• Nenhum resultado encontrado

RESPEITANDO AS PESSOAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESPEITANDO AS PESSOAS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

RESPEITANDO AS PESSOAS

04 de julho de 2021 - MANHÃ

BASE BÍBLICA: Marcos 16.15; João 4.1-30; 13.15; Tiago 2.9; Romanos 2.11

VERSÍCULO DO MÊS: "Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também" — João 13.15

OBJETIVO: Deus não faz diferença entre as pessoas, Ele ama a todas! Se quisermos ser parecidos com Jesus, devemos também respeitá-las.

BASES DO CULTO

Boas-vindas: Recepcionar as crianças com alegria e amor para que elas se sintam bem recebidas, amadas e seguras, dessa forma, desenvolver um bom relacionamento com as mesmas. No momento de brincadeira, procure priorizar o companheirismo, compartilhar brinquedos, ter educação e organização.

• ABERTURA

Dar boas-vindas com muita empolgação, mostrando o valor de participar de um culto ao Senhor;

• LOUVOR

Explicar a letra, mensagem e ligação; estimular a terem uma vida de santidade; ensinar movimentos de rendição; chamar criança para fazer o louvor (se for o caso);

• OFERTA

Mostrar os conceitos e desafiar as Primícias; • VISITANTES

Valorizar o visitante; dar lembrança; abordar os pais; Convidar.

MENSAGEM

Após a morte do rei Salomão, Israel foi dividido em dois reinos: o reino do Norte, cuja capital era Samaria, e continuou com o nome de Israel; e o reino do Sul, cuja capital era Jerusalém, ficou conhecido como Judá. Havia uma rivalidade entre os judeus e os samaritanos, eles não se davam bem, um tinha preconceito do outro. Você sabe o que é preconceito? Preconceito é o ato de julgar algo ou alguém antes de conhecer o objeto de juízo. Na história de veremos como Jesus lidou com as diferenças e como Ele respeitava todas as pessoas. Hoje também temos as nossas diferenças, mas Deus não faz acepção de pessoas, ama a cada um de nós. Abra sua Bíblia em João 4.1-30, vamos ouvir esta história com atenção:

Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus discípulos.

(2)

Quando o Senhor ficou sabendo disso, saiu da Judeia e voltou uma vez mais à Galileia. Era-lhe necessário passar por Samaria. Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia. Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: "Dê-me um pouco de água". A mulher samaritana lhe perguntou: "Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?" (Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos.) Jesus lhe respondeu: "Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva". Disse a mulher: "O senhor não tem com que tirar a água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva? Acaso o senhor é maior do que o nosso pai, Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado? "Jesus respondeu: "Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna". A mulher lhe disse: "Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água". Ele lhe disse: "Vá, chame o seu marido e volte". "Não tenho marido", respondeu ela. Disse-lhe Jesus: "Você falou corretamente, dizendo que não tem marido. O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade". Disse a mulher: "Senhor, vejo que é profeta. Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar". Jesus declarou: "Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois, a salvação vem dos judeus. No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade". Disse a mulher: "Eu sei que o Messias (chamado Cristo) está para vir. Quando ele vier, explicará tudo para nós". Então Jesus declarou: "Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você". Naquele momento os seus discípulos voltaram e ficaram surpresos ao encontrá-lo conversando com uma mulher. Mas ninguém perguntou: "Que queres saber? " ou: "Por que estás conversando com ela? " Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo: "Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele

(3)

não é o Cristo? " Então saíram da cidade e foram para onde ele estava. Continue seguindo o exemplo de Jesus, que amou e respeitou as pessoas como elas eram, sem fazer diferença entre umas e outras. Mesmo sabendo que a mulher samaritana pertencia a um povo inimigo, e ainda sendo tão pecadora, Jesus falou com ela e a amou e respeitou. Se revelou a ela, e ela creu no evangelho. Assim, faça você também: ame e respeite as pessoas, sem fazer diferença entre elas.

Lembre-se: Deus nos fez diferentes uns dos outros, mas todos somos importantes para Ele!

MOMENTO DOS PEQUENOS GRUPOS

ATENÇÃO: Esse é o momento de aplicação da Palavra e de estimular a opinião da criança e exercer o Pastoreio Intencional da vida dela.

Perguntas sobre a história:

- O que entendeu sobre a história de hoje?

- Qual é a dificuldade que você tem em respeitar as pessoas? - Você lê a Bíblia todos os dias?

- Você entende a importância da Palavra de Deus e ser como Jesus?

Perguntas sobre a vida (Pastoreando):

- Pergunte como foi a sua semana, bem como os seus pedidos de oração; - Pergunte como está em casa, na escola, na Igreja, sempre sendo intencional; - Pergunte sobre como está a vida com Deus da criança;

(4)

RESPEITANDO AS PESSOAS

4 de julho de 2021 - NOITE

BASE BÍBLICA: Marcos 16.15; João 4.1-30; 13.15; Tiago 2.9; Romanos 2.11

VERSÍCULO DO MÊS: : "Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também" — João 13.15

OBJETIVO: Deus não faz diferença entre as pessoas, Ele ama a todas! Se quisermos ser parecidos com Jesus, devemos também respeitá-las.

BASES DO CULTO

Boas-vindas: Recepcionar as crianças com alegria e amor para que elas se sintam bem recebidas, amadas e seguras, dessa forma, desenvolver um bom relacionamento com as mesmas. No momento de brincadeira, procure priorizar o companheirismo, compartilhar brinquedos, ter educação e organização.

• ABERTURA

Dar boas-vindas com muita empolgação, mostrando o valor de participar de um culto ao Senhor;

• LOUVOR

Explicar a letra, mensagem e ligação; estimular a terem uma vida de santidade; ensinar movimentos de rendição; chamar uma criança para fazer o louvor (se for o caso); • OFERTA

Mostrar os conceitos e desafiar as Primícias; • VISITANTES

Valorizar o visitante; dar lembrança; abordar os pais; Convidar.

MENSAGEM

Você alguma vez parou para ver os tipos diferentes de pessoas que existem ao seu redor? E os tipos de povos que cercam o nosso país? Você pode dizer como eles são? Com isso, podemos perceber que Deus não fez todas as pessoas iguais, mas devemos amá-las e respeitá-las como elas são. Hoje pela manhã conhecemos uma história de como Deus respeitou e amou todas as pessoas.

1- Jesus falou com a mulher samaritana

Jesus não fazia acepção de pessoas. Você sabe o que significa a palavra "acepção"? Jesus sempre tratou todos com muito respeito e amor, mesmo lidando com diferentes

tipos de pessoas. A Bíblia nos ensina, em Deuteronômio 16.19, que não se deve fazer acepção de pessoas. E foi exatamente o que Jesus fez!

(5)

Lembrem-se de que nós devemos tratar bem a todos — brancos, negros, amarelos,

morenos, pobres, ricos, gordos, magros, etc. Lemos na Bíblia, em Tiago 2.9, Mas, se vocês tratam as pessoas pela aparência, estão pecando, e a lei os condena como culpados Jesus sabia que a mulher samaritana havia cometido muitos pecados. Ela sofria muito, pois as pessoas da sua cidade a desprezavam e não a respeitavam. Você sabe qual foi a estratégia que Jesus usou para começar a conversa com aquela mulher? É isso aí! Como Ele estava com sede, disse-lhe: "Você pode pegar um pouco de água para mim?".

A mulher ficou espantada, pois Jesus estava lhe dando atenção! Os judeus e os samaritanos eram inimigos. Eles não falavam uns com os outros. E a mulher samaritana ainda falou para Jesus: "Como pode! O Senhor está falando comigo? E ainda vem pedir água? Não está percebendo que sou uma samaritana?" Jesus disse a ela que poderia lhe dar algo melhor que a água do poço. Ela então ficou muito curiosa pra saber o que seria, e falou que estava esperando a chegada do Messias, o Salvador. Quando ela disse isso, Jesus imediatamente lhe ensinou algo tremendo. Vamos ver o que Jesus ensinou?

2- Jesus ensinou a mulher samaritana

Depois de conversar um tempo, Jesus ensinou para aquela mulher que Ele era o Messias, o Salvador prometido por Deus, que tanto ela esperava. E assim ela teve a alegria de receber a maravilhosa notícia pela boca do próprio Salvador. Enquanto Jesus ensinava a samaritana, os discípulos chegaram e ficaram admirados ao vê-Lo conversando com aquela mulher. Parece que eles não entenderam a atitude de Jesus. Quando Jesus Se revelou, ela ficou tão feliz que largou o seu jarro, correu à cidade para contar a novidade a muitas pessoas, e as convidou para ir até Jesus. As pessoas aceitaram o convite, acompanharam a samaritana e conversaram com Jesus, ouviram os ensinamentos Dele e creram que realmente Ele era o Salvador.

A Palavra de Deus, em Marcos 16.15,

"

Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.

Devemos ser imitadores de Jesus lembrar que Ele trata todas as pessoas com respeito. Ele se aproxima e fala com elas, Jesus ama todas as pessoas que se entregou na cruz para que que todo aquele que crê seja salvo. Seja como Jesus ensine todas as pessoas em como conhecer Jesus e ser salvo.

(6)

MOMENTO DOS PEQUENOS GRUPOS

ATENÇÃO: Esse é o momento de aplicação da Palavra e de estimular a opinião da criança e exercer o Pastoreio Intencional da vida dela.

Perguntas sobre a história:

- O que entendeu sobre a história de hoje?

- Qual é a dificuldade que você tem em respeitar as pessoas? - Você lê a Bíblia todos os dias?

- Por que precisamos ser como Jesus?

Perguntas sobre a vida (Pastoreando):

- Pergunte como foi a sua semana, bem como os seus pedidos de oração; - Pergunte como está em casa, na escola, na Igreja, sempre sendo intencional; - Pergunte sobre como está a vida com Deus da criança;

(7)

ATIVIDADE DA MANHÃ

(8)

ATIVIDADE DA MANHÃ

(9)

ATIVIDADE DA NOITE

(10)

ATIVIDADE DA NOITE

N O M E:_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Referências

Documentos relacionados

[r]

Na clássica passagem do quarto Evangelho, a mulher samaritana é apresentada como protagonista do anúncio do Reino após uma experiência com Jesus, que se revela, o

Na imagem abai- xo, por exemplo, as dimensões e o posicionamento dos personagens (Tio Sam e Cardoso) traduzem, em linguagem simples, o desnível geopolítico existente entre Brasil

João 4 registra o diálogo do Salvador com a mulher samaritana. Pelas regras sociais da época, não era apropriado que um homem conversasse a sós com uma mulher em público.

Ao beber água, você não está apenas "matando a sede", mas também dando retaguarda para os seus ossos por conta do magnésio e cálcio presentes, que ainda fazem bem

Observe este texto:.. "Era NECESSÁRIO Jesus atravessar a província de Samaria. CHEGOU, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a

Já antes, Nosso Senhor havia feito à mulher samaritana a promessa da água viva, ou seja, do Espírito Santo, amor substancial de Deus, que iria enviar- nos como fruto do

João 4.1-5: “Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus discípulos!. Quando