• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 001/2012 PROCESSO N HABILITAÇÃO PARA COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 001/2012 PROCESSO N HABILITAÇÃO PARA COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Reitoria

EDITAL DE CREDENCIAMENTO

Nº 001/2012

PROCESSO N° 23419.000300.2012-24

HABILITAÇÃO PARA COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA

O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL, através da Comissão nomeada pela Portaria n°. 717, de 07 de novembro de 2011, considerando o que dispõe o artigo 225 da Constituição Federal de 1988, e visando o atendimento ao Decreto n°. 5.940/ 2006, vem por meio deste, selecionar as Associações e Cooperativas de catadores de materiais recicláveis aptas a receberem os resíduos produzidos neste Instituto (Reitoria e Câmpus Bento Gonçalves), que atendam aos requisitos estabelecidos no art. 3º do referido Decreto.

RECEBIMENTO DA DOCUMENTAÇÃO PARA HABILITAÇÃO Período: de 07 a 11 de maio de 2012.

Horário: 14h às 17h.

FORMALIZAÇÃO DE CONSULTAS E EDITAL:

- www.ifrs.edu.br, LICITAÇÕES, Habilitação para Coleta Seletiva Solidária (atalho: http://www.ifrs.edu.br/site/conteudo.php?cat=183)

- e-mail para esclarecimentos: coletaseletiva@ifrs.edu.br - telefone: (54) 3449-3364

(2)

CONVOCAÇÃO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, por meio da Comissão nomeada pela Portaria n°. 717, de 07/11/20 11, torna público o presente edital de convocação, no qual realizar-se-á procedimento de habilitação de associações e cooperativas de catadores de material reciclável, observando-se os termos da Decreto n°. 5.940, de 25/10/2006, conforme as especificações e condições a seguir:

1. DO OBJETO

1.1 – Seleção das Associações e Cooperativas de Catadores de materiais recicláveis aptas a receberem os resíduos produzidos neste Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Reitoria e Câmpus Bento Gonçalves).

2. DO ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO PARA HABILITAÇÃO

2.1 – A entrega da documentação para habilitação será realizada de 07 a 11 de maio de 2012, no horário de 14h às 17h, no seguinte endereço: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Rua General Osório, 348, 7° andar - sala 701, Centro, em Bento Gonçalves/RS, CEP 95700-000. O edital estará disponível no mesmo endereço ou no site www.ifrs.edu.br, LICITAÇÕES, Habilitação para Coleta Seletiva Solidária (atalho: http://www.ifrs.edu.br/site/conteudo.php?cat=183).

3. DO ACORDO E SORTEIO

3.1 – Após o exame e avaliação da documentação pela Comissão, será realizada uma reunião com os representantes das associações/cooperativas habilitadas para firmar acordo de partilha dos resíduos recicláveis descartados, na data de 28 de maio de 2012. Caso as associações/cooperativas não entrem em acordo, será realizado sorteio de classificação, em sessão pública, na data de 30 de maio de 2012.

4. DA PARTICIPAÇÃO NO PROCEDIMENTO

4.1 Somente poderão participar do procedimento de Habilitação as Associações e Cooperativas de catadores de materiais recicláveis que atenderem aos requisitos de habilitação constante no art. 3° do Decreto 5.940/2 006.

5. DA REPRESENTAÇÃO E DO CREDENCIAMENTO

5.1 Cada ato das Associações ou Cooperativas deverá ser executado por representante legal ou por procurador, devidamente credenciado, sendo o único admitido a intervir nas fases dos procedimentos de Habilitação e a responder por sua Associação ou Cooperativa, para todos os atos e efeitos previstos neste Edital.

5.2 Por credenciamento entende-se a apresentação conjunta dos seguintes documentos: 5.2.1- Estatuto da Entidade;

5.2.2- Ata da Fundação da Entidade;

5.2.3- Ata da Posse da Diretoria Administrativa;

(3)

5.2.5- Cópia do Cadastro Nacional de Pessoa Física -CPF do responsável pela entidade; 5.2.6- Declaração de que tratam os incisos III e IV do art. 3º do Decreto n°. 5940/2006 (Anexo I).

5.2.7 Não será admitida a participação de um mesmo representante para mais de uma Associação ou Cooperativa.

6. DA HABILITAÇÃO

6.1 Para estarem as Associações ou Cooperativas habilitadas, deverão ser atendidos os itens 6.2 a 6.6 durante o período de habilitação, conforme cronograma no Anexo III.

6.2 Apresentação de original ou cópia autenticada do Ato Constitutivo e Estatuto Social que comprove personalidade jurídica de Associação ou Cooperativa;

6.3 Esteja formalmente constituída por catadores de materiais recicláveis; 6.4 Não possua fins lucrativos;

6.5 Entrega de declaração de que possui infra-estrutura para realizar a triagem e a classificação dos resíduos recicláveis descartado, além de apresentar o sistema de rateio entre os associados e cooperados (conforme modelo no Anexo I). Também deverá ser entregue a documentação relacionada no item 5, a fim de credenciar o representante de cada Associação ou Cooperativa.

6.6 A data de apresentação e entrega dos documentos de habilitação, reunião de partilha e, se necessário, sorteio de classificação em seção pública será realizado na data prevista no item 3 deste Edital.

6.7 Quanto à divulgação das Associações ou Cooperativas habilitadas, a Comissão competente fará em 07 (sete) dias úteis a partir da data de encerramento do recebimento da documentação, sendo publicado o resultado no Diário Oficial da União, em jornal de grande circulação e no site do IFRS.

6.8 Caso alguma Associação ou Cooperativa deseje interpor recurso contra o resultado da habilitação, deverá apresentá-lo formalmente até o terceiro dia útil, a partir da divulgação das Cooperativas ou Associações habilitadas das 14h às 17h, no seguinte endereço: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Rua General Osório, n° 348 – Centro – Bento Gonçalves/RS – CEP 95700-000.

6.9 Não haverá nenhuma restrição para participação de novo processo de habilitação e classificação das Associações ou Cooperativas que já foram beneficiadas, desde que estejam regularizadas perante o IFRS.

7. DA COLETA

7.1 A coleta deverá ser realizada nos dias e horários definidos pela Comissão para a Coletiva Seletiva e os associados e/ou cooperados não podem deixar de recolher os materiais nas datas previamente agendadas.

7.2 Devem comparecer com antecedência de 02 (dois) dias do recolhimento dos materiais, no horário determinado pela Comissão para a coleta seletiva, 02 (dois) associados ou cooperados para auxiliar na armazenagem dos mesmos.

(4)

8. DAS OBRIGAÇÕES DO IFRS

a) Efetuar a coleta seletiva dos materiais recicláveis, evitando a sua disposição como lixo; b) Armazenar o material em local seguro, protegido contra intempéries e ações de degradação, até que se tenha acumulado um volume que justifique, a seu critério, a coleta dos resíduos; c) Acompanhar as atividades de execução deste Termo de Compromisso, avaliando os resultados por intermédio da Comissão de Coleta Seletiva constituída;

d) Analisar as propostas de reformulação do Termo de Compromisso, apresentadas previamente, por escrito à Comissão, acompanhadas de justificativas, desde que não impliquem mudanças do objeto;

e) Normatizar, controlar e fiscalizar a execução deste Termo de Compromisso, inclusive, se for o caso, reorientando as ações de modo a evitar a descontinuidade das ações pactuadas; f) Fortalecer ações de sensibilização dos servidores públicos para participação na coleta seletiva solidária.

9. DAS OBRIGAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO/COOPERATIVA HABILITADA

a) Executar as atividades previstas neste Termo de Compromisso com rigorosa observância ao objetivo pactuado, visando à promoção social dos catadores de materiais recicláveis, não permitindo a utilização do material para finalidade diversa;

b) Entregar no DESTINADOR, até a data da primeira coleta, a lista com os nomes dos catadores, responsáveis pela coleta nos prédios do IFRS.

c) Não permitir a participação de terceiros não-cooperados ou associados na consecução do objeto do presente Termo, ainda que a título gratuito ou mediante relação empregatícia;

d) Permanecer nas dependências do DESTINADOR apenas o tempo necessário para realizar a coleta de forma responsável e eficiente, para identificar materiais que possam interessar à coleta seletiva e para efetuar contatos com os servidores da limpeza, representantes da Comissão da Coleta Seletiva, necessários a ajustes e melhoria do processo, no caso do IFRS deixar de fazer a coleta;

e) Transportar, semanalmente ou outro tempo acordado, os volumes coletados diretamente da sede do DESTINADOR, na REITORIA e no CÂMPUS BENTO GONÇALVES até o galpão de triagem dos DESTINATÁRIOS;

f) Zelar pela limpeza e higienização durante a coleta e o transporte dos materiais recicláveis até o galpão de triagem;

g) Responsabilizar-se por quaisquer danos ou prejuízos causados, dolosa ou culposamente, decorrentes de conduta inadequada dos cooperados ou associados, no desempenho de suas funções, nas dependências do órgão DESTINADOR; bem como por quaisquer acidentes de que possam ser vítimas seus cooperados ou associados, ou que estes venham causar a terceiros, obrigando-se à reparação e/ou à indenização, conforme o caso;

h) Arcar com quaisquer ônus de natureza trabalhista, previdenciária ou social, decorrentes dos recursos humanos utilizados nos procedimentos de coleta, bem como todos os ônus tributários ou extraordinários incidentes;

i) Apresentar relatório e planilhas, com freqüência a ser estipulada pela Comissão de Coleta Seletiva, explicitando os resultados e benefícios obtidos por meio da coleta seletiva solidária, bem como fornecer informações ao DESTINADOR, sempre que solicitado;

(5)

j) Fornecer ao DESTINADOR, sempre que solicitado, amostras de produtos derivados de reciclagem, que possam ser utilizados para promover o Programa de Coleta Seletiva Solidária; k) Comunicar, imediatamente e por escrito, qualquer anormalidade no cumprimento rotineiro do pactuado neste Termo de Compromisso;

l) Não contratar trabalho noturno, perigoso ou insalubre aos menores de dezoito anos, nem qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos, em conformidade ao disposto no art. 7°, XXXIII, da Constituição Federal;

m) Apresentar no ato da assinatura do Termo, e semestralmente, informações socioeconômicas da entidade;

n) Fornecer relação dos associados e cooperados que assumirão a responsabilidade pela execução dos serviços constantes no objeto deste Termo de Compromisso;

o) Garantir que o sigilo das informações contidas nos papéis e/ou outros resíduos não sejam violados;

OBSERVAÇÃO: Caso os resíduos não sejam recolhidos pelo DESTINATÁRIO nos dias e horários preestabelecidos pela Comissão de Coleta Seletiva, junto à Cooperativa, a Comissão poderá, a seu critério, providenciar a destinação dos materiais, para que seus trabalhos não fiquem prejudicados, ficando o DESTINATÁRIO sujeito a advertência, e em caso de reincidência, ficará sujeito a rescisão do termo de compromisso.

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1 Todas as comunicações referentes à realização da coleta, bem como qualquer alteração no estatuto social, razão social, CNPJ, endereço, telefone, fax ou outros dados pertinentes, serão considerados como regularmente feitas, se entregues ou remetidas pela Associação ou Cooperativa, através de protocolo, encaminhado a Comissão de Coleta Seletiva.

10.2 Só será permitida a permanência dos associados ou cooperados designados pela Associação ou Cooperativa nas dependências habitadas pelo IFRS (Reitoria e Câmpus Bento Gonçalves) durante período em que estiverem realizando a coleta.

10.3 A verificação do cumprimento da legislação vigente, por parte do IFRS, relacionado ao Termo de Compromisso (Anexo III), não exclui nem reduz a responsabilidade da Associação ou Cooperativa com o fiel cumprimento de qualquer disposição legal.

11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1 - A presente Convocação não importará necessariamente na contratação da Associação ou Cooperativa, podendo a Administração do IFRS revogá-la, no todo ou em parte, por razões de interesse público derivadas de fato superveniente comprovado, ou anulá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação mediante ato escrito e fundamentado, sendo dada a devida ciência aos habilitados, por meio de publicação no órgão oficial.

11.2 - Os atos e decisões referentes a este processo habilitatório poderão ser comunicados aos interessados, por qualquer meio de comunicação que comprove o recebimento ou, ainda, mediante publicação no Diário Oficial da União e no sítio eletrônico do IFRS.

11.3 - Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subseqüente, no mesmo horário anteriormente estabelecido, desde que não haja comunicação em contrário.

(6)

11.4- O presente Edital encontra-se disponível no site www.ifrs.edu.br, LICITAÇÕES, Habilitação para Coleta Seletiva Solidária (atalho: http://www.ifrs.edu.br/site/conteudo.php?cat=183); e no IFRS, localizado na Rua General Osório, 348 – 7° andar – Bairro Centro, em Bento Gonçalves/RS – CEP 95700-000, telefone (54) 3449-3344, em dias úteis, no horário das 8h às 17h.

11.5 Os casos omissos serão decididos pela Comissão de Coleta Seletiva, em conformidade com as disposições legais e princípios gerais do direito.

11.6 - As normas disciplinadoras da convocação serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os interessados, desde que não comprometam o interesse da Administração, a finalidade e a segurança da execução da coleta seletiva.

11.7 - Fazem parte integrante deste Edital:

Anexo I - Declaração de que Cumpre as Exigências do Artigo 3º, III e IV, do Decreto Nº 5.940, de 25 de outubro de 2006;

Anexo II - Minuta de Termo de Compromisso. Anexo III - Cronograma

Bento Gonçalves, 28 de março de 2012.

GERSON RAFAEL JUCHEM

Representante da Comissão de Coleta Seletiva Solidária - Reitoria

LEANE MARIA FILIPETTO

(7)

ANEXO I

(DECLARAÇÃO DE QUE CUMPRE AS EXIGÊNCIAS DO ARTIGO 3º, III E IV, DO DECRETO Nº 5.940, DE 25 DE OUTUBRO DE 2006)

...(Razão Social da associação ou cooperativa), ...(nº de inscrição no CNPJ), com sede em ...(endereço completo), por intermédio de seu representante legal infra-assinado, e para os devidos fins, declara expressamente que:

a) Possui infra-estrutura para realizar a triagem e a classificação dos resíduos recicláveis descartados; e

b) Apresenta o sistema de rateio entre os associados/cooperados (identificar nominalmente cada um).

Bento Gonçalves,...de...de 2012.

________________________________________ (Representante Legal da Associação/Cooperativa)

(8)

ANEXO II

TERMO DE COMPROMISSO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e

Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, autarquia

do Poder Executivo da União, com sede à Rua General Osório, 348 – Bairro Centro, em Bento Gonçalves/RS, CNPJ nº. 10.637.926/0001-46, a seguir designado DESTINADOR, neste ato representado por seu Reitor, Cláudia Schiedeck

Soares de Souza, e do outro lado as seguintes

entidades:..., situada à Rua...., CNPJ nº...., neste ato representada por seu Presidente,…...., doravante denominados DESTINATÁRIOS, celebram o presente Termo, com base no Decreto nº 5.940, de 25/10/2006, e na Lei nº 12.305, de 02/08/2010, que institui a separação de resíduos recicláveis em órgãos e entidades da Administração Pública Federal Direta e Indireta, e instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, respectivamente, como segue:

CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO

O presente Termo de Compromisso tem por objeto a destinação de materiais recicláveis descartados (a serem especificados pelo órgão – ver Decreto 5940/06) às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, para fins de reciclagem, com avaliação anual.

CLÁUSULA SEGUNDA – DAS OBRIGAÇÕES DOS PARTÍCIPES I - Compete ao DESTINADOR(A):

a) Efetuar a coleta seletiva interna dos materiais recicláveis, evitando a sua disposição como lixo;

b) Armazenar o material em local seguro, protegido contra intempéries e ações de degradação, até que se tenha acumulado um volume que justifique a coleta pela equipe da DESTINATÁRIA;

c) Acompanhar as atividades de execução deste Termo de Compromisso, avaliando os resultados por intermédio da Comissão de Coleta Seletiva;

d) Analisar as propostas de reformulação do Termo de Compromisso, desde que não impliquem mudanças do objeto; as referidas propostas devem ser apresentadas previamente, por escrito, acompanhadas de justificativas.

e) Normatizar, controlar e fiscalizar a execução deste Termo de Compromisso, inclusive, se for o caso, reorientando as ações, assumindo e/ou responsabilizando-se pelo mesmo, em virtude de paralisação das atividades ou de qualquer outro fato relevante que venha a ocorrer, de modo a evitar a descontinuidade das ações pactuadas;

f) Fortalecer ações de sensibilização dos servidores públicos para participação na coleta seletiva solidária.

(9)

II – Compete à DESTINATÁRIA:

a) Executar as atividades previstas neste Termo de Compromisso com rigorosa observância ao objetivo pactuado, visando à promoção social dos catadores de materiais recicláveis, não permitindo a utilização do material para finalidade diversa; b) Entregar no DESTINADOR, até a data da primeira coleta, a lista com os nomes dos

catadores, responsáveis pela coleta nos prédios do IFRS.

c) Não permitir a participação de terceiros não-cooperados ou associados na consecução do objeto do presente Termo, ainda que a título gratuito ou mediante relação empregatícia;

d) Permanecer nas dependências do DESTINADOR apenas o tempo necessário para realizar a coleta de forma responsável e eficiente, para identificar materiais que possam interessar à coleta seletiva e para efetuar contatos com os servidores da limpeza, representantes da Comissão da Coleta Seletiva, necessários a ajustes e melhoria do processo, no caso do IFRS deixar de fazer a coleta;

e) Transportar, semanalmente ou outro tempo acordado, os volumes coletados diretamente da sede do DESTINADOR, na REITORIA e no CÂMPUS BENTO GONÇALVES até o galpão de triagem dos DESTINATÁRIOS;

f) Zelar pela limpeza e higienização durante a coleta e o transporte dos materiais recicláveis até o galpão de triagem;

g) Responsabilizar-se por quaisquer danos ou prejuízos causados, dolosa ou culposamente, decorrentes de conduta inadequada dos cooperados ou associados, no desempenho de suas funções, nas dependências do órgão DESTINADOR; bem como por quaisquer acidentes de que possam ser vítimas seus cooperados ou associados, ou que estes venham causar a terceiros, obrigando-se à reparação e/ou à indenização, conforme o caso;

h) Arcar com quaisquer ônus de natureza trabalhista, previdenciária ou social, decorrentes dos recursos humanos utilizados nos procedimentos de coleta, bem como todos os ônus tributários ou extraordinários incidentes;

i) Apresentar relatório e planilhas, com freqüência a ser estipulada pela Comissão de Coleta Seletiva, explicitando os resultados e benefícios obtidos por meio da coleta seletiva solidária, bem como fornecer informações ao DESTINADOR, sempre que solicitado;

j) Fornecer ao DESTINADOR, sempre que solicitado, amostras de produtos derivados de reciclagem, que possam ser utilizados para promover o Programa de Coleta Seletiva Solidária;

k) Comunicar, imediatamente e por escrito, qualquer anormalidade no cumprimento rotineiro do pactuado neste Termo de Compromisso;

l) Não contratar trabalho noturno, perigoso ou insalubre aos menores de dezoito anos, nem qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos, em conformidade ao disposto no art. 7°, XXXIII, da Constituição Federal;

m) Apresentar no ato da assinatura do Termo, e semestralmente, informações socioeconômicas da entidade;

n) Fornecer relação dos associados e cooperados que assumirão a responsabilidade pela execução dos serviços constantes no objeto deste Termo de Compromisso;

o) Garantir que o sigilo das informações contidas nos papéis e/ou outros resíduos não sejam violados;

Parágrafo único. O DESTINADOR não se responsabiliza por quaisquer danos ou prejuízos sofridos pela DESTINATÁRIA ou seus cooperados na coleta ou no transporte do material doado.

(10)

CLÁUSULA TERCEIRA – DA EXECUÇÃO

Caso os materiais não sejam recolhidos nos dias preestabelecidos pela Comissão de Coleta Seletiva junto à Cooperativa e/ou associação nem haja qualquer comunicação justificando a falha, o DESTINADOR poderá, a seu critério, providenciar a destinação dos materiais, para que seus trabalhos não fiquem prejudicados, ficando o destinador sujeito a advertência, e em caso de reincidência, ficará sujeito a rescisão do termo de compromisso.

CLÁUSULA QUARTA – DOS RECURSOS FINANCEIROS

Não haverá a transferência de recursos financeiros entre as partes para a execução do presente Termo de Compromisso, sendo que a consecução das ações previstas correrá à conta do orçamento próprio de cada partícipe, na medida de suas obrigações.

CLÁUSULA QUINTA – DA RESCISÃO

O presente Termo de Compromisso poderá ser rescindido a qualquer tempo:

a) Por interesse de qualquer uma das partes, mediante comunicação formal, com aviso prévio de, no mínimo, 30 (trinta) dias;

b) Por inadimplemento de qualquer das obrigações por parte do DESTINADOR ou do DESTINATÁRIO;

c) Na ocorrência de caso fortuito ou de força maior regularmente comprovado, impeditiva da execução do Contrato.

Parágrafo único. Na hipótese de constatação de impropriedade ou irregularidade na execução deste Termo de Compromisso, será suspensa a destinação de materiais recicláveis, notificando-se o DESTINADOR para sanear a situação, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, sob pena de rescisão do Termo, assegurado o contraditório e a ampla defesa.

CLÁUSULA SEXTA – DA DIVULGAÇÃO

Em qualquer ação promocional da DESTINATÁRIA relacionada com o objeto deste Termo será consignada a participação do DESTINADOR na mesma proporção atribuída a DESTINATÁRIA e, em se tratando de material promocional gráfico, áudio e audiovisual, deverá ser consignada a logomarca oficial do DESTINADOR na mesma proporção da marca ou nome da DESTINATÁRIA.

Parágrafo único. Fica vedada às partes a realização de despesas com publicidade, salvo as de caráter educativo ou de orientação social, e desde que não constem nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção de autoridades ou servidores públicos.

CLÁUSULA SÉTIMA – DO FORO

Fica eleito o foro da Seção Judiciária da Justiça Federal de Bento Gonçalves/RS, para dirimir quaisquer questões que decorram do presente instrumento, que não possam ser resolvidas pela mediação administrativa, por força do art. 109 da Constituição Federal.

E, por estarem assim, justas e acordadas, firmam as partes o presente Termo de Compromisso em 03 (três) vias de igual teor e forma, para os mesmos fins de direito.

Bento Gonçalves, .... de... de 2012.

Pelo órgão:

___________________________

Pela cooperativa:

(11)

ANEXO III

CRONOGRAMA

28 de março de 2012 Publicação do Edital de Chamamento Público. 07 a 11 de maio de 2012 Período de recebimento da documentação para

habilitação.

22 de maio de 2012 Divulgação das associações/cooperativas habilitadas. 25 de maio de 2012 Prazo final para interposição de recurso contra resultado

da habilitação.

28 de maio de 2012 Reunião com representantes das

associações/cooperativas habilitadas para firmar acordo de partilha dos resíduos recicláveis descartados.

30 de maio de 2012 Sorteio de classificação, em sessão pública, no caso de não haver o acordo do item anterior.

Referências

Documentos relacionados

alegremente se confiarem a mim, desejarem nascer na minha terra de Buda, e invocarem o meu Nome, ainda que dez vezes, não nascerem nela, que eu não alcance a perfeita Iluminação. 19

Considerando que normalmente os produtos remeti- dos a título de mostruário são destinados a pessoas que não são contribuintes do ICMS e do IPI, portanto não obrigados

Os resultados obtidos indicaram, de uma maneira geral, que: (i) a escolha de determinado modelo de avaliação de custo de capital próprio por parte do investidor influencia

Oferece consultas gerais sobre cuidados, bem-estar e saúde dos idosos, apoio, defesa em questões de maus tratos; gerenciamento de prevenção e cuidados para quem foi aprovado no seguro

O direito ao desenvolvimento, estabelecido de forma peremptória pela Declaração 1 de 1986, é indiscutivelmente parte constitutiva dos direitos humanos. Tal direito

SOCIAL REVISTA DE ENFERMERIA DEL INSTITUTO MEXICANO DEL SEGURO SOCIAL REVISTA DE ENFERMERÍA DEL INSTITUTO MEXICANO DEL SEGURO SOCIAL REVISTA DE ENFERMERÍA DEL INSTITUTO MEXICANO

XXVIII, item VI VL 57 – Não te afastes AC 12 – Para o Reino de Deus R – Evangelho e trabalho Evangelho e trabalho. Se quiseres servir com Jesus, pede a Ele te liberte do

Você foi criado para fazer parte da família de Deus..