• Nenhum resultado encontrado

SATANÁS E OS DEMÔNIOS NA BÍBLIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SATANÁS E OS DEMÔNIOS NA BÍBLIA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

SATANÁS E OS DEMÔNIOS

NA BÍBLIA

(2)

Direitos de publicação e comercialização do Centro de Estudos Bíblicos – CEBI

Capa

Artur Nunes

Editoração

Rafael Tarcísio Forneck

Centro de Estudos Bíblicos – CEBI

Rua João Batista de Freitas, 558 Caixa Postal 1051 93121-970 São Leopoldo/RS Tel.: (051) 3568-2560 Fax: (051) 3568-1113 www.cebi.org.br vendas@cebi.org.br

(3)

SATANÁS E OS DEMÔNIOS

NA BÍBLIA

Ildo Bohn Gass

São Leopoldo

(4)

Sentindo que a violência não dobraria o operário, Um dia tentou o patrão dobrá-lo de modo vário. De sorte que o foi levando ao alto da construção E num momento de tempo mostrou-lhe toda a região E apontando-a ao operário fez-lhe esta declaração: – Dar-te-ei todo esse poder e a sua satisfação Porque a mim me foi entregue e dou-o a quem bem quiser.

Dou-te tempo de lazer, dou-te tempo de mulher. Portanto, tudo o que vês será teu se me adorares E, ainda mais, se abandonares o que te faz dizer não.

(5)

Sumário

1 QUESTÕES INTRODUTÓRIAS ... 7

1.1 A dualidade da vida ... 9

1.2 A reflexão bíblica sobre a dualidade da vida... 11

1.3 Liberdade e teologia da prosperidade ... 13

1.4 O conteúdo deste livro ... 15

2 SATANÁS E DEMÔNIOS NO ANTIGO ISRAEL ... 19

2.1 Termos genéricos para designar os demônios coletivos ... 20

2.2 Nomes próprios para designar os demônios individuais ... 21

2.3 A serpente, o Leviatã e os serafins ... 23

2.4 Satanás: adversário, inimigo, acusador, promotor ... 24

2.5 A influência da demonologia persa na fé judaica ... 27

2.6 O helenismo e a crença em demônios ... 28

3 DIABO E DEMÔNIOS NOS EVANGELHOS SINÓTICOS ... 33

3.1 Significado dos termos para os poderes malignos ... 33

3.2 Jesus e o diabo/satanás/maligno ... 37

3.3 Jesus, os demônios e os exorcismos ... 42

3.4 Tabela dos exorcismos praticados por Jesus ... 46

4 PRÍNCIPE DESTE MUNDO E DEMÔNIOS EM JOÃO ... 51

4.1 Estatísticas dos nomes do maligno em João ... 52

4.2 Jesus é acusado de ter um demônio ... 52

4.3 O diabo é homicida e pai da mentira ... 54

(6)

5 DIABO E DEMÔNIOS NAS COMUNIDADES CRISTÃS ... 59

5.1 Diabo e demônios nos Atos dos Apóstolos... 60

5.1.1 Diabo e satanás em Atos ... 60

5.1.2 Exorcismos ... 61

5.1.3 Demônios associados a doenças ... 62

5.2 Diabo e demônios em Paulo ... 62

5.2.1 Diabo e demônios no bloco paulino ... 62

5.2.2 Principado, autoridade e poder no bloco paulino ... 69

5.3 Diabo e demônios no Apocalipse ... 72

5.3.1 Satanás e diabo, demônios e espíritos impuros ... 73

5.3.2 O dragão e as bestas... 74

(7)

1

Questões introdutórias

Eu não amaldiçoarei nunca mais a terra por causa do ser humano, porque os desígnios do seu coração são maus desde a sua infância

(Gn 8,21).

O enigma da presença do mal na história humana está na origem da experiência com satanás, os demônios e poderes dia-bólicos, poderes contrários a Deus, que é fonte de vida e de todo o bem. Não é por acaso que a crença em poderes maléficos, em espíritos malignos é um fenômeno comum a todas as culturas. São formas de explicar a presença do mal em nossa vida.

Quatro são as razões por que acreditamos ser oportuno fa-zer esta reflexão sobre satanás e seus serviçais, os demônios, con-forme a linguagem bíblica.

• Primeiro, porque é mandato de Jesus, além de anunciar a boa-nova a toda criatura, também fazer curas e expul-sar demônios (Mc 6,7.13; 16,17; Mt 10,1.7-8; Lc 9,1-2). E, mais do que nunca, as forças maléficas continuam pre-sentes nos corações humanos e nas instituições que orga-nizamos, em suas normas e leis.

• Segundo, porque a prática exorcista é muito atual e está presente em igrejas cristãs. Além disso, o discurso sobre

(8)

satanás reforça a teologia do medo. E, infelizmente, em vez de desmascarar as injustiças da sociedade, legitima a sua opressão. Com Jesus, aprendemos que o medo é o contrá-rio da fé. Daí a sua insistência para não termos medo, mas creiamos. A teologia do medo é a negação da fé.

• Terceiro, também consideramos importante debruçar-nos sobre o tema para melhor compreender a prática liberta-dora de Jesus de Nazaré, expulsando poderes demoníacos das mentes e dos corações humanos, bem como de ins-tituições. A partir de Jesus, não há mais motivo para ter medo desses poderes, pois ele revelou os rostos bem con-cretos de quem promove opressão, possessão e injustiças de toda ordem. Assim, desmascarava pessoas, grupos de pessoas, costumes e regras, promovendo a prática do dis-cernimento e a conscientização no povo oprimido. • Por fim, a presença das forças destrutivas na vida de

Je-sus foi tão grande que a luta contra o maligno se tornou parte constitutiva de seu ser e agir. Em todos os dias, ele teve que tomar decisões, fazer opções entre diferentes ca-minhos, diferentes projetos. E, na intimidade com o Pai, discernia, buscava forças para orientar suas motivações mais profundas em favor da promoção da vida e da soli-dariedade. Mais que procurar “o próximo”, buscava “tor-nar-se próximo”, ter compaixão. Por isso, não é por acaso que incluía “as tentações do maligno” em suas conversas cotidianas com o Pai. Recomendou-nos também que esse assunto igualmente fizesse parte de nossa busca de comu-nhão com Deus: “E não nos conduzas para a tentação; mas livra-nos do maligno” (Mt 6,13).1

1 A respeito do estudo dos dois últimos pedidos do Pai-nosso, conferir BOHN GASS, Ildo. A oração de Jesus. Série A Palavra na Vida, n. 300. São Leopoldo:

(9)

1.1 A dualidade da vida

A realidade é dialética, é contraditória. A vida é dual. Esta é a condição humana na história, bem como de toda a natureza. Assim como existe o dia, temos também a noite. Há frio e também calor. Assim, todo verso tem seu anverso. O mesmo acontece com nossa experiência a respeito do bem e do mal, do amor e do ódio.

Grosso modo, o núcleo da personalidade de uma pessoa, o ego, o seu desejo, o princípio vital que determina e dinamiza suas ações, tem basicamente dois polos. No entanto, concordamos com quem vê a vida como uma realidade bem mais complexa. Em cada um desses dois campos há uma infinidade de tonalidades em seus coloridos, de intensidades na forma de vivê-los.

Contudo, para nossa reflexão, tomemos como ponto de partida esses dois caminhos fundamentais. De um lado, temos o projeto da lógica egoísta do mal, do amor próprio. Na linguagem das comunida-des cristãs originárias, essa lógica se manifesta nas tentações de Jesus (Lc 4,1-13). Ali, o caminho da injustiça é expresso como busca de poder, de glória, de riquezas e de satisfação imediata da fome. De outro, temos o caminho da lógica do amor, da solidariedade.

No primeiro caso, buscamos ser, anulando os outros, colo-cando-os a serviço de nossas satisfações, de nosso gozo pessoal. Na linguagem do escriba, é buscar o outro para ser meu próximo (Lc 10,29). No segundo polo, somos enquanto os outros também são. É um amor partilhado. A alteridade requer que o desejo das outras pessoas também seja parte do meu desejo. Ter compaixão é justamente isso. É sentir com as pessoas. Diferentemente do escri-ba que pergunta pelo próximo, Jesus inverte a questão e compreen-de que próximo é quem põe o amor em ação. A questão é tornar-se próximo do outro (Lc 10,36).

O bem e o mal convivem lado a lado em nosso ser. São duas forças que fazem parte da condição humana. Qual das duas é mais

(10)

forte? Essa é uma questão que varia de pessoa a pessoa. No entan-to, deixar que o bem ou o mal conduza nossas mentes, corações e instituições sociais depende muito do meio em que cada pessoa nasce, cresce e vive. Depende também da sua personalidade e da mística que ela cultiva na busca da liberdade. Aliás, a prática do mal, a negação do amor, também é escolha nossa, é consequên-cia da nossa liberdade. Nelson Mandela dizia que “ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pede, por sua origem ou ain-da por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, também podem ser ensinadas a amar”. Assim, o ódio e o amor fazem parte da dualidade da vida. Qual dos dois adquire maior força para conduzir-nos? Certamente é aquele a quem alimentarmos melhor.

Para deixar fluir o amor, é preciso domar o tigre que está em cada um e cada uma de nós. A primeira carta de Pedro descreveria da seguinte forma essa experiência: “Estai alerta e vigiai, pois o vosso adversário, o diabo, vos rodeia como um leão a rugir, procu-rando a quem devorar” (1Pd 5,8). Para deixar circular o bem, Jesus nos aponta o alimento, isto é, uma vida de sintonia com a fonte do amor através da oração. Deixar-se conduzir pelo amor de Deus é ser radicalmente livre. Por outro lado, empoderar o egoísmo e a cobiça que habitam o coração humano é beber água em outro poço, chamado na tradição neotestamentária de satanás ou diabo. Beber água dessa fonte é tornar-se escravo da cobiça de riqueza, da ambição de poder e do desejo de prestígio a qualquer custo. É um espírito, uma ideologia, uma mentalidade, uma cultura e com-portamentos que encharcam mentes, corações e estruturas sociais. O profeta Oseias chamaria essa maneira de pensar de “espírito de prostituição” (cf. Os 4,12; 5,4). Será por acaso que a comunidade do profeta João compara a dominação romana, a grande Babilônia, com uma enorme prostituta sentada sobre a besta, a encarnação do dragão? (Ap 17)

Referências

Documentos relacionados

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

k) Se receber um parecer desfavorável por parte do Organismo Nacional de Acreditação (IPAC), relativamente à acreditação do verificador ambiental. Antes da tomada de

presente cujo tema “Família para compartilhar, Escola para aprender, Juntas para viver” vêm falar da importância da participação da família no desenvolvimento escolar da criança

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial