• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO EDITAL Nº 01/2017-PROCEA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO EDITAL Nº 01/2017-PROCEA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

PRÓ-REITORIA DE CULTURA, EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO

EDITAL Nº 01/2017-PROCEA

A Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, por meio do Departamento de Medicina Veterinária, através de Comissão designada para esse fim, torna pública a abertura do processo de seleção de bolsistas de extensão conforme o Edital nº 01/2017 – PROCEA.

1. IDENTIFICAÇÃO

Unidade/Campus: Rolim de Moura Departamento: Medicina Veterinária

Nomes das Ações: Controle de IBR, BVD e Leptospirose em rebanhos bovinos leiteiros da zona da mata rondoniense e; Capacitação de produtores em tecnologias na criação de bovinos de leite em Rolim de Moura.

Docentes responsáveis: Evelyn Rabelo Andrade Oliveira e Raul Dirceu Pazdiora 2. DO OBJETO

O presente Edital tem como objetivo a seleção de discentes do Curso de Medicina Veterinária para concessão de Bolsas de Extensão, vinculadas ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Rondônia, compreendidas da seguinte forma:

I- Bolsa de Extensão – Ampla concorrência (AC), compreendida como o valor pago, a título de bolsa, ao discente vinculado a ação de extensão, que desenvolve atividade de caráter extensionista em qualquer área temática, exceto a de cultura.

II- Bolsa de Extensão – Afirmativa (AF), compreendida como o valor pago, a título de bolsa, ao discente em situação de vulnerabilidade socioeconômica, vinculado a ação de extensão, que desenvolve atividade de caráter extensionista em qualquer área temática, exceto a de cultura.

3. DOS OBJETIVOS

3.1. Os objetivos do Programa Institucional de Bolsas de Extensão e de Cultura da Universidade de Rondônia são:

(2)

II- Possibilitar aos discentes vinculados aos cursos de graduação presenciais da Universidade Federal de Rondônia, através da concessão de bolsas, a participação em ações de cultura e extensão.

III- Consolidar atividades de cultura e extensão, em articulação com as práticas acadêmicas de ensino e pesquisa, visando à interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade por meio de processo interdisciplinar, educativo e cultural.

3.2. Os objetivos do Programa de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Rondônia são:

I- Possibilitar aos discentes vinculados aos cursos de graduação presenciais da UNIR que estejam em condição de vulnerabilidade econômica e social, a permanência na educação superior e o desenvolvimento de seus estudos;

III- Atuar de forma preventiva nas situações de repetência e evasão decorrentes da insuficiência de condições financeiras e/ou de déficit de aprendizagem a estudantes com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento; e

IV- III- Fomentar a extensão e cultura, em articulação com as práticas acadêmicas de ensino e pesquisa, visando à interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade por meio de processo interdisciplinar, educativo, cultural e científico.

4. DO NÚMERO E VALOR DAS BOLSAS

4.1. Serão ofertadas seis (06) Bolsas de Extensão: Ampla concorrência (AC): duas (04) Afirmativa (AF): uma (02)

4.2. Do quantitativo de bolsas, três (03) serão destinadas ao Projeto sob responsabilidade da Profa. Evelyn R. Andrade Oliveira e três (03) serão destinadas ao Projeto sob responsabilidade do Prof. Raul Dirceu Pazdiora.

4.3. O valor unitário das bolsas corresponde a R$ 400,00 (quatrocentos reais) por mês, em um período de 12 (doze) meses, no período de 08 de junho de 2017 a 07 de junho de 2018, sem prorrogação.

5. DAS INSCRIÇÕES

Período: 17.05.2017 a 18.05.2017

Horário: 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas

Local: Departamento de Medicina Veterinária do Campus de Rolim de Moura 6. DOS REQUISITOS

Os candidatos às bolsas de extensão deverão cumprir os seguintes requisitos: a) estar regularmente matriculado em curso presenciais de graduação;

b) apresentar tempo disponível para dedicar-se às atividades previstas no edital de seleção;

d) não receber nenhuma outra bolsa paga por programas oficiais, durante a vigência do Termo de Compromisso;

e) não manter qualquer vínculo empregatício ou estágio remunerado, durante a vigência do Termo de Compromisso, no caso de Bolsistas vinculados a bolsas na Modalidade Afirmativa;

(3)

Este critério não se aplica para os casos de assistência estudantil (auxílioalimentação, vale-transporte e moradia);

f) estar em situação de vulnerabilidade social e econômica, no caso de Bolsistas vinculados a Bolsa de Extensão - Modalidade Afirmativa e;

Para comprovação de atendimento ao item f, o discente em situação de vulnerabilidade social e econômica deverá apresentar documentos, conforme estabelecidos pela Diretoria de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis.

e) estar com o Currículo Lattes atualizado.

7. SÃO OBRIGAÇÕES DOS ESTUDANTES BOLSISTAS:

a) participar das atividades de extensão, ensino e pesquisa previstas no projeto ou programa; b) não sofrer reprovação por falta;

c) manter, no mínimo, 50% de aproveitamento do total de disciplinas em que estiver matriculado em cada período;

d) apresentar trabalhos relativos ao projeto ou programa em eventos científicos, previamente definidos;

e) fazer referência à sua condição de bolsista nas publicações e trabalhos apresentados; e f) cumprir as demais exigências estabelecidas nos editais de seleção.

8. DAS INSCRIÇÕES:

8.1. A inscrição deverá ser realizada em somente um dos Projetos de Extensão, com especificação da bolsa (Ampla Concorrência ou Afirmativa)

8.2. Documentos necessários: Atestado de matrícula, histórico escolar e Currículo Lattes atualizado.

9. DO RESULTADO DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

9.1. Serão indeferidas as inscrições que não atenderem aos requisitos exigidos neste Edital. 9.2. O resultado das homologações será divulgado no dia 19.05.2017 até as 17:00 horas. Local: Murais da Instituição, no Departamento de Medicina Veterinária e no site http://www.veterinariarolimdemoura.unir.br/

10. PROVAS

Prova escrita: 24/05/2017 às 08:00 horas – Sala 15 Entrevista: 25/05/2017 às 08:00 horas – Sala 15 11. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Projeto 1: Controle de IBR, BVD e Leptospirose em rebanhos bovinos leiteiros da zona da mata rondoniense.

a) Gametogênese em animais domésticos;

b) Anatomia do sistema reprodutor de fêmeas bovinas; c) Fisiologia do sistema reprodutor de fêmeas bovinas; d) Ultrassonografia na reprodução de fêmeas bovinas.

Projeto 2: Capacitação de produtores em tecnologias na criação de bovinos de leite em Rolim de Moura.

(4)

a) Nutrição de bovinos de leite; b) Manejo da ordenha;

c) Melhoramento genético em bovinos de leite; d) Manejo da forragem;

e) Sanidade em animais com aptidão para leite; f) Gestão em propriedades de leite;

g) Assistência técnica em propriedades de leite.

12. BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

Projeto 1: Controle de IBR, BVD e Leptospirose em rebanhos bovinos leiteiros da zona da mata rondoniense.

GONÇALVES, P.B.D.; FIGUEIREDO, J.R.; FREITAS, V.J.F. Biotécnicas Aplicadas à Reprodução Animal. 2ª ed. São Paulo: Roca, 2008. 395p.

HAFEZ, B.; HAFEZ, E.S.E. Reprodução Animal. 7ª ed. São Paulo: Manole, 2004. 513p.

Projeto 2: Capacitação de produtores em tecnologias na criação de bovinos de leite em Rolim de Moura.

BERCHIELLI, T. T.; PIRES, A. V.; OLIVEIRA, S. G. Nutrição de Ruminantes. Jaboticabal: Funep, 2006, 583p.

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/72409/1/PROCI-2012.00199.pdf

LEDIC, I.L. Manual de bovinotecnia leiteira: alimentos: produção e fornecimento. Varela, 2002. 160 p.

PEDREIRA, C. G. S.; MOURA, J. C.; SILVA, S. C. et al. Produção de ruminantes em pastagens. Piracicaba: FEALQ, 2007. 472p.

REIS, R. A., et al. Forragicultura: ciência, tecnologia e gestão de recursos forrageiros. FUNEP, 2014.

SILVA, J.C.M.; VELOSO, C.M.; CAMPOS, J.M.S. Manejo de bezerras leiteiras. 1º ed. Viçosa: Aprenda Fácil, 2011. 158p.

SILVA, J.C.M.; VELOSO, C.M.; MARCONEDES, M.I. CAMPOS, J.M.S. Manejo de novilhas leiteiras. 1º ed. Viçosa: Aprenda Fácil, 2011. 168p

STOCK, L. A. Competitividade do Agronegócio do Leite Brasileiro. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2011. 326 p.

13. DA SELEÇÃO

No exame dos candidatos serão obedecidos os seguintes critérios:

I - na prova escrita será avaliado o domínio do conteúdo programático, cabendo ao examinador atribuir uma nota de zero (0) a cem (100);

II - na análise entrevista serão considerados os requisitos habilidades, competências e grau de comprometimento cabendo ao examinador atribuir-lhes uma nota de zero a 100.

III - a nota final de cada avaliação será a média aritmética simples das notas conferidas pelo examinador;

IV - será considerado classificado no processo seletivo para o candidato que obtiver nota

igual ou superior a sessenta (60) em cada uma das avaliações;

(5)

V - no caso de empate, terá preferência aquele que tiver cursado maior número de créditos; persistindo o empate, aquele que apresentar maior coeficiente de rendimento escolar;

VI - a divulgação dos resultados far-se-á após a realização da última avaliação, dando-se conhecimento das notas em cada avaliação e da nota final, com a respectiva classificação, através da ata da seleção.

14. DO RESULTADO E DOS RECURSOS

14.1. Resultado parcial (divulgado pelo Departamento de Medicina Veterinária): 25/05/2017 14.2. O candidato que desejar interpor recurso contra o resultado parcial do processo seletivo publicado pelo departamento poderá realiza-lo até o dia 26/05/2017 às 11:00 horas.

14.3. O documento deverá ser escrito e assinado pelo (a) candidato(a) contendo de forma clara, objetiva e consistente a sua discordância do resultado e entregue pessoalmente no Departamento de Medicina Veterinária

14.4. Recursos inconsistente e fora do prazo serão indeferidos. 14.5. Resultado final: 26/05/2017 às 18:00 horas.

Local de divulgação: Murais da Instituição, no Departamento de Medicina Veterinária e no site http://www.veterinariarolimdemoura.unir.br/

15. DO CADASTRO DO BOLSISTA

15.1 Após a seleção, para o cadastro do bolsista, o(a) Coordenador(a) da ação de extensão deverá encaminhar, via memorando, à Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis, os seguintes documentos para as Modalidades Afirmativa e Ampla Concorrência:

15.1.1. Modalidade Afirmativa a) Atestado de matrícula; b) Histórico Escolar;

c) Comprovante de Conta-Corrente em nome do bolsista; d) Comprovante de endereço;

e) Cópia do Edital de Seleção;

f) Cópia do Resultado do Processo Seletivo; g) Formulário de cadastro do bolsista

h) Termo de Compromisso do Bolsista – em duas vias, devidamente assinados i) Plano de Trabalho individual

15.1.2. Modalidade Ampla Concorrência a) Atestado de matrícula;

b) Histórico Escolar;

c) Cópia do RG e CPF do bolsista;

d) Comprovante de Conta-Corrente em nome do bolsista; e) Comprovante de endereço.

f) Cópia do Edital de Seleção;

g) Cópia do Resultado do Processo Seletivo; h) Formulário de cadastro do bolsista.

i) Termo de Compromisso do Bolsista – em duas vias, devidamente assinados. j) Plano de Trabalho individual.

(6)

Rolim de Moura, 17 de maio de 2017

___________________________________________ Evelyn Rabelo Andrade Oliveira

Referências

Documentos relacionados

Os sistemas de gestão da iluminação detetam e controlam diferentes condições de iluminação, proporcionando um aspeto dinâmico para a instalação. As mudanças automáticas

Assim sendo, explorar a relação entre compreensão em leitura e desempenho escolar nas disciplinas de português e matemática em alunos das 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries do

Bolsa de Extensão do Ensino Técnico de Nível Médio (BEX-MED) – destinada aos estudantes de cursos técnicos de nível médio regularmente matriculados no IF Sudeste MG, com

Combinaram encontrar-se às 21h

Municipal pode instituir específicos para atender demandem atuaçao da Pre~ Capítulo V desta Lei. Artigo 35 ~ As Secretarias Municipais e órgàos de igual nível hierárquico e

O estudo da coerência e da coesão ajuda a compre- ender melhor como se processa a construção do sentido deste texto: o emprego do elemento coesivo assim foi fundamental para tornar o

Coordenador do Projeto " Missão Cruls: Uma Trajetória Para o Futuro " e Prof. Miguel Freire-UFF), Geologia (Profa. Regina Clélia Freire-UFF), Geologia (Profa. Regina Clélia

Este é um trabalho sobre Linguagem multimodal e análise linguística numa perspectiva construcional, que tem por objetivo descrever novos usos do português brasileiro a partir