• Nenhum resultado encontrado

Os valores das bolsas obedecerão aos seguintes parâmetros de distribuição da carga horária semanal dedicada ao PRONATEC e respectivos valores:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Os valores das bolsas obedecerão aos seguintes parâmetros de distribuição da carga horária semanal dedicada ao PRONATEC e respectivos valores:"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CHAMADA INTERNA SIMPLIFICADA DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS/CFP/UFCG Nº 07/2014 PARA OCUPAR O ENCARGO DE BOLSISTA NOS CURSOS DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC), OFERTADOS PELA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS/UFCG NA SEDE, NA UNIDADE DE SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE E NA UNIDADE DE ENSINO REMOTA DO CAMPUS DE POMBAL/UFCG.

A Direção da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (ETSC) do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no uso de suas atribuições, torna público, por meio deste Edital, o processo de abertura da Chamada Interna Simplificada de seleção de bolsistas da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras para desenvolver atividades de Professor, nos Cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, observadas as disposições contidas neste Edital, bem como as normas estabelecidas na Resolução nº 72, de 20 de dezembro 2011, na Lei nº 12.513/2011, e na Resolução CD/FNDE nº 3 DE 16 DE MARÇO DE 2012, que estabelecem orientações e diretrizes para a concessão de bolsas.

1. DO PROGRAMA

O PRONATEC tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. Esta ação intensifica a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

A presente seleção será regida por este Edital e será executada pela Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras/UFCG, por meio de uma Comissão Avaliadora. Os bolsistas selecionados atuarão com carga horária variável (vide quadro abaixo), recebendo uma bolsa de acordo com o estabelecido pela Resolução Nº 72/2011 do FNDE, pelo tempo de execução das atribuições, desde que não haja prejuízo à sua carga horária regular na UFCG. No caso de servidor ativo da carreira do Magistério Superior (MS), da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) ou servidor técnico-administrativo na função de professor no PRONATEC, a bolsa só poderá ser concedida no limite da mesma carga horária regular praticada na instituição, observado o máximo de 16 aulas (de 60 minutos cada) semanais. O quantitativo de vagas consta no ANEXO I. Os bolsistas perceberão seus vencimentos de acordo com a carga horária trabalhada.

Os valores das bolsas obedecerão aos seguintes parâmetros de distribuição da carga horária semanal dedicada ao PRONATEC e respectivos valores:

ENCARGO CARGA HORÁRIA

SEMANAL VALOR

Professor Até 16 horas R$ 50,00 (cinquenta reais) por aula (de 60 minutos)

(2)

3. DAS ATRIBUIÇÕES DOS BOLSISTAS

São atribuições dos profissionais bolsistas selecionados para os cursos constantes no ANEXO II: 3.1 Ao professor cabe:

3.1.1 planejar as aulas e atividades didáticas e ministrá-las aos beneficiários da Bolsa-Formação; 3.1.2 apresentar aos Supervisores o Plano de Curso;

3.1.3 discutir a execução das atividades letivas com os Supervisores;

3.1.4 adequar a oferta dos cursos às necessidades específicas do público-alvo;

3.1.5 registrar e manter organizada e atualizada a frequência e o desempenho acadêmico dos estudantes; 3.1.6 adequar conteúdos, materiais didáticos, mídias e bibliografia às necessidades dos estudantes;

3.1.7 propiciar espaço de acolhimento e debate junto aos estudantes no que concerne as atividades relativas a execução do curso;

3.1.8 avaliar o desempenho dos estudantes;

3.1.9 participar dos encontros de coordenação promovidos pelos coordenadores geral e adjunto; 3.1.10 zelar por toda a documentação das turmas sob sua responsabilidade;

3.1.11 agendar com antecedência mínima de 72 horas os materiais didáticos e recursos pedagógicos necessários às atividades docentes, bem como agendar com antecedência mínima de 15 dias as visitas técnicas de estudos e pesquisas de campo.

4. DOS REQUISITOS BÁSICOS

Somente serão válidas as inscrições dos candidatos que atendam aos seguintes requisitos: 4.1 Ser servidor ativo ou inativo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG);

4.2 Ter formação que atenda aos requisitos mínimos exigidos no ANEXO I;

4.3 No caso de servidor ativo, apresentar Autorização da Unidade Acadêmica da instituição (ANEXO IV), na qual é vinculado.

4.4 No caso de servidor ativo e inativo, apresentar o Termo de Compromisso preenchido e assinado (ANEXO V).

5. DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

5.1 A seleção dos bolsistas será feita mediante Análise Curricular (segundo pontuação discriminada nos quadros dos ANEXOS VI).

5.2 Informações contidas no Curriculum Vitae, que não estejam comprovadas, não serão objeto de análise e pontuação.

5.3 Em caso de empate entre dois ou mais candidatos da seleção, serão estabelecidos os critérios abaixo para desempate:

5.3.1 Para o encargo de Professor, serão aplicados, por ordem de precedência, os seguintes critérios de desempate:

a. maior tempo de exercício docente na instituição;

b. maior tempo de exercício como docente de cursos técnicos na instituição; c. maior pontuação na titulação; e

(3)

6. DAS INSCRIÇÕES

As inscrições serão gratuitas, e deverão ser feitas no Protocolo e encaminhadas à Coordenação Adjunta do PRONATEC do respectivo Campus, entre os dias 19/08/2014 à 21/08/2014, no horário das 07h00 às 11h00 horas e das 13h00 às 17h00 horas, ocasião em que o candidato deve apresentar:

6.1 Ficha de inscrição preenchida e assinada (ANEXO III); 6.2 Cópia do documento de identidade e CPF;

6.3 Cópia dos diplomas de graduação, pós graduação (maior titulação) ou ensino médio (conforme exigência de cada encargo; não serão aceitas atas de defesa);

6.4 Curriculum Vitae, devidamente comprovado;

6.5 Autorização da Unidade Acadêmica da instituição preenchida e assinada (ANEXO IV); 6.6 Termo de Compromisso preenchido e assinado (ANEXO V).

Orientações importantes:

a. Os candidatos deverão imprimir os anexos III, IV e V necessários para efetuar sua inscrição. b. Todos os campos da ficha de inscrição deverão ser preenchidos.

c. O candidato a professor poderá se inscrever em, no máximo, dois cursos, devendo preencher somente uma única ficha de inscrição.

d. Em caso de necessidade, caberá à Coordenação Geral do PRONATEC convocar o professor para atuar em mais de dois cursos.

e. Os candidatos aos encargos de Orientador, Supervisor e Apoio Acadêmico-Administrativo, deverão se inscrever para um único encargo, devendo preencher somente uma única ficha de inscrição.

f. A equipe responsável pelo processo seletivo não se responsabilizará por inscrições recebidas em desacordo com os termos deste Edital.

g. O candidato que preencher indevidamente a ficha de inscrição poderá ser eliminado.

h. Será permitida a inscrição por procuração acompanhada de cópias dos documentos de identidade do candidato e do procurador, além dos documentos exigidos para a inscrição. A procuração e as fotocópias dos documentos deverão ser anexadas ao Requerimento de Inscrição.

i. O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador, arcando com as consequências de eventuais erros de seu representante no preenchimento da Ficha de Inscrição.

j. Não serão aceitas as inscrições via fax, telegrama, internet ou outro meio que não seja o especificado neste Edital.

7. DAS VAGAS DOS ENCARGOS DE PROFESSOR

7.1 As vagas do encargo de professor se darão por curso e eixo tecnológico, conforme o Anexo II.

7.2 A aprovação não caracteriza obrigatoriedade da contratação para a realização das atribuições pelo profissional e consequente percepção de bolsa, pois esta última dependerá da demanda de alunos e da descentralização de recursos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação / MEC. 7.3 Caso haja contratação, a carga horária semanal será definida pela equipe gestora do PRONATEC, de

(4)

8. CRONOGRAMA DA CHAMADA INTERNA SIMPLIFICADA

PERÍODO ATIVIDADE

19 a 21/agosto/2014 Inscrições

27/agosto/2014 Resultado parcial

28/agosto/2014 Interposição de recursos 29/agosto/2014 Divulgação do resultado final 9. DA DIVULGAÇÃO DA CHAMADA INTERNA SIMPLIFICADA

9.1 O presente Edital de Seleção bem como os Editais complementares serão publicados no Boletim de serviços do Centro de Formação de Professores, no site da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras no endereço eletrônico http://www.cfp.ufcg.edu.br/etsc e no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da UFCG no endereço eletrônico http://extensao.ufcg.edu.br/ e nos sites das Unidades de Ensino Remotas, http://www.ces.ufcg.edu.br/ e http://www.ccta.ufcg.edu.br/.

10. DA COMISSÃO AVALIADORA:

10.1 O processo de seleção e classificação será coordenado por uma Comissão Avaliadora designada pelas Direções do Centro de Formação de Professores e da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras, do Campus Cajazeiras/UFCG, oficializada por meio de Portaria, sendo composta por 09 (nove) membros, sendo: Coordenador Geral, adjunto do Campus Cajazeiras, Coordenador-adjunto do Campus Sousa, Coordenador-Coordenador-adjunto do Campus Pombal, Coordenador-Coordenador-adjunto do Campus Campina Grande, Coordenador-adjunto do Campus Cuité, Coordenador-adjunto do Núcleo de Extensão da Bacia do Rio do Peixe, 01 (um) Membro da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (PROPEX/UFCG) e 01 (um) Membro do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão/CFP/UFCG. 10.2 A referida comissão será presidida pelo Coordenador-Geral da Bolsa-Formação do PRONATEC. 10.3 Na ausência do Coordenador-Geral, a comissão será presidida por um Coordenador-Adjunto. 10.4 Os membros da Comissão Avaliadora não poderão participar deste processo seletivo.

10.5 A Comissão Avaliadora deste processo seletivo somente poderá desenvolver os trabalhos com, no mínimo, cinco membros.

11. DOS RECURSOS

11.1 O recurso referente ao Resultado da Chamada Interna Simplificada deverá ser protocolado pela parte interessada, através de Requerimento dirigido à Comissão Avaliadora do PRONATEC, no Campus Cajazeiras, promotor do processo seletivo conforme o Anexo VII, no prazo estabelecido no Cronograma desta Chamada Interna Simplificada.

11.2 A interposição de recurso deverá conter, com precisão, os pontos a serem revisados, fundamentados com lógica e consistência em seus argumentos e estar devidamente assinada.

11.3 Não serão recebidos novos documentos que deveriam ter sido entregues no prazo de inscrição. 11.4 Não serão apreciados os recursos intempestivos e sem fundamentação técnica ou que não guardem

relação com o objeto deste processo seletivo.

11.5 Não serão aceitos os recursos interpostos via fax, telegrama, internet ou outro meio que não seja o especificado neste Edital.

(5)

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar os resultados e demais publicações referentes a este Edital.

12.2 Caso necessário, a Comissão avaliadora reserva-se o direito de prorrogar os prazos descritos no Cronograma.

12.3 A seleção do candidato neste edital gera apenas a expectativa de convocação por parte do PRONATEC / UFCG.

12.4 Os candidatos selecionados somente perceberão bolsas se respeitadas as normas estabelecidas na Resolução CD/FNDE Nº 72 de 20/12/2011.

12.5 O bolsista selecionado somente poderá desenvolver atividades do PRONATEC 2014, mediante Autorização da Secretaria de Recursos Humanos da UFCG, que será solicitada pela Coordenação Geral do PRONATEC, após o resultado final deste processo seletivo. Em caso de não ser autorizada a sua participação no Programa, o candidato será comunicado pela Coordenação Geral do PRONATEC.

12.6 Em caso de necessidade, caberá à Coordenação Geral do PRONATEC, delegar funções específicas aos ocupantes dos encargos de orientador, supervisor e apoio acadêmico-administrativo.

12.7 Este processo seletivo terá validade de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período. 12.8 Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Geral e Comissão Avaliadora do PRONATEC

da UFCG.

Cajazeiras – PB, 18 de Agosto de 2014.

Welington Bezerra de Sousa Diretor da ETSC / CFP / UFCG

Antônio Fernandes Filho Diretor do CFP / UFCG

Rosilene Dias Montenegro

(6)

ANEXO I

Quadro 01. Quantitativo de vagas para o encargo de Professor dos Cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC) do PRONATEC a serem ofertados pela ETSC – 2014.

Unidade Curso Nº de vagas Formação exigida

C AJAZ E IR AS 1. RECREADOR-MONITOR 02

Graduação em Pedagogia; com experiência profissional ou com formação pós-graduada em Educação ou áreas afins.

2. RECEPCIONISTA

CADASTRO DE RESERVA

Graduação em qualquer área; com experiência profissional ou formação pós-graduada em administração, ou áreas afins.

PO MB AL 1. OPERADOR DE PROCESSAMENTO DE FRUTAS E HORTALIÇAS 03

Graduação em Química ou Química Industrial ou Licenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Agronomia.

2. PRODUTOR DE DERIVADO DO LEITE

02

Graduação em Engenharia de Alimentos ou Química ou Química Industrial ou Licenciatura em Ciências com habilitação em Química.

3. PRODUTOR DE

QUEIJO 02

Graduação em Engenharia de Alimentos ou Química ou Química Industrial ou Licenciatura em Ciências com habilitação em Química.

SJR P 1. AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS CADASTRO DE RESERVA

Graduação em Enfermagem; com experiência profissional ou formação pós-graduada em Saúde.

2. CUIDADOR DO IDOSO

CADASTRO DE RESERVA

Graduação em Enfermagem; com experiência profissional ou formação pós-graduada em Saúde.

(7)

ANEXO II

Quadro dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do PRONATEC e respectivas cargas horárias. CURSOS POR EIXOS TECNOLÓGICOS

Eixo Tecnológico – Ambiente e Saúde Carga Horária

1. AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS 240

2. CUIDADOR DE IDOSO 180

Eixo Tecnológico – Desenvolvimento Educacional e Social Carga Horária

1. RECREADOR-MONITOR 160

2. RECEPCIONISTA 160

Eixo Tecnológico – Produção Alimentícia Carga Horária 1. OPERADOR DE PROCESSAMENTO DE FRUTAS E

HORTALIÇAS 270

2. PRODUTOR DE QUEIJO 200

(8)

ANEXO III

FICHADE INSCRIÇÃO

Assinale o encargo para o qual você vai concorrer: Professor(a)

Informar os cursos aos quais quer concorrer (máximo dois) e a Unidade de Ensino:

1ª opção_____________________________________________________________________________ 2ª opção_____________________________________________________________________________ DADOS PESSOAIS

Nome:____________________________________________________________________________________ CPF: _______-_______-_______-_____ RG: _____________________________ Data de emissão: ___/___/___ Data de nascimento: _____/______/_________ Matrícula SIAPE: ___________________________________ Endereço residencial: _______________________________________________________________ Nº _____ Município: ______________________________________ UF: _________________ CEP: ___________-_____ Telefone residencial: ( ) _____________________________

Celular 1: ( ) _________-_________ Operadora _________ Celular 2: ( ) _________-_________ Operadora _________

e-mail: ______________________________________________________ Nº PIS / PASEP: _______________________________________________

Banco: _______________________________________ Nº agência: ________ Conta corrente nº: ____________ DADOS PROFISSIONAIS

Cargo/função na UFCG:

_________________________________________________________________________ Carga horária de trabalho ____________ horas – DE ( )

INFORMAÇÕES ACADÊMICAS

Graduação____________________________________________________________ Instituição ___________ Pós-graduação (maior titulação)_____________________________________________Instituição ____________ DISPONIBILIDADE PARA O PRONATEC:

( ) Declaro estar ciente de que as aulas do PRONATEC ocorrerão, preferencialmente, no período noturno, de segunda à sexta-feira.

______________________ – PB, ____ de ________________ de 2014 _____________________________

(9)

ANEXO IV

AUTORIZAÇÃO DA UNIDADE ACADÊMICA PARA PROFESSOR

Considerando o disposto na Resolução nº 72, de 20 de dezembro 2011, na Lei nº 12.513/2011 CD/FNDE, que afirma que “a bolsa só poderá ser concedida mediante apresentação de autorização do setor ao qual o servidor é vinculado”, é obrigatória a apresentação desta autorização.

Autorizo o(a) Servidor(a)

_______________________________________________________________________, Matrícula SIAPE Nº _________________________________, lotado(a) na Unidade Acadêmica __________________________________________________________________________________________, com a carga horária _______horas/semana, neste Centro de _____________________________________________________________________________ /UFCG, em caso de aprovação no processo seletivo interno do PRONATEC, desenvolver as atividades no referido programa. Declaro ainda que o desenvolvimento de tais atividades pelo(a) servidor(a) não prejudicarão a carga horária regular de atuação do mesmo neste Campus.

Caso o Servidor atue como Docente, elencar as disciplinas no quadro abaixo:

DISCIPLINAS MINISTRADAS PELO PROFESSOR CARGA HORÁRIA

SEMANAL 01 02 03 04 05

CARGA HORÁRIA TOTAL

____________________________– PB, ____ de ____________ de 2014

_________________________________________________________ Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica

(10)

ANEXO V

T E R M O DE C O M P R O M I S S O (Para todos os encargos)

Eu, __________________________________________________________, portador(a) do CPF nº___________________, SIAPE nº ________________, candidato(a) inscrito(a) para a Chamada Interna Simplificada de Servidores do Campus _________________________/ UFCG para atuar nos Cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, DECLARO ter ciência das informações contidas nesta Chamada Interna Simplificada da ETSC/CFP/UFCG e das obrigações inerentes à qualidade de bolsista no âmbito do PRONATEC, e nesse sentido, COMPROMETO-ME a respeitar as seguintes cláusulas:

I – atuar na função de bolsista/PRONATEC, não comprometendo minha carga horária de trabalho regular junto à UFCG;

II – comprovar desempenho satisfatório, sob pena de suspensão da bolsa ou desligamento do Programa, consoante as normas definidas pela Gestão Geral do PRONATEC/UFCG e pela RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº. 04 de 16/março/2012;

III – cumprir as atribuições determinadas pela RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº. 04 de 16 de março/2012 atendendo os prazos solicitados pela Equipe Gestora do Programa no campus, bem como pela Gestão Geral do PRONATEC na UFCG.

Outrossim, declaro ter ciência de que o descumprimento do compromisso acima e/ou a prática de qualquer ato de má-fé resultará(ão) no cancelamento da bolsa, com a restituição proporcional e imediata dos recursos, de acordo com os parâmetros previstos em lei competente, além de minha exclusão do PRONATEC e inabilitação nos próximos processos seletivos desse Programa e que são de minha inteira responsabilidade, serem exatas e verdadeiras as informações aqui prestadas, sob pena de responsabilidade administrativa, civil e penal e, estou ciente de que, nos termos do § 1º do art. 9 da Lei 12.513 de 26/10/2011 e as horas trabalhadas, quando desempenhadas durante a minha jornada de trabalho, deverão ser compensadas.

____________________ – PB, _____ de ________________de 2014

__________________________________________________ Assinatura do servidor(a)

(11)

ANEXO VI

QUADRO COM OS VALORES DE PONTUAÇÃO PARA ANALISE DO CURRÍCULO DE PROFESSOR / PRONATEC

CRITÉRIOS PONTUAÇÃO PONTUAÇÃO OBTIDA

1. Doutorado em qualquer área* 10 pontos 2. Mestrado em qualquer área* 08 pontos 3. Especialização em qualquer

área (mínimo de 360 horas)*

06 pontos

4. Graduação** 05 pontos

5. Experiência profissional na área do curso pretendido 10 pontos 6. Participação comprovada na elaboração da proposta do curso pretendido 10 pontos

7. Docência por disciplina nos cursos técnicos e/ou graduação da UFCG nos últimos 18 meses (5 pontos por semestre)

15 pontos

8. Produção bibliográfica (artigos, capítulos de livro, livros, ensaios e resenhas)

03 pontos para cada produção nos últimos três anos, limitado ao

máximo de 15 pontos 9. Atuação em comissões da

UFCG; programas/projetos de ensino, pesquisa e extensão na UFCG; elaboração/revisão de projetos pedagógicos na UFCG; coordenação de ensino na UFCG.

03 pontos para cada atividade nos últimos dois anos, limitado ao

máximo de 15 pontos

10. Tempo de serviço na UFCG 1,5 pontos por ano de trabalho, limitado ao máximo de 12 pontos. 11. Ter ministrado palestras,

mini-cursos, treinamentos, oficinas, simpósios, seminários, mesas redondas (participação) e conferências em Instituições de ensino.

02 pontos por certificado comprovado, limitado ao máximo de

8 pontos.

PONTUAÇÃO MÁXIMA 100 PONTOS

*A titulação da pós-graduação não será cumulativa, sendo contabilizado apenas um único título com a maior pontuação.

(12)

ANEXO VII

RECURSO ADMINISTRATIVO – BOLSISTA À Comissão Avaliadora:

Através deste instrumento interponho recurso administrativo contra:

___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ FUNDAMENTAÇÃO: ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ Nome completo do candidato:

_______________________________________________________________ Tel: Fixo( ) ________________ Cel. ( ) ____________________ Email:__________________________________________________________

______________, ____de _______________de 2014 ______________________________________

Referências

Documentos relacionados

Quanto ao sistema de rotulagem, pode-se dizer que o repositório apresenta falhas, pois apresenta rótulos redundantes, inconsistência (títulos em idiomas

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

4 – Caracterização do posto de trabalho: O posto de trabalho carateriza-se pelo exercício de funções na carreira geral de Técnico Superior, tal como descrito no anexo a que

A Páscoa Judaica ou Pessach (palavra hebraica que significa passagem) é uma festa religiosa comemorada pelo povo judeu, evocando a passagem da escravidão no Egito para a

Thiago Nunes Soares, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / UFPE __________________________. Todos os trabalhos foram avaliadores por

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de