• Nenhum resultado encontrado

LITERATURA BRASILEIRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LITERATURA BRASILEIRA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

01

Leia o poema Pintura admirável de uma beleza, de Gregório de Matos.

Vês esse sol de luzes coroado? Em pérolas a aurora convertida? Vês a lua de estrelas guarnecida? Vês o céu de planetas adorado? O céu deixemos; vês naquele prado A rosa com razão desvanecida? A açucena por alva presumida? O cravo por galã lisonjeado?

Deixa o prado; vem cá, minha adorada: Vês desse mar a esfera cristalina Em sucessivo aljôfar desatada? Parece aos olhos ser de prata fina? Vês tudo isto bem? Pois tudo é nada À vista do teu rosto, Catarina.

MATOS, Gregório de. Seleção, introdução e notas: José Miguel Wisnik. Poemas escolhidos. São Paulo: Cultrix, 1997. p. 223.

Assinale a alternativa correta em relação ao poema.

a) O eu-lírico exalta os elementos naturais, estabelecendo uma oposição aos aspectos da cidade. b) A expressão tudo é nada/ À vista do teu rosto, Catarina revela a intenção do sujeito poético de

menosprezar as belezas naturais.

c) O poema apresenta um tom irônico ao comparar as maravilhas da natureza com o rosto feminino. d) O uso de hipérboles evidencia um modo de representação típico do Arcadismo.

e) O poeta dirige o olhar do leitor para os mais belos elementos da natureza, a fim de enaltecer a beleza da mulher amada.

02

Sobre o Arcadismo, analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das proposições.

( ) Caracteriza-se pela oposição ao rebuscamento do Barroco. ( ) É uma estética também conhecida como Neoclassicismo.

( ) Os cenários apresentados nos poemas fazem referência a um espaço bucólico. ( ) No Brasil, o movimento liga-se a acontecimentos políticos, que culminam com a

Inconfidência Mineira.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo:

a) V – V – V – V b) V – F – F – F c) F – V – V – V d) V – F – F – V e) V – V – V – F 03

Em relação ao romance O guarani, de José de Alencar é INCORRETO dizer que a) em 1857, inaugurou a ficção indianista no Brasil.

b) conta a história de Peri, índio que se apaixona por Cecília, filha de um fidalgo português.

c) a natureza não tem importância no espaço representado no romance.

d) a união de Peri e Cecília simboliza a união de dois povos: índios e portugueses. e) a obra representa o índio de forma idealizada, conforme os princípios do

(2)

Leia o trecho de A cartomante, de Machado de Assis.

Hamlet observa a Horácio que há mais coisas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia. Era a mesma explicação que dava a bela Rita ao moço Camilo, numa sexta-feira de Novembro de 1869, quando este ria dela, por ter ido na véspera consultar uma cartomante; a diferença é que o fazia por outras palavras.

Em relação ao fragmento, é correto afirmar que

a) faz referência a Hamlet, de William Shakespeare, anunciando que a história a ser narrada tematiza a idéia de o futuro poder ser facilmente previsto.

b) indicia o final cômico da narrativa, semelhante ao do texto de Shakespeare. c) revela um diálogo intertextual casual com um texto da literatura alemã.

d) permite que o leitor estabeleça relações com um texto clássico e, assim, vislumbre a tônica do desfecho do conto antes mesmo de sua leitura.

e) evidencia o estado de lucidez e tranqüilidade da personagem Rita frente aos acontecimentos futuros.

05

Em relação ao Parnasianismo, é INCORRETO afirmar que

a) seu projeto literário era devolver a beleza formal à poesia, eliminando os excessos sentimentalistas dos românticos.

b) sua poesia optava pelo uso de imagens que apresentassem os fenômenos naturais ou os fatos históricos de uma maneira subjetiva.

c) tinha como lema a expressão “a arte pela arte”, a qual se baseava na crença de que a função da arte era produzir o belo.

d) tinha como um de seus objetivos o resgate de temas da Antigüidade Clássica, pela referência à mitologia e a personagens históricas.

e) se caracterizava pela preocupação com a técnica no momento da composição do poema. 06

_____________ é considerado o maior representante do movimento ___________ no Brasil. O que impressiona em sua poesia é a profundidade _____________ e a angústia ____________, temas que, sem dúvida, tiveram origem na sua experiência pessoal.

(ABAURRE, Maria Luiza; PONTARA, Marcela. Literatura Brasileira: tempos, leitores e leituras. São Paulo: Moderna, 2005, p. 453 – Adaptado.)

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas acima. a) Cruz e Sousa – modernista – filosófica – metafísica

b) Alphonsus de Guimaraens – parnasiano – científica – existencial c) Cruz e Sousa – simbolista – filosófica – metafísica

d) Olavo Bilac – parnasiano – subjetiva – metafísica

(3)

Leia o poema Momento num café, de Manuel Bandeira.

Quando o enterro passou

Os homens que se achavam no café Tiraram o chapéu maquinalmente Saudavam o morto, distraídos Estavam todos voltados para a vida Absortos na vida

Confiantes da vida.

Um no entanto se descobriu num gesto largo e demorado

Olhando o esquife longamente

Este sabia que a vida é uma agitação feroz e sem finalidade

Que a vida é traição

E saudava a matéria que passava Liberta para sempre da alma extinta.

(BANDEIRA, Manuel. Estrela da manhã. In: Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007. p. 162.)

Sobre o poema, analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das proposições abaixo.

( ) O poema propõe uma reflexão sobre o significado da morte, percebido por apenas um dos homens que observa o enterro.

( ) Para o eu-lírico, a morte significa uma forma de libertação.

( ) Os homens que vêem o enterro passar agem de modo mecânico, por não se darem conta do significado da morte.

( ) Além de refletir sobre a morte, o eu-lírico propõe pensar sobre a vida, ao chamar a atenção para sua agitação feroz e sua falta de finalidade.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

a) V – V – V – V b) F – F – F – F c) V – F – V – V d) F – F – V – F e) V – V – F – F

(4)

Sobre a prosa pós-moderna, associe os autores, indicados na Coluna A, às características de suas obras, apresentadas na Coluna B.

COLUNA A COLUNA B

1 2 3 4

João Guimarães Rosa Rubem Fonseca Murilo Rubião Clarice Lispector

( ) Sua literatura é marcada pela introspecção das personagens e pela análise das características que constituem o indivíduo, não havendo uma preocupação com a construção de enredos lineares, com início, meio e fim. ( ) Seus textos trazem marcas regionais na linguagem utilizada,

mas os temas abordados vão muito além da região representada.

( ) Representa em suas narrativas a crise social, política e cultural do País na década de 70, abordando, principalmente, a violência e a desagregação da sociedade urbana.

( ) Dedicou-se à prosa de natureza fantástica para representar as mazelas da sociedade.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses da Coluna B, de cima para baixo.

a) 1 – 2 – 3 – 4 b) 4 – 1 – 2 – 3 c) 2 – 1 – 3 – 4 d) 3 – 1 – 4 – 2 e) 4 – 2 – 3 – 1

(5)

Em relação ao texto teatral A moratória, de Jorge Andrade, é correto afirmar que

a) tematiza as dificuldades de uma família de posses em se adaptar à vida no campo.

b) se constitui como um símbolo de esperança de recuperação dos bens da família, dentre os quais se destaca uma fábrica na cidade.

c) o tempo passado não se constitui em um elemento importante de análise do presente vivido pelas personagens.

d) as mulheres desempenham um papel secundário no drama, pois não interferem nas ações e não opinam quanto aos problemas enfrentados pela família.

e) narra a história da decadência de uma família que, diante da industrialização e da crise econômica dos anos 20, no Brasil, perde sua propriedade onde cultiva café.

10

Quanto à obra Dois irmãos, de Milton Hatoum, analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das proposições abaixo.

( ) O romance tem como tema a rivalidade entre dois irmãos gêmeos, Yaqub e Omar, que simbolizam a recorrente dualidade do ser humano.

( ) Ao reconstituir o passado, o narrador Nael tem como objetivo descobrir qual dos gêmeos é o seu pai verdadeiro.

( ) Ao final da narrativa, o leitor depara-se com a incerteza do narrador em relação ao próprio pai.

( ) O texto é ambientado em Manaus e tematiza fatos históricos importantes do século XIX. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

a) F – F – F – F b) V – F – V – V c) F – F – V – F d) V – V – V – F e) V – V – F – V

Referências

Documentos relacionados

O FeNO não tem boa correlação com a inflamação neu- trofílica de vias aéreas, não sendo tão útil como marcador do processo inflamatório nos fenótipos de asma grave

As espécies exóticas utilizadas em processos de recuperação, além de impedirem a sucessão por não estabelecerem interações interespecíficas nos ecossistemas brasileiros, tendem

2.3 Para candidatos que tenham obtido certificação com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens

Effects of the dietary approaches to stop hypertension (DASH) eating plan on cardiovascular risks among type 2 diabetic patients: A randomized crossover clinical trial. Assessment

Este trabalho científico aborda o principal aspecto ligado à alteração na classificação de credores do processo de falência, que se deu pela entrada em vigor da Lei Complementar

Correlações entre total de insetos, mortalidade ocasionada por deltametrina %, massa corpórea de insetos adultos mg e produção de CO2 nmol CO2/inseto/h, de populações de

A contratação dos serviços contidos no presente material é de responsabilidade exclusiva dos participantes, não sendo a B3 responsável, sob qualquer pretexto, por perdas decorrentes

O número de espécies registradas até o momento se baseia em: (1) estudos conduzidos em anos anteriores, os quais se encontram, em sua maioria, publicados em periódicos