• Nenhum resultado encontrado

Boa sorte a todos!!! Com carinho...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Boa sorte a todos!!! Com carinho..."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CENTRO DE UMBANDA CAMINHOS DA VERDADE E PROSPERIDADE

CABOCLO VENTANIA

Queridos filhos e amigos do nosso terreiro.

Hoje vamos falar de desilusão ok? Quem de nós nunca se

de-siludiu? Quem de nós já não deu com a cara na porta?

Imagináva-mos uma coisa e depois... que decepção????

Pois é!!! A realidade não dói, mas a fantasia ideológica sim.

Muito!!!!! Acredite!!!! Quem tem ilusão das coisas na vida, tem

desi-lusão!!!! Experimente fazer um exercício relembrando de uma

situ-ação em que você sofreu muito com a decepção, com a frustrsitu-ação,

com a desilusão, com o desapontamento, com o desencanto,

geran-do revolta e mágoa. Verifique como você a imaginava antes da

ocorrência do fato marcante que desencadeou todo o sofrimento.

Aposto, com cem por cento de certeza, que você nutria uma

situa-ção idealizada, imaginando que os fatos ocorreriam de

determina-da forma. Imaginava, imaginava, imaginava. Você sonhava,

ideali-zava, queria porque queria que as coisas ocorressem conforme

planejava. No entanto, como tinha que ser, chega à visita da

reali-dade provocando um choque com a ideologia, e então, você

des-penca do 20º andar. Qual foi a sua primeira reação???? Nossa!!!! Eu

nunca esperava isso!!!! A realidade me decepcionou!, ela é cruel!!!

A pessoa é má!!!! O mundo é atrasado!!! A vida é dura!!!! Eu sou

uma vítima da situação!!!! Estou magoado e ferido!!! Porém... a vida

é real.

Foi sua ilusão que causou tudo isso. A pessoa é o que é!!! Não

coloque bordado onde não cabe e não funciona!!!! Acorde!!! A dor

da decepção permanecerá dentro do seu peito enquanto não

enca-rar a realidade, enquanto não abandonar suas fantasias

ideológi-cas.

Se você olhar a pessoa da forma que é, perceberá que o

comportamento deles é natural. Descobrirá um jeito próprio de

li-dar com elas e com o mundo sem se machucar. Então, valendo-se

de sua criatividade, conseguirá tirar vantagem dessa realidade e

viver de forma muito melhor!!!! Portanto, tire a culpa do que lhe

chocou e encare cada um da forma que é. Tire a supervalorização

que faz no seu peito das tragédias da vida e encare que você criou

tal ilusão. Que você é o único responsável pelo que está te

aconte-cendo e bola pra frente. É isso!!!!

Boa sorte a todos!!! Com carinho...

Com carinho,

Mãe Kátia

TABELA DE FLORES e CANTINA

Médiuns do mês

06/09 – Juliana – Fernando

Henrique – Mãe Iracilda –Luiz Felipe

20/09 – Marcelo Santiago –

Guilherme – Izilda Fonseca– Isabela Ventreschi

04/10 – Mãe Katia - Katia

Sophia –Karla – Karina

18/10 - Liana Rebelo -

Lourdes Machado - Luciana – Luis Eduardo

IMPORTANTE

Pedimos aos queridos filhos que acendam suas velas para seus orixás nas quartinhas e mantenham sempre com firmeza e força suas orações às suas entidades. A partir do ano de 2013, relacionaremos abaixo os filhos que não acendem suas velas nas giras.

Atenciosamente,

Mãe Katia.

Equipe de Redação, Montagem e Impressão Redação e Impressão - Aparecida Rosa Diagramação - Douglas Barrios Junior Colaboração - Sergio Poato

SUPERVISÃO GERAL MÃE KATIA

GIRAS

Dirigente e Presidente - Mãe Katia:

ANO X I - Nº 4- Setembro de 2014

06/09 - Marujo

20/09 - Exú e pombas giras 04/10 - Festa Cosme e Damião 18/10 – Pretos-Velhos

DISTRIBUIÇÃO INTERNA GRATUITA

1 Matéria Capa 2 Cultura Espírita 2 Xangô - 30 de Setembro

3 O Significado do que oramos 3 O copo está meio cheio ou

vazio? 4 Terceira Energia 5 Avisos

w w

w .

c a

b

o

c

l o

v

e

n

t

a

n

i

a

.

c

o m .

b

r

(2)

CULTURA ESPÍRITA

O MASP inaugurou no dia 11 de julho DO CORAÇÃO DA ÁFRICA, mostra inédita de arte iorubá com 49 obras ex-traídas da coleção Robilotta, doada recentemente ao Museu. Dividida em dez grupos, a exposição apresenta peças que expressam as manifestações centrais das tradições culturais e religiosas da nação Iorubá. São obras produzidas até os anos 1960, portanto anteriores à pressão globalizante que de lá pra cá passou a influenciar a produção de países como Nigéria e Benin, entre outros que abrigam a nação Iorubá. “A cultura africana está na origem de um dos marcos da arte moderna ocidental, aquele proposto pelo Picasso cubista de 1907 que buscou suas então escandalosas formas humanas nas máscaras e figuras das esculturas tradicionais da África negra”, escreve o curador Teixeira Coelho.

O contato da África com a Europa é milenar, intensi-ficando-se desde o início das navegações portuguesas na segunda metade do século 15. No século 17, os europeus atingiram o interior do continente e existem indícios de que artesãos africanos produziam objetos de marfim por enco-menda para comercialização na Europa. Mesmo nos tempos coloniais, apesar das invasões dos missionários cristãos e da influência muçulmana, muitos aspectos da cultura africana abaixo do Saara evoluíram em dinâmica própria.

MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Av. Paulista, 1578. Acesso a deficientes. Horários: De 3ªs a domingos e feriados, das 10h às 18h. Às 5ªs: das 10h às 20h. A bilheteria fecha meia hora antes. Ingresso: R$ 15,00. Estu-dantes, professores e aposentados com comprovante: R$ 7,00. Acesso gratuito a todos às terças-feiras e para visitantes com até 10 anos e acima de 60 anos.

(Enviado por Patrícia Peixoto)

XANGO - DIA 30 DE SETEMBRO

Xangô é um Orixá de fogo, filho de Oxalá com Ie-manjá. Rei das pedreiras, dos raios e trovões e das forças da natureza. É o Orixá da justiça e seu campo preferencial de atuação é a razão. O sincretismo entre Xangô e São Jerônimo está no temperamento forte, crítico e ambos conhecedores de leis e mandamentos. Sua imagem é representada por um ancião sentado sobre as pedras, segurando a tábua dos 10 Mandamentos e com um leão ao lado. Xá = Senhor, dirigen-te / Angô = Raio, fogo, alma.

A finalidade principal desta linha é fazer caridade, implantando a justiça e os sentimentos que lhe são entre-gues. Todos os Orixás, evidentemente, são justos e transmi-tem este sentimento aos seus filhos, entretanto, em Xangô, a Justiça deixa de ser uma virtude e passa a ser uma obsessão, pois o parâmetro da Justiça é o seu julgamento, e não o da justiça divina como muitos encaram.

Xangô é a ideologia, a decisão, à vontade, a iniciati-va. É a rigidez, organização, o trabalho, a discussão pela me-lhora, o progresso social e cultural, a voz do povo, o levante, à vontade de vencer. Os filhos de Xangô apresentam um tem-peramento firme, enérgico, seguro e absolutamente austero. É incapaz de dar um passo maior que a perna e todas as suas atitudes e resoluções baseiam-se na segurança e chão firme que gosta de pisar. É tímido no contato, mas assume facil-mente o poder do mando. É eterno conselheiro e não gosta de ser contrariado, podendo facilmente sair da serenidade para a violência, mas tudo medido, calculado e esquematiza-do. Acalma-se com a mesma facilidade quando sua opinião é aceita. Ousados e cheios de iniciativa, quando se apaixonam, fazem o impossível para conquistar o ser amado. São diretos, sem rodeios, vão logo ao que interessa.

O medo de cometer injustiças muitas vezes retarda suas decisões, o que, ao contrário de lhe prejudicar, só lhe traz benefícios. O grande defeito dele é julgar os outros. Sua saudação é “Kaô Kabiecí!” – significa “Venham ver o Rei!”.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS: Cor: marrom (branco e ver-melho no Candomblé) / Ervas: Eerva de São João, Erva de Santa Maria, Beti Cheiroso, Nega Mina, Elevante, Cordão de Frade, Jarrinha, Erva de Bicho, Erva Tostão, Caruru, Para raio, Umbaúba. (Em algumas casas: Xequelê) / Símbolo: ma-chado/ Pontos da natureza: pedreira / Flores: cravos verme-lhos e brancos / Saúde: fígado e vesícula / Planeta: Júpiter / Dia da semana: Quarta-feira / Elemento: Fogo / Chacra: Car-díaco.

LINHA DAS CRIANÇAS NA UMBANDA - DIA 27 DE SETEMBRO - (Cosme e Damião), (Ibeiji), (Erês)

A data comemorativa da Linha das Crianças é dia 27 de setembro. Esses espíritos infantis nos surpreendem pela ternura, inocência, carinho e amor que vibram quando bai-xam em seus médiuns. São espíritos sábios, de muita luz que não aceitam pensamentos maus ou negativos. Representam a inocência e pureza do ser humano e as usam para melhor cumprir sua missão, em seus trabalhos espirituais dentro dos terreiros. A Linha das Crianças é regida por Ibeiji – o único Orixá permanentemente duplo. Ibeijí ou Ibejís são os Orixás africanos que protegem as crianças. Foram sincretizados com São Cosme e São Damião, são conhecidos na Umbanda como os Orixás da alegria e do amor. Ibeiji está associado a tudo que se inicia: o nascimento de uma pessoa, o germinar das plantas etc.

As crianças da Linha de Cosme e Damião não gos-tam de assuntos ligados à morte. Não atuam somente em pra-ças ou jardins, mas também, nos mais diversos pontos da natureza, tais como: praias, cachoeiras, matas, pedreiras etc., e recebem suas oferendas também nesses lugares. As ofe-rendas são doces variados e coloridos, acompanhados de refrigerantes (o mais usado é o guaraná) ou suco de frutas, água, água com mel, água com açúcar, devendo-se evitar os doces e refrigerantes escuros. As velas são as azuis e rosa.

Adoram ganhar brinquedos e fazem deles alguns de seus instrumentos de trabalho quando incorporados, por isso é comum ver uma criança pegar o nome de alguém e colo-car, por exemplo, dentro do seu carrinho ou boneca, junto com a chupeta etc.

Esses espíritos têm acesso a vários planos espirituais e res-postas para as mais difíceis perguntas e muitas vezes atuam como mensageiros dos Orixás. Nas giras, eles incorporam nas mais variadas formas, algumas vezes, virando uma cam-balhota, outras pulando muitos, rolando no chão etc. Esse tipo de comportamento na incorporação nada mais é do que uma forma de descarregarem seus médiuns e as pessoas ali presentes e, ao mesmo tampo, trazendo a alegria para o am-biente. (Baseado no texto de Alberto Magno S. da Equipe Genuína Umbanda).

CAMINHOS E DESAFIOS DO MERCADO DE TRABA-LHO

Atualmente, a cobrança para se ingressar numa carreira e/ou em um primeiro emprego torna-se cada vez maior, principal-mente quanto à questão financeira após a maior idade. Cada vez mais, os jovens “atrasam” esta entrada no mercado de trabalho, acomodados pela insegurança e inexperiência. Porém, existem muitos programas educacionais de parceria com o Governo Estadual e Federal, que não só auxiliam como introduzem os jovens no mercado.

O que geralmente induz os jovens à procura de em-prego é a possibilidade de independência financeira, famili-ar e social. Entretanto, muitos jovens terminam o Ensino Mé-dio e saem diretamente à procura de emprego (alegando que não podem pagar uma Universidade). Desta forma, nota-se que não são corretamente orientados, o que explica o fato de que na maioria dos casos encontram um mercado

(3)

Parabéns!

Que cada aniversário marque o início

de um novo ciclo de aprendizados,

amor, saúde, paz e prosperidade!

Muitas felicidades, saúde, amor,

alegrias e prosperidade

.

Assim, o que precisa ser mais bem compreendido e aplicado é que, mesmo não podendo pagar uma faculdade, existe um leque de alternati-vas que geram uma ótima preparação para, no futuro, melhores empregos.

A realidade do mercado é bem clara: quanto mais estudos e conheci-mento, maior a possibilidade de cresci-mento profissional. Os caminhos são muitos, já que encontramos cursos de qualidade e gratuitos, disponíveis até pela internet. Neste quesito podemos destacar cursos de especialização rápi-da, cursos técnicos gratuitos pelo Cen-tro Paula Souza, o PRONATEC, o Progra-ma Jovem Aprendiz (caso o jovem já tenha se inserido no Ensino Superior), cursos oferecidos pela FGV (online), cursos oferecidos pelo Bradesco (online), cursos livres do SENAI (baixo custo), dentre inúmeros outros.

Precisamos ter em mente que um Currículo bem apresentável faz toda a diferença! Diretores de Empresas fa-mosas sempre declararam que somam o Currículo de uma pessoa ao comporta-mento dela. Ou seja, se durante uma entrevista a pessoa não transmite confi-ança, coerência nas falas, sinceridade e garra, percebe-se que se trata de uma pessoa que não investe em si e que aceita sempre o que tem pra hoje (comodismo), e pessoas assim não são contratadas para bons cargos nem se tiverem o maior currículo.

O mercado esta difícil, mas com garra se conquista a vaga sonhada. Aprimore seus conhecimentos, busque o alto, cor-ra atrás de seus sonhos e objetivo de vida, pois, quem quer consegue!

(texto enviado por MVJ)

O SIGNIFICADO DO QUE ORA-MOS

Se em nossas vidas não agimos como filhos de Deus, fechando nossos cora-ções ao amor, será inútil dizer: PAI NOSSO.

Se nossos valores são representa-dos apenas pelos bens da Terra, será inútil dizer: QUE ESTÁS NO CÉU.

Se acreditamos no “além” por me-do, superstição e/ou comodismo, será inútil dizer: SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME.

Se achamos as futilidades da vida terrena tão sedutoras a ponto de nos condu-zir, será inútil dizer: VENHA A NÓS O VOSSO REINO.

Se queremos que todos os nossos desejos se realizem exclusivamente por mé-ritos próprios, será inútil dizer: SEJA FEITA A VOSSA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU.

Se preferimos acumular riquezas, desprezando os irmãos que passam fome, será inútil dizer: O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE.

Se não nos importamos em ferir, injustiçar, oprimir e magoar aos que atraves-sam o nosso caminho, será inútil dizer: PER-DOAI AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFEN-DIDO.

Se escolhemos sempre o caminho mais fácil, que nem sempre é o caminho correto, será inútil dizer: E NÃO DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO.

Se procuramos a sedução dos pra-zeres materiais e do proibido, será inútil dizer: MAS LIVRAI-NOS DO MAL.

Se sabemos que somos assim, con-tinuamos nos omitindo e nada fazemos, será inútil dizer: AMÉM.

(Enviada por Isabela - MVJ)

O COPO ESTÁ MEIO CHEIO OU MEIO VAZIO?

Você já deve ter ouvido falar em “copo meio vazio’’ e “copo meio cheio’’. Há também aqueles que vão fazer aniversário e dizem: “Minha nos-sa, estou ficando velho!’’. E outros: “ Graças a Deus estou vivo mais um ano’’. Alguns vão olhar para seu proble-ma e gritar: “Que desgraça’’; outros, observar: “É... podia ser pior’’.

Há também aquela pessoa que sofreu um acidente e não se conforma por aquilo ter acontecido com ela, en-quanto outra agradece a todo instante por ter sobrevivido ao acidente. Existe aquele que houve uma expressão nega-tiva, como “você não vai conseguir’’, fica todo inseguro e, por conta disso, não consegue mesmo. Enquanto outro ouve a mesma expressão e afirma para si mesmo: “Vou conseguir sim, você vai ver’’. E realmente consegue.

Uma pessoa olha o relógio e se desespera: “Tenho pouco tempo’’. Ou-tra na mesma situação olha o relógio e se anima: “Que bom, ainda tenho algum tempo’’. Outro exemplo é o daquele que toma consciência de seus erros e diz que precisa melhorar, enquanto outro entrega os pontos: “Não consigo fazer nada direito”.

Ou o da pessoa satisfeita

consi-go mesma, enquanto outras reclamam do excesso de peso ou da falta dele, se queixam da baixa estatura ou lamentam sua estatura acima da média. Há tam-bém aquelas pessoas que ficam felizes com o sol e com a chuva, enquanto ou-tras praguejam: “Que calor infernal” ou “Que tempo horroroso”.

Mas uma mesma pessoa pode ter atitudes antagônicas em situações semelhantes: ela acorda de manhã e diz: “Minha agenda está toda preenchi-da hoje. Caramba. Não vou ter tempo nem de respirar”. Ou: “Tenho muitos compromissos hoje. Que bom! Não vou ter tempo de pensar besteiras!”. Algu-ma coisa não sai como esperava e ela desabafa: “Droga, não era para dar er-rado”; e em outro momento: “ Não se pode ganhar sempre, valeu a experiên-cia”.

Confesso que nem sempre sou positivo ao encarar os fatos e também não acredito que devamos nos confor-mar com tudo. Olhar o bordado pelo avesso também é importante ás vezes, o que não se pode é nunca olhar do lado certo. Ver o bordado corretamente e perceber que ele não está benfeito tam-bém é importante. O ruim é nunca notar o lado positivo das situações, ser nega-tivo sempre. Igualmente, não é bom ter um espírito isento de críticas e viver afirmando que o mundo é lindo e mara-vilhoso sem se importar com o que acontece.

Portanto, vamos ficar mais atentos para perceber quando é preciso reconhecer que o copo está mesmo meio vazio e quando é preciso constatar que o copo está meio cheio. Sem essa atenção eu poderia me acomodar e di-zer sempre que o mundo está bem des-se jeito e que não preciso fazer nada para melhorá-lo ou a mim mesmo. Por outro lado, eu poderia dizer que o mun-do é uma droga e não há nada de bom nele.

Então, olhe para sua vida e perceba quando é hora de agradecer o que já há no copo e quando é tempo de buscar para completá-lo.

(texto retirado do livro ‘’SEJA AUTÊNTI-CO escrito pelo padre Aberio Christe’’, (enviado por Patrícia Peixoto)

06/09 – Izilda

06/09 – Cristiane Basso 14/09 – Iraci Campachi 15/09 – Roberto 23/09 – Bárbara

(4)

COMO LIDAR MELHOR COM PESSOAS DIFÍCEIS

Onde mais aprendemos sobre a espiritualidade é na convivência familiar.

Você pode ir à igreja, fazer cursos, frequentar cen-tros e grupos de estudos, mas o lugar de treino, provas e evolução é no convívio familiar, o que não é algo ruim. Aliás, é gratificante ter pensamentos positivos a respeito, pois se trata de um movimento inevitável.

Não temos como fugir da família, pois mesmo que moremos no exterior e façamos nossa vida afastados dos nos-sos familiares, cedo ou tarde, criaremos novos laços e tere-mos um novo núcleo de aprendizados que podem não ter nenhuma ligação sanguínea, mas que apresentarão desafios naturais da convivência.

Quando estamos enfrentando algo difícil, devemos nos perguntar o que precisamos aprender com o desafio. Por que não somos vítimas, ainda que para algumas pessoas esse pensamento possa parecer o mais correto.

Há muitas situações em que a cura só pode ser espi-ritual, pois todos os caminhos do bom senso, racionalidade e ponderação não servem mais. Já foram trilhados e descarta-dos, e é aí que costuma entrar a terapia de Vidas Passadas. As pessoas procuram em outras vidas a explicação dos seus problemas atuais, e a cura que pode aliviar a dor e atenuar a tensão.

Quando você ver o mal no outro, pode ter certeza que esse mal também existe em você. Pode ser que hoje vo-cê já esteja bem melhor, mais leve, mais amoroso, mas em algum ponto do seu ser esse mal ainda existe. Então, ao invés de tentar curar o outro, mudar o outro, mude você.

Se falar, pedir, gritar não tem funcionado, experi-mente ficar mais em silêncio e aliviar a convivência no que for possível.

Observe que às vezes falamos coisas boas, somos até gentis com as palavras, mas a energia que estamos ema-nando do coração está pesada e cheia de críticas, raiva e a outra pessoa recebe isso. Pode ser até que nem você, nem o outro, tenham consciência da emanação energética, mas ela existe. Faça um teste: vá num lugar público e olhe diretamen-te para um desconhecido, e veja que em poucos segundos aquela pessoa olhará para você. Somos mais transparentes do que imaginamos.

Há um motivo para você conviver com essa pessoa difícil. Procure as causas. Pode ser que ela ou ele esteja na sua vida apenas para você reparar um mal que fez em outras vidas. Talvez você tenha roubado, maltratado, traído, matado este ser que hoje o perturba. Tente perdoar, tente não se importar, tente mudar o foco da sua atenção, tente criar es-tratégias para mudar de casa, de emprego, de grupo de ami-gos... Enfim, você lembra do velho ditado "os incomodados que se mudem"? Pois bem, amigo leitor, isso continua valen-do.

Algumas relações se curam apenas com o afasta-mento físico porque diminuem as chances do conflito, o que é muito bom, mas outros, mesmo afastados, continuam compar-tilhando conosco suas vibrações; então, é preciso ver onde aquilo continua reverberando dentro de nós. E ter coragem de perguntar se não somos nós os errados... Vale se questio-nar.

Perfeccionismo nunca ajudou ninguém a ser feliz. Observe se, na convivência, você não está sendo chato de-mais. Às vezes, a gente não nota que se tornou irritável, ma-goável, chato... Olhamos mais para os outros do que para nós mesmos e com isso a chave de transformar a vida fica na mão justamente da "pessoa difícil".

Nossos mais poderosos professores costumam ser nossos inimigos porque eles não têm tolerância com nossos erros, não nos amam, nem nos perdoam; com isso, somos obrigados a caminhar, transformar-nos. Já parou para pensar

que precisamos deixar de nos comportar como crianças mi-madas que precisam ter seus desejos satisfeitos? Todo mun-do quer ser feliz e você tem tomun-do direito de querer uma boa vida e companheiros amorosos, mas e você, como está agin-do? Às vezes, a vida se fecha justamente para você ter opor-tunidade de se enxergar sem desculpas ou justificativas.

Quando a vida fica muito ruim, é hora de mudar. Não adianta reclamar, o problema é seu, o karma é seu; foco no bem, foco na sua luz e caminhe... que vai dar certo.

Pratique meditação, oração, perdoe. Com certeza, você já conhece muitas curas, muitas técnicas. Quando situa-ções de conflito, brigas estão acontecendo conosco, é hora de pôr em pratica tudo o que aprendemos.

Você é muito maior que o conflito. Você é um ser de luz. Você é um ser de amor. Por que se fixar na dor? Mude sua visão. Olhe para outros lados da sua história, procure fazer outras coisas, conhecer outras pessoas. Abra-se. O mai-or problema, no que diz respeito a relacionamentos, é a gen-te se fixar, querendo resolver do nosso jeito, querer afirmar que temos razão, que a vida deve ser da forma que idealiza-mos, e no nosso tempo. No entanto, as pessoas não estão à nossa disposição, principalmente, quando elas forem difíceis. Então, vamos na luz e abra a mente e o coração.

muita luz pra você

mãe Ana (por Maria Silvia Orlovas)

TERCEIRA ENERGIA

Muito médium tem dúvidas sobre as incorporações, con-fundindo-se nas mensagens, achando que não é o espírito falando, mas sim sua própria cabeça. Espero com esta nota dirimir dúvidas aos médiuns e trazer-lhes a certeza que quando for animismo os dirigentes da casa sabem como corrigi-lo. Vejam como funciona: existe uma fusão do espí-rito do médium com o espíespí-rito comunicante, criando-se uma terceira energia. Gosto de dar exemplos. O café e o leite, separados, são puros. Misturados criam uma terceira bebida, podendo ser mais preto ou mais branco, conforme a quantidade das bebidas. Mas sempre a união de ambos terá uma terceira qualidade.

É impossível a comunicação pura do espírito. O importante é a presença do espírito, com maior ou menor intensidade.

Facilitar as Incorporações

Quando o médium está preparado para seguir o procedi-mento normal do aprendizado, ele não deve segurar as incorporações, e jamais esquecer o momento certo da in-corporação. Se está se chamando um espírito pelo ponto individual ele não deve dar passagem, exceto se for ponto de linha, o momento for oportuno e permitido pelo desen-rolar da gira. O médium deve facilitar a incorporação. Na Umbanda as entidades têm incorporações típicas da linha. O índio é ereto, forte e incorpora com um vibração firme, algumas vezes se ajoelhando e batendo no peito. O preto-velho já é mais macio na incorporação, se curva e faz o tipo de cansado e a criança o tipo infantil. Quando o ponto esti-ver induzindo o tipo da entidade, o médium já deve estar psicologicamente preparado para receber e se comportar conforme o tipo da entidade. É um erro lutar contra o espí-rito, ou seja, receber um índio como se fosse um preto-velho. De propósito até agora não falei do exu e da pomba-gira, para dar um destaque de grande importância: Exu não é aleijado e Pomba-gira não é prostituta. Ambos são entida-des maravilhosas e não precisam fazer o tipo distorcido do

(5)

Programação do Curso de Prosperidade, Realização e Mediunidade 2014 – segundo semestre:

Curso para alunos regularmente inscritos com porta fechada e das 17h00 às 18h00. Início dia 06/09. Sempre nos dias das giras. Inscrições abertas. Participe !!!

Como fazer doações para o terreiro:

Se você quer fazer uma doação para o terreiro procure a Abigail ou Andréa, tesoureiras. As doações podem ser feitas aos sábados nas giras, ou pode fazer o depósito: Banco Bradesco agência – 0098, conta corrente 1005131-2, em nome de Abgail Clara.

Aviso aos filhos da casa:

Queridos filhos de nossa casinha! A partir de junho, passamos a dividir os espaços das quartinhas. Por esse motivo, de-sejo que tenham plena consciência de colocarem suas velas de forma organizada e deixando tudo limpo. Compartilharemos com nossos irmãos de FÉ a prosperidade na pura essência. Obrigada! (Mãe Kátia)

Benzimentos: das crianças de quebrante e bucho virado, erisipela, cobreiro e caxumba realizados pela Mãe Pequena

Val nas giras, durante o cruzamento da Casa, filhos, guias e imagens pelo querido Caboclo Ventania.

Mensalidades:

Pedimos a gentileza de manter seus dados atualizados junto a nossa secretaria e manter os pagamentos em dia, todo dia 15 de cada mês. Como é de conhecimento de todos temos como despesas primordiais, aluguel, água, luz, impostos, entre outros, tendo como vencimento dia 15 de cada mês. Caso ocorra alguma eventualidade pedimos que procure a nossa tesouraria. Para novos inscritos, o valor estipulado também é de R$ 50,00 (cinqüenta reais). Precisamos do nome do depositante, telefone e ende-reço para que possa fazer uma ficha de mensalista/doador. Qualquer dúvida entre em contato.

Artigos religiosos Caboclo Ventania e Maria Padilha:

Sabonetes Artesanais de rosa branca, rosa vermelha, 7 ervas, café, sal grosso e maracujá. Preparação de Guias, pulsei-ras e guias ciganas, Amaci (Banhos com ervas dos Santos). Confecção Própria. Aceita-se encomendas de Artigos Religiosos. Aceitamos encomendas! Falar com Rafael Barrios – Tel.: 99557-0731.

Aceita-se encomendas: doces, salgados e congelados, falar com Angelina – Tel.:

2574-7786.

(6)

ESPAÇO RESERVADO PARA ANUNCIANTES - TIRAGEM

200 UNIDADES POR QUINZENA

R$ 30,00 5X4 CM R$ 50,00 5X6 CM

Fechamento de

Ambientes em Vidros

Referências

Documentos relacionados

• Dois termômetros - um com bulbo úmido e outro seco, permitindo a estimativa da pressão parcial de vapor... Pressão atual de

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

1- A vida das comunidades recoletoras era muito difícil, devido ao frio intenso e aos animais ferozes, mas também porque era difícil encontrar comida e lugares onde se abrigarem.. 2-

Um senhorio é um território, pertencente a um Senhor (do Clero ou da Nobreza), em que podemos encontrar terras cultivadas pelos camponeses que vivem no senhorio,

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Classifica os verbos sublinhados na frase como transitivos ou intransitivos, transcrevendo- os para a coluna respetiva do quadro.. Frase: Escondi três livros na estante

A escolha de uma epígrafe que trate da pintura e não da literatura indica o caminho pelo qual Lispector escolheu andar. Clarice Lispector conhecia a arte da

Com relação à qualidade de proteína, foi verificado que os aminoácidos essenciais estão presentes e as folhas de aguapé apresentam composição comparável à da farinha de soja,