• Nenhum resultado encontrado

UnP. conquistam 2º lugar em premiação nacional. Congresso Científico do Campus Natal terá palestra do filósofo Clóvis de Barros Filho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UnP. conquistam 2º lugar em premiação nacional. Congresso Científico do Campus Natal terá palestra do filósofo Clóvis de Barros Filho"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Página 5

28 de setembro a 11 de outubro de 2014 ano ix nº 308 natal-mossoró/rn

UnP

comunicação

Congresso Científico do Campus Natal terá

palestra do filósofo Clóvis de Barros Filho

P

ágina

3

pesquisa e extensão

Ranking Universitário da Folha

coloca UnP entre melhores do RN

P

ágina

3

qualidade acadêmica

CoNqUistam 2º lUgaR em PRemiação NaCioNal

ney douglas

(2)

Ed

ito

ria

l

nesta edição do unp em Foco, temos

o orgulho de dividir com vocês os vários reconhecimentos que a uni-versidade potiguar alcançou no úl-timo mês, fruto do trabalho e dedi-cação dos nossos alunos, corpo docente e administração.

começa-mos com os cinco prêmios conquis-tados pelos alunos da escola de comunicação e artes no intercom nacional 2014, feito que levou a universidade ao segundo lugar em todo o Brasil. outro importante re-conhecimento foi a inclusão da unp

no Ranking da Folha, sendo a única instituição de ensino superior pri-vada do Rn entre as 197 melhores universidades do país. após um mês de reconhecimentos importantes, seguimos para o início do xVi con-gresso científico e xV mostra de

extensão da universidade, que esse ano terá como palestrante de aber-tura o renomado professor de co-municação clóvis de Barros Filho, e você é nosso convidado.

Boa leitura!

expediente

marcus peixoto

Presidente da UnP

pro fa. sâ me la so ra ya Gomes de oliveira

Rei tora

profa. sandra amaral de araújo

Pró-Reitora Acadêmica

aline pampalon

Gerente de Marketing

ana paula de souza

Coordenadora de Comunicação

Edi ção

ana paula de souza

Re por ta gens Rebeca correia Kallyne ninotcha Estagiário Boni neto Re da ção

as ses so ria de im pren sa (84) 3215.1319 | imprensa@unp.br

Projeto gráfico e dia gra ma ção

Faça! comunicação e desiGn (84) 3086.4815 | facarn@gmail.com

Fi

qu

e l

iga

do

Viagem internacional do Curso de Gastronomia

o curso de Gastronomia está prestes a fazer sua primeira viagem internacional. os alunos vão no dia 2 de outubro ao uruguai, importante centro enogastronômico do mercosul, onde ficarão até o dia 7. lá, terão a oportunidade de participar de diversas atividades voltadas para a disciplina de enogastronomia, como: visitação a quatro das mais importantes vinícolas do uruguai, à fábrica boutique de elaboração de azeite de oliva extra virgem e ao mercado público de montevideo. com a viagem, os professores ana maria miani e mar-celo lebre objetivam fazer com que os alunos aprimorem seus conhecimentos acerca da cultura do vinho, engradeçam o espírito crítico e absorvam a experiência profissional.

UnP sedia curso internacional de liderança e empreendedorismo

poR Boni neto

a universidade potiguar realizará na unidade Roberto Freire (10 a 14 de novembro) e no campus mossoró (17 a 21 de novembro), sempre das 9h às 16h30, o leadership & strategy in en-trepreneurial scenarios (liderança e estratégia em cenários de empreende-dorismo). Fruto de uma parceria com o Kendall college, instituição da Rede laureate localizada na cidade ameri-cana de chicago. este é o primeiro evento de extensão realizado pela unp com foco no empreendedorismo inter-nacional e aberto ao público.

o curso, que terá uma carga horária de 30 horas comprovadas em certifica-do internacional e já oferece material incluso, será ministrado em inglês, com a ajuda de monitores bilíngues, por pro-fessores renomados da área, vindos do Kendall college, que possui programas na área de “negócios” direcionados a ambientes empreendedores de pequenas e médias empresas.

os interessados que desejem se inscrever no programa, cujo in-vestimento é de R$ 3 mil com a possibilidade de parcelamento no cartão de crédito, devem acessar o www.unp.br/internacionalidade.

inteRnacionalidade

Para informações, acesse www.unp.br/internacionalidade

Jornalista sobrevivente do conflito na síria palestra para alunos de Comunicação

poR Boni neto

a convite da escola de comunicação e artes, mais especificamente da coordena-dora do curso de Jornalismo, cristina Vidal, o jornalista pernambucano Klester caval-canti esteve presente na unidade Roberto Freire, na noite do dia 18 de setembro, para palestrar diante de um auditório lotado de estudantes e professores dos cursos de Jornalismo e Relações internacionais. dono de três prêmios Jabuti, maior premiação da literatura Brasileira, concedidos a suas

obras de cunho jornalístico, cavalcanti narrou para a plateia como foi cobrir o conflito da síria, em 2012, quando acabou capturado e torturado pelas tropas do go-verno do país. a seguir, o jornalista res-pondeu diversas perguntas dos alunos sobre o ofício da profissão e sobre “dias de inferno na síria”, obra que ele escreveu relatando sua experiência. Klester caval-canti encerrou a palestra atendendo aos participantes com uma sessão de fotos, e de autógrafos para aqueles que haviam adquirido seu livro.

JoRnalismo

conFiRa a pRoGRamação

do cuRso:

n team and leadership development activity n Value propositions for new Ventures n customer strategy

n Go-to market strategy n operational strategy n Financial strategy

n strategy: Bringing the canvas together

para outras informações e atendimento das dúvidas, o international office, localizando na unidade Roberto Freire, oferece o e-mail de contato intercambio@unp.br e o tele-fone (84) 3216-8640.

(3)

Avaliação Institucional UnP

anualmente, a universidade potiguar dispõe aos seus alunos a chance de contribuir com o aperfeiçoamento de suas instalações e de seu corpo docente. trata-se da avaliação institu-cional, ferramenta on-line que já pode ser acessada através do autoatendimento virtual da unp. entre os dias 15 e 31 de outubro, os estudantes terão a oportunidade de responder à pesquisa de satisfação, onde poderão dar suas opiniões acerca dos cursos, da infraestrutura, recursos tecnológicos, entre outras coisas. Já entre os dias 1º e 21 de novembro, será a vez dos professores serem avaliados. a unp, por meio da avaliação institucional, busca coletar a opinião do corpo discente com o objetivo de investir em melhorias administrativas e

estru-turais por todas as unidades do campus natal e no campus mossoró. participe!

Fi

qu

e l

iga

do

UnP é a melhor instituição de

ensino superior privada do RN

pesquisa e extensão

Congresso Científico traz Clóvis

de Barros Filho a Natal em outubro

poR Kallyne ninotcha

para a conferência magna do xVi congresso científico e xV mostra de extensão, a universidade potiguar traz a natal o professor clóvis de Barros Filho, graduado em Jornalismo e direito, autor dos livros “Ética na comunicação” e “a Filosofia explica as Grandes ques-tões da humanidade”. clóvis Filho é um renomado estudioso da comunicação e ministra palestras sobre ética e sobre outros diversos temas filosóficos. sua notoriedade no meio acadêmico não vem de hoje, mas foi a partir de uma entre-vista concebida a Jô soares, em 2013, que as palestras do professor ganharam

fama para o público geral.

o professor clóvis Filho ainda é doutor em ciências da comunicação e graduado em direito pela universidade de são paulo, mestre em science poli-tique pela université de paris 3 – sor-bonne-nouvelle, e livre-docente pela escola de comunicações e artes da usp. com esse currículo, clóvis trará ao evento da unp um valioso complemento à temática deste ano, que é “ciência, cultura, arte e Filosofia: integração dos saberes para um mundo melhor”.

o congresso científico da unp acon-tece entre os dias 8 e 10 de outubro, e, além da palestra magna, conta com minicursos, oficinas, mesas-redondas,

poR Kallyne ninotcha

divulgado no mês de setembro, o Ranking universitário da Folha classificou a universidade potiguar como a melhor ins-tituição de ensino superior privada do Rio Grande do norte. ainda de acordo com o Ranking, a unp possui três cursos classifi-cados entre os 50 melhores do Brasil.

no Rn, a equipe da Folha avaliou 23 instituições públicas e privadas, e apenas quatro entraram para o ranking das 197 melhores universidades do país. neste ano, a unp ocupa a terceira classificação no es-tado, sendo a única instituição privada a estar presente no ranking, feito conquistado nos últimos três anos em que a pesquisa foi realizada. em comparação ao ano passado,

a universidade potiguar subiu oito posições. no Ranking dos 40 cursos avaliados, a unp alcançou a colocação entre os 50 me-lhores do país, com três graduações. nessa avaliação, entre os cursos de administração do Brasil, o da universidade potiguar ficou no 41º lugar, e na classificação dos cursos de direito, a unp conquistou a 42º posição. em nível estadual, ambos os cursos são os mais bem avaliados dentre as instituições privadas. a graduação de turismo também conquistou o 42º lugar. outros cursos que tiveram boa colocação entre os 100 melho-res do país foram: letras, serviço social, Biologia, educação Física, pedagogia, nu-trição, engenharia civil, Fisioterapia, Rela-ções internacionais, publicidade e propa-ganda, e enfermagem.

Para inscrições e informações no www.unp.br/congressocientifico www.unp.br/noticias ca ro l B as to s

o RuF vem sendo produzido anualmente desde 2012 pelo Grupo Folha, com o objetivo de avaliar universidades brasileiras, públicas e privadas, pelos critérios de pesquisa, inter-nacionalização, inovação, ensino e mercado.

além da avaliação das universidades, o ranking classifica os 40 melhores cursos, de acordo com o número de ingressantes. a avaliação é realizada com base em dados dos últimos oito meses de 2014.

palestras e exposição de banners. o even-to é abereven-to ao público, taneven-to para

visita-ção, quanto para inscrições de quem deseja participar de toda a programação.

(4)

poR Boni neto

entre os dias 22 e 24 de outubro, o cam-pus mossoró sediará o iii Workshop da esco-la de engenharias e ciências exatas. o even-to é voltado aos alunos de arquitetura e urbanismo, engenharia civil, engenharia de produção e de todos os outros cursos que compõem as áreas, independentemente da instituição de ensino superior.

dentre os objetivos do Workshop estão a atualização e capacitação de docentes e dis-centes; incentivar pesquisas e publicações

acadêmicas, além de trabalhos e projetos de extensão; e permitir a interação entre os cursos da escola, bem como entre os alunos da Gra-duação e pós-GraGra-duação, visando estimular uma maior colaboração entre estes segmentos.

os interessados em participar do encon-tro devem acessar o www.unp.br/noticias, onde podem obter informações sobre as taxas de pagamento, horários, cronogramas, bem como o link de inscrições. ao final das atividades, serão entregues certificados aos participantes, palestrantes e para aqueles que apresentarem trabalhos.

Campus mossoró sedia iii Workshop da

escola de engenharias e Ciências exatas

eVento

Campus Natal promove

semana de Psicologia

eVento

poR ReBeca coRReia

os alunos do curso de psicologia já devem gravar na agenda: entre os dias 20 e 22 de outubro a unidade Roberto Freire sedia a se-mana de psicologia. com o tema “consolidan-do ciência e profissão no Rio Grande “consolidan-do norte”, o evento promoverá entre os alunos debates sobre temas contemporâneos e contará com a participação de profissionais da área.

as inscrições já podem ser feitas

atra-vés do www.unp.br/alunos e o investimen-to é R$ 25. no ano em que celebra os 10 anos de conclusão da primeira turma, o curso oferece aos estudantes a oportuni-dade de atualização e enriquecimento da sua formação acadêmica.

a semana de psicologia é o principal evento científico e acadêmico do curso e terá em sua programação mesas de debates, mostra de práticas, pesquisa e artes, além de minicursos.

Inscreva-se no www.unp.br/alunos Acesse: www.unp.br/noticias

Parceria difunde cultura empreendedora na universidade

empReende

da Redação

os anos de parceria entre o sebrae-Rn e a universidade potiguar renderam mais um fruto. no dia 12 de agosto foi firmado um novo termo de cooperação que vai ampliar as ações de incentivo ao empreendedorismo desenvol-vidas em parceria entre as duas instituições. a ação é um reforço significativo para forta-lecer o comportamento empreendedor no meio acadêmico.

nos próximos dois anos mais de 8 mil universitários dos campi de natal e mossoró, além de 100 professores, deverão ser benefi-ciados. com o nome de ‘unp empreendedora’, a universidade promoverá eventos de propa-gação da cultura empreendedora, como semi-nários e congressos. “esse termo solidifica um

trabalho que já vinha sendo desenvolvido em parceria com o sebrae. com a ampliação do convênio, vamos fomentar o empreendedorismo entre os alunos da unp e as ações programa-das tendem a elevar o potencial empreendedor dos estudantes”, afirma o presidente da unp, marcus peixoto.

o convênio faz parte das iniciativas do programa nacional de educação empreen-dedora do sebrae, envolve todos os níveis de ensino e permite a inclusão do empreen-dedorismo na grade curricular do ensino regular. no caso do nível superior, a unp foi a primeira universidade a formalizar a par-ceria no estado. “É muito importante essa aproximação com o meio acadêmico porque proporciona vivência e prática de mercado aos universitários, ao mesmo tempo em que

Saiba mais sobre o Empreende no www.unp.br/empreende

beneficia os pequenos negócios, que ganham aumento da competitividade”, destaca

Ro-senilde alf, gestora do projeto pré-consul-tores no sebrae-Rn.

(5)

compRomisso social

poR Kallyne ninotcha

a universidade potiguar deu início, dia 26 de setembro, ao evento Global days of service, ação de voluntariado realizada em toda a Rede laureate international. o obje-tivo é unir estudantes, professores, colabo-radores e comunidade, promovendo ações

de voluntariado e proporcionando à comu-nidade a vivência do conceito de responsa-bilidade social.

o evento ocorre anualmente desde 2006, sempre no mês de outubro, com di-ferentes ações de voluntariado. neste ano, a programação compreende a arrecadação de tintas e material de pintura, e inscrição

de voluntários para pintar muros de escolas públicas do Rn. a meta inicial é beneficiar 15 escolas públicas de natal e mossoró.

a ação é aberta ao público e as doações de material podem ser feitas em todas as unidades da unp em natal e no campus mossoró. as datas das ações de pintura em outubro são aos sábados: 11, 18 e 25. poR ReBeca coRReia

o ano de 2014 nem está perto de termi-nar e a escola de comunicação e artes da universidade potiguar já coleciona prêmios e motivos para comemorar. os estudantes e professores conquistaram nos primeiros dias do mês de setembro cinco prêmios na edição nacional do intercom, principal evento cien-tífico da área no país. com o resultado, a unp consolida o primeiro lugar entre as ins-tituições do norte e nordeste, ficando a frente de todas as federais, e celebra o se-gundo lugar em todo o Brasil.

entre os projeto premiados estão três do curso de cinema e dois de publicidade e propaganda. para a diretora da eca, Valé-ria credidio, o momento é de celebrar todas as realizações da escola de comunicação e artes da unp. “no ano em que completa-mos 20 anos de atuação formando profis-sionais em comunicação, conquistamos cinco prêmios no intercom nacional, evento

que reúne os principais nomes da pesquisa em comunicação do país e consagra as melhores práticas pedagógicas direciona-das para o mercado de trabalho. talvez esse seja o segredo do nosso sucesso. direcionar a prática pedagógica, com a base teórica fundamental para a formação dos futuros profissionais, com as exigências de um mercado em constante transformação”, avaliou a professora.

o reconhecimento do trabalho desenvol-vido é o principal combustível para o surgi-mento de novas e boas ideias. “muito mais do que toda a alegria, os prêmios deste ano nos trouxeram a certeza de que estamos no caminho certo. digo isso porque conquista-mos três prêmios pelo curso de cinema, um curso pioneiro no Rn e que a unp acreditou em seu potencial. no início do ano, recebe-mos o conceito 4 no reconhecimento do mi-nistério da educação e agora o reconheci-mento direto da qualidade das produções de nossos alunos”, concluiu Valéria.

Realizado entre os dias 1º e 5 de setem-bro, o intercom nacional deste ano foi se-diado no centro universitário dinâmica das cataratas – udc, em Foz do iguaçu, no paraná, e reuniu todos os destaques das edições regionais, premiando os grandes talentos na exposição de pesquisa experi-mental em comunicação – expocom.

noVidades paRa 2015

os bons frutos conquistados trarão outros ainda melhores. a universidade po-tiguar abrirá em 2015 o novo curso da es-cola: Graduação tecnológica em produção audiovisual. com uma proposta diferencia-da, o aluno, em apenas dois anos, terá condições de ter uma formação direcionada para atuar em um mercado cultural, ávido por novos talentos e cheio de histórias a serem contadas.

outro grande motivo de comemoração é a oportunidade de sediar a etapa regional do intercom 2015, que acontecerá na unp.

global days of service 2014 beneficiará escolas públicas

pRemiação

escola de Comunicação e artes conquista novos

prêmios e confirma destaque entre principais do Brasil

Para inscrever-se como voluntário você pode acessar a página www.unp.br/compromisso-social

conFiRa a lista dos

VencedoRes do inteRcom

nacional 2014

Categoria Cinema

Modalidade: Filme de ficção

Trabalho: JanaÍna coloRida Feito o cÉu Aluno Líder: Bárbara Baracho

Modalidade: Filme de animação Trabalho: chão de FÉ Aluno Líder: cássio hazin Modalidade: Vinheta

Trabalho: coletiVo caBoRÉ audioVisual Aluno Líder: Bárbara Baracho

Categoria Publicidade e Propaganda

Modalidade: charge/caricatura/ilustração Trabalho: dom casmuRRo

aluno líder: arthur de souza Freitas

Modalidade: Games

Trabalho: somBRa e ÁGua FResca Aluno Líder: erickson alexandre

al ex F er nan de s

(6)

“tecnologia Verde” é tema de palestra

internacional em Natal e mossoró

Projetos de pesquisa concorrem aos

Prêmios santander Ciência e inovação

Fi

qu

e l

iga

do

Professores apresentam trabalhos na área de Petróleo e Gás

o professor Fábio pereira Fagundes, da escola de engenharia e ciências exatas e do mestrado profissional em engenharia de petróleo e Gás, e o professor Glauber José turolla Fernandes, também do mestrado profissional em engenharia de petróleo e Gás, foram ao Rio de Janeiro, onde participaram, entre os dias 15 e 18 de setembro, do Rio oil & Gás – expo and conference, maior evento sobre petróleo e Gás da américa latina, representando a universidade potiguar. lá, o prof. Fagundes apresentou seu trabalho sobre o melhoramento do fluido de perfuração de poços de petróleo, enquanto que o prof. Fernandes explanou acerca de três textos, dentre eles, a classificação dos resíduos sólidos gerados em usinas termelétricas de gás natural, óleo diesel e etanol, entre outros assuntos.

ESTÁGIO EM DIREITO

uma vaga de estágio em direito, em natal. Requisitos mínimos: ensino superior; expe-riência com os sistemas do projudi e do pJe; conhecimento em informática (nível inter-mediário); rápida aprendizagem. contrato: estágio. Jornada de trabalho: turno vesper-tino. Benefícios: Bolsa e vale-transporte.

ASSISTENTE FINANCEIRO

uma vaga para assistente Financeiro, em parnamirim. Requisitos mínimos: estar cursando 3º período ou ensino superior

completo em Gestão Financeira, ciências contábeis ou administração; possuir cnh (categoria B); pacote office (médio). con-trato: clt (efetivo). Jornada de trabalho: integral. Benefícios: plano odontológico, auxílio combustível e auxílio alimentação.

ESTÁGIO EM DESIGNER GRÁFICO

uma vaga de estágio em designer Gráfico, em natal. Requisitos mínimos: pacote adobe (avançado); ser proativo e dinâmico; experiência básica em marketing digital. contrato: estágio.

ESTÁGIO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

uma vaga de estágio em ciências contá-beis, em natal. Requisitos mínimos: en-sino superior; estar cursando a partir do 4º período; pacote office (básico). con-trato: estágio. Jornada de trabalho: ma-tutino, das 8h às 14h.

PROMOTOR DE VENDAS

uma vaga para promotor de Vendas, em natal: Requisitos mínimos: ensino médio (2º grau); possuir moto; possuir cnh; pacote office (básico). contrato: clt

(efetivo). integral (manhã e tarde).

AUXILIAR DE DEPARTAMENTO PESSOAL

uma vaga para auxiliar de departamento pessoal, em natal. Requisitos mínimos: cursando Recursos humanos; conhecimen-to dos processos de departamenconhecimen-to pesso-al e/ou Recursos humanos; conhecimento das normas básicas da clt; pacote office (médio). contrato: clt (efetivo); tipo de jornada: integral (manhã e tarde). Benefí-cios: salário inicial de R$ 760, auxílio ali-mentação e vale-transporte.

EMPREGABILIDADE

unp.trabalhando.com

os alunos e egressos da unp possuem um canal exclusivo de acesso a vagas de estágio e emprego. trata-se do portal de empregabilidade unp.trabalhando.com. nele é possível identificar vagas, cadastrar currículo e candidatar-se às oportunidades oferecidas. Veja algumas disponíveis e acesse o portal para mais informações. o seu sucesso começa agora!

poR ReBeca coRReia

o desafio é mundial: aliar a preserva-ção do meio ambiente ao desenvolvimento de tecnologia que não seja danosa durante o uso ou no momento do descarte. a ideia já está sendo posta em prática em grandes empresas do mundo e no mês setembro um palestrante dos estados unidos esteve na universidade potiguar falando sobre a cha-mada “tecnologia Verde”. entre os dias 15 e 18, os campi natal e mossoró sediaram o ciclo de palestras ministradas pelo dire-tor de estratégias e parcerias do Kendall college, Joe monastero.

Voltadas para alunos, egressos, pro-fessores e colaboradores; as palestras

aconteceram nas unidades Floriano peixo-to, Roberto Freire, nascimento de castro e no campus mossoró. durante o encontro, o palestrante americano falou sobre os novi-dades do setor, além das principais dificul-dades e oportunidificul-dades para transformação do espaço onde os negócios estão inseridos. o ciclo de palestras faz parte do ca-lendário de internacionalidade da unp e, através do internacional office, promove encontro com profissionais da Rede laure-ate universities, a qual a instituição faz parte, e aborda assuntos que são destaque no mercado mundial. o próximo encontro será em novembro, abordará a temática “cidades internacionais” e contará com um palestrante do méxico.

poR stella GalVão GestoRa de comunicação do e-laBoRa

as nove pesquisas conduzidas por alunos e professores junto ao centro de excelência em pesquisa aplicada da unp (e-labora) foram inscritas no prêmio santander ciência e inovação 2014. al-guns estudos já estão em fase de conso-lidação de resultados, inclusive com a produção de protótipos para as soluções propostas, uma característica comum aos diversos projetos.

os projetos e ações do e-labora con-tam com grande participação dos alunos de diversos cursos da escola de enge-nharias e ciências exatas. “cumprimos, assim, a missão de disseminar a cultura da inovação tecnológica e da pesquisa aplicada na formação de qualidade dos nossos futuros egressos”, destacou Wen-dell lopes, presidente do centro de pes-quisa aplicada.

os projetos de pesquisa em desen-volvimento são:

• confecção de tijolo ecológico a partir de resíduo industrial;

• desenvolvimento de aplicativos de gestão e georeferenciamento (banco de dados) para dispositivos móveis;

• Reaproveitamento de resíduos líqui-dos em canteiros de obras por pro-cesso de filtração;

• desempenho dos materiais consti-tuintes do sistema de vedação verti-cal produzidos com bloco de concre-to sem função estrutural;

• projeto arquitetônico e civil de um ambiente transitório para aves em cativeiro;

• desenvolvimento de software para avaliação postural e goniométrica aplicada em pacientes de fisiotera-pia;

• desenvolvimento de sensores e sis-temas para auxílio no deslocamento de deficientes visuais;

• desafio exin;

• desenvolvimentos de sistemas de controle para aplicações industriais (ponte dosadora).

(7)

espaço uniVeRsitÁRio

4Wallace Maxsuel, Ivan Fercós, José Rafael e Rafael Pereira - Jornalismo

4Sylmara Silva, Dansley Barbosa e Anne Caroline - Relações Internacionais

4Jonathan Bezerra, Danielle Irineu, Anderson França e Deborah Anne - Jornalismo

4Marcia de Souza, Carlos Felipe e Joyce Custódio - Relações Internacionais

4Bárbara Nasser, Danielle Carvalho e Levaci Nunes - Relações Internacionais

4Emerson Brito, Anderson Albuquerque e Judson Medeiros - Relações Internacionais

4Ravena Henrique, Rebeca Tedesco e Nathália Gabrielle - Jornalismo

4Emanuelle Elisa, Ranilson Oliveira e Luiza Tavares - Jornalismo

4Andréa Figueiró, Luciana Oliveira, Ludmila Sinedino e Elaine Katiuscia - Jornalismo

4Sillas Nóbrega, Gabrielly Lara e Iago Cavalcanti - Jornalismo

4Ana Paula Mafra, Jéssica Priscila, Jaqueline Barbosa e Danielly Souza - Jornalismo

4Daniel Lima, Rodrigo Eduardo e Augusto César - Jornalismo

(8)

Referências

Documentos relacionados

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Google Search, which refers to a lawsuit filed by an actress and presenter nationally known for presenting children's television shows against the Google search engine, requesting

Essa ação também pode ser feita de forma presencial em meio físico (questionário impresso), porém, neste caso, aumentam-se um pouco os custos com a realização

Sou aluno do curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública PPGP - CAED - UFJF e desenvolvo

O Documento Orientador de 2013, dispondo sobre as atribuições do (a) professor (a) articulador (a) de projetos, determina que ele (a) deverá estar lotado (a) na unidade escolar,

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento