• Nenhum resultado encontrado

CENTRO UNIVERSITÁRIO DOUTOR LEÃO SAMPAIO Coordenação de Pesquisa e Extensão COPEX Programa Institucional de Monitoria.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO UNIVERSITÁRIO DOUTOR LEÃO SAMPAIO Coordenação de Pesquisa e Extensão COPEX Programa Institucional de Monitoria."

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

CENTRO UNIVERSITÁRIO DOUTOR LEÃO SAMPAIO Coordenação de Pesquisa e Extensão – COPEX

Programa Institucional de Monitoria Edital 06/2017

Edital para seleção de Monitores não remunerados do Curso de Direito que integrarão o Programa de Monitoria do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio – UNILEÃO para o período letivo 2017.1.

A Coordenação de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO vem por meio deste Edital tornar público aos alunos regularmente matriculados no período letivo 2017.1 interessados em participar do Programa de Monitoria, que estão abertas vagas para seleção de Monitores Não Remunerados, para o período 2017.1, para o curso de graduação em DIREITO do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO, com a finalidade de desenvolver atividades acadêmicas de incentivo à docência, em diversas disciplinas ofertadas durante o referido período letivo.

1. Definição: O Programa de Monitoria consiste na ampliação do ensino no âmbito organizacional para os cursos de graduação do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO. Tem como objetivos: despertar no aluno o interesse pela carreira docente; promover a cooperação acadêmica entre discentes e docentes; minorar problemas crônicos de repetência, evasão e falta de motivação comum em muitas disciplinas; contribuir para a melhoria da qualidade do ensino; vivenciar estratégias de ensino superior possíveis de ampliar-se para os diferentes segmentos da sociedade.

2. Objetivos da Monitoria:

2.1. O Projeto Político Institucional e o Regimento Interno do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO estabelecem como objetivos da Monitoria:

a) Proporcionar aos alunos de graduação do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO, oportunidade de participar em Projeto de Monitoria que possibilitem o aprofundamento em determinada área de conhecimento;

b) Criar condições para que os alunos possam desenvolver formas de pensamento e de comportamento ao trabalho científico independente, agindo como colaborador da produção acadêmica;

(2)

c) Colaborar com os professores para o desenvolvimento aperfeiçoamento das atividades técnico-didáticas;

d) Promover a cooperação acadêmica entre discentes e docentes;

e) Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior;

f) Inserir o Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO no processo de discussão nacional acerca da melhoria de qualidade dos cursos de graduação.

3. Dos candidatos

3.1. Para candidatar-se às vagas de Monitoria, Não Remunerada, e submeter-se ao processo seletivo para o Programa de Monitoria, os alunos deverão obedecer aos seguintes critérios:

3.1.1 Ser aluno regularmente matriculado nos cursos de graduação do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO, ter cursado no mínimo um semestre letivo e ter sido aluno da disciplina objeto desta monitoria;

3.1.2 Comprovar por meio do Histórico Escolar, já ter integralizado a disciplina objeto da seleção ou outra cujo conteúdo programático seja equivalente ao dela, com, no mínimo, nota 7,0 (sete), em ambos os casos;

3.1.3 Constitui impedimento para a inscrição ao processo seletivo, a condição de reprovado na disciplina objeto da Monitoria, ou em qualquer outra que lhe seja pré-requisito;

3.1.4 Os(as) candidatos(as) deverão comparecer à prova escrita, portando comprovante de inscrição emitido pelo sistema COPEX ON – LINE no ato da inscrição e um documento com foto.

3.1.5 Os candidatos deverão comparecer ao local da prova escrita com 30 minutos de antecedência, munidos de caneta esferográfica azul ou preta.

3.1.6 Somente será admitida a entrada do candidato na sala, na qual realizará a prova, até ás 08h00min, com tolerância máxima de 20 minutos.

(3)

4. Bolsas de Monitoria.

4.1 Para esta seleção não será disponibilizada cotas de bolsas.

4.2 A distribuição das disciplinas Não Remuneradas está descrita no quadro do item 9 deste edital.

Parágrafo Único: A entrega das frequências de Monitoria de forma acumulativa incidirá no desconto de 75% sobre a carga horária do monitor no ato da expedição do certificado.

5. Das Inscrições

5.1 Períodos de Inscrição: 24 de fevereiro à 07 de março de 2017.

5.2. Para os alunos que concorrerão a monitoria NÃO REMUNERADA, as inscrições deverão ser feitas pelo sistema COPEX on line no site do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO (http://www.leaosampaio.edu.br), não existindo para esta modalidade pagamento da taxa de inscrição;

5.3 O aluno poderá concorrer somente a uma vaga a cada Processo Seletivo.

5.4 Para realizar a inscrição o aluno deverá acessar site do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO (http://copex.leaosampaio.edu.br/), localizar o link COPEX online, acessá-lo, após este processo o aluno deverá:

a. Identificar-se como aluno;

b. Inserir o seu login do aluno online;

c. Caso seja o primeiro acesso à COPEX ONLINE, dirigir-se à COPEX do seu Campus para efetuar seu cadastro no banco de dados;

d. Após o cadastro, efetuar o primeiro login com a senha: 123456 e. Alterar a senha;

f. Retornar ao sistema com a nova senha;

g. Preencher a ficha de inscrição para o Programa de Monitoria. 6. Das Provas

6.1 As provas teóricas (primeira etapa) serão realizadas em um dos Campi do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio.

6.2 O local e o horário de realização das provas teóricas será divulgado no dia 08 de março de 2017 no site do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio.

(4)

6.3 O local e o horário de realização das provas práticas, entrevistas e etc. (segunda etapa) serão divulgados após a realização das provas teóricas no site do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio.

7. Da Seleção

7.1 A classificação dos candidatos, até o limite do número de vagas recomendadas para cada Projeto de Monitoria, será realizada de acordo com a ordem decrescente da média ponderada (M) entre a nota obtida na(s) prova(s) de seleção (P), a nota obtida na disciplina (D) e o Coeficiente de Rendimento Escolar (C), com pesos 5, 3 e 2 respectivamente, calculada conforme a seguinte expressão: M = (Px5) + (Dx3) + (Cx2) ≥ 80.

7.2 Eliminar-se-á o candidato que não obtiver nota (P) igual ou superior a 8,0 (oito) na(s) prova(s) de seleção mencionada(s) no parágrafo anterior.

7.3 Em caso de empate, classificar-se-á o candidato que obtiver a maior nota na(s) prova(s) de seleção. Persistindo o empate, será classificado o candidato que tenha obtido a maior nota na disciplina. Persistindo o empate, será classificado o candidato que tenha maior idade.

8. Divulgação do Resultado: O resultado será divulgado pela COPEX no dia 15 de março de 2017, para disciplinas que apresentarem apenas a primeira etapa (prova teórica) e no dia 21 de março de 2017, para as disciplinas que apresentarem segunda etapa (prova prática, entrevista, etc.).

8.1 Após a divulgação do resultado, o candidato selecionado deverá comparecer à COPEX dos campi CRAJUBAR, SAÚDE e LAGOA SECA, de acordo com as datas dispostas no cronograma deste edital, para entrega dos seguintes documentos:

1 – Termo de Compromisso do Monitor (seja Remunerado ou Não Remunerado); 2 – Dados Cadastrais; 3 – Horário Acadêmico; 4 – Horário da Monitoria; 5 – Plano de Trabalho; 6 – Plano de Ensino;

(5)

8.2 As datas descritas acima podem sofrer mudanças ao longo do processo seletivo.

9. Disciplinas que estão oferecendo vagas para o período letivo 2017.1.

Curso de Graduação em Direito

DISCIPLINAS VAGAS CATEGORIA

Direito Ambiental 02 Não Remunerada

Direito Civil II - Direito das Obrigações 02 Não Remunerada Direito Constitucional I 02 Não Remunerada Direito do Consumidor 05 Não Remunerada Direito Processual do Trabalho 03 Não Remunerada Direito Tributário II 02 Não Remunerada Direito, Desenvolvimento e

Sustentabilidade 03 Não Remunerada

Direitos Humanos e Movimentos Sociais 06 Não Remunerada Estágio 3- Prática Real em Conciliação

e Mediação 01 Não Remunerada

Estágio 5 - Prática Real Cível 01 Não Remunerada Estágio 5- Prática Real Cível(Juizado

Especial) 04 Não Remunerada

História do Ceará e do Direito no Brasil 02 Não Remunerada Introdução ao Estudo do Direito 04 Não Remunerada

Lógica Jurídica 02 Não Remunerada

Meios Alternativos de Resolução de

Conflitos 03 Não Remunerada

Prática Real Cível 01 Não Remunerada

Prática Real em Mediação e

Conciliação 02 Não Remunerada

Prática Simulada Civil 02 Não Remunerada Prática Simulada Penal 02 Não Remunerada Processo Constitucional 01 Não Remunerada Redação e Linguagem Jurídica – Prof.

Luís André 04 Não Remunerada

Redação e Linguagem Jurídica - Profa.

Tamyris 02 Não Remunerada

(6)

TCC I 04 Não Remunerada Teoria geral do Processo 02 Não Remunerada 10. Considerações Finais

10.1. Os candidatos que forem chamados e não puderem assumir satisfatoriamente as atividades da monitoria serão imediatamente substituídos pelos seus subsequentes na classificação da listagem oficial;

Parágrafo Único: Os candidatos que forem aprovados nesta seleção deverão, obrigatoriamente, participar da reunião de integração da monitoria onde, na oportunidade serão esclarecidas as normas institucionais do Programa de Monitoria e na ocasião assinarão o termo de Ciência referente as normas institucionais do Programa de Monitoria.

10.2. As vagas de monitoria decorrentes de desistência voluntária ou dispensa de monitor por desempenho insatisfatório poderão ser ocupadas obedecendo-se a ordem da listagem oficial dos candidatos aprovados, em caso de interesse do(a) professor(a) da disciplina;

10.3. Os alunos vinculados aos diversos cursos de graduação do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO poderão integrar o Programa de Monitoria na condição de monitores, inclusive na modalidade remunerada, desde que não estabeleça vínculo empregatício e nem caracterize pagamento de salário pelas atividades desenvolvidas;

10.4. A carga horária semanal a ser cumprida pelo monitor será de 08 (oito) horas, durante todo o período de vigência deste edital, de modo a perfazer 160 (cento e sessenta) horas de atividades semestrais;

10.5. A carga horária será contabilizada através do somatório da carga horária mensal desenvolvida pelo monitor;

10.6 Não será contabilizada a carga horária dos meses de férias e/ou dias em que não houver monitoria;

10.7. O horário das atividades de monitoria, não poderá coincidir com o horário das atividades curriculares normais do discente;

10.8. Não será permitido ao aluno exercer mais de uma monitoria no mesmo período letivo, independente da modalidade;

(7)

10.9. O aluno-monitor assinará Folha Mensal de Frequência de Monitor de acordo com os dias estabelecidos no Cronograma de Atividades e o professor-orientador encaminhará a referida Folha à Coordenação de Pesquisa e Extensão - COPEX improrrogavelmente, até o último quinto dia letivo do mês corrente, sob pena de serem desligados do Programa de Monitoria no período letivo 2017.1, caso não cumpram tal exigência;

Parágrafo Único: A entrega das frequências de Monitoria de forma acumulativa incidirá no desconto de 75% sobre a carga horária do monitor no ato da expedição do certificado.

10.10. Os alunos-monitores e os professores-orientadores elaborarão o Relatório de Monitoria, que deverá contemplar as atividades semestrais que compreenderá os seis primeiros meses da monitoria. Este relatório também terá efeito de relatório final;

10.11. O relatório parcial deverá ser encaminhado à COPEX pelo monitor em data pré-estabelecida que será divulgada no site da UNILEÃO (www.leaosampaio.edu.br);

10.12. Participar da Semana de Iniciação à Docência promovida pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO em 2017.

10.13. Após o envio do Relatório, a Coordenação de Pesquisa e Extensão terá um prazo de até 90 (noventa) dias corridos para a emissão dos certificados de alunos-monitores e das certidões de professores-orientadores;

10.14. Uma vez integralizado as atividades curriculares, o Aluno Monitor estará automaticamente desligado da monitoria.

10.15. O monitor deverá informar na Recepção e na COPEX a sala na qual realizará a aula de monitoria.

10.16. O não cumprimento do estabelecido neste edital por qualquer uma das partes responsáveis (alunos-monitores, professores-orientadores, coordenadores de cursos) terá como consequência a não emissão de certificado e de certidão, pela Coordenação de Pesquisa e Extensão;

10.17. Para este edital, não será concedido nenhum tipo de benefício aos alunos aprovados para a monitoria não-remunerada tais como: benefício para vale-transporte, alimentação, xerox, entre outros benefícios desta mesma natureza.

(8)

10.18. Ao inscrever-se no processo seletivo, o (a) candidato(a) reconhece e aceita as normas estabelecidas neste edital.

10.19. A relação final de aprovados será publicada, na página da COPEX no site do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO e no mural da Coordenação de Pesquisa e Extensão.

10.20. O (a) candidato (a) que desejar interpor recursos contra os resultados oficiais das provas objetivas disporá de um dia para fazê-lo, a contar do dia subsequente ao da divulgação do resultado da prova escrita, no horário das 9h às 18h, ininterruptamente.

10.21. Informações adicionais e esclarecimentos sobre o processo seletivo serão obtidos na Coordenação de Pesquisa e Extensão – COPEX, pelo telefone (88) 2101 – 1058 (Campus Saúde), (88) 2101 – 1076 (Campus Saúde), (88) 2101-1078 (Campus Lagoa Seca), (88) 2101 - 1020 (Campus CRAJUBAR) e ou pelo e-mail

copex@leaosampaio.edu.br;

10.22. Os casos omissos serão decididos pela Coordenação e Pesquisa e Extensão juntamente com a Pró-reitorIa Pedagógica do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO;

10.23. Este Edital entra em vigor na data de sua publicação na página do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO, revogadas as disposições em contrário.

Juazeiro do Norte - CE, 13 de fevereiro de 2017.

Prof. Jaime Romero de Sousa Reitor – UNILEÃO

(9)

ANEXO I

CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA 2017.1

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA 2017.1 CRONOGRAMA

24 de fevereiro a 07 de março de

2017

Período de inscrição do (a) aluno (a); 08 de março de

2017 Divulgação do local e horário da realização da Primeira Etapa; 11 de março de

2017 Realização da Primeira Fase(Provas teóricas); 15 de março de

2017 Resultado da Primeira Etapa (teórica); 16, 17, e 18 de

março de 2017

Realização das Provas Práticas/Entrevistas (para disciplinas que apresentarem segunda etapa);

21 de março de 2017

Resultado da Segunda Etapa (Provas práticas, entrevistas, etc.)

16 a 20 de março de 2017

Admissão dos candidatos aprovados em disciplinas que

apresentaram apenas a primeira etapa e início das atividades; 22 a 26 de março

de 2017

Admissão dos candidatos aprovados em disciplinas que apresentaram segunda etapa e início das atividades;

(10)

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CURSO: DIREITO

Direito Ambiental

Professor (a): Francilda Alcântara Mendes

Meio ambiente natural, cultural, paisagístico, urbano e do trabalho; noções de sustentabilidade; princípios do direito ambiental: solidariedade intergeracional; desenvolvimento sustentável, poluidor pagador, precaução, prevenção, participação; direito ambiental constitucional; direito à (qualidade de) vida; sistema nacional de meio ambiente; responsabilidade civil por dano ambiental; imposições ao poder público; noções de legislação ambiental geral/específica.

Direito Civil II- Direito das Obrigações Professor (a): Clauver Rennê Luciano Barreo.

Unidade I: Introdução ao direito das obrigações: 1: o vocábulo obrigação (etimologia e aspectos subjetivo e objetivo); 2: teoria geral das obrigações, parte especial das obrigações e processo civil; 3: obrigação e dever jurídico; 4: relação jurídico-obrigacional (elementos da obrigação) e relação jurídico-real; 5: conexão entre dever jurídico e direito subjetivo na relação obrigacional; 6: evolução do direito obrigacional; 7: natureza jurídica das relações obrigacionais; 8: conteúdo das relações obrigacionais; 9 - análise dos direitos subjetivos patrimoniais; 10: fontes dos direitos obrigacionais; 11: causa da obrigação e motivo do negócio; 12: teorias sobre o vínculo obrigacional; 13: classificação das obrigações. Unidade II: das modalidades das obrigações: 1: das obrigações de dar (arts. 233 a 246): a. das obrigações de dar coisa certa (arts. 233 a 242); b. das obrigações de dar coisa incerta (arts. 243 a 246). 2: das obrigações de fazer (arts. 247 a 249); 3: das obrigações de não fazer (arts. 250 a 251); 4: das obrigações alternativas (arts. 252 a 256); 5: das obrigações divisíveis e indivisíveis (arts. 257 a 263); 6: das obrigações solidárias (arts. 264 a 285): a. disposições gerais (arts. 264 a 266); b. da solidariedade ativa (arts. 267 a 274); c. da solidariedade passiva (arts. 275 a 285). Unidade III: da transmissão das obrigações: 1:da cessão de crédito (arts. 286 a 298); 2: da assunção de dívida (arts. 299 a 303).Unidade IV: do adimplemento e extinção das obrigações: 1: do pagamento (arts. 304 a 333); a. de quem deve pagar (arts. 304 a 307); b. daqueles a quem se deve pagar (arts. 308 a 312); c. do objeto do pagamento e sua prova (arts. 313 a 326); d. do lugar do pagamento (arts. 327 a 330); e. do tempo do pagamento (arts. 331 a 333). 2: do pagamento em consignação (arts. 334 a 345); 3. do pagamento com sug-rogação (arts. 346 a 351); 4: da imputação do pagamento (arts. 352 a 355); 5: da dação em pagamento (arts. 356 a 359); 6: da novação (arts. 360 a 367); 7: da compensação (arts. 368 a 380); 8: da confusão (arts. 381 a 384); 9: da remissão das dívidas (arts. 385 a 388). Unidade V: do inadimplemento das obrigações: 1:disposições gerais (arts. 389 a 393); 2: da mora (arts. 394 a 401); 3:das perdas e danos

(11)

(arts. 402 a 405); 4:dos juros legais (arts. 406 e 407); 5: da cláusula penal (arts. 408 a 416); 6: das arras ou sinal (arts. 417 a 420);

Direito Constitucional I

Professor (a): Tamyris Madeira de Brito

Concepções de constituição; constitucionalismo, histórico das constituições; direitos e garantias fundamentais; nacionalidade; direitos políticos (artigo 14 a 16 da constituição federal); eficácia da norma constitucional e poderes constituintes.

Direito do Consumidor

Professor (a): Isabelle Santos de Souza Vieira

Cláusulas abusivas, oferta e publicidade, cobrança de dívidas, responsabilidade civil. Direito Processual do Trabalho

Professor (a): Rawlyson Maciel Mendes

Das partes; procuradores; deveres das partes; despesas processuais; atos e termos processuais; dos prazos; procedimento ordinário; procedimento sumaríssimo; procedimento sumário; inquérito para apuração de falta grave; petição inicial; da resposta do reclamado; da audiência; provas no processo do trabalho; tutela antecipada e medidas cautelares no processo do trabalho; reformas do cpc e aplicação ao processo do trabalho. razões finais; sentença; coisa julgada; dos recursos; requisitos de admissibilidade; procedimento, desistência e efeitos dos recursos; recursos ordinário, de revista, embargos de declaração, agravo de instrumento, agravo de petição.

Direito Tributário II

Professor (a): Iamara Feitosa Furtado Lucena

Responsabilidade tributária; crédito tributário; suspensão e extinção do crédito tributário; exclusão do crédito tributário: isenção e anistia; administração tributária; garantias e privilégios do crédito tributário; impostos municipais, estaduais e federais.

Direito, Desenvolvimento e Sustentabilidade Professor (a): Francilda Alcântara Mendes

As relações entre o campo jurídico e os processos de desenvolvimento econômico, social, cultural, ambiental e político que marcam a modernidade e a pós-modernidade; conceito de desenvolvimento sustentável na doutrina nacional e estrangeira; desenvolvimento sustentável: multidimensionalidade: o problema do desenvolvimento sustentável e os problemas ambientais; contribuições e obstáculos do direito ao processo de desenvolvimento sustentável no Brasil, no estado do Ceará e na região do vale do Cariri. Direitos Humanos e Movimentos Sociais

Professor (a): Marcela Melo de Carvalho

Histórico e características dos direitos humanos; declaração universal dos direitos humanos universalismo, relativismo cultural e multiculturalismo; direitos humanos e minorias direitos humanos e movimentos sociais.

(12)

Estágio 3 - Prática Real em Conciliação e Mediação Professor (a): Rafael Vilar Sampaio

Teoria geral do conflito: aspectos gerais do conflito, conceito, visão positiva do conflito. a comunicação não violenta os métodos adequados de tratamento de conflitos: negociação, conciliação, mediação e arbitragem. conceitos, especificidades, semelhanças e diferenças. campos e áreas de atuação dos métodos adequados. justiça restaurativa. técnicas de negociação. mediação e conciliação judicial e extrajudicial e seus princípios. espécies de mediação, técnicas e etapas da mediação. tratamento de conflitos com entes públicos. a confecção do acordo. o mediador e o conciliador: conduta ética, papel de cada um,

procedimentos, características e requisitos. arbitragem: princípios e conceitos fundamentais. arbitragem e jurisdição. a arbitragem no brasil. estudo da lei nº 9.307/1996.estudos da lei 13.140/2015.

Estágio 5 - Prática Real Cível (Juizado Especial) Professor (a): Isabelle Santos de Souza Vieira

Procedimento comum ordinário, procedimento juizado especial. História do Ceará e do Direito no Brasil

Professor (a): Ossian Soares Landim

Processo de colonização do Ceará; economia do Ceará colonial; coronelismo do Ceará; a guerra de 1914 (Juazeiro e o estado do Ceará); escravidão no Ceará; o período abolicionista e suas leis; as ordenações manuelinas filipinas e afonsinas; as escolas do direito no Brasil. Introdução ao Estudo do Direito

Professor (a): Joseane de Queiroz Vieira

Divisões e ramos do direito; moral e direito; relação jurídica; norma jurídica (validade, características); fontes do direito; sujeitos do direito; teoria tridimensional do direito.

Lógica Jurídica

Professor (a): Tamyris Madeira de Brito

Argumentação jurídica; raciocino lógico matemático, silogismo; evolução histórica do pensamento lógico-jurídico; lógica formal e lógica material.

Meios Alternativos De Resolução De Conflitos Professor (a): Rafael Vilar Sampaio

Teoria geral do conflito: aspectos gerais do conflito, conceito, visão positiva do conflito. a comunicação não violenta os métodos adequados de tratamento de conflitos: negociação, conciliação, mediação e arbitragem. conceitos, especificidades, semelhanças e diferenças. campos e áreas de atuação dos métodos adequados. justiça restaurativa. técnicas de negociação. mediação e conciliação judicial e extrajudicial e seus princípios. espécies de mediação, técnicas e etapas da mediação. tratamento de conflitos com entes públicos. a confecção do acordo. o mediador e o conciliador: conduta ética, papel de cada um,

(13)

arbitragem e jurisdição. a arbitragem no brasil. estudo da lei nº 9.307/1996.estudos da lei 13.140/2015. a solução de litígios no mercosul.

Prática Real Cível

Professor (a): Italo Roberto Tavares do Nascimento

Produção prática de peças - petição inicial e outras peças, regulamento de estágio. Prática Real em Mediação e Conciliação

Professor (a): Iamara Feitosa Furtado Lucena

Da prática jurídica como estágio supervisionado; orientação pedagógica; responsabilidade do profissional do direito, ética e cidadania; análise de autos findos e de casos concretos; análise e solução de casos concretos com mediação, conciliação e arbitragem; desenvolvimento das funções de conciliador, mediador e árbitro; simulação de práticas extrajudiciais para solução adequada de conflitos; visitação a órgãos e entidades que atuam com conciliação, mediação e arbitragem.

Prática Simulada Civil

Professor (a): Tamyris Madeira de Brito

Prova nos moldes da prova de segunda fase da OAB; é permitida a consulta pelo Vade Mecum; competência; requisitos da petição inicial (artigo 319 cpc); obrigações; fraude contra credores; partilha de herança e outros temas de direito material civil.

Prática Simulada Penal

Professor (a): Iamara Feitosa Furtado Lucena

Da prática jurídica como estágio supervisionado; orientação pedagógica; responsabilidade do profissional do direito, ética e cidadania; análise de autos findos e de casos concretos; análise e solução de casos concretos com mediação, conciliação e arbitragem; desenvolvimento das funções de conciliador, mediador e árbitro; simulação de práticas extrajudiciais para solução adequada de conflitos; visitação a órgãos e entidades que atuam com conciliação, mediação e arbitragem.

Processo Constitucional

Professor (a): Italo Roberto Tavares do Nascimento

Controle de constitucionalidade, jurisdição constitucional, remédios constitucionais. Redação e Linguagem Jurídica

Professor (a): Luís André Bezerra de Araujo

O sentido das palavras: denotação e conotação; polissemia e homonímia; brocardos jurídicos e argumentação; prática da linguagem jurídica; linguagem verbal e não verbal; juridiquês.

Redação e Linguagem Jurídica Professor (a): Tamyris Madeira de Brito

(14)

Questões modelo enade; compreensão e interpretação de texto; atualidades; argumentação jurídica; texto; intertexto; paródia; paráfrase.

Responsabilidade Civil

Professor (a): Isabelle Santos de Souza Vieira

Responsabilidade objetiva e subjetiva, responsabilidade por ato de terceiro,

responsabilidade dos profissionais liberais, responsabilidade civil decorrente de crime, responsabilidade nas relações de consumo.

TCC I

Professor (a): Francilda Alcantara Mendes

Elementos formais e metodológicos da pesquisa. o método científico e os tipos de pesquisa. apresentação e desenvolvimento das técnicas de estudo e de investigação na ciência jurídica. abordagem epistemológica do direito. planejamento, organização e

desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso. Teoria Geral do Processo

Professor (a): Tamyris Madeira de Brito

CPC (artigo 1º ao 20); meios adequados de resolução de conflitos; lei da mediação; lei do processo eletrônico; princípios processuais e garantias constitucionais; conceitos básicos (lide, jurisdição processo, procedimento, rito, autos, ação); requisitos da petição inicial; ação (elementos identificadores e elementos estruturantes).

Referências

Documentos relacionados

Edital para seleção de Monitores remunerados e não remunerados do Curso de “Gestão Comercial” que integrarão o Programa de Monitoria do Centro Universitário

Para saber quantos módulos se devem ligar em cada série, por favor, consulte o esquema de ligação incluído na ficha técnica fornecida com o material, em dito esquema aparecem tanto

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º

Numa primeira fase é efectuada uma análise descritiva das variáveis relativas à incerteza da envolvente organizacional, utilidade da informação de extensão larga

UNlVERSroADE FEDERAL DO RlO GRANDE DO SuL Reitora: Prof. Wrana Maria Panizzi FACULDADE DE CIÊNCLVS ECONÔMICAS.. Diretora: Prof. Otilia Beatriz Kroeff Carrion CENTRO DE ESTUDOS

Mini / Meia Maratona do Porto Santo - Campeonato Regional de Meia Maratona sábado, 14 de abril de 2018..

FACEX - Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN. Vagas Carga Horária e Horário Coordenação Responsável Valor para Participante externo Valor para Aluno UNIFACEX

Parte dessa construção passa por outros dispositivos críticos, como a própria ombudsman, e a relação dos leitores com outros meios de comunicação, no quais algum tipo