• Nenhum resultado encontrado

Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, EPE (CHBV, EPE)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, EPE (CHBV, EPE)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Personalidades

indigitadas

para

o

Conselho

de

Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, EPE

(CHBV, EPE)

Deliberação n.º 14/2021, de 4 de fevereiro

Autores - Comissão Técnica Permanente

Eng.ª Maria Júlia Ladeira; Dr. José Maria Pedro; Dr.ª Maria dos Anjos Duarte;

Dr.ª Maria da Conceição Matos.

No dia 26 de janeiro de 2021, a Senhora Ministra da Saúde formalizou o pedido à Presidente da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) de avaliação curricular e de adequação de competências das seguintes personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Baixo Vouga, E.P.E. (CHBV):

Margarida Madalena Martins França - Presidente do Conselho de Administração

José Luís da Costa Pinto Brandão - Diretor Clínico

Maria Lucinda Rebelo Marques Figueira Godinho - Enfermeira Diretora

Vítor Bruno Pereira Leite - Vogal Executivo

Ana Cecília do Bem Gago - Vogal Executiva

Para este processo a Presidente da CReSAP designou como relator o Vogal Permanente Dr. José Maria Pedro e como contraditora a Vogal Permanente Dr.ª Maria dos Anjos Duarte.

Nos termos do Regulamento de Avaliação Curricular e Parecer sobre a Adequação do Perfil ao Cargo de Gestor Público, fez-se a avaliação curricular e a avaliação de competências às personalidades indigitadas. No dia 4 de fevereiro de 2021 a Comissão Técnica Permanente aprovou o relatório final com os pareceres sobre a adequação do perfil das personalidades indigitadas para exercer os cargos em causa.

Nos termos do n.º 4 do artigo 17.º da Lei 128/2015, de 3 de setembro, é publicitada a conclusão do parecer após a designação da personalidade indigitada pelo Governo.

(2)

Apreciação da adequação do perfil da Dr.ª Margarida Madalena Martins França para o

cargo de Presidente do Conselho de Administração do CHBV, EPE

A apreciação da adequação do perfil da Dr.ª Margarida Madalena Martins França para o cargo de Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E. já foi feita anteriormente pela Comissão Técnica Permanente da CReSAP, conforme Deliberação n.º 40/2018, de 7 de maio, tendo nessa altura Parecer de Adequabilidade. O parecer então emitido é consolidado pela análise agora efetuada, decorrente do facto da personalidade em causa exercer desde 11 de maio de 2018 as funções para quais se encontra novamente indigitada e de ter acrescentado formação relevante no âmbito da definição, execução e avaliação de políticas públicas, experiências que lhe têm permitido reforçar as suas competências técnicas e de gestão.

A Dr.ª Margarida Madalena Martins França apresenta um perfil técnico assente predominantemente nas seguintes características:

 Em termos de formação académica destaca-se a Licenciatura em Direito pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (1985) e Mestrado em Gestão e Economia da Saúde pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2004), complementados com pós-graduações na área da saúde, nomeadamente, Curso de Formação Avançada em Politicas Públicas (parte curricular do doutoramento em Politicas Públicas) na Universidade de Aveiro (2020), PADIS - Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde da AESE (2010) e Curso de Administração Hospitalar da Escola Nacional de Saúde Pública (1989).

 Exerce funções como Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E., desde 2018. Desempenhou, entre outras, as funções de Vogal do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE (2017 a 2018), Administradora Hospitalar no Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE (2012 a 2017), Presidente do Conselho de Administração do Hospital do Divino Espirito Santo, EPE de Ponta Delgada (2011), Vogal do Conselho de Administração do Hospital de Magalhães Lemos, EPE (2008 a 2010), Vogal do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Emergência Médica - INEM, IP (2006 a 2008), Diretora (2005 a 2006) e Diretora Adjunta (2000 a 2005) do Instituto da Qualidade em Saúde e Administradora Delegada no Hospital S. Paio de Oleiros, Santa Maria da Feira (1994 a 1997).

 É, consultora da Direção Geral da Saúde para a área da qualidade (desde 2008); membro da Comissão Nacional de Acompanhamento do SINAS – Sistema Nacional de Avaliação em Saúde, Entidade Reguladora da Saúde; membro do Conselho Consultivo do Plano Nacional de Saúde 2015-2020 e do Plano Nacional de Saúde 2021-2030; membro efetivo, na qualidade de representante indicada pela Ministra da Saúde, do Conselho Consultivo da Entidade Reguladora da Saúde (2019-2023).

 De referir, também, a experiência académica como professora e coordenadora científica e pedagógica em cursos de formação pós-graduada, designadamente na Universidade Católica Portuguesa, Porto; ISCTE-INDEG; Porto Business School; Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Existem evidências da presença de competências técnicas e comportamentais que sustentam uma apreciação muito positiva para o desempenho do cargo em causa.

Assim, nos termos acima descritos, a CReSAP, através da sua Comissão Técnica Permanente, emite o parecer de ADEQUADO à designação da Dr.ª Margarida Madalena Martins França para o cargo de Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E..

(3)

Apreciação da adequação do perfil do Dr. José Luís da Costa Pinto Brandão para o cargo

de Diretor Clínico do Conselho de Administração do CHBV, EPE

O Dr. José Luís da Costa Pinto Brandão apresenta um perfil técnico assente predominantemente nas seguintes características:

 Em termos de formação académica destaca-se a Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto (1992) e Mestrado em Medicina de Emergência pela Faculdade de Medicina do Porto (2008), complementados com Pós-graduação em Reanimação Hepática na Universidade de Sud (2005), Pós-graduação em Insuficiência Circulatória Aguda na Universidade de Paris-Sud (2007) e Curso de Gestão em Cuidados de Saúde na Porto Business School (2016).

 Exerce funções como Assistente Hospitalar Graduado em Medicina Interna e Medicina Intensiva no Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, desde 2013. Desempenhou, entre outras, as funções de Assistente Hospitalar de Medicina Interna e Intensiva no Hospital Lusíadas Porto (2008-2021), Assistente Hospitalar e Diretor da Unidade de Cuidados Continuados no CHVNGE (2011-2014), Assistente Hospitalar de Medicina Interna na Unidade de Transplante Hepático do CHP (2010), Assistente Hospitalar de Medicina Intensiva no CH Porto (2005-2011), Assistente Hospitalar de Medicina Interna no Hospital de São João da Madeira (2004-2005), Assistente Hospitalar de Medicina Interna no Hospital Amato Lusitano (2003), Assistente Hospitalar de Medicina Interna no CHVNGE (2001-2003), Assistente Hospitalar de Medicina Interna no Hospital de São Sebastião da Feira (2000-2001), Internato Complementar em Medicina Interna no CHVNGE (1995-1999) e Internato Geral no CHVNGE (1993-1994).

Existem evidências da presença de competências técnicas e comportamentais que sustentam uma apreciação muito positiva para o desempenho do cargo em causa.

Assim, nos termos acima descritos, a CReSAP, através da sua Comissão Técnica Permanente, emite o parecer de ADEQUADO à designação do Dr. José Luís da Costa Pinto Brandão para o cargo de Diretor Clínico do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E..

Apreciação da adequação do perfil da Enfermeira Maria Lucinda Rebelo Marques Figueira

Godinho para o cargo de Enfermeira Diretora do Conselho de Administração do CHBV,

EPE

A apreciação da adequação do perfil da Enfermeira Maria Lucinda Rebelo Marques Figueira Godinho para o cargo de Enfermeira Diretora do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E., já foi feita anteriormente pela Comissão Técnica Permanente da CReSAP, conforme Deliberação n.º 40/2018, de 7 de maio, tendo nessa altura Parecer de Adequabilidade. O parecer então emitido é consolidado pela análise agora efetuada, decorrente do facto da personalidade em causa exercer desde 11 de maio de 2018 as funções para quais se encontra novamente indigitada, experiência que lhe tem permitido reforçar as suas competências técnicas e de gestão.

A Enfermeira Maria Lucinda Rebelo Marques Figueira Godinho apresenta um perfil técnico assente predominantemente nas seguintes características:

 Em termos de formação académica destaca-se o Mestrado em Gestão Pública pela Universidade de Aveiro (2007) e Licenciatura em Enfermagem conferida pelo Curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica (1995) e Curso de Enfermagem Geral (1984) ambos na Escola de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca. Complementou esta formação com Pós-graduação em Administração dos Serviços de Saúde na Escola de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca (2000) e Pós-graduação em Administração dos Serviços de Enfermagem no Instituto de Formação em Enfermagem (1998).

(4)

 Exerce funções como Enfermeira Diretora do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, desde 2018. Desempenhou, entre outras, as funções de Enfermeira Chefe no Centro Hospitalar do Baixo Vouga - Unidade de Aveiro - Serviço de Medicina I (2012 a 2018) e diversos cargos no Hospital Visconde de Salreu, nomeadamente Enfermeira Diretora dos serviços de Enfermagem (2007 a 2012), Enfermeira Chefe (2007), Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica (1995) e Enfermeira (1985).

Existem evidências da presença de competências técnicas e comportamentais que sustentam uma apreciação muito positiva para o desempenho do cargo em causa.

Assim, nos termos acima descritos, a CReSAP, através da sua Comissão Técnica Permanente, emite o parecer de ADEQUADO à designação da Enfermeira Maria Lucinda Rebelo Marques Figueira Godinho para o cargo de Enfermeira Diretora do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E..

Apreciação da adequação do perfil do Dr. Vítor Bruno Pereira Leite para o cargo de Vogal

Executivo do Conselho de Administração do CHBV, EPE

O Dr. Vítor Bruno Pereira Leite apresenta um perfil técnico assente predominantemente nas seguintes características:

 Em termos de formação académica destaca-se a Licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (2008), complementada com o 1º ano do Mestrado em Economia e Gestão Internacional também na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (2010).

 Exerce funções como Diretor do Serviço de Auditoria Interna no Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, desde 2015. Desempenhou, entre outras, as funções de Assessor do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de São João, EPE (2014 a 2015), Técnico Superior no Serviço de Auditoria Interna do Centro Hospitalar de São João, EPE (2010 a 2014) e Técnico Superior da Equipa de Verificação de Incentivos – Grandes Empresas na AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, EPE (2008 a 2010). Frequentou ações de formação em diversas áreas, nomeadamente em controlo interno, liderança e gestão de pessoas, bem como planeamento e controlo de gestão.

Existem evidências da presença de competências técnicas e comportamentais que sustentam uma apreciação positiva para o desempenho do cargo em causa.

Assim, nos termos acima descritos, a CReSAP, através da sua Comissão Técnica Permanente, emite o parecer de ADEQUADO à designação do Dr. Vítor Bruno Pereira Leite para o cargo de Vogal Executivo do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E..

Apreciação da adequação do perfil da Dr.ª Ana Cecília do Bem Gago para o cargo de

Vogal Executiva do Conselho de Administração do CHBV, EPE

A apreciação da adequação do perfil da Dr.ª Ana Cecília do Bem Gago para o cargo de Vogal Executiva do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E. já foi feita anteriormente pela Comissão Técnica Permanente da CReSAP, conforme Deliberação n.º 40/2018, de 7 de maio, tendo nessa altura Parecer de Adequabilidade. O parecer então emitido é consolidado pela análise agora efetuada, decorrente do facto da personalidade em causa exercer desde 11 de maio de 2018 as funções para quais se encontra novamente indigitada e de ter acrescentado formação relevante no âmbito da

(5)

administração hospitalar, experiências que lhe têm permitido reforçar as suas competências técnicas e de gestão.

A Dr.ª Ana Cecília do Bem Gago apresenta um perfil técnico assente predominantemente nas seguintes características:

 Em termos de formação académica destaca-se a Licenciatura em Economia (2005) e Mestrado em Economia de Empresa - Financiamento Hospitalar e os Grupos de Diagnósticos Homogéneos (2008) pela Universidade de Aveiro, bem como a Licenciatura em Contabilidade e Administração – Ramo de Contabilidade e Auditoria pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro (2001). Complementou esta formação com o Curso de Especialização em Administração Hospitalar da Escola Nacional de Saúde Pública/Universidade Nova de Lisboa (2019).

 Exerce funções como Vogal Executiva do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, desde 2018. Desempenhou, diversas funções no Centro Hospitalar do Baixo Vouga E.P.E., designadamente Gestora de Área do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental (2007 a 2020), Gestora dos Serviços de Imagiologia, Imuno-Hemoterapia, Anatomia Patológica e Patologia Clínica e dos Serviços Farmacêuticos (2017 a 2020), Gestora de Área do Departamento da Mulher e Criança (2012 a 2013 e 2017 a 2020), Gestora de Área do Departamento Cirúrgico/ Bloco Operatório (2012 a 2017) e Gestora de Área do Centro de Responsabilidade de Urgência/Emergência (2008 a 2009). Foi Técnica Superior no Gabinete de Planeamento e Controlo de Gestão (2006-2007) e membro da equipa de trabalho do projeto “SCAH - Sistema de Custeio por Atividades Hospitalar“ (2007/2008).

Existem evidências da presença de competências técnicas e comportamentais que sustentam uma apreciação muito positiva para o desempenho do cargo em causa.

Assim, nos termos acima descritos, a CReSAP, através da sua Comissão Técnica Permanente, emite o parecer de ADEQUADO à designação da Dr.ª Ana Cecília do Bem Gago para o cargo de Vogal Executiva do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E..

Referências

Documentos relacionados

O outro XBee foi configurado como Coordinator (receptor) que estava localizado na linha de chegada, este era respons´avel por receber o dado enviado pelo End Device (emissor)..

Será  avaliado  a  formação  profissional  e  acadêmica  e  a  produção  científica  em 

b) Contribuição com tópicos específicos que complementem a orientação da tese; c) Produção científica similar aos critérios mínimos exigidos para credenciamento de

O estudante de pós-graduação que não realizar o exame no período previsto para o seu curso será desligado do programa, conforme item V do artigo 52 do Regimento

X.1 Todo aluno deve apresentar à CCP-PIPGEs relatório semestral de atividades acompanhado de parecer do orientador (em formulário proposto pela CCP-PIPGEs), em

a) adversidade (oposição). b) As palavras “confortável” e “difícil” são acentuadas porque são paroxítonas terminadas em “L”. Quando chegavam a uma reunião. III –

§ 2° Cada membro efetivo do Conselho Educacional terá um suplente, cuja designação obedecerá às normas previstas para os titulares, com exceção dos membros natos,

IV.44 Obrigatoriedade dos estabelecimentos de ensino remeter ao sindicato representante dos empregados, cópia da relação anual de informações sociais "RAIS", bem como