• Nenhum resultado encontrado

DRENAGEM LINFÁTICA CONCEITOS E APLICAÇÕES. Aspectos Biológicos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DRENAGEM LINFÁTICA CONCEITOS E APLICAÇÕES. Aspectos Biológicos"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

DRENAGEM

LINFÁTICA

(2)

DRENAGEM LINFÁTICA – CONCEITOS E APLICAÇÕES

Aspectos Biológicos

O corpo humano é composto abundantemente por líquidos, cerca de 40 litros(57% do peso total) em um indivíduo médio. Deste total aproximadamente 25 litros estão no meio intracelular, 12 litros no meio intersticial e no plasma sanguíneo a quantidade é em torno de 3 litros.

Paralelo ao sistema sanguíneo, existe o sistema linfático. Que auxilia o organismo a drenar o líquido intersticial e remover resíduos celulares, proteínas, de maior tamanho que o sistema sangüíneo não consegue coletar. O sistema linfático é constituído por capilares, pré-coletores, coletores, canal ou ducto torácico esquerdo e canal ou ducto linfático direito, linfonodos, válvulas linfáticas e linfa.

A função mais importante do sistema linfático é a devolução das proteínas a circulação, quando vazam dos capilares sanguíneos. Alguns dos poros dos capilares são tão grandes que permitem o vazamento contínuo de pequenas quantidades de proteínas, chegando a atingir a cada dia cerca de metade do total de proteínas da circulação.

Conceitos e Aplicações

A drenagem linfática é uma técnica bastante popular por apresentar resultados satisfatórios e variados benefícios. Esta técnica se atém á estimulação do sistema linfático que é o responsável por liberar toxinas e líquidos pelos vasos sanguíneos de todo o corpo, evitando assim a acumulação de líquidos causadores de inchaços, que consequentemente aumentam as medidas, formando as indesejáveis gordurinhas localizadas.

As aplicações da drenagem linfática são variadas e vão desde redução de medidas e modelagem corporal, drenagem linfática facial (rejuvenescimento facial, acne e manchas na pele do rosto), controle de retenção de líquidos na gravidez ao auxílio no pré e pós operatório de cirurgias.

Quem pode aplicar a Drenagem Linfática?

Infelizmente, muitas pessoas compram o serviço da drenagem linfática e recebem outro tipo de massagem no lugar. Portanto, é fundamental procurar por fisioterapeutas ou esteticistas que sejam de fato habilitados para aplicar a drenagem. O profissional precisa ter um ótimo conhecimento de anatomia, assim como conhecer o funcionamento do sistema linfático.

(3)

Massoterapeutas, fisioterapeutas e esteticistas são os profissionais mais capacitados para obter resultados satisfatórios sobre a drenagem linfática, e de modo seguro.

Uma pressão inadequada sobre os gânglios linfáticos poderiam causar a danificação dos mesmos e prejudicar a sua função.

Procedimento

A técnica utilizada na drenagem linfática consiste em massagens direcionadas onde o profissional utilizando de técnicas especiais, pressionará levemente as partes do corpo, estimulando assim a drenagem de líquidos acumulados.

As massagens além de beneficiarem a estética, como por exemplo, reduzindo medidas, celulites e gorduras localizadas, também beneficiam a saúde do paciente, melhorando a circulação sanguínea, o funcionamento do intestino e além de tudo são ótimas formas de relaxamento.

Drenagem linfática manual na barriga

Para fazer a drenagem linfática manual na barriga deve-se primeiro deitar de barriga para cima e passar um pouco de creme hidratante na barriga. Depois deve-se:

Massagem 1

Massagem 2

(4)

1. Fazer movimentos circulares em toda a barriga, no sentido horário, começando no umbigo, como mostra a imagem 1. Repetir entre 5 a 10 vezes;

2. Fazer movimentos de fora para dentro e de cima para baixo em direção às virilhas, pressionando a barriga, como mostra a imagem 2. Repetir entre 5 a 10 vezes;

3. Massagear a parte lateral da barriga de cima para baixo, pressionando suavemente a pele até chegar ao quadril, como mostra a imagem 3. Repetir entre 5 a 10 vezes.

Drenagem linfática manual nas pernas Para fazer a drenagem linfática manual nas pernas deve-se estar

preferencialmente deitada, e passar um pouco de creme hidratante na perna. Depois deve-se:

Massagem 1

Massagem 2

1. Fazer movimentos desde o tornozelo até a parte detrás dos joelhos,

pressionando as mãos contra a pele como se estivesse vestindo uma meia calça, como mostra a imagem 1. Repetir entre 5 a 10 vezes;

2. Colocar as mãos atrás da dobra do joelho e subir até à virilha, passando pelo bumbum, como mostra a imagem 2. Repetir entre 5 a 10 vezes.

(5)
(6)

ORIGEM:

O método de drenagem linfática manual foi desenvolvido em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder que trabalhava junto com sua esposa na Riviera Francesa.

Vodder observou que a maioria de seus pacientes sofria de constipação, retenção de líquidos e apresentavam os gânglios linfáticos alterados. Ele passou a tratar estes pacientes intuitivamente com massagens que estimulavam estes gânglios atingindo grandes êxitos com diversos pacientes.

Seu método foi desenvolvido e se tornou muito eficaz. Hoje em dia, a drenagem linfática manual é usada na estimulação da circulação linfática que ajuda o corpo a eliminar toxinas e na nutrição dos tecidos. A estagnação dos gânglios linfáticos pode causar dor. Embora todos os tipos de massagem estimulem a corrente linfática, a técnica de Vodder é focada na drenagem do excesso linfático.

A drenagem linfática é basicamente composta de dois processos ou procedimentos que visam transportar e remover esse líquido de edema de volta à circulação sanguínea, são eles:

Evacuação: é o processo que se realiza em gânglios (ou linfonodos) e em outras vias linfáticas com o objetivo de descongestioná-los.

Captação: é a drenagem propriamente dita que é realizada principalmente dos locais de edema em direção à desembocadura mais próxima.

As manobras da drenagem linfática manual são basicamente as seguintes:

- Círculos com os dedos ou com as mãos; - Círculos com o polegar;

- Movimentos combinados; - Pressão em bracelete.

(7)

SISTEMA LINFÁTICO

O sistema linfático serve como via secundária de acesso do corpo humano por onde os líquidos do interstício (líquido que está localizado entre os tecidos) são devolvidos ao sangue. As funções do sistema linfático se baseiam no retorno de líquido intersticial (entre os tecidos) e principalmente de proteínas à circulação, além de importantes funções imunológicas e absorção de lipídeos.

As células, químicas e outros componentes do sangue estão suspensos no plasma que circula pelos vasos sanguíneos. Um fluido similar também preenche os espaços que existem entres os tecidos. Os nutrientes que chegam às células são carregados até estas através deste fluido, além disto, este fluido carrega os resíduos de produtos que saem das células para os capilares.

Uma das funções do sistema linfático é coletar e retornar esta fluido para o sistema circulatório via vasos linfáticos. Quando este fluido está dentro do sistema linfático ele é chamado de linfa. Além de drenar o excesso de linfa, os capilares do sistema linfático também transportam alguns resíduos assim como células mortas existente entre os tecidos, organismos patogênicos no caso de infecções e células malignas durante o crescimento do câncer.

A linfa é transportada, via capilares linfáticos, para os vaso linfáticos, os quais possuem válvulas que operam em apenas uma direção, similares às válvulas existentes nas veias que existem no sistema circulatório. Finalmente dutos mais largos transportam a linfa para as veias subclaviculares esquerda e direita.

A linfa é colocada em movimento pelo mesmos movimentos de massagem que fazem o sangue circular no sistema venoso. A grande diferença é que o sistema por onde o sangue circula possui uma “bomba”, o coração, que bombeia o sangue fazendo com que este circule. Já no sistema linfático não existe esta “bomba” para que a linfa possa circular como o sangue, portanto para que a linfa se movimente dentro do sistema linfático ela deve ser estimulada por movimentos dos tecidos e dos órgãos do corpo. Daí a massagem de drenagem linfática ser de grande valia para o organismo pois através de movimentos coordenados e precisos, a linfa é colocada em movimento trazendo vários benefícios que veremos mais adiante.

(8)

Existem também alguns órgão linfáticos tais como as amídalas, a glândula de nome timo localizada na região retroesternal e o baço (que entre outras coisas produz linfócitos, filtra o sangue e armazena células sanguíneas). Estes órgãos produzem leucócitos que ajudam o organismo a combater as infecções.

Como se vê o bom funcionamento do sistema linfático é importantíssimo para a saúde das pessoas e uma das forma de estimulá-lo é através da massagem de drenagem linfática.

(9)

DRENAGEM LINFÁTICA E OUTRAS TÉCNICAS ASSOCIADAS

Drenagem Linfática x Bambuterapia: A redução de medidas proporcionada pela bambuterapia tem relação com a gordura localizada, enquanto a redução de medidas proporcionada pela drenagem linfática está na eliminação de líquidos presentes no corpo. Ou seja, enquanto uma técnica atua diretamente sob a gordura, a outra trata edemas e retenção de líquidos, porém, em ambos os casos nota-se a perda de medidas corporais.

A técnica da bambuterapia também se difere da drenagem linfática em relação aos cremes e óleos utilizados durante as sessões de massagem.

Ela foi pensada para atender pessoas com alergia ou irritação a tais componentes. Ao utilizar o bambu ao invés das mãos, é possível conseguir menos atrito sobre o corpo do cliente, favorecendo o contato sem a necessidade da utilização de produtos auxiliares que favoreçam a suavidade ao toque.

Drenagem Linfática x Massagem Modeladora: A grande diferença entre a drenagem linfática e a massagem modeladora está nos movimentos, pois enquanto a drenagem linfática utiliza manobras suaves e relaxantes, na massagem modeladora o terapeuta utiliza manobras muito mais intensas e repetitivas e em alguns casos gera até grande desconforto para quem recebe esta técnica.

Drenagem Linfática x Massagem Redutora: Indicada para modelar o corpo e eliminar a gordura localizada, a massagem é executada utilizando movimentos rápidos, repetitivos e firmes sobre os tecidos do corpo, favorecendo a quebra das células de gordura localizada que são eliminadas pela corrente sanguínea. Os movimentos vigorosos e dinâmicos, aliados a utilização de um creme específico para a redução de medidas contendo Cafeína,

Drenagem Linfática x Drenagem Turbinada: Além de diminuir o inchaço, a drenagem melhora a oxigenação das células, evita a formação de nódulos de celulite, diminui a sensação de peso nas pernas e o cansaço, além de ser excelente para aliviar a tensão na gravidez. "Alguns estudiosos ainda afirmam que além dos benefícios físicos, a drenagem ainda acelera o metabolismo, relaxa, equilibra a energia Chi e colabora para o bom funcionamento de órgãos como o intestino e os rins"

Drenagem Linfática x Drenomodeladora: É uma massagem mais forte, com movimentos mais intensos, que tem como principal objetivo

(10)

auxiliar na redução de medidas, esvaziando as células adiposas, e ainda utilizando a drenagem junto, essencial para reduzir celulite também! è a mistura da drenagem linfática com a massagem modeladora! Maravilhosa!!

Drenagem Linfática x Shiatsu: Tem a finalidade de equilibar a energia do organismo, através de toques em pontos específicos: os pontos de fluxo de energia, que precisam ser liberados para sua plena circulação.

Drenagem Linfática x Massagem Relaxante: Esta é indicada para aliviar as tensões, relaxar a musculatura do corpo, melhorar a circulação, e provocar maior sensação de bem-estar.

Referências

Documentos relacionados

o conteúdo ministrado sobre os temas massagem clássica, drenagem linfática manual, massagens orientais e liberação miofascial será disponibilizado um caso clínico na plataforma

linfandenites ( inflamação aguda dos linfonodos) e linfangites (inflamação aguda dos canais linfáticos) decorrentes de infecções por vírus e bactérias. Linfa: É o

a) Paciente posicionado em decúbito dorsal, com travesseiro embaixo da cabeça e rolinho na fossa poplítea. Terapeuta posicionado na região lateral da maca. b) 1º Estimulação

(IBFC,2019) A Drenagem Linfática Manual (DLM) é uma técnica de massagem fundamentada na anatomia e fisiologia do sistema linfático utilizada para drenar líquidos excedentes

Mello – O NIA tem como objetivo primordial ser um espaço em que se contemple a psicanálise da infância e adolescência, mas nosso olhar debruça-se não só sobre as crianças

Os objetivos gerais da presente dissertação são: desenvolver uma metodologia para delimitação da área de influência e um modelo de geração de viagens para supermercados

Constatou-se, numa análise geral, que independente da classificação ou de onde estejam localizados, os empreendimentos do tipo shopping center estudados apresentam as

Paraná, no uso de suas atribuições legais, com fulcro no artigo 55, inciso IX da Lei Orgânica Municipal, em conformidade com a Lei Municipal nº 1.975, de 27/06/2012 - Estatuto