• Nenhum resultado encontrado

O Projeto. Realização pelo período de março a dezembro de 2015 com temporadas de 3 meses no Rio de Janeiro e 2 meses em São Paulo.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Projeto. Realização pelo período de março a dezembro de 2015 com temporadas de 3 meses no Rio de Janeiro e 2 meses em São Paulo."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)

Realização pelo período de março a dezembro de 2015 com temporadas

de 3 meses no Rio de Janeiro e 2 meses em São Paulo.

Com Eduardo Moscovis e Fernanda de Freitas

Direção Kika Freire

Texto Dib Carneiro Neto

Produção Primeira Página Produções Culturais

Convidaremos o público à uma poética experiência sensorial e artística

onde todos serão instigados a encontrar em si mesmos novos lugares

e maiores desafios ao revisar o mais nobre dos sentimentos humanos:

o amor.

(3)

Um comovente encontro entre bailarina, compositor e um violoncelo promovem

uma reflexão sobre encontros criativos que se dão a partir do afeto. Num

emaranhado de pulsões, duas vidas se tornam simbióticas e dependentes.

Ela o ama mas não lembra de nada além disso. Só aquele homem a movimenta,

intriga e impulsiona pras mais belas e instigantes criações coreográficas,

e justamente por isso, também a leva ao desequilíbrio e ao surto. E por enquanto,

é assim que ela consegue se expressar.

A música o acompanha sempre, mesmo que só ele a escute. Como um tormento

em sua cabeça aquilo também o aprisiona. Mas ELA ouve, ou pelo menos a percebe

e sabe expressa-la com a dança. Isso o alivia mas o deixa dependente daquela

mulher. Será dele o trauma primeiro? O amor aparece como principal ajuda à cura,

ou pelo menos à sobrevivência.

A peça pretende investigar esses extremos: o que é realidade e o que é imaginação,

a explosão da potência criativa em oposição ao embotamento, pulsão de vida

e pulsão de morte.

E assim contaremos a história de um homem e uma mulher, um músico e uma

bailarina, que se cuidam/curam através do amor que sentem pela dança, pela

música, um pelo outro, por eles mesmos. Um tema delicado mas sempre

pertinente: os limites entre arte e loucura.

(4)

Um maestro/compositor e uma bailarina/coreógrafa, dois personagens sinistros e ambíguos, convivem num espaço amplo e lúdico, alternando momentos de harmonia, integração, rejeição, estranhamento, alegria, contemplação, euforia, destemperos, descontroles, mas, sobretudo, acreditando no poder da arte, na cura pela criação.

Esta peça para um casal de atores pretende unir teatro, dança e música para abordar um tema delicado e sempre muito pertinente: os limites entre arte e loucura. As interpretações do casal devem alternar alucinação, fantasia, sonho, brincadeiras de criança, delírio e insanidade, para que a plateia se confunda entre o que é realidade e o que é imaginação, entre o que é arte pura e o que já virou loucura, entre o que é mórbido e patológico e o que é vital e criativo – e, principalmente, entre o que é vida e o que é morte.

Criar para não morrer. Enlouquecer em nome da arte. Qual criador tem totalmente o controle sobre si e sobre sua criação? Como bem escreveu o filósofo Erasmo de Rotterdam em seu clássico “Elogio da Loucura”: “Nenhum mortal poderia suportar a velhice tristonha, se as misérias da humanidade não obrigassem a mim, a Loucura, a vir em seu socorro. Cabe a mim, a Loucura, dar ao velho o delírio que o faz disparatar. Mas atenção: é também esse afortunado delírio que afasta dele as inquietudes, as tristezas.”

Por meio de um espaço cênico indefinido, pleno de elementos visuais de extrema força poética, e uma dramaturgia atemporal e nada linear, a ideia é que cada espectador se sinta estimulado a refletir sobre desejo e memória, presente e porvir, entre frescor/vida e previsibilidade/morte.

Estariam os dois personagens mortos e eternizados em um paraíso criativo? Estariam vivos numa espécie de retiro artisticamente produtivo? Ou num hospício, pensando ser artistas? Ou seriam artistas, pensando estar no hospício? Ou estariam em uma real sala de ensaios de um espetáculo? Não há respostas fechadas, apenas uma constante celebração da poesia e douniverso lúdico da expressão corporal e musical. Sem se esquecer dos diálogos cortantes e poéticos e de certo ritmo de “hora do recreio” ou de festa no quintal.

Como disse certa vez a revolucionária psiquiatra brasileira Nise da Silveira, o essencial na relação com seres de almas atormentadas é “descobrir quais formas tomam os conflitos e os intrincados e sofridos problemas que, decerto, se debatem no mundo interior desses indivíduos incompreendidos, frágeis, que se fecham temerosos diante de nós”. E arrematou: “Não se curem além da conta. Gente curada demais é gente chata. Todo mundo tem um pouco de loucura. Vou lhes fazer um pedido: vivam a imaginação, pois ela é a nossa realidade mais profunda. Felizmente, eu nunca convivi com pessoas muito ajuizadas.”

Conforme nos explica Michel Foucault, em sua “História da Loucura”, há um discurso comum entre o delírio de um louco e o sonho de um romântico: a busca por um lirismo do desejo e pela poesia do mundo. “Loucura e sonho”, diz Foucault, “são ao mesmo tempo o momento da extrema subjetividade e o da irônica objetividade, sem que haja contradição nenhuma nisso”. Segundo o estudioso, “a poesia do coração, na solidão final e exasperada de seu lirismo, se revela, através de uma imediata reviravolta, como o canto primitivo das coisas. E o mundo, durante tanto tempo silencioso, face ao tumulto do coração, reencontra suas vozes.”

Seja como for, “minha alma, desprotegida, vai agora flutuar livre, para viver no círculo mágico da noite profunda”, dizem os versos de Herman Hesse, em Indo Dormir. “Mas que céu pode satisfazer teu sonho de céu?”, pergunta, por sua vez, o poeta Manuel Bandeira, em A Morte Absoluta.

Sobre o Texto

(5)

Ficha Tecnica

Texto

,

Dib Carneiro Neto

Direção

Kika Freire

Elenco

Eduardo Moscovis

Fernanda de Freitas

Figurinos

Gabriel Villela

Direção musical e Trilha sonora

Ernani Maletta

Iluminação

Paulo Cesar Medeiros

Cenário

Teca Fichinski

Fotografia e Programação Visual

Victor Hugo Cecatto

Realização

(6)

EDUARDO MOSCOVIS ATOR

Um dos mais bem conceituados atores brasileiros, Eduardo

Moscovis tem 25 anos de carreira, e um currículo que

acumula prêmios e vasta experiência. Trabalhou com os

mais importantes diretores de TV, Teatro e cinema, tendo

estrelado em inúmeras novelas, minisséries, espetáculos

teatrais e longas metragem.

FERNANDA DE FREITAS ATRIZ

Fernanda de Freitas é atriz e bailarina. Iniciou sua carreira

na tv em 2002. Foram 7 novelas, 5 séries e atualmente, está

no ar no seriado " Tapas e beijos " e " Junto e Misturado",

na rede Globo. Em 2004, debutou no cinema, fazendo uma

participação em Cidade baixa, de Sergio Machado. Depois,

vieram Zuzu Angel, de Sergio Rezende, Casa da mãe Joana,

de Hugo Carvana, o premiado Tropa de elite, de José Padilha e Malu de bicicleta,

de Flávio Tambellini, no qual recebeu o prêmio de melhor atriz no festival

de Paulínia. Em 2007, estrou no teatro na peça "Ensina-me a viver", com direção

de João Falcão e foi indicada ao prêmio APTR de atriz coadjuvante. Em 2008,

produziu seu primeiro espetáculo, A ver estrelas, de João Falcão, onde também

atuava. Em 2012, também, indicada ao APTR de atriz coadjuvante por sua

atuação na peça " O desaparecimento do elefante ", com direção de Monique

Gardenberg e Michele Matalon.

PRIMEIRA PÁGINA PRODUÇÕES PRODUTORA E REALIZADORA

A Primeira Página Produções Culturais, atua há 17 anos e é responsável por cerca de 40 produções teatrais. Vencedora do Prêmio APTR de teatro 2008 na categoria Melhor Produção por ENSINA-ME A VIVER e do Prêmio FITA 2013 como melhor produtora, em reconhecimento a sua participação nos 10 anos de festival. Dentre suas produções destacam-se os grandes sucessos de público e crítica: musical O GRANDE CIRCO MÍSTICO, De Chico Buarque e Edu Lobo, direção João Fonseca; INCÊNDIOS, com Marieta Severo, MARIA DO CARITÓ, com Lilia Cabral; ENSINA-ME A VIVER, direção João Falcão, com Glória Menezes; DOIDAS E SANTAS, com Cissa Guimarães; O SOLDADINHO E A BAILARINA direção Gabriel Villela com Luana Pi-ovani; MACBETH, de W. Shakespeare, direção de Aderbal Freire-Filho, com Renata Sorrah; PERNAS PRO AR, com Claudia Raia; VIRGOLINO E MARIA, direção Amir Haddad, com Marcos Palmeira e Adriana Esteves; O PEQUENO PRÍNCIPE, direção João Falcão; A MULHER DESILU-DIDA, direção Gilberto Gawronski, com Guida Vianna; DUAS X PINTER, direção Ítalo Rossi; ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS com Luana Piovani.

DIB CARNEIRO NETO DRAMATURGO

É jornalista, ex-editor do Caderno 2 do jornal O Estado de S.Paulo, função que exerceu por oito anos, até fevereiro de 2011. Trabalhou no Estadão por 19 anos seguidos e, antes, atuou em Veja São Paulo e Gazeta de Pinheiros. Para teatro, escreveu Adivinhe Quem Vem para Rezar, montada em São Paulo e em mais 20 cidades do País, entre agosto de 2005 e junho de 2006, com Paulo Autran e Claudio Fontana, dirigidos por Elias Andreato. Também é autor de Salmo 91, peça pela qual ganhou o Prêmio Shell de melhor dramaturgo de 2007 em São Paulo. Foi a primeira adaptação teatral do bestseller Estação Carandiru, de Drauzio Varella, que fez temporada em 2007, com direção de Gabriel Villela. Ainda para o teatro traduziu do francês a peça Calígula, de Albert Camus, montada em 2009 e 2010 com direção de Gabriel Villela e, no papel-título, Thiago Lacerda. Adaptação para o teatro o romance Crônica da Casa Assassinada, de Lúcio Cardoso, com direção de Gabriel Villela e a atriz Xuxa Lopes encabeçando o elenco. Em janeiro de 2014, estreou sua peça Um Réquiem para Antonio, com direção de Gabriel Villela.

KIKA FREIRE DIRETORA ARTÍSTICA

Kika Freire é pós – graduada em “Terapia Através do Movimento, Corpo e Subjetivação” pela Faculdade Angel Vianna. Com vasta formação nas áreas corporal e cênica, esteve presente em importantes trabalhos em teatro, cinema e televisão, como diretora de movimentos, preparadora corporal, diretora, preparadora de elenco, bailarina e atriz. Alguns dos seus trabalhos em teatro: “As Robertas-Loucas pelo rei”, Direção geral e coreografia; “Amor em Possível”, Direção geral; ”Hiato”, Direção: Cadú Fávero (Coreografia e direção de movimento); “O Soldadinho e a Bailarina”, direção: Gabriel Villela (Coreografia e direção de movimento); “Maria do Caritó”, direção: João Fonseca (Direção de movimento);”Sua Incelença, Ricardo III”, direção: Gabriel Villela (Coreografia e Direção de movimento); “Mania de Explicação”, direção: Gabriel Villela (Coreografia e direção de movimento);”Coral Coro de Cor”, direção Artística. Trabalhos em cinema: “Feliz Natal”, direção: Selton Mello (Atriz); “O Julio Sumiu”, direção: Roberto Berliner (Preparadora de elenco e corpo);”Rio Eu Te Amo”, direção: Nadine Labaki (Preparadora de elenco); “Uma Canção é pra isso”, direção: Ansgar Ahlers (Preparadora de Elenco)

ERNANI MALLETA DIRETOR MUSICAL E COMPOSITOR DA TRILHA

Ernani Maletta é pesquisador e professor de Artes Cênicas da Universidade Federal de Minas Gerais, ator, cantor, regente e diretor musical de teatro. É Doutor em Educação pela UFMG com tese defendida sobre o conceito de atuação polifônica na formação do ator, intitulada “A Formação do Ator para uma Atuação Polifônica: Princípios e Práticas. Como diretor musical e arranjos para teatro esteve junto ao grupo Galpão em 7 dos mais importantes espetáculos da Cia. Também esteve a frente dos arranjos e direção musical de mais de 8 montagens do diretor Gabriel Villela, e trabalhou com os mais renomados diretores do país tais como Paulo José em “Antônio e Cleópatra: um amor imortal”; Diogo Vilela em “Elis, estrela do Brasil”; Yara de Novaes em “Ricardo 3º”. Foi regente titular e fundador dos grupos Cênico-Musical Voz & Companhia, Vocal Canto da Boca, Coral Corda Vocal, Vocal Contracanto entre outros. Em 2006 recebeu os prêmios SESC/SATED para Artes Cênicas - Preparação Vocal do Espetáculo Um Homem é um Homem, do Grupo Galpão, e Melhor Sonoplastia - Direção Musical de O Casamento, do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare de Natal/RN, no XIII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga/CE - FNT.

(7)

Contatos

PRIMEIRA PÁGINA PRODUÇÕES CULTURAIS

21 3820-9512

www.primeirapaginaproducoes.com.br

MARIA SIMAN

Diretora geral e diretora de produção

21 98119-8837 / msiman@terra.com.br

PAULA SALLES

Diretora Executiva e Gerente de Projetos

21 969951212 / paularenatasalles@gmail.com

Referências

Documentos relacionados

natureza, situado a noroeste da Barrancos, divulga também informação geológica da região no seu Centro de Interpretação Ambiental ou pela internet (http://www.parquenoudar.com),

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

Porém, no sentido de promover o motociclismo desportivo e nos termos legais (actualmente art.º 42 da Lei n.º 5/2007, de 16 de Janeiro, e art.º 15º do DL n.º

c) Após o surgimento dos Cursos Superiores de Tecnologia da área de Gerenciamento e Administração, os cursos de Bacharel em Administração são,

Com base em Tardif, Nóvoa e Pimenta, que relacionam entre outros fatores, o poder da socialização na formação docente e Lave e Wenger que apresentam as comunidades de

A utilização de válvulas redutoras de pressão (VRPs) como ferramenta para o controle de perdas em redes de distribuição de água, vem sendo recomendada por

16 Todas essas festas no Vale do Paraíba, lavoura do café dependente da escravização, foram precedidas pelas notícias sobre a aboli- ção transmitidas por fazendeiros, que

As demonstrações financeiras consolidadas anexas foram preparadas no pressuposto da continuidade das operações, a partir dos livros e registos contabilísticos das empresas incluídas