• Nenhum resultado encontrado

Projeto. Se Essa Rua Fosse Minha - Espetáculo De Brincar 15 anos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto. Se Essa Rua Fosse Minha - Espetáculo De Brincar 15 anos"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Projeto

Se Essa Rua Fosse Minha - Espetáculo De Brincar – 15 anos

I Dados Cadastrais PROAC n. 27323

Nome do Projeto – Se Essa Rua Fosse Minha – Espetáculo de Brincar – 15 anos Valor aprovado – R$ 600.000

Valor já captado – R$ 259.520,84

Pessoa jurídica

FC Cenografia E Produções Ltda - CNPJ – 07.211.594/0001-29

Responsável técnico

(2)

Resumo do Projeto

Turnê, eventos e temporada comemorativa de 15 anos do espetáculo “Se Essa Rua Fosse Minha - Espetáculo de Brincar”.

Apresentação de 80 eventos brincantes, sendo 60 gratuitamente e 20 com ingressos populares, destinados à população em geral, bem como para crianças e educadores da rede pública de ensino do estado de São Paulo.

Edição de 1000 livros com texto do espetáculo e distribuição gratuita de 300 exemplares (edição comemorativa).

Realização de 10 oficinas de brincadeiras com leituras dramatizadas.

Se Essa Rua Fosse Minha – Espetáculo de Brincar

Uma peça de teatro infantil totalmente interativa na qual os espectadores assistem à história “brincando” todo o tempo junto aos atores de brincadeiras colhidas do folclore infantil brasileiro. O espetáculo foi merecedor por duas vezes consecutivas do Prêmio Pontinhos de Cultura (Ministério da Cultura), Prêmio Culturas Populares (Ministério da Cultura) e do Prêmio Valores do Brasil (Banco do Brasil). Indicado ao Prêmio Brasil Criativo 2014.

No espetáculo, crianças de 0 a 100 anos brincam e cantam com jogos diversos, colhidos da cultura popular brasileira, numa iniciativa que integra pais, avós, educadores e crianças em uma viagem através do túnel-do-tempo-dos-brinquedos.

Serviço

• Gênero: Espetáculo para a Infância e Juventude • Público alvo: Crianças, educadores e família • Duração: 70 minutos

• Classificação Livre • Texto – Paula Giannini • Direção Amauri Ernani

(3)

Do livro

Se Essa Rua Fosse Minha – Livro de Brincar

Livro contendo o texto do espetáculo, editado em 2017 pela editora Bambolê, em parceria com a autora Paula Giannini e o ilustrador André Flauzino.

Em 2018, o texto do espetáculo (editado em livro), foi selecionado pelo catálogo Bologna para representar o Brasil na maior feira literárias do mundo, e, selecionado para o PNLD Literário 2018.

Justificativa

No ano de 2004 o proponente estreou o Projeto “Brincando com o Folclore”, um Projeto de resgate de brincadeiras populares brasileiras, todas originárias das raízes étnicas formadoras do povo brasileiro.

O Projeto, resultou em um espetáculo-jogo interativo para crianças e educadores: “Se Essa Rua Fosse Minha- Espetáculo de Brincar” que, além de já ter sido assistido por mais de 500.000 espectadores, foi merecedor dos Prêmios Culturas Populares (do MINC), Pontinhos de Cultura (2 vezes -MINC), Valores do Brasil (200 anos de Banco do Brasil), Culturas Populares (MINC), Brasil Criativo (finalista). De lá para cá, o projeto amadureceu, cresceu, rompeu fronteiras, sendo apresentado em inúmeras capitais brasileiras, Curitiba, Rio de Janeiro (sendo selecionado pelo projeto “SESC CBTIJ 2006” - percorrendo 14 SESCS do Rio), Circuito Cultural Banco do Brasil (Museu Oscar Niemayer – Curitiba), CCBB Itinerante (Palácio das Artes – Belo Horizonte), Recreio nas Férias (Prefeitura Municipal de São Paulo), CEUS (Secretaria de Educação de São Paulo, Circuito Cultural Paulista, além de uma longa temporada que ininterrupta desde a estreia, em 2005.

Entre inúmeras outras repercussões, o livro, contendo texto do espetáculo, foi selecionado pela FNLIJ para o catálogo Bologna para representar o Brasil em uma das maiores feiras literárias do mundo e, em 2018, foi selecionado pelo PNLD Literário. Pensando em aprofundar ainda mais este importante trabalho de resgate e perpetuação de jogos e brinquedos brasileiros, muitos deles hoje quase esquecidos por uma infância tão envolvida com tecnologia, apresentamos o Projeto de circulação do espetáculo, levando-o para ainda mais público, dentro do Estado de São Paulo. Além do Projeto “Brincando com o Folclore”, o proponente realizou também, os

(4)

seguintes projetos de folclore com imenso sucesso e repercussão: Natal - Tradições e histórias (Prêmio Gralha Azul de Melhor adereço – Prêmio Culturas Populares, Mestre Duda), Feira Popular de Causos, Lendas e Crendices (Indicação ao Prêmio Gralha Azul de Melhor adereço e Prêmio Culturas Populares - Minc), Revoada de Pássaros, Projeto Brincando com Arte.

Com texto de Paula Giannini e direção de Amauri Ernani “Se Essa Rua Fosse Minha – Espetáculo De Brincar” é um mergulho no universo dos jogos folclórico-infantis brasileiros, apresentando antigas brincadeiras de rua, cantigas de roda e de acalanto, costumes populares e de tradição oral.

Buscando um caminho de comunicação espectadores/atores, a peça, que podemos chamar de “espetáculo brincante”, é totalmente interativa, fazendo com que os espectadores experimentem o brincar junto aos atores no palco.

O texto é o resultado prático de um trabalho baseado em pesquisa na área do folclore infantil brasileiro desenvolvido pela equipe da Palco Cia de Teatro desde 2004, sob coordenação do já falecido Folclorista de notório saber, Inami Custódio Pinto e de Paula Giannini (autora do texto).

Ao propor a participação direta dentro de uma experiência de espetáculo/jogo, apresenta-se às crianças a riqueza da gama de brincadeiras de rua da cultura popular brasileira infantil e proporciona-se aos adultos um mergulho de volta a suas infâncias, visto que a interação prática com os atores, não se limita à plateia infantil, mas é estendida e compartilhada entre educadores, pais, irmãos, avós e demais integrantes do público.

A peça é composta por uma seleção de cantigas de roda, acalanto e brincadeiras brasileiras surgidas em diferentes estados brasileiros, através de diferentes veias étnicas de origem: “Se Essa Rua Fosse Minha” – “Histórias Sem Fim” – “Dorme Suzana” – “Cabra Cega” – “Cinco Marias” – “Cataflau” – “Elefante Colorido” – “Alecrim Dourado” – “Encontrar figuras nas nuvens” – “Já Quem Pô” – “Carneirinho Carneirão” – “Macaco Foi à Feira” – “Elástico” – “Escravos de Jó” – “Pipa” – “Batatinha Frita 1, 2, 3” – “Mamãe Posso Ir” - “Carrapato Vai-te Embora” – “Bem-me-Quer, Mal-Me–Quer” – “Sapo Cururu” – “Teresinha de Jesus” – “Salada Mista” – “Mulher Rendeira” –

(5)

“Amarelinha” – “Passa-Passa Gavião” – além de muita música, ditos populares, adivinhas, versinhos, entre outras.

A História

No espetáculo, “Teresinha de Jesus” e “Alecrim Dourado” (extraídos do folclore infantil em diferentes raízes folclóricas – raiz ibero-americana e afro-brasileira) são personagens brincantes, com diferentes origens e realidades culturais, mas que se reúnem todos os dias na rua onde moram para brincar.

Enquanto brincam, eles tecem reflexões e comentários sobre a vida, e, sobre a experiência única pra cada indivíduo que é o crescer e o amadurecer.

O Texto

O Texto de Paula Giannini constrói a história de forma delicada, criativa e ágil, envolvendo o espectador na peça que, às crianças, propõe um novo mundo repleto de brincadeiras e, aos adultos, um mergulho na memória de jogos que fizeram parte da infância brasileira desde sua origem.

O texto é merecedor de inúmeros prêmios e em 2018 foi selecionado pelo MEC para compor bibliotecas de 1° a 3° séries do ensino fundamental, no PNLD Literário 2018.

O trabalho costura o caminho dos personagens através de brincadeiras anunciadas (selecionadas, classificadas e ordenadas por faixa etária) que vão surgindo enquanto os personagens crescem: primeiras brincadeiras, segundas brincadeiras, brincadeiras de crescer e últimas brincadeiras, delimitando o tempo passando e a diferença entre jogos realizados desde a primeira infância até a pré-adolescência.

A Direção

A direção, de Amauri Ernani, trabalha com os atores como figuras atemporais, que cantam, dançam e brincam, interagindo diretamente com os espectadores durante todo o espetáculo, buscando, desta forma, uma maior cumplicidade entre artista e plateia, bem como entre a plateia como um todo.

(6)

Enquanto os personagens jogam com o “ser criança”, descobrem o mundo, sofrendo, questionando, aprendendo e principalmente brincando, de brincadeiras eternas, aprendidas de seus pais, que aprenderam de seus pais, que aprenderam de seus pais...

A Música

A seleção musical é uma coletânea de cirandas infantis arranjadas pelo músico e pesquisador musical Ângelo Esmanhotto (pós-graduado em música clássica indiana e que, no Brasil, trabalha em pesquisa das similaridades entre cantigas de roda brasileiras e mantras indianos).

O Que Disse A Crítica

Da Pesquisa

“Se Essa Rua fosse minha - Espetáculo de Brincar, em cartaz no Teatro Ipanema, exibe um trabalho sério de resgate das cantigas populares e brincadeiras infantis desenvolvido por Inami Custódio Pinto e Paula Giannini.”

“Trata-se de um típico trabalho de grupo de pesquisa, dentro do projeto chamado Brincando com o Folclore, que eles mesmos chamam de teatro-arte-educação-música” (Fonte: Carlos Augusto Nazareth” – Jornal do Brasil 30/11/04)

Da Proposta

“O trabalho do grupo é de arte-educação apresentado no palco¨, e tem atores-animadores à vontade em cena, em sua tarefa de trazer e levar crianças ao palco, brincar, entreter.

As crianças sobem ao palco gostam e aproveitam...”

(Fonte: Carlos Augusto Nazareth” – Jornal do Brasil 30/11/04)

“Se Essa Rua Fosse Minha Espetáculo de Brincar tem ingredientes para divertir crianças e adultos que se interessem em conhecer e participar de antigas brincadeiras” (Fonte: Marília Sampaio – Jornal O Globo 30/01/05)

Música e direção

“A trilha sonora é de qualidade, com belos arranjos para as tradicionais cantigas infantis. A direção de Amauri Ernani tem um desenho cênico claro, limpo, com boa movimentação.”

(7)

(Fonte: Carlos Augusto Nazareth” – Jornal do Brasil 30/11/04)

Da Interatividade

“Fato muito curioso é a empolgação dos adultos em participarem dos jogos...” (Fonte Marília Sampaio – Jornal O Globo 30/01/05)

Da Produção

“A Palco Produções não trabalha somente para crianças, mas suas incursões ao mundo dos pequeninos são fantásticas...”

(fonte: Gazeta do Povo – caderno G – Cristiano)

Histórico do Espetáculo

Agosto de 2004 – Estreia Nacional do espetáculo. Projeto com patrocínio do Grupo Educacional DOM Bosco – Através da Lei municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba Estreou no Teatro Cultura – Curitiba.

Outubro de 2004 – Estreou no Teatro Ipanema – RJ. Com grande sucesso de público. Outubro de 2004 – Elogiosa crítica de Carlos Augusto Nazareth – Jornal do Brasil. Dezembro de 2004 – Selecionado no edital do Teatro Glauce Rocha – Rio de Janeiro. Dezembro de 2004 – Estreia no Teatro Glauce Rocha (imenso sucesso de público). Janeiro de 2005 – Elogiosa crítica de Marília Sampaio – Jornal O GLOBO.

(8)

Março de 2005 – Selecionado para integrar a Mostra de Teatro de GUIGNOL – Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.

Março de 2005 – Grande sucesso de público no FESTIVAL de Teatro de CURITIBA. Maio de 2005 – Projeto ARTE NO PÁTIO – SESC TIJUCA – Rio de Janeiro.

Julho de 2005 – Participa do FESTIVAL de Teatro de CAMPO LARGO – PR. Setembro de 2005 – Dia do Desafio – SESC TUIJUCA – Rio de Janeiro

Outubro de 2005 – Selecionado como espetáculo em comemoração ao Dia das Crianças Teatro de GUIGNOL – Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.

Outubro de 2005 – Dia das Crianças – SESC TERESÒPOLIS – Rio de Janeiro.

Janeiro de 2006 – Selecionado para integrar a 6 MOSTRA SESC CBTIJ – realizando apresentações de julho a setembro de 2006 em 13 unidades do SESC RIO.

Setembro de 2006 – Selecionado no Edital Circulação da Fundação Cultural de Curitiba – realizando apresentações em cidades como Teresópolis – Petrópolis – Campos – Nova Friburgo – Barra Mansa – Três Rios, entre outras no Estado do RJ. Outubro de 2006 – Volta ao Festival de Teatro de Campo Largo com grande sucesso Outubro de 2006 - Selecionado como espetáculo em comemoração ao Dia das Crianças Teatro CARLOS WERNECK – Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Novembro de 2006 – Selecionado para integrar o CIRCUITO CULTURAL BANCO DO BRASIL – ETAPA CURITIBA, NO MUSEU OSCAR NIEMEYER.

Março de 2007 – Volta ao Festival de Teatro de Curitiba.

Julho de 2007 – Projeto RECREIO NAS FÉRIAS – Prefeitura Municipal de São Paulo. Outubro de 2007 – Nova edição do Festival de Teatro de Campo Largo.

Março de 2008 – Festival de Teatro de Curitiba.

Julho de 2008 - Projeto RECREIO NAS FÉRIAS – Prefeitura Municipal de São Paulo. Outubro de 2008 – Dia das Crianças – SESC Teresópolis – RJ.

Maio de 2008 – Temporada no Teatro Ressurreição – São Paulo. Junho de 2008 – Temporada no Teatro Ruth Escobar – São Paulo. Julho de 2008 – Temporada no Teatro Maria Della Costa – São Paulo. Novembro de 2008 – Projeto Viva RIO – Aterro do Flamengo - RJ Março de 2009 – Festival de Teatro de Curitiba.

Abril de 2009 – PROJETO CCBB ITINERANTE – BANCO DO BRASIL – Palácio das Artes – Belho Horizonte.

(9)

Novembro de 2009 – PRÊMIO PONTINHOS DE CULTURA – MINC.

Dezembro de 2009 – PRÊMIO CULTURAS POPULARES – Projeto Palco Brasileiro. Março de 2010 – Festival de Teatro de Curitiba.

Agosto de 2010 – Shopping Paineiras – Jundiaí.

Setembro de 2010 – Teatro Paulo Autran – Shopping Novo Batel – Curitiba. Outubro de 2010 – Teatro João Luiz Fiani - Shopping Novo Batel – Curitiba.

Dezembro de 2010 – PRÊMIO PONTINHOS DE CULTURA – MINC - Pela segunda vez consecutiva.

Março de 2011 – Festival de Teatro de Curitiba.

Segundo semestre de 2011 – Teatro João Luiz Fiani - Shopping Novo Batel – Curitiba Março de 2012 – Festival de Teatro de Curitiba.

Agosto de 2012 – O Projeto iniciou nova fase. Além do espetáculo “Se Essa Rua Fosse Minha – Espetáculo de Brincar”, passa a integrar também o espetáculo “Oryai – O Brinquedo dos Curumins”, com brincadeiras indígenas. Patrocínio – Instituto Bosch.

Outubro de 2012 – Projeto Circuito da Leitura – realizando 20 apresentações para escolas da rede pública de ensino em parceria com a Bosch

Março de 2013 – Festival De Teatro De Campo Largo. Março de 2013 – Festival De Teatro De Curitiba.

Outubro a dezembro de 2013 – Temporadas nos Teatro da Livraria da Vila – Shoppings Cidade Jardins e Higienópolis.

Janeiro de 2014 – Inauguração e temporada no Teatro da Livraria da Vila (Curitiba) – Shopping Pátio Batel.

Fevereiro de 2014 – Temporada na Livraria Martins Fontes – São Paulo Maio de 2014 – Teatro do Shopping Novo Batel – Curitiba.

Junho de 104 - Teatro Ruth Escobar – São Paulo.

Julho de 2014 – Projeto Cultura Livre – Parque Tietê – SP.

Janeiro a abril de 2015 – Teatro Ruth Escobar (São Paulo) e Teatro Rodrigo de Oliveira (Curitiba), simultaneamente.

(10)

Maio a dezembro de 2015 – Patrocinado através da Lei Rouanet com incentivo das Pernambucanas – 80 apresentações em itinerância por 25 cidades do Estado de São Paulo, além de outras do Estado do Paraná.

Junho a setembro de 2015 – Temporada no Teatro Santo Agostinho. Outubro de 2015 – Brasília – Projeto Encena Brasil.

Janeiro a abril de 2016 – Teatro Ruth Escobar.

Junho 2016 – Inauguração e temporada no Teatro Shopping Raposo Tavares. Março a dezembro de 2017 – Turnê pelo Estado de São Paulo – Patrocínio Gerdau. Ao longo do ano de 2017 – Temporada no Auditório do MuBE – São Paulo.

Novembro de 2017 – LANÇAMENTO DO LIVRO com o texto do espetáculo pela Editora Bamboblê.

2018 – Durante todo o ano - Temporada Teatro Maria Della Costa.

Março de 2018 – Livro selecionado pela FNLIJ para compor o CATÁLOGO BOLONHA – na maior feira de literatura infantil do mundo, na qual o livro representará o Brasil. Março de 2018 – Projeto ComVida – APAA – Teatro Sérgio Cardoso.

Junho de 2018 – Festival de férias do Teatro Viradalata – São Paulo. Setembro de 2018 - Livro selecionado para o PNLD LITERÁRIO 2018. Outubro de 2018 – Apresentação em 12 unidades dos CEUs São Paulo.

Outubro de 2018 – Apresentações no Circuito Cultural Paulista. Osasco e Palmares Paulista – SP

2019 – Em cartaz no Teatro West Plaza Shopping (de janeiro a março) e Hotel Transamérica Executive Paulista (abril).

(11)

Definição dos parâmetros, dimensionados por critérios objetivos, a serem utilizados para aferição do cumprimento das atividades e metas propostas;

A fim de dimensionar, tanto

quantitativa, quanto

qualitativamente os resultados do Projeto. A equipe de trabalho realizará uma série de ações, coo já de costume, em todos os projetos que realiza.

- 80 apresentações – 60 com ingressos gratuitos e 20 com preços populares (50% de gratuidade no mínimo) - Convite direto para escolas da rede pública de ensino, entidades de assistência ao menor e comunidade para assistirem aos espetáculos a serem realizadas no entorno das mesmas.

- Público que receberá os ingressos: 18.000 ingressos gratuitos e 4.000 ingressos populares.

- Serão editados 1000 livros com o texto do espetáculo, focando em brincadeiras tradicionais e que serão distribuídos (Mínimo de 300, ao público que assistirá ao espetáculo (através de sorteio quando em teatros e de destinação direta, quando em entidades de assistência ao menor e escolas da rede pública de ensino - pelo menos 1 por entidade, para compor as bibliotecas dos locais visitados).

(12)

Práticas de comprovação

1 – Declarações de todas as instituições que assistirão aos espetáculos, elencando quantidade de público, local de realização, data, contatos da instituição, nome do responsável, bem como, opinião acerca do trabalho.

2 - Declarações de todas as instituições que receberão os livros, elencando data, contatos da instituição, nome do responsável, bem como, opinião acerca do trabalho.

3 – Registro de opinião do público em forma de vídeo, bem como por escrito.

4 – Página do Projeto em redes sociais, com canal aberto para opiniões, informações e até agendamento de espetáculos.

5 – Registro em vídeo e em fotos, de cada uma das apresentações, editando-se um material final dimensionando o Projeto como um todo.

(13)

Plano de divulgação envolvendo todas as ações do projeto

O espetáculo será divulgado na mídia em geral, bem como para os vários parceiros que a produtora acumulou ao longo dos anos, tais como guias de programação, sites de ingresso online, roteiros especializados, entre inúmeros outros, além do relacionamento direto com entidades de auxílio ao menor para agendamento de espetáculos e a viabilização de fruição do público aos locais de apresentação.

A mídia inclui as seguintes ações:

1 – Rede social do projeto ativa e alimentada diariamente, com imagens, agenda, convites para eventos, etc.

2 – Distribuição de panfletos impressos locais.

3 – Distribuição de panfletos e convites eletrônicos para mala direta da Palco Cia de Teatro.

4 – Inserções de mídia na internet.

5 – Inserções de mídia em impressos, guias de programação, jornais, especializados em cultura.

6 - Realização de podcasts, transmissões ao vivo, interação com o público do projeto. 7 – Banner em todos os locais de apresentação.

8 – Locução ao início de todas as apresentações do espetáculo.

9 – Contratação de assessoria de imprensa para sugestão de pauta nos veículos de comunicação cultural.

(14)

Descrição do público alvo

Público-alvo – crianças – educadores – famílias

Público de entorno ao local de realização – público prioritariamente das escolas da Rede Municipal de Ensino e instituições de auxílio ao menor.

Estimativa de público – de acordo com a lotação dos locais de apresentação (em média 200 pessoas por sessão) (total mínimo 12.000)

Estimativa de distribuição de livros - Mínimo 100

Ficha técnica do projeto,

Quem está realizando – Palco Cia de Teatro em parceria com a FC Cenografia (proponente)

Texto – Paula Giannini Direção – Amauri Ernani

Elenco – Andreza Crocetti – Victor Rigonatti – Thiery Maciel Atores Stad By – Sido Calesso e Samara Pereira

Produção – Palco Cia de Teatro

Currículos

FC Cenografia – Proponente

PRINCIPAIS TRABALHOS REALIZADOS

Projeto Teatral Brincando com Arte 2017 – Proac ICMS – Apresentação de mais de 60 espetáculos de teatro infantil em São Paulo – patrocínio Gerdau.

Fábrica de Casamentos 2017 – (Programa do SBT) – Elaboração de materiais cênicos e acompanhamento de gravações.

Caixa de Costura 2016 (Cygnus Media - GNT) - Cenografia, Produção de Arte e Objetos, apresentação de projeto e detalhamento, pesquisa de materiais e acompanhamento de gravações

TV Mulher 2016 (Cygnus Media - GNT) - Cenografia, Produção de Arte e Objetos, apresentação de projeto e detalhamento, pesquisa de materiais e acompanhamento de gravações.

Bake Off 2016 (Cygnus Media - SBT) - Produção de Arte e Objetos, pesquisa de materiais e acompanhamento de gravações.

(15)

MasteChef BR 2015 (BAND TV) - Cenografia - projeto, detalhamento e acompanhamento de construção. (cenário concebido dentro da empresa PKS Cenografia para a TV BAND)

Peça Teatral Uma Família Muito Doida – Em cartaz de 2014 a 2016, nos teatros Ruth Escobar e Maria Della Costa – Produção executiva, artística, direção de arte e cenografia. Acompanhamento e montagem.

MasteChef BR 2014 (BAND TV) - Cenografia - projeto, detalhamento e acompanhamento de construção. (cenário concebido dentro da empresa PKS Cenografia para a TV BAND)

PROGRAMA THE TASTE GNT 2014 - Concepção em 3D do cenário. (Produção realizada para a Produtora Moonshot)

CASA X (Tatuapé) 2014 - Produção de Arte - pesquisa de objetos, móveis e adereços. (Produção com Gringo Cardia)

Palco Cia de Teatro – Produtora responsável

Surgida em 1995, a Palco Cia de Teatro é um grupo de teatro que trabalha com produção de espetáculos próprios.

Possui núcleos de pesquisa diversos:

1- Teatro para a Infância e Juventude. Com o qual realizou trabalhos que receberam prêmios de reconhecimento nacional como o Pontinhos de Cultura do MINC.

2. Teatro e Cultura Popular, aliado ao folclore brasileiro e às manifestações culturais tradicionais. Com o qual, realizou espetáculos também premiados como “Auto Para Maria Cordel de Amor”, merecedor do Prêmio Culturas Populares, do MINC, em 2009.

3. Teatro Adulto com Pesquisa centrada na Nova Dramaturgia. Atualmente a Cia atua, paralelamente, em Curitiba e São Paulo, desenvolvendo pesquisa e realizando temporadas de espetáculos diversos. Com a comédia “Casal TPM” em 2011, recebeu da Revista Veja São Paulo o título de “Broadway Paulistana da Comédia” por ser uma das 5 peças mais assistidas em São Paulo em 2010 e 2011, revigorando e renovando o público do Teatro Maria Della Costa.

É merecedora dos Prêmios Valores do Brasil (Banco do Brasil), Pontinhos de Cultura e Culturas Populares (MINC), Governador do Estado do Paraná, entre outros.

(16)

Equipe envolvida

Paula Giannini - autora

Dramaturga, roteirista, contista e atriz. Em 2018 concorre como semifinalista ao Prêmio Oceanos de literatura, um dos maiores em língua portuguesa no mundo, e, foi finalista ao Prêmio Guarulhos de Literatura com sua obra “Pequenas Mortes Cotidianas” (2017 – Editora Oito e Meio).

Ainda em 2018, teve seu livro “Se Essa Rua Fosse Minha – Livro de Brincar”, (20017 – Editora Bambolê) selecionado pela FNLIJ 2018 para o Catálogo Bolonha para representar o Brasil na Feira Literária de Bolonha (a maior do gênero infantil no mundo). O livro, também em 2018, foi selecionado pelo MEC para o PNLD Literário 2018, devendo estar em muitas bibliotecas de escolas do ensino fundamental em todo o Brasil a partir de 2019.

Amauri Ernani

Ator, sonoplasta, diretor teatral e produtor cultural. Atualmente atua em São Paulo, com espetáculos de repertório, produções diversas, espetáculos baseados nas manifestações de cultura popular e folclore brasileiro, além de projetos de inclusão social através da arte e da cultura. É diretor de espetáculos elogiados pela crítica nacional entre eles Casal TPM, Se Essa Rua Fosse Minha – Espetáculo de Brincar, As TPMs, Auto Para Maria Cordel de Amor.

Sócio fundador da Associação Cultural Teatro Cultura (Teatro Cultura) – na Praça Garibaldi, em Curitiba.

Em seu currículo possui mais de 100 espetáculos dirigidos, ao longo dos seus 29 anos de carreira.

Andreza Crocetti

Atriz e aderecista. Como empreendedora cultural, foi sócia fundadora do Palco Centro de Artes (1998/1999), foi sócia fundadora da Associação Cultural Teatro Cultura –na Praça Garibaldi, Curitiba.

Como aderecista, seu trabalho tem mérito reconhecido e é merecedora do Prêmio Governador do Estado do Paraná - Gralha Azul.

Atualmente, reside em São Paulo, onde atua como atriz e associada à Palco Cia de Teatro, atuando em vários espetáculos como As Cabeleireiras, João e Maria, Se Essa Rua Fosse Minha Espetáculo de Brincar, As TPMs, entre inúmeros outros em seus 19 anos de carreira.

(17)

Sido Calesso

Ator e bailarino desde 1986. Já trabalhou com produtoras de grande porte como a Scala Produções em Foz do Iguaçu em inúmeros espetáculos infantis e para o público adulto. Atualmente, integra o núcleo de atores da Palco Cia de Teatro desde 2012, trabalhando em inúmeras produções infantis e de comédia, entre elas, Chapeuzinho Vermelho em técnica phantom, João e Maria, As TPMs, Os Dinossauros, Se Essa Rua Fosse Minha – Espetáculo de Brincar, As Cabeleireiras (atualmente em cartaz no Teatro Maria Della Costa).

Samara Pereira – Atriz standby Principais trabalhos

Atualmente atuo nos espetáculos “Se essa rua fosse minha” com direção de Amauri Ernani e “A Bela e a Fera” com direção de Luiggi Francesco.

2017 – Se Essa Rua Fosse Minha - Teatro Ruth Escobar.

Peça Teatral – Infantil - Texto: Paula Giannini/ Direção: Amauri Ernani

2017 – A Bela e a Fera - Teatro Bibi Ferreira.

Peça Teatral – Infantil - Texto adaptado: Carmem Sanches/ Direção: Luiggi Francesco

2016 – Serenata Para Lua Velha - Espaço Cultural Nair Belo.

Peça Teatral – Drama Existencialista - Texto e Direção: Cesar Ribeiro

2014 a 2016 – Uma Família Muito Doida - Teatro Ruth Escobar e Maria Della Costa. Peça Teatral – Comédia - Texto: Wilson Coca / Direção: Sebastião Apollônio

2016 – Brincando de Super-Heróis - Teatro Ruth Escobar.

Peça Teatral – Infantil - Texto: Theo Moraes e Antônio Duarte / Direção: Sebastião Apollônio

2015 a 2016 – A Pequena Sereia - Teatro Bibi Ferreira

Peça Teatral – Infantil - Texto adaptado e Direção: Alexandre Biondi

Lucas Braga – Aotr standby Principais trabalhos

Senhora dos anjos - Direção Analy Álvares Teatro Ruth Escobar 2008 Na Real - Direção Rodolfo Garcia Vásquez Os Satyros 2011 até 2013 Lou e Leo - Direção de Nelson Baskville 2013

Novela Chiquititas (participação)

O conto da caixa que conto - Direção de Egbert Mesquita Teatro do ator 2014 Foi bôto sinhá - Direção Jair Aguiar Teatro commune 2014

(18)

Tpm - Terapia Para Mulheres - Direção Amauri Ernani Teatro Ruth Escobar 2014 Se Essa Rua Fosse Minha - Espetáculo de Brincar-Direção Amauri Ernani 2017 e 2018 Correia ao caos - Direção Antônio Netto Teatro Commune 2014

O Mambenbe - Direção Jair Aguiar Teatro commune 2014

Inês de Gil Vicente por ele mesmo - Direção Achileu Nogueira Neto Patrulheiros Caninos - Direção khamilla jelezogo

Kids Show - Direção khamilla jelezogo A Barca - Direção Achileu Nogueira Neto

Medidas de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzidas.

A Palco Cia de Teatro costuma adotar, sempre, em todos os seus projetos, várias práticas que visam, não só dar acessibilidade ao público em geral, independente de sua necessidade, como, também, incluir tal público na experiência interativa do espetáculo, assim para o Projeto Brincando com Arte – 15 anos, as seguintes ações serão realizadas:

1 – Todos os teatros, por onde o espetáculo passará, deverão possuir acesso ao portador de necessidades de locomoção.

2 – No caso da impossibilidade de locomoção para determinados públicos, os espetáculos ocorrerão dentro das instituições.

3 – Haverá (no mínimo) 5 sessões com tradução em libra, para público deficientes auditivos, e ou com monitoria descritiva, para públicos deficientes visuais, dentro das instituições a que estes pertencem e/ou, nos próprios teatros que receberão o

(19)

CONTATOS

(11) 982497839 - (11)948753211 palcoproducoes@hotmail.com contato@ehoradoshow.com.br

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

Com relação ao CEETEPS, o tema desta dissertação é interessante por se inserir no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), sob a tutela da Coordenação de

A decisão seguramente não atendida aos interesses dos partidos que tinham maioria na Câmara dos Depu- tados e que poderiam ter corrigido tal distorção pela via legislativa. Não

A maioria das professoras entrevistadas trabalhou em escolas que adotaram algumas das medidas implementadas pela Secretaria Estadual de.. As entrevistadas consideraram as

[r]

Os elementos apresentados pela autora são fundamentais para justifi car a relevância desta proposta de trabalho que visa reconhecer a brincadeira na pedagogia não mais como um simples

Consideremos também as Escrituras e os escritos apostólicos que nos ensinam que Yeshua é O Único em Quem encontramos salvação e redenção pelo Seu sangue, pois