• Nenhum resultado encontrado

Projetos de Iluminação por Computador DIALux. Imagem: Cortesia Direcional Engenharia S.A.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projetos de Iluminação por Computador DIALux. Imagem: Cortesia Direcional Engenharia S.A."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Projetos de Iluminação por

Computador

– DIALux

Imagem: Cortesia Direcional Engenharia S.A.

Ver. 4.10.0.2

(2)

Você deverá desenvolver um esquema de iluminação para o escritório apresentado abaixo.

Inicie primeiramente o “ DIALux Light” , digitando os detalhes/ dados do cliente e criando o ambiente juntamente com os coeficientes de reflexão padrões.

Selecione a luminária “ DIAL USN- ID 2/ 54W T16 EVG ASQ500” no menu “ Catálogos - Banco de dados próprio” e defina o tipo de “ Montagem de luminárias” com haste de suspensão igual a 0, 5 m.

Utilize três linhas de luminárias paralelas às janelas, cada uma delas com três unidades e pressione “ Calcular” .

Após os cálculos analise os resultados obtidos e exporte os resultados para o formato PDF. Salve esse exercício como um arquivo DIALux.

Dados do cliente:

Empresa: Smith Electrics Ltd. Mr Will Smith Bright Street 33 56789 Lumen

Projeto: Projetando o escritório do Meier Junior.

(3)

Módulo 3a

Tarefa: Geometria interior

Você deverá desenvolver um esquema de iluminação para o escritório do diretor da Schriever Ltda.

Use o DIALux para criar a geometria do cômodo que está marcado pelo círculo vermelho, mostrado na imagem abaixo ( considerar que as janelas tem a altura do pé- direito: 2. 80 m) .

Abra o DIAlux e insira um novo ambiente interno. utilize o comando " Carregar ficheiro DWG ou DXF" para importar o arquivo . dwg da planta baixa do primeiro pavimento desse escritório. Esse arquivo a ser carregado está localizado em Desktop

Participant/3a_Interior_geomety/DX/CAD 3a_Schriever.dwg. A escala da planta é dada em

metros. Clique com o botão direito em cima da sala criada anteriormente para editar a mesma. Carregue cada ponto desta sala até o local correto da planta importada.

Clique no comando " Inserir janelas e portas" , ajuste as medidas e crie a janela, em seguida clique em " copiar ao longo de uma linha" utilizando o botão direito do mouse. Para isso, você precisa medir a distância entre duas janelas e digitar o número de cópias. Depois insira a porta e o pilar redondo no cômodo.

(4)

Tarefa adicional 1:

Clique em objetos e em seguida em " Corpo Padrão" para introduzir um " Corpo de extrusão" . Ajuste as medidas de acordo com a parte frontal do escritório e adicione um teto suspenso de forma que o pé- direito livre do cômodo seja reduzido em 20 cm nesta área.

Para a parte restante, continue usando o " Corpo de extrusão" para adicionar feixes compatíveis com o gride dos perfis das janelas.

(5)

Módulo 3a

Tarefa: Geometria interior

Tarefa adicional 2: Subdivisão das esquadrias para criação de filetes

Crie um “ Corpo de extrusão” e, na planta baixa, defina os pontos 1, 2, 3 e 4 como as quatro extremidades da janela. Defina H: 0. 0 5 m e Z: 0 . 80 para o filete de baixo. Para o filete de cima, Z: 200.

Confira se os painéis formados nas janelas estão com escala de acordo com as divisões realizadas.

(6)

Você deverá desenvolver um esquema de iluminação para a área externa da Schriever Ltd. Você recebeu por e-mail um arquivo .dwg da planta baixa do térreo (verificar Desktop

Participant/3b_Exterior_geomety/DX/CAD 3b_Schriever.dwg). A escala da planta é em metros.

Com o auxílio do arquivo .dwg importado, construa a geometria externa e coloque nomes para os elementos do térreo que forem inseridos. Para acessar o arquivo .dwg, clique em “Visão” e depois “DWG ou DXF Mostrar fundo”.

Insira um “Corpo de extrusão” sobre as áreas marcadas de vermelho na imagem abaixo e defina Altura: 0.12 m.

(7)

Módulo 3b

Tarefa: Geometria exterior

Cena externa criada no DIALux

Tarefa adicional 1:

Clique em “Visão” e depois em “Propriedades DWG ou DXF/ Seleção de suporte”. Feito isso, clique na aba “layer” e ative a layer “special_exercise” do AutoCAD. Depois clique em “Elementos do cenário externo” e arraste o “Elemento de solo redondo” para o lago e “Elemento de solo” para o caminho de pedestre. Por último clique com o botão direito sobre a forma e em “Editar elemento de solo”.

(8)

Tarefa: Mobiliário e objetos no espaço interior

Agora vamos adicionar o mobiliário da sala do CEO da Schriever Ltd.

Comece abrindo o arquivo .dwg: Desktop/Participant/4a_Furniture_objects_interior/Dx/

Participant4a_0.dlx

Adicione o mobiliário e os objetos à sala. Mova e rode os objetos com o mouse ou usando a aba “Projeto”.

Insira as prateleiras de acordo com as dimensões indicadas na planta baixa, usando a função “copiar ao longo de uma linha”.

Ao inserir objetos, procure colocá-los sobre a superfície de outros (quando for colocar um computador, por exemplo, insira-o sobre uma mesa).

(9)

Módulo 4a

Tarefa: Mobiliário e objetos no espaço interior

Tarefa adicional 1: Criando um trilho

Insira spotlights em um trilho de pingentes para valorizar a estante da sala. Serão necessárias três peças para formar o trilho. A forma de construção de cada uma das peças é exposta abaixo:

Perfil u: Primeiro, coloque a visão de planta do DIALux. Insira um

corpo de extrusão e, ainda na visão de planta, defina Comprimento: 0.100 m Largura: 0.100 e Altura: 3.00 m. A forma criada será de um retângulo de altura 3 metros e largura e comprimento de 0.1 metros. O passo seguinte é editar a geometria do corpo de extrusão. Para isso, clique com o botão direito sobre o ele e insira um novo ponto. Repita esse passo até formar um perfil em “u” (ver figura ao lado). Por último,

gire o trilho. Para isso, clique sobre o objeto e em “Rotação”, defina x: 90.0 e z: 90.0. Ajuste a altura usando a visão lateral.

Tubo cilíndrico: Insira um Cilindro vertical e defina C: 0.008 m L: 0.008 m e H: 0.300 m.

Posicione o tubo sobre o perfil “u” usando a visão lateral e de planta.

Copa dos cones: Primeiro adicione um cone e defina C: 0.070 m L: 0.070 m e H: 0.070

m. Depois insira um Paralelepípedo e defina C: 0.040 m L: 0.040 m e H: 0.040 m. Coloque a vista lateral do DIALux e sobreponha o cubo e o cone de modo que a superfície superior do cubo coincida com a superfície superior do cone. Selecione os dois volumes usando a tecla Shift e clique com o botão direito e vá em “Subtrair” (Subtrair do Cone). O resultado será o cone cortado na parte de cima. Para girá-lo, use os eixos coloridos. No final, junte as peças e forme um trilho como na imagem ao lado.

Use o comando “Copiar ao longo de uma linha” para o tubo cilíndrico e a copa dos cones.

Tarefa adicional 2: Salvando o mobiliário

Clique com o botão direito e em “Guardar objeto”. Exporte o mobiliário criado como um arquivo .sat para a área de trabalho.

(10)

Tarefa adicional 3: Criando e dividindo uma parede com uma porta

Abra o arquivo: Desktop/Participant/4a_Furniture_objects_interior/Dx/Participant4a_Z3_0.dlx

Insira uma parede para dividir os dois cômodos. Para isso, use um “Corpo de extrusão”. Depois insira um cubo de 1.20 m x 2.10 m para delimitar o vão da porta com a moldura. Por último, insira outro cubo de 2.00 m x 1.00 m de forma que sobre 10 cm para cada um dos lados da porta e subtraia esse cubo do primeiro. O resultado será a forma da porta com uma moldura.

Para criar a porta, insira um paralelepípedo de 2.00 m x 1.00 m e espessura de 5 cm e gire-a para deixá-la aberta.

Referências

Documentos relacionados

Porque às vezes a legislação tem uma finalidade e vai criando problemas que são difíceis de solucionar, como por exemplo, você libera recurso, o ente executa

Com o estudo anterior (AMARAL, 2009) sobre a evolução da infografia no meio, surgiram dúvidas a respeito de alguns exemplos pesquisados. Percebemos que a fronteira

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

¾ Segundo nível • Terceiro nível – Quarto nível A FAMÍLIA PROFIBUS A FAMÍLIA PROFIBUS PROFIBUS-FMS PROFIBUS-FMS é a solução de propósito geral para comunicação de

No presente estudo, catorze animais (34,15%) apresentavam algum tipo de parentesco procedente de oito diferentes propriedades rurais (26,66%), ora relacionado à vaca, ora ao touro,

As questões das decisões tomadas pelo doente gravitam, pois, à volta do seu consentimento com prévia informação e esclarecimento o que, se é determinante para

Adotam-se como compreensão da experiência estética as emoções e sentimentos nos processos de ensinar e aprender Matemática como um saber epistêmico. Nesse viés, Freire assinala

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that