• Nenhum resultado encontrado

NAPNE / RENAPI. Google SketchUp 8

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NAPNE / RENAPI. Google SketchUp 8"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

NAPNE / RENAPI

Google SketchUp 8

(2)

Sumário

1 Introdução ... 4

2 Requisitos básicos ... 4

3 Itens ... 4

3.1 Assista os tutoriais em vídeo ... 5

3.2 Leia dicas e truques ... 6

3.3 Visite a Central de Ajuda ... 6

3.4 Faça o download da ficha de referência rápida ... 6

3.5 Leia o Blog do Google Sketchup ... 7

3.6 Escolher modelo ... 8 4 Ferramentas ... 8 4.1 Selecionar ... 9 4.2 Linha ... 9 4.3 Retângulo ... 9 4.4 Círculo ... 9 4.5 Arco ... 9 4.6 criar componente ... 9 4.7 Borracha ... 10 4.8 Fita métrica ... 10 4.9 pintura ... 10 4.10 Empurrar/puxar ... 11 4.11 Mover... 11 4.12 Rotar ... 11 4.13 Equidistância ... 11 4.14 Orbitar... 11 4.15 Panorâmica ... 12 4.16 Zoom ... 12 4.17 Modelo centralizado ... 12 4.18 Adicionar localização ... 12

(3)

4.20 Texturas de fotos ... 12

5 Desenhando uma forma ... 12

6 Precisão e referências ... 13

7 Editando uma forma... 15

(4)

1 Introdução

Com o Google SketchUp 8 você pode simplesmente criar qualquer estrutura 3D que quiser, utilizando para isso ferramentas muito simples e práticas de modelagem em três dimensões, ou baixando elementos prontos da internet.

Depois de concluir a sua criação, você pode realizar várias ações, como exportar para outros programas 3D e salvar uma imagem (para utilizar como projeto de algo). Você pode ainda fazer uma composição 3D para o Google Earth, contribuindo com alguma construção da cidade em três dimensões.

Agora você terá a oportunidade de dar uma olhada nas principais ferramentas do programa, para que, depois, possa botar a mão na massa e criar em 3D.

2 Requisitos básicos

CPU 600MHz, 128MB de memória RAM, 80MB de espaço em disco, Placa de vídeo 3D com suporte a OpenGL, Internet Explorer 6.0 ou superior e Windows Media Player ou Quicktime 5.0 ou superior para tutorial multimídia.

Tamanho: 32 MB

Sistema operacional: Windows 98/2000/XP Hospedagem: Link direto | Fabricante

3 Itens

Assim que você iniciar o Google SketchUp 8 pela primeira vez, verá sua tela inicial com as seguintes opções de informações:

Assista os tutoriais em vídeo Leia dicas e truques

Visite a central de ajuda

Faça o download da ficha de referência rápida Leia o blog do Google Sketchup

(5)

Estudos de casos

Começar a usar o Sketchup Veja o que há de novo Saiba mais

Escolher modelo

Imagem 01: interface inicial do programa Fonte: próprio software

3.1 Assista os tutoriais em vídeo

Quando você clica nessa opção, o programa de abre uma página da internet, onde possui os tutoriais para você compreender o funcionamento do Sketchup, no entanto os vídeos apresentam uma narração na língua inglesa, porém apresenta muitas informações visuais que facilitam e favorecem o seu entendimento. A melhor forma dita pelo site é seguir uma sequência dos tutoriais para entender sua ordem.

(6)

06

Imagem 02: Página da internet com os tutoriais de vídeo Fonte: <http://sketchup.google.com/intl/pt-BR/training/videos.html>

3.2 Leia dicas e truques

As dicas também são na língua Inglesa, no entanto as imagens interpretam as escritas, facilitando o entendimento do funcionamento.

Imagem 03: Página da internet com dicas e truques sobre o programa Fonte: <http://sketchupdate.blogspot.com/search/label/Tips%20and%20Tricks>

(7)

Nesse ícone você entrará artigos recomendados para o compreendimento do funcionamento do programa Sketchup 8 e informações de uso.

Imagem 04: Página da internet com as informações de ajuda Fonte: <http://sketchup.google.com/support/>

3.4 Faça o download da ficha de referência rápida

Nela você tem a possibilidade de impressão assim como de visualizá-la em PDF, só escolher o tipo de programa que você usa.

(8)

08

Imagem 05: Página da internet com as fichas de referência

Fonte: <http://sketchup.google.com/support/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=116693>

No lado esquerdo da tela, tem alguns ícones importantes, como: Tutoriais e treinamento e Guia do usuário do Sketchup, esse último mostra todos os passos para criar um desenho, assim como as funções de cada ferramenta, ele é bem amplo e suas informações são claras e precisas.

Imagem 06: Página da internet com o Guia do usuário Fonte:

<http://sketchup.google.com/support/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=116174&ctx=top5&src=top5>

3.5 Leia o Blog do Google Sketchup

Suas informações são em inglês, porém apresentam muitas imagens para contribuir para o entendimento das informações.

(9)

Imagem 07: Página do Blog sketchup Fonte: <http://sketchupdate.blogspot.com/>

3.6 Escolher modelo

O programa disponibiliza 14 modelos para iniciar sua construção. Há desde modelos simples, que não trazem absolutamente nada além de estilos básicos, Design Arquitetônico, Engenharia, Design de produto e marcenaria, modelos para o Google Earth, modelo de treinamento inicial e até visões completamente planas. Só escolher e clicar em “começar a usar o Sketchup”.

Imagem 08: Modelos do Sketchup 8 Fonte: próprio software

(10)

4 Ferramentas

O programa disponibiliza 25 ferramentas. Todas elas possuem um nome, quando o cursor fica parado em cima, o mesmo aparece, assim como na parte inferior da tela, o programa explica sua função.

Imagem 09: 25 ferramentas disponibilizadas pelo programa Fonte: próprio software

4.1 Selecionar

Selecione objetos. Pressione Shift para ampliar a seleção. Arraste o mouse para fazer múltiplas seleções.

4.2 Linha

Arraste as arestas de ponto em ponto. Arraste o mouse e clique quando achar que a linha estiver do tamanho coerente com o desenho almejado.

4.3 Retângulo

Desenha faces retangulares de canto a canto. Só clicar, arrastar e clicar. Tem também a opção de digitar um valor para as dimensões do seu retângulo, localizada no canto esquerdo. Depois do valor digitado dê um Enter, que a figura se formará sozinha.

(11)

Desenhas círculos de um ponto central até o raio. Só clicar, arrastar e clicar. Tem também a opção de digitar um valor para raio do seu círculo, localizada no canto esquerdo. Depois do valor digitado dê um Enter, que a figura se formará sozinha.

4.5 Arco

Desenha arcos de ponto em ponto com curvatura. Para desenhar é o mesmo processo do círculo e do triângulo.

4.6 criar componente

Criar um componente a partir de entidades selecionadas.

4.7 Borracha

Apaga, atenua ou suaviza entidades no modelo.

4.8 Fita métrica

Mede distâncias, cria linhas ou pontos guia ou ajusta a escala de um modelo inteiro. Para utilizá-la, selecione um ponto até o qual irá medir, ou digite um valor. A tecla CTRL é igual a ativar ou desativar a criação de guias.

4.9 pintura

(12)

12 lhe apresentará outro quadro com diferentes cores e texturas para você escolher e aplicar no seu modelo. Como mostra o quadro abaixo.

Imagem 10: Quadro com as texturas Fonte: Próprio software

Antes de poder aplicar qualquer textura em algum objeto ou face em seu projeto, é necessário utilizar a seta preta, para selecionar os elementos que terão aplicação. Depois, clique na ferramenta pintura, ou no ícone do “baldinho” de tinta. Vai abrir uma janela chamada “Materiais”, com várias texturas. Elas são divididas em categorias como asfalto, cores, tijolos, carpetes, terreno, metais, pedras, madeira, água, etc.

Dependendo da categoria escolhida, várias texturas vão aparecer logo embaixo. Basta escolher uma delas que a textura será logo aplicada. Após selecionar uma das texturas, você pode editá-la, modificando a cor e a intensidade, bastando clicar na aba editar.

Para criar uma nova textura, clique na ferramenta “criar material ou no ícone da caixa com um sinal de mais (+) no canto superior direito. Você pode fazer uma textura lisa, sem nenhuma imagem, apenas cor, ou utilizando alguma imagem do seu computador. Basta marcar a opção “Usar imagem de textura” dentro da aba “Editar” e procurar pelo arquivo em seu computador.

4.10 Empurrar/puxar

(13)

4.11 Mover

Move, prolonga, copia e serializa entidades selecionadas.

4.12 Rotar

Gira, prolonga, copia e serializa entidades selecionadas sobre um eixo.SIFHT pressionada é o mesmo que alinhar com a face.

4.13 Equidistância

Efetua a eqüidistância de arestas selecionadas em um plano.

4.14 Orbitar

Orbita a visão da câmera sobre o modelo. Arraste para orbitar. Caso queira se movimentar apenas para os lados e em profundidade, você pode pressionar o botão do meio, segurá-lo e então clicar no botão esquerdo também. Outra maneira de fazer isso é segurar o botão do meio + Shift e arrastar o mouse. Para aproximar ou afastar o zoom, é só usar o scroll do mouse.

Você também pode utilizar algum dos botões no topo da tela, sendo que o botão “orbit” faz a movimentação em 360°.

4.15 Panorâmica

(14)

14

4.16 Zoom

Amplia ou reduz a visão da câmera. Arraste o cursor para ampliar ou reduzir o zoom: para cima, aproxima; para baixo, distancia. Caso queira mudar o campo de visão, só clicara em Shift.

4.17 Modelo centralizado

Amplia ou reduz a visão da câmera para mostrar o modelo inteiro.

4.18 Adicionar localização

Adiciona uma geolocalização ao modelo e obtém informações do site próximo.

4.19 Adicionar novo edifício

Adiciona um novo modelo de edifício utilizando o modelador de edifícios do Google.

4.20 Texturas de fotos

Adicione texturas de fotos a face selecionada.

5 Desenhando uma forma

Ok, agora que você conhece todas as ferramentas do programa, vamos pô-las em prática, mas primeiramente é preciso que você tenha em mente o seu projeto, para que seja criado a partir de uma forma geométrica, inclusive o terreno, para que as coisas não fiquem “voando”.

(15)

Você pode acessar as ferramentas para criar uma forma através do “Menu de Ferramentas” ou “Barra de ferramentas”, localizado no topo da tela. É possível literalmente desenhar uma forma com a ferramenta “lápis”, fazer um retângulo com a ferramenta “Retângulo”, criar um círculo com a ferramenta “Círculo” ou fazer um arco com a ferramenta “arco”.

Na verdade é muito fácil desenhar qualquer forma no Google SketchUp Free. Basta selecionar uma das formas e arrastá-la na tela. Dependendo de onde você passa o mouse, o ângulo fica diferente. Ele é mostrado por uma espécie de transferidor, que indica de quantos graus está o objeto e para qual direção ele ficará virado.

6 Precisão e referências

De acordo com Brito (2007) um dos recursos que deixa a modelagem fácil no SketchUp é o seu sistema de Snap, que é responsável pela precisão da modelagem. Mas como funciona esse sistema de Snap? Ele é totalmente baseado em cores, que representam os tipos diferentes de Snap no sistema.

O Snap é acionado sempre que arrastamos o cursor do mouse sobre um objeto no SketchUp. Assim podemos utilizar essa ferramenta sem precisar acionar nenhuma tecla especial. O que cada uma dessas cores significa? Vejamos o significado de cada uma:

Amarelo - Essa cor indica a origem do plano cartesiano no SketchUp, como mostra a imagem 11.

Imagem 11: plano cartesiano Fonte: próprio software

(16)

16

Imagem 12: Ponto verde Fonte: próprio software

Azul claro - Essa cor indica o meio de uma linha no SketchUp.

Imagem 13: Azul claro Fonte: próprio sofwtare

Vermelho - Essa cor indica que qualquer ferramenta selecionada, utiliza o ponto mais próximo à linha selecionada.

Imagem 14: Vermelho Fonte: próprio software

Azul escuro - Essa cor indica que a ferramenta utilizada estará usando o plano selecionado.

(17)

Imagem 15: Azul escuro Fonte: próprio software

Linhas Vermelhas, Verdes e Azuis - Quando acionamos a ferramenta “Lápis”, caso a linha desenhada assuma uma dessas cores, significa que estamos desenhando uma linha paralela aos eixos X, Y ou Z, respectivamente. Veja na imagem 16, que a linha desenhada está vermelha que significa uma posição paralela ao eixo X.

Imagem 16: Linha vermelha desenhada Fonte: próprio software

Linha Magenta - Quando uma linha é representada na cor magenta, significa que ela está paralela a alguma aresta existente. Veja na imagem 17 um exemplo. (As linhas são paralelas mesmo; o efeito contrário é causado pela perspectiva).

Imagem 17: Linha magenta Fonte: próprio softweare

7 Editando uma forma

Após desenhar a sua forma, você pode editá-la. Aliás, é essencial que você faça isso, para moldá-la como quiser. Primeiro você pode utilizar a ferramenta de seleção para

(18)

18 selecionar exatamente o que você quer. É possível clicar e arrastar para selecionar várias coisas de uma vez só ou então só dar um clique na face de um objeto. Segurando o botão Ctrl e clicando é possível selecionar vários objetos. Já se você segurar Ctrl + Shift, vai tirar a seleção de um objeto.

Ao selecionar o que você quer, use a ferramenta de empurrar/puxar para aumentar o tamanho das faces selecionadas. Para que essa ferramenta funcione corretamente, é ideal que você selecione tudo ou somente uma face, ou então várias que estejam na mesma direção. Por exemplo, somente selecione faces que você quer puxar para cima, como podemos visualizar na Imagem 18.

Imagem 18: utilizando a ferramenta Fonte: próprio software

É possível também mover alguma parte ou objeto. Basta selecionar o que você quiser e utilizar a ferramenta “mover, arrastando a seleção pela tela. Note que, por ser tridimensional, o objeto poderá ir para todas as coordenadas: X (horizontal), Y (vertical) e Z (perspectiva). Por isso, pode parecer um pouco complicado no começo.

Para girar o seu objeto, utilize a ferramenta de “Rotar”. Ela funciona semelhante ao que dissemos antes em relação à criação de objetos: um transferidor aparece e você deve clicar para definir o ângulo principal. Depois, basta movimentar o mouse para girar e clicar para definir o ângulo final.

A última ferramenta, chamada “eqüidistância”, serve para você se basear em alguma face para aumentar ou diminuir uma seleção em volta dela. Dessa forma, você

(19)

imagem 19 nos mostra.

Imagem 19: Círculo com um buraco no meio Fonte: próprio software

Referências

KARASINSKI, Eduardo. (2009). Como Usar Google SketchUp Free. Disponível em: http://www.baixaki.com.br/info/1622-como-usar-google-sketchup-free.htm/

Acesso em: 06/09.

BRITO, Allan. (2007). Tutorial SketchUp – Precisão e referências. Disponível em: http://www.allanbrito.com/2007/04/24/tutorial-sketchup-precisao-e-referencias/ Acesso em: 06/09.

Download disponível em: http://www.baixaki.com.br/site/dwnld39876.htm. Acesso em: 28 jul. 2011.

Referências

Documentos relacionados

A partir desse momento em que os alunos demonstram compreensão das propriedades geométricas das formas e utilizam essas propriedades para classificar as figuras

À semelhança do Museu-Praça Pública todo museu pode ser denúncia, pode ser praça pública, pode ser fórum de idéias e debates, mas pode também contribuir para o desenvolvimento

Isso pode novo sindico que deverá assumir a aceitas pelos condôminos, uma acarretar inúmeros problemas, tanto função durante no máximo dois anos, a administradora

O presente trabalho, vinculado ao subprojeto PIBID/Matemática, relata o trabalho desenvolvido durante a Oficina “O GeoGebra no Ensino de Matemática”, realizada na

A seguir fotos do material colhido, com detalhes do material sucateado, estado original, em fase de processamento, fase final do processo, material processado para embalagem.

Uma malha de controle cascata tem dois controladores com realimentação negativa, com a saída do controlador primário (mestre) estabelecendo o ponto de ajuste variável do

O presente trabalho teve por objetivo analisar as comunidades de samambaias e licófitas ocorrentes em três fitofisionomias (cerrado rupestre, vereda e mata

Após estudos detalhados em torno da problemática que hoje dificulta um melhor desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, procuramos elaborar um instrumento de