• Nenhum resultado encontrado

OPÇÃO ENTRADAS E SAÍDAS ANALÓGICAS OPÇÃO REGULAÇÃO ph E LEITURA CE OPÇÃO REGULAÇÃO PRESSÃO ÁGUA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OPÇÃO ENTRADAS E SAÍDAS ANALÓGICAS OPÇÃO REGULAÇÃO ph E LEITURA CE OPÇÃO REGULAÇÃO PRESSÃO ÁGUA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

OPÇÃO REGULAÇÃO PRESSÃO ÁGUA

OPÇÃO ENTRADAS E SAÍDAS ANALÓGICAS (V3)

DESCRIÇÃO:

Opção de uma ou duas placas com 6 entradas e 5 saídas analógicas cada uma.

Útil para :

- A opção “Regulação do pH e leitura com alarme da CE”.

- A opção “Regulação de pressão” da água de rega.

- A leitura e registo de sensores.

- A opção condicionantes de programas. - Injecção na modalidade de “fertilização

uni-forme” por saída analógica.

Cinco das entradas operam com sensores e transmissores que gerem 4 – 20 mA. Dispõe de dois bornes para alimentação de sensores a 12 volts.

As entradas “A6” e “A12” são de tensão de 0 a 20 volts.

As saídas podem-se configurar de forma inde-pendente para operar como saída analógica em 4-20 mA (por defeito) ou saída de impulsos com foto-relé.

Isolamento galvânico independente em cada placa, entre as entradas e saídas analógicas em rela-ção às saídas pulsadas ou ao resto de entradas e saídas do A4000.

Instalável a partir da versão 3.00 do software.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:

ENTRADAS Número 6 + 6 na segunda ampliação

Tipo 4 – 20 mA

Analógicas A1 – A5

A7 – A11 Resolução 12 bits

Tipo 0 – 20 Volts

A6 e A12

Resolução 12 bits

SAÍDAS Saída da alimentação de Tensão 12 Volts

sensores, V+/CA Fusível térmico 0,2 Amperes

Número 5 + 5 na segunda ampliação

Tipo 0 – 20 mA

Resolução 10 bits

Saídas analógicas SA1 – SA5 SA6 – SA10

Resistência de carga 250 Ω (máxima)

Número 5 + 5 na segunda ampliação

Tipo Relé FotoMos

Saídas pulsadas

RP1–RP5 / RP6–RP10 (incompatível com a saída

analógica) Limites 30 Vac / 30 Vdc, 1 Ampere

GERAL Consumo 3,5 W, máximo 0,7 W, em repouso (sem saídas, sem alimentar sensores)

Temperatura de trabalho 0 °C a 50 °C

(2)

INSTALAÇÃO:

O circuito de entradas e saídas analógicas será instalado no circuito base do Agrónic 4000, no espaço que tem reservado por cima das 12 entradas digitais. A união entre os dois circuitos é efectuada por intermédio de uma base conectora de 28 pinos e um cabo com conector telefónico de 6 pinos. Esta opção pode vir instalada de fábrica ou ser executada posteriormente.

Se for necessário realizar a instalação, é necessário seguir os passos seguintes: A. Desligar a alimentação geral e das saídas.

B. Aceder ao circuito base na secção das entradas digitais, retirar o chip marcado como “U3” para preparar a entrada da base conectora.

C. Colocar a placa sobre os separadores metálicos e a base, ajustá-la para que os pinos da base se fixem co-rrectamente e executar uma ligeira pressão para encaixar a placa.

D. Fixar o circuito colocando as 3 arruelas e os 3 parafusos fornecidos nos separadores.

E. Ligar o cabo telefónico ao conector “H6” situado na sua vertical da placa base. Caso este conector esteja ocupado por outro cabo, retirar este e ligá-lo ao conector “H3” do circuito de entradas e saídas analógicas.

Quando se adiciona a opção a um equipamento já instalado, com versão de software anterior à V3.00, será necessário actualizar as memórias a esta versão (implica uma apagamento total da informação).

Se a ampliação for dupla (dois circuitos para ter 12 entradas e 10 saídas), é preciso enviar o equipamento à fábrica para a sua actualização.

(3)

CONEXÕES:

É necessário realizar a conexão das entradas e saídas analógicas com cabo multifilar protegido, com sec-ções entre 0.25 e 0.5 milímetros. A blindagem será ligada à tomada de terra; esta última será executada de forma independente, sempre que não esteja livre de interferências eléctricas.

Os cabos das entradas e das saídas analógicas devem ser instalados afastados de outros cabos ou elemen-tos alimentados com corrente alternada.

As 5 primeiras entradas analógicas (A1 – A5) estão preparadas para medir corrente de 4 a 20 mA e a entrada A6 mede tensão de 0 a 20 Volts. Podem ampliar-se a um total de 12 entradas (10 de corrente e 2 de tensão). O elemento sensor ou transmissor pode estar situado a dezenas de metros do Agrónic.

As entradas analógicas estão marcadas como “A1” até “A6”, e “A7” até “A12” na ampliação. A saída de ali-mentação de 12 Vdc para os sensores é o borne “V+” e o comum ou “0V” é a “CA”. A saída de aliali-mentação da segunda placa de alimentação é independente e isolada da primeira.

O equipamento dispõe de 5 saídas analógicas que podem ser 0/4 – 20mA ou por impulsos. Estas estão indicadas como analógicas “SA1” a “SA5” ou pulsadas “RP1” a “RP5”. As saídas podem ampliar-se até um total de 10.

Cada saída pode configurar-se individualmente, se vai ser por impulsos ou 4-20mA. Para isso, utilizam-se as pontes J1, J2 e J3 que estão atrás dos bornes.

Saída Tipo Borne Pontes Imagem circuito Saída Tipo Borne Pontes Imagem circuito

4-20 mA SA1 J3. 1-3 4-20 mA SA4 J2. 2-4 1 – ( 6 ) Pulsos RP1 J3. 5-3 4 – ( 9 ) Pulsos RP4 J2. 6-4 4-20 mA SA2 J3. 2-4 4-20 mA SA5 J1. 1-3 2 – ( 7 ) Pulsos RP2 J3. 6-4 5 – (10) Pulsos RP5 J1. 5-3 4-20 mA SA3 J2. 1-3 3 – ( 8 ) Pulsos RP3 J2. 5-3

SA. Saída analógica. RP. Relé pulsos.

Se uma saída estiver configurada como analógica 4 – 20mA, o seu comum deverá ligar-se a “CSA” (ver exemplo do esquema de ligações).

Se a saída estiver configurada como pulsada, o seu comum irá unir-se ao “Comum” geral de saídas, a fase contrária de 24 Vac deverá ligar-se a “AUX.” (ver exemplo do tipo de conexão).

É muito importante realizar correctamente a ligação das saídas analógicas; no caso de o fazer incor-rectamente, poderia danificar os circuitos internos.

(4)
(5)

OPÇÃO REGULAÇÃO pH E LEITURA CE (V3)

DESCRIÇÃO

Por meio desta opção o Agrónic 4000 pode man-ter um nível de acidez na água de rega independente para cada subprograma.

Injectar ácido ou base por um sistema de aplica-ção pulsado, ou regular a velocidade da injectora conectada a um variador de frequência.

Fixar níveis de alarme por excesso, automático ou por injectar ao 100 %.

Permitir regular o pH no pré-rega e em pós-rega. Auto-ajuste de injecção memorizado indepen-dentemente para cada sector de rega.

Saída geral e saída analógica / pulsada para o controlo do pH. Saída de alarme por anomalias.

Controlar o nível de condutividade eléctrica (mS) na água de rega, fixando os níveis de alarme e a for-ma de actuar.

Registo diário, durante 20 a 50 dias da média de pH e CE que se mediu na rega de cada um dos sec-tores.

PARÂMETROS

Para realizar a correcta configuração da opção deve-se aceder a “Função – Parâmetros” e entrar os valores que se perguntem nos parâmetros de “Fertili-zantes”, “Saídas Gerais”, “Sensores Analógicos” e “Parâmetros Sectores”.

Cada uma das secções seguintes vem indicada com os números [x.x.] das secções do manual do A4000.

PARÂMETROS DE FERTILIZAÇÃO [6.1.]

Nesta secção será configurado em primeiro lugar o valor de alarme positivo e negativo para detectar, passada uma temporização, um desfase na regulação do pH, ocasionado por uma condição anómala da instalação. O valor de alarme positivo será somado ao de referência do programa em curso e sempre que o valor do sensor supere o valor resultante esperará o tempo programado em “Atraso da detecção”; se en-quanto está realizando o atraso o sensor volta a entrar em margens, finalizará o atraso; se pelo contrário é mantido fora de margens, entrará em anomalia, oca-sionando uma parada da regulação de pH e, depen-dendo de como esteja o equipamento configurado, activará alarmes, enviará mensagens, etc.

Para não ter em conta deixar o valor a 0. Alarme pH= (+) 0.6 pH (-) 0.4 pH Atraso da detecção: 038”

O facto de injectar constantemente ao 100 % po-de-se considerar uma anomalia que pare a injecção; para isto, programar os segundos considerados ne-cessários na pergunta “Atraso detecção alarme 100 %”. Para não ter em conta deixar o valor a 0.

Atraso detecção alarme 100%: 025”

Uma vez produzido o alarme deixará de injectar e entrará em anomalia e alarmes.

Para recomeçar a regulação de pH deve-se en-trar em “Função – Manual – Avarias” e finalizar a pa-rada.

Para controlar o nível de condutividade eléctrica na água de rega, seja por uma má qualidade do for-necimento ou seja para controlar a injecção de fertili-zantes, serão configurados os valores absolutos para um nível alto e outro de baixo, além do atraso à detecção.

Alarme CE= (+) 02.1 mS (-) 00.8 mS Atraso da detecção: 105”

Uma vez produzido o alarme deixará de injectar fertilizantes e entrará em anomalia e alarmes.

Para retomar a possibilidade de aplicar fertilizan-tes, deve-se entrar em “Função – Manual – Avarias” e finalizar a parada.

A regulação do pH pode-se configurar para apli-car um ácido ou uma base, para isto responder à seguinte pergunta.

Injectar para base (1) ácido (2) : 2 Ciclo da modulação : 2.5”

O "Ciclo de modulação” dos impulsos é o tempo em segundos com que se repetem as pulsações de injecção de ácido ou base.

A "Banda proporcional" é usada pelo equipamen-to para calcular o incremenequipamen-to ou decrescimenequipamen-to ne-cessário da % de injecção, quando o sensor de pH se desfasa do valor de referência dado pelo programa de rega. Vejamos uns exemplos:

- Com uma banda de 2.0, por cada incremento de uma décima (0.1 pH) no sensor, a saída de injec-ção diminuirá um 5 % : 100  20 = 5.

- Com uma banda de 5.0, o incremento de 0.1 pH fará diminuir um 2 % : 100  50 = 2..

Com o exemplo anterior vê-se que com uma banda maior é produzida uma menor variação na injecção, a qual será de utilidade quando um sector tenha oscilações na injecção..

Banda proporcional : 2.0 Reacção: 1

O valor de "Reacção" tem a função de abrandar as mudanças da relação de saída para a injecção:

(6)

com o valor "0" as mudanças são imediatas, com "1" a saída fará uma aproximação cada segundo para che-gar ao novo valor que se tenha calculado, com 2 será feito cada dois segundos, etc. O valor standard é 1 e aconselha-se não ultrapassar 4. Vejamos um exemplo para passar de uma injecção de 25 % ao 30 %, com diferentes valores de reacção:

Valor

calculado 25% 30% 30% 30% 30% 30% 30%

Reacção 0 25% 30% 30% 30% 30% 30% 30%

Reacção 1 25% 27% 28% 29% 30% 30% 30%

Reacção 2 25% 25% 27% 27% 28% 28% 29%

 Valor em saída cada segundo  No seguinte ecrã será configurado injectar ou não ácido na pré-rega ou no pós-rega.

Aplicar ácido em pré-rega : N. Aplicar ácido em pós-rega : S.

PARÂMETROS SAÍDAS GERAIS [6.3.]

A opção de controlo de pH tem uma saída geral que será activada sempre que esteja regulando o pH; se vai ser usado deve-se atribuir um relé de saída. A saída analógica (0-20mA) serve para a injecção do ácido ou da base, a mesma saída pode usar-se tam-bém como saída pulsada (ver o esquema de ligações da opção “entradas e saídas analógicas”), neste caso usa-se um relé especial.

Saída geral controlo pH : 00000091 Saída analógica pH : 00000090

PARÂMETROS SENSORES ANALÓGICOS [6.4.2.]

Dentro dos 40 sensores que pode controlar o Agrónic 4000, o primeiro destes, configurado como um sensor de pH, será o que se usará para a regula-ção. Também o primeiro sensor de condutividade (CE) será usado para o controlo.

Primeiro deve-se atribuir um número de sensor. PARÂMETROS SENSORES ANALÓGICOS

Sensor : 1 Formato : 2

Assim que for entrada, da ampliação de “Entra-das e saí“Entra-das analógicas” ou de módulos externos, irá conectar-se.

Número de sensor : 05

Sensor analógico 5.

Número de entrada : 00000002

A unidade de medida (formato), um 14 para o pH e um 13 para a CE. Sensor analógico 5. Formato : 14 00.0 pH Sensor analógico 5. Tara : +00.0 pH Sensor analógico 5. Registar : S.

Para ampliar a informação de sensores e forma-tos, é necessário ter em conta o capítulo “6.4.2.” no manual do Agrónic 4000.

PARÂMETROS SECTORES [6.6.]

O "Auto-ajuste regulação pH" junto com a "Tem-porização auto-ajuste", usam-se para encontrar o valor óptimo de injecção para cada sector ou grupo de sectores. Para isto, o equipamento modifica cons-tantemente o valor de auto-ajuste, até lograr que o sensor de pH leia o mesmo valor que tem de referên-cia o programa de rega. Quando isto ocorre o valor de % de saída de injecção e o auto-ajuste são iguais. Se o valor do sensor não é igual ao de referência, será esperado os segundos marcados na temporiza-ção de auto-ajuste e incrementará ou decrescerá 1 % o auto-ajuste e a saída; isto será repetido cada tempo-rização enquanto não se igualem.

Na regulação do sistema de injecção, pode-se entrar o valor que se crê necessário de auto-ajuste para a % da saída de injecção em cada um dos secto-res de rega.

SECTOR Auto.pH T.auto Bars - 01 - 33 % 04” 03.2

Para cada sector memoriza a percentagem (%) de injecção com que terminou o última rega (autoa-juste); ao começar uma nova rega toma como ponto de partida este valor de auto-ajuste para aplicá-lo à injecção.

PROGRAMAS [7.]

Ao realizar a programação das regas perguntará em cada um dos subprogramas um valor de referên-cia de pH. Para aceder, ir a “Função – Programas”.

O seguinte exemplo mostra dois subprogramas, no primeiro regará os sectores 2 e 5 com um pH de 06.7 e no segundo, o sector 3 com um pH de 06.5.

P05-01 S02 05 .. .. .. .. .. .. .. .. pH=06.7 R= 0208 m3 F1: 0032 F2: 0009 L

P05-02 S03 .. .. .. .. .. .. .. .. .. pH=06.5 R= 0253 m3 F1: 0039 F2: 0012 L

(7)

LEITURA DE ANOMALIAS [8.2.]

 Anomalia alarme de pH. [N 39] [AL-3] [MSG] Ao injectar ácido ou base não se obtém um resul-tado satisfatório por alguma incidência, ao sair-se dos limites e durante um tempo pré-definido, regista a anomalia e acede a “avaria regulação pH”. Para reini-ciar a regulação de pH, é preciso aceder a “Função – Manual – Avarias” e finalizar a paragem.

 Anomalia 100 % injecção pH. [N40][AL-3] [MSG] Ao manter-se a injecção no máximo durante um determinado período de tempo, regista e acede a “avaria regulação pH”. Para reiniciar, aceder a “Fun-ção – Manual – Avarias” e finalizar.

 Anomalia alarme CE. [N 41] [AL-2] [MSG] Ao fertilizar, a condutividade da água de rega saiu dos limites permitidos; por isso, regista e acede a “avaria controlo de condutividade”. Para reiniciar, aceder a “Função – Manual – Avarias” e finalizar.

LEITURA DE HISTÓRICO [8.3.]

Em cada um dos dias do histórico, memorizará a média de pH e CE de cada um dos sectores. Os valo-res para calcular a média tomam-se quando um sec-tor está regando.

23/07/10 S01 R= 000000L 0000:00.00 F1 0000’00” F2 0000’00” F3 0000’00” F4 0000’00” 23/07/10 S01 01.3 mS 06.7 pH

F5 0000’00” F6 0000’00” F7 0000’00” F8 0000’00”

CONSULTA [12.]

Dentro da consulta geral há um ecrã dedicado à consulta dos valores da opção de regulação pH e leitura de CE. O primeiro valor corresponde à leitura instantânea do sensor de pH, seguido do valor de referência que pede o programa em curso e do valor percentual ao que se está injectando; o último valor da direita mostra a leitura instantânea do sensor de condutividade eléctrica (CE).

06.8 pH Ref.: 06.7 pH (045%) 02.1 mS

Quando existe uma “avaria por regulação de pH” ou de “controlo de condutividade”, apresentará o texto intermitente na segunda linha do primeiro ecrã de consulta.

OPÇÃO REGULAÇÃO PRESSÃO (V3)

DESCRIÇÃO

O objectivo desta opção no Agrónic 4000 é a de manter uma pressão na canalização de rega inde-pendente para cada sector.

O motor regulado é o 1.

Auto-ajuste de regulação memorizado indepen-dentemente para cada sector de rega.

Na saída analógica 4 – 20 mA da “opção entra-das e saíentra-das analógicas” será conectado o variador de frequência do motor de rega.

PARÂMETROS

Para realizar a correcta configuração da opção deve-se aceder a “Função – Parâmetros” e entrar os valores que se perguntem nos parâmetros de “Senso-res Analógicos”, “Parâmetros Secto“Senso-res” e “Parâme-tros Saídas Gerais”.

PARÂMETROS SENSORES ANALÓGICOS [6.4.2.]

Dentro dos 40 sensores que pode controlar o Agrónic 4000, o primeiro destes configurado, em for-mato 12, como um sensor de pressão (Bars) será o que se usará para a regulação.

Primeiro deve-se atribuir um número de sensor.

PARÂMETROS SENSORES ANALÓGICOS Sensor : 1 Formato : 2

Depois que entrada da ampliação de “Entradas e saídas analógicas” ou de módulos externos, irá co-nectar-se.

Número de sensor : 02

Sensor analógico 2.

Número de entrada : 00000001

A unidade de medida em formato 12 para “bars”. Sensor analógico 2. Formato : 12 00.0 bars Sensor analógico 2. Tara : +00.0 bars Sensor analógico 2. Registar: S.

(8)

Para ampliar a informação de sensores e forma-tos, é necessário ter em conta o capítulo “6.4.2.” no manual do Agrónic 4000.

PARÂMETROS SECTORES [6.6.]

Para cada sector de rega pode-se configurar uma pressão de operação, este valor de referência “Bars” entra-se no terceiro ecrã, ademais, no primeiro deve-se atribuir o motor 1.

SECTOR Auto.pH T.auto Bars - 01 - 33 % 04” 03.2

PARÂMETROS SAÍDAS GERAIS [6.3.]

A "Banda proporcional regulação pressão" é usada pelo equipamento para calcular o incremento ou decremento necessário da % de regulação do variador de frequência, quando o sensor de pressão se desfasa do valor de referência dado pelo sector de rega. Vejamos uns exemplos:

- Com uma banda de 2.0, por cada incremento de uma décima (0.1 Bars) no sensor, a saída de regulação diminuirá 5 % : 100  20 = 5.

- Com uma banda de 5.0, o incremento de 0.1 Bars, fará diminuir um 2 % : 100  50 = 2. Banda proporcional regulação pres.: 2.0 Reacção em regulação pressão: 1

O valor de "Reacção em regulação pressão" tem a função de abrandar as mudanças da relação de saída para a injecção: com o valor "0" as mudanças são imediatas, com "1" a saída fará uma aproximação cada segundo para chegar ao novo valor que se tenha calculado, com 2 o fará cada dois segundos, etc.

Quando houverem vários sectores a regar ao mesmo tempo ou em limpeza de filtros somente um fornecerá o valor de pressão de trabalho, se respon-der afirmativamente a seguinte pergunta o fará a

refe-rência mais alta dos sectores em curso ou a de filtros, em caso contrário o fará o primeiro do programa que tenha o número ordinal mais baixo, dos que estejam a operar nesse momento.

Regulação de pressão, utilizar a referência maior : N.

A saída analógica (0-20mA) serve para ligar ao variador de frequência. Ver o esquema de ligações da opção “entradas e saídas analógicas”.

Saída analógica Reg. pressão: 00000003

PARÂMETROS LIMPEZA DE FILTROS [6.2.]

Ao realizar a limpeza de filtros, o grupo que tenha atribuído o Motor 1 trabalhará à pressão programada em “Pressão para filtros”. Quando finalize a limpeza entrará de novo a pressão que tenha atribuída o sec-tor de rega correspondente. Se a pressão indicada para filtros és 0, esta não variará durante a limpeza, será a mesma que durante a rega.

Pressão para filtros: G1: 03.5 bars

CONSULTA [12.]

Na consulta geral há um ecrã dedicado à consul-ta dos valores da opção de regulação pressão. O primeiro valor corresponde à leitura instantânea do sensor de pressão, seguido do valor de referência que pede o sector de rega e do valor percentual ao que está regulando a bomba.

04.3 bars Ref.= 04.4 bars (087%)

Referências

Documentos relacionados

3º A Comissão Organizadora estudará cada remessa, ficando ao seu critério aceitá-la ou recusá-la total ou parcialmente, podendo alterar até 20% para mais ou para menos o preço

Para tanto, o texto apresentará detalhadamente a mutação sofrida no procedimento subjetivo de constitucionalidade demonstrando a defendida objetivação por meio: da gradativa

No caso da instalação submersível estacionária das bombas com tubo de pressão fixo, a bomba deve ser posicionada e fixa de modo a que: • a ligação do tubo de pressão não

Uma vez que as cortinas estejam no nível desejado, restabeleça a alimentação de todas as cortinas e, então, pressione e segure o botão “Favorite” (favorito) por aproximadamente

valor ou, em segundo plano, aquele que detenha a maior fração condominiada, somente incidirá quando a premissa para o exercício do direito de preferência

0.2MPa Sinal de entrada Tipo de corrente Tipo de tensão Entrada pré-ajustada Tipo de corrente Tipo de tensão Entrada pré-ajustada Sinal de saída (saída monitor)

2018, nos dias 29 de março e 1 de abril, no Parque de Jogos - 1.º de Maio, Fundação INATEL, na Freguesia de Alvalade o evento: 37.º Torneio Internacional de Futebol Infantil e,

Todas essas regras servem para a melhora da escrita e dos textos dos usuários, já que o fórum é visitado por editoras e alguns usuários já tiveram seus