• Nenhum resultado encontrado

Informativo nº 190. De 24/08/2017 à 31/08/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo nº 190. De 24/08/2017 à 31/08/2017"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Informativo nº 190

De 24/08/2017 à 31/08/2017

AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL

FARC PROCURAM O RENASCIMENTO POLÍTICO NA COLÔMBIA

Após o acordo de paz com o governo colombiano, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) irão lançar um novo partido político para eleger seus representantes. Eles terão direito a cinco assentos em cada uma das duas câmaras legislativas por dois termos. No entanto, o representante só será apoiado caso garanta o acordo de paz que as FARC assinaram com o presidente Juan Manuel Santos.

Fonte: DISARMED, Colombia’s FARC seek political rebirth. Oman Daily Observer, Mascate, p. 1, 28

ago. 2017.

INSTRUÇÃO DE CIVIS PELO EXÉRCITO VENEZUELANO PODE INDICAR “PREPARO” CONTRA POSSÍVEL INTERVENÇÃO

De acordo com fontes locais, tropas venezuelanas ensinaram civis da cidade de Caracas a atirar, reagir em situação de luta a corpo e até mesmo a disparar mísseis. Aparentemente, a ação representa uma manifestação de poder contra as sanções e afirmações de intervenção pelos Estados Unidos. Além disso, houve exercícios militares. As tensões entre Venezuela e Estados Unidos têm se intensificado com as declarações do presidente estadunidense Donald Trump. Entretanto, a assessoria de

(2)

segurança nacional dos Estados Unidos nega a possibilidade de ações militares na Venezuela em um futuro próximo.

Fonte: VENEZUELANS ‘ pick up arms’against U.S. The Asian Age, Londres, p. 10, 28 ago. 2017.

SUPOSTO ATAQUE TERRORISTA DEIXA FERIDOS EM LONDRES

Um homem de 26 anos atacou e feriu três policiais no Palácio de Buckingham, em Londres. Os policiais foram pegos desprevenidos e desarmados pelo suspeito em uma abordagem quando o mesmo dirigia um veículo azul. Logo após o incidente, o suspeito foi preso e a polícia local lançou uma investigação terrorista. Já em Bruxelas, capital da Bélgica, um soldado da patrulha local também foi ferido por um terrorista armado com uma faca. Neste caso, o grupo Estado Islâmico reivindicou o ataque. O suspeito foi morto a tiros pela polícia logo após o incidente, que foi caracterizado como uma tentativa terrorista de assassinato.

Fontes: ATTACK outside buckingham palace, 1 held. The Free Press Journal, Mumbai, p. 10, 27 ago.

2017 e ISLAMIC State claims Brussels knife attack on soldiers. The Nation, Nova York, p. 10A, 28 ago. 2017.

ÁSIA/LESTE EUROPEU

MÍSSIL NORTE-COREANO SOBREVOA JAPÃO E AMEAÇA POSIÇÕES ADVERSÁRIAS

Recentemente, um míssil de curto alcance, lançado pela Coreia do Norte, caiu no Oceano Pacífico, pouco depois de sobrevoar o Japão. Apesar de ter caído a cerca de mil quilômetros de distância do solo japonês, o local é, tecnicamente, território marítimo do Japão. Apesar de detectarem o míssil, as forças de segurança japonesas preferiram não interceptar e deixá-lo cair no mar. O incidente inflamou ainda mais os ânimos do governo japonês, que já havia pedido que os Estados Unidos fossem mais enérgicos em relação ao programa nuclear norte-coreano. O míssil era o primeiro teste desde o lançamento de um míssil de longo alcance em julho por parte do governo norte-coreano, que poderia alcançar o território contíguo dos Estados Unidos. O governo estadunidense e seus aliados reagiram ao teste condenando-o e marcando exercícios conjuntos na

(3)

região. A Coreia do Norte, por sua vez, justificou a posse dos mísseis como essenciais para uma possível defesa caso as ameaças de ataque dos Estados Unidos se concretizem.

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN1B52RR-OBRWD;

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN1B9149-OBRWD;

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN1B92S5-OBRWD;

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN1B82I5-OBRWD;

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN1B8295-OBRWD;

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN1B82DT-OBRWD e NORTH Korea fires misseiles into sea. The Hindu, Nova Delhi, p. J1, 29 ago. 2017;

ATAQUE DEIXA MORTOS EM MYANMAR

Pelo menos 89 pessoas, incluindo 12 agentes das forças de segurança locais, foram mortas quando militantes da etnia Rohingya cercaram postos fronteiriços ao norte do estado de Rakhine, desencadeando um novo êxodo de refugiados para Bangladesh. O estado é acometido por um ódio religioso focado na minoria muçulmana Rohingya, que é vítima de ofensas e é tratada como imigrante ilegal pela maioria budista de Myanmar. Um chefe da polícia disse que 12 policiais haviam sido mortos ao lado de 77 militantes, sendo este o número mais alto declarado em um único dia desde que os combates começaram no ano passado.

Fonte: 89 Killed in Rohingya attack. Millenuium Post, Nova Delhi, p. 1, 29 ago. 2017.

NA CAXEMIRA, ATAQUES DEIXAM MAIS MORTOS E FERIDOS

Pelo menos seis agentes de segurança e dois militantes foram mortos depois que um grupo de insurgentes atacou um policial na Caxemira, além de três militantes também ficarem feridos no ataque. Os militantes detonaram granadas e dispararam tiros de fuzis automáticos para entrar na sede da polícia no sul do distrito de Pulwama, que também abriga famílias de alguns policiais.

Fonte: EIGHT killed in militant attack in Kashmir. Oman Daily Observer, Mascate, p. 1, 29 ago. 2017.

EUA E AFEGANISTÃO: NOVO ENVIO DE TROPAS E CIVIS MORTOS

Jim Mattis, Secretário de Defesa estadunidense, anunciou ter ordenado o envio de novas tropas ao Afeganistão, poucos dias depois de um anúncio de mesmo conteúdo ter sido

(4)

feito pelo presidente Donald Trump que deixou para trás sua promessa de campanha de sair do Afeganistão, intensificando o combate ao grupo rebelde Talibã. Nessa mesma semana, um ataque dos Estados Unidos que serviria para ameaçar o Talibã deixou 13 civis de uma mesma família mortos, além de 15 feridos e 12 membros do grupo que também foram mortos. Uma investigação foi aberta nas forças armadas estadunidenses. No primeiro semestre deste ano, 1.662 pessoas morreram e mais de 3.500 foram feridas no país, número mais elevado desde 2009.

Fontes: http://g1.globo.com/mundo/noticia/ataque-americano-mata-civis-no-leste-do-afeganistao.ghtml e

http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2017/08/31/interna_internacional,896805/eua-ordenam-envio-de-novas-tropas-ao-afeganistao.shtml.

ORIENTE MÉDIO

EI SE RETIRA DA FRONTEIRA ENTRE O LÍBANO E A SÍRIA

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) concordou com um cessar-fogo com o Exército do Líbano em uma frente e com o Exército sírio e o Hezbollah na outra, após perder grande parte de seu enclave montanhoso que se estende pela fronteira entre o Líbano e a Síria, preparando o caminho para sua retirada. A ação colocará fim à presença de militantes sunitas na fronteira, uma meta importante para o Líbano e para o grupo xiita Hezbollah, e representa a primeira vez em que o EI concordou publicamente com uma retirada forçada de um território que controlava na Síria. Além disso, O Hezbollah fez um acordo de evacuação com o Estado Islâmico, pelo qual em torno de 600 militantes e seus familiares tiveram permissão de deixar o Líbano e ir em direção ao Leste da Síria. Esse acordo foi feito com o intuito de se obter a localização dos corpos de soldados libaneses capturados e mortos pelo grupo extremista, em 2014. Os iraquianos ficaram descontentes com a negociação e acusam o Hezbollah e a Síria de mandarem militantes para a fronteira iraquiana ao invés de combatê-los.

Fontes: https://www.timesofisrael.com/lebanons-negotiated-is-evacuation-angers-many/;

http://g1.globo.com/mundo/noticia/estado-islamico-inicia-retirada-de-area-na-fronteira-entre-siria-e-libano.ghtml e ISIS to evacuate Syria-Lebanon border zone. Jerusalem Post, Jerusalém, p. 08, 29 ago. 2017.

(5)

ISRAEL NÃO ADMITIRÁ A PRESENÇA IRANIANA NOS TERRITÓRIOS DA SÍRIA E LÍBANO

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, fez uma advertência ao Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, que seu país não admitirá a presença iraniana nos territórios sírio e libanês, já que o Irã estaria construindo instalações de mísseis nesses territórios. Vale destacar que durante o encontro entre Vladimir Putin e Benjamin Netanyahu, realizado em 23 de agosto de 2017, o premiê israelense também sublinhou o perigo que Irã representa para Israel, para o Oriente Médio e para todo o mundo. Durante uma reunião entre Netanyahu e Putin, o primeiro declarou que o Irã está tentando se estabelecer na Síria nos locais em que o Estado Islâmico foi derrotado, e isso é inaceitável. Supõe-se que o Irã esteja tentando formar um corredor terrestre de seu território para o Líbano, onde o seu aliado, Hezbollah, opera.

Fontes:

https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201708289217709-israel-nao-tolerara-presenca-ira-siria/ e https://www.timesofisrael.com/netanyahu-to-putin-israel-willing-to-act-against-iran-in-syria/

GRANDE UNIDADE DO ESTADO ISLÂMICO É ELIMINADA NO VALE DO EUFRATES

De acordo com um comunicado do Ministério da Defesa da Rússia, os destacamentos do exército da Síria, com apoio da Força Aeroespacial russa, efetuaram uma grande operação com o fim de eliminar a mais valiosa, do ponto de vista estratégico, unidade do Estado Islâmico (EI) no vale do Eufrates, na região de Tell Ghanem al-Ali. Na sequência da operação, foram eliminados mais de 800 terroristas, além de 13 tanques, 39 carros com metralhadoras de grande calibre e nove morteiros, além de peças de artilharia. Agora, o grupo de forças está avançando rapidamente ao longo da margem leste do rio Eufrates em direção a Deir ez-Zor com o fim de desbloquear a cidade e destruir o último reduto dos terroristas do EI na Síria. Com esse mesmo objetivo, os Estados Unidos lideraram a coligação internacional antijihadista em um ataque aéreo contra um comboio de carros com membros do Estado Islâmico, que provinha do Líbano e se destinava à cidade de Bukamal, em Deir Ezzor, leste da Síria.

(6)

Fontes: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201708139096601-arabia-iraque-ira/; http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN1B60J3-OBRWD e http://pt.euronews.com/2017/08/30/coligacao-internacional-trava-comboio-de-membros-do-daesh

ISRAEL: IRMÃOS SÃO PRESOS POR APOIAREM O ESTADO ISLÂMICO

De acordo com a polícia israelense, dois irmãos, de 20 e 25 anos, foram presos e indiciados por dar apoio ao grupo terrorista Estado Islâmico em Israel. As autoridades receberam uma informação de que um dos irmãos iria viajar para a Síria para se juntar à facção terrorista. Durante uma busca domiciliar, foram encontradas inúmeras fotos e vídeos de propaganda jihadista, junto com uma metralhadora no porão.

Fonte: TWO Israeli Arabs indicted for supporting Islamic State, The Jewish Voice, Jerusalém, p. 24, 25

ago. 2017.

CARRO BOMBA DEIXA FERIDOS NO IRAQUE

Um carro bomba explodiu em uma área comercial de grande circulação em Bagdá, capital do Iraque. A explosão ocorreu no distrito da cidade de Sadr. A explosão deixou 28 feridos, de acordo com um policial local. Não há informação de mortos no ocorrido.

Fonte: CAR blast in busy Iraq market kills 12 people, The New Indian Express, Mumbai, p. 13, 29 ago.

2017.

POSSÍVEL ERRO TÉCNICO DEIXA AO MENOS 14 MORTOS NO IÊMEN

Um ataque aéreo liderado pela Arábia Saudita contra os rebeldes iemenitas matou ao menos 14 civis, deixando outros feridos no local. Entretanto, um porta-voz da operação saudita disse que este bombardeio, que ocorreu em Sanaa, capital do país, foi acidental .

Fonte: SAUDI coalition cites ‘technical mistake’ in Yemen strike. The Washington Post, Washington, p.

A4, 28 ago. 2017.

CATAR ENVIA SEU EMBAIXADOR DE VOLTA PARA O IRÃ

Recentemente, o governo do Catar restaurou por completo suas relações diplomáticas com o Irã, prometendo assim enviar seu embaixador de volta a Teerã, o que representa

(7)

um movimento contra as demandas das nações árabes que tentam isolar Doha como parte de uma disputa regional. Ao anunciar sua decisão, o Catar não fez menção à crise diplomática que aflige as nações árabes do Golfo desde junho deste ano, quando Doha teve suas rotas terrestres, marítimas e aéreas cortadas por quatro grandes Estados árabes. O Irã, que se congratulou com a decisão catariana, enviou alimentos para o país e permitiu que seus aviões usassem mais o espaço aéreo da República Islâmica. De acordo com a mídia internacional, restaurar os laços diplomáticos, indubitavelmente, irritará aqueles que se opõem ao Catar na disputa regional, principalmente a Arábia Saudita, rival regional do Irã.

Fonte: GABRELL, Jon. Qatar sending its ambassador back to Iran: Restoring diplomatic ties will anger

Doha’s opponents in regional dispute. The Daily Star (Lebanon), Beirute, p. 08, 25 ago. 2017.

ÁFRICA

SITUAÇÃO PERMANECE CRÍTICA NA SOMÁLIA

Durante o mês de julho, um comandante sênior do grupo terrorista Al Shabaab foi morto em um ataque aéreo dos Estados Unidos, segundo uma declaração online do próprio grupo. O governo da Somália afirmou que a morte do líder pode diminuir a habilidade do grupo em conduzir atos de violência contra a população civil. Durante uma operação ocorrida a 50 km da capital somali, Mogadíscio, o exército nacional contou com o apoio de tropas norte-americanas e matou dez pessoas suspeitas de serem membros do Al Shabaab. No entanto, os familiares das vítimas alegam que eles eram apenas agricultores, já que entre os mortos estão três crianças. Essa atitude do exército gerou uma revolta na população da aldeia, se recusando a enterrar os corpos, pois exigem que o governo e o exército assumam seus crimes e indenizem as famílias das vítimas. O governo ainda disse que as forças de segurança buscam prevenir qualquer causalidade contra os civis em suas atividades e que nenhum civil ou crianças foram mortas durante esse ataque.

Fontes: AL-SHABAAB commander killed. The Asian Age, Cairo, p. 01, 28 ago. 2017; SOMALIA

denies reports of troops killing civilians. Daily Nation, Nairóbi, p. 01, 27 ago. 2017; https://www.reuters.com/article/us-somalia-attacks-idUSKCN1B70FC e https://www.reuters.com/article/us-somalia-security-idUSKCN1B523H

(8)

JORNALISTA AMERICANO É MORTO NO SUDÃO DO SUL

Segundo informações do Departamento de Estado dos Estados Unidos, um jornalista americano foi morto em um ataque no Sudão do Sul. O cidadão americano, Christopher Allen, estava entre as 15 pessoas mortas durante um combate próximo a cidade de Kaya, na fronteira com a Uganda. Ele teria sido acometido pelos rebeldes, juntamente com outros dois jornalistas internacionais, enquanto estava cobrindo áreas libertadas do grupo SPLA-IO.

Fonte: US journalist among 15 killed in South Sudan. Oman Daily Observer, Juba, p. 01, 28 ago. 2017.

BOKO HARAM ATACA VILAS NA NIGÉRIA

Extremistas do grupo Boko Haram mataram pelo menos 27 pessoas em ataques a várias aldeias no estado de Borno, ao norte da Nigéria. Os combatentes adentraram as aldeias disparando contra as pessoas e também cortando suas gargantas. Tais ataques brutais nos últimos meses fizeram com que o governo nigeriano aumentasse os esforços para combater o grupo na região.

Fonte: BOKO Haram attacks Nigerian villages, kill 27. The Hindu, Mumbai, p. 01, 27 ago. 2017.

EM CAMARÕES, BOKO HARAM DEIXA 15 MORTOS EM ATAQUE

Militantes do Boko Haram foram acusados de orquestrar um ataque em que atearam fogo a uma aldeia de Gakara, em Camarões, próximo à fronteira com a Nigéria. Durante o ocorrido, cerca de 30 casas foram queimadas, 15 pessoas foram mortas e oito foram sequestradas. A população aterrorizada fugiu para um acampamento próximo que abriga pessoas deslocadas pela violência do grupo.

Fontes: 15 die in suspected Islamist attack in Cameroon. Hindustan Times, Gurgaon, p. 01, 27 ago. 2017

e https://www.reuters.com/article/us-nigeria-security-cameroon-idUSKCN1B51TC

LUTA PELO CONTROLE DO NORTE DO MALI CONTINUA

A força BARKHANE, juntamente com as Forças Armadas do Mali e a Missão de Paz das Nações Unidas no Mali (MINUSMA), querem controlar as rotas no norte do Mali para evitar o tráfico de armas e drogas por meio do controle de membros de grupos

(9)

armados que transitam na região de Kidal. Também será verificado o armamento desses grupos, uma vez que certos portes de armas não são permitidos. Para isso, a MINUSMA contará com o apoio das outras forças internacionais, bem como helicópteros e homens das forças alemãs. Essa atitude visa diminuir a influência e o controle dos grupos armados na região norte do país, que vem causando terror a população nos últimos meses. Em um ataque, soldados franceses da força BARKHANE, destruíram dois veículos com vários suspeitos de terrorismo. Quatro deles morreram no local e os outros foram feitos prisioneiros após serem feridos por tiros da aviação francesa.

Fontes:

http://malijet.com/actualte_dans_les_regions_du_mali/rebellion_au_nord_du_mali/193518-les-convois-controles-par-la-force-barkhane-dans-le-nord.html e http://malijet.com/actualte_dans_les_regions_du_mali/rebellion_au_nord_du_mali/193485-gao-4-morts-et-des-blesses-suite-a-un-raid-de-barkhane-pres-de-t.html

GOVERNO DO RDC É ACUSADO DE INCITAR ATAQUES ÉTNICOS

A República Democrática do Congo (RDC) sofre com violência étnica na província de Kasai e o próprio governo está sendo acusado de liderar tais ataques. Um relatório feito a partir de entrevistas com 96 cidadãos que fugiram de Kasai para a Angola com o intuito de escapar da violência revelam que as forças de segurança locais estimularam ativamente os ataques e algumas vezes até os lideraram tomando como critério a etnia. O grupo Bana Mura, que supostamente é ligado a líderes tradicionais locais, têm iniciado ataques à população das etnias Luba e Lulua, e soldados das Forças Armadas da RDC também foram vistos incitando tais ataques. Uma equipe da Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou que entre somente entre março e junho de 2017, mais de 250 pessoas foram assassinadas, pedindo assim que os órgãos da ONU tenham acesso irrestrito às informações.

Fonte:

(10)

ONU

IRÃ NEGA VISITA DE FUNCIONÁRIOS DA ONU

O governo do Irã rejeitou uma demanda dos Estados Unidos para que inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU) visitem bases militares do país. No momento, Washington revisa o acordo de 2015 sobre o programa nuclear iraniano firmado entre Teerã e seis potências mundiais, incluindo os Estados Unidos. A embaixadora estadunidense na ONU, Nikki Haley, pressionou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) a buscar acesso a bases militares iranianas para garantir que não estejam ocultando atividades banidas pelo acordo nuclear. O Irã colocou suas bases militares fora dos limites do acordo por conta do que chama de risco de que as informações obtidas pela AIEA possam parar nas mãos dos serviços de inteligência de seus inimigos, Estados Unidos e Israel.

Fontes:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/ira-nega-demanda-dos-eua-por-visita-de-inspetores-da-onu-a-locais-militares.ghtml

ONU CONDENA VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS NA REPRESSÃO DOS PROTESTOS NA VENEZUELA

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), as forças de segurança da Venezuela cometeram amplas e supostamente deliberadas violações de direitos humanos ao reprimir protestos contra o governo. De acordo com um relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), as ações indicaram “uma política para reprimir a dissidência política e instar o medo”, com o uso de gás lacrimogêneo, canhões de água e munição real. O texto também pediu para que o governo do presidente Nicolás Maduro libertasse os manifestantes presos arbitrariamente, que estão sofrendo maus tratos, além de extinguir o uso de tribunais militares para julgar os civis.

(11)

APÓS LANÇAMENTO DE MÍSSIL NORTE-COREANO, PREMIÊ JAPONÊS PEDE UMA REUNIÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU

A Coreia do Norte realizou mais um lançamento de míssil, o qual sobrevoou o Japão e caiu no mar. Diante disto, o premiê japonês Shinzo Abe requisitou uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) para tomar providências sobre o ocorrido, inclusive ampliando as sanções já existentes sobre Pyongyang. Segundo os governos estadunidense, japonês e sul-coreano, o míssil balístico sobrevoou a ilha de Hokkaido, no norte do Japão. Porém os norte-coreanos disseram se tratar de um foguete com um satélite de comunicações que seria lançado em órbita.

Fonte:

http://www.valor.com.br/internacional/5098100/premie-japones-pede-reuniao-do-conselho-de-seguranca-da-onu

SECRETÁRIO-GERAL DA ONU AFIRMA QUE DOIS ESTADOS É A ÚNICA SOLUÇÃO PARA A SITUAÇÃO DA PALESTINA

O Secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, afirmou, em visita à Palestina, que a ação que possibilitaria o fim do conflito seria eliminar as ocupações israelenses, de modo a criar um Estado Palestino independente. Afirmou, ainda, que há a necessidade de reiniciar o processo político da região, além de promover a paz e a segurança entre o território palestino e israelense.

Fonte:

Referências

Documentos relacionados

No Segmento 2, a seguir, observamos o trabalho interacional de mudança na estru- tura de participação durante a realização de uma atividade pedagógica em grupo via fórum no

A projeção de demanda (longo curso e cabotagem) para os portos brasileiros, no período de 2018 a 2060, prevê um crescimento de movimentação em 80%, atingindo um patamar de 1,89

Em decorrência, permite compreender que a presença do Estado nas relações de produção (enquanto campo que encarna, materializa e concentra as relações político-ideológicas)

SINDICATO DOS TRAB NAS IND DA CONST E DO MOB DE S S CAI, CNPJ n. AROLDO PINTO DA SILVA GARCIA ;.. SINDICATO DOS TRAB NAS INDUST CONST MOB DE SAPIRANGA, CNPJ n. AROLDO PINTO DA

A escolha pela investigação do status da categoria de concordância (AGR), a partir dos dados obtidos da fala de indivíduos com a Síndrome de Alzheimer, justifica-se

A Minerva pode redirecionar suas vendas para outras unidades, ou ainda focar a venda para outras regiões e países, sem afetar seu nível de produção.. Vale monitorar o

Seguindo-se os preceitos acima, somente em último caso é que os fluidos serão descartados, através dos vários processos de descartes existentes, os quais são determinados

Face ao exposto, concedo parcialmente a ordem, para declarar a inexistência de relação jurídico-tributária que obrigue o impetrante ao recolhimento do ônus do ICMS sobre a