• Nenhum resultado encontrado

Estatuto Ministério Infantil Comunidade Gólgota

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estatuto Ministério Infantil Comunidade Gólgota"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Estatuto Ministério Infantil

Comunidade Gólgota

(2)

“No caminho do perverso há espinhos e armadilhas; quem quer proteger a própria vida mantém-se longe dele.

Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.

Provérbios 22:5-6”

1.0 Objetivo, Visão e Missão do Ministério Infantil

É muito importante que a criança esteja envolvida em atividades que lhe estimulem a criatividade e o potencial de aprendizado, para que assimilem valores como adoração, companheirismo, educação, reverência, entre outros. Para isso, faz-se necessário a existência de um departamento especializado em elaborar tais atividades que orientem as crianças nos caminhos de Deus.

Este ministério procura, também, conscientizar a todos sobre a responsabilidade de exercer uma influência positiva sobre as crianças, pois estas extraem significados de todas as suas experiências.

O desejo do ministério infantil é em parceria com os pais e tutores de passar valores preciosos da Palavra de Deus e que cada criança possa viver e experimentar esses valores. - Desejamos dar as crianças oportunidade de conhecer Jesus como seu único e suficiente Salvador;

- Desejamos cultivar no coração da criança um tempo devocional, para que ela todos os dias ela desenvolva um relacionamento intimo com o Senhor;

- Desejamos ensinar as crianças que elas sejam adoradoras de Deus e mostrar a Bíblia como um livro incrível ensinando-as com simplicidade e alegria.

- Desejamos passar o amor por serviço ao Reino, para que a criança aprenda a servir como Jesus serviu;

- Desejamos que a casa do Senhor seja o local de desenvolver amizades de fé, que a criança possa fazer amizades cristãs que irão lhe acompanhar durante toda sua vida e que abençoaram sua caminhada.

- Desejamos conectar os ministros infantis como lideres de fé às crianças, que as ajudaram em momentos difíceis e regozijaram em momentos alegres; passando valores e princípios bíblicos com sabedoria;

“Que o Senhor nosso Deus possa usar o ministério infantil para Sua própria Honra e Glória e para o crescimento da Igreja – corpo de Cristo.”

(3)

O ministério infantil tem por principal responsabilidade a realização das atividades da escola bíblica para as crianças

1.1 Escola Bíblica Infantil

O nosso objetivo é ensinar as crianças no caminho de Jesus Cristo, é ensinar a Bíblia – a Palavra de Deus. Embora haja várias atividades dentro da mesma, o seu objetivo principal é alcançar um maior número de crianças com o ensino bíblico fundamental, tendo como alvo a salvação de cada um de seus alunos, o crescimento espiritual, o envolvimento com o serviço cristão.

1.1.1 O que ensinar as crianças?

A primeira responsabilidade do professor do ministério infantil é verificar se cada aluno já tem experiência da salvação. Com muita oração e amor os alunos devem ser evangelizados, mostrando-lhes que ser apenas filho de cristão não traz filiação à família de Deus. (Jo 1:12-13)

Os salvos devem aprender a viver a vida cristã e na classe da Escola Bíblica poderão receber instruções práticas, a saber:

- Certeza da Salvação. - Confissão de pecados. - Amor pela Palavra de Deus. - Vida de Oração.

- Vida Consagrada.

- Desejo de Testemunhar Jesus aos outros. 1.1.2 Dinâmica do Ministério Infantil

A dinâmica do ministério infantil será caracterizada pelo bom funcionamento e pela criatividade em suas áreas quanto às propostas para os eventos especiais.

O Departamento Infantil deve planejar suas atividades, colocando eventos especiais que venham mesclar o programa da igreja. Estas reuniões darão segmento ao programa de ensino, e fortalecerão as crianças em suas situações dentro da igreja e na sociedade secular. O ministério infantil, não pode estar alienado das datas da denominação da Igreja local. É necessário estabelecer uma estratégia prática para a execução destas atividades.

O ministério infantil é um dos mais importantes da igreja em sua estrutura, alcance e realização. Isto poderá ser uma realidade quando a liderança tem consciência de suas

(4)

responsabilidades com relação ao seu papel de trabalho entre aluno – professor – ensino - programa.

Ante o exposto segue as características desejáveis e aconselháveis aos ministros infantis.

2.0 Características do Ministro Infantil 2.1 Pré-requisitos

Para ser um ministro infantil (membro do ministério), a pessoa deverá: - Ser membro(a) oficial da Comunidade Gólgota;

- Ser batizado(a), para aqueles que trabalharão como professor (ensino);

- Ser fiel nos dízimos e ofertas; (Gn 14:20, 28:22; Lv 27:31-32; Nm 18:26; Dt 12:17, 14:22-29, 26:12; 2 Cr 31:5-6; Ne 10:37; Ml 3:10; Mt 23:23; Hb 7:5);

- Não possuir passado (ou presente) de interesse sexual por crianças e/ou adolescentes; ou comportamento agressivo com crianças (inclusive pais, que durante a disciplina não estejam amparado pela Bíblia);

- Não estar na prática de pecado sexual;

- Não estar envolvido em fofocas dentro da igreja (dentro ou fora do ministério);

- Ter um bom relacionamento com toda a igreja de um modo geral (comunhão com o corpo de Cristo);

- Ser submisso à liderança ministerial, pastoral e eclesial; e

- Buscar santidade e comunhão diariamente com o Senhor nosso Deus.

OBS: Qualquer ato que venha interferir na santidade do ministro ou do ministério deverá ser comunicado de imediato à liderança do mesmo; para que tal situação seja tratada e não venha a afetar no Reino e na vida das crianças.

2.2 O Ministro-Professor do Ministério Infantil

O ministério com crianças não se resume em salas conjunto e escola dominical, é muito mais além do que quatro paredes, por isso o ministro que ensinará as crianças (o professor) deverá estar atento a 5 pilares para desenvolver o ministério

2.2.1 Chamado

Deus fez vários chamados a pessoas que humanamente falando, não tinham qualidades para fazer o que Ele quer.

(5)

Chamado, compromisso e conhecimento são fundamentais para o ministério, seja ele qual for. Sem chamado, não se pode fazer um bom trabalho, acaba-se tornando pedra de tropeço. Agora, se tem o chamado e não tem compromisso, também se torna pedra de tropeço.

“Tenha certeza daquilo que Deus quer pra você, e se você se comprometeu com Deus de fazer um trabalho, tenha compromisso.”

2.2.2.Visão

O professor deve estar comprometido para que seu trabalhado siga a trajetória de: evangelismo, salvação e crescimento espiritual das crianças.

2.2.3 Obediência

Primeiramente devesse obedecer a Deus, entender e aceitar o que Ele quer.

Algo muito importante que deve ser incluída na vida do que ensinará as novas gerações é a obediência à liderança.

Não se deve fazer nada sem autorização e aprovação dos líderes. 2.2.4 Criatividade e Conhecimento

A criatividade é um dom essencial para quem possui o chamado para o ministério Infantil. Ela estava presente em todos os passos da criação, principalmente no que diz respeito ao homem, criado à imagem e semelhança de Deus. Sendo assim, também o homem possui dotes criativos que pode aplicar em todos os seus atos. Todos nós, enfim, temos condição de criar alguma coisa. A criatividade é algo que cheira á novidade, e quem trabalha com crianças precisa de novidade a cada instante.

O conhecimento bíblico é fundamental, para que o ensino seja dentro dos princípios do Senhor e não “fuja” disto. O professor deve ter a prática de leitura bíblica no mínimo diária. As aulas deverão ser preparadas com antecedência para que se tenha o domínio do assunto a ser abordado.

2.2.5 Trabalho em Equipe

As equipes têm um potencial criativo maior do que os indivíduos.

“Todos nós juntos somos mais inteligentes do que apenas um de nós”

2.2.5.1 Características de uma equipe dinâmica:

- Cooperação – isso requer saber e apreciar histórias uns dos outros, manter contato físico, atitudes de dar e receber, para que a unidade se transforme na poderosa realidade de nossos relacionamentos práticos de trabalho.

(6)

- Flexibilidade – mudar para atender às necessidades. Flexibilidade para dar conta da demanda que lhe é requerida.

- Compromisso – os propósitos de evangelismo, comunhão, discipulado, serviço e adoração. Programas que ajudarão as crianças a crescer em profundidade, na caminhada espiritual.

- Lealdade - uma equipe pode fracassar porque algo discutido entre o grupo vazou para outras partes interessadas: a famosa fofoca. É muito difícil vencer a quebra de confiança entre os membros de uma equipe.

- Encorajamento - pessoas florescem sob o incentivo e murcham sob a crítica. Todas as vezes que apreciar algo em alguém ao seu lado, você está elevando seu valor, honrando essa pessoa, edificando a equipe e construindo o Reino.

- Paixão - os resultados espirituais florescem em razão de sua paixão pelo ministério. As crianças se lembrarão de você como alguém cheio de paixão que as amava, as valorizava e as honrava. As crianças podem se esquecer de algumas lições que você ensinou, mas se lembrarão de QUEM é você.

2.3 O Ministro-Líder

Além do exposto nos itens 2.1 e 2.2, do ministro que ocupar a vaga de líder esperasse que tenha:

2.3.1 Amor

2.3.1.1 O amor produz:

- Direção - entusiasmo que nos impulsiona adiante, energia suficiente para cruzar a linha de chegada da realização. Qualquer coisa que eu faça, farei bem porque a faço para o Senhor, não para a aprovação dos outros.

- Possibilidades – o amoroso faz coisas de maneira diferente: supera as dificuldades buscando soluções criativas juntamente com a equipe; percebe o fracasso como um degrau para o sucesso, refaz constantemente seus alvos e os alcança por meio de perseverança; aceita desafios que a impulsiona para os limites da perseverança, compreende que “se não houver dor, não há valor”; aceita a disciplina de Deus como uma preciosa demonstração do Seu amor.

Os dois maiores amores de um líder do ministério infantil (após Jesus) são:

1º Ver uma criança aceitar a Jesus e vê-la crescer em maturidade espiritual 2º Liderar, encorajar e inspirar os demais ministros.

(7)

- Alegria e vigor – contagiam o ambiente. É ficar contente por fazer diferença no Reino, porque o que fazemos durará para sempre.

2.3.2 Planejamento

O Planejamento das atividades, materiais, escalas, e funções dos ministros devem seve ser bem executado e de fácil compreensão de todos, para que não haja má execução e turbulência no ministério.

3.0 Deveres e responsabilidades 3.1 Escola Bíblica Dominical

O ministério infantil atua como complemento e embasamento da educação recebida pelas crianças dos pais e/ou tutores em casa, sendo desta parceria:

3.1.2 Obrigações do ministério:

- Ensinar e fomentar discussões a cerca dos textos bíblicos de forma a ser compreensivo por cada faixa etária;

- Incentivar a oração das crianças para agradecimento, louvor, petição, comunhão com o Senhor; e

- Zelar pela integridade física e moral da criança durante a programação da escola bíblica.

3.1.2 Obrigações dos pais e/ou tutores responsáveis:

- É de responsabilidade dos pais a frequência dos filhos a escola bíblica e acompanhamento das atividades solicitadas para realização em casa.

- É de responsabilidade dos pais, manter as crianças de 07 a 11 anos junto à igreja para louvor ao Senhor e encaminhamento após este período a sala de aula.

- É de responsabilidade dos pais a alimentação de suas crianças, antes ou depois das atividades do ministério, não podendo ocorrer durante a ministração dos professores e/ou nas salas destinadas ao ministério.

§ O ministério infantil não fornecerá alimentação às crianças, salvo programações especiais pré-programadas a Comunidade Gólgota.

É de responsabilidade dos pais orientar e evitar que as crianças tragam à igreja objetos pessoais, tais como brinquedo, por exemplo, que possam provocar intrigas e confusões com as demais crianças.

(8)

É vetada a entrada e permanecia de pais, tutores ou pessoas que não pertençam ao ministério infantil, dentro das salas destinadas ao ministério durante o período de atividades.

É de agradável tom, a parceria dos pais para com a higiene pessoal (evacuação) dos próprios filhos antes do inicio do culto.

OBS: Quando por algum motivo eventual ou programado, não haver atividade do ministério infantil no culto ou programações especiais, é dever dos pais zelarem pela segurança de suas crianças junto ao salão da igreja, não sendo permitido deixar as crianças desamparadas sozinhas nas salas do ministério infantil.

Referências

Documentos relacionados

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

O objetivo desse trabalho ´e a construc¸ ˜ao de um dispositivo embarcado que pode ser acoplado entre a fonte de alimentac¸ ˜ao e a carga de teste (monof ´asica) capaz de calcular

É nesse cenário que o direito do trabalho vem a suportar maior prejuízo, ao passo que nenhum outro ramo do direito vive tão próximo das manifestações econômicas como o

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

It answers the research question: How do multicultural life experiences, measured in various stages of foreign experience (extensive travel, past experience, current

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-