• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS

GERAIS

EDITAL PIBID- CÂMPUS JANUÁRIA Nº 02

/15

- SELEÇÃO PARA ACADÊMICO

BOLSISTA PIBID

IFNMG – CÂMPUS JANUÁRIA

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, em convênio com Governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Educação, torna público o Edital Pibid Câmpus Januária 01/15 para a seleção de 02 (dois) acadêmicos matriculados na licenciatura em Matemática do IFNMG/Câmpus Januária e 02 (dois) acadêmicos matriculados na licenciatura em Física do IFNMG/Câmpus Januária para participar, como bolsistas, com carga horária de 32 horas mensais, do Programa Institucional de Iniciação à Docência - Pibid do IFNMG, na forma deste Edital.

1. DO PROGRAMA PIBID/IFNMG

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no IFNMG, promovido com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação e Diretoria de Educação Básica Presencial (Capes/DEB), visa fomentar a iniciação à docência de estudantes das Instituições de Ensino Superior incentivando a formação de docentes em nível superior, em cursos de licenciatura, para atuar na educação básica pública e contribuir para a elevação da qualidade do ensino ministrado nestas instituições.

Os cursos de licenciatura contemplados pelo projeto Pibid no IFNMG no Câmpus Januária são: Ciências Biológicas, Física e Matemática. Os bolsistas atuarão nas Escolas Federais, Estaduais e Municipais participantes do Pibid na área de abrangência do Câmpus, conforme quadro a seguir. Caberá aos coordenadores de área definir sobre a distribuição dos bolsistas pelas escolas participantes.

Quadro 1 – Escolas participantes do Pibid no IFNMG – Câmpus Januária

Escolas Cidade Licenciaturas

1 Escola Estadual Caio Martins Januária Ciências Biológicas, Matemática

(2)

2 Escola Estadual Cônego Ramiro Leite Januária Ciências Biológicas, Física

3 Escola Estadual de Pedras de Maria da Cruz

Pedras de Maria da Cruz

Física

4 Escola Estadual Faustino Pacheco Januária Física

5 Escola Estadual Olegário Maciel Januária Ciências Biológicas, Física

6 Escola Estadual Onésimo Bastos Januária Ciências Biológicas, Matemática

7 Escola Estadual Pio XII Januária Ciências Biológicas, Física

8 Escola Estadual Princesa Januária Januária Ciências Biológicas, Matemática

9 Escola Estadual Professora Zina Porto Januária Ciências Biológicas, Matemática

10 Escola Estadual São José Januária Física 11 Escola Estadual Simão da Costa

Campos

Lontra Física

12 Escola Municipal Joana Porto Januária Ciências Biológicas, Matemática

13 Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Januária

Januária Ciências Biológicas, Física, Matemática

1.1. Duração da bolsa: Até 24 (vinte e quatro) meses, prorrogáveis por 24 (vinte e quatro) meses, tendo o seu início previsto para o mês de abril de 2015. As bolsas terão vigência apenas durante a execução do projeto/subprojeto;

1.1.1. O bolsista de iniciação à docência não poderá receber a bolsa Pibid por período superior ao máximo estabelecido, mesmo que ingresse em curso de licenciatura ou subprojeto diferente.

1.2. A liberação das bolsas está condicionada à disponibilidade dos recursos, por parte da CAPES/DEB.

1.3. Valor da bolsa: R$ 400,00 (quatrocentos reais) destinados ao auxílio na execução das atividades do programa, não existindo ajuda financeira adicional para transporte, alimentação ou outros custos.

1.4. Número de vagas: serão disponibilizadas um total de 04 (quatro) bolsas para estudantes de licenciatura, distribuídas de acordo com o quadro abaixo:

(3)

Licenciatura Vagas Câmpus Matemática 02 Januária

Física 02 Januária

2. DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA PIBID/IFNMG

2.1 O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid promovido pela Capes/DEB vem atender ao plano de metas Compromisso Todos pela Educação, previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nacional para 6, até 2022, ano do bicentenário da independência do Brasil, em favor da melhoria do ensino nas escolas públicas onde o IDEB está abaixo da média nacional. O programa visa atender os seguintes objetivos:

I. incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; II. contribuir para a valorização do magistério;

III. elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;

IV. inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;

V. incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;

VI. contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura;

VII. contribuir para que os estudantes de licenciatura se insiram na cultura escolar do magistério, por meio da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente.

3. DOS CANDIDATOS

3.1 Poderão inscrever-se à seleção estudantes regularmente matriculados nos cursos de licenciatura em Matemática, Ciências Biológicas e Física do IFNMG/ Câmpus Januária e que atendam aos seguintes critérios obrigatórios:

I. ser brasileiro;

II. estar regularmente matriculado nos cursos de licenciatura abrangidos pelo Pibid/IFNMG, conforme área do subprojeto;

III. estar em dia com as obrigações eleitorais;

(4)

V. dedicar-se, no período de vigência da bolsa, às atividades do Pibid, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares;

VI. não se encontrar em situação de afastamento, por qualquer motivo, das suas atividades acadêmicas no IFNMG;

VII - não acumular bolsa com qualquer modalidade de auxílio ou bolsa concedida pela Capes ou por qualquer agência de fomento pública, nacional ou internacional, ou de instituição pública ou privada, salvo se norma superveniente dispuser em contrário (Portaria 096, de 18/07/2013).

Parágrafo único. Não se aplica ao disposto no inciso VII do caput, a percepção de bolsa Pibid e bolsa ou auxílio de caráter assistencial a alunos comprovadamente carentes, desde que a concessão não implique a participação do aluno em projetos ou quaisquer outras atividades acadêmicas (Portaria 096, de 18/07/2013).

3.2 Acadêmicos que se encontram no primeiro período do curso de licenciatura poderão concorrer às vagas desde que, após seleção dos acadêmicos dos períodos posteriores, hajam vagas remanescentes.

I. Para concorrer às vagas em questão, os acadêmicos do primeiro período deverão se inscrever no processo seletivo no mesmo período indicado neste edital (item 4.1) e apresentar os documentos previstos pelo item 4.2.

4. DAS INSCRIÇÕES:

4.1 Período e local das inscrições:

I. De 19 a 20 de março de 2015 estarão abertas as inscrições de candidatos à seleção para o preenchimento das vagas discriminadas no item 1.3 deste edital.

As inscrições deverão ser efetuadas através do formulário próprio, disponível na página www.ifnmg.edu.br (anexo I deste edital), a ser entregue devidamente preenchido no Setor de Protocolo do câmpus, bem como demais documentos solicitados no item 4.2 deste edital, nos horários de funcionamento do setor. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

II. Toda a documentação deverá ser entregue em envelope lacrado e endereçado à coordenação do Pibid. No envelope deverá constar o nome do candidato, tipo de bolsa e subprojeto ( Matemática, Ciências Biológicas ou Física).

4.2 Da documentação do candidato:

I. Ficha de inscrição devidamente preenchida (disponível na página www.ifnmg.edu.br) II. Currículo Lattes comprovado (Link para acessar o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/); III. Cópia do documento de identidade e CPF;

IV. Cópia do título de eleitor e declaração de estar em dia com as obrigações eleitorais, disponível na página http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral ou comprovante de votação das últimas três eleições;

(5)

V Cópia do comprovante de endereço;

VI Carta de motivação que paute as razões que permeiam o intento de ser contemplado no Pibid. A carta deverá ter no máximo uma lauda, fonte Times New Roman 12 ou Arial 11.

5. DA SELEÇÃO:

5.1 Será constituída uma Comissão de Seleção, composta pela equipe de Coordenação do Pibid, a quem competirá análise dos documentos apresentados pelos candidatos. A classificação dos candidatos que já concluíram o primeiro período do curso será feita através:

a) do coeficiente de rendimento escolar: média ponderada1 dos resultados acadêmicos do candidato, acumulado até o último semestre cursado.

b) da entrevista a ser realizada com os acadêmicos para avaliar a disponibilidade, quantidade de períodos cursados, interesse do candidato pela pesquisa em ensino de sua área, em montar estudos e na realização de feiras e experimentos interdisciplinares, bem como sua motivação para ingressar na carreira docente após conclusão do curso e conhecimento acerca do projeto. O horário e local de realização da entrevista será divulgado na página do IFNMG.

5.2 A classificação final obedecerá à ordem decrescente da média aritmética das seguintes etapas: coeficiente de rendimento escolar, nota atribuída na entrevista, nota do currículo lattes, conforme barema presente no anexo II deste edital e nota da carta de motivação, ambos com peso 1. A nota final conterá duas casas decimais seguindo as regras usuais de arredondamento.

5.3 Em caso de empate a Comissão de Seleção solicitará aos candidatos empatados na nota final a documentação necessária para avaliar os serão critérios de desempate:

I. maior tempo de escolarização básica na escola pública;

II. candidato com maior número de participações como voluntário em projetos que visem à melhoria do ensino básico;

III. candidato com menor renda familiar per capita; IV. candidato com maior coeficiente de rendimento; V. candidato com maior idade.

5.4 Havendo disponibilidade de vagas, a classificação dos candidatos matriculados no primeiro período do curso será feita através:

a) Com base no disposto na alínea b do item 5.1.

1

Nota de cada disciplina multiplicado pelo número de aulas semanais, somadas entre si, dividas pelo total semanal de aulas.

(6)

5.4.1 Em caso de empate da nota final serão critérios de desempate, o que foi descrito no item 5.3 5.5 A divulgação da lista de classificação final ocorrerá até o dia 04/03/2015, em lista pública divulgada na página do IFNMG (www.ifnmg.edu.br/januaria).

5.6 Candidatos classificados que tenham sido desligados anteriormente do Pibid pela Coordenação do Programa somente poderão reingressar ao Pibid passados 180 dias do desligamento, conforme Artigo 41 do Regimento do Pibid no IFNMG.

6. DO INICIO DAS ATIVIDADES

As atividades terão início previsto em 01 de abril de 2015, após a assinatura do termo de compromisso pelos acadêmicos selecionados.

7. DOS RECURSOS

7.1 Somente será admitido recurso para impugnar erro de procedimento.

7.1.1 O recurso, expostas as razões que o ensejam, deverá ser interposto no prazo decadencial de até 24 h (vinte e quatro horas) após a publicação do resultado, dirigido à Coordenação do Projeto Institucional.

8. DAS OBRIGAÇÕES DOS BOLSISTAS I. participar das atividades definidas pelo projeto;

II. dedicar-se, no período de vigência da bolsa a, no mínimo, 8 horas semanais às atividades do Pibid, sem prejuízo do cumprimento de seus compromissos regulares como discente;

III. tratar todos os membros do programa e da comunidade escolar com cordialidade, respeito e formalidade adequada;

IV. atentar-se à utilização da língua portuguesa de acordo com a norma culta, quando se tratar de comunicação formal do programa;

V. assinar Termo de Compromisso do programa;

VI. restituir à Capes eventuais benefícios recebidos indevidamente do programa, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU);

VII. informar imediatamente ao coordenador de área qualquer irregularidade no recebimento de sua bolsa;

VIII. elaborar portfólio ou instrumento equivalente de registro com a finalidade de sistematização das ações desenvolvidas durante sua participação no projeto;

IX. apresentar formalmente os resultados parciais e finais de seu trabalho, divulgando-os nos seminários de iniciação à docência promovidos pela instituição;

(7)

XI. assinar termo de desligamento do projeto, quando couber.

Parágrafo único. É vedado ao bolsista de iniciação à docência assumir a rotina de atribuições dos docentes da escola ou atividades de suporte administrativo ou operacional.

9. DO CANCELAMENTO DE BOLSAS E SUBSTITUIÇÃO DE BOLSISTAS

9.1 As bolsas podem ser canceladas mediante solicitação fundamentada pelo professor supervisor, ou pela Coordenação do Pibid, em caso de descumprimento deste Edital, do plano de trabalho apresentado no projeto do programa Pibid do IFNMG (disponível na página www.ifnmg.edu.br), do Regimento Interno do Pibid e/ou das normas vigentes da Capes.

9.2 O candidato que não comparecer a quaisquer etapas ou faltar ao dia da assinatura do termo de compromisso estará automaticamente excluído do processo seletivo, sendo chamado para ocupar a vaga outro candidato, seguindo a ordem de classificação.

10. DO CRONOGRAMA Quadro 2 – Cronograma Data Etapa 13 de março de 2015 Lançamento do edital 19 a 20 de março de 2015

Inscrição dos candidatos

Até dia 23 de março de 2015

Divulgação do cronograma de entrevistas

A partir de 24 de março de 2015 (ver cronograma a ser divulgado)

Realização de entrevistas e análise da carta motivacional

Até 27 de março de 2015

Divulgação de resultados

03 de março de 2015

Prazo para recursos

04 de março de 2015

Divulgação do resultado final após recursos

05 de março de 2015

Assinatura do Termo de compromisso

(8)

11.1 A inscrição obriga os candidatos a todos os termos deste edital;

11.2 A constatação, a qualquer tempo, de informação falsa na documentação correspondente, faz nulo todo o procedimento em relação ao candidato, sem prejuízo das demais providências cabíveis; 11.3 A aprovação no presente processo seletivo gera apenas expectativa de ser admitido como bolsista junto ao programa, cuja chamada dependerá da ordem de classificação e disponibilidade financeira da Capes/DEB.

11.4 Caberá ao Coordenador de área (subprojeto) identificar a Escola em que cada aluno selecionado atuará de forma específica.

11.5 este edital fica automaticamente prorrogado, caso o número de candidatos seja inferior ao número de vagas ofertadas.

11.6 Os casos omissos e eventuais pendências serão analisados e julgados pela Comissão de Seleção e Coordenação do Pibid – IFNMG.

Januária, 13 de março de 2015.

________________________________________________ Ricardo Magalhães Dias Cardozo

(9)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS

Anexo I

FICHA DE INSCRIÇÃO Pibid/IFNMG – DISCENTE

Dados pessoais do candidato

Nome completo:

CPF: RG:

Data de nascimento: Nº do Título Eleitoral:

Endereço de moradia permanente do candidato: Av/Rua:

Bairro: Cidade:

CEP: Telefone:

E-mail: Celular:

Dados Acadêmicos do candidato

Curso de Licenciatura no IFNMG: Período que esta cursando:

Em seu histórico, você possui reprovações? ( ) Não

( ) Sim, por nota. Quantas? ( ) Sim, por falta. Quantas? Marque com X todo seu tempo livre para dedicar-se ao Pibid

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Manhã Tarde

(10)

Dados bancários do candidato

( ) Marque aqui se você não possui conta corrente

Nº da agência bancária: Nº conta corrente:

Nome do Banco:

Você atesta que não recebe nenhum tipo de bolsa do IFNMG ou de qualquer outra instituição de fomento ao ensino, à pesquisa e à extensão?

( ) Sim ( ) Não

Dados da trajetória escolar do candidato

Nome da escola onde você terminou o ensino médio:

Vinculação da escola:

( )Pública Municipal ( ) Pública Estadual ( ) Particular Nome da escola onde você terminou o ensino fundamental:

Vinculação da escola:

( )Pública Municipal ( ) Pública Estadual ( ) Particular

Ao assinar, você atesta que todas as informações aqui declaradas são verídicas e que a constatação, a qualquer tempo, de informação falsa na documentação correspondente, faz nulo todo o procedimento em relação ao candidato, sem prejuízo das demais providências cabíveis.

Local e Data: __________________________________________________________

(11)

Ficha de Comprovação de Inscrição Pibid/IFNMG – Discente

Nome completo:

CPF:

Curso de Licenciatura no IFNMG:

Local e Data: ___________________________________________________________

Assinatura: _____________________________________________________________

(12)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS

GERAIS

Anexo II

Critérios de avaliação do currículo do estudante

Critério avaliado Pontuação por subitem Pontuação Máxima

Participação em eventos científicos 1 5

Organização de eventos científicos 2 10

Participação no Pibid2 4/semestre 20

Participação em projetos de

pesquisa/extensão com ou sem bolsa

3/projeto 12

Artigo completo publicado em revista com qualis

5 15

Artigo completo ou resumo expandido publicado em anais de evento científico

3 15

Resumo simples publicado em anais de evento científico

1 5

Atividade de monitoria 2/semestre 10

Participação em atividade de extensão 0,5 2

Premiação em olimpíadas científicas 2 6

Total 100

2

A aferição da quantidade de semestres participantes do Pibid será realizada pelo Coordenador Institucional e informada aos Coordenadores de área, não precisando ser documentada no currículo.

(13)

Referências

Documentos relacionados

Ainda que o cirurgião-dentista se depare com muitas das manifestações da dependência das drogas na cavidade bucal, esses profissionais, geralmente, desconhecem as

III - ser ou ter sido sócio ou diretor de ETC ou CTC. Para fins de cumprimento do requisito de tempo de atividade profissional, poderá ser utilizada qualquer combinação dos

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

Fora este ponto negativo, existe por parte dos países concorrentes não adotantes desta nova tecnologia, a imposição de barreiras não-tarifárias sobre estes produtos, alegando

As crianças permanecem em suas carteiras enquanto um examinador portando luvas de procedimento (uma para cada criança), realiza os exames, anotando os dados coletados

Os dois extremos do pedaço de cabo coaxial dobrado em laço serão ainda ligados a um adaptador em delta, constituído de dois condutores de cobre nº 18AWG(1,08mm) abrindo-se em V,

Faz-se imperativo, portanto, investirmos em nossos fazeres pedagógicos e investigativos; garantir a palavra do outro (no caso, professores da escola básica e as crianças);

Brasília (08/07/2016) – Representantes de diversas instituições ligadas à conservação da natureza e ao ecoturismo reuniram-se em Florianópolis (SC) para