• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE ATIVIDADES ÉPOCA 2021/2022

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE ATIVIDADES ÉPOCA 2021/2022"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

PLANO DE ATIVIDADES

ÉPOCA 2021/2022

(2)

3

Plano de Atividades

Plano de Atividades 2021-22 será um instrumento crucial para a retoma, desenvolvimento e recuperação do futebol nacional após um ano de desafios complexos decorrentes da pandemia COVID-19 que também obrigaram, mais do que nunca, a FPF a assumir definitivamente o seu papel instrumental no desenvolvimentos desportivo, económico e social em Portugal. Numa casa que este ano completou o seu 107º ano de história, sabemos a importância de consolidar as nossas principais marcas estatutárias. Depois de um decréscimo significativo do número de praticantes por via da paragem forçada de grande parte das competições da FPF, teremos de assumir um caminho de recuperação das gerações mais prejudicadas.

Não haja enganos ou mensagens dúbias: a recuperação dos nossos praticantes, o crescimento das nossas provas em todas as suas variantes, géneros e idades

são a nossa prioridade na nova época desportiva. A promoção, desenvolvimento do futebol, as conquistas desportivas e, mais importante, o serviço ao País, através da continuação de um extenso trabalho de responsabilidade social, só serão objetivos conquistados através da dedicação, trabalho, paixão e confiança nas nossas próprias capacidades.

Somos a FPF e representamos o nosso País. Olhar em frente, com realismo otimista, e agir como se a nossa máxima se tornasse universal, serão as únicas formas de satisfazermos as esperanças que Portugal deposita em nós à qual temos a obrigação de corresponder.

Depois de termos vivido e sentido na pele, quer nas nossas vidas pessoais como nos nossos clubes, as consequências da situação sanitária, social e económica teremos de continuar a cabimentar recursos humanos e financeiros para podermos ajudar os mais afetados. Só assim poderemos, mantendo os nossos sólidos e rigorosos princípios de gestão, continuar a prestar auxílio àqueles que verdadeiramente necessitam e que estão agora a tentar recuperar das mazelas, físicas, psicológicas, económicas e sociais impostas e agravadas por longos meses de estado de urgência e confinamento.

Teremos então, porque sempre preferimos olhar para o futuro que contemplar o passado, de estabelecer as nossas metas de uma forma objetiva. E elas serão, como sempre ambiciosas. A Seleção A, já depois de ter defendido o título Europeu, ainda no final desta época desportiva, continuará a lutar pela qualificação para o Mundial do Catar, a sexta consecutiva e a oitava da nossa história centenária nesta competição.

PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL

FERNANDO GOMES

Os comandados de Fernando Santos jogarão igualmente os primeiros encontros de qualificação da nova edição da Liga das Nações.

Com a expansão da Cidade do Futebol em curso, nomeadamente a construção do pavilhão de Futsal, ou a consolidação do projeto do Canal 11, também teremos uma missão primordial: o regresso das seleções nacionais em todas as categorias.

Os sub-21 jogarão a qualificação para o Europeu, assim como se aguarda o regresso dos escalões sub-19 e sub-17, masculinos e femininos, a este patamar competitivo. A Seleção A feminina começa a sua caminhada rumo ao Mundial da Nova Zelândia 2023 e a Seleção Nacional de futsal, num ano atípico em termos de calendários, jogará as fases finais do Mundial, na Lituânia, e do Europeu, onde defende o seu título, nos Países Baixos. Sem tempo para descanso, também se iniciará a qualificação para o próximo Campeonato da Europa. A Seleção Nacional de futebol de praia também jogará o apuramento para o Mundial e Europeu, competições onde, recordo com enorme orgulho,

defendemos igualmente os nossos dois títulos.

Com enormes desafios na área do desenvolvimento das novas competições, nomeadamente a Liga 3 ou o reformulado Campeonato de Portugal, tudo faremos para elevar ainda mais o nível de serviço nas nossas provas ou aos nossos sócios, clientes, parceiros, patrocinadores e adeptos em áreas tão diversas como os eventos, marketing digital, e-commerce, licenciamento e merchandising, design, comunicação, tecnologia ou na crescente área dos E-Sports. A FPF continuará, nesta como em outras áreas, como o fez ao longo da sua história, a procurar sempre a excelência.

Finalizo, sublinhando duas palavras que estarão ainda mais no centro das nossas ações coletivas: formar e devolver. Procuraremos através da Portugal Football School continuar a investir educação e formação dos nossos atletas, treinadores, árbitros, staff, dirigentes e da sociedade civil em áreas

tão diversas como o treino, gestão, liderança, organização ou na própria área da saúde com a colaboração estreita da nossa referencial Unidade de Saúde e Performance da FPF. Teremos no nosso Observatório uma referência para as lições

que queremos tirar e os passos que queremos dar. Assumiremos o nosso papel de organização responsável socialmente através de uma crescente aceitação das nossas responsabilidades nacionais e globais. Estaremos na linha da frente na luta por um futebol mais educativo, igualitário e sustentável ambientalmente. Acreditamos no futebol como veículo de valores educativos e como fonte de integridade, justiça e solidariedade.

Seremos amanhã o que construirmos hoje. Agiremos com a responsabilidade de quem tem o nosso passado.

RECUPERAR

E CONSTRUIR

(3)

5

Plano de Atividades A FPF - Federação Portuguesa de Futebol - é uma pessoa

coletiva sem fins lucrativos, de utilidade pública, constituída sob a forma de associação de direito privado que engloba vinte e duas associações distritais ou regionais, uma liga profissional de clubes, associações de agentes desportivos, clubes ou sociedades desportivas, jogadores, treinadores e árbitros, inscritos ou filiados nos termos dos estatutos, e demais agentes desportivos.

Fundada em 31 de Março de 1914 pelas Associações de Futebol de Lisboa, Portalegre e Porto, sob a designação de União Portuguesa de Futebol, tem por principais objetos a representação do futebol português a nível nacional e internacional; a gestão competitiva das Seleções Nacionais; a organização de competições de nível local, distrital e nacional ou o assegurar do desenvolvimento futebol no território português de acordo com o espírito desportivo, valores educacionais, materiais, culturais e humanitários, através de programas de formação dos diferentes agentes desportivos. A Federação Portuguesa de Futebol assegura a gestão de vinte e quatro Seleções Nacionais, masculinas e femininas, nas vertentes de futebol, futsal e futebol de praia, e organiza 48 competições anuais. Portugal tem 279 mil praticantes federados de futebol.

VISÃO DA FPF

A FPF deve fortalecer cada vez mais o seu papel como referência central no desenvolvimento do Futebol em Portugal, de tal modo que esta atividade se destaque crescentemente como uma das mais relevantes no projeto de Portugal na Europa e no Mundo.

A FPF assume-se como a entidade dinamizadora do Futebol enquanto atividade desportiva, económica, social, educativa e de lazer, tendo em conta a crescente relevância na formação da juventude, na economia e na imagem internacional do país.

MISSÃO DA FPF

A FPF tem como missão coordenar, dinamizar, desenvolver e organizar o Futebol em todas as suas dimensões e categorias, num todo harmonioso, assegurando a respetiva continuidade e crescimento em todo o território nacional e em todos os meios sociais e faixas etárias, com o objetivo de se posicionar como um dos mais competitivos do panorama internacional.

1.

NOTA INTRODUTÓRIA

A FPF coopera estreitamente com os seus parceiros

internacionais e nacionais, públicos e privados, numa ótica de independência e de benefício mútuo, em prol do êxito da sua missão.

VALORES DA FPF

Os valores que exprimem a Visão e a Missão da FPF e que criam as melhores condições para a realização dos seus objetivos são:

1. A FPF acredita que só terá sucesso se todos os seus parceiros tiverem, igualmente, sucesso, pelo que será sempre solidária, transparente e leal com eles na prossecução dos seus objetivos.

2. A FPF rege-se por princípios que permitem o desenvolvimento sustentado e promove sempre a obediência aos mais elevados padrões éticos, sociais e de responsabilidade ambiental.

3. A FPF garante a verdade desportiva no cerne das suas decisões, através do funcionamento democrático da sua estrutura e do diálogo com os seus parceiros.

4. A FPF encoraja a inclusão, a aquisição de conhecimentos e um estilo de vida saudável, sem prejuízo da salvaguarda do entretenimento e da atividade económica do futebol. 5. A FPF defende a “TOLERÂNCIA ZERO” em relação ao racismo, discriminação e violência no futebol.

6. A FPF defende a racionalidade e o sucesso económico do Futebol, garantindo a transparência, a integridade, a lealdade e a honestidade, mesmo na ausência de obrigações legais.

2.1 Direção Team Services | Seleções

Na definição do planeamento para a época 2021/22, temos de ter em consideração o impacto da pandemia e os tempos em que vivemos desde março de 2020. Com todo o desporto de formação parado desde então, o grande objetivo desportivo é o simples regresso das atividades das seleções

nacionais em ttodas as categorias.

Com uma visão de esperança da melhoria da sociedade com o conhecimento e experiências dos últimos 18 meses e planos de vacinação a nível nacional, este plano de atividades baseia-se no regresso total à competição. Não deixa de estar preparado e de ser suficiente ágil para adaptar conforme foi feito em 2020/21 para priorizar as seleções com competições oficiais, mas prevê um plano que se aproxima ao nível de atividades que havia antes do início da pandemia.

Todo o planeamento é sujeito a alteração, mas o seguinte serve como ponto de partida para mais uma época desportiva cheia de ambição.

Com a construção da Casa dos Atletas no ano passado, as melhorias implementadas no Relvado 1 (novo relvado e nova capacidade de iluminação para transmissões televisivas), a Cidade do Futebol continua a ser o foco de todas as atividades. No topo da pirâmide das Seleções nacionais e das expectativas, temos a Seleção A que na próxima época continua o seu caminho na Qualificação para o Campeonato do Mundo FIFA a realizar no Catar em novembro/dezembro de 2022. Neste ano atípico de calendarização no futebol masculino, as primeiras quatro jornadas da Liga das Nações UEFA irão ser realizadas em junho de 2022. A Seleção Sub-21 inicia um novo percurso para o próximo Campeonato Europeu de 2023 com um grupo de qualificação que tem Grécia, Chipre, Islândia, Lichtenstein e Bielorrússia como adversários.

Na área da Formação, registe-se a participação das Seleções Nacionais Sub-17 e Sub-19 nos torneios de qualificação para os respetivos Europeus.

Em todas as restantes seleções da formação o destaque vai para os Torneios de Desenvolvimento da UEFA de Sub-16 e Sub-15 e ainda a participação em vários jogos e torneios de preparação das Seleções Sub-15, Sub-16, Sub-17, Sub-18, Sub-19 e Sub-20. A Seleção A feminina inicia um novo percurso na sua caminhada para o Campeonato do Mundo 2023 a realizar na Austrália e Nova Zelândia. O sorteio, a realizar-se 30 de abril de 2021, irá ditar os adversários da Seleção Nacional, atual 29º classificada do mundo

2.

ATIVIDADES 2021/22

(o melhor ranking de sempre).

Na parte da Formação Feminina, as Seleções de Sub-19 e Sub-17 irão participar uma vez mais nos Torneios de apuramento da UEFA, tentando prosseguir em prova até às fases finais dos respetivos Europeus.

O investimento que a FPF tem feito ao nível das Associações e em geral no futebol feminino nacional deve elevar o futebol feminino português para outro patamar no curto prazo com a nova geração de atletas que começa a ter imensa experiência ao representar as Seleções Nacionais a partir dos Sub-15.

A Seleção Nacional Sub-16 irá uma vez mais participar no respetivo torneio de desenvolvimento da UEFA e a Seleção Sub-15 terá jogos preparação pela frente.

A Seleção Nacional A de Futsal terá uma época importante com a disputa de duas Fase Finais. O primeiro desafio é o Campeonato do Mundo em setembro de 2021 (adiado do último ano devido à pandemia), na Lituânia, e onde temos objetivos e ambição próprios de quem é Campeão Europeu. Adicionalmente, em janeiro de 2022, a Seleção Nacional irá participar na fase final do Campeonato da Europa a realizar nos Países Baixos e onde defenderá o seu título.

Com o calendário apertado, Portugal também irá iniciar já em abril de 2022 a qualificação para o próximo Campeonato do Mundo. A Seleção Nacional Sub-19 de Futsal irá participar na fase de qualificação para o segundo Europeu organizado

pela UEFA após ter chegado às meias finais na primeira edição. A Seleção Nacional A de Futsal Feminino conta dar continuidade ao seu percurso de sucesso com a participação na Fase

de Qualificação e esperamos na Fase Final da segunda edição do Campeonato da Europa. Após perder a Final com a Espanha, em Gondomar, o único passo que nos falta dar é conquistar o título pelo que toda a missão da época será focada nesse objetivo. As seleções futsal masculinas e femininas da formação terão vários jogos preparação pela frente.

A Seleção de futebol de praia terá um calendário preenchido com a Fase de Qualificação para o Europeu e Mundial. Em ambos, irá defender os títulos de Campeão.

Destaque final para todas as Seleções nacionais sem competição oficial que participarão em estágios, jogos e torneios,

tendo em vista a entrada de novos jogadores e jogadoras em patamares mais altos da competição,

de forma a que o futuro esteja bem assegurado.

(4)

7

6 Plano de Atividades Plano de Atividades

na implementação das ferramentas documentais que suportarão as suas funções e obrigações, por imposição do Regime jurídico da segurança e combate ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos, estabelecido pela Lei 113/2019, de 11 de setembro alterando a Lei n.º 39/2009, de 30 de julho.

Assim, a FPF irá continuar a implementar reuniões

e workshops com os clubes das diversas competições, organizar reuniões com ADR’s, distribuir questionários

de satisfação pelos clubes recolhendo sugestões vitais para ir ajustando o processo evolutivo das competições e as expetativas dos clubes.

Na área da segurança nos espetáculos desportivos e da prevenção e combate à violência no desporto, durante a próxima época desportiva a FPF irá continuar a realizar sessões de formação, de sensibilização e esclarecimento pelas ADRs e Clubes que participam nas provas nacionais. De igual modo, em colaboração e coordenação com a Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD) e as Forças de Segurança, a FPF irá continuar a desenvolver ações e esforços no desenvolvimento e implementação de ações de sensibilização e informação, no âmbito da segurança (safety e security) nos espetáculos desportivos e prevenção da violência associada.

Sendo assim, e à semelhança do que foi amplamente intensificado nas duas épocas transatas, iremos continuar a realizar sessões de formação pelas ADRs e Clubes que participam nas provas nacionais, nas diversas áreas. Complementando o diálogo à distância com os stakeholders e maior acesso a dados estatísticos, a direção de competições pretende aumentar a presença nos jogos das diversas competições, através de delegacias e de vistorias aos estádios,

2.2 Direção de Competições e Eventos

1. Introdução

O objetivo deste documento é descrever brevemente o plano de atividades da Divisão de Competições e Eventos para a época de 2021/2022.

Os valores presentes na prossecução dos objetivos são os seguintes:

(i) Prestação de serviço – a DCE é uma prestadora de serviços; (ii) diálogo como forma pragmática

de envolvimento de todos os stakeholders; (iii) excelência e detalhe como fatores distintivos; (iv) proatividade para antecipar potenciais desafios e estar sempre a planear o futuro;

(v) promoção de boas práticas que salvaguardem a ética e o espírito desportivos, em particular no domínio da violência, racismo e xenofobia associados ao desporto.

2. Objetivos

a) Direção de Competições

O objetivo da Direção de Competições é o incremento sistemático do nível de serviço aos clubes e demais agentes envolvidos nas competições organizadas pelas FPF e às Associações de Futebol (ADR). Tendo em consideração que iremos continuar com a migração da gestão

de competições para o SCORE, a unidade de competições da FPF terá melhores ferramentas e indicadores

para continuar a analisar o estado de desenvolvimento de cada competição a curto prazo e melhor perspetivar a sua evolução a médio prazo.

A recolha de elementos críticos de análise de desenvolvimento

das competições e a partilha desses elementos com os clubes e ADR será ainda mais regular durante a época de forma a que se possa realizar uma melhoria sistemática e progressiva no nível de serviços das competições. Esta análise irá também contribuir para uma melhor comunicação para todos os stakeholders do futebol fornecendo elementos vitais para melhorar a visibilidade e conhecimento das competições da parte dos adeptos. O alargamento do âmbito de funcionamento da aplicação SCORE aos clubes, por parte da direção de tecnologia irá permitir recolher mais dados estatísticos relativamente às competições e ter uma análise mais factual sobre a mesma. Mas sobretudo é um passo estratégico para análise

das competições, sobretudo a médio prazo, que tem permitido aumentar o nível de serviço a dar aos clubes e ADR’s nas suas mais variadas vertentes.

A médio prazo algumas das áreas que iremos migrar para utilização do SCORE para continuar a aumentar o nível de serviço aos clubes no seu funcionamento quotidiano, serão o preenchimento de declarações de participação e o processo de alteração de jogos. Uma maior proximidade dos clubes será outro dos pontos críticos de ação desta época. A criação de mecanismos simples de diálogo com as ADR, os seus clubes e demais agentes desportivos é de extrema importância de forma que todos os stakeholders estejam em sintonia com a perspetiva

de evolução das competições e dos clubes que nelas participam. O acompanhamento e apoio aos clubes e ADRs no processo de implementação, formação e certificação da figura do Gestor de Segurança, agora de caráter obrigatório para todos os clubes e sociedades (também das competições não profissionais nacionais e distritais) e sujeito a fiscalização, bem como

pavilhões e campos de futebol de praia, procurando ultrapassar o número de delegacias, acompanhamento a jogos e visitas diretas a clubes que já foram assegurados em 2020/21. Iremos assim aumentar a proximidade com os clubes e seus dirigentes, aferir no terreno quais as os pontos a melhorar e onde a FPF poderá ser maior facilitador em desafios com que os clubes lidam quotidianamente.

É um objetivo muito importante, vistoriar estádios e pavilhões das nossas principais competições e sensibilizar as ADR’s para a importância de realizar o mesmo nos seus clubes de forma a que se possa, a médio prazo, juntamente com o IPDJ elaborar uma carta dos recintos desportivos em Portugal, numa ação que vise conhecer em detalhe as condições dos locais onde se pratica, formal e informalmente, futebol, futsal e futebol de praia no nosso País.

Ainda no âmbito das vistorias aos recintos

desportivos e em parceria com a APCVD, a FPF irá continuar e incrementar o esforço de ajuda na implementação e exigência da regulamentação e certificação de segurança nos mesmos, com vista ao incremento das condições de safety, security e service dos mesmos, com o fim último de criar e incrementar junto dos adeptos e para eles, as melhores práticas de salvaguarda da ética e o espírito desportivos, no domínio da violência, racismo e xenofobia associados ao desporto. A vistoria dos estádios, pavilhões e campos de futebol de praia levará também a que se proceda gradualmente a uma harmonização de condições para os clubes que participam na mesma competição. Na época 2021/22 pretende-se garantir um aumento no número de vistorias efetuadas na época anterior (cerca de 410), também com vista a assegurar o maior detalhe e fiabilidade no processo de criação da Carta das Infraestruturas Desportivas das Provas Nacionais, atualmente em fase de construção.

No plano estritamente competitivo, atentos os

constrangimentos causados, iremos acompanhar de forma atenta qual será o impacto no número de clubes participantes nas provas abertas. Além do CN Feminino da III Divisão, que esperamos que continue a ver o seu número de clubes a crescer, estaremos especialmente vigilantes no número de clubes participantes nas provas de formação femininas e as provas de formação de futsal. Teremos de analisar com todo o cuidado e adaptar os modelos competitivos das provas ao número de clubes participantes

e as preocupações dos mesmos.

Iremos efetivar a criação das competições anteriormente previstas: Campeonato Nacional Feminino de Sub 19 de Futsal (que substituirá a Taça Nacional Feminina Sub 19 de Futsal) e CN III Divisão Futsal. Iremos também avançar com

Resumo de provas internacionais e qualificações:

Objetivo

Fase Qualificação do Mundial 2022 e início da Fase de Qualificação Liga das Nações Fase de Qualificação do Europeu Sub-21 2023

Jogos Preparação com adversários como Inglaterra, Alemanha, França, etc. Europeu Sub-19 UEFA

Europeu Sub-17 UEFA Fase de Qualificação do Mundial 2023

Fase Final do Mundial na Lituânia e do Europeu nos Países Baixos. Inicio da Fase de Qualificação para o Mundial 2023 Fase de Qualificação para o Europeu Futsal Sub-19 UEFA

Fase de Qualificação e Fase Final do Europeu 2021

Fase de Qualificação e Fase Final Mundial 2021 e Europeu Beach Soccer League Torneio de Apuramento | Torneio Elite | Europeu

Torneio de Apuramento | Torneio Elite | Europeu Seleção Seleção A Seleção Sub-21 Seleção Sub-20 Seleção Sub-19 Seleção Sub-17 Seleção A Feminina Seleção A Futsal Seleções Sub-19 Futsal Seleção A Futsal Feminino

Seleção A Futebol Praia Seleções Sub-17/Sub-19 M

(5)

9

8 Plano de Atividades Plano de Atividades

a primeira edição do Campeonato Nacional Feminino de futebol de praia.

Porém, um grande marco nas competições nacionais de futebol masculino será a criação da Liga 3 que tem como principal objetivo a melhoria da estrutura dos clubes mais capacitados do Campeonato de Portugal. Jogadores e treinadores vão conseguir evoluir, haverá um novo espaço de desenvolvimento do jogador português e sobretudo iremos capacitar mais os clubes desta competição para poderem progredir para as competições profissionais.

As novidades visam espelhar uma harmonização de princípios por todos os escalões e variantes, o cumprimento de planos estratégicos e o aumento da oferta e do nível competitivo, com o objetivo máximo de termos mais praticantes e melhores clubes.

A criação já prevista dos CN de II Divisão de Sub 17 e II Divisão de Sub 15 na formação masculina e da Taça Nacional Feminina de Sub 17 na formação feminina só irão ser criados na época de 2022/2023 devido ao efeito da pandemia no desenrolar das competições de formação.

O Campeonato Nacional de Sub 23 masculino prossegue a sua afirmação na sua quarta edição e continuará a fornecer maiores possibilidades para jogadores jovens evoluírem em patamares competitivos mais exigentes. O interesse de mais clubes em entrarem nesta competição continua a ser elevado. A nível organizativo, em cada competição é sempre possível identificar oportunidades de melhoria, além de estarem identificados alguns fatores críticos de sucesso, no sentido de garantir um desenvolvimento a médio prazo, sustentável e progressivo. Neste ponto gostaríamos de referir sobretudo que em algumas das nossas competições, a emergência médica vai merecer atenção particular e monitorização de forma a que no médio prazo a qualidade deste serviço seja o mais uniforme possível.

b) Direção de Eventos

No que diz respeito a eventos desportivos organizados pela FPF, pretendemos prosseguir o caminho de melhoria qualitativa do serviço prestado a todos os intervenientes. Durante esta época, a DCE continuará a dedicar uma importante fatia da sua atividade à melhoria da entrega de direitos na Liga Placard, no Campeonato de Portugal, Liga BPI e Liga Revelação para que os parceiros envolvidos e os clubes se revejam cada vez mais no nível de serviço de excelência que lhes é prestado.

Os eventos desportivos continuam a ser o “palco” no qual a FPF tem a oportunidade de se apresentar como organização de excelência e de inovação para todos os seus clientes e onde a FPF se destaca como exemplo no serviço a prestar aos clubes e a outros stakeholders.

Na sequência dos passos dados em 2019/20, em 2021/22 o aprofundar da relação entre os adeptos e as Seleções Nacionais terá que ser uma das principais apostas porque temos que voltar a ter os nossos adeptos nos pavilhões e estádios. Melhorar a experiência de quem compra um bilhete para os jogos da Seleção A e aumentar o grau de satisfação de quem assiste a um jogo da Equipa das Quinas, quer no processo de entrada no Estádio, quer na panóplia de serviços que gravitam um jogo de futebol,

serão algumas das metas a atingir.

Também nesse sentido, o projeto Portugal + e a consequente fidelização de adeptos afigura-se como crucial durante a próxima época desportiva. Será essencial que estes eventos sejam ferramentas para entregar os direitos relativos às parcerias, mas sobretudo como mecanismos de efetivar junto dos adeptos os valores do futebol, da FPF e das suas seleções. Sendo assim teremos que continuar a aperfeiçoar o novo modelo organizativo dos jogos de qualificação através da centralização dos direitos realizados pela UEFA sobretudo a nível de ligação com os nossos parceiros e TV. Teremos que adequar nível de serviço a prestar a todos os stakeholders de forma eficiente. Em linha com o crescimento e maior visibilidade que tem protagonizado o Futebol Feminino, procuraremos permitir à Seleção A Feminina disputar os seus jogos oficiais em Estádios com condições desportivas de qualidade (infraestruturas de Primeira ou Segunda Liga) e apostar de forma mais consistente na promoção dos jogos, seja nas comunidades locais, seja através do incentivo à criação de conteúdos no Canal 11, parceiro privilegiado

para a transmissão dos jogos.

Encher pavilhões e descentralizar as ações das seleções de elite, como são as de Futsal A masculina e feminina, vão continuar a nortear a ação da DCE nos eventos destas equipas nacionais. Cabe à DCE organizar igualmente os restantes jogos

das seleções da FPF. Para uma promoção efetivas destes eventos é imperioso que seja consolidada a atempada comunicação dos locais de realização dos jogos. Muitos dos locais de realização destes jogos são em localidades onde normalmente a presença das seleções não é contínua e por isso será uma excelente oportunidade de aproximar adeptos das seleções de Portugal, sem nunca descurar o mais importante que é fornecer condições

desportivas apropriadas aos nossos atletas.

Pretendemos também dar continuidade às transmissões pelo Canal 11 dos jogos das Seleções jovens, sendo este também um fator muito importante na divulgação do trabalho que se faz neste setor.

Os torneios interassociações merecerão, como sempre, uma atenção especial. Além de momentos de concentração dos melhores atletas num espaço competitivo especial, é o espaço privilegiado para observar e detetar talentos, e para o desenvolvimento qualitativo e quantitativo quer do futebol quer do futsal.

Contaremos como sempre com a colaboração imprescindível das ADR’s valorizando assim a atividade desenvolvida ao longo da época desportiva, bem como dos clubes associados e restantes agentes desportivos.

Na organização da Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaças de Futsal (fem e mas) – e uma vez estabilizados os modelos competitivos – importa continuar a ter capacidade de seduzir autarquias para as quais a realização das provas constitua uma mais-valia e um evento no qual vale a pena investir. Sendo também espetáculo televisivo, a escolha dos pavilhões reveste-se de especial importância, tendo em conta necessidades

técnicas especificas, nomeadamente de produção televisiva. A Final Taça Portugal Feminina, através da sua promoção e através do especial cuidado com a calendarização será cada vez mais uma final no Estádio Nacional memorável para os seus finalistas. Este evento é o culminar do calendário desportivo do futebol feminino.

A Supertaça Cândido de Oliveira será o ponto de abertura da temporada futebolística homenageando os clubes vencedores da temporada passada e projetando os valores pelos quais se deve reger o futebol durante a época que se avizinha. A Final da Taça de Portugal será um evento que espelha a excelência e melhoramento organizativo que a FPF preconiza sendo a sala de visitas da FPF para toda a família do futebol.

A Fase Final do Campeonato de Futebol de Praia, bem como a Taça de Portugal e a Supertaça, continuarão a ser estabelecidos como eventos de entretenimento, posicionando-se ao nível de um produto TV de alto nível num futuro próximo. Em relação aos restantes Eventos Desportivos, a Algarve Cup assume-se como o de maior relevância. Para 2021/22, a DCE pretende dar um novo fôlego à prova, que tem sentido, nas últimas épocas, a concorrência de outros torneios, nos quais as seleções participantes recebem importantes incentivos financeiros. A aposta passa por melhorar a qualidade organizativa e revitalizar o nível de receitas recolhidas, nomeadamente em termos de direitos televisivos. Teremos que continuar a melhorar o envolvimento com as forças de futebol locais e continuar a lógica de melhor promoção e mais gente nos estádios.

3. Plano

Dependendo do tipo de competição e de evento, a DCE terá que ter preocupações diversas para que o serviço e o apoio a prestar às ADR’s, aos clubes e restantes stakeholders, seja efetivo e esteja de acordo com as expectativas, mas tendo sempre em consideração os interesses superiores do desenvolvimento da competição do evento em questão, respeito às diretrizes regulamentares e incentivo às boas práticas que salvaguardem a ética e o espírito desportivos.

As tarefas e orientações serão diversas, nomeadamente: › Cumprimento dos Regulamentos de Competições de forma consistente tal como o cumprimento inatacável de todos os contratos de Parceria;

› Análise constante e, se necessário, ajustamento do quadro regulamentar para que a organização das competições seja cada vez mais eficiente, em sintonia com as expectativas dos diversos stakeholders; análise de dados estatísticos do módulo de competições, para aferir o desenvolvimento das competições nos seus mais diversos aspetos e fases; › Aplicar regularmente inquéritos de satisfação e análise, no final de cada competição e nos eventos para que a melhoria do nível de serviço seja constante, mas ajustada a expetativas; › Ter especial atenção com as condições dos Estádios e Pavilhões e incentivar um esforço na melhoria das infraestruturas dos estádios, campos e pavilhões através da criação de um processo de vistorias durante

(6)

11

10 Plano de Atividades Plano de Atividades

a época, que também incluirá aspetos de organização de jogos; ao nível dos eventos, adequar

cada infraestrutura a cada evento;

› Investir na contínua melhoria do nível das delegacias de modo a aumentar o nível de serviço aos clubes e recolha continua de inputs operacionais; aumentar o número de delegacias, aumentando assim a proximidade da FPF ao terreno; › Nas competições com maior complexidade organizativa, a FPF deverá dar continuidade ao eficiente sistema

de credenciação implementado na época passada (credenciais nominais e com fotografia, que permitem maior controle de acessos às Zonas técnicas, evitando potenciais problemas e melhorando as condições de trabalho das 3 equipas; › Maior acompanhamento proativo e monitorização nas fases finais da Taça de Portugal e do CN Futsal, nos períodos antecedentes aos jogos de risco elevado e relevante, de forma a monitorizar a preparação do jogo, nas vertentes safety, security e service.

› Conjuntamente com o Departamento de Apoio ao Adepto da FPF – Portugal +, desenvolver modelos de fomento de boas práticas que salvaguardem a ética e o espírito desportivos, em particular no domínio da violência, racismo e xenofobia associados ao desporto, para implementação.

› Nas respetivas finais das Taças de Portugal e Supertaças de futsal e também nas fases finais dos respetivos campeonatos nacionais de juniores e futebol feminino, a FPF ser a médio prazo a entidade facilitadora e parceira das ADR para promover as provas para que a longo prazo consigam ganhar espaço mediático.

› Reforçar a realização dos workshops regulares com os quadros operacionais dos clubes, para dar continuidade ao desenvolvimento do nível de organização dos jogos e a área de competições;

› Juntamente com outras unidades da FPF ser uma direção que está na linha da frente na formação dos agentes desportivos na prevenção da viciação dos resultados desportivos

› Juntamente com área de marketing e pessoas e media, elevar a Liga 3 e o Campeonato de futebol feminino, para elevados patamares organizativos, tentando potenciar os jogos com maior competitividade como interessantes conteúdos televisivos.

› Principal preocupação com os relvados onde eventos desportivos de nível 1 e de nível 2 são realizados. Esperamos assim evitar problemas recentes onde devido ao fato em que os clubes ou municípios não têm muitos recursos para intervir de forma profunda nos relvados durante um período de tempo durante uma intervenção e manutenção intensa e curto se possa melhorar substancialmente o nível do relvado onde as nossas seleções e as nossas finais de competiçõesse desenvolvem.

› Continuaremos a manter o Match Center como serviço aos adeptos acompanhando ao segundo os jogos da Seleção Nacional A e Sub-21 tanto em casa como fora fornecendo também um serviço post match aos media.

› Aumento do nível de serviço da linha de apoio ao fim de semana para os clubes poderem contatar de forma sistematizada para lidar com situações de emergência no que diz respeito à organização de competições tais como, jogos adiados, problemas meteorológicos, obstáculos nas deslocações, etc. Temos verificado que os clubes e ADRs têm cada vez mais recorrido a este serviço tanto ao nível de situações de emergência como também ao nível de esclarecimento pontuais de dúvidas. › Utilizar a unidade especializada e dinâmica de bilhética para as diversas competições da FPF de forma que o nível

de serviço nas competições e eventos aumente, mas também se possa formar outros stakeholders da família de futebol nesta área.

› Alargamento da oferta formativa (ações de formação e sensibilização) para todos os Agentes Desportivos e incremento da componente segurança, violência, racismo e xenofobia associados ao desporto, também em ações conjuntas com demais entidades envolvidas

no combate ao fenómeno da violência no desporto. › Desenvolvimento de campanhas de sensibilização e informação, com especial destaque para os valores da ética e o espírito desportivos em particular no domínio da violência, racismo e xenofobia, conjuntamente com outras entidades relacionadas e com papel ativo demais entidades envolvidas no combate ao fenómeno da violência no desporto

› Continuar a representar ativamente a FPF no Grupo de Trabalho para uma abordagem multi-institucional das temáticas associadas à violência no desporto (Conselho Nacional do Desporto).

› Fortalecer a unidade de Segurança da FPF de forma a que continue o serviço à área das Seleções e Competições; continuidade da coordenação da Comissão Qualificação Jogos das competições da FPF; ligação proativa com a APCVD, Clubes e Forças de Segurança a nível nacional e local,

Ponto Nacional Informações Desportivas (PNID); relação com unidade de Segurança da UEFA.

› Aprofundamento da formação base, regulamentação e coordenação da figura do Oficial de Ligação aos Adeptos, consolidando a sua ação, como instrumento

de salvaguarda da ética e o espírito desportivos. › Continuar a prestar o nível de serviço aos clubes do Campeonato de Portugal, Liga Placard, Liga BPI, Liga Revelação e adicionar a Liga 3 no que diz respeito à filmagem de todos os jogos e respetiva disponibilização de uma plataforma estatística de análise dos jogos para todos os clubes envolvidos.

2.3 Direção de Marketing

A Direção de Marketing e Novos Negócios delineou o plano de atividades para a época de 2021/22 com

objetivo de fazer crescer três pilares estratégicos essenciais

ao desenvolvimento do futebol em Portugal: o número de atletas federados, as marcas FPF e o negócio. As várias atividades planeadas permitirão continuar a inspirar e servir de forma próxima a população portuguesa e, consequentemente, elevar o reconhecimento global da Federação Portuguesa de Futebol e do futebol nacional nas diversas geografias internacionais, nomeadamente nos mercados da diáspora e outros mercados

estratégicos para a FPF.

Continuaremos a proporcionar à família do futebol, especialmente a praticantes das várias modalidades do futebol e adeptos, acesso aos melhores conteúdos, experiências, serviços e produtos úteis à sua atividade. Inspirar e servir este público, entregar valor acrescentado, será o mote que rege transversalmente todas as ações de marketing.

Através do desenvolvimento da marca e promoção fortaleceremos o valor e reputação da marca FPF, e respetivas propriedades, procuraremos avolumar o seu portfólio e explorar e maximizar diferentes fontes de receitas. As ativações de marca e promoção relacionadas com eventos, competições, seleções e serviço à comunidade vão continuar a ser de forma estratégica um foco primordial.

Numa época que será crucial para a recuperação do futebol em Portugal (visando contrariar a tendência negativa existente desde o início da pandemia em março de 2020), iremos fazer um esforço contínuo para reativar e, também, atrair novos praticantes e apaixonados pelas modalidades do futebol contribuindo para o crescimento do desporto português, em diferentes géneros, escalões e variantes. As atividades que a Direção de Marketing e Novos Negócios irá desenvolver durante a época desportiva 2021/22:

Competições e Eventos

Contamos ter uma época 2021/22 forte em desafios acrescidos, em que a criatividade será imperativa e colocada à prova com os novos projetos de marketing, onde pretendemos continuar a promover e dinamizar as modalidades da FPF, assumindo assim um compromisso de trabalho no sentindo de alcançar objetivos comuns. Pretendemos dinamizar cada vez mais o Futebol Feminino, em que terá um novo movimento, com o objetivo de alavancar toda a modalidade.

No futsal pretende-se continuar a elevar cada vez mais os seus valores, criar um ambiente de descontraído, atrair o público no geral.

Pretendemos continuar a valorizar na colaboração com a Direção de Competições e Eventos, ao desenvolver inúmeros materiais de promoção para a vasta maioria dos torneios e competições de seleções, clubes e interações, bem como brindes para o público em geral.

Mantemos a ambição de produzir as ações de ativação e eventos de marketing, afirmar o posicionamento das modalidades e competições, manter e aumentar reconhecimento no mercado desportivo nacional

e internacional. Criar entretenimento de forma a valorizar a motivação de adeptos(as), jogadores(as), clubes, associações e atrair mais crianças e jovens futuros novos atletas.

Continuar a desenvolver a todos os níveis, as experiências e graus de participação, satisfazendo as necessidades, expectativas e preferências do consumidor de futebol, futsal, futebol de praia e futebol virtual.

Continuar a colaborar e maximizar sinergias com as áreas de Competições, Eventos e Pessoas e Media no sentido de elevar os níveis da Liga 3, Campeonato de Portugal, da Liga Feminina BPI, da Liga de Futsal e Liga Revelação para novos patamares organizativos, tentando potenciar todos os jogos.

Proporcionar experiências de entretenimento ao público cada vez mais inigualáveis, nomeadamente através de memoráveis cerimónias de abertura e intervalos.

Marca, promoção e comunidade de fãs

Num contexto global ainda incerto em termos de público nos estádios, a época 2021/22 será marcada pelas campanhas destinadas às seleções nacionais no Mundial de Futsal 2020 e no Europeu de Futsal 2022, com vista a criar uma onda de apoio a todos os portugueses espalhados no Mundo - seja no forte acompanhamento internacional nas diversas competições (quando possível) ou através da criação de experiências remotas únicas que unam os adeptos à volta de Portugal, mas em segurança.

Além disso, continuarão a ser lançadas campanhas e ativações com vista a reforçar a marca Portugal com as diversas seleções masculinas, femininas (possibilidade de integrar ainda o Europeu 2022), jovens, futebol de praia, e futsal. A nível das competições nacionais organizadas pela FPF, este será um ano desafiante onde teremos a obrigação de voltar a chamar os atletas aos seus clubes, apostando ainda esta época num reforço da Liga BPI que vise promover o futebol feminino e que seja capaz de atrair mais jogadoras para o desporto. O lançamento da Liga 3 será outra das prioridades e focos da direção de marketing.

Continuaremos a trabalhar para construir uma comunidade FPF cada vez maior que nos permita melhorar a relação com os nossos fãs, prestar-lhes um melhor serviço e acrescentar valor comercial à marca. Com vista a este objetivo iremos lançar várias campanhas de angariação de novos fãs para a comunidade, divulgando as mais valias exclusivas a serem membros Portugal + (reforçando os benefícios da ligação à Portugal Store), bem como desenvolver ativações, serviços e experiências diferenciadores direcionadas à nossa comunidade.

Queremos, ao longo da época, continuar a converter os fãs que já nos seguem noutras plataformas FPF, ao mesmo tempo que desenvolvemos novos serviços ou produtos para satisfazer as suas necessidades, criando conteúdos personalizados e relevantes para cada público (dos mais novos aos mais velhos).

(7)

12 Plano de Atividades Plano de Atividades 13

Iremos, do ponto de vista comercial, continuar a promover e a maximizar audiências nos diversos eventos organizados pela FPF, aumentar a conversão da compra de produtos oficiais FPF, bem como estabelecer e trabalhar parcerias comerciais com diferentes marcas e stakeholders, não só a nível nacional como também em mercados internacionais estratégicos.

Queremos também evoluir a presença da marca junto das audiências infantis através do lançamento das novas mascotes nas redes sociais e em outras plataformas online, estando em cima da mesa também, um programa que as levará a visitar várias escolas e associações de futebol ao longo da próxima época com uma vertente pedagógica focada na prática de desporto e nutrição.

Marketing Digital

Na dimensão de Marketing Digital, em 2021/22 iremos continuar a estabelecer e estreitar a relação com os nossos fãs, aumentando o ecossistema tanto de membros registados no Portugal+ como de seguidores e simpatizantes nacionais e internacionais em conjunto com o Direção de Inteligência e Serviço ao Adepto. A estratégia passará por aumentar tanto proximidade e a relação entre os adeptos e os atletas profissionais como com a família do futebol em geral. Esta será uma época com um forte desenvolvimento de conteúdos nativos ao meio digital, originais, e criados a pensar nas diferentes audiências das modalidades de futebol da FPF, procurando seguir as melhores tendências e boas práticas de comunicação nos atuais canais. O aumento da oferta FPF permitirá ter uma mensagem cada vez mais adequada às diferentes audiências digitais, desenvolvendo conteúdos que sejam capazes de atrair as novas gerações de praticantes e adeptos envolvidos com a modalidade - tanto em futebol como em futebol virtual.

Pretendemos também reforçar a presença da FPF nos mercados internacionais com um importante foco no mercado chinês através do desenvolvimento de conteúdos digitais para a plataforma Weibo, com a criação e adaptação de conteúdos com maior relevância local.

Patrocinadores e Parceiros

Integrando o Departamento Marketing e Novos Negócios, o principal objetivo visa reforçar e acrescentar valor junto dos parceiros e patrocinadores da FPF, cimentando projetos e implementando sinergias com os mesmos na sua atividade. Pretende-se acima de tudo, gerar novas dinâmicas e ativações, no sentido de potenciar os objetivos de cada parte, fortalecendo laços não só entre a FPF e os parceiros e patrocinadores, mas com todo o ecossistema e stakeholders da FPF – propriedades, equipas, marcas, atletas, formadores, parceiros, treinadores, adeptos, entre outros. Mantendo o cumprimento e implementação dos direitos das marcas como uma prioridade, trabalhamos para apresentar resultados à altura das expectativas e recebemos de braços abertos novos projetos como a nova plataforma de comunicação da FPF, o Canal 11, o qual temos vindo a promover de forma incessante desde o seu início. Um desafio que veio complementar a oferta de serviço e propostas aos nossos parceiros e patrocinadores, bem como aumentar o alcance de visibilidade e o nível de entrega também junto das Seleções Nacionais e as várias Competições de modalidades que estão sob organização e responsabilidade da FPF. Este ano com especial foco em recuperar os fãs nos estádios, a aproximação das marcas à família do futebol, a equipa de gestão de “Parceiros e Patrocinadores” trabalha como elemento agregador, não apenas na sua própria direção, mas acima de tudo, através da sintonia de trabalho e de entreajuda com todas as direções da FPF,

através da partilha de iniciativas, operacionalização dos projetos, sendo muitas vezes o elemento centralizador de informação e gestão na implementação dos projetos.

E-commerce

Relativamente ao e-commerce, vamos consolidar a nossa presença no quarto ano de existência com total autonomia e gestão da Portugal Store e queremos com isso aproveitar a nossa presença para servir melhor os nossos fãs. Será ano de lançamento de novas coleções que marcam de maneira muito vincada o nosso posicionamento e preparação para o Campeonato do Mundo de 2022.

Continuaremos a ser uma plataforma importante para o posicionamento de marca FPF como marca de referência e excelência, que sirva os interesses dos seus fãs espalhados pelo globo, oferecendo uma variedade de experiências e produtos, procurando sempre a constante melhoria nos diversos parceiros e parcerias que temos vindo a desenvolver. Queremos melhorar o serviço prestado aos nossos fãs através de uma maior diversidade de meios e serviços que facilitem o processo de compra e entrega dos produtos Portugal Store.

Procederemos ao contínuo desenvolvimento do website para que a experiência proporcionada aos adeptos portugueses na loja seja melhorada e proporcione uma visualização mais fácil e personalizada dos produtos. Da mesma maneira, vamos apostar numa maior divulgação e promoção da loja e dos seus produtos através de uma comunicação mais forte e estruturada ao longo da época que dê a conhecer os melhores produtos da seleção a todos os portugueses.

Continuaremos a progredir na expansão internacional, entrando em novos mercados através de novas parcerias como por exemplo o Tmall (China) e a entrada na Amazon. Queremos assim contribuir via produto oficial para atingir objetivo geral de internacionalização da FPF, contribuindo com a criatividade e consequente diversificação de categorias e desenvolvimento de novos produtos.

Merchandising e Licenciamento

O início da nova época desportiva 2021/22 irá ficar marcada pelo Euro2020, que se jogará com os presentes equipamentos.

Iremos prosseguir com o trabalho e a missão de recordar a História da FPF através do fabrico de peças têxtil,

relançando novos modelos de camisolas Históricas integrado no projeto Portugal Legends. O sucesso até agora alcançado, e aceitação por parte dos nossos fãs, tem sido o principal motivo para revisitar o legado e espólio da FPF e retirar algumas das mais icónicas camisolas utilizadas pela seleção nacional em mais de 100 anos de existência.

Ocorre ainda um reforço nas parcerias de retalho para venda de produto oficial que atualmente temos com a Gateleven (lojas nos aeroportos), Lojas Força Portugal (mais de 23 pontos de venda em Portugal), e procurar criar novos modelos de negócio viáveis com parceiros da FPF e outras parcerias externas.

Em outubro de 2021, contamos estar presentes pela segunda vez consecutiva na maior feira Europeia de Licenciamento, a acontecer em Londres, para promover a marca e as conquistas da seleção e aproveitar o momento de contagem para o Mundial 2022. Mostrar a Taça de campeões Europeus e da Liga das Nações aos milhares de visitantes, e no final firmar novos negócios para a marca FPF.

Design

Nesta área, a Federação Portuguesa de Futebol procura entender e identificar as necessidades, desejos, desafios dos stakeholders de modo a construir soluções eficazes de comunicação.

Ao colocar as necessidades, o perfil do adepto

e consumidor, e o posicionamento no centro do processo criativo, procura-se contribuir para um aumento dos níveis de empatia entre o público e a FPF (nomeadamente, através das suas sub-marcas). Neste sentido, dar-se-á continuidade ao trabalho de rebranding das competições

da FPF. À semelhança do que foi desenvolvido nas

competições Taça de Portugal e do Futsal, a solução passará por uma comunicação mais convergente. A Liga 3 será outra das prioridades no arranque desta nova época desportiva. O universo de competições FPF tem-se ampliado de forma significativa nos últimos anos e, por esta razão, é fundamental continuar a reavaliar todo o sistema de comunicação, de forma a combater a dispersão da comunicação. (“A marca de uma casa Vs. uma casa de marcas”). No campo Design pretende-se, também, desenvolver um trabalho mais próximo com as associações e clubes, que passará pela criação de uma plataforma para estas entidades poderem aceder a um conjunto de meios e ferramentas que lhes permitam desenvolver materiais de comunicação de forma mais autónoma e com melhores padrões de qualidade. As experiências para os fãs em dias de jogo e todas as iniciativas que se irão realizar para o clube de fãs Portugal+, continuarão a ser uma preocupação central, de forma a continuar a aumentar a proximidade da FPF com o público. O trabalho na área de design continuará a ser otimizado para multimeios e plataformas, com especial foco no digital, nomeadamente no mobile.

Nos eventos, pretende-se dar continuidade às várias iniciativas de entretenimento geradas em torno do jogo, que muito têm contribuído para o aumento do número de adeptos.

O desenvolvimento de linhas de produtos e merchandising será também uma das áreas em foco.

Criatividade, inovação, usabilidade, utilidade, facilidade são conceitos que continuarão integrados em todas as propostas a desenvolver para a família do futebol e grande público.

FPF eSports

Com um crescimento inédito na modalidade a nível nacional e internacional, a nova época para a FPF eFootball representa uma oportunidade de desenvolvimento do seu ecossistema baseado em quatro propriedades: comunidade, atletas, clubes e Seleção Nacional. Com uma oferta de futebol virtual para todos, a nova época da FPF eFootball vai incluir a presença das associações de futebol, novos parceiros comerciais e a meta dos mais de 30 mil atletas federados.

Seleção Nacional

Para 2021/22 já estão confirmadas duas grandes competições, o eEuro 2021 que ainda terá uma edição esta época (eEuro 2020 - online) organizado pela UEFA e a FIFAe Nations Cup 2021. Vamos ambicionar vencer uma competição

(8)

14 Plano de Atividades

internacional, mas sobretudo vamos garantir que esta Seleção Nacional continue a ser uma Seleção autossuficiente, com um trabalho personalizado junto dos parceiros

e sobretudo com dinâmicas só possíveis no universo virtual, como por exemplo iniciativas que envolvem todas as seleções e que são de grande interesse para as massas.

Competições

É um ano de foco para as competições da FPF eFootball. Depois da criação de várias competições, de uma demonstração de flexibilidade no que diz respeito

a competições de futebol virtual, delinearemos um caminho claro, objetivo e de qualidade para a comunidade, mas não só. Continuaremos a proporcionar a todos os clubes e atletas nacionais o melhor ecossistema competitivo do país no que ao futebol virtual concerne, com a coroação dos melhores a nível nacional e garantindo acesso a provas internacionais. Numa outra dimensão vamos continuar a promover a entrada de novos jogadores, com um espaço acessível ainda mais vincado para que estes se sintam à vontade para participar, é essencial promover competições de recreação e lazer. Eventos

A maior e verdadeira beleza e espetáculo da FPF eFootball está nos eventos, é a melhor forma de promover a

modalidade. Apesar do enorme sucesso que temos tido nos eventos FPF eFootball, já estamos a trabalhar na evolução e melhoramento dos mesmos, seja no sentido de garantir uma melhor experiência para as equipas, jogadores e adeptos. Temos também como objetivo, a presença em mais eventos fora dos grandes centros urbanos para transformar o futebol virtual numa modalidade para todos.

Comunicação

Queremos continuar junto da comunidade e fortalecer a ligação com a mesma. Vamos desenvolver mais ações competitivas para todos os públicos, levar o futebol virtual a todas as áreas de atividades e melhorar a comunicação para transformar o futebol virtual acessível a todos.

2.4. Direção Comercial

A Direção Comercial tem como missão promover a atividade e as marcas da FPF para fins de agenciamento e angariação de contratos de publicidade e patrocínio, incluindo o Canal 11. Na próxima época continuaremos a trabalhar no nosso Plano de Desenvolvimento Comercial tirando partido do ecossistema FPF que se reflete na capacidade de desenhar uma oferta única, que inclui de entre outros seleções e competições, plataformas de produção e distribuição de conteúdos e audiências (onde se incluem as redes FPF e o Canal 11), acesso a talentos, experiências

únicas, conhecimento.

Procuraremos crescer na forma como envolvemos os atuais e novos parceiros numa proposta de valor inovadora, que apenas a FPF pode oferecer, e que reflete a nossa flexibilidade e capacidade de adaptação a novas tendências e de personalização de abordagens. Assim, o plano de atividades para a próxima época tem como principais objetivos comerciais:

Criatividade e inovação. Usar a criatividade e a inovação

como elementos centrais no desenho de uma oferta integrada que tire partido do ecossistema FPF de forma transversal.

Aumentar e diversificar de receitas. Continuar a evoluir

de um inventário tradicional para uma nova proposta de valor, que resulte na captação de novas fontes de receitas; capacidade de adaptação às novas tendências; personalizar a oferta (aos objetivos concretos de cada marca).

Captar novos parceiros.

O plano de atividade comercial deve focar-se nos seguintes pilares estratégicos: - Canal 11, o maior instrumento de captação

de novos praticantes e adeptos - Competições, com especial destaque

para a nova Liga 3 e a Liga BPI

- Futebol Feminino, que continua numa fase

de afirmação crescente

- Futebol local e intervenção social, que no atual

panorama social assumem ainda maior importância.

2.5 Direção de Pessoas e Media

A esperança de voltar à normalidade e com ela o regresso de todas as competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol, estimula a Direção de Pessoas e Media a projetar a época 2021/22 com uma atividade intensa.

À realização das fases finais dos Campeonatos da Europa, com a presença das Seleções Nacionais A e de Sub-21, seguir-se-ão na nova época, e expectavelmente, participações de outras Seleções em fases igualmente decisivas, como são os casos do Europeu de futsal e do Mundial de futebol de praia. O calendário de 2021/22 incluirá também uma nova competição,

a Liga 3. O lançamento desta prova concentrará atenções e mobilizará recursos durante toda a época

para a sua promoção e acompanhamento.

No decorrer deste ano, assinala-se também o centenário da Seleção Nacional A. Em dezembro de 2021 cumprem-se 100 anos sobre o primeiro jogo oficial da SN A, efeméride que justifica celebração adequada. Estão programadas várias iniciativas num quadro de cooperação com as diversas áreas da FPF mas também com o envolvimento de vários parceiros estratégicos, entre eles os sócios da Federação com particular destaque para as associações.

O departamento de comunicação juntará os seus esforços aos de toda a instituição no sentido de contribuir com as suas ferramentas e utilidade para a recuperação de atletas bem como a captação de novos e jovens praticantes.

A expectativa de se juntar a estes momentos a realização de todas as competições tuteladas pela FPF – muitas delas comprometidas durante a última época – reforçam a convicção de que este será um ano de retoma da prática desportiva e simultaneamente de uma atividade completa e gratificante de todas as áreas da FPF.

No quadro dos seus pilares de atividade, a DPM continuará a garantir a comunicação institucional, a monitorização da informação e as operações media em eventos da FPF. A produção de conteúdos para o site e revista FPF 360 assim como para outras publicações da responsabilidade da Federação. A assessoria é um dos serviços de maior relevância prestado pelos elementos do departamento. A função de assessor não se limita à área das seleções nacionais, estendendo-se pelos órgãos sociais da Federação, nomeadamente a Direção, mas

também os conselhos de Arbitragem, Disciplina e Justiça. São várias as áreas da FPF que justificam e reclamam o apoio da comunicação, sendo que a DPM está disponível para todas elas. O Canal 11, a Portugal Football School e agora o projeto mais recente da FPF, o Portugal Football Observatory, exigem uma relação de proximidade e comunicação articulada. Responsabilidade Social e Relações Públicas são eixos de enorme importância da Federação e que estão também na esfera de competência da DPM. Sendo a FPF muito mais do que uma federação, a ação e intervenção social vão continuar a ser um fator diferenciador e sobretudo relevante na relação com o País e todos os portugueses.

Informação interna

- Envio de resumo de imprensa desportiva e generalista para as diversas áreas da FPF;

- Monitorização de TV, rádios, agências, sites para envio de informação para lista mais restrita de destinatários; - Coordenação de comunicação interna

Comunicação

- Assessoria a Seleções Nacionais A de futebol e futsal masculino e feminino e futebol de praia,

bem como da Seleção Nacional de sub-21;

- Assessoria de todas as Seleções Nacionais masculinas e femininas que participem em fases finais de competições internacionais e também nas Rondas de Elite nos escalões de formação;

- Assessoria à Direção da FPF;

- Assessoria ao Conselho de Arbitragem; - Assessoria ao Conselho de Disciplina; - Produção de textos/apresentações/fotografias para utilização institucional de elementos da FPF em diversos contextos;

- Ações de media training, com incidência junto das seleções dos escalões de formação;

Produção de conteúdos

- Desenvolvimento e aperfeiçoamento constante do ambiente digital da FPF; - Novas rúbricas no site;

- Elaboração do boletim digital trimestral; - Revista FPF 360;

- Aperfeiçoamento da app/centro de resultados de todas as competições nacionais e distritais; - Coleção de Livros da FPF;

- O nº 3 do Grande Livro do Futebol

(9)

16 Plano de Atividades

Português/Anuário 2020/21;

- Conteúdos para programas de jogo e torneios, mantendo-se a tendência de serem digitais; - Conteúdos para dossiês de imprensa digitais de eventos desportivos e não desportivos;

- Conteúdos para dossiês de imprensa (media guides) digitais relativos a participações de Seleções Nacionais em fases finais de grandes competições;

- Conteúdos para publicações não periódicas que sirvam pontualmente os interesses dos órgãos da FPF ou de qualquer direção funcional;

- Livro do centenário

Operações media

- Participação de elementos da Divisão de Pessoas e Media em eventos das Seleções Nacionais, Taças de Portugal, Supertaças, Taças da Liga e restantes competições organizadas pela FPF e ainda em eventos não desportivos, nomeadamente assembleias gerais, conferências, apresentações de livros ou outro género;

- As Operações Media implicam tarefas como o processo de acreditação, organização e controlo das áreas media, fornecimento de conteúdos aos jornalistas, organização e condução de conferências de imprensa

e acompanhamento nas zonas media;

Intervenção Social

Atividade assente em 3 pilares estratégicos que refletem as problemáticas em que estamos a atuar: Futebol Para Todos, Saúde e Sustentabilidade Ambiental.

Parceiros estratégicos: UEFA, FIFA, Ministério

da Educação, Secretaria de Estado do Desporto, Ministério da Saúde, Direção Geral de Saúde, Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade, Comité Paraolímpico Português, Câmara Municipal de Oeiras, Associação Cais, Associação Plano i, Fundação Portuguesa de Cardiologia,

Cruz Vermelha Portuguesa, PCAND – Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, Healthy Stadia – European Healthy Stadia Network, FARE Network - Football Against Racism in Europe, EFDN – European Football For Development Network, Fundação Galp, Missão Continente, SCML, assim como outras federações de futebol como projetos dedicados aos mesmos pilares estratégicos. Em cada um dos pilares estratégicos vamos atuar especificamente em projetos que nos permitem atingir os diferentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Organização das Nações Unidas.

O programa Futebol Para Todos, focado nos temas da

inclusão e diversidade no futebol, irá atuar na implementação de programas de futebol para pessoas com deficiência e na área da igualdade de género. Irá ser lançada a quarta edição do prémio #futebolparatodos, mantendo o valor do prémio em 50.000€. Os projetos na área das pessoas com deficiência terão como incidência o apoio e desenvolvimento de futebol adaptado assim como o desenvolvimento

da acessibilidade da nossa atividade. A acessibilidade dos nossos eventos irá ser alargada a outros tipos de deficiência assim como a acessibilidade dos nossos canais online. A igualdade de género será uma temática a desenvolver alargando a sua implementação a diferentes vertentes

da nossa atividade mas também à divulgação e sensibilização para o tema no futebol. O fair play através do movimento #deixajogar será objeto de desenvolvimento de iniciativas. Na área da Saúde o projeto estrutural será no âmbito

da promoção da saúde mental. No cenário pós pandémico a saúde mental estará no foco de todas as preocupações e na agenda política mundial, focando a nossa atuação no desenvolvimento da sensibilização de projetos dedicados à importância da saúde mental na sociedade

e também ao serviço à família do futebol.

A sustentabilidade ambiental será um grande investimento

desta área, procurando cada vez mais reduzir o impacto da nossa atividade no meio ambiente. Nesse sentido vamos continuar a atuar em duas áreas: Cidade do Futebol e atividade da FPF assim como também sustentabilidade dos eventos e competições da FPF. A continuidade da implementação da gestão total de resíduos e a

implementação de mais iniciativas de redução da emissão de carbono associada à realização de eventos e competições organizadas pela FPF será o principal trabalho a desenvolver. Paralelamente iremos participar em iniciativas

de consciencialização para esta temática.

Participação e implementação de diferentes projetos apoiados pelo programa da Comissão Europeia Erasmus+, que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto, nomeadamente: TACBIS – Tacking Colour Blindness in

Sport (sensibilização e desenvolvimento de ferramentas de acessibilidade para o daltonismo no futebol), iFlipp

– Innovating Football Leadership: Inclusion Through Policy and Practice (inovação na liderança de pessoas pertencentes a grupos de minorias no futebol), Sport Inclusion

Education Training Exchange project (SIETE Sport)

(boas praticas de programas de inclusão através do futebol); GOALS - Governance-Oriented Actions Levering

on environment for Sustainability (boa governança na área da sustentabilidade ambiental no futebol), SDGs – Strikers

- Sustainable development goals project (implementação de ODS associados ao impacto ambiental no futebol). Na implementação destes pilares estratégicos iremos

também participar em projetos com a mesma sinergia desenvolvimentos pelos nossos stakeholders. Ao mesmo tempo iremos dar continuidade ao desenvolvimento de campanhas de sensibilização conjuntas e programas destinados à família do futebol, assim como apoios à comunidade em material desportivo e logístico. A resposta à emergência social com o apoio à divulgação de causas e participação em campanhas de angariação de fundos será também uma das nossas respostas, especialmente associada às consequências e contingências da pandemia da Covid-19.

2.6. Direção de Tecnologia

Sumário Executivo

O principal objetivo deste documento é elencar

de forma sucinta quais os projetos, atividades relacionadas, operações, objetivos e resultados planeados para a época 2021/22, período compreendido entre 01/07/21 e 30/06/22, quer estejam já a decorrer desde a época transata, ou previstos para ter início durante o período acima descrito, cuja implementação e gestão estão a cargo da Direção de Tecnologias da FPF.

Não é, nem deve ser visto como um cronograma ou relatório técnico detalhado sobre todas as atividades por projeto ou de operações. Para tal requisitar ao gestor de projeto um relatório de atividades detalhada vulgo plano de projeto ou relatório de operações.

Segurança, Monitorização e Alarmística de Sistemas

Foi criada uma unidade de cibersegurança dentro da Direção de Tecnologia.

A FPF mantém um plano de forte investimento na área de segurança da rede corporativa e dos seus sistemas em termos de segurança

De acordo com estudo de várias entidades especializadas em segurança, o número de ciberataques aumentou de forma considerável entre 2020 e 2021 por força do contexto

pandémico e da quantidade de colaboradores a trabalhar em casa o que os coloca numa situação de risco maior, menos protegidos por sistemas corporativos.

Como abordagem estratégica a FPF fará a internalização dos serviços de gestão de identidade, acessos e segurança. Haverá um controlo maior sobre intervenções em sistemas de produção e qualidade de forma a garantir que tanto parceiros como os próprios colaboradores da FPF cumprem as normas de compliance e segurança. Isto implica investimento em várias novas ferramentas para o efeito.

Está prevista uma forte aposta em sistemas de multi factor authentication de forma transversal a todo o ecossistema incluindo um sistema central de recolha e tratamento de logs.

Restruturação da Rede Corporativa

A FPF irá dar continuidade ao processo de restruturação da rede corporativa já em curso com objetivo

de a preparar para a expansão prevista para a fase 3 da CDF. Está previsto o início de um projeto de gradual remoção da telefonia fixa e rede de mpls que são sistemas muito caros e pouco compatíveis com as necessidades de teletrabalho que se perspetivam ser a nova norma.

A substituição será feita por licenciamento teams ligado a um sip trunk, com uma rede sdwan ligada a dois providers de internet diferentes e alocação de um parque de telemóveis que são neste momento mais baratos que o parque

de telefones fixos.

O Canal 11 também será objeto de uma restruturação de rede corporativa interna e acesso externo dedicado para melhoria de qualidade de serviço e diminuição de custos.

Criação de um novo Ecossistema Digital - Smartsite

O ecossistema digital da FPF foi pensado para ter três fases. A primeira fase consistiu no desenvolvimento de várias aplicações, sistemas e plataformas para responder às necessidades que foram sendo delineadas.

A segunda fase consistiu na homogeneização e interligação destas plataformas de forma a podermos adquirir informação e conhecimento sobre a experiência e preferências

Referências

Documentos relacionados

Quadro de Comando e Proteção Control Box Laje de Proteção Sanitária Aterramento Solo Tampa do Poço Luva Curva União Tê de Redução com Manômetro Válvula de Retenção

Variações no formato do cordão de solda em decorrência de pequenas diferenças na composição química do metal base (1º caso) e do uso de gás de proteção ativo (2º caso)

f) a busca pelo entendimento de um fenômeno em profundidade – para compreender como a mediação da professora contribui para a construção de argumentos escritos buscamos detalhar

Caso ainda necessite de algum suporte em relação ao seu certificado digital, é possível abrir um chamado para a nossa equipe de T.I através dos seguintes canais:. Enviando um

• Evapotranspiração de referência (ETo): quantidade de água transferida para a atmosfera (mm dia -1 ), em uma superfície de solo coberta pela cultura de referência (grama)

Av. Localização do Bem: Rua Dom Quirino, nº 514, Bairro Santo Antônio, Aracaju/SE. Condições de pagamento: O bem poderá adquirido à vista, em única parcela, através de

2 O pino A-7 (vermelho) do conector ISO do veículo não está conectado a uma fonte de energia constante, e o pino A-4 (amarelo) está conectado à ignição. 3 O pino A-7 (vermelho)

Considerando a problemática da esquistossomose no Brasil, extrato hidroalcoólico das folhas de Caryocar brasiliense foi submetido a testes para detecção do seu perfil