• Nenhum resultado encontrado

NOVENA DE NATAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOVENA DE NATAL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

TEMPO LITÚRGICO DO ADVENTO

O Advento - do latim Adventus: chegada,- é

o primeiro tempo do Ano litúrgico, forma-do por 4 semanas, que antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo

de preparação, de ex-pectativa e de alegria, onde os fiéis, esperando

o Nascimento de Jesus Cristo, buscam a con-versão, promovendo a

fraternidade e a paz.

NOVENA DE NATAL - 2013

“ Devemos celebrar o Natal com fé, esperan-ça e amor, na família e na Comunidade. A oração, a reflexão e a

confraternização nos dispõem à alegria pelo nascimento de Jesus”.

Pe. Cristovam Iubel - Encontro de preparação: 28/11 (Qui) – 20h – Matriz

- Início no Subsetores: 02/12 (Seg)

- Encerramento nos Subsetores: 12/12 (Qui)

- Benção das Imagens do Menino Jesus: Matriz - Nas Missas dos dias 21 e 22/12

- Celebração Penitencial: 23/12 (Sex) – 19h30h - Matriz

SETORES MISSIONÁRIOS

Novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística – Rito de Investidura 05/10/2013

Com a colaboração das pro-fessoras aposentadas Maria Apa-recida Ferrazzini - Fone: 3733-3693 - Coordenadora Paroquial das Capelinhas, e Lúcia Colela Fone: 3732-0214 - da Pastoral dos Setores - a Paróquia conti-nua organizando os seus Setores Missionários, com a criação dos Subsetores.

SETORES MISSIONÁRIOS - Setor Missionário: um Bairro ou região geográfica da Paróquia. Ex: Brabância I, Vila Jardim, Jardim Di Fiori, Barra Grande, Ilha Verde...

- Atualmente, são 21 os Setores Missionários.

- Cada Setor Missionário tem o seu Coordenador (a), pelo menos, 2 Ministros Extraordinários da Co-munhão Eucarística, um Comenta-rista e a Equipe de Canto Litúrgico. - No Setor Missionário é cele-brada mensalmente a Santa Missa ou Celebração da Palavra.

OS SUBSETORES - O Subsetor é o conjunto de famílias, de 20 a 30, que recebem mensalmente a mesma Capelinha.

- Cada Subsetor tem o seu Co-ordenador (a) e os responsáveis pela Capelinha, pela Novena de Natal e Campanha da Fraterni-dade, distribuição do Informativo Paroquial, Reza do Terço nas Fa-mílias e Pastoral da Pessoa Idosa. - No Subsetor uma pessoa exerce apenas uma função.

- Quem já exerce alguma função na Paróquia não deve assumir uma outra no Subsetor. O objetivo é evitar que uma pessoa fique sobrecarregada e, ao mes-mo tempo, oferecer oportunidade de participação a outras pessoas que ainda não estão engajadas nas ativi-dades pastorais da Paróquia.

- Dia 28/11: 20h – Matriz – En-contro do Padre com os Coordena-dores dos Subsetores para prepara-ção da Novena de Natal.

(2)

Página 2 Informativo Paroquial

ExpEdiEntE informativo paroquial

(informativo mensal) Ano 2 – Nº 21 – Novembro/2013

diretor – Pe. José Hergesse, CR Editor e jornalista responsável – José

Benedito de Almeida Gomes (MTB 18.119)

diagramação e Arte Final – Kauan Aires impressão – Jornal da Cidade de Bauru tiragem – 3.500 exemplares Endereço – Pça. Conceição Borges, 01 CEp: 18.603-435 – Avaré/SP Fone: (14)3732.4355

E-mail: nsfatimadeavare@gmail.com

EDITORIAL

CADA UM NA SUA FUNÇÃO, RESPEITANDO

O ESPAÇO DO OUTRO E TRABALHANDO

PARA O BEM DE TODOS

Momento do Rito de Investidura dos Novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Avaré, Arquidiocese de Botucatu, SP - 05/10/2013

( Ver outras fotos, na página da Paróquia) Irmãos e Irmãs

Saúde e Paz!

Nos dias atuais, quando se fala de crise de fé, abandono da prática religiosa católica ou, até mesmo de afastamento da Igreja, a pastoral dos Sacra-mentos poderá se transformar num instrumento privilegiado

da pastoral paroquial, sobretudo quando essa se orienta para uma dimensão missionária.

A pastoral dos Sacramentos, na verdade, é uma resposta ao aban-dono da fé católica, ao crescimento das Seitas, que infelizmente aca-bam, muitas vezes, por confundir e explorar as pessoas, ao individua-lismo, ao secularismo e a todos os “ ismos” que manipulam, denigrem, fragilizam e destroem o ser humano, na sua busca de sentido autentico para a sua existência e convivência.

Com os 7 Sacramentos, a Igre-ja na sua prática pastoral, conse-gue atingir, em principio, todas as faixas etárias, atingindo, desse modo, um grande número de pes-soas, mesmo nas famílias que hoje passam por dificuldades, inclusive de identidade.

É necessário, portanto, que os pais sejam incentivados a batizarem seus filhos ainda pequenos; enca-minhá-los, no momento oportuno, à preparação para a 1ª Comunhão e, depois, ao Sacramento da Crisma, completando, assim, os 3 Sacramen-tos da Iniciação Cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma. Que os filhos sejam também orientados, apoiados e acompanhados em relação aos Sacramentos do serviço, ou seja, o Matrimônio e a Ordem. O mesmo quanto aos Sacramentos da Cura, a Penitência e Unção dos Enfermos.

Contamos com a colaboração de todos os Paroquianos e Agentes de

Pastoral, no sentido de assumir-mos, com entusiasmo e dedica-ção, a Pastoral dos Sacramentos, procurando, orientando e enca-minhando às Pastorais específi-cas, aquelas pessoas, que por um motivo ou outro, encontram-se à margem da vida sacramental.

Que Deus nos abençoe, que Sant´ana nos proteja e que Nos-sa Senhora de Fátima, como dis-cípula missionária, nos acompa-nhe em nossas lidas pastorais!

Sempre agradecido!

Pe. Hergesse, CR - Adminis-trador Paroquial

hergesse@yahoo.com.br

A

cesseApáginAdA

p

AróquiAnA

i

nternet

: fatimadeavare.com.br

ORIENTAÇÕES PASTORAIS

AS RELIGIÕES

1- As religiões são caminhos que ajudam os seres humanos a se tornarem pessoas melhores.

2- Cada pessoa é livre de es-colher a religião que quiser. Como também é livre de deixar uma re-ligião e passar a uma outra. Ou então, permanecer sem religião.

3- A partir do momento em que uma pessoa decide seguir uma determinada religião, ela passa a orientar a sua vida, segundo os en-sinamentos dessa religião. Como também colaborar

economica-mente para que a mesma possa se manter e realizar seus objetivos. 4- Toda pessoa, independente da religião que professa, é chamada a viver sua vida de modo educado e na verdade, na justiça, na honestidade e na solidariedade com os mais necessitados.

5- Religião boa ensina aos seus membros o respeito pela religião dos outros e a necessidade de uma convivência fraterna e serena entre os seguidores das diversas religiões.

6- Todas as religiões devem colaborar para que a paz reine no cora-ção das pessoas, das famílias, das comunidades e da Humanidade inteira.

(3)

IGREJA: NATUREZA E MISSÃO

Os leigos na

vida da Igreja O Papa Pio XII com copiosa doutrina e re-novados incitamentos advertiu e incentivou os leigos a assumirem solicitamente o seu lugar ativo no campo do apostolado em co-laboração com a hie-rarquia eclesiástica; com efeito, desde os primórdios da

histó-ria cristã e em todas as épocas sucessivas, esta colaboração dos fiéis fez com que os Bispos e o clero pudessem eficazmente de-senvolver a sua obra entre os po-vos, quer no campo

propriamen-te religioso, quer no campo social. Pode e deve isto verificar-se tam-bém nos nossos tempos, que, antes, revelam maiores necessidades, pro-porcionais a uma humanidade nume-ricamente mais vasta e com exigências

espirituais multiplicadas e complexas. Aliás, onde quer que a Igreja é fundada, deve estar sempre presente e ativa com toda a sua estrutura orgânica, e portanto não somente com a hierarquia nas suas várias ordens, mas também com o lai-cato: e, portanto, é por meio do clero e

dos leigos que ela deve neces-sariamente desenvolver a sua obra de salvação.

Papa João XXIII – Carta Encíclica Princeps Pastorum – Sobre as Missões Católicas, nº 25 – 28/11/1959

LITURGIA: LOUVOR E AÇÃO

Musica Sacra: acompanha e embeleza as cerimônias

litúrgicas

Facilmente se pode com-preender como a dignidade e a importância da música sacra, seja tanto maior quanto mais de perto a sua ação se relacio-na com o ato supremo do culto cristão, isto é, com o sacrifício eucarístico do altar.

Não pode ela, pois, realizar

nada de mais alto e de mais su-blime do que o oficio de acompa-nhar com a suavidade dos sons a voz do sacerdote que oferece a vítima divina, do que responder alegremente às suas perguntas juntamente com o povo que as-siste ao sacrifício, e do que tor-nar mais esplêndido com a sua arte todo o desenvolvimento do rito sagrado.

Da dignidade desse excelso servi-ço aproximam-se, pois, os ofícios que a mesma música sacra exerce quando acompanha e embeleza as outras ce-rimônias litúrgicas, e em primeiro lu-gar a recitação do breviário no coro. Por isso, essa musica "litúrgica" me-rece suma honra e louvor.

Papa Pio XII – Carta Encíclica

Mu-sicae Sacrae Disciplina – Sobre a

Música Sacra, Nº 15 – 25/12/1955

BÍBLIA: INDICAR O CAMINHO

E AQUECER O CORAÇÃO

O realismo da Palavra de Deus A Palavra de Deus impele-nos a mudar o nosso conceito de realismo: realista é quem reconhece o fundamen-to de tudo no Verbo de Deus. Isfundamen-to re-vela-se particularmente necessário no nosso tempo, em que manifestam o seu caráter efêmero muitas coisas com as quais se contava para construir a vida e sobre as quais se era tentado a colo-car a própria esperança.

Mais cedo ou mais tarde, o ter, o prazer e o poder manifestam-se incapa-zes de realizar as aspirações mais pro-fundas do coração do homem. De fato, para edificar a própria vida, ele tem necessidade de alicerces sólidos, que

permaneçam mesmo quando falham as certezas humanas.

Que o nosso coração possa dizer a Deus cada dia: “Sois o meu abrigo, o meu escudo, na vossa palavra pus a minha es-perança” (Sl 119, 114), e pos-samos agir cada dia confiando no Senhor Jesus como São Pe-dro: “Porque Tu o dizes, lan-çarei as redes” (L c 5, 5).

Papa Bento XVI – Exor-tação Apostólica Pós Sino-dal Verbum Domini – So-bre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, nº 10 – 30/09/2010

(4)

Página 4 Informativo Paroquial

MORAL CATÓLICA: UM CAMINHO

DE REALIZAÇÃO HUMANA E CRISTÃ

Os valores do ser substituídos pelo do ter O eclipse do sentido de Deus e do homem conduz inevitavelmente ao materialismo prático, no qual proli-fera o individualismo, o utilitarismo e o hedonismo. Assim os valores do ser ficam substituídos pelos do ter.

O único fim que conta, é a bus-ca do próprio bem-estar material. A chamada “ qualidade de vida” é in-terpretada prevalente ou exclusiva-mente como eficiência econômica, consumismo desenfreado, beleza e prazer da vida física, esquecendo as dimensões mais profundas da exis-tência, como são as interpessoais, espirituais e religiosas.

Em tal contexto, o sofrimento - peso inevitável da existência hu-mana, mas também fator de pos-sível crescimento pessoal - é de-plorado, rejeitado como inútil, ou mesmo combatido como mal a evi-tar sempre e por todos os modos.

Quando não é possível superá--lo e a perspectiva de um bem-es-tar, pelo menos futuro, se desvane-ce, parece então que a vida perdeu todo o significado e cresce no ho-mem a tentação de reivindicar o direito à sua eliminação.

Papa João Paulo II – Carta Encíclica Evangelium Vitae – So-bre o valor e a inviolabilidade da vida humana, nº 23 – 25/03/1995

DOUTRINA SOCIAL DA

IGREJA: VER, JULGAR E AGIR

No centro, como Deus deseja, o homem e a mulher

Deus quis que no cerne do mun-do não houvesse um ímun-dolo, mas o ho-mem, o homem e a mulher que,

me-diante o próprio trabalho, levassem em frente o mundo. Mas agora, neste siste-ma desprovido de usiste-ma ética, no centro existe um ídolo, e o mundo tornou-se idólatra deste “deus-dinheiro”.

É o dinheiro que manda! Coman-dam todas aquelas coisas que servem este ídolo. E o que acontece? Para de-fender este ídolo, todos se aglomeram no centro, enquanto decaem as extre-midades; decaem os idosos, porque neste mundo não há lugar para eles! E decaem os jovens, que não encon-tram um trabalho, e a sua dignidade. Mas pensemos, num mundo onde os jovens — duas gerações de jovens — não encontram trabalho! Este mundo não tem um futuro. Por quê? Porque eles já não têm dignidade! É difícil ter dignidade sem trabalhar.

Nós temos o dever de dizer: “ Que-remos um sistema justo! Um sistema que nos faça ir todos em frente”.

De-vemos dizer: “ Nós não queremos este sistema econômico globalizado, que tanto nos danifica!”. No centro deve estar o homem e a mulher, como Deus

deseja, e não o dinheiro!

Papa Francisco – Encontro com os trabalhadores – Caglia-ri – Itália – 22/09/2013

ORIENTAÇÕES PASTORAIS – BATISMO

1-São os pais que devem pedir o

Batismo para seus filhos menores de 7 anos de idade.

2-É aconselhável que a criança seja batizada logo nos primeiros meses de vida.

3-As crianças com 7 anos completos, são matriculadas na Catequese da 1ª

Comunhão, e depois de um período de preparação, são batizadas.

4-O batizado deve ser realizado na Paróquia onde os pais da criança residem ou participam. Numa outra Paróquia, com a transferência assi-nada pelo Pároco da Paróquia de origem.

5-Os pais devem escolher para Padrinhos de seus filhos pessoas católi-cas participantes, solteiras crismadas ou católi-casadas no religioso.

6-Casais amasiados, casados somente no civil e casais de 2ª União, podem pedir o Batismo para seus filhos; mas, devido a essa situ-ação matrimonial irregular, não podem ser Padrinhos de Batismo, Crisma ou de Casamento.

7-Os casais amasiados ou casados somente no civil, se quiserem pode-rão casar na Igreja participando dos Encontros da Pastoral Familiar, que acontecem 2 vezes ao ano: em fevereiro e agosto.

(5)

FÉ E RAZÃO: DUAS ASAS

EM BUSCA DA VERDADE

A inteligência não se limita ao domínio dos fenômenos Participando da luz da inteli-gência divina, com razão pensa o homem que supera, pela inte-ligência, o universo. Exercitando incansavelmente, no decurso dos séculos, o próprio engenho, con-seguiu ele grandes progressos nas ciências empíricas, nas téc-nicas e nas artes liberais.

Nos nossos dias, alcançou notá-veis sucessos, sobretudo na

investi-gação e conquista do mundo material. Mas buscou sempre, e encontrou, uma verdade mais profunda. Porque a inteli-gência não se limita ao domínio dos fe-nômenos; embora, em consequência do pecado, esteja parcialmente obscureci-da e debilitaobscureci-da, ela é capaz de atingir com certeza a realidade inteligível.

Finalmente, a natureza espiritual da pessoa humana encontra e deve encontrar a sua perfeição na sabe-doria, que suavemente atrai o espí-rito do homem à busca e amor da

verdade e do bem, e graças à qual ele é levado por meio das coisas vi-síveis até às invivi-síveis.

Mais do que os séculos passados, o nosso tempo precisa de uma tal sabedoria, para que se humanizem as novas descobertas dos homens. Está ameaçado, com efeito, o destino do mundo, se não surgirem homens

cheios de sabedoria. E é de no-tar que muitas nações, pobres em bens econômicos, mas ricas em sabedoria, podem trazer às outras inapreciável contribuição.

Concílio Vaticano II – Cons-tituição Pastoral Gaudium et

Spes – Sobre a Igreja no

mun-do atual, nº 15 – 07/12/1965

RELIGIÕES: DIÁLOGO,

JUSTIÇA SOCIAL E PAZ!

A Declaração Universal dos

Di-reitos Humanos, que delineia os

direitos huma-nos básicos, foi

adotada pela Organização das

Nações Unidas em 10 de

dezem-bro de 1948 O direito à liberdade religiosa

Este Concílio Vaticano declara que a pessoa humana tem direito à liberdade religiosa. Esta liber-dade consiste no seguinte: todos os homens devem estar livres de coação, quer por parte dos indiví-duos, quer dos grupos sociais ou qualquer autoridade humana; e de tal modo que, em matéria reli-giosa, ninguém seja forçado a agir contra a própria consciência, nem impedido de proceder segundo a mesma, em privado e em público,

só ou associado com outros, dentro dos devidos limites.

Declara, além disso, que o di-reito à liberdade religiosa se fun-da realmente na própria dignifun-dade da pessoa humana, como a palavra revelada de Deus e a própria razão a dão a conhecer. Este direito da pessoa humana à liberdade religio-sa na ordem jurídica da sociedade deve ser de tal modo reconhecido que se torne um direito civil.

O direito à liberdade religiosa não se funda, pois, na disposição

subjetiva da pessoa, mas na sua própria natureza. Por esta razão, o direito a esta imunidade permanece ainda naqueles que não satisfazem à obrigação de buscar e aderir à ver-dade; e, desde que se guarde a justa

ordem pública, o seu exercício não pode ser impedido.

Concílio Vaticano II Declaração Dignitatis Humanae

Sobre a Liberdade Religiosa, nº 2 – 07/12/1965

ORIENTAÇÕES PASTORAIS

1- São os pais que devem pedir o Batismo para seus filhos menores de 7 anos de idade.

2- É aconselhável que a crian-ça seja batizada logo nos primeiros meses de vida.

3- As crianças com 7 anos completos, são matriculadas na Ca-tequese da 1ª Comunhão, e depois de um período de preparação, são batizadas.

4- O batizado deve ser rea-lizado na Paróquia onde os pais da criança residem ou participam. Numa outra Paróquia, com a trans-ferência assinada pelo Pároco da Pa-róquia de origem.

5- Os pais devem escolher para Padrinhos de seus filhos pessoas

ca-tólicas participantes, solteiras cris-madas ou casadas no religioso.

6- Casais amasiados, casa-dos somente no civil e casais de 2ª União, podem pedir o Batis-mo para seus filhos; mas, devi-do a essa situação matrimonial irregular, não podem ser Padri-nhos de Batismo, Crisma ou de Casamento.

7- Os casais amasiados ou casados somente no civil, se qui-serem poderão regularizar essa situação, participando dos En-contros da Pastoral Familiar nos meses de agosto, setembro e ou-tubro. As Inscrições devem ser feitas, o quanto antes, na Secre-taria Paroquial.

FAMÍLIA: HARMONIA CONJUGAL

E EDUCAÇÃO DOS FILHOS

O Papa João Paulo I, nascido Al-bino Luciani (Forno di Canale, 17 de outubro de 1912 - Vaticano, 28 de setembro de 1978) e oriundo de família humilde, foi Papa da Igreja Católica, por apenas um mês, entre

26 de agosto de 1978 até a data da sua morte. Tornou-se rapidamente conhecido pelo apelido de "Papa do

Sorriso", por sua afabilidade.

Conservar e preservar a família

Queremos expressar a Nossa admiração e louvor por todos os esforços que são tentados para conservar e preservar a família tal como Deus a fez, como Deus a quer. Por todo o mundo, estão as famílias cristãs procurando cor-responder ao maravilhoso chama-mento recebido e nós encontramo--nos ao lado delas todas.

A santidade da família cristã é, na verdade, meio muito oportuno para fomentar a serena renovação da Igre-ja tal como a ambicionou tão arden-temente o Concilio. Por meio da

ora-ção familiar, a Ecclesia domestica torna-se realidade efetiva e leva à transformação do mundo.

E tudo o que fazem os pais para incutir o amor de Deus nos próprios filhos e os amparar com o exemplo de fé constitui impor-tantíssimo apostolado no século XX. Os pais que se veem a braços com problemas especiais mere-cem a nossa particular solicitude e todo o nosso amor.

Papa João Paulo I – Discur-so aos Bispos da Região XII, dos Estados Unidos da Améri-ca, por ocasião da visita Ad Li-mina – Roma - 21/09/1978

ECUMENISMO: UM SÓ

REBANHO, UM SÓ PASTOR!

Uma e única Igreja de Deus Nesta una e única Igreja de Deus já desde os primórdios surgiram al-gumas cisões, que o Apóstolo censu-ra aspecensu-ramente como condenáveis. Nos séculos posteriores, porém, ori-ginaram-se dissensões mais amplas. Comunidades não pequenas separa-ram-se da plena comunhão da Igreja católica, algumas vezes não sem cul-pa dos homens dum e doutro lado.

Aqueles, porém, que agora nas-cem em tais comunidades e são ins-truídos na fé de Cristo, não podem

ser acusados do pecado da separação, e a Igreja cató-lica os abraça com fraterna reverência e amor. Pois que creem em Cristo e foram devidamente batizados, es-tão numa certa comunhão, embora não perfeita, com a Igreja católica.

De fato, as discrepân-cias que de vários modos existem entre eles e a Igreja católica - quer em questões doutrinais e às vezes também disciplinares, quer acerca da estrutura da Igreja - criam não poucos obstáculos, por vezes muito graves, à plena comunhão eclesiástica. O movi-mento ecumênico visa a superar estes obstáculos.

Concílio Vaticano II – De-creto Unitatis Redintegratio – Sobre o Ecumenismo, nº 3 – Roma – 21/11/1964

FÉ E RAZÃO: DUAS ASAS

EM BUSCA DA VERDADE

Karl Theodor Jas-pers (Oldemburgo, 23 de fevereiro de 1883 - Basileia, 26 de fevereiro de 1969) foi um filósofo e psiquia-tra alemão .Estudou medicina e, depois de trabalhar no hospital

A verdade que se reflete na própria consciência A necessidade de refletir sobre coi-sas já conhecidas, para as contemplar no espelho interior do próprio espírito, é característica do homem moderno; o pensamento deste curva-se facilmente sobre si mesmo e só confere certeza e plenitude quando se apresenta em ple-na luz à própria consciência.

Não quer dizer que este hábito se encontre imune de perigos graves. Correntes filosóficas muito conhe-cidas exploraram e exaltaram esta

forma de atividade espiritual, apresen-tando-a como definitiva e suprema, e até como medida e fonte da realidade, fazendo chegar o pensamento a conclu-sões abstrusas, desoladas, paradoxais e radicalmente falazes.

Mas habituar-se a buscar a verdade, que se reflete na própria consciência, não deixa de ser muito apreciável e hoje muito praticado como expressão requintada da cultura moderna.

Papa Paulo VI – Carta Encíclica

Ec-clesiam Suam – Sobre os Caminhos da

Igreja, nº 11 – Roma – 06/08/1964 psiquiátrico da Universidade de Heidelberg, tornou-se professor de psico-logia da Faculdade de Letras dessa instituição. Desligado de seu cargo pelo regime nazista em 1937, foi readmitido em 1945 e, três anos depois, passou a lecionar filosofia na Universidade de Basel.

(6)

Página 6 Informativo Paroquial

PASTORAL DO DÍZIMO

- Dízimo: uma contribuição mensal que os Paroquianos oferecem para a manutenção das atividades pastorais da Paróquia.

- Dízimo: um ato consciente, livre, pes-soal e responsável.

- Dízimo: um ato de fé, uma expressão de amor e um gesto de partilha.

- Dízimo: um valor que é doado de acor-do com o tamanho da fé, acor-do amor e acor-do bolso. Seja você também um Dizimista da Paróquia Nossa Senhora de Fátima!

Faça sua Inscrição e retire o seu Carnê de Dizimista, no Plantão do Dízimo, antes ou depois das Missas da Matriz, ou na Secretaria Paroquial! A sua contribuição mensal você poderá entregá-la no Plantão do Dízimo

ou na Secretaria Paroquial

RELIGIÕES: DIÁLOGO,

JUSTIÇA SOCIAL E PAZ!

Não intermediários, mas mediadores da paz

No mundo e nas sociedades existe pouca paz, também porque falta diálogo e há dificuldade de sair do horizonte limitado dos pró-prios interesses, para se abrir a um confronto verdadeiro e since-ro. Para que haja paz é preciso um diálogo persistente, paciente, forte e inteligente, com o qual nada está perdido. O diálogo pode vencer a guerra. O diálogo faz viver juntas, pessoas de diferentes gerações, que muitas vezes se ignoram umas às outras; faz viver juntos, cida-dãos de diversas proveniências ét-nicas, de várias convicções.

Nós, líderes religiosos, somos chamados a ser verdadeiros “ dia-logantes”, a agir na construção da paz, e não como intermediários, mas como mediadores autênticos.

Os intermediários procuram contentar todas as partes, com a finalidade de obter um lucro para si mesmos. O mediador, ao contrário, é aquele que nada reserva para si próprio, mas que se dedica generosamente, até se consumir, consciente de que o único lucro é a paz. Cada um de nós é chamado a ser um artífice da paz, unindo e não dividindo, extinguindo o ódio em vez de o conservar, abrindo caminhos de diálogo em vez de erguer novos muros! Dialogar, encontrar-se para instaurar no mundo a cultura do diálogo, a cultura do encontro.

Papa Francisco – Discur-so no Encontro Internacional para a Paz organizado pela Comunidade de Santo Egídio – Roma – 30/09/2013

PARóqUIA NOSSA SENhORA DE FÁTIMA

REGIãO PASTORAL 2 – AvARé

ARqUIDIOCESE DE BOTUCATU, SP

CREChE PARA IDOSOS SENhORA SANTANA Avenida Santos Dumont, n. 2.029 – Brabância, Avaré-SP,

DIRETORIA E CONSELHO FISCAL: Presidente: Rita de Cássia Reis Amaro Vice-Presidente: Geovani Carvalho 1º Tesoureiro: Telma Regina da Silva 2º Tesoureiro: Paulo Henrique de Oliveira 1º Secretário: Rafael de Oliveira 2º Secretário: Rosangela Mendes da Costa Conselho Fiscal : Antonio Lopes

Di-niz, Agnaldo Aparecido Gonçalves e Hugo Yokio Hamaya.

Suplentes: Nelson Benedito Batista,

Osvaldo Oliveira Filho e Washington Garcia de Andrade .

Diretoria eleita e empossada, no dia 26 de julho de 2013 – Festa de Santana - para o triênio 2013-2016

INFÂNCIA MISSIONÁRIA

Sob a coordenação da Renata Feliciano Tasso - Fone: 99796-7904, está sendo implantada na Paróquia Nossa Senhora de Fáti-ma, a Infância Missionária (IM),

segundo as orientações das Pon-tifícias Obras Missionárias. Sem substituir a Catequese, a IM visa o aprofundamento da fé das crian-ças e adolescentes, numa dimen-são missionária. As Inscrições para participar da IM serão feitas,

durante o mês de janeiro, na Se-cretaria Paroquial. O início das ati-vidades está previsto para o mês de fevereiro de 2014.

(7)

ORIENTAÇÕES PASTORAIS – MATRIMÔNIO

1- O namoro é tempo de conhecimento mútuo, vivido na perspectiva do casamento.

2- O Noivado, como re-sultado de uma decisão ma-dura, livre e responsável, é o tempo de antecede a data do casamento.

3- Os Noivos Católicos, de modo consequente com a fé que professam, se ca-sam no civil e no religioso.

4- Quem se casa se

casa para se acertar e não para se separar!

5- O objetivo do casamento é, antes de tudo, a busca da har-monia conjugal e da educação dos filhos.

6- Os casais amasiados ou casados somente no civil, se quise-rem, poderão casar na Igreja, participando dos Encontros da Pasto-ral Familiar que acontecem 2 vezes ao ano: fevereiro e agosto.

ATENDIMENTO PAROQUIAL

SECRETARIA PAROQUIAL

- 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. - Sábado: das 8h às 12h

- Fone: (14) 3732-4355

CONFISSÕES E CONVERSAS PESSOAIS COM O PADRE

- 3ª, 5ª e sábado: das 9h às 11h30 - 4ª e 6ª: das 14h às 17h

- 5ª : das 20h30 às 22h

- No caso de outro horário, favor, combinar antes com o Padre.

BATIZADOS

- Preparação: 2º sábado, das 19h30 às 21h30, no Salão Paroquial. - Batizado: 4º Domingo, às 10h30, na Matriz.

CASAMENTOS

- Sexta-feira: 21h

- Sábado: 11h – 17h – 21h

BENÇÃO DE CASAS E VISITA AOS ENFERMOS

- Sexta-feira, das 9h às 11h30.

- Deixar o nome, endereço e telefone, na Secretaria Paro-quial. Como também o motivo da visita: se é Benção da Casa, Confissão do doente ou Unção dos Enfermos.

BALANCETE MENSAL

Setembro 2013

Entrada

1-Dízimo... R$ 11.566,50 2-Coleta... R$ 6.758,95 3-Secretaria Paroquial...R$ 286,05 4-Publicidade – Informativo Paroquial...R$ 1.000,00 5-Capelinhas...R$ 582,00 6-Doação para a Creche dos Idosos... R$ 781,00 7-Carnê da Reforma Externa da Matriz ... R$ 5.430,00

Total de Entrada... R$ 26.404,50

Saída

1-Funcionários e Encargos Sociais...R$ 5.697,04 2-Côngrua e Espórtulas... R$ 2.323,33 3- Pastorais, Liturgia, 2ª p. Folheto de Missa e Inf. Par...R$ 4.225,19 4-Manutenção de Imóveis, Imposto e Taxas... R$ 1.426,73 5-Santas Missões... R$ 1.356,00 6-Telefone e Internet ...R$ 714,08 7-Água e Esgoto...R$ 198,63 8- Energia elétrica... R$ 304,88 9- Combustível e Manutenção de Veículo...R$ 446,52 10- 7ª parcela do veículo... R$ 759,06 11- Assistência Médica...R$ 555,60 12-Segurança... R$ 360,00 13- Reforma Externa da Matriz... ..R$ 27.372,50

Total de Saída... R$ 45.739,56

Resumo do mês

Entrada... R$ 26.404,50 Saída... R$ 45.739,56 Saldo negativo ...R$ 19.335,06

O Balancete mensal, detalhado, segundo as orientações da Arquidiocese de Botucatu, SP, encontra-se fixado no mural da matriz.

(8)

Página 8 Informativo Paroquial

PROGRAMAÇÃO DE MISSA

NOvEMbRO – 2013

01/11 (1ª Sex): 19:30h - Matriz - Sagrado Coração de Jesus (PH)

02/11 (1º Sab): 19:30h – Matriz (PH)

03/11 (1º Dom): 7h – Matriz (PH)

9h – Matriz (PH)

11h – Capela Costa Azul (PH) 19:30h – Matriz (PH)

05/11 (1ª Ter): 20h – Setor Missionário Paraiso (PH) 20h – Setor Missionário Vila Esperança (F) 06/11 (1ª Qua): 15h – Matriz – Novena e Missa (PH)

19h30 – Setor Missionário Costa Azul (PH) 07/11 (1ª Qui): 19h30 – Matriz (H)

19h30 – Setor Missionário Brabância I (PH) 20h – Setor Missionário Brasil Novo (F) 08/11 (2ª Sex): 19:30h – Setor Missionário Barra Grande (PH) 09/11 (2º Sab): 19h30 – Matriz (PH)

10/11 (2º Dom): 7h – Matriz (PH)

9h – Matriz (PH)

11h – Capela Costa Azul (PH) 19:30h – Matriz (PH)

12/11 (2ª Ter): 19h30 – Setor Missionário Vila Jardim (PH) 19h30 – Setor Missionário Serena (H) 13/11 (2ª Qua): 15h – Matriz – Novena e Missa (PH)

19h30 – Setor Missionário Ilha Verde (PH) 14/11 (2ª Qui): 19h30 – Matriz (H)

19h30 – Setor Missionário Brabância II (PH) 19h30 – Setor Missionário Di Fiori (H) 15/11 (3ª Sex): 19h30 – Setor Missionário Rochas (PH) 16/11 (3º Sab): 19:30h – Matriz (PH)

17/11 (3º Dom): 7h – Matriz (PH)

9h – Matriz (PH)

11h – Capela Costa Azul (PH) 15h – Setor Missionário Rochas (F) 19:30h – Matriz (PH)

19/11 (3ª Ter): 19h30 – Setor Missionário Vila Operária (PH) 19h30 – Setor Missionário Veneza (F) 20/11 ( 3ª Qua): 15h – Matriz – Novena e Missa (PH) 19h30 – Capela Costa Azul (PH) 21/11 (3ª Qui): 19h30 – Matriz (H)

19h30 – Setor Missionário Brabância III (PH) 19h30 – Setor Missionário Vila do Alto (F) 23/10 (4º Sab): 19:30h – Matriz (PH)

24/11 (4º Dom): 7h – Matriz (PH)

9h – Matriz (PH)

10h30 – Matriz - batizado

11h – Capela Costa Azul (H) 19:30h – Matriz (PH)

26/11 (4ª Ter): 19h30 – Setor Missionário São Frei Galvão (PH) 19h30 – Setor Missionário Vale do Sol (H) 27/11 ( 4ª Qua): 15h – Matriz – Novena e Missa (PH)

19h30 – Setor Missionário Cambarás (PH) 28/11 (4ª Qui): 19h30 – Matriz (F)

19h30 – Setor Missionário Brabância IV (H) 19h30 – Setor Missionário Vila Jurumirim (H) 30/11 (5º Sab): 19h30 – Matriz – Crisma - Arcebispo

- (PH): Pe. Hergesse, CR / (H) Ministro Extraordinário da Palavra Hugo Hamaya / (F): Ministro Extraordinário da Palavra Flávio Zandoná.

- Os Coordenadores dos Setores Missionários devem deixar , com antecedência, na Secretaria Paroquial, o Endereço da Missa ou Celebração.

- Dia 28 de novembro: 20h– Matriz - Encontro do Padre com os Coordenadores

dos Subsetores para preparação da Novena de Natal.

REFORMA EXTERNA DA MATRIZ

Cobertura das Salas usadas pela Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa, que apresentavam goteiras e risco de desmoronamento da lage

Casa do Gás, com capacidade para 6 celindros de 45 k cada um

Entrada principal da Matriz com as 2 portas laterais já colocadas - Preparação das rampas e troca da porta central

Colabore com as obras da Reforma Exter-na da Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fáti-ma, da Brabância, em Avaré! Você pode com-prar 1 ou mais metros da Reforma, antes ou depois das Missas, na Secretaria Paroquial, e com as pessoas que es-tão vendendo os Carnês da Reforma Externa.

O preço de cada

metro é de R$ 10,00

Referências

Documentos relacionados

Como, quer seja o caso real (por de…nição) ou o caso complexo (usando (iii)), se tem sempre que hx; xi 2 R, iremos considerar neste corpo a respectiva ordem total canónica.

Art. 112. Os registros de estabelecimentos e produtos, as autorizações e os cadastramentos dos prestadores de serviços

Desta forma, o presente trabalho foi desenvolvido para comparar a eficiência de diferentes métodos de extração, utilizando água como solvente para obtenção do rendimento

A inexatidão das declarações, a irregularidade de documentos, ou outras de quaisquer naturezas que não atendam às exigências do Edital para o Processo Seletivo 2018-2

Entre as diretrizes e as ações propostas por essa Política estão a ampliação da oferta de métodos anticoncepcionais reversíveis no Sistema Único de Saúde (SUS);

O prazo de garantia de peças e componentes que tenham sido substituídos em garantia durante o período de cobertura básica, extingue-se na mesma data do término da garantia contratual

Para o estudo, escolheu-se as salas de parto dessa instituição que seguem um modelo conservador, intervencionista e a Unidade Midwife, onde as parturientes fisiológicas são

Oh Deus, origem e fundamento da comunidade doméstica, faça com que nossa família imita as mesmas virtudes e o mesmo amor da Santíssima Família de Nazaré, para que juntos reunidos