• Nenhum resultado encontrado

Γ INTRODUÇÃO AO IFIX

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Γ INTRODUÇÃO AO IFIX"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Γ

INTRODUÇÃO AO IFIX

l O que é o iFIX:

- Software de automação industrial;

- Fornece uma “janela para o seu processo”;

- Fornece dados em tempo real para a monitoração e aplicações de software.

l As funções do iFIX:

- Aquisição de dados;

- Habilidade de buscar dados do chão de fábrica; - Comunicação direta com dispositivos I/O na planta; - Interface com dispositivos de hardware via drivers I/º - Gerenciamento de dados.

- Habilidade de processar e manipular dados adquiridos;

- O gerenciamento de dados é composto de vários componentes: - Monitoramento do processo (em tela gráfica)

- Controle supervisório - Alarmes

- Relatórios

- Armazenamento de dados.

l Perfis do iFIX:

- Tipos de nós: um computador executando o software iFIX é chamado de nó (ou estação)

- O nó que adquire dados do hardware do processo é chamado de Servidor SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition), que comunica-se com o hardware do processo através de software driver de I/O e carrega e gerencia a base de dados.

(2)

- O nó que não realiza as funções do SCADA é chamada de iClient

O iClient recebe dados do servidor SCADA via rede. Um iClient também pode executar outras aplicações. Este nó é também chamado de nó VISTA. O iClient é referenciado como IHM (Interface Homem Máquina)

- Configurações do Nó:

- Nó Stand Alone: qualquer nó que não se comunica com nenhum outro nó na rede

- Processo Distribuído: vários iClient interligados a s\estações SCADA

- Nó Local: representa o nó em que se está trabalhando no momento

- Nó Remoto: em um sistema distribuído, qualquer nó que não seja local. Pode também

referenciar um nó que está sendo acessado via modem.

- Nó Run-Time: não permite modificações de tela e de base de dados do processo. Não é

necessariamente só leitura.

l Dados de Processo:

- O iFIX é usado em conjunto com a instrumentação do processo de uma planta. Os sensores e controladores enviam dados para serem registrados no hardware de processo. Normalmente este dispositivo de hardware é um CLP. O software iFIX adquire dados do hardware de processo. - Drivers I/O: O iFIX se comunica com o CLP através de um driver I/O. Cada driver I/O suporta

hardwares específicos.

- Funções do driver I/O: leitura e escrita de dados do dispositivo I/O

- Transferência de dados para endereços na Tabela Imagem do Driver (DIT – Driver Image

Table). A DIT é também referenciada como Poll Table.

- Um driver coleta dados no formato poll records. Os poll records são especificados pelos endereços dos registros do CLP. Um poll record pode ser um ponto simples ou um conjunto de pontos. Um poll record tem, geralmente, um mesmo tipo de dado. Exemplo: 20 pontos inteiros contínuos podem ser configurados como um poll record.

- O I/O Control é usado para monitorar e controlar drivers. Ele faz parte do Mission Control, o qual será discutido adiante.

(3)

- Tabela Imagem do Driver (DTI): área de memória do SCADA onde o driver I/O armazena os

poll records. Os drivers atualizam os poll records na DIT. Cada poll record é atualizado de

acordo com uma taxa. Esta taxa de atualização é chamada poll time.

Fig.1 – Arquitetura do Sistema

- SAC (Scan, Alarm and Control): Varredura, Alarme e Controle - Funções do SAC:

- Buscar dados na DIT

- Transferir dados para a base de dados do processo (PDB – Process Database). Faz a leitura da DIT a uma taxa chamada Scan Time. Pode ser monitorado através do Mission Control.

- PDB (Base de dados do Processo): A representação do processo é feita através de tags (também chamados de blocos). Um tag significa uma unidade de instruções que realiza uma função do processo. As funções do tag são: comparar os valores do processo com os limites de alarmes, realizar cálculos baseados em valores específicos do processo e escrever valores no hardware do processo. Um conjunto de tags pode ser conectado para formar cadeias. Cadeias podem monitorar o processo ou realizar malhas de controle.

(4)

- Tela de Operador (Workspace): Uma vez os valores estando na PDB, estes podem ser mostrados graficamente. O Workspace no modo Run-Time oferece a opção IHM, com isso pode-se interagir com o processo através da tela gráfica. Objetos gráficos são usados para mostrar valores da base de dados. Estes objetos podem mostrar informações sobre alarmes, informações da base de dados e informações específicas de um tag.

- Identificando informações na Base de Dados: As fontes de dados (Data Sources), possuem um padrão para a identificação da base de dados no iFIX.

- Sintaxe: SERVER.NODE.TAG.FIELD - SERVER: Nome do Servidor

- NODE: Nome do nó SCADA onde fica a base de dados - TAG: Nome do tag da base de dados

- FIELD: Informação específica do Tag. (Campo) - Exemplo: FIX32.SCADA1.VALV.F_CV

Os dados podem ser mostrados localmente ou a partir de um nó remoto usando o nome da fonte de dados.

- Fluxo de Dados:

- O driver consulta o hardware do processo, lê os dados dos registros do hardware do processo. Estes dados são transferidos para a Tabela Imagem do Driver (DIT). A taxa com que o driver faz esta leitura é chamada poll time.

- O SAC faz a varredura da DIT, lê os dados da DIT. Estes dados são transferidos para a PDB a uma taxa chamada scan time.

- O Workspace busca informações na PDB. Os objetos em uma tela gráfica mostram valores da PDB. Outras aplicações também podem buscar dados na PDB.

- Ordem inversa:

- Os dados também podem ser enviados para o hardware de processo. Isto é feito executando os passos acima na ordem inversa. Os dados são enviados de uma tela gráfica para a PDB, depois para a DIT. O driver busca valores na DIT e os escreve no CLP.

(5)

Γ

OBSERVAÇÕES:

- Intellution Dynamics é na realidade uma família de software de automação. Esta família é constituída por uma tecnologia aberta baseada em componentes. Foi projetada para integrar o chão de fábrica com sistemas gerenciais, com outros componentes da família Intellution Dynamics ou com aplicações de terceiros. Os componentes podem ser conectados para alcançar as necessidades da sua aplicação. Estes componentes incluem HMI/SCADA (iFIX), SoftLogic (iLogic), Batelada (iBatch) e Internet (iWebServer e iWebCast). Estes componentes são unidos pelo iCore. O iCore é constituído a partir de tecnologias industriais padrào. Oferece uma integração fácil com aplicações de terceiros em rede ou Internet. O iCore contém o Workspace da Intellution , Rede, Segurança, Cliente OPC (OLE for Process Control) e VBA (Visual Basic for Applications)

Questões para revisão:

1. Qual a diferença entre um servidor SCADA e um iClient? 2. O que é iCore? O que é a família Intellution Dynamics? 3. Qual nó do iFIX pode ser usado como stand alone? 4. Qual é a função da Tabela Imagem do Driver? 5. Qual a função da SAC?

Referências

Documentos relacionados

No Brasil, o modelo de administração burocrática emerge a partir dos anos 30. Surge no quadro da aceleração da industrialização brasileira, em que o Estado assume papel

Descrever as reações adversas decorrentes do uso dos fármacos antituberculose do novo esquema preconizado pelo Ministério da Saúde (rifampicina, isoniazida, pirazinamida e

Desta forma, é de grande importância a realização de testes verificando a segurança de extratos vegetais de plantas como Manjerona (Origanum majorana) e Romã

17.1 A Alfa Seguradora se reserva o direito de a qualquer tempo, durante a vigência deste contrato, proceder inspeção no local do Seguro, devendo o Segurado proporcionar todos

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição

Há alunos que freqüentarão o AEE mais vezes na semana e outros, menos. Não existe um roteiro, um guia, uma fórmula de atendimento previamente indicada e, assim sendo, cada aluno terá

Semelhante ao grau de hidrólise (Figura 1a), o teor de aminoácidos aromáticos livres para Novo Pro D ® foram maiores que para reação catalisada por Alcalase ® (Figura

Entende-se que os objetivos desta pesquisa foram alcançados, uma vez que a medida de polaridade conseguiu captar espaços com maiores potenciais de copresença (espaços