• Nenhum resultado encontrado

Direitos sociais O retrocesso da Nova Previdência. Pedido de vista adia decisão sobre correção de precatórios

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Direitos sociais O retrocesso da Nova Previdência. Pedido de vista adia decisão sobre correção de precatórios"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

A proposição de emendas e o trabalho parlamentar no Congresso Nacional são algumas

das ações do Sindifisco Nacional contra as mudanças que a PEC 6/19 pretende introduzir no

sistema previdenciário.

Págs. 3 e 4

O retrOcessO da “NOva PrevidêNcia”

D i r e i tos so ciai s

Informativo da Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões

ano vii - edição nº 148 - Maio de 2019 sindifisconacional.org.br

tr x iPca

Pág. 5

Pedido de vista adia

decisão sobre correção de

precatórios

Gat

Pág. 6

aGU obtém suspensão do

pagamento de precatórios

TAMBÉM NESTA EDIÇÃO

02

JurídicO

28,86% e GDAT: Jurídico divulga lista dos inscritos em precatórios

07

iNteraçãO

Diretoria de Aposentadoria e Pensões envia cartas às Delegacias Sindicais

08

auditOr aPOseNtadO

Fadel Hollo, o estreante que inovou

(2)

2

IDAAP - EDIÇÃO 148 - 2019 SINDIFISCO NACIONAL

JUríDico

EXPEDIENTE

CONTATO

IDAAP é uma publicação da Diretoria Executiva Nacional do Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil).

diretoria do sindifisco Nacional

Presidente: Kleber Cabral; 1º Vice-Presidente: Ayrton Eduardo De Castro Bastos; 2º Vice-Presidente: Jesus Luiz Brandão; Secretária-Geral: Mariana Ribeiro De Araújo; Diretor-Secretário: Paulo Roberto Pereira Ferreira; Diretor de Comunicação Social: Marchezan Albuquerque Taveira; Diretor-Adjunto de Comunicação: Júlio Cesar Carvalho De Araújo; Diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensões: Ildebrando Zoldan; Diretora-Adjunta de Assuntos de Aposentadoria e Pensões: Marcia Regina Rangel Barbosa.

departamento de Jornalismo

Gerente e editor: Tarciano Ricarto; Jornalistas: Cristina Fausta, Danielle Santos, Patrícia Portales, Ricardo Cassiano, Aline Matheus; Projeto Gráfico: Núcleo Cinco Marketing e Comunicação Ltda.; Diagramação: Núcleo Cinco Marketing e Comunicação Ltda.; Tiragem: 22.500 Exemplares; Impressão: Interagir Artes Gráficas LKB Ltda ME.

sede do sindifisco Nacional

SDS, Conjunto Baracat, 1º andar, salas 1 a 11, Asa Sul, Brasília/DF – Cep: 70.392-900

contato da diretoria de assuntos de aposentadoria e Pensões

Fone: (61) 3218-5262 - Fax: (61) 3218-5286 site: www.sindifisconacional.org.br e-mail: daap@sindifisconacional.org.br

28,86% e GDAT: JuríDico DivulGA

lisTA Dos inscriTos em precATórios

A Diretoria de Assuntos Jurídicos do Sindifisco Na-cional disponibilizou, no site do sindicato, a lista com os nomes dos filiados do Ex-Unafisco (Ação 28,86% e GDAT) e do Ex-Sindifisp/RS (Ação 28,86%) que tiveram seus nomes inscritos em precatórios a serem pagos em 2019. Ao identificar seu nome na lista, acesse o cálculo do seu precatório na área restrita do site do Sindifisco Nacional.

Para isso, é necessário entrar na página do sindicato com login e senha e clicar na seção “O Sindifisco Na-cional”, no menu principal no alto da página. Depois, clicar em “Diretorias” – “Assuntos Jurídicos”. Ao chegar na área do Jurídico, é só clicar na ação que está descri-ta no menu à direidescri-ta.

Importante ressaltar que em matéria anterior, a dire-toria fez o anúncio do pagamento e detalhou alguns dados sobre as ações, informando, entre outras coi-sas, as datas para o levantamento dos valores. Além das informações via site, os filiados contemplados receberam um comunicado em suas residências por meio de correspondência.

 AcompAnhAmento

A diretoria reitera que os filiados deverão acessar os

si-tes dos respectivos tribunais para acompanhar a mo-vimentação do processo, bem como, para saber em qual instituição bancária (Caixa Econômica ou Banco do Brasil) seus valores foram depositados. Para isso, deverão seguir as orientações abaixo:

 28,86% - Acesse o site www.trf5.jus.br. Em busca processual, clique em “nome da parte” ou “advoga-do” ou em número do CPF/CNPJ e preencha o campo com a informação solicitada. Clique no número do processo em azul que estiver vinculado PRC – AL ou RPV – AL.

 GDAt- Acesse o site www.trf1.jus.br. Em consulta processual, escolha a opção “nome da parte” ou “CPF/ CNPJ da parte” e preencha o campo com a informa-ção solicitada. Clique em “ok” e posteriormente no nome. Em azul, clique em PRC ou RPV.

 28,86% ex-previDênciArios – Acessar o site www.trf4.jus.br. Em consulta processual, escolha “CPF da parte”, preencha o campo com a informação solici-tada e clique em pesquisar. Posteriormente aparecerá um espaço para preenchimento de letras (captcha). Clique em continuar e, em seguida, em precatório.

(3)

3

SINDIFISCO NACIONAL IDAAP - EDIÇÃO 148 - 2019

Direitos sociais

o reTrocesso DA “novA previDênciA”

Herança do governo anterior, a Reforma da Previdência foi uma promessa de campanha que ca-minha para ser cumprida nesta gestão. No dia 22 de fevereiro, a PEC (Proposta de Emenda à Cons-tituição) nº 06/2019 chegou à CCJ (Comissão de Constituição e Jus-tiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados, onde tramita sob a relatoria do deputado delegado Marcelo de Freitas (PSL-MG). Os diretores de Assuntos de Apo-sentadoria e Pensões, Ildebrando Zoldan e Márcia Barbosa, acom-panham a tramitação da matéria e participam das atividades do Sindifisco Nacional, seja na propo-sição de melhorias ao texto ou na elucidação de itens nocivos à clas-se e à sociedade.

O Sindifisco Nacional entende que a proposta da “Nova Previdência”, como convencionou-se chamá-la, trata o tema com amplitude e suas alterações viabilizarão um enorme retrocesso social e insegurança ju-rídica. A Nota Técnica nº 39,

publi-cada em março pela Diretoria de Estudos Técnicos, em parceria com a Diretoria de Assuntos Parlamen-tares, esmiúça, especialmente, os pontos tocantes ao serviço públi-co. O compilado também serviu de subsídio para a elaboração de material para as atividades do tra-balho parlamentar nas bases. Entre os pontos nocivos, a NT 39 destaca da PEC falhas identifica-das na regra geral, nas regras de transição, para pensão por morte, e à contribuição previdenciária. Além disso, critica a adoção de alí-quotas progressivas por faixa de remuneração, atingindo até 22% para benefício que superar R$ 39 mil. Hoje, o índice único é defi-nido em 11%. Com a alteração, a maioria das alíquotas ultrapassa-rão esse percentual. Com a pro-gressividade na alíquota aplicada à contribuição dos aposentados e pensionistas, aos proventos que superem o teto do RGPS (Regime Geral de Previdência Social), de R$ 5.839,45, já incidiria alíquota de

14,5% — “3,5 pontos percentuais a mais que atualmente”.

Contrariando o previsto no art. 40 da Constituição Federal, a partir da vigência da Nova Previdência, para receber o valor integral, esti-ma-se que o servidor deva perma-necer em atividade por 40 anos, atingindo assim, a pontuação de-terminada para isso, de 100%. Em geral, isso representa de 5 a 7 anos a mais de contribuição. Pela regra atual, o direito é garantido com 5 anos de contribuição a mais. Con-forme a PEC 6, apenas ingressos até dezembro de 2003 terão di-reito à paridade e à integralidade, com idade mínima de 65 anos, se homem, e 62 anos, se mulher. Para a transição no RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), a proposta prevê uma regra mais severa, fixada na soma simultâ-nea de idade mínima, tempo de contribuição, tempo de efetivo exercício, tempo no cargo de apo-sentadoria, para somente então se alcançar a pontuação progressiva.

(4)

4

IDAAP - EDIÇÃO 148 - 2019 SINDIFISCO NACIONAL

Além das propostas apresentadas em conjunto com o

Fo-nacate, o Sindifisco, com a iniciativa da Diretoria de

Apo-sentadoria e Pensões, apresentará duas emendas que

vi-sam extinguir, de forma gradual, à razão de 10% ao ano,

a partir de 65 anos, cessando aos 75 anos, a contribuição

previdenciária dos aposentados e pensionistas. A outra

pretende criar uma regra de transição para a

aposentado-ria por incapacidade permanente (conhecida por

aposen-tadoria por invalidez).

Considerando ainda os prejuízos de reformas anteriores, a alteração proposta na PEC 6 eleva, despro-porcionalmente, o período adicio-nal em serviço em até 1.000%. A redução de direitos parece não ter fim. Não bastasse as perdas de-correntes de alterações anteriores, como a EC 41/2003, que impôs limite ao valor da retribuição pe-cuniária referente à pensão por morte, a PEC 6 deve reduzir mais os valores desse benefício. Isso porque a proposta prevê a aplica-ção de um fator (cota familiar) de 50% do valor dos proventos ou da remuneração. A esse, será acresci-do 10 pontos percentuais por de-pendente até alcançar 100%. Além disso, a pensão ficaria limi-tada a, no caso de único depen-dente, ao mínimo de 60% dos proventos de aposentadoria. As-sim, a partir de 2 a 5 dependentes, incide o acréscimo de uma cota ou 10 pontos percentuais. Não há previsão de cota para famílias a partir do 6º dependente.

 Ações conjuntAs

Além das ações mencionadas, o Sindifisco Nacional atua junto ao Instituto Mosap (Movimento Na-cional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas). O sindicato se prepara ainda para apresentar propostas de emenda à PEC 06 elaboradas em conjunto com as entidades que compõem o Fonacate (Fórum Nacional Per-manente das Carreiras Típicas de Estado). Representantes do Sindi-fisco têm participado de reuniões do Fórum, com vistas à construção dessas sugestões de alteração. Por meio de campanha de mídia, o Fonacate trabalha ainda no escla-recimento sobre os prejuízos do modelo de capitalização, já adota-do por outros países.

Em março, a Diretoria Executiva Nacional esteve presente ao audi-tório Nereu Ramos, durante o lan-çamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, coordenada pelo senador Paulo Paim (PT-RS). Ante as críticas à PEC 6, muitas proferidas por par-lamentares à tribuna, o presidente do Sindifisco, Kleber Cabral, reca-pitulou a importância de um con-traponto à proposta do governo. “Até o momento, o governo não buscou observar o equilíbrio das contas da Previdência pelo lado das receitas. O Sindifisco pretende colaborar com essas discussões”, afirmou Kleber à reportagem. O trabalho de esclarecimento tem sido desempenhado com afinco pelos diretores de Assun-tos Parlamentares, George Alex de Souza e Marcos Assunção. Ambos têm participado de audi-ências nas Casas legislativas para discutir estratégias de combate à Reforma da Previdência, e tam-bém têm visitado a deputados e senadores, para apresentar o po-sicionamento da classe.

A Reforma da Previdência ainda foi tema de seminário, realizado no dia 23 de abril, em Brasília, com a presença de especialistas e autoridades.

 rito LeGisLAtivo

A PEC 6 deve tramitar em dois

tur-nos, na Câmara e no Senado, com intervalo de 5 sessões entre elas. Na Câmara, após designado o re-lator, a CCJ tem um prazo de até 5 sessões para debater o tema e decidir sobre emendas de redação apresentadas — estas não podem interferir no mérito da proposta. Após, o deputado federal Delega-do Marcelo (PSL-MG) deve apre-sentar seu Parecer sobre o texto. Nesta etapa, é aberto espaço para pedido de vista e, vencidos os ar-gumentos, os deputados seguem para a votação do Parecer.

No caso de a CCJ aprovar a consti-tucionalidade e legalidade da PEC, o texto segue para a análise de uma Comissão Especial da Casa, designada pelo presidente Rodri-go Maia (DEM-RJ) para apreciação do mérito da matéria. A Comissão Especial terá 40 sessões para apre-ciar a proposta, sendo que as dez primeiras são destinadas à propo-sição de emendas — nesta fase, as emendas já podem tratar do mérito —, sendo que cada emen-da requer a subscrição de 1/3 de deputados (171).

Aprovada na Comissão Especial, a PEC segue para votação em Plená-rio, onde ainda cabem emendas aglutinativas e, apenas com uma aprovação de 3/5 dos deputados (308), a matéria é encaminhada para seguir o rito no Senado Federal.

(5)

5

SINDIFISCO NACIONAL IDAAP - EDIÇÃO 148 - 2019

JUríDico

Tr x ipcA: peDiDo De visTA ADiA Decisão

sobre correção De precATórios

Em julgamento realizado em mar-ço, o Plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria a favor da utilização, também para o período de 2009 a 2015, do IPCA-E (Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial) como índice de correção monetária a ser aplica-do sobre os precatórios oriunaplica-dos de condenações contra a Fazenda Pública. O julgamento dos em-bargos de declaração, sobre o RE (Recurso Extraordinário) 870.947, foi suspenso após pedido de vista do ministro Gilmar Mendes, mas outros seis ministros registraram seus votos pela aplicação do IPCA -E, e não da TR (Taxa de Referên-cia), no período de março de 2009 a março de 2015 – janela em que o relator do processo, ministro Luiz Fux, entendia ser adequada a uti-lização da TR, que tem índice con-sideravelmente menor que o da inflação. Uma nova audiência foi marcada para o dia 8 de maio. Embora não tenha havido uma decisão definitiva, o voto já decla-rado da maioria dos ministros foi visto com bons olhos pela Direto-ria de Assuntos Jurídicos do Sindi-fisco Nacional porque a provável confirmação destes votos impac-tará, positivamente, nas milhares

de execuções conduzidas pelo sindicato, sobre as ações dos 28,86%, da GAT (Gratificação de Atividade Tributária), da Gifa (Gratificação de Incremento à Fiscalização e Arrecadação) e da Licença-prêmio.

 entenDA o cAso

O Plenário do STF já havia deci-dido, anteriormente, pela incons-titucionalidade da EC (Emenda Constitucional) 62/2009 e, por arrastamento, do artigo 1º (alínea “f”) da Lei 9.494/1997, com reda-ção dada pela Lei 11.960/2009, que previa aplicação do índice ofi-cial da caderneta de poupança TR (Taxa de Referência) nas condena-ções impostas à Fazenda Pública. Dessa forma, o Supremo adotou o IPCA-E como índice de correção. No julgamento mais recente, que analisou o Recurso Extraordinário 870.947, o relator Luiz Fux man-teve o entendimento do STF, mas entidades e estados da federação apresentaram embargos de decla-ração – instrumento jurídico usa-do para sanar dúvidas ou omis-sões do acórdão – pedindo que houvesse a chamada “modulação dos efeitos” da decisão plenária, para determinar a partir de quan-do valeria a mudança no índice. Diante disso, em dezembro de 2018, o ministro Fux propôs que os efeitos da decisão valessem a partir de 25 de março de 2015 para os processos que ainda não tran-sitaram em julgado. Ou seja, nos processos protocolados de 2009 a 2015 ainda seria aplicada a Taxa de

Referência. Como, na sequência, o ministro Alexandre de Moraes pe-diu vista, o julgamento foi suspen-so e retomado dia 20 de março. Em seu voto, Alexandre de Moraes abriu divergência do relator e se posicionou a favor da aplicação do IPCA-E também para o período de 2009 a 2015. O ministro destacou ser “abissal” a disparidade entre a TR e a inflação e afirmou que che-ga a 60% a diferença no cálculo dos dois índices para o período. O voto foi seguido pelos ministros Ricardo Lewandowski, Marco Au-rélio, Celso de Mello, Edson Fachin e Rosa Weber.

 impLicAções

O posicionamento dos seis mi-nistros já seria, do ponto de vista numérico, suficiente para encerrar a discussão, mas, até que o julga-mento seja finalizado, não é possí-vel assegurar a aplicação do índi-ce inflacionário (IPCA-E). A decisão definitiva resultará na expedição de precatórios complementares – a cerca de 10 mil Auditores-Fiscais – referentes à parcela controversa (correção e juros) da execução da ação dos 28,86%.

As demais execuções (GAT, Gifa e licença-prêmio) ainda não transi-taram em julgado e foram sobres-tadas pelos juízes até que haja um posicionamento definitivo do STF quanto ao índice de correção. Quando o Plenário encerrar o jul-gamento dos embargos, estas execuções voltarão a tramitar nor-malmente, possibilitando a expe-dição dos precatórios.

(6)

6

IDAAP - EDIÇÃO 148 - 2019 SINDIFISCO NACIONAL

Gat

AGu obTém suspensão Do pAGAmenTo

De precATórios

O ministro do STJ (Superior Tribu-nal de Justiça), Francisco Falcão, em decisão monocrática, conce-deu liminar favorável à União na ação rescisória 6.436/DF, para sus-pender o pagamento de precató-rios que eventualmente já tives-sem sido expedidos em quaisquer processos de execução da GAT (Gratificação de Atividade Tributá-ria), até a apreciação colegiada da tutela provisória pela 1ª Seção. O Sindifisco Nacional ainda não foi intimado da decisão.

O objeto da ação proposta pela AGU é rescindir o título judi-cial formado na ação coletiva n. 2007.34.00000424-0, que teve trânsito em julgado no STJ em 14/06/2017, com o REsp (Recur-so Especial) nº 1.585.353/DF, nos termos da decisão monocrática do ministro Napoleão Nunes Maia Filho.

Portanto, o efeito imediato da tute-la provisória é a suspensão do

pa-gamento de todos os precatórios, não se restringindo aos processos de execução ou cumprimento de sentença conduzidos por inter-médio do Sindifisco Nacional, mas abarcando todas as ações ajuiza-das com base no mesmo título, mesmo as de iniciativa particular. Ressalta-se que, na atual fase em que se encontram os processos de execução/cumprimento de senten-ça promovidas por intermédio do Sindifisco Nacional, ocorreram ins-crições de precatório para apenas 33 Auditores-Fiscais, dos quais ape-nas um grupo de cinco exequentes poderiam receber em 2019.

A concessão da liminar não impe-de que as impe-demais ações continuem tramitando em todo o país. Mas, se não houver a reversão da liminar, há risco de as execuções serem parali-sadas nas Varas Federais país afora.

 proviDênciAs

A Diretoria de Assuntos Jurídicos

está em fase de negociações para contratação de advogado reno-mado para atuar junto à 1ª Seção do STJ, que é o colegiado que jul-gará as questões jurídicas objeto dessa ação rescisória 6.436/DF. A mesma 1ª Seção já estava incum-bida de julgar o agravo da União relativo à Reclamação 36.691/DF, ajuizada pelo Sindifisco Nacional, com objetivo de afastar decisão do TRF5 que impediu o efeito re-flexo da incorporação da GAT ao vencimento básico. A Reclamação teve decisão favorável do próprio Ministro Napoleão Nunes, tam-bém relator do REsp nº 1.585.353/ DF, que originou o título ora ques-tionado pela AGU, mas está pen-dente o recurso da União.

A Direção Nacional está buscando junto aos principais juristas do País os melhores meios para a defesa dos interesses dos nossos filiados em todos os questionamentos le-vantados pela AGU.

(7)

7

SINDIFISCO NACIONAL IDAAP - EDIÇÃO 148 - 2019

cUr tas

DiretoriA De AposentADoriA e pensões enviA

cArtAs às DeLeGAciAs sinDicAis

receitA suspenDe emissão De cArteirAs

funcionAis pArA AposentADos

Com objetivo de atender cada vez melhor os filia-dos, a Diretoria de Aposentadoria e Pensões encami-nhou carta aos presidentes da Delegacias Sindicais e a seus respectivos diretores de Assuntos de Apo-sentadoria e Pensões informando que manterá con-tato direto com os diretores e/ou responsáveis pela pasta. Aos diretores, como primeira medida, solici-tou que o setor providencie depuração do cadastro dos aposentados e pensionistas para a retransmis-são de informações que, oportunamente, serão en-caminhadas. “Pretendemos que cada aposentado/ pensionista de sua região seja um participante ati-vo, que afinal de contas é de seu próprio interesse”, sinaliza uma das cartas.

A Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões re-cebeu a informação da Diape (Divisão de Administração de Pessoas) que foram suspensos os lotes de emissão das carteiras funcionais dos Auditores Fiscais aposentados. A medida se fez necessária, uma vez que, com a extin-ção do Ministério da Fazenda, bem como a alteraextin-ção da nomenclatura da Receita Federal do Brasil para Secre-taria Especial da Receita Federal do Brasil, o modelo de documento está divergente da nova estrutura do órgão. Na edição anterior, foi divulgado o cronograma de 2019 para entrega de três lotes de confecção do documento, com datas em março, julho e outubro.

Porém, com a suspensão temporária, apenas o 1º lote, referente ao período de março, será concluído.

A Diretoria acompanhará de perto os desdobramentos para que a retomada da produção do documento se dê o quanto antes.

(8)

8

IDAAP - EDIÇÃO 148 - 2019 SINDIFISCO NACIONAL

aUDitor aPosentaDo

Fadel Hollo, o

estreante que inovou

“Foi um mandato produtivo, onde

pude reafirmar a convicção de que quando se está entre amigos as coisas crescem”, afirmou o Au-ditor-Fiscal Fadel Hollo, 79 anos, a respeito do período que esteve à frente da Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões da DS (Delegacia Sindical) São Paulo. Foi a primeira vez que Fadel assumiu cargo em direção. O convite partiu da colega Tânia Regina. Juntos, coordenaram os trabalhos de uma das maiores Delegacias Sindicais do Sindi-fisco Nacional, à qual estão vin-culados 1.039 aposentados, 395 pensionistas e 936 ativos.

Pensando na melhoria do atendi-mento aos filiados, Fadel imple-mentou o Conselho Consultivo —composto por 20 aposentados, cujo objetivo era o de investigar as principais demandas e elaborar estratégias de ação para a pasta. “Dos vinte participantes iniciais, doze foram de fato protagonistas nesse processo”, explicou.

iDentiDADe e informAção

A partir do Conselho Consultivo, foram traçados quatro proje-tos. O primeiro, “alinhado com a proposta de trabalho da Direção Nacional”, foi o das carteiras de Identificação Funcional. Sobre essa iniciativa, Fadel tece elo-gios aos ex-diretores de Assun-tos de Aposentadoria e Pensões Nélia Cruvinel e Castelo Bessa,

que “se comprometeram a rea-lizar esse trabalho”. Ao todo, fo-ram entregues mais de três mil documentos.

O segundo foi o jornal impres-so “Aposentado Sempre Ativo”. Também disponibilizado no site da DS/São Paulo, o informativo visa atualizar os filiados a respeito das mais recentes ações da Dire-toria, e conta também com uma sessão de dicas de bem-estar. Foi elaborada ainda uma cartilha a ser acrescida ao “Guia de Orien-tação aos Familiares dos Audi-tores Fiscais da Receita Federal da Receita Federal do Brasil”, de iniciativa da Direção Nacional, “dando o passo-a-passo do que a família deve fazer quando o Audi-tor-Fiscal falece”, disse.

No âmbito do Jurídico, o foco foi, juntamente à DEN, alcançar maior facilidade para que o filia-do acompanhe aos processos. Na página de “Acompanhamento Processual” do site do Sindifisco, o filiado obtém as atualizações do andamento de ações como a dos 28,86%, GAT, entre outras.

oLhAr pArA Dentro

Mas a “menina dos olhos” de Fa-del foi o projeto de meditação da atenção plena, o Mindfulness. Seguido do Coaching em Resili-ência. “O primeiro exercício pro-porciona serenidade e equilíbrio. O outro, melhoria do desempe-nho pessoal”, esclareceu. “É

im-portante ter em mente que não somos só Auditores. E que para sermos melhores cidadãos, é pre-ciso que sejamos pessoas melhor resolvidas”, enfatizou.

A psicóloga escolhida como facili-tadora do curso, Cristina Monteiro, é filha do Auditor-Fiscal que ficou conhecido por esclarecer dúvidas de contribuintes com relação ao Imposto de Renda, Luiz Monteiro. Foram realizadas dez sessões, to-das na sede da DS/São Paulo, com a adesão de 20 filiados. Também foi permitida a participação de fa-miliares, o que “deu outra conota-ção à reunião”.

Fadel Hollo se prepara para assu-mir pasta similar na Unafisco Asso-ciação, “mas sigo atuante e aber-to às parcerias com o Sindifisco Nacional”, garantiu. “Se tem uma questão que saímos vitoriosos ao longo desses três anos é que a classe demonstrou uma resiliência fantástica. Soubemos nos condu-zir sem perder o rumo”, concluiu em uma análise sobre o momento político pelo qual o País passa.

Referências

Documentos relacionados

O petróleo existe na Terra há milhões de anos e, sob diferentes formas físicas, tem sido utilizado em diferentes aplicações desde que o homem existe. Pela sua importância, este

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de

There a case in Brazil, in an appeal judged by the 36ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (São Paulo’s Civil Tribunal, 36th Chamber), recognized

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

No primeiro livro, o público infantojuvenil é rapidamente cativado pela história de um jovem brux- inho que teve seus pais terrivelmente executados pelo personagem antagonista,

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no