• Nenhum resultado encontrado

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA Nome: _________________________Nº_____ 9º ano_____

Data: / /2015 Professor: _______ Nota: _____ (valor: 2,0) 3º bimestre

A - Introdução

Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0, indicação de que você não assimilou os conteúdos mínimos necessários. Agora, você terá a oportunidade de recuperar esses conteúdos por meio de um roteiro de estudo.

Leia atentamente este roteiro, pois ele resgata conteúdos essenciais para o prosseguimento de seus estudos no quarto bimestre.

B - Relação dos conteúdos essenciais do bimestre:

No 3º bimestre deste ano, os conteúdos essenciais de nossa disciplina foram:

- Sintaxe: período composto por subordinação: orações subordinadas adverbiais, período composto por coordenação, colocação pronominal e concordância verbal.

- Produção de texto e leitura: gênero conto.

- Leitura: A cartomante e outros contos, de Machado de Assis

C - Objetivos de aprendizagem (conceituais e procedimentais/habilidades):

Além dos conteúdos essenciais, citados anteriormente, no decorrer do 3º bimestre, tivemos como objetivos de aprendizagem fazer com que o aluno:

1. Gramática

1.1 Período composto por subordinação e coordenação

1.1.1 Reconhecesse e construísse adequadamente períodos compostos por coordenação e subordinação;

1.1.2 Percebesse como funciona o encadeamento lógico das ideias estabelecido pela coordenação e as diferenças do encadeamento construído por meio da subordinação; 1.1.3 Reconhecesse e produzisse orações intercaladas, entendendo a relevância da pontuação na organização do texto;

(2)

1.1.4 Diferenciasse o efeito de sentido produzido pela coordenação, daquele produzido pela subordinação.

1.2 Sintaxe de concordância

1.2.1 Conhecesse a sintaxe das concordâncias verbal em contextos discursivos que exijam a adequação à norma culta.

1.2.2 Refletisse sobre usos da concordância em contextos informais, tanto na produção do texto escrito (língua escrita) quanto do texto oral (língua falada).

1.2.3 Diferenciasse do mero desvio da norma culta o uso estilístico da concordância (casos de silepse, por exemplo).

2. Leitura de A cartomante e outros contos, de Machado de Assis

2.1 Conhecesse a obra de Machado de Assis e o contexto histórico e literário de produção de seus contos. 2.2 Entendesse os contos do autor em uma perspectiva mais ampla, que abranja sua obra como um todo. 2.3 Reconhecesse recursos de estilo do autor, como ironia, metáfora, digressões e citações.

2.4 Aprofundasse os estudos sobre o gênero conto, observando se Machado de Assis mantém ou subverte o conto tradicional.

3. Produção de textos: conto

3.1 Conhecesse o gênero textual conto – sua estrutura, linguagem literária e circulação social. 3.2 Produzisse textos do gênero textual conto, a partir da leitura de contos diversos.

D - Orientações de estudo (atividades que têm como objetivo diagnosticar os erros dos alunos para que eles possam superá-los e, consequentemente, consigam atingir uma aprendizagem satisfatória):

Leia com bastante atenção as propostas de trabalho apresentadas a seguir, pois elas propõem uma retomada da trajetória de seus estudos bimestrais e, se forem seguidas, possibilitarão que você recupere sua aprendizagem e, consequentemente, sua média.

É importante ressaltar que você precisará de muito empenho e dedicação na elaboração destas atividades, mas não estará sozinho nessa jornada, porque terá o constante apoio de seu professor e também do monitor da área.

Não se esqueça de que a meta geral de todos os seus professores neste ano é o fortalecimento da postura de estudante.

(3)

Gramática. Revisão conceitual de período composto por coordenação

1. A coordenação é um tipo de relação sintática entre orações. Explique por que damos o nome de coordenada a algumas orações.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 2. Responda ao que se pede:

a) Quais são as orações coordenadas? Forneça, abaixo, um exemplo de cada uma, a partir dos contos de Machado de Assis, contidos no livro A cartomante e outros contos. Não se esqueça de dizer a página em que você encontrou tal exemplo.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ b) Quais são as orações subordinadas adverbiais? Forneça, abaixo, um exemplo de cada uma, a partir dos contos de Machado de Assis, contidos no livro A cartomante e

outros contos. Não se esqueça de dizer a página em que você encontrou tal exemplo.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

(4)

Gramática. Revisão conceitual de concordância verbal.

3. No que consiste o conceito sintático de concordância?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 4. Explique a regra de concordância verbal utilizada quando trabalhamos com verbos impessoais, fornecendo um exemplo, a partir dos contos de Machado de Assis, contidos no livro A cartomante e outros contos. Não se esqueça de dizer a página em que você encontrou tal exemplo.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ Leitura: revisão conceitual do gênero conto.

5. Quais são as principais características do gênero conto?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 6. Durante o bimestre, lemos alguns dos contos do livro A cartomante e outros contos. Qual deles você destacaria como sendo mais envolvente? Justifique sua resposta, com base nas características desse gênero textual.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ Aplicação de conceitos: gramática e leitura

As questões a seguir referem-se ao conto “O caso da vara”, de Machado de Assis. Releia o trecho:

(5)

Damião fugiu do seminário às onze horas da manhã de uma sexta-feira de agosto. Não sei bem o ano, foi antes de 1850. Passados alguns minutos parou vexado; não contava com o efeito que produzia nos olhos da outra gente aquele seminarista que ia espantado, medroso, fugitivo. Desconhecia as ruas, andava e desandava, finalmente parou. Para onde iria? Para casa, não [iria], lá estava o pai que o devolveria ao seminário, depois de um bom castigo. Não assentara no ponto de refúgio, porque a saída estava determinada para mais tarde; uma circunstância fortuita a apressou. Para onde iria? [...]

Vexado: envergonhado

Fortuita: própria do acaso, sem planejamento

1. A partir de sua leitura do conto e do trecho acima, explique qual é o conflito do conto. ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ a. No período sublinhado, as orações são coordenadas assindéticas. Acrescente entre uma e outra oração uma conjunção que torne mais clara a razão pela qual Damião descartou a possibilidade de voltar para casa. Depois, classifique a nova oração introduzida por essa conjunção.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ b. Analise o período abaixo, classificando as orações. Circule a conjunção, se houver.

Desconhecia as ruas, andava e desandava (...).

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 2. Que relação havia entre Sinhá Rita e João Carneiro, padrinho de Damião? Como Damião se utiliza dessa relação? Explique.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

(6)

3. Releia o trecho:

Dentro de pouco, ambos eles riam, ela contava-lhe anedotas e pedia-lhe outras, que ele referia com singular graça. Uma destas, estúrdia, obrigada a trejeitos, fez rir a uma das crias de Sinhá Rita, que esquecera o trabalho, para mirar e escutar o moço. Sinhá Rita pegou de uma vara que estava ao pé da marquesa, e ameaçou-a:

- Lucrécia, olha a vara!

Estúrdia: absurda Trejeitos: caretas

Marquesa: sofá sem encosto

Nessa passagem, o narrador apresenta a Lucrécia ao leitor. Explique quem era ela e que sentimento provoca em Damião.

4. Observe o trecho:

Saíram as vizinhas, e a tarde caiu de todo. A alma de Damião foi-se fazendo tenebrosa, antes da noite. Que estaria acontecendo? De instante a instante, ia espiar pela rótula, e voltava cada vez mais desanimado. Nem sombra do padrinho. Com certeza, o pai fê-lo calar, mandou chamar dois negros, foi à polícia pedir um pedestre, e aí vinha pegá-lo à força e levá-lo ao seminário. Damião perguntou a Sinhá Rita se a casa não teria saída pelos fundos, correu ao quintal e calculou que podia saltar o muro.

No trecho lido, predomina o tempo cronológico ou psicológico? Justifique sua resposta. ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 5. O trecho a seguir é crucial para o conto, pois nele encontra-se o clímax da narrativa, a partir de um intenso e fugaz conflito psicológico de Damião.

Era a hora de recolher os trabalhos. Sinhá Rita examinou-os, todas as discípulas tinham concluído a tarefa. Só Lucrécia estava ainda à almofada, meneando os bilros, já sem ver; Sinhá Rita chegou-se a ela, viu que a tarefa não estava acabada, ficou furiosa, e agarrou-a por uma orelha.

- Ah! malandra!

- Nhanhã, nhanhã! pelo amor de Deus! por Nossa Senhora que está no céu. - Malandra! Nossa Senhora não protege vadias!

Lucrécia fez um esforço, soltou-se das mãos da senhora, e fugiu para dentro; a senhora foi atrás e agarrou-a.

(7)

- Minha senhora, me perdoe! - Não perdoo, não.

E tornaram ambas à sala, uma presa pela orelha, debatendo-se, chorando e pedindo; a outra dizendo que não, que a havia de castigar.

- Onde está a vara?

A vara estava à cabeceira da marquesa, do outro lado da sala Sinhá Rita, não querendo soltar a pequena, bradou ao seminarista.

- Sr. Damião, dê-me aquela vara, faz favor?

Damião ficou frio... Cruel instante! Uma nuvem passou-lhe pelos olhos.

a. Explique por que Damião “ficou frio” e viveu um “cruel instante”.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ b. Qual foi o desfecho da narrativa? Explique tanto o que foi narrado explicitamente quanto o que foi deixado subentendido pelo narrador.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 6. O conto “O caso da vara” traz como pano de fundo a escravidão e, como mote principal, uma situação de escolha. Que outro conto lido em sala pode ser relacionado a “O caso da vara” com relação a tais aspectos? Explique.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ D.2. Atividades metacognitivas para que o aluno descubra as causas de seus erros e não simplesmente foque seu olhar para o erro e a resposta correta.

(8)

Olhar para seu pensamento, refletir sobre o próprio ato de conhecer são movimentos semelhantes ao de olhar-se no espelho: convidam-nos a nos ver de fora para dentro e de dentro para fora. (PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Aprendizagem do adulto

professor. São Paulo: Loyola, 2006).

D.2.1. Autoavaliação:

1. Analise suas provas mensal e bimestral e liste, abaixo, os conteúdos em que você apresentou mais dificuldades. Aproveite, também, para apontar ao menos um caminho para sanar suas dúvidas.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 2. Faça o mesmo com suas redações mensais e a redação bimestral.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ D.2.2. 9. Reelabore sua redação bimestral, mas não se limite a reparar os erros gramaticais: busque ampliar e aperfeiçoar sua narrativa, por meio, sobretudo, do aprofundamento psicológico de suas personagens, da verossimilhança e da estilização da linguagem (item VII da grade de correção de conto).

Para o esquema, utilize os quadros abaixo; para o rascunho, o caderno e, para a versão final, a folha oficial apropriada ao gênero conto. Utilize o espaço da reescrita para reelaborá-la e entregue-a anexada a este trabalho.

(9)

Introdução

Conflito e personagens

Atenção: preocupe-se com a tensão do enredo.

Complicação (ões)

Clímax ( ) Anticlímax ( )

Desfecho

Final clássico e surpreendente ( ) Final enigmático ( )

(10)

Inicialmente, verifique se todas as fichas de estudo do bimestre estão arquivadas em seu caderno ou em sua pasta. Ter o material completo e organizado são condições essenciais para o desenvolvimento dos estudos.

D.2.4. Postura de estudante – Registro no caderno

Reveja suas anotações de aula. Você conseguiu garantir os registros mínimos de cada conteúdo?

D.2.5. Reflexões sobre os estudos

Quais as principais dificuldades que você percebe em seus estudos?

Nunca Às vezes Muitas vezes Sempre Distraio-me com facilidade Esqueço-me rapidamente do que li Desisto de continuar a estudar quando não compreendo o que leio ou faço 0 1 2 3 4

Quando tenho que estudar um texto, primeiramente faço uma leitura do começo ao fim

Depois de fazer uma primeira leitura do texto, tento identificar as ideias principais de cada parágrafo

Sublinho as partes mais importantes dos textos que leio

Anoto as dúvidas para pedir ajuda

Faço resumos, esquemas ou mapas conceituais do texto que li

Como vou estudar?

(11)

Ler o livro e as anotações de aula de Ciências - fazer resumos;

- pedir ajuda ao professor; - pedir ajuda ao monitor;

- rever as correções de exercícios; - reorganizar minhas anotações;

- copiar a matéria que perdi quando faltei; - estudar com meus colegas após as aulas.

Dificuldades na avaliação (percepção do aluno) Interpretação dos documentos Compreensão das perguntas Produção de textos e respostas Erros ortográficos

Conteúdo Não houve dificuldade relevante

Dificuldades na avaliação (percepção do professor) Interpretação dos documentos Compreensão das perguntas Produção de textos e respostas Erros ortográficos

Conteúdo Não houve dificuldade relevante

Referências

Documentos relacionados

Como se pode ultrapassar o último, se você está atrás do último, você não pode ultrapassar o último!. Calcule na

Agora se você nem fez o teste, é porque você é macho, porque macho não faz testizinhos por

Abra a porta da geladeira, retire a girafa, coloque o elefante, e feche a porta?. Esta pergunta testou sua capacidade de pensar nas

Mostra que para você o que importa é o resultado final. Está segura de si e se for preciso mostra o que pensa

Primeiro vai levar o carneiro para a outra margem e deixará na margem de origem, os dois fardos de capim.. Em seguida ele voltará e vai pagar um fardo

Assim, qualquer objeto preto maior que o rasgo que esteja por baixo da folha satisfaz a solução. Estas são as

Poderá mesmo agir com rigidez e até com dureza, e chegar a ser um pouco “maníaco” com sua obsessão de ligar rigorosamente todos os pontos... Você é

- Seu número preferido define para quantas pessoas você deve enviar este teste. O dia predileto corresponde ao dia que seu desejo se