• Nenhum resultado encontrado

APLICABILIDADE DO TERRAVIEW COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO URBANO NA MICRORREGIÃO DE ITAMARACÁ-PE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APLICABILIDADE DO TERRAVIEW COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO URBANO NA MICRORREGIÃO DE ITAMARACÁ-PE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

APLICABILIDADE DO TERRAVIEW COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO URBANO NA MICRORREGIÃO DE ITAMARACÁ-PE

Cláudio Antônio Vieira da Silva¹ (cavs_1502@hotmail.com), Marcondes Marroquim Santiago¹ (negromarroquim@hotmail.com), Janaina Barbosa da Silva¹ (janainasimov@yahoo.com.br), Josiclêda

Domiciano Galvincio¹ (josicleda@hotmail.com)

¹Departamento de Ciências Geográficas – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Av. Acadêmica Hélio Ramos, s/n, Cidade Universitária, CEP: 50670-901 Recife – PE

Abstract

The digital tool has many applications and different scales, and their use has become essential, especially for providing more efficient processing of data. This article is result ongoing extramural of the project Geoprocessing as Instrument of Planning and Urban Management performed at the Federal University of Pernambuco and funded by the Ministry of Cities, and addresses the applicability of the free software TerraView developed by INPE, in urban planning . The study area was Microregion Itamaracá of the State of Pernambuco, located in the Metropolitan Region of Recife. We used the program version 3.1.3 TerraView to perform the clipping space area of the polygon, manipulate the tables in the grid to update cadastral, building thematic maps, create a plan from the subject and the overlay of vector data. With the version 3.2.1 was developed all over the layout of thematic maps, as this version has fixes in its layout and editing of the caption. The customization of thematic maps was to give visibility to the representation of text, and it was possible from the data collection and assembly of a GIS, making the reading of the visual representation more accessible. Through the GIS, it’s possible perform the preparation and execution of projects by encouraging the raising of funds and investments coming to the region, resulting in socioeconomic development. Despite being free, have some limitations on use, accessible and visual TerraView have satisfactory results and can be used by anyone. The idea was to show that the TerraView is a viable alternative for municipalities wishing to enter the digital environment and develop a GIS.

Keys words: Urban Planning, Microregion of Itamaracá, GIS. Resumo

A ferramenta digital apresenta inúmeras aplicações e diversas escalas, e seu uso tornou-se imprescindível, sobretudo por proporcionar maior eficácia no processamento dos dados. Este artigo é resultado do curso de Extensão Universitária do projeto Geoprocessamento como Instrumento de Planejamento e Gestão do Espaço Urbano realizado na Universidade Federal de Pernambuco e financiado pelo Ministério das Cidades, e trata da aplicabilidade do software livre TerraView, desenvolvido pelo INPE, no planejamento urbano. A Área de estudo foi a Microrregião de Itamaracá no Estado de Pernambuco, localizada na Região Metropolitana do Recife. Foi utilizada a versão do programa Terraview 3.1.3 para realizar o recorte espacial da área do polígono, manipular as tabelas na área de grade na atualização cadastral, construir mapas temáticos, criar plano a partir de tema e na sobreposição de dados vetoriais. Com a versão 3.2.1 foi elaborado todo o layout dos mapas temáticos, já que esta versão possui correções no seu layout e na edição da legenda. A customização dos mapas temáticos foi para dar visibilidade à representação de texto, e foi possível a partir da coleta dos dados e da montagem de um SIG, tornando a leitura da representação visual mais acessível. Através do SIG, é possível realizar a elaboração e execução de projetos, favorecendo na captação de verbas e na vinda de investimentos para a Região, resultando no desenvolvimento socioeconômico. Apesar de ser gratuito e ter algumas limitações de uso, o TerraView possui visual acessível e resultados satisfatórios, podendo ser utilizado por qualquer pessoa. A idéia foi mostrar que o TerraView é uma alternativa viável para os municípios que pretendem ingressar no meio digital e desenvolver um SIG.

(2)

1. Introdução

A utilização de softwares livres é importante ferramenta, sobretudo para atenuar os custos, no planejamento urbano. Neste contexto, o TerraView é um software brasileiro livre desenvolvido pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) que contém funcionalidades semelhantes a de outros softwares pagos. Apesar de ser gratuito e ter algumas limitações de uso, possui visual acessível e resultados satisfatórios, podendo ser utilizado por qualquer pessoa.

Este artigo é resultado de um curso de extensão universitária do Projeto Geoprocessamento como Instrumento de Planejamento e Gestão do Espaço Urbano realizado em 2008 na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O projeto em questão capacitou servidores públicos na utilização do GeoSNIC através do software TerraView para o desenvolvimento de um SIG (Sistema de Informações Geográficas) e na aplicação e utilização nas respectivas áreas de atividade, com pretensão de vincular os dados dos municípios ao Ministério das Cidades e torná-los de domínio público.

2. Área de Estudo

É a Microrregião de Itamaracá no Estado de Pernambuco (Figura 1) localizada no litoral norte do Estado, que engloba quatro municípios: Igarassu, Itapissuma, Araçoiaba e Itamaracá. Todos inseridos na Região Metropolitana do Recife (RMR).

(3)

A escolha desta microrregião é motivada pela falta de políticas públicas eficientes no planejamento urbano, pela presença de uma mancha urbana significativa (Figura 2), por estar em curso de desenvolvimento econômico (Tabela 1), pelo potencial turístico e pela proximidade com a Capital.

Figura 2. Área Urbana da Microrregião de Itamaracá.

Tabela 1. Evolução do PIB (Produto Interno Bruto) total e percentual da Taxa de Crescimento da Microrregião e do Estado de Pernambuco no intervalo de 1970 a 2005.

3. Metodologia

Com a versão do programa Terraview 3.1.3 foi feito o recorte espacial da área do polígono, a manipulação das tabelas na área de grade na atualização cadastral e a construção dos mapas temáticos. E com a versão 3.2.1 a elaboração de todos os layouts dos mapas temáticos, já que esta versão possui correções no seu layout e na edição da legenda.

A geração da Tabela foi feita a partir do Office Excel 2003 da Microsoft, com os dados coletados no Ipeadata e no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

Todo o funcionamento do TerraView é baseado na existência de um banco de dados que precisa ser alimentado. A respectiva base de dados utilizada, neste artigo, foi o Zoneamento Agroecológico de Pernambuco (ZAPE), adquirido gratuitamente através do site da EMBRAPA

Município PIB Municipal em R$ de 2000 (mil) Taxa de Crescimento % 1970 1980 1996 2005 1970/1980 1980/1996 1996/2005 Igarassu 71.733 283.837 261.404 396.478 14.75 -0.51 4.74 Itapissuma - - 170.592 161.799 - - -0.59 Itamaracá 5.241 13.802 21.336 42.949 10.17 2.76 8.08 Araçoiaba - - - 25.188 - - - Microrregião 76.975 297.639 453.334 626.416 14.48 2.66 3.66 Pernambuco 8.308.357 19.230.891 27.645.095 31.459.106 8.75 2.29 1.45

(4)

(Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e alimentado com os indicadores socioeconômicos do Ipeadata.

4. Resultados e Discussões

A ferramenta digital apresenta inúmeras aplicações e diferentes escalas, e seu uso tornou-se imprescindível, sobretudo por proporcionar maior eficiência no processamento dos dados. Segundo CAMARA (2004) Geoprocessamento é a disciplina que usa técnicas computacionais e matemáticas para o tratamento da informação geográfica e que vem influenciando de modo crescente diversas áreas, como por exemplo, no planejamento urbano e regional.

Dentro dessa concepção as funcionalidades de um software aplicado ao planejamento urbano garantem a agilidade do monitoramento da cidade, pois gerencia toda a documentação relativa a projetos e intervenções no espaço urbano. Para DAVIDOFF E REINER (1973) e HOPKINS (2001) planejamento urbano é o processo pelo qual são estabelecidos os objetivos referentes ao desenvolvimento físico-territorial de uma determinada área e selecionadas as diretrizes consideradas as mais adequadas para orientar as ações futuras na direção desses objetivos.

No caso da Microrregião de estudo, muitos fatores contribuem para torná-la tão viável, dentre eles destaca-se a rede viária, na qual é cortada por rodovias federais (BR-101 Norte) e estradas estaduais (PE-35). Dentro deste contexto, o TerraView pode ser aplicado na confecção de mapas temáticos incluindo as rodovias e estradas que cortam a região, contribuindo para o desenvolvimento de projetos em infra-estrutura urbana a fim de captar recursos financeiros para a região (Figura 3).

(5)

A maior dificuldade encontrada foi à deficiência de informações adequadas para a tomada de decisões sobre os problemas encontrados, visto que as informações dos municípios encontram-se descentralizadas em diferentes secretarias dificultando, em muito, o acesso e a geração do SIG. Segundo CAMARA op. cit. com o SIG é possível realizar análises complexas, ao integrar dados de diversas fontes e ao criar bancos de dados georreferenciados, além de tornar possível a automatização da produção de documentos cartográficos.

Com a coleta dos dados e a montagem do SIG no TerraView, foram desenvolvidos mapas temáticos sobre a dinâmica demográfica (Figura 4) por exemplo, desse modo pode-se representar dados numéricos em representações visuais, o que facilita e torna a leitura mais acessível.

Figura 4. População Total na Microrregião de Itamaracá.

5. Conclusão

O Geoprocessamento apresenta-se com enorme potencial, especialmente se baseado em tecnologias com o custo relativamente baixo, em que o conhecimento seja adquirido localmente.

Através do SIG, é possível realizar a elaboração e execução de projetos favorecendo na captação de verbas e na vinda de investimentos para a região, resultando no desenvolvimento socioeconômico. Vale salientar, que o produto final de um SIG é diverso e depende do que se pretende realizar.

No caso da microrregião de Itamaracá, o SIG foi desenvolvido com o intuito de demonstrar a aplicabilidade do software TerraView. A idéia foi mostrar que o TerraView é uma alternativa viável para os municípios e as Instituições de Ensino que pretendem ingressar no meio digital, mas que não tem condições de adquirir uma licença num software pago.

(6)

6. Agradecimentos

Primeiramente a Deus pela sabedoria e por estar conosco em nossa caminhada profissional. E ao Ministério das Cidades pelo financiamento do projeto Geoprocessamento como Instrumento de Planejamento e Gestão do Espaço Urbano, da qual este artigo é resultado.

7. Referências

CAMARA, J.; DRUCK, S.; MONTEIRO, A. M.; CARVALHO, M. S. Análise Espacial de Dados Geográficos, 2004.

DAVIDOFF, P.; REINER, T. A. A choice theory of planning. In: FALUDI, Andreas. A reader in planning theory. Oxford: Pergamon Press, 1973. p. 11 - 44.

HOPKINS, L. Urban development: the logic of making plans. Washington - DC: Island Press, 2001.

MOURA, A. C. M. Geoprocessamento Aplicado ao Planejamento Urbano e à Gestão do Patrimônio Histórico de Ouro Preto – MG. Belo Horizonte: Instituto de Geociências, Departamento de Cartografia, UFMG.

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)

<http://www.uep.cnps.embrapa.br/zape/index.php?link=publicacao> Acesso 30.out.08.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipeadata)

<http://www.ipeadata.gov.br/ipeaweb.dll/ipeadata?1423513625> Acesso 03.nov.08.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

<http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/default_censo_2000> Acesso 21. jan. 09.

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Referências

Documentos relacionados

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Optamos por escolher o tema gestão democrática a partir do PPP, primeiramente, porque a escola ainda não o possui, e, também, por considerarmos esse documento

Deste modo, o acetábulo é posicionado na peça Nº 13012 (fig. 50) durante o processo de fixação e depois da montagem no suporte Nº 13008 (fig. 50) é montado sobre a prótese

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

From this information it is concluded that being attended to by front office staff, and characteristics related to waiting time and the variety of services

This development scenario implies that both the MaaS Integrator and Operator roles are absorbed by the private sector such as Transport service providers.. The Public

After analyzing all the procedures involved in the production process of GFRP profiles, it was concluded that it would be possible to improve the sustainability and