• Nenhum resultado encontrado

Política para uso de Equipamentos de Proteção Individual pelos colaboradores na Aeróleo Taxi Aéreo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Política para uso de Equipamentos de Proteção Individual pelos colaboradores na Aeróleo Taxi Aéreo"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Política para uso de Equipamentos de Proteção

Individual pelos colaboradores na Aeróleo Taxi

Aéreo

(2)

Política para uso de Equipamentos de Proteção Individual pelos

colaboradores na Aeróleo Taxi Aéreo

O Equipamento de Proteção Individual (EPI) é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.

A utilização correta dos EPI é essencial e obrigatória, e para isso, é preciso que seja claramente estabelecido o tipo de equipamento a ser usado em cada operação e, principalmente, que estes sejam disponibilizados para o uso do funcionário com sua homologação pelos órgãos regulamentadores e aprovação da Aeróleo.

Cabe ao Técnico de Segurança estabelecer as medidas de proteção coletiva, comunicar a alta direção para tomada de decisão, e caso as mesmas sejam inviáveis, medidas de proteção individual devem ser implementadas através dos EPI. Nas bases onde não haja Técnico de Segurança do Trabalho, o gestor imediato da base com assessoria do QSMS, deve responsabilizar-se por esta gestão.

Conforme dispõe a Norma Regulamentadora 6, a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento

(3)

Prevenir perfurações: Os calçados de segurança são construídos com a Sola de

resistência mínima para resistir a perfurações originadas por pregos, arames, ferramentas caídas ou equipamentos defeituosos.

Prevenir escorregamentos: Os calçados de segurança são construídos e testados de

forma que garantam uma mínima resistência a escorregões (aderência). Nossa atividade não é isenta de superfícies com óleos e graxas, bem como temos escadas de containers construídas de metal que em contato com qualquer líquido ficam escorregadias.

Prevenir impactos, esmagamentos e abrasões dos artelhos (dedos): O calçado é

construído e testado, geralmente de couro resistente a abrasão (rasgos) e possui a biqueira de segurança testada em laboratório para suportar impactos e esmagamentos. Quedas de ferramentas são comuns de acontecer, quedas de materiais durante o transporte, equipamentos que ficam no hangar, todos esses constituem riscos de impactos ou esmagamentos sobre os pés.

Prevenir contra respingos e exposição a produtos químicos: Os calçados são

projetados e testados para prevenir contatos não permanentes de produtos químicos, ou seja pequenos acidentes com queda de ácidos ou solventes sobre os pés.

Calçado de Segurança

O Calçado de segurança tem os seguintes objetivos de prevenção:

Quem precisa obrigatoriamente usar?

Foi realizada uma analise de risco pelo setor de QSMS e aprovado em reunião gerencial pelo Gerente Geral baseada em severidade e probabilidade (tempo de exposição aos riscos associados). As funções que necessitam obrigatoriamente usar o calçado de segurança para acessar o hangar são: Mecânicos, inspetores, auxiliares de manutenção, chapeadores, pintores, auxiliar de manutenção predial. Os demais colaboradores devem lembrar que o seu acesso ao hangar é restrito a atividades especificas. O acesso as instalações do hangar devem ser realizadas pela passagem de pedestre.

Substituição e Descarte: O calçado deve ser substituído sempre que apresentar rasgo,

furo, ou qualquer outra deficiência que compromete sua segurança. No momento da Substituição o calçado antigo deve ser entregue ao Suprimento para descarte adequado.

(4)

Capacete

Quem precisa obrigatoriamente usar?

Foi realizada uma analise de risco pelo setor de QSMS e baseado na NR15 deverão utilizar capacete para trabalho em altura todo colaborador que estiver realizando atividade executada acima de dois metros do piso de referência ou utilizando escada de acesso as aeronaves. As principais funções que acessam a aeronave são: Mecânicos, Inspetores, e auxiliares de manutenção.

Substituição e Descarte: O Capacete de Segurança deve ser substituído sempre que

apresentar desgastes, rachaduras, fissuras, sinais de ressecamento, sofrer forte impacto e/ou qualquer outro dano que comprometa a segurança do Equipamento. No momento da troca o equipamento antigo deve ser entregue ao Suprimento para descarte correto.

O uso correto do capacete tem como principal objetivo proteger a cabeça de impactos externos, como queda de materiais, ou em situações onde haja risco de queda durante a execução do trabalho em altura

Uma das principais causas de mortes de trabalhadores se deve a acidentes envolvendo queda de pessoas e materiais. 30% dos acidentes de trabalhos ocorridos ao ano, são decorrentes de quedas.

(5)

Protetor Auricular

Quem precisa obrigatoriamente usar?

Todos os colaboradores e visitantes que acessem as dependências dos Aeroportos.

Higienização dos Plugs: Lavar com água e sabão neutro, secar a sombra.

Higienização dos Abafadores: Todas as partes devem ser lavadas com água e sabão

neutro e secadas na sombra, com exceção das almofadas, estas nunca devem ser molhadas.

Substituição e Descarte: Os abafadores devem ser substituídos sempre que houver

danos à concha, se a haste perder a pressão, se houver endurecimento das almofadas ou se identificado qualquer outro dano ao equipamento que comprometa a vedação, no momento da troca o equipamento antigo deve ser devolvido ao suprimento para descarte correto. Os plugs de inserção pré moldados devem ser substituídos mensalmente e descartados nos coletores cinza.

Durante uma jornada de trabalho, o trabalhador é exposto a vários níveis de ruído. E em nossa bases operacionais essa exposição é constante e excessiva, podendo provocar perda irreversível e permanente da audição.

Muitos trabalhadores queixam-se de desconforto ou ineficácia dos protetores auditivos. Na maioria dos casos a origem destes problemas se deve ao uso incorreto dos protetores. Esteja atento as instruções para colocação e retirada dos protetores descritas nas embalagens, pois são de extrema importância, e participe dos treinamentos de QSMS. Qualquer duvida se informe em nosso setor sobre duvidas a respeito do tema.

O objetivo principal do protetor auricular é a proteção dos ouvidos nas atividades e nos locais que apresentem ruídos excessivos

(6)

Luvas Riscos Químicos

Quem precisa obrigatoriamente usar?

Todos os colaboradores que executam atividades manuseando Produtos Químicos que em sua FISPQ seja exigido Luva de Segurança. Mecânicos, inspetores, auxiliares de manutenção, chapeadores, pintores, auxiliar de manutenção predial.

Substituição e Descarte: As luvas utilizadas no manuseio de produtos químicos, são

descartáveis e após o uso devem ser descartadas nos coletores de cor laranja espalhados no Hangar.

O objetivo principal do desta luva é realizar a proteção das mãos e punhos do colaborador contra recipientes contendo óleo, graxa e solvente, contra potenciais acidentes com agentes biológicos e químicos.

As mãos são fundamentais para o ser humano e nada pode substituir uma mão completamente. Durante o dia a dia das atividades de manutenção e outras executadas na Aeróleo, temos o risco de contaminação por produtos químicos, mas com muita atenção podemos mitigar todos os riscos.

IMPORTANTE SEMPRE CONSULTE A FISPQ DO PRODUTO ANTES DE USA-LO!

Nem toda luva protege de todos os produtos, leia a FISPQ e esteja atento as luvas adequadas

(7)

Luvas Riscos Mecânicos

Quem precisa obrigatoriamente usar?

Todos os colaboradores que executam serviços de manutenção em aeronaves, transporte manual de caixas (principalmente de madeira), atividades de reparos predial e manutenção de ferramentas e equipamentos. Mecânicos, inspetores, auxiliares de manutenção, chapeadores, pintores, auxiliar de manutenção predial.

Substituição e Descarte: Deve ser trocado sempre que houver desgaste acentuado da

proteção da palma da mão comprometendo a impermeabilidade, rasgos, furos ou algum outro dano que diminua a proteção do equipamento. As luvas usadas devem ser entregues ao Suprimento para descarte adequado.

O objetivo principal desta luva é proteção contra acidentes com abrasão, furos por punções, rasgos e cortes, das mãos e dedos.

As mãos são fundamentais para o ser humano e nada pode substituir uma mão completamente. Durante nossas atividades diárias muitos são os riscos de acidentes envolvendo as mãos, como: Situação de bater contra, Situação de corte/desbaste e Situações de furos. Mas com muita atenção podemos mitigar todos os riscos

(8)

Óculos de Segurança

O objetivo principal do óculos de segurança é proteção dos olhos contra impactos de partículas volantes e raios ultravioletas.

Quem precisa obrigatoriamente usar?

Todos os colaboradores que realizam manutenção de aeronaves, manuseio de produtos químicos, manutenção predial ou manutenção e inspeção de Ferramentas e equipamentos. Mecânicos, inspetores, auxiliares de manutenção, chapeadores, pintores, auxiliar de manutenção predial.

Higienização

Lavar com água e sabão neutro; Secar com papel absorvente.

OBS.: O papel não poderá ser friccionado na lente para não riscá-la.

Substituição e Descarte: Deve ser trocado sempre que houver algum outro dano que

diminua a proteção do equipamento, como trincas e rachaduras, bem como arranhados que prejudicam a visibilidade. O Equipamento antigo deve ser devolvido no Suprimento.

Os olhos são uma das regiões mais sensíveis de todo o nosso corpo e por isso merecem atenção redobrada em serviços onde pequenas porções de matéria podem atingi-los, ou mesmo faíscas e gases. Por isso os equipamentos são tão importantes para protegê-los não somente de partículas, mas de outros fatores. A Aeróleo trabalha com dois modelos de óculos, o óculos Speriam para riscos mecânicos e o Óculos Ampla Visão que além da proteção contra riscos mecânicos também protege contra riscos químicos.

Speriam

(9)

Protetor Facial

O objetivo principal do protetor facial é prevenir acidentes causados por partículas sólidas multidirecionais projetas contra o rosto do usuário.

Quem precisa obrigatoriamente usar?

Todos os colaboradores que realizam atividades com esmerilhadeira, lixadeiras, serras circulares, desbastes de peças com esmeril ou maquinas similares. Mecânicos, inspetores, auxiliares de manutenção, chapeadores, pintores, auxiliar de manutenção predial.

Higienização

Lavar com água e sabão neutro, secar com papel absorvente.

OBS.: O papel não poderá ser friccionado na lente para não riscá-la.

Substituição e Descarte: Deve ser trocado sempre que houver algum outro dano que

diminua a proteção do equipamento, como trincas e rachaduras, bem como arranhados que prejudicam a visibilidade. O equipamento antigo deve ser devolvido no Suprimento para correto descarte.

O protetor facial além de proteger nossos olhos, ele protege também nossa face e pescoço, aumentando a proteção proporcionada pelo óculos contra impacto ou

respingos. O protetor facial somente será eficiente se for usado junto com o óculos de segurança.

(10)

Respirador Descartável

O objetivo principal deste equipamento é proteger o usuário de riscos de inalação de Poeiras e Fumos, prevenindo doenças e intoxicações.

Quem precisa obrigatoriamente usar?

Todos os colaboradores que realizam manutenção de Aeronaves, manuseio de produtos químicos, manutenção predial ou manutenção e inspeção de Ferramentas e equipamentos. Mecânicos, inspetores, auxiliares de manutenção, chapeadores, pintores, auxiliar de manutenção predial.

Substituição e Descarte: Deve ser descartado após o uso no coletor de EPI

contaminado disponibilizado no Hangar.

A poeira e os fumos constituem grave risco para Saúde, pois quanto menor for a partícula, mais facilidade a mesma terá de chegar ao nosso organismo, ao entrar nas vias respiratórias as poeiras seguem direto para o pulmão onde se alojam nos alvéolos pulmonares, desenvolvendo doenças respiratórias como a Pneumoconiose.

Atenção: Nunca use os respiradores com barba por fazer, pois prejudica a vedação!

•Consulte a FISPQ antes de usar qualquer

produto químico;

•Este respirador ajuda a proteger, quando usado durante todo o tempo de exposição, e devidamente selecionado de acordo com o risco;

•Se não conseguir uma vedação adequada, não entre na área contaminada e entre em contato com seu supervisor;

•Contate seu supervisor sempre que houver dúvidas de qual respirador é mais adequado e seu uso correto.

(11)

Respirador Reutilizável

O objetivo principal deste equipamento é proteger o usuário de riscos de inalação de partículas, gases e vapores, prevenindo doenças e intoxicações.

Quem precisa obrigatoriamente usar?

Todos os colaboradores que realizam manutenção de aeronaves, manuseio de produtos químicos, manutenção predial ou manutenção e inspeção de ferramentas e equipamentos. Mecânicos, inspetores, auxiliares de manutenção, chapeadores, pintores, auxiliar de manutenção predial.

Substituição e Descarte: Sempre que sentir dificuldade na respiração, o cheiro ou

gosto do produto que está trabalhando, deve-se substituir o filtro. O Respirador deve ser trocado sempre que perder a pressão do elástico, apresentar algum vazamento ou algum outro dano que comprometa a vedação do mesmo.

Gases e Vapores são substâncias que têm a mesma forma do ar, por isso se misturam perfeitamente a ele e passam pelos pulmões, atingindo a corrente sanguínea, através da qual chegam a todos os órgãos do corpo humano, como cérebro, rins, fígado, etc.

Na Aeróleo trabalhamos com duas máscaras semi facial e facial inteira que é utilizada em atividades com pistola.

Atenção: Nunca use os respiradores com barba por fazer, pois prejudica a vedação!

•Consulte a FISPQ antes de usar qualquer

produto químico;

•Se tiver que manusear seu respirador com as mãos sujas, pegue-o pela parte externa. Não o deixe sobre equipamentos ou lugares sujeitos a poeiras ou contaminantes. •Ao fim do trabalho ou nos intervalos de descanso, guarde o respirador em um saco plástico e coloque-o em lugar apropriado (gaveta, armário, etc.).

• Para que haja proteção contra os contaminantes é muito importante que se utilize o filtro correto para cada risco. Além disso, nunca se esqueça de ajustar o respirador no rosto e examiná-lo quanto a vedação adequada ao rosto.

(12)

Macacão Tyvec

O objetivo principal deste equipamento é proteger o tronco, membros superiores e inferiores do usuário contra respingos de produtos químicos.

Quem precisa obrigatoriamente usar?

Colaboradores que executam grandes atividades de pintura, reparos na manta de vidro das aeronaves ou manuseio de pistola onde haja risco de respingos no corpo. Pintor e auxiliar de manutenção.

Substituição e Descarte: Este equipamento é descartável e após o uso deve ser

inutilizado e descartado no coletor laranja de resíduos contaminados espalhados pelo Hangar.

Há vários grupos que penetram pelos poros fixando-se no tecido adiposo subcutâneo, podendo atingir a circulação sanguínea. Ao atingir a corrente sanguínea o produto químico pode acarretar diversas intoxicações, dependendo do composto que o forma.

Referências

Documentos relacionados

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

 Ambulância da marca Ford (viatura nº8), de matrícula XJ-23-45, dotada com sirene, luz rotativa e equipamento de comunicação (Emissor/Receptor com adaptador);.  Ambulância da

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

Tais considerações nos levaram a investigar como (e se) alunos e professores percebem as relações entre a geometria e outros temas matemáticos, especificamente a relação entre os