• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA Mestrado em Psicologia Área de Concentração: Psicologia Social

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA Mestrado em Psicologia Área de Concentração: Psicologia Social"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PRO GRAMA DE PÓS -GRADUAÇÃO STRICTO SE NSU E M PSI COLO GI A Mestrad o em Psicol ogia

Área de Concen tração: Psi cologi a Soci al

EDITAL

EXAME DE SELE ÇÃO Ingresso em 2018/ 1

A Universi dade S al gado de Oli veira, por interm édi o da R eitoria, faz saber a todos os interess ados que, nos termos do pres ent e edital, fará realiz ar o Exame de S eleção para o Programa de P ós -Graduação em Psi cologi a, Curso de M est rado, Área de C oncentração – Psicologi a Social – (Homologado em 1 0 de outubro de 2006, conform e Parecer nº. 165/2006 ), no perí odo de 23 de novembro de 2017 a 08 de fevereiro 2018 , com iníci o previsto para 5 de m arço de 2018.

1. DAS DIS POSIÇÕ ES PREL IMINARE S

1.1. O proces so de s el eção s erá regido por est e edi tal e executado pela C oordenação do P rograma de P ós -Graduação em Psi col ogi a da Uni versi dade Sal gado de Oli veira.

1.2. O presente edital dest ina -se a candidatos para o preenchi ment o de vagas no curs o de Mestrado do P rogram a de Pós -Graduação em Psi cologi a.

1.3. A concretização da i ns crição subent ende que o candidat o es tá de acordo com o pres ent e edit al .

1.4. Todas as fases do exam e de seleção s erão real izadas na Univers idade Sal gado de Olivei ra, C ampus Ni terói.

2. PÚBLI CO -AL VO

Port adores de di plom a de graduação em curso superi or de Psi cologi a e áreas afi ns.

3. DAS INS CRIÇÕ ES

3.1. Prazo: As ins crições est arão abertas no período de 23 de novembro de 2017 a 08 de fevereiro de 2018 e deverão s er realiz adas de s egunda a sext a, das 8h às 17 h, no P rogram a de Pós-Graduação em P sicologi a da Univers idade S al gado de Ol iv ei ra, sit uado à rua Marechal Deodoro 217, 2º andar, Cent ro, Niterói, CEP 24030 -060. M aiores informações poderão s er obtidas na S ecret aria do P rograma através do t el efone (21) 2138 -4926 ou e-mai l: pgpsi cologi a@nt.uni verso.edu.br .

(2)

3.2. Do pagamen to: Os candidatos deverão efetuar a inscrição na secretaria do mestrado e posteriormente pagar o valor de R$ 100,00 (cem reais), relativo à inscrição, em qualquer agência bancária. O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do processo seletivo por conveniência da Coordenação do Programa.

3.3. Da op ção: No ato da inscri ção o candidato deverá i ndi car a linha e t em áti ca de pesquis a as quais des ej a vincul ar -s e. Informações det alhadas sobre as linhas de pesquis a, tem áti cas e respectivos professores ori ent adores encont ram -s e no Anexo 3.

3.4. Da docu men tação: O candidato deverá anexar à inscri ção os docum ent os abaixo discrimi nados .

 Três cópias do Curriculum Vitae atualizado, acompanhado dos documentos com probatórios em uma via , conform e m odel o no Anexo 1.

 Uma Cópia da Carteira de Identidade.  Uma Cópia do CPF.

 Três retratos 3x4, recente.

 Cópia do Diploma de curso superior de du ração plena emitido por instituição reconhecida pelo M EC e do respectivo Históri co Es col ar (aut enti cada s ) e/ ou Decl aração de concl usão de curso de graduação em Psi col ogi a ou áreas afins aut enti cadas (O can didato que ap resen tar Declaração d e Con clusão d e Cu rs o terá o prazo d e 1 (u m) an o a parti r d a matrícul a para apresen tar o Diploma sob p ena d e can celamen to da matrícu la).

 Anteprojeto de dissertação, em três vias, conforme modelo no Anexo 2, vincul ado a um a das linhas de pesquisa e tem áti cas do curso.

Parágrafo Úni co : Toda a docum ent ação deverá ser ent regue no ato da ins crição, dentro de t rês envel opes pardos com o nom e do candidat o, linha de pes quis a e tem áti ca pret endi da, na Secret ari a do Programa. As informações prestadas são de int ei ra respons abili dade do candi dat o, dis pondo a Coordenação do Program a d o di reito de exclui r do process o s eletivo o candidato que fornecer documentação incompl et a ou dados com provadament e inverídi cos.

3.5. Da ins crição p or p rocu ração: será adm itida a i ns cri ção por t ercei ros m edi ant e procuração sim pl es do int eres sado, acom panhada de cópia legível de documento de identidade do candidat o e do procurador. Esses docum ent os s erão retidos . Não há necessidade de reconhecim ent o de fi rm a da procuração.

O comprovant e de i nscrição s erá e ntregue ao procurador, após efet uada a ins cri ção. O candi dat o i ns crit o por procuração ass ume t ot al respons abili dade pelas i nform ações prest adas por s eu procurador, arcando com as cons eqüênci as de eventuais erros de seu repres ent ante no preenchim ento do for mulário de inscri ção e em sua ent rega.

4. DA SEL EÇÃO

4.1. An ális e do an teprojeto

Os ant eproj etos serão avali ados pel os professores da li nha de pes quis a e t emática aos quais s e desti nam, l evando em cont a sua quali dade teórico -metodológi ca e adequação a os interesses de pesquis a dos eventuais professores ori ent adores.

(3)

4.2. Prova d e Lín gu a Ingl es a (Com consulta exclusi vam ente a dici onário im pres s o).

A Prova Escrit a de Lí ngua Ingl es a cons tará de tradução de texto e int erpret ação de conteúdo rel aci onado às linhas de pesquisa e t em áti cas do C urs o de M est rado. O candi dato soment e poderá ret irar -s e do local de realização da prova após decorridas duas horas de s eu iníci o.

4.3. Prova Es cri ta d e Conh eci mentos E specíficos (Sem cons ulta).

A Prova Es crit a de Conh eci mentos Es pecí ficos cons isti rá no desenvolvim ent o de questões sobre Metodologia de P esquis a em Psicologi a e Anál ise de Arti gos Cientí ficos.

O candidat o som ente poderá reti rar -s e do l ocal de reali zação da prova após decorridas duas horas de s eu iní cio.

4.4. Entrevis ta

A entrevi sta será realizada com banca de pelo m enos dois profess ores da linha de pesquis a na qual o candidato des ej a desenvolver suas ati vidades e t erá por obj etivo a avali ação do hi stóri co acadêmi co do candidato e a argüi ção sobre s eu ant eproj et o de pesquis a.

Observação: Todas as et apas do process o sel etivo s ão de carát er elimi natório , com exi gênci a de not a m í nima para aprovação i gual a 5,0 em cada uma das et apas e not a m édi a mínim a de 7,0 (set e) para aprovação .

4.5. Cron ograma d o pr ocess o s el etivo

 Período de Inscrição: 23 de novembro de 2017 a 08 de fevereiro de 2018.  Prova escrita de língua estrangeira: 19 de fevereiro de 2018, das 09 às 13 horas.

 Prova escrita de conhecimentos específicos: 20 de fevereiro de 2018, das 09 às 13 horas.  Entrevistas: 21 de fevereiro de 2018, a partir das 10 horas.

 Relação dos candidatos aprovados: 01 de março de 2018, a partir das 14 horas.  Matrícula dos selecionados: 02 de março de 2018.

 Inícios das aulas: 05 de março de 2018.

 Reunião com novos alunos: 07 de março 2018, às 13 horas.

OBSER VAÇÃO:

Sob nenhum pretexto haverá s egunda chamada das provas e entrevi sta, bem como não será concedida vist a ou revis ão de prova, no process o de sel eção para o M est rado.

(4)

5. DAS VAGAS

Serão fixadas em 25 (vi nt e cinco ) o número de vagas, est abel ecidas em função da disponibil idade de orient adores na ocasi ão do exam e, não havendo, contudo, com promis so da instituição de preenchê -l as i ntegralm ente.

A classi ficação s erá est abel ecida de acordo com a m édia geral da s notas obtidas nas diferentes et apas do process o s el etivo . Em cas o de em pate, t erá preferênci a o candidato que obtiver:

a) maior not a na prova de conhecim entos es pecí ficos;

b) maior not a no ant epr ojet o, com o s egundo cri tério de des em pat e.

6. DAS MATRÍCUL AS

6.1. Os candidatos aprovados e cl assi fi cados até o limit e de vagas ofereci das t erão direito de m atricul ar s e obedecendo aos prazos e normas fixados pela P ró Rei toria de Pós -Graduação e P es quis a.

6.2. A matrí cul a s erá feit a conform e plano de est udos recom e ndado pelo program a.

7. DAS B OLSAS

7.1. O Programa de M est rado oferece, conform e a ordem de cl assi fi cação dos candi dat os aprovados no processo s el etivo (do primeiro cl assi ficado em di ant e), 5 bols as de 100% do val or cobrado na s em est rali dade do curso, 10 bol sas de at é 50% do val or cobrad o na sem est ralidade do curs o e 10 bols as de at é 25% do valor cobrado na semestralidade do curso . O gozo da bolsa está condici onado à aval iação semest ral do bolsist a no que diz respeito à dis poni bili dade horári a e ao cumpr im ento das ativi dades exi gidas pelo Program a.

7.2. Exist e a possi bi lidade de obt er bol sas da CAP ES, sendo a modali dade de bolsa est abel ecida conform e os candi dat os t enham ou não ví nculo empregatí cio.

8. DAS DIS POSIÇÕ ES GE RAIS

8.1. O presente exame de s eleção é váli do som ent e para as mat rícul as efetuadas no prim ei ro perí odo let i vo de 2018 des ta Uni versidade.

8.2. A Pró-R eitori a de P ós -Graduação e Pesqui sa poderá baixar inst ruções com plem entares para a realização desse exam e de s eleção e para as m at rí c ul as, e decidi rá sobre os cas os omiss os.

8.3. Os alunos não classi fi cados deverão ret irar a s ua documentação at é 30 dias após a realiz ação do exam e de seleção.

9. INFO RMAÇÕES ADI CIO NAIS

(5)

Pós-Graduação em P sicologi a.

Anexo I

MO D E L O D E CU R R I C U L U M VI T A E

1. Dados pess oais Nom e:

Dat a de nas cim ent o: Local:

Nacionalidade: Est ado ci vil: Identi dade: CPF: 2. R esi dência Endereço: Bai rro: CEP: Tel efones: Fax: E-m ail:

3. Form ação acadêmi ca e profiss ional: 4. Experiênci a docente:

É docent e de Instit ui ção de Ensino Superi or?

( ) Sim - Es peci fi car __________________________________________ ( ) Não

5. Experiênci a em pesquis a

J á parti cipou de grupo de pes quis a? ( ) Não

( ) Sim - Nom e do grupo e coordenador: ______________________________ Se j á parti ci pou de grupo de pesquis a, obteve bol sa

( ) Sim - Órgão fi nanci ador ________________________________ ( ) Não

6. Experiênci a de t rabal ho não docente:

7. Publ i cações (Li vros, capít ulos de livros, arti gos em periódicos, trabal hos em congres sos , et c.):

8. Trabalhos apres entados e não publi cados:

(6)

Anexo II

Modelo de Diss ertação

O candidat o d everá apresent ar por escrit o, no momento da inscrição, um ant eproj eto da dis sert ação que pret ende realizar ao longo do curso. Es te texto não deve exceder 10 páginas datilografadas em folha A4, tipo Times New R oman, tam anho 12, es paço 1,5 e nele deverão con st ar:

1. Introdução

Especifi cação dos motivos da es col ha da probl em áti ca de i nvesti gação e sua rel evânci a, bem com o dos objetivos da pesquis a.

2. R eferenci al t eóri co

Breve descri ção das pri nci pais linhas teóri cas que pret ende abordar como fundam ent ação da probl emát ica e obj eti vos de i nvesti gação.

3. Metodol ogi a

Breve des crição de como pret ende des envolver a i nvesti gação.

4. R eferências bi bliográfi cas

Observação: Na folha de rost o do anteproj eto, deverá vi r indi cada a linha de pesquis a e a t em áti ca para o qual ele es tá di ri gi do. É i mportante não esquecer que a adequação do ant eproj eto aos interess es do profes sor escolhido t erá peso relevant e na avali ação do candidato.

(7)

Anexo I II

Linha de Pesquis a I :

Desen volvi mento Sociocogniti vo, Relações I nterpessoais e E ducação

Docen te: ADR IANA BENEV IDES S OAR ES

Temas d e Pesqui s a: Ensi no e Aprendizagem; Habili dades Soci ais; Proces s os Sócio -cognitivos.

Docen te: MAR C IA MAR IA P ERUZZI E LIA DA MOTA

Temas d e Pesqui sa: Des envolvim ent o sócio -cognitivo e linguag em; C ont extos do desenvol vimento e habili dades m et alingüísticas; Práti cas de ensino e alfabetiz ação.

Docen te: MAR IA ANGELA M ATTAR YUNES

Temas de Pesqui sa: Des envolvim ent o hum ano sob a perspectiva bioecológi ca; Psicologi a Positiva e R esili ência em indivídu os, famíli as e com unidades; P rogram as de Intervenção Psicoeducacional em diferent es cont extos educati vos.

Docen te: RAFAE L MOUR A C OE LHO P EC LY WOLTER

Temas d e Pesquisa: Relações entre pens am ento e ação (escolas, empres as, universidades ); Identi dade Soci al; R epresent ações Soci ai s; Pens am ento Soci al .

Docen te: SUS ANA INÉS NÚÑEZ R ODR IGUES

Temas d e Pesquis a: Des envol vim ento e const rução da identidade (self, autoestim a, aut oconcei to, aut o eficáci a), m et as e sent ido de vi da na adol escênci a e j uvent ude. Teori a de Autodeterminação e vali dação de instrum ent os s obre m etas, valores e s entido da vida.

Linha de pesquisa I I

Cogni ção Soci al, O rganizações e T rab al ho

Docen te: C LAR ISS A P INTO P IZARR O DE FR EITAS

Temas de Pesqu isa: Bem-est ar dos profi ssionais no am bi ent e labor al; Model o de Recursos e dem anda; R ecursos P ess oai s; Aut oefi cáci a; Adaptação e avali ação das evi dênci as de val idade de inst rum entos da P sicologi a Organiz aci onal do Trabalho.

Docen te: FELIP E VALENT IN I

Temas d e Pesquisa: Avali ação psi cológi ca no contexto d o trabalho, const rução e adapt ação de inst rum entos psi cológi cos, habilidades cogniti vas, desempenho no t rabalho; pes quis as com o uso da Teori a de R es post a ao it em, model agem por equ ações est ruturai s e multinível. Docen te: IONE VAS QUES -M ENEZES

Temas d e Pes quis a: Aspectos obj etivos e subj eti vos da relação t rabalho -t rabalhador; Trabalho, diversidade e ident idade; Implicações da organização do trabal ho na saúde do trabalhador; Trabal ho inform al, emprego -desem prego; Orient ação para o trabalho e desenvol vimento de carreira.

(8)

Docen te: LUC IA HELENA DE FRE ITAS P INHO FRANÇA

Temas de Pesquis a: Envelhecimento: Atitudes ; Preconceitos; Tempo Livre e Laz er; Rel ações Fam ili ares, Sociais e afeti vas; P rogram as Intergeracionai s. Aposent adoria: planej am ent o, Decis ão e Bem -Est ar, Program as de P reparação para Apos entadori a – PPA e segunda C arrei ra.

Docen te: LUC IANA MOUR ÃO CER QUE IRA E S ILVA

Temas d e Pesqui sa: Aval iação do R esultado de Ações Educacionai s em Organiz ações; Desenvol vim ento Profis sional; Aval iação de Program as Soci a i s.

Docen te: MAR IA C R IST INA FERRE IR A

Temas de Pesquis a: Comport am ent o Organizacional Posi tivo; Saúde e Bem -Est ar nas Organizações; Engaj am ento no Trabalho; Cultura Organizacional; J ustiça nas Organizações.

Referências

Documentos relacionados

E para este tempo final, vejam vocês, assim como a Igreja do Senhor Jesus Cristo como grupo, e também cada indivíduo do Corpo Místico de Cristo com o mensageiro da Sua

Com isso, o objetivo desde estudo foi avaliar o conforto térmico dos frangos de corte na fase inicial de criação, por meio da análise comportamental das aves, baseado em

Given the knowledge gap that exists on the deep-sea fish fauna of the northern coast of Brazil, we compiled all the available data on the region’s deep-sea fish, including the

As a conclusion, this work proposed a transferable model of the S&OE process, using BPMN notation; highlighted its key characteristics, such as its differences from S&OP, main

E embora nós não devemos dar créditos a Stone pelo valor de face, ele sugere que houve dar créditos a Stone pelo valor de face, ele sugere que houve um culto do cogumelo no antigo

Os critérios presentes na plataforma da Wikipédia (2018) apontam que “um tópico é presumido como notável se recebeu cobertura significativa de fontes reputadas e independentes

Implantadas como alternativa para a formação de novos atletas para o futebol brasileiro, as escolinhas fizeram com que o futebol, que antes era jogado de forma aberta e espontânea

Como brincar: A primeira sequência é bem simples: a criança se posiciona ao lado do elástico e deve pular com os dois pés juntos para dentro dele.. Depois, pula