• Nenhum resultado encontrado

1. Caracterização da escola, dos educandos e da rede social

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. Caracterização da escola, dos educandos e da rede social"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1. Caracterização da escola, dos educandos e da rede social

1. Caracterização da escola, dos educandos e da rede social

1. Caracterização da escola, dos educandos e da rede social

1. Caracterização da escola, dos educandos e da rede social

Versão Textual

Versão Textual

Versão Textual

Versão Textual

Por meio desta atividade vocês darão início a uma etapa fundamental da elaboração do projeto de prevenção, que é a caracterização da realidade escolar onde vocês atuam. Assim, as orientações estão sendo organizadas em dois tópicos: conhecendo a escola e os educandos e identificando a rede social.

Observem, na figura ao lado, que a estrutura do projeto é composta por sete itens. Neste primeiro módulo, vocês começarão a elaborar a contextualização do projeto.

Fórum 1

Fórum 1

Fórum 1

Fórum 1

Registre suas reflexões sobre o papel da escola na promoção da saúde. Que ações você acha que devem ser desenvolvidas na escola, refletindo em que medi-da elas devem mobilizar a rede interna (direção, professores, alunos, pais, etc.) e externa (membros da comunidade, assistência, saúde, etc.)?

Com base no desfecho do filme e nas propostas apresentadas por seus colegas neste fórum, sugira outras ações que transformem o "limão numa limonada" fun-damentando-as a partir do conteúdo do módulo.

O fórum de discussão é um espaço privilegiado de articulação entre a teoria e a prática e poderá contribuir na elaboração do projeto de sua escola. Participem!

Atividade 1

Atividade 1

Atividade 1

Atividade 1

É esperado desta primeira atividade colaborativa um texto de 1 a 3 páginas, em formato A4, fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, contendo a caracteri-zação da escola, dos educandos e da rede social segundo as orientações a seguir.

Essa atividade deverá ser postada individualmente na plataforma. É importante, ainda, anexar os gráficos de identificação da rede social interna e externa da esco-la. Caso o grupo tenha usado ou desenvolvido outros instrumentos, poderão ser inseridos na atividade a ser entregue.

Orientações sobre a caracterização da escola, dos

Orientações sobre a caracterização da escola, dos

Orientações sobre a caracterização da escola, dos

Orientações sobre a caracterização da escola, dos

educandos e da rede social

educandos e da rede social

educandos e da rede social

educandos e da rede social

1.1 Conhecendo os educandos

1.1 Conhecendo os educandos

1.1 Conhecendo os educandos

1.1 Conhecendo os educandos

Quando elaboramos um projeto de prevenção precisamos, primeiramente, conhecer os aspectos de onde vamos atuar. É necessário efetuar uma espécie de diagnóstico da situação atual para propor uma intervenção preventiva

Atividade M1

Atividade M1

Atividade M1

Atividade M1

Elaborando o projeto de prevenção

(2)

realista e calcada nas demandas da escola e, em especial, dos estudantes, para quem direcionaremos nossa aten-ção e atuaaten-ção.

A atividade consiste em descrever e caracterizar a escola e os educandos beneficiários e participantes das ações preventivas. Assim, trata-se de delinear um panorama contendo informações e análises sobre aspec-tos predominantes da instituição e do grupo que vocês irão caracterizar. Esse levantamento poderá focalizar estudantes, por amostragem, descrevendo aspectos sociodemográficos, socioculturais e educacionais. Afi-nal, se estamos construindo e vamos implementar um projeto de prevenção, precisamos conhecê-los melhor.

A seguir, apresentamos algumas indagações que podem subsidiar a elaboração da atividade.

• Qual a faixa etária predominante dos estudantes?

• Quais os perfis socioeconômico e sociocultural desse público?

• Que aspectos históricos da instituição vale ressaltar?

• Como é a organização e o funcionamento da escola?

• Que recursos pedagógicos estão disponíveis?

• Os estudantes residem na comunidade próxima à escola?

• A escola conhece o perfil das famílias dos estudantes?

• Como vocês caracterizam o desempenho escolar dos estudantes?

• Como é o relacionamento dos estudantes com os professores e funcionários e vice-versa?

• Quais são as atividades escolares de maior interesse dos estudantes?

• Quais são as atividades sociais, culturais e comunitárias preferidas por eles?

• De que forma vocês poderiam conhecer melhor os estudantes?

Aproveitem essa atividade para ampliar a visão sobre os educandos e compartilhar conhecimentos e experiên-cias com seus colegas. Levantem dados já disponíveis na sua escola e identifiquem aspectos que considerem im-portantes.

IMPORTANTE IMPORTANTEIMPORTANTE IMPORTANTE

Conversem com as pessoas da equipe escolar que podem contribuir para a identificação da escola e dos estudantes. Aproveitem para convidá-las a participar com vocês na elaboração do projeto de pre-venção. Lembrem-se de que os estudantes podem tornar-se parceiros nessa elaboração.

Onde buscar informações para fazer essa atividade? Onde buscar informações para fazer essa atividade?Onde buscar informações para fazer essa atividade? Onde buscar informações para fazer essa atividade?

As fontes de informação que poderão ajudar o grupo de educadores cursistas são muitas, algumas advindas da pesquisa de documentos, observações, escuta do cotidiano escolar e interações no dia a dia da sala de aula.

Vejamos algumas fontes que podem consultar:

Versão Textual

Versão Textual

Versão Textual

Versão Textual

a) o projeto político-pedagógico da escola, que apresenta uma caracterização dos alunos;

b) documentos da secretaria da escola, que informam sobre os estudantes (censo escolar, ficha de matrícula, en-tre outros);

c) dados de pesquisas realizadas na escola; d) registros de reuniões e de assembleias escolares;

e) levantamentos de dados junto aos estudantes das turmas em que atuam; f) observações em outros contextos da escola (recreio, hora de entrada e saída); g) entrevistas com pessoas que conhecem a escola e os alunos;

(3)

IMPORTANTE IMPORTANTEIMPORTANTE IMPORTANTE

• Valorizem a realização de levantamentos no cotidiano do trabalho de cada um de vocês, junto às pessoas com quem convivem diretamente na escola. Uma opção é envolver a direção, os estudantes e os integrantes da comunidade local nessa caracterização, mobilizando a escola em torno da elaboração e da implementação do projeto.

• Se considerarem necessário, elaborem instrumentos (entrevistas, questionários) que poderão ser aplicados para obtenção de informações de interesse do grupo de cursistas.

• Nesse processo de caracterização, é importante que, após levantamentos, o grupo organize os dados, faça uma análise crítica e elabore um texto síntese com os aspectos considerados mais significativos.

1.2 Identificando a rede social da escola

1.2 Identificando a rede social da escola

1.2 Identificando a rede social da escola

1.2 Identificando a rede social da escola

A elaboração do projeto de prevenção da escola atende ao modelo da educação para a saúde e das redes sociais e parte do pressuposto de que o envolvimento com drogas não é uma questão apenas do indivíduo, ou seja, as rela-ções sociais e familiares devem ser consideradas.

É importante lembrar que a escola não pode ser considerada, isoladamente, como única promotora da educação e da saúde. A instituição escolar deve se reconhecer como integrante de uma teia de relações com outras instituições para atingir seus objetivos. Esta teia constitui sua rede social.

O que é rede social O que é rede socialO que é rede social O que é rede social

Versão Textual

Versão Textual

Versão Textual

Versão Textual

A rede social é o conjunto de pessoas/instituições que são importantes para a escola. São parceiras com as quais a escola pode contar para oferecer-lhe apoio, para integrar-se a projetos ou participar de atividades diver-sas do cotidiano escolar.

Além do conhecimento da escola e dos educandos, faz-se necessário conhecer a rede social, identificando que relações estão estabelecidas, quais devem ser fortalecidas e quais devem ser buscadas por meio de outras parceri-as.

A rede social interna e externa da escola A rede social interna e externa da escola A rede social interna e externa da escola A rede social interna e externa da escola

Apresentamos, a seguir, um instrumento para identificação da rede social da escola. Convidamos vocês a reco-nhecerem a rede social interna e externa da escola e, com isso, construir estratégias que poderão viabilizar a pre-venção do uso de drogas. Para a obtenção de dados sobre a rede social da escola, vocês poderão lançar mão de di-ferentes procedimentos.

Exemplo

Exemplo

Exemplo

Exemplo

a) identificação do registro das pessoas/instituições que participam das atividades da escola;

b) realização de entrevistas com pessoas-chave da comunidade e de outras instituições, ligadas às áreas da saúde, justiça, cultura, direitos humanos, etc.

Identificando a rede interna da escola Identificando a rede interna da escola Identificando a rede interna da escola Identificando a rede interna da escola

As instituições escolares (Conselho Escolar, Associação de Pais e Mestres — APM, Grêmio Estudantil) e os seus diferentes segmentos podem atuar como parceiros na construção e implementação de uma proposta de preven-ção na escola.

Avaliem o nível de envolvimento de cada integrante da rede interna de sua escola representando-o no gráfico a seguir, que também está disponível ao clicar aqui. O propósito do mesmo é subsidiar a elaboração da atividade relacionada a esta primeira etapa. Vejam as orientações a seguir.

(4)

cor verde, para os segmentos ou parcerias efetivadas;

cor amarela, para os segmentos com menor parceria, mas com boas chances de efetivação;

cor vermelha, para aqueles segmentos com quem a escola não tem parceria efetivada que exigirão grande investimento para efetivá-la.

No círculo "outro", destaque outra parceria que integre a rede social interna da escola.

Orientações de preenchimento do gráfico da rede interna da escola

Versão Textual

Versão Textual

Versão Textual

Versão Textual

• Para colorir o círculo neste ambiente, com o mouse, dê um clique na cor que deseja utilizar. • Vá até o círculo escolhido e clica. Repita esta operação para cada círculo que você queira colorir.

• Para alterar o texto do círculo “Outros”, clique com o mouse   em cima da palavra outros, apague-a e escreva a palavra desejada. • Para gerar o pdf deste gráfico e salvar em seus arquivos para postagem na atividade M1, você deve clicar, ao finalizar seu preenchimento, em “Imprimir exercício”.

Gráfico da rede interna da escola Gráfico da rede interna da escola Gráfico da rede interna da escola Gráfico da rede interna da escola

Gerar PDF

Gerar PDF

Gerar PDF

Gerar PDF

Identificando a rede externa da escola Identificando a rede externa da escola Identificando a rede externa da escola Identificando a rede externa da escola

No gráfico da rede social externa da escola são apresentados quatro grandes segmentos: família, comunidade proteção/assistência/segurança e saúde.

Primeiramente, vocês irão avaliar o nível de efetivação de cada parceria. Marquem em cada parceiro desses quadrantes.

Em seguida, pensando em um projeto de prevenção para a sua escola, articulado com a rede social, vocês deve-rão colorir os círculos brancos com a cor que predominou em cada um dos quatro segmentos da seguinte maneira:

cor verde, para os segmentos ou parcerias já efetivadas;

cor amarela, para os segmentos ou parcerias ainda não efetivadas, mas com boas chances de efetivação;

cor vermelha, para aqueles segmentos com quem a escola não tem parceria e a efetivação ainda está distante de se realizar.

Projeto de prevenção do uso de

Projeto de prevenção do uso de

Projeto de prevenção do uso de

Projeto de prevenção do uso de

drogas na escola

drogas na escola

drogas na escola

drogas na escola

Grêmio Grêmio Grêmio Grêmio Alunos Alunos Alunos Alunos Outros Conselho Conselho Conselho Conselho Escolar Escolar Escolar Escolar Direção Direção Direção Direção APM APM APM APM Educadores Educadores Educadores Educadores Funcionários FuncionáriosFuncionários Funcionários

(5)

Orientações de preenchimento do gráfico da rede externa da escola

Versão Textual

Versão Textual

Versão Textual

Versão Textual

• Para colorir o círculo neste ambiente, com o mouse, dê um clique na cor que deseja utilizar. • Vá até o círculo escolhido e clica. Repita esta operação para cada círculo que você queira colorir. • Para marcar em cada parceiro, clique, com o mouse, dentro do quadrado.

• Para gerar o pdf deste gráfico e salvar em seus arquivos para postagem na atividade M1, você deve clicar, ao finalizar seu preenchimento, em “Imprimir exercício”.

Este gráfico poderá ser impresso e preenchido em conjunto com seus colegas.

Gráfico da rede externa da escola Gráfico da rede externa da escola Gráfico da rede externa da escola Gráfico da rede externa da escola

Gerar PDF

Gerar PDF

Gerar PDF

Gerar PDF

Considerando o resultado da avaliação da rede interna e da rede externa, façam uma análise do nível de atuação das parcerias e das possibilidades e estratégias para mobilizá-las. Esse resultado, além de um recur-so na elaboração da atividade, poderá ser inserido como anexo da atividade colaborativa 2.

Comunidade Comunidade Comunidade

Comunidade Proteção/assistência/segurançaProteção/assistência/segurançaProteção/assistência/segurançaProteção/assistência/segurança

Associação de bairro Profissionais parceiros Igreja/trabalhos religiosos ONGs/projetos sociais e culturais Estabelecimentos comerciais Empresários Ex-alunos Outros

Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente Promotores/juízes Polícia Comunitária Batalhão escolar Conselho Tutelar Ministério Público Assistência social

Vara da Infância e da Juventude

Outros Famílias de alunos Famílias de professores Famílias de funcionários Pais Mães Irmãos Avós Outros

Postos ou centros de saúde

Programa Saúde na Escola ( PSE/SPE)

Estratégia Saúde da Família (ESF) CAPS ad Hospitais Profissionais de equipes de saúde Outros Família Família Família

(6)

Como sugestão, para aprofundar e enriquecer o mapeamento da rede social da escola, utilizem o Mapa de Rede da Escola: mobilização da escola em rede para a prevenção do uso de drogas .

É importante que o grupo registre suas ações, desafios e soluções no decorrer da elaboração do projeto. Esses registros contribuirão para o relato-síntese solicitado ao final do módulo 5.

Uma ação fundamental no decorrer da elaboração de um projeto é a promoção de espaços de diálogos sobre esse trabalho, o que contribui para potencializar a participação de todos os envolvidos. Tais espaços são propícios à inclusão de novas contribuições e adesões ao que está sendo desenvolvido.

Referências

Documentos relacionados

To demonstrate that SeLFIES can cater to even the lowest income and least financially trained individuals in Brazil, consider the following SeLFIES design as first articulated

According to Vladimir Oliveira da Silveira and Samyra Haydêe Dal Farra Naspolini Sanches (2015, p. 147), solidarity is part of human rights role, and does not only

62 daquele instrumento internacional”, verifica-se que não restam dúvidas quanto à vinculação do Estado Brasileiro à jurisdição da Corte Interamericana, no que diz respeito a

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Respondendo às hipóteses levantadas, utilizando os modelos formados à partir dos dados referentes ao banco de dados da PNS 2013, utilizando o modelo de regressão

O “tempo necessário” para as atividades complementares foi definido no tópico “Objetivos e Metas”, no qual apresentou duas metas referentes ao eixo da jornada de

Então são coisas que a gente vai fazendo, mas vai conversando também, sobre a importância, a gente sempre tem conversas com o grupo, quando a gente sempre faz

Os recursos financeiros de que trata este Programa serão depositados pela Prefeitura Municipal de Limeira diretamente em conta corrente aberta, especialmente para este fim, em nome