• Nenhum resultado encontrado

A prefeitura de São Caetano será a primeira do país a ter programa municipal de reciclagem de

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A prefeitura de São Caetano será a primeira do país a ter programa municipal de reciclagem de"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES 7º ANO

SEMANA: 26 A 30/04 LÍNGUA PORTUGUESA Aula 1

Retomando os estudos sobre coesão e coerência, são elas:

A coesão é a união das partes de um texto por meio dos elementos linguísticos, ou seja, o modo como as partes do texto estão encadeadas.

Já a coerência está ligada ao nexo, a lógica entre as entre as ideias de um texto, ou seja, o sentido do texto.

Resolva as questões na sequência. 1- Examine estas informações.

● A prefeitura de São Caetano será a primeira do país a ter programa municipal de reciclagem de água.

● A água reciclada não será usada em residências. ● A água reciclada é imprópria para o consumo.

● A água reciclada servirá para regar jardins de praças, lavar ruas, apagar incêndios.

● A água reciclada economizará a água potável utilizada nessas atividades. Essas informações estão agrupadas no parágrafo abaixo. Para que elas fiquem coerentes, preencha os espaços com conectivos adequados.

A prefeitura de São Caetano será a primeira do país a ter programa municipal de reciclagem de água. A água reciclada não será usada em residências ___________________ é imprópria para o consumo, ________________________ servirá para regar jardins de praças, lavar ruas, apagar incêndios ________________________ economizará a água potável utilizada nessas atividades.

(2)

a) A que ideia se refere o pronome aquelas?

_________________________________________________________________________

b) A expressão “dois grupos” é empregada duas vezes e, em cada uma, refere-se a uma ideia diferente. A que ideias essa expressão se refere, em cada caso?

_________________________________________________________________________

c) Avalie o papel da palavra também nesse texto. Ela articula duas ideias que têm entre si qual das relações apresentadas abaixo? Assinale.

( ) oposição ( ) causa ( ) adição

d) Avalie o emprego do conectivo enquanto. Ele foi usado para articular duas ideias. Que relação essas ideias têm entre si?

_________________________________________________________________________

Aula 2 e 3

Leia atentamente as questões que se seguem e responda-as levando em conta a coesão e a coerência.

1- Examine as ideias que seguem.

● É difícil encontrar alguém que ignore que o hábito de fumar faz mal ao sistema respiratório e vascular.

● A novidade é que o fumo pode estar correlacionado ao declínio da atividade cerebral.

a) Existe um nexo entre elas. E esse nexo pode ser explicado por meio de alguns conectivos. Complete o trecho abaixo, preenchendo os espaços com um conectivo coerente.

É difícil encontrar alguém que ignore que o hábito de fumar faz mal ao sistema respiratório e vascular, _____________________ a novidade é que o fumo pode estar correlacionado ____________________ ao declínio da atividade cerebral.

b) Que relação esses conectivos que você acrescentou indicam?

_________________________________________________________________________ 2- Termine de escrever as frases a seguir com as ideias que sejam coerentes com o

(3)

a) O rio da nossa cidade deve ser preservado limpo porque ______________________ ________________________________________________________.

b) O rio da nossa cidade deve ser preservado limpo antes que_________________ ___________ _________________________________________.

c) O rio da nossa cidade deve ser preservado limpo embora ______________________ ________________________________________________________.

Aula 4

Leia atentamente as questões que se seguem e responda-as levando em conta a coesão e a coerência.

1- Leia o trecho abaixo.

Agora evitando as repetições sublinhadas, empregando termos que estabeleçam coesão, reescreva o texto. ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ Aula 5

Leia atentamente as questões que se seguem e responda-as levando em conta a coesão e a coerência.

(4)

1- Cada expressão sublinhada no texto remete o leitor a algo que foi tratado antes. Escreva que ideias são retomadas por:

● isso ___________________________________________________

● nesses ambientes __________________________________________________ ● esse tipo de solo ___________________________________________________ ● o material ________________________________________________________

2- Releia este trecho.

“... a mudança é tão lenta que não pode ser percebida pelos nossos sentidos.” ● Que ideia representa a causa?

__________________________________________ ● Que ideia representa a consequência?

____________________________________

3- Complete os trechos seguintes, com uma palavra ou expressão coerente. ● A mudança não pode ser percebida pelos nossos sentidos,

___________________ é muito lenta.

● A mudança não pode ser percebida pelos nossos sentidos em razão de _______ _________________________________________________________________.

Aula 6

Momento escrita.

Agora você vai produzir um texto expositivo sobre os hábitos da cegonha. As informações necessárias estão disponíveis abaixo. Examine-as.

(5)

Os dador fornecidos estão desordenados. Agrupe-os nas mesmas finalidades. Para isso, complete o quadro a seguir, escrevendo na coluna da direita o número das informações que podem fazer parte dos assuntos indicados.

Assuntos Número de indicações

Alimentação Sono Comunicação Ninho Filhotes Migração

Agora, escreva um texto que exponha para o leitor essas características da cegonha. Articule as ideias que têm relação. Cada paragrafo deve ter uma unidade, isto é, deve abordar um aspecto. Determine que ordem você julga a melhor para que o leitor acompanhe a progressão das ideias. Empregue palavras que evitem a repetição.

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

(6)

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ MATEMÁTICA Aula 1 e 2 NÚMEROS RACIONAIS O conjunto dos números racionais

O conjunto dos números inteiros Z e formado pelo conjunto dos números naturais N e seus simétricos (opostos), como mostra a reta numérica.

Entre dois números inteiros existem infinitos outros números. Exemplos: entre o numero 0 e o 1 existe a fração 12 entre o 2 e o 3, ha o numero 2,5. 0 conjunto dos números racionais é formado pelo conjunto dos números inteiros e os números que podem ser representados como o quociente de dois números inteiros (com divisor diferente de zero), como mostra a reta numérica.

(7)

Definição formal de número racional

A partir da definição de frações, o conjunto dos números racionais pode ser representado da seguinte maneira

Adição e subtração com frações

Na adição e subtração de números fracionários, procedemos da seguinte maneira:

• se as frações tiverem denominadores iguais, adicionamos ou subtraímos os numeradores e conservamos o denominador comum.

• se as frações tiverem denominadores diferentes, reduzimos as frações ao mesmo denominador e efetuamos as operações.

Exemplo: a) 2

=

5

+

1 5 3 5 b) 2

=

7

+

3 7 5 7 c) 1

+

2 1 4

Como nesse caso temos denominadores diferentes, não podemos somar e conservarmos o denominador.

Então, vamos utilizar o método borboleta para resolver. 1º Passo: multiplicamos os denominadores.

2º Passo: multiplicamos as diagonais e preservamos o sinal da operação.

3º Passo: juntamos o resultado das multiplicações das diagonais e preservamos o denominador.

(8)

+

=

Simplificando por 2 (dividindo numerador e denominador por 2), 1 2 1 4 4+2 8

=

6 8 obtemos 3 4 d) 1

+

5 2 8

Como nesse caso temos denominadores diferentes, não podemos somar e conservarmos o denominador.

Então, vamos utilizar o método borboleta para resolver. 1º Passo: multiplicamos os denominadores

2º Passo: multiplicamos as diagonais e preservamos o sinal da operação

3º Passo: juntamos o resultado das multiplicações das diagonais e preservamos o denominador.

Resolução:

+

=

Simplificando por 2 (dividindo numerador e denominador por 1 5 2 8 8+10 40

=

18 40 2), obtemos 9 20 Aula 3 Atividades

1 ) Efetue as adições e simplifique o resultado quando possível: a) 5 3

+

7 3 ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ b) 1 4

+

2 8 ______________________________________________________________

(9)

______________________________________________________________ ______________________________________________________________ c) 1 4

2 3 ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ d) 2 5

+

1 10 ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ _____________________________________________________________ e) 2 6

1 2 ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ Aula 3

Adição e subtração com números decimais

Na adição e subtração de números decimais, colocamos vírgula sob vírgula e efetuamos as operações

. Exemplo: Vamos determinar o valor de 0,25 + 0,36 + 1,05 - 0,2.

Atividades 1) Efetue as operações: a) 0,5 + 1,3 = ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

(10)

b) 1,4 - 1,3= ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ c) 3,8 - 1,5 - 0,2= ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ d) 0,05 + 1,25 = ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ e) 5,025 + 0,004= ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ Aula 5

Multiplicação e divisão de frações

Para o conjunto dos números racionais valem as propriedades da multiplicação e divisão dos números inteiros. Exemplo de multiplicação:

.

4 5 1 3

=

4 15

Para multiplicar duas ou mais frações, basta multiplicar o numerador com numerador e, em seguida, denominador com denominado

(11)

:

3 4 2 5

=

3 4

.

5 2

=

15 8

Para fazer a divisão entre frações, basta manter a primeira fração e multiplicá-la pelo inverso da segunda.

Atividades

1) Observe o quadro dos sinais e, em seguida, calcule o resultado das expressões simplificando – as sempre que possível.

a) 2

=

5

.

1 5 ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ b) 1

=

3

.

4 7 ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ c) 2

=

3

:

3 5 ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ d) 7

=

5

:

3 8 ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ Aula 6

(12)

Na multiplicação de números decimais adotamos o seguinte procedimento: ignoramos as vírgulas e efetuamos a operação. O resultado terá a quantidade total de casas decimais dos fatores.

Exemplo: Vamos efetuar 1,25 x 3,84

Exemplo: Vamos efetuar a divisão 0,60 ÷ 0,02.

Atividades 1) Desenvolva as operações seguintes.

a) 12,2 x 4,83= ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ b) 1,843 x 82,3= ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ c) 0,9 ÷ 0,03= ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

(13)

d) 0,036 ÷ 0,012 = ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ HISTÓRIA Aula 1

Formação das Monarquias Nacionais

A Formação das Monarquias Nacionais ocorreu durante o período da Baixa Idade Média, entre os séculos XII e XV, nos países da Europa Ocidental.

Os principais exemplos de monarquias nacionais são a portuguesa, espanhola, francesa e inglesa.

O processo ocorreu de maneira similar nos países europeus, mas em tempos distintos. Em Portugal teve início no século XII, com a Dinastia de Borgonha (ou Afonsina), sendo mais tarde consolidada pela Dinastia de Avis. Por sua parte, na Espanha, França e Inglaterra, a formação dos Estados Nacionais teve início no século XV.

Na Espanha ocorreu a partir da união dos reinos de Aragão e Castela e seu apogeu aconteceu durante o reinado dos Habsburgo. Ambos os países, Portugal e Espanha, começaram o processo de formação dos estados nacionais após a expulsão dos mouros (muçulmanos).

Na França, considerada o modelo do absolutismo europeu, esse processo se deu ao longo do reinado das Dinastias Capetíngia e Valois. No entanto, será a Dinastia Bourbon que consolidará os monarcas absolutistas da França.

Por fim, na Inglaterra, através das Dinastias Plantageneta e Tudor.

As monarquias nacionais podem ser chamadas de Estado Absolutista, Monarquias Absolutistas ou ainda Estado Moderno.

Contexto histórico

O crescimento demográfico, o surgimento da burguesia e o desenvolvimento do comércio, a partir da expansão das rotas marítimas, fizeram com que o modelo feudal já não funcionasse como antes.

Desta maneira, o novo desenvolvimento econômico precisava de outro modelo político. Assim, os países europeus foram centralizando o poder nas mãos de um rei e este se torna uma das figuras importantes ao lado da Igreja e da nova classe que surgia: a burguesia.

(14)

A burguesia e o Estado Nacional

Junto a isso, os ideais mercantilistas conquistam os mercadores, comerciantes e profissionais burgueses. O dinheiro passa a ser mais importante que a terra e isto origina o nascimento de um novo sistema econômico: o capitalismo.

No entanto, quando este sistema surgiu era diferente daqueles que temos hoje em dia. Por isso, os historiadores o chamam de capitalismo primitivo.

Nesta época, se defendia o monopólio comercial, protecionismo alfandegário (proteção da economia pela entrada de produtos estrangeiros), e o metalismo (acúmulo de metais preciosos).

Enfim, o sistema feudal (administrado pelos senhores feudais), foi sendo substituído pelo sistema capitalista. Neste momento, verifica-se crescimento das cidades (burgos) e a intensificação do comércio e das feiras livres pela classe burguesa. Este período ficou conhecido como Renascimento Comercial e Urbano.

Diante disso, os senhores feudais, que possuíam poder na Idade Média, começam a perder sua posição. Por seu lado, o Rei torna-se a figura responsável por administrar a política, a economia, a justiça e o exército.

Todas essas características mediante o poder centrado numa única figura soberana, o Rei, ficou conhecida como Absolutismo Monárquico.

Estado Nacional

A partir disso, foram criados os Estados Nacionais, também chamado de Estado Moderno, com fronteiras definidas e um exército nacional (com o fim dos exércitos particulares dos senhores feudais). No âmbito econômico, as monarquias nacionais visavam a unificação dos padrões monetários e também um sistema de cobrança dos impostos.

Esse aumento de poder ao Monarca foi obtido pelo apoio de parte da nobreza e, sobretudo, dos burgueses, a nova classe social que enriquecia com o desenvolvimento do comércio.

Com o surgimento da burguesia, esta passou a lutar pela autonomia das cidades que ainda eram dominadas pelos senhores feudais. Este movimento ficou conhecido como Movimento Comunal e era um compromisso entre várias cidades de constituir uma defesa única frente um ataque.

Em suma, a união dos interesses políticos dos Reis e os interesses econômicos da burguesia, foram essenciais para formação das Monarquias ou Estados Nacionais. Assim, foram se extinguindo o domínio dos senhores feudais do período medieval, dando início a Era Moderna.

(15)

Aula 3

Atividades

1- Com o declínio do mundo feudal, as relações comerciais aumentaram e a necessidade de expandir os mercados consumidores também. Começaram, então, a expansão comercial e a busca de metais preciosos no mundo. Esta prática econômica recebeu o nome de:

a) Socialismo b) Liberalismo c) Mercantilismo d) Feudalismo

2- Segundo o texto, em que momento histórico, ou seja, em que período acontece a formação das monarquias nacionais?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

3- Segundo retratado no texto, qual é o contexto histórico que leva a formação desse novo modelo de sociedade? ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ GEOGRAFIA Aula 1

O que é IDH?

(16)

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma unidade de medida utilizada para aferir o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade nos quesitos de educação, saúde e renda. A utilização de um indicador que envolvesse outras variáveis que não somente a questão econômica ocorreu pela primeira vez em 1990 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Esse indicador foi criado pelo paquistanês Mahbub Ul Haq e pelo indiano Amartya Sem.

A utilização das variáveis educação, saúde e renda permite uma comparação com praticamente todos os países do globo e serve de referência para mensurar a resposta de determinado país frente a essas importantes demandas.

O IDH é uma referência numérica que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de zero, menor é o indicador para os quesitos de saúde, educação e renda. Quanto mais próximo de 1, melhores são as condições para esses quesitos. No mundo, nenhum país possui o IDH zero ou um.

Os países com o IDH mais elevado no ano de 2018 foram: - Noruega (0,954)

- Suíça (0,946) - Irlanda (0,942)

- Alemanha e Hong Kong (0,939). Entre os menores IDHs, estão: - Níger (0,377)

- República Centro-Africana (0,381) - Chade (0,401)

- Sudão do Sul (0,413) - Burundi (0,423).

O Brasil figura na posição 79ª, com um IDH de 0,761. Importância dos Indicadores

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baseia-se em três principais indicadores: Educação, Saúde e Renda. A importância desses indicadores é a abrangência que eles possuem, pois, de modo geral, todos os cidadãos de qualquer país, em alguma medida, são alcançados por uma dessas variáveis.

O indicador educação refere-se à quantidade média de anos de estudo de uma população. Entende-se que, quanto maior for o tempo de permanência de uma população na escola, melhores serão as chances de desenvolvimento para esse país. Por outro lado, mostra ainda o comprometimento dos gestores com o futuro de sua nação, na medida em que esse indicador reflete-se diretamente no desenvolvimento das futuras gerações. Assim, as políticas

(17)

de Estado para matricular todas as crianças e adolescentes nas escolas e diminuir as taxas de evasão e repetência, por exemplo, visam à melhora da posição do país nesse tipo de indicador. Na variável saúde, avalia-se basicamente a taxa de expectativa de vida dos cidadãos de cada país participante. Entende-se que, quanto maior for essa taxa, melhores serão as condições de vida de seus habitantes. Ações como campanhas de vacinação e educativas sobre saúde, pré-natal, organização de sistemas públicos de saúde, ações de fornecimento de medicamentos, entre outros, colaboram para elevar esse indicador.

No quesito renda, mede-se o valor médio do rendimento dos cidadãos com base na média do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de toda a riqueza produzida por um país em determinado período (normalmente anual) dividida pelo número de habitantes.

Limitações dos indicadores

O índice de desenvolvimento humano (IDH) possui como elementos norteadores os indicadores de saúde (expectativa de vida), educação (anos de escolaridade) e renda (renda per capta), contudo, eles apresentam algumas limitações, que devem ser ponderadas, uma vez que não dialogam com a realidade mais sensível de seus cidadãos, mais especificamente a qualidade dos serviços ofertados na saúde e educação e a desigualdade na distribuição de renda entre as pessoas.

Naturalmente, em uma sociedade em que se vive mais e se passa mais tempo na escola, há um melhor ambiente em relação aos lugares com menor expectativa de vida e escolaridade. Contudo, isso não representa, necessariamente, condições para o desenvolvimento humano, como o índice espera mensurar.

As baixas condições de saúde e educação oferecidas pelos países com os menores indicadores de desenvolvimento humano contrapõem-se aos elevados números obtidos pelos países mais desenvolvidos do globo. Assim, pode-se concluir que ainda que o IDH se proponha a fazer uma avaliação com um menor peso do critério econômico, este se mostra cada vez mais determinante na definição de seus indicadores.

EXERCICIOS DE FIXAÇÃO 1) Teste quebra cabeça

Analise o ranking do Índice de Desenvolvimento Humano dos estados brasileiros e marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.

1° - Distrito Federal – 0,874 2° - Santa Catarina – 0,840 3° - São Paulo – 0,833 4° - Rio de Janeiro – 0,832

5° - Rio Grande do Sul – 0,832 6° - Paraná – 0,820

7° - Espírito Santo – 0,802 8° - Mato Grosso do Sul – 0,802

(18)

9° - Goiás – 0,800 10° - Minas Gerais – 0,800 11° - Mato Grosso – 0,796 12° - Amapá – 0,780 13° - Amazonas – 0,780 14° - Rondônia – 0,756 15° - Tocantins – 0,756 16° - Pará – 0,755 17° - Acre – 0,751 18° - Roraima – 0,750 19° - Bahia – 0,742 20° - Sergipe – 0,742

21° - Rio Grande do Norte – 0,738 22° - Ceará – 0,723 23° - Pernambuco – 0,718 24° - Paraíba – 0,718 25° - Piauí – 0,703 26° - Maranhão – 0,683 27° - Alagoas – 0,677

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

a) Os estados da região Nordeste apresentam as menores médias de IDH.

b) A região Sul possui as mais altas médias de IDH, visto que os estados dessa região ocupam as primeiras posições no ranking nacional.

c) O estado do Amazonas, localizado na posição intermediária do ranking, possui o melhor IDH da região Norte.

d) A região Sudeste é responsável por 56,4% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, sendo, portanto, a região mais desenvolvida economicamente. Esse fato reflete diretamente no IDH dos estados do Sudeste, pois apenas o Distrito Federal e alguns estados do Sul estão entre São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais nas primeiras posições.

e) Todos os estados da região Centro-Oeste apresentam médias de IDH maiores que os das regiões Norte e Nordeste.

2) O Brasil apresenta IDH considerado alto (0,813), ocupando a 75° posição no ranking mundial, no entanto, outros quatro países sul-americanos possuem média de IDH superior ao do Brasil. Essas nações são:

a) Uruguai, Paraguai, Equador e Argentina b) Chile, Argentina, Bolívia e Peru

c) Uruguai, Chile, Colômbia e Venezuela d) Chile, Venezuela, Uruguai e Argentina e) Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile

Aula 2

(19)

Expectativa de vida, também chamada de esperança de vida, é o número médio de anos que a população de um país pode esperar viver, caso sejam mantidas as mesmas condições de vida vivenciadas no momento do nascimento. A expectativa de vida está bastante relacionada com a qualidade de vida que um país possui, já que fatores como educação, saúde, assistência social, saneamento básico, segurança no trabalho, índices de violência, ausência ou presença de guerras e de conflitos internos influenciam-na diretamente.

Como a expectativa de vida de um país é influenciada por diferentes condições, ela nem sempre foi a mesma. Ao longo da história, ela variou de acordo com as condições de vida apresentadas, diminuindo em épocas de conflitos e pestes e aumentando de acordo com a elevação dos padrões de vida da população. A Revolução Industrial, iniciada a partir do século XVIII, foi um marco na evolução das taxas de expectativa de vida em todo o mundo, uma vez que o progresso da medicina e o surgimento de infraestruturas de saneamento básico e higiene resultantes do desenvolvimento industrial foram responsáveis pela redução acentuada das taxas de mortalidade mundiais, o que provocou um grande crescimento demográfico e, consequentemente, o aumento da expectativa de vida no mundo todo.

Atualmente, as expectativas de vida nos países desenvolvidos tendem a ser maiores que as dos países subdesenvolvidos, pois o desenvolvimento econômico desses países, na maioria das vezes, é acompanhado de altos padrões de vida, o que eleva a expectativa de vida da população. Isso, infelizmente, não é visto em países em que a vulnerabilidade social e econômica é elevada. Essa realidade pode ser notada nas taxas de expectativa de vida* de países desenvolvidos e subdesenvolvidos do ano de 2015. Enquanto as expectativas de vida em países como Japão (89,79 anos), Suíça (82,50 anos), França (81,75 anos), Espanha (81,57 anos) e Alemanha (80,57 anos), todos países desenvolvidos, ficaram acima de 80 anos, nos países subdesenvolvidos, como Nigéria (53,02 anos), Moçambique (52,94) e Afeganistão (50,87), elas sequer chegaram aos 60 anos.

A expectativa de vida também é desigual em relação ao gênero. As mulheres apresentam uma expectativa de vida maior que a dos homens na maioria dos países. Isso acontece em virtude de diversos fatores, como:

● a maior procura da mulher por atendimento médico. Por esse motivo, as doenças podem ser diagnosticadas ainda no início, o que resulta em uma menor mortandade entre as mulheres;

● as elevadas taxas de criminalidade entre os jovens do sexo masculino, o que aumenta as taxas de mortalidade dos homens nessa faixa etária;

● atividades pesadas e de alta periculosidade são mais realizadas por indivíduos do sexo masculino, o que resulta em um maior número de acidentes de trabalho envolvendo homens.

(20)

No Brasil, a expectativa de vida dos brasileiros tem crescido progressivamente ao longo dos anos. Em 54 anos, segundo o IBGE, a expectativa de vida brasileira cresceu 26,6 anos, passando de 48 anos, em 1960, para 74,6 anos, em 2014. Esse fato demonstra que o desenvolvimento do país nas últimas décadas tem melhorado a qualidade de vida da população e isso tem impactado a expectativa de vida. Além disso, o Brasil também apresenta diferenças em relação às expectativas de vida femininas e masculinas. De acordo com IBGE, a expectativa de vida da mulher foi sete anos maior do que a estimativa masculina no ano de 2013, acompanhando, assim, a tendência mundial.

. Isso acontece em virtude de diversos fatores, como:

● a maior procura da mulher por atendimento médico. Por esse motivo, as doenças podem ser diagnosticadas ainda no início, o que resulta em uma menor mortandade entre as mulheres;

● as elevadas taxas de criminalidade entre os jovens do sexo masculino, o que aumenta as taxas de mortalidade dos homens nessa faixa etária;

● atividades pesadas e de alta periculosidade são mais realizadas por indivíduos do sexo masculino, o que resulta em um maior número de acidentes de trabalho envolvendo homens.

No Brasil, a expectativa de vida dos brasileiros tem crescido progressivamente ao longo dos anos. Em 54 anos, segundo o IBGE, a expectativa de vida brasileira cresceu 26,6 anos, passando de 48 anos, em 1960, para 74,6 anos, em 2014. Esse fato demonstra que o desenvolvimento do país nas últimas décadas tem melhorado a qualidade de vida da população e isso tem impactado a expectativa de vida. Além disso, o Brasil também apresenta diferenças em relação às expectativas de vida femininas e masculinas. De acordo com IBGE, a expectativa de vida da mulher foi sete anos maior do que a estimativa masculina no ano de 2013, acompanhando, assim, a tendência mundial.

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1) Como encontra a expectativa de vida dos brasileiros?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

2) Porque em muitos países a expectativa de vida das mulheres é maior que a dos homens? Cite apenas um fator.

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

(21)

Aula 3

IDH revela como a desigualdade afeta o Brasil

De 2017 para 2018, o Brasil caiu da 78ª para a 79ª posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) nesta segunda-feira (9/12).

Na lista anunciada pela ONU, que compara os índices de 189 países e territórios reconhecidos, o IDH do Brasil ficou praticamente estável, subindo, de 0,760 em 2017 para 0,761 em 2018.

Após anos de crise, Brasil recua no ranking de desenvolvimento humano da ONU

Governo tenta reagir ao Congresso nas discussões sobre redução da desigualdade O IDH varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor é a situação de um país. Em 2019, a Noruega manteve a liderança mundial com pontuação de 0,954. Na última posição entre os 184 países analisados está mais uma vez o Níger (0,377).

Mas, afinal, o que o IDH diz, na prática, sobre a vida da população de cada país? E, se o indicador do Brasil subiu um pouco em 2018, porque ele caiu no ranking mundial, em vez de continuar avançando como vinha fazendo nas últimas décadas?

A BBC News Brasil analisou o relatório para explicar o que os indicadores do IDH apontam sobre a realidade recente do país. Lembrando que o retrato divulgado hoje é anual,

(22)

referente a 2018, ano da gestão do presidente Michel Temer: ainda não reflete, portanto, nenhuma medida do governo do presidente Jair Bolsonaro.

O que o IDH analisa sobre um país?

Publicado pela primeira vez em 1990, o Índice de Desenvolvimento Humano foi criado como um contraponto ao Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas os aspectos econômicos do desenvolvimento de um país.

Aos poucos, o IDH tornou-se referência mundial em medida de bem-estar da população, valorizando a importância das condições de desenvolvimento dos seres humanos para medir a prosperidade.

Mas quando se fala em bem-estar, é preciso deixar claro do que trata o indicador. A ONU não mede, por exemplo, se as pessoas são mais felizes em determinado lugar, ou se uma democracia é mais forte que a outra, ou aponta quais os melhores lugares do mundo para se viver.

É uma medida bem técnica, que analisa três fatores principais: a saúde da população, pela expectativa de vida quando as pessoas nascem; o acesso ao conhecimento, pelo número médio de anos de estudo que as pessoas recebem durante a vida; e o padrão de vida, medido pela renda e pelo poder de compra.

Para poderem ser comparados internacionalmente, o Pnud se baseia em dados ONU e do Banco Mundial.

E é importante destacar que, dos anos 1990 para cá, desde que esse indicador passou a ser publicado anualmente, o Brasil melhorou muito.

Entre 1990 e 2018, o índice do Brasil aumentou de 0,613 para 0,761, alta de 24,2%. Com essa colocação, o Brasil continua no grupo que a ONU considera o dos países que têm alto desenvolvimento humano, mesmo patamar da Colômbia, por exemplo, e com indicadores acima da média para a região da América Latina e Caribe.

Na América do Sul, o Brasil é o 4º país com maior IDH. Chile, Argentina e Uruguai aparecem na frente.

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

1) Como podemos destacar o Brasil em relação ao IDH após 1990?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

(23)

2) Quais os três fatores principais de análise do IDH? ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ CIÊNCIAS Aula 1 Sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular, também chamado de sistema circulatório, é o sistema responsável por garantir o transporte de sangue pelo corpo, permitindo, dessa forma, que nossas células recebam, por exemplo, nutrientes e oxigênio. Esse sistema é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos.

Componentes do sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular é composto pelas seguintes estruturas: ● Coração: órgão responsável por garantir o bombeamento do sangue;

● Vasos sanguíneos: são tubos por onde o sangue passa. Os três principais tipos de vasos sanguíneos são: artérias, veias e capilares.

(24)

O coração dos seres humanos, assim como o dos outros mamíferos, é um órgão muscular formado por quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. Os átrios são as câmaras responsáveis por garantir o recebimento do sangue no coração, enquanto os ventrículos são as câmaras responsáveis por garantir o bombeamento do sangue para a fora do coração.

No lado esquerdo do coração, percebe-se a presença apenas de sangue rico em oxigênio, enquanto do lado direito observa-se a presença apenas de sangue rico em gás carbônico. No coração, há ainda a presença de quatro válvulas que impedem o refluxo do sangue, permitindo, desse modo, um fluxo contínuo.

O coração é capaz de contrair e também de relaxar, sendo chamada a contração de sístole e o relaxamento de diástole. Quando ele contrai, bombeia sangue e quando relaxa, enche-se de sangue. Nos seres humanos, os batimentos cardíacos originam-se no próprio coração. A região que origina o batimento cardíaco é chamada de nó sinoatrial e ele é caracterizado por ser um aglomerado de células que produzem impulsos elétricos.

Aula 2

(25)

Os vasos sanguíneos são um grande sistema de tubos fechados por onde o sangue circula. Os três principais vasos sanguíneos encontrados no corpo são as artérias, veias e os capilares. Veja, a seguir, algumas características básicas desses três vasos:

● Artérias: As artérias são vasos que levam o sangue, a partir do coração, para os órgãos e tecidos do corpo. Nesses vasos, o sangue corre em alta pressão. As artérias ramificam-se em arteríolas.

● Capilares: São vasos sanguíneos muito delgados que garantem a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos do corpo.

● Veias: Os capilares sanguíneos convergem para as chamadas vênulas, as quais convergem para as veias. As veias são os vasos que garantem que o sangue retorne ao coração. Nesses vasos, o sangue corre em baixa pressão e para evitar o refluxo do sangue as veias são dotadas de valvas.

Circulação sistêmica e pulmonar

A circulação nos seres humanos é denominada de circulação dupla, uma vez que se observa a presença de dois circuitos: a circulação sistêmica ou grande circulação e a circulação pulmonar ou pequena circulação:

● Circulação sistêmica ou grande circulação: Diz respeito ao circuito que o sangue faz partindo do coração em direção aos vários tecidos do corpo e depois retornando a esse órgão. Ao chegar do pulmão, o sangue é impulsionado para o corpo. Nos capilares, são

(26)

feitas as trocas gasosas, e o sangue, agora rico em gás carbônico e pobre em oxigênio, retorna ao coração.

● Circulação pulmonar ou pequena circulação: Diz respeito ao circuito realizado pelo sangue do coração aos pulmões e seu retorno ao coração. Nesse circuito, o sangue sai pobre em oxigênio do coração, segue para o pulmão, onde é oxigenado, e retorna ao coração.

Aula 3 Atividades

1 - O sistema cardiovascular é formado pelo coração e uma grande quantidade de vasos sanguíneos. Esses vasos podem ser classificados em três tipos distintos: artérias, veias e capilares. Sobre as artérias, marque a alternativa correta:

a) Atuam transportando exclusivamente sangue oxigenado.

b) Atuam transportando exclusivamente sangue rico em gás carbônico. c) Atuam transportando sangue do coração para outras partes do corpo.

d) Atuam transportando sangue de diversas partes do corpo em direção ao coração.

2 - Quando verificamos a pulsação de uma pessoa, estamos observando a(o): a) frequência respiratória.

b) movimento intestinal. c) frequência cardíaca. d) oxigenação no cérebro.

3 - A pressão sanguínea é maior em qual tipo de vaso sanguíneo? a) veia

b) tubula c) artérias d) capilares

(27)

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

5 - Qual a principal função do Sistema Cardiovascular

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ LÍNGUA INGLESA Aula 1

Título: Revisão das cores. (Aula 28/04)

1) The colors of the New York flag are: (As cores da bandeira de New York são): a) blue, white and red

b) blue, black and green c) white, blue and pink d) white, blue and purple.

2) The stars are: (As estrelas são:) a) blue

(28)

b black c)white d)purple

3) Escreva em Inglês, qual é a sua cor preferida:

Aula 2

Título: Analisando a imagem (Aula - 30/04).

Atividade: Observe o mapa e, pinte os nomes dos países que fazem parte do continente

(29)

ARTE Aula 1

Impressionismo ou Movimento Impressionista

Impressionismo é um movimento artístico que surgiu na França no final do século XIX, durante o período da Belle Époque. A principal proposta do estilo era quebrar com as técnicas convencionais do Realismo, focando-se na impressão da luz, das cores e dos movimentos livres das pinceladas para criar efeitos óticos que completassem as obras.

Esse movimento artístico foi batizado em referência a obra “Impressão, Sol Nascente” (Impression du Soleil Levant - 1872), de Claude Monet, um dos mais célebres pintores impressionistas de todos os tempos.

A “alma” do impressionismo consistia em captar as diferentes impressões de cores, luz e movimentos da natureza ao longo do dia, por isso os artistas preferiam pintar sempre ao ar livre, analisando de perto todas as “ilusões” que as mudanças na luminosidade provocavam nas cores e sombras e, consequentemente, na paisagem geral.

Alguns artistas, como Monet, por exemplo, pintavam a mesma paisagem diversas vezes em momentos distintos ao longo do dia, justamente para perceber as variações que as mudanças de luminosidade transmitiam para a impressão final da imagem.

O impressionismo é tido como o movimento que deu origem a arte moderna. As obras impressionistas transmitem a sensação de alegria e harmonia, isto devido à presença dos contrastes, da luz e da claridade das cores.

Além de Monet, outros artistas que se destacam por seus trabalhos impressionistas são: Paul Cézanne (1839 – 1906), Édouard Manet (1832 – 1883), Edgar Degas (1834 – 1917), Pierre-Auguste Renoir (1841 – 1919), Alfred Sisley (1839 – 1899) e Camille Pissarro (1830 – 1903).

O termo "Impressionismo" é fruto da crítica a uma obra de Claude Monet, "Impressão,

(30)

Pintura impressionista

Os pintores da arte impressionista costumavam produzir suas telas ao ar livre. A intenção era capturar as tonalidades que os objetos refletiam segundo a iluminação solar em determinados momentos do dia.

Vale citar que as orientações estéticas impressionistas estão presentes nas produções gráficas, na propaganda e noutras formas de comunicação de massa. Até os dias atuais elas seguem influenciando novas estéticas.

Características do Impressionismo

-Registro das tonalidades das cores que a luz do sol produz em determinados momentos; -Figuras sem contornos nítidos;

-Sombras luminosas e coloridas;

-Misturas das tintas diretamente na tela, com pequenas pinceladas.

Mulher com sombrinha no jardim (1875), de Renoir, é uma obra impressionista.

Os pintores impressionistas buscaram reproduzir as sombras de modo luminoso e colorido. Portanto, a tonalidade preta é evitada em obras impressionistas plenas. De modo semelhante, a presença dos contrastes e de transparências luminosas auxilia no desvanecimento da forma, percebida agora sem contornos.

Os impressionistas aboliram as temáticas históricas e mitológicas, bem como as religiosas, buscando momentos cotidianos. Ademais, procuravam uma expressão artística que estivesse focada nas impressões da realidade em detrimento da razão e da emoção.

(31)

Impressionismo no Brasil

Após se consagrar no exterior, o Impressionismo chega ao Brasil. Nesse momento, o nacionalismo está a constituir uma “Escola Brasileira de Artes", daí não ter surtido muito impacto a princípio.

Roupa estendida (1944), de Eliseu Visconti

No Brasil, podemos citar como representante mais importante do impressionismo o italiano Eliseu Visconti (1866-1944), radicado no país. Atualmente, há também o pintor Washington Maguetas (1942).

Também notamos tendências impressionistas nos trabalhos de Almeida Júnior (1850-1899), Anita Malfatti (1889-1964), Georgina de Albuquerque (1885-1962) e João Timóteo da Costa (1879-1932).

Impressionismo e Pós-Impressionismo

O pós-impressionismo é uma tendência artística que surgiu em finais do século XIX, mais precisamente a partir de 1886 - quando ocorreu a última exposição impressionista - até o surgimento do cubismo.

Tarde de domingo na Ilha da Grande Jatte (1884-1886), de Seurat. A tela exibe a técnica do pontilhismo Nessa exposição, participaram dois pintores - Georges Seurat (1859-1891) e Paul Signac (1863-1935) - com obras que apresentavam um novo tipo de pincelada. Essa maneira inovadora de pintar ficou conhecida como Pontilhismo, na qual a tinta é depositada na tela em pequenos pontos, fragmentando totalmente a imagem.

(32)

Ainda que tenha se inspirado no impressionismo, a arte pós-impressionista revela preocupações com a subjetividade humana. Ou seja, as obras desse período expressam as emoções e sentimentos.

Na arte pós-impressionista merecem destaque os artistas: Cézanne, Gauguin, Van Gogh, Seurat, Signac e Toulouse-Lautrec.

Aula 2

Atividades 1-) O que é o Impressionismo? Quando foi criado? a-) ( ) Movimento originado na França, século XIX b-) ( ) Movimento originado na Itália, século XX c-) ( ) Movimento originado no Japão, século XV d-) ( ) Nenhuma das alternativas

2-) Esse movimento artístico foi batizado em referência a obra “Impressão, Sol Nascente de____________________ um dos mais célebres pintores impressionistas de todos os tempos.

3-) Cite 2 artistas dentre os grandes pintores impressionistas:

____________________________________________________________________________ _____

4-) Para reproduzir suas obras os pintores impressionistas buscaram:

a-) ( ) captar as diferentes impressões de cores, luz e movimentos da natureza ao longo do dia.

b-) ( ) Preocupavam-se com os grandes temas históricos. c-) ( ) Tinham a imaginação e o sonho como inspiração. d-) ( ) Nenhuma das alternativas

5-) Sobre o período Pós-impressionismo, complete a frase:

Com obras que apresentavam um novo tipo de pincelada. Essa maneira inovadora de pintar ficou conhecida como______________, na qual a tinta é depositada na tela em pequenos pontos, fragmentando totalmente a imagem.

Referências

Documentos relacionados

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

Soneto Dormindo vi a cândida Poesia Testemunhos impressos – Obras de Domingos dos Reis Quita, chamado entre os da Arcadia Lusitana Alcino Micenio, segunda edição correcta, e

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Fita 1 Lado A - O entrevistado faz um resumo sobre o histórico da relação entre sua família e a região na qual está localizada a Fazenda Santo Inácio; diz que a Fazenda

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir