• Nenhum resultado encontrado

Identificação. Curso. Classificação da Extensão Universitária Ciências Biológicas e Fisiológicas Educação Educação Continuada

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Identificação. Curso. Classificação da Extensão Universitária Ciências Biológicas e Fisiológicas Educação Educação Continuada"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Relatório de Curso de Extensão Universitária Página 1

Identificação

Curso 2016

Ano base de realização:

Difusão de Conhecimento Tipo:

Curso de Extensão - Presencial Modalidade/Finalidade:

Alan Peres Ferraz de Melo Docente responsável:

A Anatomia nas Ciências Exatas: um novo olhar Título:

Unidade Universitaria Tipo da unidade:

Faculdade de Engenharia Câmpus de Ilha Solteira - FEIS Unidade:

Departamento de Biologia e Zootecnia Departamento/Seção:

Escola Estadual de Tempo Integral "Coronel Francisco Schmidt" do município de Pereira Barreto.

Outras instituições:

Realização Prevista e Contato

24/10/2016 00:00:00

Escola Estadual de Tempo Integral "Coronel Francisco Schmidt" do município de Pereira Barreto.

02/12/2016 23:59:59 18 3743 1975

alanmelo@bio.feis.unesp.br Local de realização:

Data de início prevista: Data de término prevista: Telefone(s) para contato: Email para contato:

Classificação da Extensão Universitária

Enquadramento temático do curso

Vínculos de extensão

Anexos

Links Ciências Biológicas e Fisiológicas Grande Área: Educação Área Temática: Educação Continuada Linha Programática: Física Geral Palavra-chave 3: Ciências Palavra-chave 1: Palavra-chave 2: Anatomia Evento de extensão: Projeto de extensão: RF Anexo Descrição

A Anatomia nas Ciências Exatas1.pdf

Fotodocumentação do Curso Sim

PROEX-Projeto de Extensão desenvolvido na mesma escola em 2014

Descrição Link RF

(2)

Realização

Curso Sim

Executado?

24/10/2016 00:00:00 Data Início realizada:

01/12/2016 00:00:00 Data Fim realizada:

Resultados Obtidos

A integração entre às disciplinas foi muito boa, uma vez que os alunos perceberam fatores que se repetem nas várias disciplinas estando a Anatomia em foco principal. Houve uma boa integração entre às disciplinas.

Objetivos alcançados:

Houve uma proposta de 45, mas somente 33 efetuaram inscrição. O fato se deu que alguns alunos abandonaram a disciplina eletiva no decorrer.

Justificativa da diferença de vagas, inscritos e concluintes:

No dia 02 de dezembro houve a Culminância na Escola e os alunos envolvidos apresentaram conteúdos trabalhados durante o Curso. Houve a apresentação de Temas de Anatomia na Contração, Anatomia da Concepção para a Diretora Regional de Andradina no evento.

Material produzido:

Avaliação do coordenador

Houve um entendimento, por parte dos alunos que há uma integração entre as áreas Biológicas (Anatomia e Química) com as áreas Exatas (Física). Foiu possível perceber que o aluno teve um entendimento que as áreas se somam. Houve uma melhora nas notas das disciplinas dos alunos atendidos na Escola.

Aspectos positivos:

Há, ainda, alguns alunos que não tiveram um bom desempenho, mesmo havendo grande demonstração dos professores quanto a sua importância. Falta mais tempo e novas estretégias para cativar.

Dificuldades encontradas:

(3)

Estrutura

Resposta

Questão

Fundamentação teórica A proposta é envolver a Anatomia nos processos físicos e quimicos do Corpo Humano. Irá demostrar o funcionamento do Corpo Humano e em seguida se explicará os processos corpóreos sob a ótica da Física e da Química.

Objetivo(s) do curso Despertar no aluno o entendimento da Física e da Química observando como seu corpo funciona.

Coerência entre objetivos e Fundamentação Teórica

Procurar-se-á desperetar no aluno o gosto pelas Ciências Exatas, Física e Química, demostrando como o Corpo Humano funciona. O Corpo Humano apresenta todos os processos físicos e químicos que conhecemos, e por meio de seu estudo será efetuado temas interdisciplinares para que o aluno possa entender as Ciências Exatas.

Justificativa No ano de 2014 foi efetuado um projeto na mesma Escola onde foi tratado sobre particularidades da Anatomia no conteúdo de Ciências Biológicas. Esta nova proposta irá despertar no aluno, uma vez já sabendo sobre o Corpo Humano, seus processos fisiológicos por meio do entendimento da Física e da química. O Corpo Humano apresenta em suas partes

particularidades que são explicadas pela Física e processos bioquímicos que a Química explica. Pois bem, iremos ter o olhar no Corpo Humano sendo explicado pelas Ciências Exatas. Tentaremos fixar conteúdos de Física e Química sendo explicados por processos presentes no Corpo Humano.

Metodologia Foi montada no presente semestre uma disciplina eletiva na Escola denominada: "Anatomia em foco". Esta disciplina está trabalhando com o tema Corpo Humano superficialmente. A partir de outubro, quando o projeto for aprovado, entraremos com as inter-relação de conteúdos de Anatomia, Física e Química. Haverá docente da UNESP, Ilha Solteira e de Araçatuba, juntamente com docentes da Escola Estadual Coronel Francisco Schmidt, que explicarão os processos fisiológicos do Corpo Humano com pontos de vista da Física e da Química. Teremos uma interdisciplinaridade onde os conteúdos de Física e Química ficarão muito mais atraentes para o aluno. Cronograma de atividades 24/10-08 -12h: Anatomia do aparelho locomotor (Prof. Dr. Alan Peres Ferraz

de Melo/FEIS)

27/10-08 -12h: A Física dos movimentos (Prof. M.Sc. Jair Batista Moreira/EE Coronel Francisco Schmidt)

01/11-08 -12h: Processos bioquímicos envolvidos na contração muscular (Prof. Sinésio Cândido Fernandes/EE Coronel Francisco Schmidt) 07/11-08 -12h: Anatomia do aparelho respiratório (Prof. Dr. Alan Peres Ferraz de Melo/FEIS)

08/11-08 -12h: Cavidade torácica: aspectos de flexibilidade (Profa. Dra. Rosângela Felipe Rodrigues/FMVA/UNESP Araçatuba)

10/11-08 -12h: Anatomia do tórax (Prof. Dr. Alan Peres Ferraz de Melo/FEIS)

17/11-08 -12h: Processos bioquímicos da respiração (Prof. Sinésio Cândido Fernandes/EE Coronel Francisco Schmidt)

18/11-08 -12h: Anatomia dos órgãos urinários (Ténica Elisangela Medeiros Melo de Lima/FEIS)

21/11-08 -12h: Processos bioquímicos da formação da urina (Prof. Sinésio Cândido Fernandes/EE Coronel Francisco Schmidt)

22/11-08 -12h: A Hidrodinâmica (Prof. Dr. Alan Peres Ferraz de Melo/FEIS) 24/11-08 -12h: Estática das vísceras cavitárias (Prof. Dr. Alan Peres Ferraz de Melo/FEIS)

28/11-08 -12h: Processos bioquímicos da digestão (Prof. Dr. Alan Peres Ferraz de Melo/FEIS)

29/11-08 -12h: Anatomia dos órgãos genitais (Prof. Dr. Alan Peres Ferraz de Melo/FEIS)

(4)

Resposta Questão

Fernandes/EE Coronel Francisco Schmidt)

01/12-08 -12h: O Corpo Humano como máquina (Prof. Dr. Alan Peres Ferraz de Melo/FEIS)

Material didático a ser utilizado Será utilizado material do acervo do Laboratório de Anatomia, vídeos da internet e material des laboratórios de Física e químca da EE. Coronel Francisco Schmidt

Bibliografia BOURDLLE, E.; BRESSOU, C. Anatomie regionale dês animaux domestique. 9ª ed., Paris: J.B.Balliére, p. 538, 1938.

BOSSI, V.; CARADONNA, G. B.; VARALDI, L.; ZIMMERL, U. Trattato di anatomia veterinária. Milano: Francisco Vallardi, v. 2, p. 21-24, 1909. CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ensino Fundamental-Ciclo II e Ensino Médio. Secretaria Estadual da Edicação, 2012.

GONÇALVES, H. J. L.; PERALTA, D. A. Projeto de Extensão “InterCiência: Oficinas de Ciências da Natureza e Matemática”, 2014

Resultados esperados Espera-se despertar no aluno o entendimento de processos físicos e químico a partir do conhecimento do seu corpo.

Referências BOURDLLE, E.; BRESSOU, C. Anatomie regionale dês animaux

domestique. 9ª ed., Paris: J.B.Balliére, p. 538, 1938.

BOSSI, V.; CARADONNA, G. B.; VARALDI, L.; ZIMMERL, U. Trattato di anatomia veterinária. Milano: Francisco Vallardi, v. 2, p. 21-24, 1909. CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ensino Fundamental-Ciclo II e Ensino Médio. Secretaria Estadual da Edicação, 2012.

GONÇALVES, H. J. L.; PERALTA, D. A. Projeto de Extensão “InterCiência: Oficinas de Ciências da Natureza e Matemática”, 2014

Resumo do Curso (release) Na Escola Estadual de Tempo Integral Coronel francisco Schmidt de Pereira Barreto professores da UNESP estão despertando nos alunos do Ensino Médio o conhecimento da Física e da Química a partir do conhecimento do seu corpo. O Curso de Extensão " Anatomia nas Ciências Exatas: um novo olhar" está ensinando anatomia e explicando processos fisiológicos

(5)

Caracteristicas

Resposta

Questão

Articulações do curso com o ensino e/ou pesquisa e com demandas sociais

O Curso envolverá docente da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), da Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba (FMVA) e docentes de Química e Física da Escola Estadual Coronel Francisco Schmidt. Será o momento de aplicarmos os conhecimentos ministrados aos nossos alunos de graduação para os alunos do ensino médio despertando-os para conteúddespertando-os básicdespertando-os de anatomia, Física e Química, alem de estar incentivando-os a buscarem um curso superior, uma vez que haverá alunos de Ciências Biológicas da FEIS envolvidos no evento.

Acessibilidade Todos os módulos serão ministrados em local térreo e na turma não há nenhum aluno portador de necessidade especial, lembrando que somente os alunos ministrados na eletica "Anatomia em foco"poderão fazer o evento. Informações complementares Já está causando grande euforia na Escola a proposta do evento. A

(6)

Vagas e Inscrição

45

Nro total de vagas:

45

Nro total de vagas gratuítas:

Alunos do ensino médio que estão cursando a disciplina eletiva "Anatomia em foco" na Escola Estadual Coronel Francisco Schmidt, no município de Pereira Barreto,

Perfil dos candidatos ao curso:

21/10/2016 18:00:00

Término das inscrições:

20/10/2016 08:00:00

Início das inscrições:

Ser alunos do ensino médio que estão cursando a disciplina eletiva "Anatomia em foco" na Escola Estadual Coronel Francisco Schmidt, no município de Pereira Barreto,

Condições para inscrição e Critérios de seleção: Inscrição R$ 0,00 Taxa de inscrição: R$ 0,00 Arrecadamento estimado: Vagas

Secretaria da eswcola Estadual Coronel Francisco Schmidt

(7)

Recursos - Resumo

Despesas/Custos Captado Governamental Captado Não Governamental

Resumo Financeiro Forma

Inscrições

Captado governamental Captado não governamental

SubTotal A: Despesas/Custos Verba da Unidade TCDU SubTotal B: Total: ( + ) ( + ) ( + ) ( - ) ( - ) ( - ) Projeção R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 Relatório Final R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 -R$ 0,00 R$ 0,00 0

(8)

Recursos Detalhados

Despesas/Custos Captado Governamental Captado Não Governamental

Participantes - Resumo

Nome Nível Academico Tipo Função RF

Rosangela Felipe Rodrigues Pós-Doutorado Externo Colaborador Não

Alan Peres Ferraz de Melo Pós-Doutorado Docente Coordenador Não

Sinésio Cândido Fernandes Graduação Externo Colaborador Não

Elisangela Medeiros Melo de Lima Graduação Técnico Administrativo Colaborador Não

(9)

Participantes Detalhados

Nome: Rosangela Felipe Rodrigues

Lattes: Não informado Tipo: Externo Função: Colaborador Nível: Pós-Doutorado Atividade

Prevista:

minstrará o módulo "Cavidade torácica: aspectos de flexibilidade"

ministrou o módulo "Cavidade torácica: aspectos de flexibilidade" Atividade Realizada: 4 CH Prevista: Período Previsto: 08/11/2016 00:00:00 à 08/11/2016 23:59:59 4 CH Ministrada: 4 CH Outras Ativ.: Período Real: 08/11/2016 00:00:00 à 08/11/2016 23:59:59

Nome: Alan Peres Ferraz de Melo

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5013002413431180 Tipo: Docente Função: Coordenador Nível: Pós-Doutorado Atividade Prevista:

Desenvolverá vários módulos e coordenará todas às atividades do Curso

Desenvo vários módulos e coordenou todas às atividades do Curso Atividade Realizada: 28 CH Prevista: Período Previsto: 24/10/2016 00:00:00 à 02/12/2016 23:59:59 35 CH Ministrada: 35 CH Outras Ativ.: Período Real: 24/10/2016 00:00:00 à 01/12/2016 00:00:00

Nome: Sinésio Cândido Fernandes Lattes: Não informado

Tipo: Externo Função: Colaborador Nível: Graduação Atividade

Prevista:

ministrará os módulos "Processos bioquímicos envolvidos na contração muscular", Processos bioquímicos da respiração", "Processos

bioquímicos da formação da urina" , "Processos bioquímicos da digestão" e "Métodos

anticonceptivos".

ministrou os módulos "Processos bioquímicos envolvidos na contração muscular", Processos bioquímicos da respiração", "Processos

bioquímicos da formação da urina" , "Processos bioquímicos da digestão" e "Métodos

anticonceptivos". Atividade Realizada: 19 CH Prevista: Período Previsto: 01/11/2016 00:00:00 à 30/11/2016 23:59:59 12 CH Ministrada: 12 CH Outras Ativ.: Período Real: 01/11/2016 00:00:00 à 30/11/2016 23:59:59

Nome: Elisangela Medeiros Melo de Lima Lattes: Não informado

Tipo: Técnico Administrativo Função: Colaborador

Nível: Graduação Atividade

Prevista:

ministrará o módulo "Anatomia dos órgãos urinários".

auxiliou no módulo "Anatomia dos órgãos urinários". Atividade Realizada: 4 CH Prevista: Período Previsto: 18/11/2016 00:00:00 à 18/11/2016 23:59:59 1 CH Ministrada: 1 CH Outras Ativ.: Período Real: 18/11/2016 00:00:00 à 18/11/2016 23:59:59

Nome: Jair Batista Moreira Lattes: Não informado Tipo: Externo Função: Colaborador Nível: Mestrado Atividade

Prevista:

ministrará os módulos " A Física dos movimentos" e "A Hidrodinâmica".

ministrou os módulos " A Física dos movimentos" e "A Hidrodinâmica". Atividade Realizada: 8 CH Prevista: Período Previsto: 27/10/2016 00:00:00 à 30/11/2016 23:59:59 8 CH Ministrada: 8 CH Outras Ativ.: Período Real: 27/10/2016 00:00:00 à 30/11/2016 00:00:00

(10)

Plano de Aulas - Resumo

Curso

24/10-08 -12h: Anatomia do aparelho locomotor (Prof. Dr. Alan Peres Ferraz de Melo/FEIS)

27/10-08 -12h: A Física dos movimentos (Prof. M.Sc. Jair Batista Moreira/EE Coronel Francisco Schmidt)

01/11-08 -12h: Processos bioquímicos envolvidos na contração muscular (Prof. Sinésio Cândido Fernandes/EE Coronel Francisco Schmidt)

07/11-08 -12h: Anatomia do aparelho respiratório (Prof. Dr. Alan Peres Ferraz de Melo/FEIS)

08/11-08 -12h: Cavidade torácica: aspectos de flexibilidade (Profa. Dra. Rosângela Felipe Rodrigues/FMVA/UNESP Araçatuba)

10/11-08 -12h: Anatomia do tórax (Prof. Dr. Alan Peres Ferraz de Melo/FEIS)

17/11-08 -12h: Processos bioquímicos da respiração (Prof. Sinésio Cândido Fernandes/EE Coronel Francisco Schmidt)

18/11-08 -12h: Anatomia dos órgãos urinários (Ténica Elisangela Medeiros Melo de Lima/FEIS)

21/11-08 -12h: Processos bioquímicos da formação da urina (Prof. Sinésio Cândido Fernandes/EE Coronel Francisco Schmidt)

22/11-08 -12h: A Hidrodinâmica (Prof. Dr. Alan Peres Ferraz de Melo/FEIS) 24/11-08 -12h: Estática das vísceras cavitárias (Prof. Dr. Alan Peres Ferraz de Melo/FEIS)

28/11-08 -12h: Processos bioquímicos da digestão (Prof. Dr. Alan Peres Ferraz de Melo/FEIS)

29/11-08 -12h: Anatomia dos órgãos genitais (Prof. Dr. Alan Peres Ferraz de Melo/FEIS)

30/11-08 -12h: Métodos anticonceptivos (Prof. Sinésio Cândido Fernandes/EE Coronel Francisco Schmidt)

01/12-08 -12h: O Corpo Humano como máquina (Prof. Dr. Alan Peres Ferraz de Melo/FEIS)

Conteúdo Programático:

60 hora(s) CH Presencial Total:

CH Total:

Plano de Aulas Resumido

Tópico Responsaveis CH Total

Presencial 2

Anatomia dos órgãos urinários 4 hora(s)

1

Anatomia do aparelho locomotor 4 hora(s)

1

A Física dos movimentos 4 hora(s)

1

Processos bioquímicos envolvidos na contração muscular 4 hora(s)

1

Anatomia do aparelho respiratório 4 hora(s)

1

Cavidade torácica: aspectos de flexibilidade 4 hora(s)

1

Anatomia do tórax 4 hora(s)

1

Processos bioquímicos da respiração 4 hora(s)

1

A Hidrodinâmica 4 hora(s)

1

Processos bioquímicos da formação da urina 4 hora(s)

1

Estática das vísceras cavitárias 4 hora(s)

1

Processos bioquímicos da digestão 4 hora(s)

1

Anatomia dos órgãos genitais 4 hora(s)

1

Métodos anticonceptivos 4 hora(s)

1

(11)

Resumo Tipo Previsto C.H. % Relativa % Relativa Realizado C.H. Participantes 35 58,00 %

Coordenador 58,00 % 35 Alan Peres Ferraz de Melo

Docentes UNESP 0 0,00 % 0 0,00 %

Alunos Graduação 0 0,00 % 0 0,00 %

Alunos Pós-Graduação 0 0,00 % 0 0,00 %

Técnico Administrativo 1 2,00 % 1 2,00 % (2,00%) Elisangela Medeiros Melo de Lima

24 Participante Externo

40,00 % 40,00 %

24

(7,00%) Rosangela Felipe Rodrigues (20,00%) Sinésio Cândido Fernandes (13,00%) Jair Batista Moreira

(12)

Plano de Aulas

Tópico Responsaveis

Anatomia dos órgãos urinários

CH.Presencial: 4 CH.Distancia: 0 CH.Total: 4 - anatomia renal;

- anatomia da vesícula urinária; - anatomia dos ureteres e uretra.

Nome CH.P

Prev.

CH.P Real Elisangela Medeiros Melo de Lima 1 1

Alan Peres Ferraz de Melo 3 3

[Cadastro] Tópico ministrado em conjunto, justificativa:

A técnica Elisângela ficará com a responsabilidade de adequação da aula laboratoria.

[RelatórioFinal] Tópico ministrado em conjunto, justificativa: A técnica Elisângela ficará com a responsabilidade de adequação da aula laboratoria.

Anatomia do aparelho locomotor

CH.Presencial: 4 CH.Distancia: 0 CH.Total: 4 - anatomia dos músculos, ossos e articulações

Nome CH.P

Prev.

CH.P Real

Alan Peres Ferraz de Melo 4 4

A Física dos movimentos

CH.Presencial: 4 CH.Distancia: 0 CH.Total: 4 -processos físicos da movimentação;

- a física nas ações musculares.

Nome CH.P

Prev.

CH.P Real

Jair Batista Moreira 4 4

Processos bioquímicos envolvidos na contração muscular

CH.Presencial: 4 CH.Distancia: 0 CH.Total: 4 - a química nos liquidos corpóreos;

- processos de produção de ácido lático; - bioquímica na contração muscular.

Nome CH.P

Prev.

CH.P Real

Jair Batista Moreira 4 4

Anatomia do aparelho respiratório

CH.Presencial: 4 CH.Distancia: 0 CH.Total: 4 - anatomia da cavidade nasal;

- anatomia da traquéia; - anatomia dos pulmões.

Nome CH.P

Prev.

CH.P Real

Alan Peres Ferraz de Melo 4 4

Cavidade torácica: aspectos de flexibilidade

CH.Presencial: 4 CH.Distancia: 0 CH.Total: 4 - definição de cavidade;

- flexidilidade dos componentes da cavidade torácica.

Nome CH.P

Prev.

CH.P Real

Rosangela Felipe Rodrigues 4 4

Anatomia do tórax

CH.Presencial: 4 CH.Distancia: 0 CH.Total: 4 - as costelas;

- anatomia do esterno e esternebras.

Nome CH.P

Prev.

CH.P Real

(13)

Tópico Responsaveis

Processos bioquímicos da respiração

CH.Presencial: 4 CH.Distancia: 0 CH.Total: 4 - o oxigenio;

- as hemácias;

- as ligações das hemácias.

Nome CH.P

Prev.

CH.P Real

Sinésio Cândido Fernandes 4 4

A Hidrodinâmica

CH.Presencial: 4 CH.Distancia: 0 CH.Total: 4 discussão dos processos hidricos dos líquidos corpóreos.

Nome CH.P

Prev.

CH.P Real

Alan Peres Ferraz de Melo 4 4

Processos bioquímicos da formação da urina

CH.Presencial: 4 CH.Distancia: 0 CH.Total: 4 - a formação da urina;

- a absosrção de agua pelos rins;

- processos bioquímicos da urina e seus compostos.

Nome CH.P

Prev.

CH.P Real

Sinésio Cândido Fernandes 4 4

Estática das vísceras cavitárias

CH.Presencial: 4 CH.Distancia: 0 CH.Total: 4 - conceito de visceras;

- conceito de estática corporal.

Nome CH.P

Prev.

CH.P Real

Alan Peres Ferraz de Melo 4 4

Processos bioquímicos da digestão

CH.Presencial: 4 CH.Distancia: 0 CH.Total: 4 - processo de digestão;

- metabolismo da digestão;

- bioquímica do processo digestivo

Nome CH.P

Prev.

CH.P Real

Alan Peres Ferraz de Melo 4 4

Anatomia dos órgãos genitais

CH.Presencial: 4 CH.Distancia: 0 CH.Total: 4 - anatomia dos testículos e ovários;

- anatomia do útero e gestação;

- anatomia do pênis e glandulas anexas a uretra masculina.

Nome CH.P

Prev.

CH.P Real

(14)

Tópico Responsaveis

Métodos anticonceptivos

CH.Presencial: 4 CH.Distancia: 0 CH.Total: 4 - fisiologia da gestação; - métodos anticonceptivos Nome CH.P Prev. CH.P Real

Sinésio Cândido Fernandes 4 4

O Corpo Humano como máquina

CH.Presencial: 4 CH.Distancia: 0 CH.Total: 4 aspectos comparativos do Corpo Humano em uma grande máquina de transformação e processamento.

Nome CH.P

Prev.

CH.P Real

(15)

Alunos

R$ 0,00 Taxa de inscrição: Inscrições 45(45 gratuitas) Total de vagas: 33 Alunos cadastrados: 0 Inscrições gratuítas: Critérios de Aprovação Por Conceito Método de Avaliação: 70.00 % Freq. Mín. para aprovação:

Avaliação Geral dos Alunos

Foi cobrado presença mínima de 70% e a avaliação final foram trabalhos a serem apresentandos no Dia da Culminância em 02 de dezembro.

Alunos - Frequência e Conceito

Nome Frequência Conceito

Isabela de Carvalho da Silva 100,00 % APROVADO

Ludmila Soares Bolonhin 100,00 % APROVADO

Tatiany Ramos Moreno 100,00 % APROVADO

Lauany Maria Canuto Trevisolli da Silva 100,00 % APROVADO

Fayner Lincon da Silva Alves 100,00 % APROVADO

Ana Beatriz da Cruz dos Santos 100,00 % APROVADO

Natalia Martins Silva 100,00 % APROVADO

Lucas Ferrari dos Santos Pereira 100,00 % APROVADO

gabrieli Eiko Alves de Moura Tiodo 100,00 % APROVADO

Milena Vilela Amorim 100,00 % APROVADO

Kaique Pablo Leopoldino 100,00 % APROVADO

Lorraine Aparecida Boina de Freitas 100,00 % APROVADO

Taynara Gonçalves Silva dos Santos 100,00 % APROVADO

Larissa Eduardo dos Santos França 100,00 % APROVADO

Eduarda Rocha de Freitas 100,00 % APROVADO

Graziela Carolina 100,00 % APROVADO

Ana Maria Vieira de Araújo 100,00 % APROVADO

Lorrany Victoria Lelis Correa 100,00 % APROVADO

Raquel Elisa Lacal da Cunha Minin 100,00 % APROVADO

Sabrina Giovana da Silva Pereira 100,00 % APROVADO

Isabella de Souza do Nascimento 100,00 % APROVADO

Carolina Gomes Lima 100,00 % APROVADO

Lucas Fernandes de Souza 100,00 % APROVADO

Larissa Maria Canuto Trevisolli da Silva 100,00 % APROVADO

Wellington Hernandes 100,00 % APROVADO

Maikom Matheus da Silva Maximino de Oliveira 100,00 % APROVADO

Kawany Trindade da Silva de Jesus 100,00 % APROVADO

Eloisa Silva Paganhani 100,00 % APROVADO

Núbia Larissa Martins 100,00 % APROVADO

Fagner dos Santos Oliveira 100,00 % APROVADO

Wilson Gustavo Lessi Miguel 100,00 % APROVADO

Brenda Garcia de Lima 100,00 % APROVADO

(16)

Critérios de Avaliação

Manifestação

Critério de Avaliação

1. Composição do Corpo Docente do curso O corpo docente é formado por docentes da UNESP, envolvendo docente da FEIS e da FMVA/Araçatuba,. O técnico do Laboratório de Anatomia/FEIS participará das atividades. Haverá, também, docentes da escola Estadual Coronel Francisco Schmidt, local que será desenvolvido o Curso. O professores da Escola Estadual Coronel Francisco Schmidt estão lotados em uma disciplina eletiva onde o Curso será desenvolvido após sua aprovação.

2. Qualificação do Corpo Docente Todos os docentes e técnicos, sendo da UNESP e da Escola Estadual Coronel Francisco Schmidt apresenta total qualificação para ministrar os módulos.

3. Justificativa para a realização do curso Haverá o envolvimento de docentes da UNESP, alunos de graduação e de docentes da Escola Estadual, todos focando na interdisciplinaridade, onde haverá disciplinas envolvidas despertando no aluno o interesse pelas disciplinas de Física e Química, a partir do seu Corpo.

4. Estrutura do curso O Curso contará com uma disciplina eletiva na Escola Estadual Coronel Francisco Schmidt e com professores das disciplinas de Física e Química. Pela UNESP teremos pessoas envolvidas com a Anatomia que terão total competência para o desenvolvimento.

5. Abrangência do curso O Curso focará nos alunos da eletiva Anatomia em foco, que já está acontecendo, para demostrar a importância dos processos físicos e químicos no nosso Corpo.

6. Processo de avaliação do curso O Curso terá exigência de presença de 70% e haverá avaliação no final. A avaliação será em modelo de apresentação dos conteúdos absorvidos e demonstrados para os outros alunos de outras disciplinas eletivas na Culminância do dia 02 de dezembro.

(17)

Parecer Local

Parecer do Relator do Departamento Critérios de Avaliação - 1a Etapa De acordo. Enquadramento como curso de Extensão Universitária Resposta: Sim Critérios de Avaliação - 2a Etapa

A equipe contempla Docentes da UNESP, Ilha Solteira e de Araçatuba, juntamente com docentes da E.E. Coronel Francisco Schmidtde de Pereira Barreto, SP onde o curso será ofertado. Conta ainda com a participação de um Técnico da UNESP de Ilha Solteira.

1. Composição do Corpo Docente do curso

Pontuação: 10

O corpo Docente tem experiência comprovada na área pelas formações a níveis de graduação e pós-graduação, assim como pelas disciplinas ministradas e linha de pesquisa consolidada. 2. Qualificação do Corpo

Docente

Pontuação: 10 O curso atenderá a demanda da Escola Estadual do município

de Pereira Barreto que fica a aproximadamente 40 km de Ilha Solteira, contribuindo diretamente na formação dos alunos e divulgação da UNESP.

3. Justificativa para a realização do curso

Pontuação: 10

O curso está bem estruturado com coerência entre todos os elementos, incluindo a demanda interna e a carga horária.

4. Estrutura do curso Pontuação:

35 O curso apresenta abrangência regional pois será executado em

município vizinho a cidade onde o Coordenador está situado, além de contar com Docentes de outro município, havendo assim o envolvimento de três municípios na região do Noroeste Paulista.

5. Abrangência do curso Pontuação:

8

Consta apenas o método para a avaliação dos alunos. Não foi apresentada a forma de avaliação do curso pelos alunos. 6. Processo de avaliação

do curso

Pontuação: 10

Soma da Pontuação: 83

Parecer do Relator: O curso está bem elaborado e conta com uma equipe qualificada e com experiencia na área de Anatomia, envolvendo três instituições de diferentes municípios. O curso será disponibilizado aos alunos da Escola Estadual de Perreira Barreto, SP, na disciplina eletiva denominada: "Anatomia em foco" que foi proposta pela Escola com a finalidade de despertar no aluno a compreensão da Física e da Química pelo entendendo e observação do funcionamento do corpo humano.

A condução de um curso em outro município contribuirá para a divulgação da UNESP e os cursos de Biologia e Zootecnia de Ilha Solteira, o que pode aumentar a demanda nos próximos vestibulares.

Com base no exposto, sou a favor da aprovação do curso incluindo a concessão das bolsas solicitadas que são fundamentais para a organização e condução do curso, além do treinamento dos Discentes.

Manifestação do Departamento

Manifestação: Aprovado em reunião extraordinária realizada no dia 12 de setembro de 2016. em 12/09/2016

Parecer do Relator da CPEU Critérios de Avaliação - 1a Etapa sim Enquadramento como curso de Extensão Universitária Resposta: Sim Critérios de Avaliação - 2a Etapa

O Curso envolverá docente da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), da Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba (FMVA) e docentes de Química e Física da Escola Estadual Coronel Francisco Schmidt, alem de um tecnico administrativo da FEIS/UNESP

1. Composição do Corpo Docente do curso

Pontuação: 9

Corpo docente, interno e externo à Unesp com comprovada experiência no assunto abordado.

2. Qualificação do Corpo Docente

Pontuação: 12 O curso dara notoria divulgação da UNESP e contribuirá

diretamente na formação dos alunos da Escola Estadual do 3. Justificativa para a

realização do curso

Pontuação: 10

(18)

município de Pereira Barreto.

O curso bem estruturado com coerência entre o tema, os objetivos, e a carga horária.

4. Estrutura do curso Pontuação:

30 Abrangência regional

5. Abrangência do curso Pontuação:

8 Nota-se a previsão de a avaliação somente dos alunos, não

sendo contemplado e avaliação do curso pelos alunos. 6. Processo de avaliação

do curso

Pontuação: 10

Soma da Pontuação: 79

Parecer do Relator: O Curso contará com docentes da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), da Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba (FMVA) e docentes de Química e Física da Escola Estadual Coronel Francisco Schmidt. A proposta é levar e aplicar os conhecimentos ministrados aos alunos de graduação da UNESP para os alunos do ensino médio. contemplando as características anatômicas nos processos físicos e quimicos do Corpo Humano. Objetiva evidenciar o funcionamento do Corpo Humano e com isto explicar os processos corpóreos sob a ótica da Física e da Química e assim espertar no aluno o entendimento da Física e da Química observando como seu corpo funciona. Com base no exposto, sou favorável a aprovação do curso

Manifestação da CPEU

Manifestação: A Comissão Permanente de Extensão Universitária, em reunião ordinária realizada em 22/09/2016, após análise do assunto, aprovou, por unanimidade de votos, o parecer do relator da CPEU, favorável à proposta de Curso de Extensão em referência. em 22/09/2016

Manifestação da Congregação Manifestação: Delegação de Competência à CPEU.

(19)

Parecer Local - Relatório Final

Parecer do Relator do Departamento

Parecer do Relator: O curso foi ministrado como previsto contando com 33 inscritos, que pode ser considerada uma demanda elevada uma vez que o número de vagas eram 45. Todos os componentes da equipe participaram efetivamente do curso por meio de aulas ou apoio técnico.

Entendo que cursos desta natureza são ferramentas extremamente importantes, para que os alunos do ensino médio tenham a oportunidade de despertar o saber e praticar o conhecimento, em áreas do universo acadêmico.

Sou de manifestamente favorável à aprovação do relatório final do curso. Manifestação do Departamento

Manifestação: De acordo com informações do parecer local, sou favorável à aprovação do relatório final do curso.

em 05/01/2017

Parecer do Relator da CPEU

Parecer do Relator: Quanto ao mérito, trata-se do relatório final do curso de extensão intitulado "Técnicas Anatômicas", sob orientação do prof. Dr. Alan Peres Ferraz de Melo do Departamento de Biologia e Zootecnia da FEIS/UNESP, em parceria com Departamento de Apoio, Produção e Saúde Animal da Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba. Realizou-se a primeira versão do curso, trazendo grande visibilidade a comunidade da região Noroeste Paulista. Teve como objetivo a transferência e intercambio de técnicas anatômicas de conservação de peças anatômicas cadavéricas e outros processamentos anatômicos, entre profissionais que trabalham em instituições de ensino que possuam laboratórios de anatomia nas cidades de Ilha Solteira, Andradina, Santa Fé do Sul e Três Lagoas. Foram oferecidas 45 vagas mas somente 33 discentes efetuaram inscrição. Decalara-se que houve clareza no entendimento, por parte dos alunos que há uma integração entre as áreas Biológicas (Anatomia e Química) com as áreas Exatas (Física), sendo possível perceber que o aluno teve um entendimento que as áreas se somam. Houve uma melhora nas notas das disciplinas dos alunos atendidos na Escola. Os objetivos portanto foram alcançados com êxito. Acredito que cursos desta natureza são ferramentas extremamente importantes, para que os discentes do ensino médio possam ter a chance de desenvolver o saber e praticar o conhecimento.

(20)

Tramitação

Data de Início Data de Conclusão Ação do Tramite 17/08/2016 18:18:42 30/08/2016 16:30:04 Curso Cadastrado

30/08/2016 16:30:04 31/08/2016 09:10:14 Nomear relator do departamento 31/08/2016 09:10:14 31/08/2016 12:28:54 Parecer do relator departamento 31/08/2016 12:28:54 12/09/2016 11:18:19 Manifestação do departamento 12/09/2016 11:18:19 12/09/2016 15:22:41 Nomear relator CPEU

12/09/2016 15:22:41 13/09/2016 11:44:58 Parecer do relator CPEU 13/09/2016 11:44:58 23/09/2016 14:43:02 Manifestação da CPEU 23/09/2016 14:43:02 23/09/2016 15:08:32 Manifestação da congregação 23/09/2016 15:08:32 19/12/2016 18:17:23 Curso em execução

19/12/2016 18:17:23 21/12/2016 21:03:51 Nomear relator do departamento - RELATÓRIO FINAL 21/12/2016 21:03:51 04/01/2017 22:27:20 Parecer do relator departamento - RELATÓRIO FINAL 04/01/2017 22:27:20 05/01/2017 08:57:17 Manifestação do departamento - RELATÓRIO FINAL 05/01/2017 08:57:17 17/01/2017 11:13:51 Nomear relator CPEU - RELATÓRIO FINAL

17/01/2017 11:13:51 25/01/2017 10:11:17 Parecer do relator CPEU - RELATÓRIO FINAL

Referências

Documentos relacionados

O pesquisador, licenciado em Estudos Sociais com Habilitação Plena em História, pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), concluiu, ainda, o curso de

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Os gerentes precisam decidir se atribuirão apenas os custos privados, ou se todos os custos sejam atribuídos (custo total). Depois, precisam decidir usar uma abordagem por função

ajuizou AÇÃO CAUTELAR contra GLACIR GOMES, também qualificado nos autos, relatando que realizou reunião na sede da Secretaria de Saúde em 30 janeiro de 2014, tendo convidado

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

[r]

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e