• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DOUTORADO EM ECOLOGIA 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DOUTORADO EM ECOLOGIA 2018"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

O prazo de vigência deste edital é de 13 de outubro de 2017 a 05 de março de 2018. 1

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DOUTORADO EM ECOLOGIA – 2018

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGECOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições e em cumprimento de decisão da Comissão de Pós-Graduação do PPGECOL, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à seleção para o curso de Doutorado em Ecologia, referente ao ano letivo de 2018.

O processo seletivo destina-se a candidatos (as) que já concluíram o mestrado. Os estudantes que estiverem concluindo seu curso de mestrado também podem se candidatar. Neste caso, para ingressarem no doutorado, deverão apresentar documentação comprobatória de conclusão do mestrado (diploma ou ata de defesa) até a data da primeira matrícula no curso (05 de março de 2018).

O Programa disponibiliza 7 (sete) vagas para ingresso no Doutorado.

1. Do cronograma

13 de outubro de 2017 Publicação do edital De 13 a 27 de novembro de 2017 Período de inscrições

Até 17 de novembro de 2017 Prazo para solicitar isenção de taxa de inscrição (Formulário disponível no sítio http://www.ufrgs.br/ppgecologia/)

21 de novembro de 2017 Resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição 29 de novembro de 2017 Homologação das inscrições

30 de novembro de 2017 Solicitação de recursos a inscrições não homologadas 01 de dezembro de 2017 Resultado da avaliação de recursos de inscrições De 04 a 11 de dezembro de 2017 Período de seleção da primeira etapa

1ª Etapa - Provas

04 de dezembro de 2017 Manhã – das 9:30 às 11:30h – Prova de Inglês

Tarde – das 14 às 18h – Prova de conhecimentos em Ecologia 06 de dezembro de 2017 – 14h Divulgação dos resultados da primeira etapa

Até 07 de dezembro de 2017 – 14h Solicitação de recursos dos resultados da primeira etapa 08 de dezembro de 2017 – 14h Resultado da avaliação de recursos da primeira etapa 2a. Etapa – Avaliação documental, apresentação de projeto e entrevista

31 de janeiro de 2018 – 18h Prazo para entrega do projeto de tese, do Curriculum vitae (CV) dos candidatos aprovados na primeira etapa

01 a 23 de fevereiro de 2018 Avaliação dos projetos de tese pela comissão de seleção 26 de fevereiro de 2018 Avaliação do CV e das cartas de apresentação

27 e 28 de fevereiro de 2018 Apresentação pública do projeto de tese e entrevista 01 de março de 2018 Divulgação do resultado da seleção

02 de março de 2018 Solicitação de recursos do resultado da seleção

03 de março de 2018 Divulgação do resultado final, após avaliação de recursos

(2)

O prazo de vigência deste edital é de 13 de outubro de 2017 a 05 de março de 2018. 2 2. Das inscrições e documentação

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente através do endereço eletrônico https://www1.ufrgs.br/posgraduacao/processoseletivo/index.php/inscricao/login. Todas as informações relativas ao processo seletivo serão divulgadas na página do Programa: http://www.ufrgs.br/ppgecologia.

2.1. Da taxa de inscrição

2.1.1 O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais) deverá ser feito através de GRU no Banco do Brasil, cuja guia de pagamento será gerada pelo sistema de inscrição online.

Atenção: A guia de pagamento é gerada pelo sistema após serem anexados, salvos e enviados todos os documentos necessários.

2.1.2 Estarão isentos do pagamento da taxa de inscrição os/as candidatos que se enquadrarem nas seguintes categorias:

a) servidores da UFRGS; b) residentes no exterior;

c) aqueles que comprovadamente não dispõem de recursos para custear seu pagamento. As orientações e os critérios referentes à concessão da isenção estão disponíveis na página do PPG Ecologia/UFRGS. Os pedidos devem ser efetuados no sistema online de inscrição até o dia 27 de outubro de 2017. O resultado da solicitação estará disponível no sistema de inscrição no dia 30 de outubro de 2017. Candidatos que tiverem seus pedidos de isenção homologados, deverão desconsiderar a guia gerada automaticamente pelo sistema.

2.2. Documentos necessários para a inscrição

Para inscrição na seleção para o Doutorado, são necessários os seguintes documentos: a) Ficha de inscrição;

b) Diploma de mestre ou ata de defesa do mestrado (alunos que ainda não tenham defendido a dissertação de mestrado deverão apresentar atestado com data de defesa definida); c) Histórico escolar do mestrado;

d) Carteira de identidade e CPF; e) Passaporte para estrangeiros;

f) Duas cartas de apresentação preenchidas no sistema de inscrição (através do endereço https://www1.ufrgs.br/posgraduacao/processoseletivo) pelos professores indicados pelo candidato.

Para solicitar uma carta de recomendação, o candidato deve clicar no botão "Adicionar Nova Carta de Recomendação". O sistema exibe uma tela para o candidato informar o nome, e-mail, instituição e idioma da carta da pessoa que irá recomendar o candidato. Para finalizar o candidato deve clicar no botão "Salvar". O sistema exibe para o candidato os dados informados e o status se a carta de recomendação foi respondida ou não. No momento que a carta de recomendação for respondida, a informação na coluna "Respondida" altera o estado para "Sim".

(3)

O prazo de vigência deste edital é de 13 de outubro de 2017 a 05 de março de 2018. 3 Enquanto a carta de recomendação não for respondida, o candidato poderá excluir a pessoa que não respondeu e incluir novas pessoas. A pessoa indicada para responder a carta de recomendação receberá um e-mail informando que foi indicado a preencher uma carta de recomendação e o link onde deve acessar. Importante: em alguns provedores esse e-mail pode ir para a caixa de spam, então se o candidato entrar em contato dizendo que a pessoa não recebeu o e-mail, peça que verifique na caixa de spam."

Ao se inscrever na seleção, o candidato estará reconhecendo sua aceitação das normas estabelecidas neste edital.

3. Dos procedimentos de seleção

3.1. Primeira etapa: Prova de inglês (com uso opcional de dicionário) e prova de conhecimentos em Ecologia. Esta última poderá ser respondida em português, espanhol ou inglês. Para ser aprovado nesta fase, o candidato ao doutorado deve obter, nas duas provas, nota superior à média das notas dos candidatos ao mestrado da seleção para 2018. Alunos estrangeiros, cuja língua oficial de seu país seja o inglês, estarão dispensados da prova de inglês.

Locais de realização das provas:

1. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Instituto de Biociências, Dep. Ecologia (prédio 43422), Campus do Vale, Porto Alegre, RS, contato: Sandra Hartz (sandra.hartz@ufrgs.br)

2. Universidade Federal de Goiás (UFG) - Instituto de Ciências Biológicas, Dep. Ecologia (prédio ICB1), Laboratório de Zoologia, Campus Samambaia, Goiânia, contato: Prof. Adriano Sanches Melo (asm.adrimelo@gmail.com).

3. Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) – Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical– Campus Marco Zero do Equador, Bloco T, Rod. Juscelino Kubitscheck, Km 2, Bairro Universidade, Macapá, contato: Profa. Fernanda Michalski (fmichalski@gmail.com).

4. Universidade de la República (Uruguai) – Centro Universitário Regional del Este – Calle Tacuarembó s/n, Maldonado, Uruguai, contato: Prof. Pablo Inchausti (pablo.inchausti.f@gmail.com).

5. Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) - Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, - CBB / P2 - sala 103. Av. Alberto Lamego, 2000, Parque Califórnia, Campos dos Goytacazes, RJ. Contato: Profa. Angela Pierre Vitória (pgecol@uenf.br).

-

Os locais específicos das provas serão divulgados com uma semana de antecedência no site do PPGECOL (http://www.ufrgs.br/ppgecologia/).

A divulgação dos resultados da primeira etapa estará na página (http://www.ufrgs.br/ppgecologia/) e no mural do PPGECOL. Qualquer solicitação de recurso deverá ser efetuada dentro dos prazos estabelecidos no cronograma, por escrito e assinado pelo candidato; no caso de solicitação por e-mail, este deverá ter assinatura digital.

(4)

O prazo de vigência deste edital é de 13 de outubro de 2017 a 05 de março de 2018. 4 3.2. Segunda etapa:

3.2.1. Entrega do Projeto de Tese e do Curriculum vitae documentado

Os candidatos aprovados na primeira fase ou dispensados dela deverão entregar (1) uma via impressa do projeto de tese e do CV documentado na secretaria do PPGECOL ou enviar pelo correio (via ‘sedex’) até data estipulada no cronograma. O projeto de tese também deverá ser enviado por e-mail ao endereço ppgecol@ufrgs.br em formato digital (formato ‘doc’ ou ‘pdf’) até a data estipulada no cronograma, com a indicação do orientador pretendido. Recomenda-se que os candidatos procurem o orientador pretendido e discutam o projeto antes do exame de seleção.

O CV deverá estar no formato Lattes e os documentos comprobatórios deverão ser anexados de acordo com a ordem da planilha de pontuação, disponível na página do Programa.

Os projetos de tese deverão ter no máximo 20 páginas, considerando fonte tamanho 12, espaçamento duplo e margens laterais de 2 cm. Os critérios para avaliação do projeto de tese são: (i) clareza e objetividade na redação da proposta de projeto; (ii) definição de objetivos e hipóteses de estudo; (iii) adequação da metodologia aos objetivos propostos; (iv) exequibilidade da proposta no prazo do doutorado; (v) abrangência teórica, relevância e qualificação do principal problema a ser abordado; (vi) atualização bibliográfica, e (vii) clareza na apresentação e domínio do conteúdo proposto.

3.2.2. Avaliação do Curriculum vitae e das cartas de apresentação

O CV será avaliado conforme itens e descrição estabelecidos na Planilha de Pontuação disponível na página do Programa. A pontuação referente à titulação de mestre somente será computada mediante diploma ou ata de defesa anterior a 26 de fevereiro de 2018.

A avaliação das cartas de apresentação compõe um item de pontuação do CV. 3.2.3. Apresentação do projeto de tese e entrevista

O tempo para a apresentação do projeto de cada candidato será de 15 a 20 minutos, sendo disponibilizado um projetor multimídia e um computador. A ordem das apresentações dos projetos será divulgada aos candidatos até o dia 23 de fevereiro de 2018.

A avaliação da apresentação e entrevista será feita pela comissão de seleção, que será composta de dois professores doutores vinculados ao PPG-Ecologia e de um professor doutor ad hoc. Para avaliação da apresentação do projeto, serão levados em conta os seguintes critérios: (i) capacidade de expressão oral, (ii) indicativos de experiências e de vocação científica, (iii) indicativos de hábito de leitura e estudo, (iv) desempenho acadêmico.

3.3. Listagem final classificatória

Os candidatos serão ordenados pela média simples aritmética dada pelas notas do Projeto de Tese, do Curriculum Vitae e da Apresentação do Projeto. Em caso de empate, o critério de desempate será a nota do Projeto de Tese. Permanecendo o empate, o critério será a nota do Curriculum Vitae. Em casos omissos, a decisão será a critério da Comissão de Seleção.

Serão considerados aprovados todos os candidatos que obtiverem a nota média geral igual ou superior a 7 (sete). O preenchimento das vagas se dará até o número total de vagas constantes neste

(5)

O prazo de vigência deste edital é de 13 de outubro de 2017 a 05 de março de 2018. 5 edital. Havendo número de candidatos aprovados superior ao número de vagas, os candidatos excedentes serão considerados como suplentes. Se o número de candidatos que tiverem atingido a nota geral 7 (sete) for inferior ao número de vagas, as vagas restantes serão consideradas não preenchidas.

4. Da divulgação do resultado final e prazo para recursos

No dia 03 de março de 2018, na página (http://www.ufrgs.br/ppgecologia/) e no mural do Programa será divulgada a listagem final classificatória da seleção ao Doutorado. Qualquer solicitação de recurso deverá ser efetuada dentro dos prazos estabelecidos no cronograma, por escrito e assinado pelo candidato; no caso de solicitação por e-mail, este deverá ter assinatura digital. Ressalta-se que não haverá aumento no número de vagas decorrentes dos recursos.

O material do CV dos candidatos não selecionados deverá ser retirado junto à secretaria do PPG até 30 dias após a divulgação do resultado; após este prazo o mesmo será descartado.

5. Programa e Literatura sugerida para prova de Ecologia

Tópicos gerais constituintes das subdisciplinas Ecologia do Organismo, Ecologia de Populações, Ecologia de Comunidades, Ecologia de Ecossistemas e Ecologia Aplicada. A bibliografia recomendada abaixo pode ser usada como guia de estudo (valem edições atualizadas ou edições em outros idiomas).

 Begon, M.; Townsend, C. & Harper, J. 2007. Ecologia: de Indivíduos a Ecossistemas. Ed. Artmed, Porto Alegre.

 Cain, Michael L.; Bowman, W. D.; Hacker, S.D. 2011. Ecologia. Ed. Artmed, Porto Alegre.

 Matthiopoulos, J. 2011. How to be a Quantitative Ecologist – the “A to R” of Green Mathematics and Statistics. Wiley.

 Ricklefs, R.R. 2003. A Economia da Natureza. 5a ed. Guanabara-Koogan. Rio de Janeiro.

 Townsend, C.; Begon, M.; Harper, J. 2006. Fundamentos de Ecologia. Ed. Artmed, Porto Alegre. 6. Lista de professores orientadores com vagas para a seleção de 2018

OS professores abaixo listados têm vagas, sendo o número variável. O candidato aprovado deverá entrar em contato com o professor de interesse e com a coordenação do Programa para acertar a orientação antes do período de matrícula (março/2018).

Orientador Linha(s) de Pesquisa(s)

Adriano Sanches Melo Ecologia de Comunidades e Ecossistemas

Andreas Kindel Ecologia Aplicada*

Fernanda Michalski Ecologia Aplicada

Fernando Gertum Becker Ecologia de Comunidades e Ecossistemas, Ecologia Aplicada Geraldo Luiz Gonçalves Soares Ecologia de Comunidades e Ecossistemas

(6)

O prazo de vigência deste edital é de 13 de outubro de 2017 a 05 de março de 2018. 6 Gerhard E. Overbeck Ecologia de Comunidades e Ecossistemas, Ecologia Aplicada

Gonçalo Ferraz Ecologia de Populações

Leandro da Silva Duarte Ecologia de Comunidades e Ecossistemas, Ecologia Evolutiva Lúcia Helena Ribeiro Rodrigues Ecologia de Comunidades e Ecossistemas

Luciane Oliveira Crossetti Ecologia de Comunidades e Ecossistemas Luiz Flamarion B. de Oliveira Ecologia de Populações e Aplicada

Milton Mendonça Junior Ecologia Aplicada, Ecologia de Comunidades e Ecossistemas, Ecologia Evolutiva

Pablo Inchausti Ecologia de Populações, Ecologia Evolutiva Renato Azevedo Matias Silvano Ecologia Aplicada

Sandra Cristina Müller Ecologia de Comunidades e Ecossistemas, Ecologia Aplicada Sandra Maria Hartz Ecologia de Comunidades e Ecossistemas, Ecologia Evolutiva Thales Renato O. de Freitas Ecologia de Populações, Ecologia Evolutiva

Valério De Patta Pillar Ecologia de Comunidades e Ecossistemas Vera Maria Ferrão Vargas Ecologia Aplicada

*Ecologia Aplicada abrange Conservação, Manejo de Recursos Naturais, Ecologia Humana, Restauração, Ecotoxicologia, Biomonitoramento.

7. Matrícula

A matrícula dos candidatos selecionados será no dia 5 de março de 2018, de forma presencial. No ato da matrícula deverão ser entregues cópias, acompanhadas dos originais para fins de certificação, dos seguintes documentos:

 Diploma de mestre;  Diploma de graduação;

 Histórico Escolar do mestrado;

 Carteira de Identidade (passaporte para estrangeiros);

 CPF

Referências

Documentos relacionados

Portanto, de forma sucinta, as principais contribuições dessa tese são: • A arquitetura geral um cluster, implementada através dos NPi-Clusters, que usa placas de baixo

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

A associação feita entre a mensagem verbal e não-verbal do banner estabelece uma comparação. A mensagem verbal : “para o corpo humano não existem peças originais” associada

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

O problema de decisão parece não ter sido adequadamente enquadrado pelos sócios da rede, tal como proposto por Hammond, Keeney e Raiffa (1999) e Bazerman (2004), e

Porém, a partir dos meados do século XIV, e até antes para algumas regiões como o Baixo-Alentejo ou o concelho de Santarém, medidas defensivas, procurando conservar as matas para