• Nenhum resultado encontrado

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação. GRAMÁTICA. ( 2 pontos)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Data de entrega : Entregar no dia da avaliação. GRAMÁTICA. ( 2 pontos)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

TRABALHO – 3° bim. 2017 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 9° ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes

Data de entrega :

Entregar no dia da avaliação

O trabalho será composto por duas partes:

• A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e gramática funcional por meio de exercícios . ( 2 pontos)

ATENÇÃO

• A segunda parte será composta por produção de texto. ( 8 pontos)

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de

regulação, conforme calendário divulgado.

GRAMÁTICA

. ( 2 pontos)

OBJETIVOS:

Identificar os termos estudados em diferentes situações textuais, produção e copreenção.

Observar e reconhecer através dos pronomes relativos o papel semântico-estilístico na construção de textos.

• Responda a avaliação utilizando apenas caneta, cores (preto/azul). • Não será aceito rasuras, caso ocorra, à questão será anulada.

Orações subordinadas adjetivas A) Leia a tira:

a) Quando a menina pergunta “Presa no tempo?” parece que ela vai ficar assustada com isso, que não vai gostar da ideia. O que surpreende o leitor?

___________________________________________________________________________________ b) Na tirinha temos uma oração subordinada adjetiva. Transcreva essa oração.

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ c) Essa oração subordinada adjetiva é restritiva ou explicativa?

(2)

2) Leia as orações a seguir e marque a opção correta:

• Os alunos do 9º ano que fizeram bagunça estão sem recreio. • Os alunos do 9º ano, que fizeram bagunça estão sem recreio.

( ) A 1ª frase indica que todos os alunos do 9º ano fizeram bagunça e estão sem recreio e a 2ª frase indica que apenas os alunos do 9º ano que fizeram bagunça estão sem recreio.

( ) A 1ª frase indica que apenas os alunos do 9º ano que fizeram bagunça estão sem recreio e a 2ª frase indica que todos os alunos do 9º ano fizeram bagunça e estão sem recreio.

3) Nas frases abaixo, diga se o QUE é pronome relativo ou conjunção integrante.

a) A Mata Atlântica, que abriga milhares de espécies de nossa fauna e flora, deve ser mais bem preservada. ______________________________________________

b) É importante que faça sol amanhã. ______________________________

c) Eu desconfio que a nossa equipe vai se dar bem no campeonato. ________________ d) Mandei que eles lavassem a louça. ______________________________________

4) Leia o trecho de um poema de Carlos Drummond de Andrade. Para responder: Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.

Tempo de absoluta depuração.

Tempo em que não se diz mais: meu amor. Porque o amor resultou inútil.

E os olhos não choram.

E as mãos tecem apenas o rude trabalho. E o coração está seco.

Em vão mulheres batem à porta, não abrirás. Ficaste sozinho, a luz apagou-se,

mas na sombra teus olhos resplandecem enormes. És todo certeza, já não sabes sofrer.

E nada esperas de teus amigos.

Vocabulário: depuração: ato ou efeito de purificar, limpar.

a) Sabe-se que o relativo onde, em algumas situações, pode substituir o relativo que (precedido da preposição em).

Responda: isso poderia ocorrer no 1º e no 3º versos do trecho acima? Por quê? justificativa. _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ Leia o texto jornalístico.

A máquina dos prevenidos

Nos Estados Unidos, na Austrália e nos países da Europa, onde a maioria das pessoas tem a pele muito clara, os aparelhos portáteis para medir a incidência de raios ultravioleta já

(3)

são usados por muita gente, preso à sacola de praia, ao cinto ou usado como um relógio de pulso. Primeiro, o usuário digita no aparelho qual seu tipo de pele e, quando na praia ou na piscina, o fator de proteção do filtro solar que está usando. O aparelho analisa, minuto a minuto, os raios solares que incidem no local onde a pessoa se encontra. Cruzando essas informações, ele emite um alarme de advertência sempre que a pessoa exagera na exposição ao sol, lembrando a ela que é hora de procurar a sombra mais próxima. […] a) No início do texto ocorre esta oração subordinada adjetiva: “onde a maioria das pessoas tem a pele muito clara”.

I. Explique por que onde é pronome relativo nessa oração e se está adequado o uso. _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ II. Classifique a oração subordinada desse período.

_________________________________________________________________________________ 5) Reescreva as frases seguintes, transformando em adjetivos as orações subordinadas

adjetivas:

a) Nossos alunos estão trabalhando com material que pode ser reciclado.

_________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

b) Há, em frente à fábrica, uma fila de homens e mulheres que estão sem emprego.

_________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________

6) Classifique as orações destacadas em :

- oração sub. adjetiva restritiva - oração sub. adjetiva explicativa

a) Os bois da minha fazenda, que contraíram febre aftosa, serão examinados. ______________________________________

b) Os homens, que são seres racionais, exploram os animais. ______________________________________

c) O livro que comprei é bom.

______________________________________

d) Deve-se investir em soluções que resolvam definitivamente os problemas. ______________________________________

(4)

Observe o segundo balão da tirinha para responder o item “a)”.

a) A oração “que não está vivo” liga-se a anterior por meio de um pronome relativo. A que termo ele se refere? _________________________________________________

b) Reescreva esse período substituindo a segunda oração pela forma reduzida.

_________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

7) Leia a situação hipotética para responder a próxima questão.

Numa cidade, os motoristas de ônibus urbanos estavam em greve por melhores salários. Certo dia, um jornal da cidade publicou, a esse respeito, a seguinte manchete:

Motoristas que receberam aumento voltaram ao trabalho.

Uma pessoa lê a notícia e diz a alguém:

“– O jornal está noticiando que a greve dos motoristas acabou”.

Pergunta-se: essa pessoa interpretou adequadamente o que leu? Justifique sua resposta.

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ (PUC-SP)

“João amava Teresa que amava Raimundo

que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili

que não amava ninguém.

João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,

Raimundo morreu de desastre, Maria ficou pra tia,

Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes

que não tinha entrado na história”.

Carlos Drummond de Andrade

A primeira parte do poema (versos de 1 a 3) é marcada, sintaticamente, pela presença de orações ____________, cujos termos introdutórios atuam como _______________________________________.

a) subordinadas adjetivas restritivas – conectivos – sujeitos. b) coordenadas sindéticas explicativas – simples conectivos. c) subordinadas adverbiais comparativas – simples conectivos.

(5)

d) subordinadas adjetivas explicativas – conectivos – sujeitos. e) coordenadas sindéticas aditivas – simples conectivos.

Conteúdo: coesão e coerências OBJETIVOS:

• Reconhecer informações implícitas no texto, por meio do recurso da inferência. • Observar e reconhecer o papel semântico-estilístico na construção de textos.

Coesão e coerência Texto para questão 1

As duas princesas Olinda e Recife

Elas são como duas lindas irmãs que cresceram brigando para ver quem era a mais formosa. Depois, aprenderam a conviver em harmonia. Olinda fica no litoral norte e é Patrimônio Cultural da Humanidade. Recife, no sul, orgulha-se de ser a capital do estado e de possuir uma das praias urbanas mais limpas, bonitas e badaladas do país: a de Boa Viagem. A rixa é antiga. Fundada pelo almofadinha português Duarte Coelho (não se sabe ao certo se em 1535 ou dois anos mais tarde), Olinda já era cosmopolita numa época em que São Paulo e Rio de Janeiro não passavam de modestos vilarejos. Foi capital da província até Recife roubar-lhe o posto, em 1827.

Revista Viagem e Turismo, agosto de 2001, pág. 54.

a) Na primeira frase, qual o elemento de coesão textual que retoma as palavras Olinda e Recife presentes no título? Classifique-o.

__________________________________________________________________________ ________________________________________________________________b) Que elemento liga a segunda frase à primeira e de que tipo ele é?

__________________________________________________________________________ ________________________________________________________________

Texto para questão 2

Manuel Bandeira

Filho de engenheiro, Manuel Bandeira foi obrigado a abandonar os estudos de arquitetura por causa da tuberculose. Mas a iminência da morte não marcou de forma lúgubre sua obra, embora em seu humor lírico haja sempre um toque de funda melancolia, e na sua poesia haja sempre um certo toque de morbidez, até no erotismo.

Tradutor de autores como Marcel Proust e William Shakespeare, esse nosso Manuel traduziu mesmo foi a nostalgia do paraíso cotidiano mal idealizado por nós, brasileiros, órfãos de um país imaginário, nossa Cocanha perdida, Pasárgada. Descrever seu retrato em palavras é uma tarefa impossível, depois que ele mesmo já o fez tão bem em versos.

Revista Língua Portuguesa, n° 40, fev. 20

2) (Enem_2012) A coesão do texto é construída principalmente a partir do (a)

(A) repetição de palavras e expressões que entrelaçam as informações apresentadas no texto. (B) substituição de palavras por sinônimos como “lúgubre” e “morbidez”, “melancolia” e “nostalgia”. (C) emprego de pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos:“sua”, “seu”, “esse”, “nosso”, “ele”.

(6)

(D) emprego de diversas conjunções subordinativas que articulam as orações e períodos que compõem o texto.

(E) emprego de expressões que indicam sequência, progressividade, como “iminência”, “sempre”, “depois”.

3) Complete o espaço ( __ ) por uma conjunção que estabeleça a coesão adequada.

a. ______________ você chegar, não se esqueça de dar comida aos cachorros. b. Perdeu todo o trabalho, _______________ seu computador sofreu uma pane. c. _______________ você queira ir conosco, telefone ainda hoje.

d. “A vida vale a pena _____________ __________ o pão seja caro e a liberdade pequena”.

4) (TRF) O pronome sublinhado em "Não surpreende que assim seja, porque desta definição depende em parte o estabelecimento das credenciais dos atores que hoje estão envolvidos na luta dos negros pelo lugar na sociedade brasileira que nem a abolição, nem os cem anos que a seguiram lhes propiciaram." está em clara referência a qual termo?

Comente:________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

5) Leia a tira a seguir:

a) A que idéia o pronome demonstrativo isso está se referindo no segundo quadrinho? _______________________________________________________

b) E a que idéia o pronome demonstrativo esta está se referindo no último quadrinho? ________________________________________________________________________

c) O que se pode deduzir ao comparar o uso dos pronomes na tira, quanto à localização do

termo a que se referem?

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ 6)

(FGV/MinC / 2006) “Lá, alunos ajudaram a criar um centro cultural batizado de

“Barracão dos Sonhos”, no qual se misturam ritmos afros e ibéricos. Desse encontro nasceu, por exemplo, a estranha mistura dos ritmos...”

Desse tem, no texto, valor:

a) anafórico.

b) catafórico. c) dêitico. d) adverbial. e) substantivo.

(7)

7) O pronome demonstrativo usado em ". . . sou eu sentado nesta caixa" se justifica porque o falante

a) situa a caixa perto de si.

b) pretende tomar a caixa de seu ouvinte. c) refere–se à caixa utilizada por seu ouvinte.

d) dá ênfase ao objeto utilizado por seu interlocutor.

e) retoma o termo "caixa" empregado no quadrinho anterior. 8) Responda as questões sobre as tirinhas:

a) Por que o homem de chapéu usa o pronome aquela para se referir às estrelas e o pronome essa para se referir a verruga?

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ 9) Leia a tirinha para responder a próxima questão.

a) Os pronomes dessas e isso fazem referências respectivamente a que coisas? Qual deles é anafórico e qual é catafórico?

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ 10) (UERJ) Observe as formas sublinhadas em:

“Morava então (1893) em uma casa de pensão no Catete. Já por esse tempo este gênero de residência florescia no Rio de Janeiro. Aquela era pequena e tranquila.”

(8)

Esse, este e aquela são formas empregadas como recursos de coesão textual. Indique a classe gramatical a que pertencem essas palavras e justifique a escolha de cada uma no trecho de acordo com a respectiva função textual.

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

2ª parte

• A segunda parte será composta por produção de texto. ( 8 pontos)

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

Referências

Documentos relacionados