• Nenhum resultado encontrado

MUNICÍPIO DE ITACARÉ Gabinete do Prefeito

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MUNICÍPIO DE ITACARÉ Gabinete do Prefeito"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

MUNICÍPIO DE ITACARÉ

Gabinete do Prefeito

CNPJ n. 13.846.902/0001-95

___________________________________________________________________________________________

Rua Rui Barbosa, 11, Centro, Itacaré- Ba - CEP: 45530-000 CNPJ/MF 13.846.902/0001-95

D E C R E T O Nº 184 DE 01 DE SETEMBRO DE 2017

EMENTA: Dispõe sobre a regulamentação do uso da

Rua Pedro Longo e, dá outras providências.

O PREFEITO MUNICIPAL DE ITACARÉ, Estado Federado da Bahia, no uso de suas atribuições

legais previstas na Lei Orgânica do Município e;

CONSIDERANDO a obra em execução de “Requalificação Urbana da rua Pedro Longo”, através

de convênio firmado com o Ministério do Turismo;

CONSIDERANDO que as novas características da referida rua pressupõem a necessidade de

ordenar o uso da mesma como “CALÇADÃO” e a respectiva regulamentação desse ordenamento.

CONSIDERANDO que o novo “Calçadão da Pituba” terá uma via central com pavimentação em

paralelepípedos, que será liberada para tráfego de veículos em dias e horários pré-determinados; calçadas amplas com pavimentação em blocos de concreto intertravados, de uso exclusivo para pedestres, e “passeios elevados” de forma a permitir acesso universal aos imóveis existentes em cota elevada em relação à rua.

CONSIDERANDO que essas regras precisam ser definidas o quanto antes para organizar o

comércio e para que haja uma sintonia com o projeto que está sendo executado;

D E C R E T A:

Art. 1º - Os espaços públicos (via e calçadas) da Rua Pedro Longo, situados entre a Praça Santos

Dumont e a Rótula de acesso ao Loteamento Conchas do Mar, passam a ser denominados neste Decreto de “Calçadão da Pituba”, ficam transferidos de categoria de “Bens de uso comum” para “Bens de uso especial”, observadas as condições deste Decreto.

(2)

MUNICÍPIO DE ITACARÉ

Gabinete do Prefeito

CNPJ n. 13.846.902/0001-95

___________________________________________________________________________________________

Rua Rui Barbosa, 11, Centro, Itacaré- Ba - CEP: 45530-000 CNPJ/MF 13.846.902/0001-95

Art. 2º - Toda e qualquer instalação, construção, reforma, ampliação, alteração de fachada,

publicidade através de placas, luminosos, letreiros, ou similares, na área definida no art. 1º, deste Decreto, dependerá de requerimento e prévia aprovação da Prefeitura Municipal, mediante parecer técnico exarado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

§ 1º - O requerimento para aprovação pela Prefeitura para fins deste artigo será instruído com o projeto contendo planta, corte, elevação, perspectivas, esquemas, medidas e especificações de material, suficiente para seu perfeito entendimento, ficando ainda condicionado à previa aprovação pela Municipalidade e recolhimento de taxas, inclusive para propaganda e exploração comercial com luminosos ou letreiros.

§ 2º - Todos os elementos de novas fachadas, inclusive luminosos ou letreiros, deverão atender as dimensões e especificações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e sendo executados preferencialmente em madeira.

§ 3º - As construções, reformas e alterações de fachadas só poderão ser executadas após a colocação de “tapume” de proteção com 2,00 metros de altura, construído com material vedante, sem frestas, distantes no máximo 1,50 metros do alinhamento do prédio.

§ 4º - Para as obras em prédio com mais de um pavimento fica obrigatório o “entelamento”.

§ 5º - É proibido a execução de serviços de obras, tais como mistura de concreto, dobramento de ferros, carpintaria, e quaisquer outros na área do calçadão.

§ 6º - É proibida a utilização da área do calçadão como área de estoque de materiais de construção de qualquer natureza.

Art. 3º - As águas pluviais provenientes de todos os imóveis localizados no “Calçadão da Pituba”

deverão ser adequadamente conduzidas para a rede de drenagem prevista.

(3)

MUNICÍPIO DE ITACARÉ

Gabinete do Prefeito

CNPJ n. 13.846.902/0001-95

___________________________________________________________________________________________

Rua Rui Barbosa, 11, Centro, Itacaré- Ba - CEP: 45530-000 CNPJ/MF 13.846.902/0001-95

§ 2º – é vedado o lançamento de águas pluviais diretamente dos beirais na calçada, o que poderia causar danos ao pavimento;

§ 3º – As águas pluviais provenientes dos beirais deverão ser adequadamente coletadas e conduzidas para lançamento na calçada junto ao piso, para evitar causar danos ao pavimento;

Art. 4º - É vedado o exercício de atividades comerciais e serviços que sejam pela sua natureza e/ou

porte, incompatíveis, com o uso do “Calçadão”, tais como: I – Açougue, Peixaria;

II – Supermercado;

III – Materiais de construção;

IV – Combustíveis, gás engarrafado, materiais explosivos; V – Peças e equipamentos para autos;

VI – Concessionárias de veículos e motos; VII – Comércio atacadista de qualquer natureza; VIII – Instalação e funcionamento de Moto-Táxi; IX – Autoescola;

X - Estacionamento de veículo; XI – Agência funerária e velório; XII – Igrejas ou casas de culto religioso XIII – Oficina de autos;

XIV – Outras atividades a serem definidas pela Administração Municipal.

§ 1º - Serão tolerados os estabelecimentos pré-existentes e em funcionamento na data desse decreto, não sendo permitida em nenhuma hipótese a sua ampliação.

§ 2º - Não será permitido, em nenhum horário, a utilização do “Calçadão da Pituba” por ambulantes, carrinhos, colocação de “varais” e quaisquer tipos de vendedores fixos.

(4)

MUNICÍPIO DE ITACARÉ

Gabinete do Prefeito

CNPJ n. 13.846.902/0001-95

___________________________________________________________________________________________

Rua Rui Barbosa, 11, Centro, Itacaré- Ba - CEP: 45530-000 CNPJ/MF 13.846.902/0001-95

§ 3º - Todo comércio ambulante que tenha sido cadastrado previamente a edição deste Decreto deverá ser relocado para Praça da Mangueira, em espaço a ser definido pelo Poder Público Municipal.

Art. 5º - Na área definida no art. 1º, deste Decreto, só será permitido o comércio regularmente

estabelecido no local ou aqueles eventos de caráter artístico, cultural, religioso ou institucional, sem finalidade econômica que não venha a degradar a limpeza e uso normal do “Calçadão da Pituba”.

Art. 6º - Os bares, lanchonetes, restaurantes ou similares na área do “Calçadão da Pituba” poderão

executar música ao vivo com amplificadores de som desde que devidamente autorizadas pela Municipalidade, atendidas às normas da legislação específica.

Art. 7º - A permissão de uso de parte da área fronteiriça aos estabelecimentos comerciais, bares,

restaurantes e lanchonetes, poderá ser concedida pela Municipalidade, visando a colocação apenas de mesas e cadeiras, das 18:00hs as 05:00hs.

§ 1º - O número de mesas e cadeiras dos bares, restaurantes e lanchonetes, na área do Calçadão, obedecerá ao seguinte critério:

I - estará limitado em função da área fronteiriça, não podendo ocupar a via central destinada ao tráfego de veículos;

II - caberá aos proprietários dos estabelecimentos acima descritos, fiscalizar para que os usuários não adentrem na via central, sob pena de incorrer nas punições do artigo 11 deste decreto;

III – deverá ser preservada também uma faixa mínima livre na calçada de no mínimo 1,20m de largura para uso dos pedestres;

IV – não será permitida a colocação de mesas e cadeiras nos “passeios elevados”; V – não será permitido o uso de mesas e cadeiras de plástico.

§ 2º - O interessado deverá, para tanto apresentar croquis em escala da parte fronteiriça do estabelecimento identificando postes, jardineiras, bancos, grelhas de águas pluviais, cabines telefônicas, lixeiras, marquises, coberturas e demais referenciais, cabendo a Prefeitura determinar o número máximo de mesas para ocupação na área.

(5)

MUNICÍPIO DE ITACARÉ

Gabinete do Prefeito

CNPJ n. 13.846.902/0001-95

___________________________________________________________________________________________

Rua Rui Barbosa, 11, Centro, Itacaré- Ba - CEP: 45530-000 CNPJ/MF 13.846.902/0001-95

§ 3º - O interessado deverá requerer anualmente a permissão de uso do “Calçadão”, cabendo a Administração Pública, a seu critério revogá-lo a qualquer tempo, ficando a renovação condicionada sempre a pagamento de numerário referente a preços públicos de ocupação e uso do “Calçadão”.

Art. 8º - As atividades culturais, religiosas, lazer, exposições, shows e apresentação artística

poderão ser autorizadas pela Prefeitura desde que previamente requerido e com anuência expressa das Secretarias Municipais de Turismo e Cultura.

Art. 9º - É vedado o acesso, fora dos horários previamente determinados, de veículos motorizados

e de tração animal, motos, bicicletas, skates e patinetes, e similares, exceto os de uso do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil ou Militar, Guarda Civil Municipal, ambulância e veículos destinados a manutenção de serviços realizados por concessionárias de serviços públicos no local.

§ 1º - O trafego de veículos só será permitido em dias úteis e entre as 05:00 as 18:00 horas. § 2º - Nos horários determinados o trafego de veículos será permitido apenas na via central, projetada para esse fim.

§ 3º - Não será permitido em nenhum horário, o tráfego de veículos de carga com capacidade superior a 01 (uma) tonelada, exceto quando em serviço e desde que devidamente autorizado pela Secretaria Municipal de Trânsito.

§ 4º - Será garantido o direito de acesso de veículos aos estabelecimentos comerciais e edificações residenciais, que a partir da data da publicação deste Decreto, possuam ou venham a possuir veículos automotores e necessitem usar as garagens existentes e em imóveis cuja única possibilidade de entrada e saída seja no calçadão, devendo os mesmos cadastrar-se junto à municipalidade, na Secretaria Municipal de Transportes, que expedirá permissão, devendo ainda usar como saída a via transversal mais próxima de sua garagem.

§ 5º - O Prefeito Municipal baixará Decreto estipulando os horários e em que os veículos autorizados poderão entrar e sair de suas respectivas garagens.

(6)

MUNICÍPIO DE ITACARÉ

Gabinete do Prefeito

CNPJ n. 13.846.902/0001-95

___________________________________________________________________________________________

Rua Rui Barbosa, 11, Centro, Itacaré- Ba - CEP: 45530-000 CNPJ/MF 13.846.902/0001-95

§ 6º - Para carga e descarga, deverão ser utilizadas as vias públicas transversais e/ou os “pontos de parada” previstos no projeto, sendo obrigatória a utilização de meios apropriados para deslocamento de mercadorias até o estabelecimento comercial situado na área do “Calçadão”. Os veículos de carga e descarga não poderão permanecer nesses locais por mais de 15 (quinze) minutos.

§ 7º - Entende-se por meios apropriados, no que concerne ao § 4º, os seguintes meios de transporte de objetos e similares:

I - carrinhos com rodas de borracha; II - dutos para transporte de concreto,

III – Outros que venham a ser definidos posteriormente pela prefeitura;

§ 8º - Fica vedado o estacionamento de qualquer tipo de veículo, em qualquer situação ou horário.

Art. 10 - Fica vedado o uso de qualquer tipo de faixas, sejam de propaganda ou não, que cruzem o

logradouro regulado por este Decreto.

Art. 11 - Fica proibido o depósito de detritos, lixo ou objeto inservível na área do “Calçadão”,

devendo o mesmo ser embalado em recipiente adequado e conduzido em horário certo aos locais determinados pela Municipalidade e/ou colocados na frente de cada estabelecimento ou residência, nunca antes mais que 30 minutos dos horários estabelecidos para a coleta

§ 1º – É vedado também a exposição de mercadorias na área externa dos estabelecimentos, mesmo que sob a marquise, ressalvado o disposto no art. 7º deste Decreto.

§ 2º - Fica proibida a colocação de Caçamba de entulhos ou material de construção na área do “Calçadão”.

§ 3º - É vedado utilizar as lixeiras destinadas ao uso dos pedestres, como depósito de lixo proveniente das residências e/ou estabelecimentos comerciais.

Art. 12 – Fica proibido comício, pregão, propaganda comercial, através de aparelhos ou

(7)

MUNICÍPIO DE ITACARÉ

Gabinete do Prefeito

CNPJ n. 13.846.902/0001-95

___________________________________________________________________________________________

Rua Rui Barbosa, 11, Centro, Itacaré- Ba - CEP: 45530-000 CNPJ/MF 13.846.902/0001-95

§ 1º - É vedada também a propaganda através de “cavaletes” ou similares.

§ 2º - Não será permitida também a colocação de elementos outros, tais como: “balizadores” de qualquer tipo, vasos com plantas, e outros.

Art. 13 – Os infratores das disposições contidas neste regulamento, independentemente de outras

sanções cabíveis e subsidiariamente capituláveis, na Lei Municipal nº 002 de 13 de setembro de 1993 (Código de Posturas), Lei Municipal n.º 322/2011 (Código Tributário) e Lei Federal n.º 9.503/97 (Código Nacional de Trânsito), ficam também sujeitos, sucessivamente no que couber as seguintes penalidades:

I - notificação;

II - multa no valor de dois salários mínimos ou o dobro quando for reincidente pela 1ª vez; III - embargo da obra;

IV - apreensão do material;

V - cassação do alvará de funcionamento; VI - apreensão do veículo.

§ 1º – No caso previsto no inciso II, o valor da multa a ser cobrada será o dobro, calculado sempre em cima da última multa feita.

§ 2º - Nos casos que couberem, em se tratando de transgressões com veículos, havendo até duas reincidências na transgressão prevista na alínea “b”, caberá além da multa cumulativamente a apreensão do veículo.

Art. 14 – Será estimulada a firmação de parcerias entre a prefeitura e o comércio local, para

adoção das jardineiras e/ou bancos de uso comum a serem implantados no “Calçadão da Pituba”, cabendo aos comerciantes e/ou moradores participantes a rega e manutenção dos canteiros e envernizamento e manutenção periódica dos bancos.

Parágrafo único – A prefeitura providenciará a colocação de placas identificando o responsável

(8)

MUNICÍPIO DE ITACARÉ

Gabinete do Prefeito

CNPJ n. 13.846.902/0001-95

___________________________________________________________________________________________

Rua Rui Barbosa, 11, Centro, Itacaré- Ba - CEP: 45530-000 CNPJ/MF 13.846.902/0001-95

Art. 15 - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. Art. 16 - Ficam revogadas as disposições em contrário.

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE ITACARÉ, em 01 de setembro de 2017.

ANTONIO MÁRIO DAMASCENO

Referências

Documentos relacionados

- Resoluções do CADE nº 08 e 09, versando sobre: i) certidão de trânsito em julgado pela Superintendência-Geral do CADE; ii) novos critérios para definição

A elaboração do dossiê contemplou, inicial- mente, os propósitos do grupo de estudos, dos quais essa pesquisa configura-se como parte fundamental, justamente por propor como ponto

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Para devolver quantidade óssea na região posterior de maxila desenvolveu-se a técnica de eleva- ção do assoalho do seio maxilar, este procedimento envolve a colocação de

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Water and wastewater treatment produces a signi ficant amount of methane and nitrous oxide, so reducing these emissions is one of the principal challenges for sanitation companies

A prescrição de um MSRM deve ser efetuada de acordo com o Código Nacional para a Prescrição Eletrónica de Medicamentos (CNPEM), ou seja, é exigido que a prescrição inclua os