 mEq/l) Nefropatias.. Excesso de mineralocorticoides: aldosterona,

Conforme negociado entre as partes, as empresas concederão a partir de 1º de julho de 2011 um reajuste salarial aos empregados abrangidos por esta Convenção Coletiva de Trabalho, pela

A Universidade Federal de São Paulo torna pública a abertura de inscrições para a seleção de candidatos para o preenchimento de vagas de mestrado no curso de Mestrado do Programa