• Nenhum resultado encontrado

Regulamento dos Campos de Férias MUSSOC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regulamento dos Campos de Férias MUSSOC"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Regulamento dos Campos de Férias

MUSSOC

Associação Mutualista dos Trabalhadores da

(2)

A MUSSOC ‐ Associação Mutualista dos Trabalhadores da Solidariedade Social, adiante designada por MUSSOC, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de utilidade pública, que se encontra inscrita no Instituto Português da Juventude como Entidade Organizadora de Campos de Férias não residenciais, destinados a crianças dos 6 aos 16 anos.

Com o objetivo de regulamentar esta atividade, a MUSSOC dispõe de um Regulamento Interno elaborado em conformidade com o disposto no artigo 13º do Decreto‐Lei nº 32/2011, de 7 de Março, que estabelece o regime jurídico de acesso e de exercício da atividade de organização de Campos de Férias.

O Regulamento do Campo de Férias da MUSSOC, denominado Espaço Social do Conhecimento, pretende definir os direitos, deveres e regras a observar por todas as pessoas que participam nas atividades desenvolvidas no campo de férias, para que estejam cientes de como podem e devem orientar as suas atitudes nos espaços e no tempo por todos partilhado.

CAPÍTULO I Disposições Gerais

Artigo 1.º Âmbito

O presente Regulamento estabelece os direitos e deveres que devem ser observados por todas as pessoas que organizam e participam nas atividade desenvolvidas no Campo de Férias ‐ Espaço Social do Conhecimento, adiante designado ESC.

Artigo 2.º Entidade

A MUSSOC é responsável pela coordenação geral do ESC, promovendo a divulgação, o processo de inscrição nas atividades, bem como os princípios orientadores subjacentes à conceptualização e execução das mesmas.

(3)

CAPÍTULO II Campos de Férias Artigo 3.º Objetivos

1. É objetivo do ESC proporcionar ações lúdicas e de socialização a crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos, durante o período das férias escolares, disponibilizando um programa de atividades organizado com carácter educativo, cultural, desportivo ou meramente recreativo.

2. Com a dinamização dessas atividades pretende‐se atingir os seguintes objetivos: a. Estimular e desenvolver as capacidades das crianças e dos jovens;

b. Promover a aquisição do conhecimento de temas de interesse geral e atual, de forma interdisciplinar e divertida, promovendo o gosto pela aprendizagem em geral;

c. Aplicar conhecimentos adquiridos pelas crianças e jovens no seu meio envolvente (família, escola e comunidade);

d. Promover debates e tertúlias, fomentando o espírito crítico dos participantes; e. Facultar momentos lúdicos e de lazer com componentes desportivas e de

exploração de artes plásticas, dramáticas e musicais potenciando o desenvolvimento da coordenação motora, espírito de equipa, concentração, criatividade e sentido estético;

f. Participação ativa e responsável nas atividades do campo de férias; g. Conhecer o meio natural, rural/urbano e social envolvente;

h. Garantir a segurança do grupo durante todo o campo de férias;

i. Conseguir um bom ambiente de trabalho e coesão da equipa pedagógica; j. Atingir um bom grau de satisfação e de envolvimento do grupo;

Artigo 4.º Funcionamento

1. O ESC funcionará nas pausas letivas das crianças e jovens, mediante calendarização definida anualmente pela MUSSOC.

(4)

2. Os horários do ESC encontram‐se previamente estabelecidos para cada uma das atividades e são afixados em local bem visível e disponível para os Participantes e Encarregados de Educação.

Artigo 5.º Atividades e Programa Pedagógico

1. As atividades diárias a desenvolver no ESC baseiam‐se em temáticas culturais, sociais e de cidadania, tendo uma forte componente educacional e formativa, devidamente enquadrada nas ações de carácter lúdico, recreativo e de lazer, e encontram‐se definidas no programa pedagógico e de animação.

2. O programa das atividades pode prever saídas e visitas a vários locais fora do recinto previsto para a realização do ESC, podendo o mesmo ser alterado devido às condições climatéricas, ou outras que a equipa pedagógica considere relevantes, tomando em linha de conta a segurança e adequação dos interesses e motivações dos participantes.

Artigo 6.º Inscrição e desistência

1. Para realizar a inscrição/reserva no ESC, deve submeter‐se por e‐mail, o boletim de inscrição, a declaração de autorização devidamente assinada pelo encarregado de educação, uma fotografia, fotocópia do cartão de identificação, do cartão de saúde e do boletim de vacinas do Participante, fotocópia do cartão de identificação e do cartão de contribuinte do encarregado de educação e comprovativo do pagamento de 50% do valor correspondente ao Campo de Férias, os restantes 50% devem ser pagos até à data de início do Campo de Férias.

2. O participante pode desistir da inscrição no ESC mediante aviso prévio, realizado por escrito, para os serviços administrativos da MUSSOC.

3. Se o aviso mencionado no número anterior for efetuado com 7 dias de antecedência em relação ao início do Campo de Férias, será reembolsado o valor da inscrição já pago, caso contrário não será.

(5)

CAPÍTULO III

Direitos e Deveres da Entidade Promotora Artigo 7.º Direitos da Entidade Promotora

1. A MUSSOC é a principal interlocutora com os encarregados de educação dos participantes, reservando‐se o direito de aceitar ou recusar inscrições.

2. A MUSSOC pode cancelar as atividades do ESC sempre que não estejam reunidas as condições necessárias para a sua realização, designadamente o número mínimo de participantes.

3. Os programas de atividades poderão ser alterados por motivos de força maior, nomeadamente devido às condições climatéricas, segurança e bem-estar dos participantes.

4. Sempre que o comportamento dos Participantes, Coordenador, Monitores e outro Pessoal Técnico, afete o normal funcionamento do campo de férias, pode a MUSSOC proceder à respetiva expulsão.

5. A MUSSOC tem o direito de exigir a todos os intervenientes o cumprimento do presente Regulamento com vista ao bom funcionamento do campo de férias.

6. Para a inscrição no ESC, a MUSSOC tem o direito de exigir o correto preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento do preço dos serviços.

7. A MUSSOC tem o direito de exigir a qualquer elemento que deliberadamente danifique material, seja ele Animador/Monitor ou participante, a pagamento dos danos causados.

Artigo 8.º Deveres da Entidade Promotora

1. Garantir o cumprimento do disposto na legislação em vigor, no presente Regulamento e no plano pedagógico e de animação;

2. Possuir e facultar o Livro de Reclamações;

3. Assegurar o bom funcionamento do campo de férias;

4. Contratar um seguro de acidentes pessoais para os participantes e Animadores/Monitores;

5. Facultar a todo o pessoal do campo de férias, nomeadamente ao Coordenador e respetiva equipa de Animadores/Monitores, as condições e informações necessárias para o bom desempenho das suas funções;

(6)

6. Facultar aos Encarregados de Educação dos participantes o presente Regulamento Interno e as informações complementares relacionadas com o funcionamento e o processo de inscrição no campo de férias; g) Deter uma equipa técnica competente e motivada.

CAPÍTULO IV

Direitos e Deveres dos Participantes e Encarregados de Educação Artigo 9.º Direitos dos Participantes

1. As crianças e jovens têm direito a:

a. Participar nas atividades inscritas de acordo com o programa de atividades; b. Apresentar sugestões e queixas aos monitores e coordenador;

c. Ter um correto enquadramento pedagógico e serem apoiados nos problemas que possam vir a ter no campo de férias;

d. Usufruir do campo de férias em boas condições de higiene e segurança; e. Ter 3 refeições diárias (lanche da manhã, da tarde e almoço);

2. A alimentação decorrerá nas instalações do próprio campo de férias ou em parceria com uma entidade associada.

3. As refeições são equilibradas e em quantidade suficiente, adequada à sua idade e à natureza das atividades.

Artigo 10.º Deveres dos Participantes

1. Cumprir as indicações e instruções do Coordenador dos Animadores/Monitores no que diz respeito ao tempo e ao modo de realização das atividades de forma a cumprir o programa do ESC;

2. Zelar pelo cumprimento do presente Regulamento Interno;

3. Agir com correção e urbanidade nas relações com a equipa pedagógica, outro pessoal técnico e restantes participantes;

4. Abster‐se de toda a manifestação de caráter politico ou religioso no campo de férias e não usar gestos, linguagem obscena e atitude discriminatória;

(7)

5. Utilizar os materiais, equipamento e espaços do ESC de uma forma correta, sendo responsável por conservar em bom estado todo o equipamento e material utilizado nas atividades;

6. Cumprir com os horários e participar nas atividades previstas no programa pedagógico e de animação, não podendo nenhum participante abandonar o ESC antes do término das atividades, salvo em situações em que estejam devidamente autorizados pelos seus encarregados de educação.

Artigo 11.º Direitos e deveres dos Encarregados de Educação 1. Os Encarregados de Educação podem:

a. A todo o tempo, pôr termo à participação do seu educando nas atividades do ESC;

b. Autorizar expressamente a saída dos seus educandos no final das atividades do ESC acompanhados de familiares ou amigos, ou, ainda, autonomamente; c. Requerer a utilização do Livro de Reclamações existente no ESC;

d. Pedir referências relativamente aos Animadores/Monitores;

e. Ter acesso a toda a informação sobre a execução das atividades programadas, composição das refeições, bem como dispor dos seguintes documentos:

- Plano pedagógico e de animação das atividades; - Regulamento interno;

- Identificação da entidade organizadora e respetivos contactos; - Boletim de inscrição e identificação do número da apólice do seguro de acidentes pessoais. 2. Os Encarregados de Educação devem:

a. Preencher corretamente a ficha de inscrição dos participantes e efetuar o pagamento do preço dos serviços;

b. Garantir que os jovens e crianças cheguem dentro do horário e aos locais, previamente indicado pelos responsáveis do campo de férias, onde as atividades se vão realizar.

c. Facultar toda a documentação exigida pelo presente Regulamento, bem como informar por escrito a entidade organizadora sobre a necessidade de prestar ao seu educando alimentação específica ou cuidados especiais de saúde.

(8)

CAPÍTULO V Equipa Pedagógica

Artigo 12.º Composição da equipa técnica

1. A equipa técnica do ESC é constituída por Coordenadores e Animadores/Monitores de Campos de Férias.

2. Para a concretização das atividades no ESC, a MUSSOC contará, no mínimo, com a seguinte equipa técnica:

a. 1 Coordenador;

b. 1 monitor para cada grupo de 6 participantes dos 06 anos aos 09 anos; c. 1 monitor para cada grupo de 10 participantes dos 10 aos 16 anos.

Artigo 13.º Distribuição dos participantes

A distribuição dos participantes pelos grupos educativos é da responsabilidade da equipa pedagógica, não podendo garantir‐se que participantes amigos ou conhecidos fiquem no mesmo grupo.

Artigo 14º Coordenação

1. O coordenador é responsável pelo funcionamento do campo de férias, cabendo‐ lhe a superintendência técnica, pedagógica e administrativa das atividades do ESC. 2. São deveres do coordenador:

a. Elaborar e operacionalizar o plano de atividades, assim como acompanhar a sua boa execução do plano pedagógico e de animação;

b. Coordenar o corpo técnico‐pedagógico, gerindo as reuniões entre os Animadores/Monitores;

c. Assegurar que o campo de férias cumpre todos os requisitos da legislação em vigor, assim como o descrito no presente Regulamento interno;

d. Zelar pela correta utilização dos equipamentos, assim como pela conservação dos equipamentos e instalações;

e. Facultar o acesso das instalações ao IPJ – Instituto Português da Juventude e ASAE, assim como a respetiva documentação;

(9)

f. Garantir o cumprimento das normas de saúde, higiene e segurança.

Artigo 15.º Direitos do Coordenador

1. O coordenador tem o direito a expulsar da Equipa Pedagógica qualquer elemento do pessoal técnico que adote uma conduta profissional menos própria, ou que não cumpra o presente Regulamento.

2. Pode, ainda, alterar ou reajustar o plano de atividades do ESC sempre que se mostre necessário, nos termos do presente Regulamento.

Artigo 16. º Animadores/Monitores

1. Compete aos Animadores/Monitores o acompanhamento dos participantes durante a execução das atividades do campo de férias, de acordo com o plano de atividades, prestando‐lhes a ajuda e o apoio que necessitem.

2. São, nomeadamente, deveres específicos dos Animadores/Monitores:

a. Coadjuvar o coordenador na organização das atividades, seguindo as suas indicações e instruções;

b. Comunicar previamente ao coordenador, tendo em vista a sua aprovação, qualquer decisão que não esteja prevista no plano de atividades e relatar o funcionamento das atividades do campo de férias;

c. Preparar com antecedência o seu trabalho e articulá‐lo com o trabalho dos demais elementos da equipa técnica;

d. Conhecer o grupo pelo qual é responsável, de forma a controlar em permanência a segurança dos participantes e deter os contactos dos respetivos

Encarregados de Educação;

e. Prestar atenção ao que os participantes dizem ou fazem, através de um acompanhamento próximo, sem ser sufocante ou opressor, ou seja, mostrando que está sempre disponível para ajudar a solucionar qualquer problema;

f. Fazer‐se acompanhar e conhecer a localização dos materiais de primeiros socorros (caixa de primeiros socorros, extintores…);

g. Utilizar sempre os equipamentos adequados a cada atividade de acordo com as normas de segurança (capacete, luvas, roupa adequada…);

h. Garantir que todos circulam com cinto de segurança nos transportes rodoviários e evitar que se debrucem nas janelas ou portas.

(10)

i. Ter atenção aos horários em que os participantes podem praticar atividades na água (nunca após refeições)

j. Cumprir e assegurar o cumprimento por parte dos participantes das normas de saúde, higiene e segurança, assim como zelar pela boa conservação, manutenção e utilização dos equipamentos e materiais a utilizar pelos participantes;

k. Verificar a adequação e as condições de conservação e de segurança dos materiais a utilizar pelos participantes, bem como zelar pela manutenção dessas condições;

l. Assegurar a receção e saída dos participantes;

m. Acompanhar os participantes nas deslocações fora do recinto do ESC, assegurando que os mesmos não ficam sozinhos.

3. Os Animadores/Monitores que integram a equipa pedagógica, devem estar sempre conscientes da sua responsabilidade relativamente às crianças e aos jovens que participam nas atividades, sendo essa responsabilidade não só de caráter ético, mas também jurídica (civil ou penal).

4. Os Animadores/Monitores devem, ainda, dar especial atenção a comportamentos menos adequados, que mesmo que não ponham em causa os direitos dos participantes, possam ser socialmente reprováveis, devendo zelar pela dignidade das crianças e dos jovens, ouvir as suas opiniões, respeitar os seus sentimentos e garantir a inexistência de atos considerados humilhantes ou discriminatórios.

Artigo 17.º Direitos dos Animadores/Monitores 1. Os Animadores/Monitores têm o direito a:

a. Exigir o cumprimento do presente Regulamento aos participantes;

b. Recusar a entrada no recinto do ESC a qualquer pessoa que não esteja corretamente inscrita ou que não cumpra o presente Regulamento;

c. Quando não façam parte do quadro de pessoal, à remuneração contratualizada, a seguro de acidentes pessoais e a tomar as refeições com os participantes. 2. Aos Animadores/Monitores, reserva‐se o direito de, após prévia informação e contacto com os Encarregados de Educação, poderem expulsar qualquer participante que, face ao seu comportamento, prejudique de forma significativa o funcionamento do campo de férias.

(11)

3. Sempre que necessário, os monitores podem requerer reuniões com o Coordenador, para reportar os problemas ou dúvidas que surjam no decorrer das atividades.

CAPÍTULO VI Disposições Finais

Artigo 18.º Não é permitido nos Campos de Férias 1. Os participantes não podem levar para o ESC:

a. Bebidas alcoólicas e estupefacientes;

b. Medicamentos, excetuando casos em que o participante se encontre medicado, devendo estes ser comunicados por escrito pelo encarregado de educação e os medicamentos entregues ao Animador/Monitor ou Coordenador do campo de férias;

c. Objetos cortantes ou outros, que pela sua perigosidade coloquem em risco a integridade física dos participantes (navalhas, lâminas, facas…);

d. Armas de qualquer espécie;

e. Jogos de vídeo, consolas e portáteis.

2. Os telemóveis são permitidos, mas com restrições de utilização definidas e comunicadas pelos Monitores/Animadores aos participantes.

Artigo 19.º Objetos de valor

Não é aconselhável o participante ser portador de objetos de valor ou quantias de dinheiro avultadas, pois podem correr o risco de se extraviar, não se responsabilizando a organização pelo desaparecimento de objetos que não estejam à sua guarda, pelo que cada participante terá a inteira responsabilidade de zelar pelos seus bens.

Artigo 20.º Assistência Médica

1. Temos em conta atuações de prevenção para as atividades realizadas com material e equipamento de primeiros socorros, qualquer tratamento simples realizado por um monitor socorrista, bem como o transporte a qualquer Centro Hospitalar. 2. Cada participante é abrangido por um seguro de acidentes pessoais.

3. É aconselhável que o participante seja visto pelo seu médico, antes de integrar o campo de férias.

(12)

4. No caso da criança ou jovem necessitar de cuidados médicos especiais, nomeadamente medicamentos a tomar, dieta especial ou outras situações, deve ser entregue com a inscrição cópia da respetiva prescrição médica.

5. Com a assinatura do termo de responsabilidade anexo ao presente Regulamento, o encarregado de educação responsabiliza‐se pelas condições de perfeita saúde do seu filho.

Artigo 21.º Seguros

Todas as atividades do campo de férias incluem um Seguro que cobrirá possíveis acidentes pessoais, previsto pela portaria 629/2004 de 12 de Junho.

Aprovado, pela direção em 24 de Abril de 2015

(13)

DECLARAÇÃO

Conhecimento do Regulamento e autorização de recolha de imagens

__________________________________________________, Encarregado de Educação de ______________________________________________, declaro que tomei conhecimento do Regulamento Interno do Campo de Férias - Espaço Social do Conhecimento, tendo-me sido facultada uma cópia, e autorizo/não autorizo, filmagens ou fotografias ao meu educando no âmbito das atividades realizadas no referido campo de férias. _________________________, _____ de ______________de 20______ ______________________________________________________ O Encarregado de Educação --- DECLARAÇÃO Toma de medicamentos __________________________________________________, Encarregado de Educação de _______________________________________________, declaro que autorizo e assumo total responsabilidade pela ministração ao meu Educando do(s) seguinte(s) medicamento(s) _______________________________________, em situações agudas que possam ocorrer no decurso das atividades do campo de férias, designadamente febre e convulsões. Mais informo que a ministração do(s) medicamento(s) acima mencionado(s) não provoca(m) qualquer reação alérgica/contra indicação no(a) meu(minha) educando(a).

Em caso de urgência contactar:

Nome:____________________________________________Telefone_______________ Nome:____________________________________________Telefone_______________ _________________________, _____ de ______________de 20______

______________________________________________________ O Encarregado de Educação

(14)

DECLARAÇÃO Visitas e passeios

_________________________________________________, Encarregado de Educação de ______________________________________________, declaro que autorizo o meu educando a realizar todas as visitas e passeios organizados pela MUSSOC no âmbito do Campo de Férias - Espaço social do Conhecimento.

_________________________, _____ de ______________de 20______ ______________________________________________________ O Encarregado de Educação --- DECLARAÇÃO

Cuidados Especiais (alimentação e/ou saúde)

_________________________________________________, Encarregado de Educação de ______________________________________________, declaro que o meu Educando não necessita de cuidados especiais/necessita dos seguintes cuidados especiais: ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ _________________________, _____ de ______________de 20______ ______________________________________________________ O Encarregado de Educação --- Nota: As declarações devem ser destacadas e entregues nos serviços administrativos da MUSSOC antes do inicio do campo de férias

Referências

Documentos relacionados

A síndrome epiléptica (distúrbio epiléptico marcado pela apresentação frequentemente conjunta de sintomas e sinais clínicos (dados médicos,

Mantendo-se as doses constantes e variando-se as lâminas, obteve-se a Figura 3A, a qual indica que tanto a dose de adubo, como a lâmina de água colaboraram para o incremento

Os dados de produtividade de MS dos cinco cortes realizados (MS1, MS2, MS3, MS4 e MS5) foram submetidos à análise de variância e subsequente teste de Tukey (p<0,05)

Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo verifi car a prevalência de dor nas costas de um grupo de escolares matriculados em uma escola do Ensino

mediante Relatório de Viagem subscrito pelo Defensor Público beneficiado, com base no ANEXO II dessa resolução, que deve ser entregue à Comissão de Controle

Os candidatos convocados serão submetidos a exame médico a ser realizado pelo Serviço de Medicina do Trabalho do Pronto Atendimento Unimed e somente serão

O livro é uma valiosa contribuição para a prática de criação de igualdade de género no trabalho e é visto como um texto de referência essencial para os gestores.. A autora

Resumo: Neste artigo são analisadas as políticas públicas de saúde voltadas à população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) no Brasil, a partir de