• Nenhum resultado encontrado

DECISÃO DOS RECURSOS (INFRARRELACIONADOS) I DOS RECURSOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DECISÃO DOS RECURSOS (INFRARRELACIONADOS) I DOS RECURSOS"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

SUPERINTENDÊNCIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTE DE ITABAIANA/SE -SMTT

DECISÃO DOS RECURSOS

(INFRARRELACIONADOS)

I

DOS RECURSOS

Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infrarrelacionados concorrentes a todos os cargos disponibilizados, que insurgem contra a publicação do Gabarito Oficial, conforme disposto no EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO nº 001/2010, DA SUPERINTENDÊNCIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTE DE ITABAIANA/SE - SMTT.

RECURSOS INTERPOSTOS À COMISSÃO EXAMINADORA

INSCRIÇÃO NOME CARGO

100002759 Andre Luiz Correia Cunha ADVOGADO 100002659 Bruno D Lelis Oliveira Ramos ADVOGADO 100002511 Katiuscia Lisboa de Mendonca Macedo ADVOGADO 100001645 Max Fernandes Gois ADVOGADO 100000762 Pryscilla Just Valença Sales ADVOGADO

100001168 Daniella de Jesus Santos AGENTE ADMINISTRATIVO 100001909 Jacqueline Lima da Silva AGENTE ADMINISTRATIVO

100000312 Alcenir Roitman de Oliveira AGENTE DE APOIO OPERACIONAL 100000495 Kleriston Silva Dias AGENTE INSPEÇÃO DE TRANSP. PÚB. 100001262 João Alberto Borges Silva AGENTE DE RECEPÇÃO

100000641 Anderson Santos de Jesus AGENTE DE TRÂNSITO 100000478 Antônio Carlos Cardoso dos Santos AGENTE DE TRÂNSITO

100001289 Antônio Carlos Pinto Oliveira AGENTE DE TRÂNSITO 100002104 Carlos Raphael Andrade de Santana AGENTE DE TRÂNSITO 100001131 Claudia Pereira da Silva AGENTE DE TRÂNSITO 100002134 Daniel Santana Brazil AGENTE DE TRÂNSITO 100000251 Helvio de Matos Lima AGENTE DE TRÂNSITO 100001815 Jean Dantas da Costa AGENTE DE TRÂNSITO 100000797 Kurt Waldheim de Andrade Oliveira AGENTE DE TRÂNSITO 100000424 Marcos Vinicius Lima de Oliveira AGENTE DE TRÂNSITO 100000849 Marileide de Oliveira Ramos Guimarães AGENTE DE TRÂNSITO

100000060 Nairson Saquarema Barreto Marinho AGENTE DE TRÂNSITO 100000097 Pedro Junior Lucena Leandro AGENTE DE TRÂNSITO

100001412 Rafael Oliveira Gois AGENTE DE TRÂNSITO 100000395 Rone Peterson Ribeiro Andrade AGENTE DE TRÂNSITO 100002050 Thais Silva de Souza AGENTE DE TRÂNSITO 100001759 Wellington Santos de Assis AGENTE DE TRÂNSITO 100000098 Bárbara Carolina Carvalho de Souza ARQUITETO

100001325 Carlos Diogo Fonseca de Azevedo ARQUITETO

100000171 Andréa Cássia Oliveira Farias ASSISTENTE SOCIAL 100001598 Christianne Rocha Gomes PSICÓLOGO DE TRÂNSITO

(2)

II

DA DISPOSIÇÃO E DOS FUNDAMENTOS

ANÁLISE DOS RECURSOS

As questões suscitadas pelos recorrentes são a seguir analisadas:

CARGO: Advogado

Questão 14: Recurso Procedente - QUESTÃO ANULADA

Ocorreu inconsistência na apresentação das alternativas, uma vez que todas as alternativas apresentadas, inclusive a D, estão incorretas, devido a digitação irregular .

Questão 31: Recurso Improcedente

As alternativas “B”, “C”, “D” e “E”, estão de acordo com o art. 103-B, da Constituição da República Federativa do Brasil. A alternativa “A” está errada, pois não repete a redação dada pela Emenda Constitucional n. 61/2009 ao inciso I, do art. 103-B, da CRFB/88. Segundo a nova redação, não é qualquer Ministro do Supremo Tribunal Federal que compõe o Conselho Nacional de Justiça, mas sim o Presidente do Supremo Tribunal Federal. A alternativa “A” indicava que um Ministro do STF comporia o CNJ, o que não corresponde à nova redação do art. 103-B supracitado. Reafirmamos, portanto como correta a alternativa “A”.

Questão 37: Recurso Procedente- Alternativa de resposta alterada para letra “D”

Com efeito, a assertiva I está correta, pois repete a redação do art. 486 do Código de Processo Civil. A assertiva II também está correta, pois reproduz enunciado n. 514 de súmula da jurisprudência dominante do Supremo Tribunal Federal. Já a assertiva III é falsa, pois o prazo para a propositura da ação rescisória é decadencial e não prescricional. Trata-se de ação desconstitutiva ou constitutiva negativa, decorrendo o seu ajuizamento do exercício, pela parte autora, de um direito potestativo à desconstituição da coisa julgada. Por fim, a assertiva IV está correta, pois “a suspeição do juiz não constitui motivo para ação rescisória” (in FREDIE DIDIER JR. e LEONARDO JOSÉ CARNEIRO DA CUNHA. Curso de Direito Processual Civil. Vol. 2. 5ª edição. Salvador: Juspodivm, 2008, p. 359 e 368). Isto posto, a conjugação V, V, F, V é a correta.

Questão 39: Recurso Procedente- Alternativa de resposta alterada para letra “B”

Considerando as ponderações dos candidatos recorrentes em relação à questão 39, as alternativas I e II que se encontram dissociadas do que está previsto na Constituição Federal artigo 37, portanto, a alternativa de resposta correta será B (III).

CARGO: Agente Administrativo

Questão 04: Recurso Improcedente

O recorrente aponta como correta a opção “D”: “Espera que haja uma grande melhora neste congestionamento.” Destacamos a expressão “melhora neste congestionamento”, tal expressão torna a opção incorreta quanto ao requerido pelo enunciado em virtude de que: Melhora, segundo o dicionário da língua portuguesa, apresenta o seguinte significado: Transição para melhor estado ou condição; melhoria. Portanto, melhora no congestionamento

(3)

é exatamente o oposto do que se espera que aconteça. A expressão “espera reduzir” demonstra o desejo não de que o congestionamento melhore, já que isso significa que ele seja intensificado e não reduzido. Melhorar algo é torná-lo mais eficiente. Ex: Melhore o seu trabalho! Torne-o mais eficiente.

Reafirmamos, portanto como correta a alternativa “C”

Questão 05: Recurso Improcedente

A argumentação visa, sobretudo a convencer, persuadir ou influenciar o leitor ou ouvinte. Na argumentação, procura-se principalmente formar a opinião do leitor ou ouvinte, tentando convence-lo de que a razão se está com a razão, de que se está de posse da verdade. Argumentar é, em última análise, convencer, ou tentar convencer mediante a apresentação de razões, em face da evidência das provas e à luz de um raciocínio coerente e consistente. (Othon M. Garcia – Comunicação em prosa moderna). Tais características não se fazem presentes no texto em questão, este possui sim, características próprias do texto informativo, compondo a função referencial, informativa ou cognitiva da linguagem: é a comunicação pura e simples; está centrada no assunto ou referente; por isso, a maior preocupação, neste caso, é a mensagem; o emissor se limita a informar.

Reafirmamos, portanto como correta a alternativa”E”.

Questão 08: Recurso Improcedente

Ao observarmos a tira acima, utilizada na questão 08, podemos verificar que:

Nos três primeiros quadrinhos o motorista entende o significado da palavra “reduza” como sendo o verbo “reduzir” no modo imperativo. Ou seja, significando “diminua”. Através da linguagem não – verbal da tira tal significado é representado pelos traços e poeira que saem com maior intensidade do carro (demonstrando estar em alta velocidade) no primeiro quadrinho e vão reduzindo a partir do segundo. O motorista não pode desta forma, ser considerado imprudente, já que ele reduziu a velocidade nos três primeiros quadrinhos, assim como indicavam as placas. No último quadrinho, ele parou para esclarecer a dúvida estabelecida pelo novo significado que a palavra “reduza” adquire, não sendo necessária que haja uma placa de “pare” para que tal ação seja executada.

Reafirmamos, portanto como correta a alternativa “C”.

Questão 15: Recurso Improcedente

Notamos pelo 1º diagrama que os alunos que estudam alemão, estudam somente esse idioma.

No 2º diagrama vemos que os alunos que estudam inglês, estudam também espanhol e italiano, pois eles estão no interior, ou seja, INGLÊS é subconjunto dos dois conjuntos: ESPANHOL e ITALIANO.

Já os alunos que estudam espanhol, apresentam no gráfico uma região não atingida por aqueles que estudam inglês, mas essa região é interna ao conjunto daqueles que estudam italiano, assim existem alunos que estudam espanhol e italiano mas não estudam inglês. Já no caso do diagrama do conjunto ITALIANO, temos uma região não atingida pelo INGLÊS e pelo ESPANHOL, tal região representa aqueles que estudam somente italiano. Resumindo, temos: aqueles que estudam somente alemão, aqueles que estudam somente italiano, aqueles que estudam espanhol e italiano, e por fim aqueles alunos que estudam inglês, espanhol e italiano.

(4)

Questão 18: Recurso Improcedente

Sabemos que Amaro efetuou sua compra pelo telefone, assim temos:

MAURO AMARO CÉSAR LOJA TELEFONE INTERNET Notbook

Câmera Digital

Filmadora

Loja NÃO

Telefone NÃO SIM NÃO

Internet NÃO

César não comprou a câmera digital:

MAURO AMARO CÉSAR LOJA TELEFONE INTERNET Notbook

Câmera Digital NÃO

Filmadora

Loja NÃO

Telefone NÃO SIM NÃO

Internet NÃO

Mauro comprou o notebook:

MAURO AMARO CÉSAR LOJA TELEFONE INTERNET

Notbook SIM NÃO NÃO

Câmera Digital NÃO NÃO

Filmadora NÃO

Loja NÃO

Telefone NÃO SIM NÃO

Internet NÃO

Concluímos então que Amaro comprou a câmera digital e portanto, César comprou a filmadora:

MAURO AMARO CÉSAR LOJA TELEFONE INTERNET

Notbook SIM NÃO NÃO

Câmera Digital NÃO SIM NÃO

Filmadora NÃO NÃO SIM

Loja NÃO

Telefone NÃO SIM NÃO

Internet NÃO

Sabemos ainda que a filmadora não foi comprada na loja:

MAURO AMARO CÉSAR LOJA TELEFONE INTERNET

Notbook SIM NÃO NÃO

Câmera Digital NÃO SIM NÃO

Filmadora NÃO NÃO SIM NÃO

Loja NÃO

Telefone NÃO SIM NÃO

Internet NÃO

Agora com as informações acima podemos completar a tabela. Amaro comprou a câmera digital pelo telefone, assim temos:

MAURO AMARO CÉSAR LOJA TELEFONE INTERNET

Notbook SIM NÃO NÃO NÃO

Câmera Digital NÃO SIM NÃO SIM NÃO

Filmadora NÃO NÃO SIM NÃO NÃO

Loja NÃO

Telefone NÃO SIM NÃO

(5)

O notebook foi então comprado na loja e filmadora pela internet:

MAURO AMARO CÉSAR LOJA TELEFONE INTERNET

Notbook SIM NÃO NÃO SIM NÃO NÃO

Câmera Digital NÃO SIM NÃO NÃO SIM NÃO

Filmadora NÃO NÃO SIM NÃO NÃO SIM

Loja NÃO

Telefone NÃO SIM NÃO

Internet NÃO

O notebook foi comprado na loja por Mauro, logo César comprou a filmadora pela internet:

MAURO AMARO CÉSAR LOJA TELEFONE INTERNET

Notbook SIM NÃO NÃO SIM NÃO NÃO

Câmera Digital NÃO SIM NÃO NÃO SIM NÃO

Filmadora NÃO NÃO SIM NÃO NÃO SIM

Loja SIM NÃO NÃO

Telefone NÃO SIM NÃO

Internet NÃO NÃO SIM

Analisando a tabela vemos que César efetuou a sua compra pela internet.

Reafirmamos, portanto como correta a alternativa “B”

Questão 20: Recurso Improcedente

Diego é dois anos mais novo que Carlos. Assim, eliminamos, portanto as alternativas D e E. Adriano é um ano mais velho que Diego, portanto eliminamos a letra C.

Bruno, nasceu dois anos antes de Carlos. Eliminamos a letra B

Vejamos: Diego é dois anos mais novo que Carlos. Adriano é um ano mais velho que Diego. Bruno nasceu 2 anos antes de Carlos,sendo assim, temos a seguinte sequência: Bruno, Carlos, Adriano e Diego.

Reafirmamos, portanto como correta a alternativa “A”.

Questão 23: Recurso Improcedente

De acordo com o autor, o Princípio da Legalidade é talvez o princípio basilar de toda a atividade administrativa. Significa que o administrador não pode fazer prevalecer sua vontade pessoal, sua atuação tem que se cingir ao que a lei impõe. Essa limitação do administrador é que, em última instância, garante os indivíduos contra abusos de conduta e desvio de objetivos. No campo das licitações, o Princípio da Legalidade impõe, principalmente, que o administrador observe as regras que alei traçou para o procedimento. É a aplicação do devido processo legal, segundo o qual se exige que a Administração escolha a modalidade certa; que seja bem clara quanto aos critérios seletivos. Que só deixe de realizar a licitação nos casos permitidos na lei; que verifique, com cuidado, os requisitos de habilitação dos candidatos, e, enfim, que se disponha a alcançar os objetivos colimados, seguindo os passos dos mandamentos legais.

Reafirmamos, portanto como correta a alternativa “A”.

CARGO: Agente de Apoio Operacional

Questão 11: Recurso Improcedente

A tabela a seguir indica os dias em que ele praticou natação(S) e os dias em que ele não praticou natação(N). Valores esses tabelados a partir da QUARTA em que ele não praticou natação.

QUARTA

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb N S N S N S N S N S N S N S

(6)

Semana posterior

Dom Seg Ter Qua N S N S

A) Falsa. Pois na semana considerada ele nadou no domingo, na terça, na quinta e no sábado. B) Falsa. Pois ele nadou no sábado.

C) Falsa. Pois ele nadou na quarta.

D) Falsa. Pois na semana anterior a esta ele não nadou no sábado.

E) Verdadeira. Na tabela da semana posterior observamos que ele não nadou na terça-feira. Reafirmamos, portanto como correta a alternativa “E”.

Questão 12: Recurso Improcedente

Podemos representar a situação através do seguinte diagrama:

Constatamos pelo diagrama que o conjunto dos pobres está contido no conjunto dos humildes, e também, dos inteligentes. Resposta correta: Todo inteligente pobre é humilde.

Reafirmamos, portanto como correta a alternativa “B”.

CARGO: Agente de Inspeção de Transporte Público

Questão 17: Recurso Improcedente

Resolução:

X pastas com N envelopes em cada uma N(número de envelopes em cada pasta): n = 3x

O total de envelopes na gaveta é igual ao número de pastas(x), vezes o número de envelopes em cada uma das pastas (n ou 3x). Resposta: x.n, ou seja, x.3x = 3x² .

Reafirmamos, portanto como correta a alternativa “D”.

CARGO: Agente de Recepção

Questão 07: Recurso Improcedente

O recorrente afirma ser correta a opção “B”: “Ao fim da enquete, será possível estabelecer um banco de dados objetivos e estatísticos a respeito da maior causa de acidentes de trânsito em Sergipe.”

O que invalida tal opção como correta destacamos a seguir: “banco de dados objetivos e estatísticos”. Dados objetivos e estatísticos não podem ser colhidos de acordo com o senso comum, a opinião pública, aquilo que pensamos ou achamos. Tais dados são baseados em pesquisas de caráter científico, o que não é o caso de uma enquete baseada na opinião pública. A pergunta demonstra um caráter bastante pessoal já na sua abordagem: “Para você, qual é a maior causa de acidentes de trânsito em Sergipe?” O pronome de tratamento “você” indica que a única fonte de informação a que o entrevistado deverá recorrer para responder a tal pergunta é a sua própria opinião e não pesquisas estatísticas como mencionado na alternativa “B”. A palavra “depoimento” utilizada aqui

(7)

na opção “A” indica que a resposta do entrevistado é um testemunho (significado para depoimento segundo o dicionário da língua portuguesa) da opinião daquele que responde a tal enquete.

Reafirmamos, portanto como correta a alternativa “A”.

Questão 20: Recurso Improcedente

Diego é dois anos mais novo que Carlos. Assim, eliminamos, portanto as alternativas D e E. Adriano é um ano mais velho que Diego, portanto eliminamos a letra C.

Bruno, nasceu dois anos antes de Carlos. Eliminamos a letra B

Vejamos: Diego é dois anos mais novo que Carlos. Adriano é um ano mais velho que Diego. Bruno nasceu 2 anos antes de Carlos,sendo assim, temos a seguinte sequência: Bruno, Carlos, Adriano e Diego.

Reafirmamos, portanto como correta a alternativa “A”.

CARGO: Agente de Trânsito

Questão 01: Recurso Improcedente

O recorrente em tela está se referindo a questão de nº 04, que será respondida em seu devido momento.

Questão 03: Recurso Improcedente

A opção que o recorrente afirma também ser correta é: c) Estabelece uma relação afetiva com o tema

exposto no primeiro parágrafo. A característica dada para a relação estabelecida é que tal relação seria

afetiva. Tal adjetivação impede que a opção “C” seja considerada como correta. “Afetiva” indica

subjetividade, o que trata do emocional, características não pertencentes a este tipo de texto que possui

um caráter informativo. Reafirmamos, portanto como correta a alternativa “A”.

Questão 04: Recurso Improcedente

O recorrente aponta como correta a opção “D”: “Espera que haja uma grande melhora neste

congestionamento.” Destacamos a expressão “melhora neste congestionamento”, tal expressão torna a

opção incorreta quanto ao requerido pelo enunciado em virtude de que: Melhora, segundo o dicionário

da língua portuguesa, apresenta o seguinte significado: Transição para melhor estado ou condição;

melhoria. Portanto, melhora no congestionamento é exatamente o oposto do que se espera que aconteça.

A expressão “espera reduzir” demonstra o desejo não de que o congestionamento melhore, já que isso

significa que ele seja intensificado e não reduzido. Melhorar algo é torná-lo mais eficiente. Ex: Melhore

o seu trabalho! Torne-o mais eficiente.

Reafirmamos, portanto como correta a alternativa “C”.

Questão 05: Recurso Improcedente

A argumentação visa, sobretudo a convencer, persuadir ou influenciar o leitor ou ouvinte. Na

argumentação, procura-se principalmente formar a opinião do leitor ou ouvinte, tentando convence-lo de

que a razão se está com a razão, de que se está de posse da verdade. Argumentar é, em última análise,

convencer, ou tentar convencer mediante a apresentação de razões, em face da evidência das provas e à

luz de um raciocínio coerente e consistente. (Othon M. Garcia – Comunicação em prosa moderna) Tais

características não se fazem presentes no texto em questão, este possui sim, características próprias do

texto informativo, compondo a função referencial , informativa ou cognitiva da linguagem: é a

comunicação pura e simples; está centrada no assunto ou referente; por isso, a maior preocupação, neste

caso, é a mensagem; o emissor se limita a informar. Reafirmamos, portanto como correta a alternativa “E”.

(8)

Questão 07: Recurso Improcedente

O recorrente afirma ser correta a opção “B”: “Ao fim da enquete, será possível estabelecer um banco de

dados objetivos e estatísticos a respeito da maior causa de acidentes de trânsito em Sergipe.”

O que invalida tal opção como correta destacamos a seguir: “banco de dados objetivos e estatísticos”.

Dados objetivos e estatísticos não podem ser colhidos de acordo com o senso comum, a opinião pública,

aquilo que pensamos ou achamos. Tais dados são baseados em pesquisas de caráter científico, o que não

é o caso de uma enquete baseada na opinião pública. A pergunta demonstra um caráter bastante pessoal

já na sua abordagem: “Para você, qual é a maior causa de acidentes de trânsito em Sergipe?” O pronome

de tratamento “você” indica que a única fonte de informação a que o entrevistado deverá recorrer para

responder a tal pergunta é a sua própria opinião e não pesquisas estatísticas como mencionado na

alternativa “B”. A palavra “depoimento” utilizada aqui na opção “A” indica que a resposta do

entrevistado é um testemunho (significado para depoimento segundo o dicionário da língua portuguesa)

da opinião daquele que responde a tal enquete. Reafirmamos, portanto como correta a alternativa “A”

Questão 08: Recurso Improcedente

Ao observarmos a tira acima, utilizada na questão 08, podemos verificar que:

Nos três primeiros quadrinhos o motorista entende o significado da palavra “reduza” como sendo o

verbo “reduzir” no modo imperativo. Ou seja, significando “diminua”. Através da linguagem não –

verbal da tira tal significado é representado pelos traços e poeira que saem com maior intensidade do

carro (demonstrando estar em alta velocidade) no primeiro quadrinho e vão reduzindo a partir do

segundo.

Reafirmamos, portanto como correta a alternativa “C”.

Questão 09: Recurso Improcedente

O recorrente afirma ser a opção correta para a questão 9 a alternativa “E”: Alertar a população sobre os

perigos do trânsito nas grandes cidades. Tal afirmativa não corresponde plenamente ao enunciado da

questão. A questão trata do slogan e imagem abaixo:

Destacamos no slogan a frase: “seja vivo e dirija com segurança.” O alerta para “dirigir com segurança”,

em uma campanha publicitária educativa e de conscientização tem como público alvo aqueles que

“podem dirigir”, ou seja, que legalmente, podem exercer tal atividade. Portanto, o alerta não se dirige à

população de forma geral como diz a opção “E”, mas sim à população que tem a autorização legal

necessária para executar a ação de dirigir um veículo. O esclarecimento, orientação e persuasão devem

ser notados no banner na sua totalidade: todo o texto verbal e não-verbal. O esclarecimento se dá, de

forma mais explícita em: Para o corpo humano não existem peças originais. A orientação e persuasão na

segunda parte da mensagem verbal: seja vivo e dirija com segurança. Tal mensagem emprega

devidamente as formas verbais no modo imperativo, grande indicativo do caráter persuasivo. A

(9)

mensagem verbal é, ainda, acrescida da linguagem não-verbal que provoca um impacto maior no seu

interlocutor.

Ainda esclarecemos que a opção “D” avaliada por um dos recorrentes como sendo também uma opção

válida quanto à correção da questão não pode ser vista como tal diante de algumas considerações:

“D) Orientar a população em geral acerca do uso exclusivo de peças originais nos veículos.”

As “peças originais” a que se refere o banner têm caráter comparativo e adquirem novo significado a

partir da construção do texto: Para o corpo humano não existem peças originais. A expressão “para o

corpo humano”, deixa claro que não trata-se de falar de veículos, mas sim de seres humanos.

Reafirmamos, portanto como correta a alternativa “A”.

Questão 10: Recurso Improcedente

A associação feita entre a mensagem verbal e não-verbal do banner estabelece uma comparação. A

mensagem verbal : “para o corpo humano não existem peças originais” associada à imagem de um par de

pernas, sendo que uma delas trata-se de uma prótese, ou seja, não é “original”; demonstra a associação

estabelecida. A comparação, como figura de linguagem, traz explicitamente o elemento indicador

“como” ou ainda, outros elementos que também indiquem tal comparação. Aqui porém , o que temos, é

uma comparação de linguagens que utilizam-se de códigos diferentes que interagem entre si formando

uma única mensagem composta por tais códigos linguísticos, não sendo necessário o uso explícito do

“como” para que possamos dizer que há aqui um determinado tipo de comparação. Até mesmo porque a

metáfora nada mais é do que uma comparação implícita.

Reafirmamos, portanto como correta a alternativa “D”.

Questão 13: Recurso Improcedente

Vejamos: 14.X = 10.(14+X) 14X = 140 +10X 4X= 140 X= 35 X−14 = 35−14 = 21

Reafirmamos, portanto como correta a alternativa “B”.

Questão 14: Recursos Improcedente

A alternativa A afirma que o ar é necessário à vida e a água do mar é doce. Sabemos que o ar é

necessário à vida, mas a água do mar não é doce. A palavra “e” ligando as duas orações implica que as

duas idéias deveriam ser verdadeiras, que não é o caso. Eliminamos a letra A

A alternativa B apesar de aparentemente falsa, está correta, pois a palavra “ou” ligando as duas orações

nos dá a idéia de que apenas uma delas é verdadeira, e é isto que ocorre, pois o avião é um meio de

transporte mas o aço não é mole.

A alternativa C é falsa, pois 6 não é ímpar nem 2+ 3 é diferente de 5.

A alternativa D é falsa, pois apesar do Brasil ser um país, Sergipe não é uma cidade.

A alternativa E é falsa, pois o papagaio fala mas o porco não voa.

(10)

Questão 16: Recurso Improcedente

Resolução:

“A” deve ser igual a 3 para garantir 1 na unidade do produto: Ax7 = 21 A= 3

“B” deve ser igual a 6 para garantir 5 na dezena do produto. B x 3 = 18 B=6

“C” deve ser igual a 2 para garantir 9 na centena do produto. Cx 3 = 6 C= 2

Assim temos: 453x267 = 120951

A) C < A < B B) B < A C) C > A D) C < B < A E) A < C < B

A= 3 B= 6 C=2

2<3<6

Assim: C < A <B

Reafirmamos, portanto como correta a alternativa “A”

Questão 18: Recurso Improcedente

Sabemos que Amaro efetuou sua compra pelo telefone, assim temos:

MAURO AMARO CÉSAR LOJA TELEFONE INTERNET Notbook

Câmera Digital

Filmadora

Loja NÃO

Telefone NÃO SIM NÃO

Internet NÃO

César não comprou a câmera digital:

MAURO AMARO CÉSAR LOJA TELEFONE INTERNET Notbook

Câmera Digital NÃO

Filmadora

Loja NÃO

Telefone NÃO SIM NÃO

(11)

Mauro comprou o notebook:

MAURO AMARO CÉSAR LOJA TELEFONE INTERNET

Notbook SIM NÃO NÃO

Câmera Digital NÃO NÃO

Filmadora NÃO

Loja NÃO

Telefone NÃO SIM NÃO

Internet NÃO

Concluímos então que Amaro comprou a câmera digital e portanto, César comprou a filmadora:

MAURO AMARO CÉSAR LOJA TELEFONE INTERNET

Notbook SIM NÃO NÃO

Câmera Digital NÃO SIM NÃO

Filmadora NÃO NÃO SIM

Loja NÃO

Telefone NÃO SIM NÃO

Internet NÃO

Sabemos ainda que a filmadora não foi comprada na loja:

MAURO AMARO CÉSAR LOJA TELEFONE INTERNET

Notbook SIM NÃO NÃO

Câmera Digital NÃO SIM NÃO

Filmadora NÃO NÃO SIM NÃO

Loja NÃO

Telefone NÃO SIM NÃO

Internet NÃO

Agora com as informações acima podemos completar a tabela. Amaro comprou a câmera digital pelo telefone, assim temos:

MAURO AMARO CÉSAR LOJA TELEFONE INTERNET

Notbook SIM NÃO NÃO NÃO

Câmera Digital NÃO SIM NÃO SIM NÃO

Filmadora NÃO NÃO SIM NÃO NÃO

Loja NÃO

Telefone NÃO SIM NÃO

Internet NÃO

O notebook foi então comprado na loja e filmadora pela internet:

MAURO AMARO CÉSAR LOJA TELEFONE INTERNET

Notbook SIM NÃO NÃO SIM NÃO NÃO

Câmera Digital NÃO SIM NÃO NÃO SIM NÃO

Filmadora NÃO NÃO SIM NÃO NÃO SIM

Loja NÃO

Telefone NÃO SIM NÃO

Internet NÃO

O notebook foi comprado na loja por Mauro, logo César comprou a filmadora pela internet:

MAURO AMARO CÉSAR LOJA TELEFONE INTERNET

Notbook SIM NÃO NÃO SIM NÃO NÃO

Câmera Digital NÃO SIM NÃO NÃO SIM NÃO

Filmadora NÃO NÃO SIM NÃO NÃO SIM

Loja SIM NÃO NÃO

Telefone NÃO SIM NÃO

Internet NÃO NÃO SIM

Analisando a tabela vemos que César efetuou a sua compra pela internet.

(12)

Questão 22: Recurso Improcedente

Conforme o enunciado da questão, “os sinais sonoros devem ser utilizados somente em conjunto com os gestos do Agente de Trânsito.” A questão encontra-se conforme a Res. 168/169 do Contran, Manual do Condutor de Veículos, curso Teórico e Técnico para candidato à habilitação.

Reafirmamos, portanto como correta a alternativa “D”.

Questão 23: Recurso Improcedente

Retenção do veículo significa que o veículo deverá permanecer no local até a regularização de situações quando: 1. O condutor deixar de portar ou exibir à autoridade de trânsito os documentos exigidos por lei ou regulamento. 2. Tratando-se de motocicletas, motonetas ou similares, os condutores e/ou passageiros transitarem sem capacete de segurança.

3. Transitar com o veículo: A) Produzindo fumaça.

B) Com defeito em equipamento obrigatório ou sua falta. C) Com deficiência de freios.

D) Com carga excedente ou fora das dimensões autorizadas.

E) Derramando, na via pública, combustíveis ou lubrificantes, assim como qualquer material que esteja transportando ou consumindo.

Dessa forma, confirma-se que as afirmativas I e II atendem ao enunciado da questão. A afirmativa III “estiver junto ou sobre hidrantes de incêndio, registros de água e poços de visita de galerias subterrâneas, devidamente sinalizadas” trata-se da medida administrativa remoção do veículo, que significa guinchar, empurrar ou rebocar o veículo de local restrito para local permitido, quando estacionado.

Reafirmamos, portanto como correta a alternativa “E”.

Questão 24: Recurso Improcedente

As afirmativas apresentadas para análise estão em conformidade com a Lei Orgânica do município de Itabaiana em seu artigo 72, itens VI e VII. Portanto, de acordo com o enunciado da questão, as afirmativas I e II estão corretas, confirmando-se o gabarito preliminar divulgado. A questão é simples, de acordo com a Lei Orgânica Municipal, exigindo do candidato apenas noções de Administração Pública. Tal questionamento não exigiu comparações à emenda constitucional.

Reafirmamos, portanto como correta a alternativa “D”.

CARGO: Arquiteto

Questão 17: Recurso Improcedente

A condição para que Luíza coma peixe é a de que Cristovão tem que comer carne vermelha. Assim podemos dizer que se Cristovão não come carne vermelha então Luíza não come peixe.

Reafirmamos, portanto como correta a alternativa “D”.

Questão 18: Recurso Improcedente

Resolução:

15% de 3 anos = 0,15 x 36 meses = 5, 4 meses = 5meses + 0,4 mês = 5 meses + 0,4 x 30 dias 5 meses + 12 dias

Ele poderá usar o produto com segurança por 5 meses e 12 dias, contatos a partir de 1º de abril. 5 meses: abril, maio, junho, julho, agosto, com mais 12 dias temos o início do mês de setembro. Reafirmamos, portanto como correta a alternativa “B”.

(13)

Questão 27: Recurso Improcedente

Resolução:

Lavanderia : um terço de 36 = 12 camisas. Sobraram assim 24 camisas.

Sejam o número de camisas no guarda-roupa: g e no cabideiro: c. g + c = 24 g = 2c 2c +c = 24 3c = 24 c = 8 g = 2c = 16

Assim temos : 12 camisas na lavanderia, 8 camisas no cabideiro, e 16 camisas no guarda-roupa. Reafirmamos, portanto como correta a alternativa “D”.

CARGO: Assistente Social

Questão 01: Recurso Improcedente

Não compete ao reclamante corrigir o texto do autor. O texto deve ser interpretado como foi escrito pelo autor. O pronome “lo” só poderia se referir a “defeitos” se estivesse no plural. Como está no singular só pode se referir ao “povo”.

Reafirmamos, portanto como correta a alternativa “B”.

Questão 13: Recurso Improcedente

Segundo o Novo dicionário Aurélio da Língua Portuguesa – Nova Edição Revista e Ampliada. pág. 930, col. 02 a palavra “incidente” significa: que incide; ocorre; sobrevém; superveniente; circunstância acidental; episódio; aventura; peripécia. E a palavra “acidente” (pag. 30, col. 02) significa: acontecimento casual, fortuito, imprevisto, etc.

Reafirmamos, portanto como correta a alternativa “D”.

CARGO: Psicólogo de Trânsito

Questão 39: Recurso Procedente – Alternativa de resposta alterada para letra “B”

Considerando as ponderações dos candidatos recorrentes em relação à questão em tela, as alternativas I e II que se encontram dissociadas do que está previsto na Constituição Federal artigo 37, remete a alternativa de resposta correta, que deverá ser alterada para a letra B (III).

(14)

III

DAS CONCLUSÕES

Face ao exposto, após análise dos recursos, os mesmos foram julgados, deferidos ou indeferidos, de acordo com as decisões e fundamentações supra elencados.

As questões que foram anuladas ou tiveram a alternativa de resposta alterada, coincidentes provas de mais de um cargo, também sofreram alteração, mesmo não sendo objeto de recurso nos referidos cargos. Esta atitude é tomada devido à isonomia e legalidade do presente processo seletivo quando da utilização dos mesmos conteúdos programáticos, como é o caso de nível superior que tiveram diferenciado apenas os conhecimentos específicos, sendo as demais disciplinas (Português, Raciocínio Lógico, Conhecimentos Gerais, etc) iguais.

Publique-se,

Itabaiana (SE), 05 de Agosto de 2010.

Referências

Documentos relacionados

Segundo AUTOR (ANO) o TANV é um transtorno neurológico crônico, proveniente de alterações nas funções cognitivas do hemisfério cerebral direito no qual resulta

É  de  consenso  em  estudos  na  literatura,  que  a  frequência  das  disfluências  típicas  e  atípicas  é 

Psicologia Organizacional e do Trabalho - Dra Maria Auxiliadora Motta Barreto..

Conforme dissemos anteriormente, além da debreagem enunciativa e da enunciva, temos a embreagem, que é o efeito através do qual um enunciador em primeira pessoa (EU) faz referência

Na perspectiva não normativa de sociedade da teoria dos sistemas de Luhmann, o paradoxo norma jurídica e norma social, por exemplo, é desparadoxizado porque a

A capacidade para exercer influência depende, em grande parte, da eficácia dos processos de comunicação.. Emissor Receptor Receptor Emissor Código O processo de comunicação

Para tanto, o presente estudo teve como balizador a estrutura apresentada por Kreps (1995), guiada por sete sistemas não verbais distintos, que podem explicar a comunicação não

 Quando se conversa, existem gestos que servem para manter o fluxo da conversação, indicando a quem fala se o interlocutor está interessado ou não, se deseja falar, ou