• Nenhum resultado encontrado

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE DIVINÓPOLIS INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE DIVINÓPOLIS. PROJETO CAPOEIRA Das senzalas à universidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE DIVINÓPOLIS INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE DIVINÓPOLIS. PROJETO CAPOEIRA Das senzalas à universidade"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE DIVINÓPOLIS

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE DIVINÓPOLIS

PROJETO CAPOEIRA

Das senzalas à universidade

(2)

PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO - PAEx Projeto Capoeira: Das senzalas à universidade

I. Título

Projeto Capoeira: Das senzalas à universidade

II. Equipe

Nome CPF Função Especificação Mauro Dinis Sousa 455224806-53 Docente Coordenador do

projeto Aline Oliveira Dias 076251876-67 Docente Professor

colaborador Eudes Misael da

Silva

051156226-88 Aluno bolsista Professor das aulas do projeto

III. Justificativa e relevância social

O projeto Capoeira: Das senzalas à universidade surge da necessidade de estudar, aprimorar, conhecer e pesquisar umas das maiores manifestações da cultura afro-brasileira (capoeira) e entender na prática sua real influência no mundo atual. Manifestação esta que após anos de proibição e prática às escuras obteve liberação para a sua prática em 1930, no governo Getúlio Vargas, e que, desde 2008 é considerada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) um patrimônio cultural da humanidade.

Prática conhecida pela mescla entre jogo, dança e luta, acompanhada por berimbaus, atabaque, pandeiros e reco-reco, a capoeira – que significa mato ralo em tupi-guarani, numa alusão ao local onde os escravos a praticavam – merece destaque em ações de extensão por dois aspectos. Em primeiro lugar, devido à falta de abordagem pedagógica desta prática, nacional e regionalmente, uma vez que a formação da grande maioria dos professores de capoeira ocorre através de tradições capoeiranas, ou seja, pela passagem de saberes dos mais velhos (mestres, professores, instrutores) para os novos praticantes. Não há, de modo algum, o intuito de desmerecer ou ignorar a experiência e o conhecimento dos grandes mestres de capoeira, mas há a necessidade de repensar a formação dos professores desta prática, numa possibilidade de aliar saberes práticos e técnicos a saberes acadêmicos. Afinal, a melhora na qualificação desses profissionais não apenas valorizaria a atuação profissional, tornando-a mais capacitada para lidar com as diferentes demandas e diferentes públicos, mas o próprio campo de conhecimento da capoeira, o que poderia, inclusive, conduzir ao aumento da própria produção científica nacional acerca do tema, escassa atualmente. Dessa forma, este projeto pode contribuir para o

Em segundo lugar, porque este projeto, inserido nas instalações do campus de Divinópolis, onde funciona hoje o curso de Educação Física, pode consistir numa ferramenta para auxiliar a aquisição de conhecimentos teórico-científicos e práticos acerca da capoeira do futuro professor em processo de formação neste curso, uma vez que não há na grade curricular disciplina alguma dedicada à abordagem dessa manifestação. A gama de conhecimentos possibilitada com a implementação deste

(3)

projeto poderia contribuir para reverter uma situação observada hoje: a capoeira é um dos conteúdos abordados nas diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, documentos norteadores do ensino), e, portanto, deve estar presente nos processos de ensino-aprendizagem das aulas de Educação Física Escolar, entretanto, isso muitas vezes não ocorre por falta de preparação do docente para lidar com este conteúdo. Neste sentido, o presente projeto pode contribuir para ampliar a formação do profissional e, consequentemente, do próprio aluno da Educação Física escolar, uma vez que, conforme Mendes (2006), o diálogo entre capoeira e educação pode gerar uma melhora muito significativa na vida escolar de crianças e adolescentes, pois, além de ser uma dimensão da cultura, contribui para o resgate de valores como respeito, amizade, companheirismo. Cabe destacar que a capoeira como um campo de conhecimento pode contribuir para a formação de outros profissionais presentes no campus, seja para enriquecer sua prática profissional, seja para sua formação global como ser humano.

Por conseguinte, a relevância social deste projeto envolve algumas ponderações. Este projeto poderá contribuir para o enriquecimento da cultura divinopolitana, bem como para o aumento do interesse populacional acerca desta prática, presente atualmente em alguns projetos sociais da cidade, tais como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Programa Mais Educação.

Para os universitários, este projeto, além de consistir numa ferramenta educacional, será uma possibilidade de praticar uma atividade física dentro do campus, de conhecer e vivenciar uma arte brasileira, de obter lazer e, consequentemente, possuir melhor qualidade de vida. Da mesma forma esses benefícios serão gerados à comunidade em geral, constituída por crianças, jovens, adultos e idosos, de ambos os gêneros. Ademais, as particularidades da capoeira permitem ganhos àqueles que a praticam: é uma espécie de jogo, o que, de acordo com Negrine e Gauer (1990), constitui um excelente meio de desenvolvimento social do ser humano, afinal, com a organização da própria roda o indivíduo é convidado a edificar interações interpessoais, respeitar o outro, perceber seus limites e os de outrem; é uma arte que mistura música e dança, o que promove a percepção rítmica individual e coletiva, através dos movimentos característicos como a ginga, das palmas, dos cantos e dos toques dos instrumentos; é uma atividade física que contribui para aprimoramento de capacidades físicas tais como coordenação motora, força, flexibilidade; é uma prática que proporciona atitudes e valores psicossociais, auxiliando na melhora da autoestima, autoconfiança, e estímulo à honestidade em disputas.

Outra possibilidade que a capoeira tem a oferecer aos seus praticantes, sejam eles acadêmicos ou pessoas da comunidade, é a participação em festivais e apresentações. Tais participações, além de beneficiar os capoeiristas colocando-os como artistas, servem como veículo de divulgação da arte e até mesmo da instituição (cursos, professores e projetos culturais) e um meio efetivo desta interagir diretamente na sociedade.

Com relação à relevância científica, este projeto poderá consistir numa forma de estímulo ao desenvolvimento de estudos futuros e congressos sobre o tema, alterando a situação atual da abordagem científica da capoeira. Em pesquisa na base de dados SCIELO, por exemplo, ao lançar o termo capoeira foram encontrados 73 estudos, entretanto, destes, a capoeira enquanto manifestação da cultura corporal de movimento aparece em apenas 7 estudos, pois em 66 o termo aparece como mata rasteira, bosque, vegetação. Esse achado evidencia a necessidade de incentivar o desenvolvimento de pesquisas cujo foco é a capoeira, nos seus mais diversos âmbitos.

(4)

IV. Objetivos

O presente projeto tem como objetivo principal possibilitar aos alunos, universitários ou não, conhecimentos básicos da capoeira contemporânea e de manifestações relacionadas à capoeira, tais como maculêlê e puxada de rede, através de sua vivência corporal. É intuito deste projeto, também:

- Suprir uma lacuna existente no curso de Educação Física: a falta da capoeira como disciplina na matriz curricular;

- Auxiliar na formação de professores, para que estes possam utilizar a capoeira como ferramenta pedagógica;

- Proporcionar uma interação entre a Instituição e a comunidade;

- Propagar a capoeira através de apresentações e seminários acerca do tema; - Desenvolver e incentivar a produção de novos estudos sobre a capoeira.

V. Metodologia

Os alunos primeiramente serão divididos em turmas, conforme a demanda, a faixa etária e a posse ou não de experiência prévia com a capoeira. Serão ministradas duas aulas semanais com duração de uma hora cada para a comunidade em geral e para aqueles que queiram a capoeira como possibilidade de lazer e qualidade de vida. Para os universitários que não têm a possibilidade de participar das aulas durante a semana, em especial, para aqueles que querem utilizar a capoeira como ferramenta pedagógica, será ministrada aula aos sábados com duração de duas horas.

Os conteúdos serão organizados conforme o nível de conhecimento da turma, em três fases progressivas de ensino: inicial, intermediária e avançada. Na fase inicial serão abordados a história da capoeira, os fundamentos básicos (preparação corporal e alongamento), os fundamentos da capoeira contemporânea (ginga, golpes e esquivas) e noções de musicalidade. A intermediária abrange a experimentação dos toques de berimbau, a vivência do maculêlê e da puxada de rede, o conhecimento da capoeira angola, a história dos mestres de capoeira e suas contribuições, e participações em festivais e apresentações. A fase avançada envolve a confecção de instrumentos, a contribuição dos alunos na realização de um festival, a troca de graduações e, para aqueles que se interessarem, noções de como ministrar uma aula de capoeira.

VI. Justificativa e relação de materiais de consumo

Não há necessidade de realizar gastos com quaisquer materiais de consumo pois a atual infra-estrutura da Funedi atende à demanda do presente projeto.

VII. Público alvo

O presente projeto será ofertado tanto para alunos da instituição quanto para a comunidade em geral, seja por busca de conhecimentos acerca da capoeira enquanto ferramenta pedagógica ou por anseio por uma nova prática de lazer e obtenção de melhor qualidade de vida. Turmas serão formadas conforme o número de inscrições no projeto. Acredita-se formar, no mínimo, duas turmas semanais com 15 a 20 pessoas cada, e uma turma aos sábados com 15 a 20 pessoas. As turmas serão organizadas conforme nível de experiência e faixa etária dos inscritos.

(5)

Acredita-se que o presente projeto atingirá alguns resultados, tanto para a comunidade em geral, quanto para os alunos da instituição, bem como para a instituição, em especial, o curso de Educação Física. Constituem-se como resultados esperados:

- Reflexão e melhor preparação profissional do bolsista; - Formação global dos alunos envolvidos no projeto;

- Aumento do interesse da população divinopolitana acerca da capoeira; - Preenchimento da lacuna na formação profissional com relação a essa prática; - Ampliação da divulgação do curso de Educação Física da Funedi, assim como da instituição como um todo;

- Acesso da comunidade em geral e dos alunos da Funedi a uma nova opção de lazer e melhora da qualidade de vida: a capoeira;

- Valorização da capoeira a nível regional e, consequentemente, nacional, enquanto manifestação cultural brasileira.

IX. Sistema de acompanhamento de avaliação

O processo de avaliação é contínuo, através do planejamento prévio das aulas e posterior análise da efetivação das mesmas. O bolsista deverá realizar relatórios avaliativos periódicos, acerca do desenvolvimento global do projeto, incluindo os processos de ensino-aprendizagem, os seminários e as apresentações de capoeira. O coordenador acompanhará e também avaliará continuamente, através de observação da atuação do bolsista e de reuniões para reflexão e discussão acerca do que se desenvolve. Pretende-se também realizar questionário estruturado direcionado aos participantes, para contribuir na avaliação do projeto como um todo.

X. Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.

Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física,Brasília: MEC, 1998.

MENDES, L. H. A. ABC da capoeira. Curitiba: Gramofone, 2006.

NEGRINE, A.; GAUER, R. M. C. Educação Física e Desporto: uma visão pedagógica e antropológica. Porto Alegre: Pensenato Arte e cultura, 1990.

Referências

Documentos relacionados

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

Mas apesar do reconhecimento dos pais sobre os benefícios do projeto na manutenção da saúde e da prevenção de obesidade em seus filhos, relatos apontam para a necessidade

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by

To measure the horizontal and resultant lower limbs external kinetics at backstroke starting, researchers have used one force plate, while for ventral starts one and two force

Poderá o azote ser absorvido, aprehendi- do directamente pelas vegetaes ? E' uma ques- tão que segundo creio está hoje resolvida af- íirmamente como veremos. Da exposição al- guma

riáveis visuais para construção da legenda e sua aplicação no mapa devem ressaltar as relações de diversidade visual existentes entre os dados, isto é, devem-se exaltar

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Visão Sócio-jurídica da Arquitetura penitenciária.. CONNASP II CONESP Suzann Cordeiro Tipo de regime Níveis de Segurança.. Segurança Máxima Segurança Média Segurança