• Nenhum resultado encontrado

DESENVOLVIMENTO DE UM MANUAL DE PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O NOVO CORONAVIRUS EM PROL DA COMUNIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESENVOLVIMENTO DE UM MANUAL DE PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O NOVO CORONAVIRUS EM PROL DA COMUNIDADE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO

( ) CULTURA

( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO

( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE

( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO

DESENVOLVIMENTO DE UM MANUAL DE PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O NOVO CORONAVIRUS EM PROL DA COMUNIDADE

Emanuel Santos Bibiano (emanuelbibiano@hotmail.com)1 Felício de Freitas Netto (feliciofnetto@gmail.com)2 Fabiana Postiglione Mansani (fpmansani@gmail.com)3

Resumo: Uma série de casos de pneumonia sem explicação despertou o interesse de autoridades chinesas, as quais ao investigarem as causas descobriram um novo vírus. Esse impacto inúmero áreas da sociedade, trazendo um novo estilo vida e um número enorme de informações incorretas sobre ele. Assim, faz-se necessário a produção de literatura de acesso fácil e com informações corretas, afim de informação a população em geral. Abordamos os sintomas gerais da doença, como febre axilar > 37,8 °C, tosse seca e produtiva, indisposição e mal-estar; exemplificamos o grupo de risco como idoso, gestantes, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, imunocomprometidos entre outros. Além disso, mostramos os critérios laboratoriais e clínico epidemiológico para a confirmação da doença. Ainda, apresentamos os locais corretos onde procurar atendimento de acordo com a sintomatologia e as formas de prevenções como: o uso da máscara e os tipos adequados para cada atividade; o distanciamento social; o uso de produtos como o álcool a 70 % INPM e a água e sabão como forma de antissepsia e desinfecção. Sobre as medicações, não existem vacinas ou medicamentos específicos contra a COVID-19 e o uso de antimaláricos só é indicado em casos de graves da doença.

Palavras-chave: Coronavirus. Distanciamento social. SARS-COV-2.

1 Acadêmico participante da Liga Acadêmica de Terapêutica Médica; UEPG; emanuelbibano@hotmail.com. 2 Acadêmico participante da Liga Acadêmica de Terapêutica Médica; Medicina; UEPG; feliciofnetto@gmail.com. 3 Coordenadora docente da Liga Acadêmica de Terapêutica Médica; fpmansani@gmail.com.

(2)

PROJETOS VINCULADOS

Liga Acadêmica de Terapêutica Médica (LATEM)

PÚBLICO-ALVO

O Produto foi destinado ao público em geral a qual procura informações coerentes e de fácil entendimento sobre o novo Coronavirus.

JUSTIFICATIVA

No final de dezembro de 2019, uma série de casos de pneumonia despertou o interesso das autoridades chinesas, as quais, de imediato montaram uma equipe de profissionais responsáveis para encontrarem as possíveis causas. (ZHI, et al, 2020). Eles foram excluindo patógenos por patógenos, até que em janeiro de 2020, essa junta identificou o vírus causador, qual fora denominado COVID-19. (ZHI, et al, 2020).

O vírus impactou todas as áreas da sociedade, e ocasionouum novo estilo de vida em todo o mundo. Atualmente, cerca de 30 milhões de pessoas já contraíram o vírus, o qual já é encontrado em todos os continentes exceto a antártica, tornando-se assim uma pandemia.

(MCINTOSH, et al, 2020). Além disso, outro fator importante é a sua transmissibilidade, na maior parte dos casos o vírus é transmitido pelo contato de gotículas respiratórias com mucosas do corpo, contudo, alguns estudos apontam que o vírus também pode ser encontrado em amostras não respiratórias como fezes, sangue, sêmen e secreções oculares. (CHEN, et al, 2020). Como era de se esperar, a grande mídia e a internet se concentraram em divulgar cada detalhe da pandemia, aliado à facilidade de gerar conteúdo com custo reduzido, a forma exponencial com que o compartilhamento de informação pode atingir grande público despertou o interesse de alguns indivíduos em criar fake new, as quais são notícias e matérias sabidamente falsas com intuito de atrair a atenção. (BRAGA, et al, 2018). Assim, faz se necessário criarmos conteúdos de fácil interpretação e acesso, a fim de minimizar os impactos negativos que esse tipo de conteúdo pode causar.

(3)

A produção do livro teve como objetivo procurar apresentar de forma simples e correta, informações pertinentes ao COVID-19. Assim a forma digital fora a escolhida, uma vez que hoje é o melhor instrumento e mais acessível encontrado a fim alcançar o maior número de pessoas.

Outro ponto importante é a tentativa de combater notícias falsas por meio de publicações acadêmicas de fácil interpretação e disponível a todos, na tentativa de diminuir o distanciamento entre o mundo acadêmico e população em geral.(FLORES, 2018).

METODOLOGIA

Para a confecção do livro foram feitas pesquisas de artigos indexados em bancos de dados, como PubMed e em busca em sites governamentais com os descritores “COVID-19”, “Epidemia por 2019-nCoV” e “Surto por 2019-nCoV”, todos devidamente cadastrados no DeCS, a partir dos quais foram selecionadas 8 publicações relacionados com o tema.

RESULTADOS

A fim de orientar a população em geral, fora produzido um livro informativo e orientador sobre os aspectos do novo Corona Vírus intitulado “SARS-COV-2 & COVID-19: ASPECTOS FUDAMENTAIS “, o qual, aborda os aspectos relacionados à manifestação clinicas dos pacientes, aspectos referentes ao encaminhamento dos pacientes, à prevenção dos pacientes, aos equipamentos de proteção individual e a medicamentos, vacinas e outras situações.

Na primeira seção, abordamos a perspectiva geral da nova doença, como sua alta taxa de infectividade, o qual em média, uma pessoa infectada possui a capacidade de transmitir para mais de 3 pessoas. Além disso, abordamos os sinais e sintomas mais comuns como a febre axilar > 37,8 °C, tosse seca ou produtiva, indisposição e mal-estar. Ainda apresentamos os sintomas menos incomuns como a coriza, congestão nasal, falta de ar, cefaleia, diarreia, dor de garganta e ageusia. Sobre o grupo de risco, são compostos por indivíduos os quais possuem maior vulnerabilidade em contrair doenças infecciosas, tais como: Idosos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, gestantes, imunocomprometidos, portadores de doença renal crônica e outros. Também diferenciamos casos suspeitos de casos prováveis, sendo que, no primeiro caso apresentam febre com no mínimo um sinal respiratório e histórico de contato

(4)

próximo com caso suspeitos nos últimos 14 dias, já no segundo, febre e/ou qualquer sintoma respiratório dentro de 14 dias após contato domiciliar com um caso confirmado. Assim, a confirmação dos casos pode ser por critério laboratorial, com resultado positivo por RT-PCR ou por critério Clinico-Epidemiológico, que são casos prováveis os quais não fora possível realizar investigação laboratorial.

Já na segunda seção é apresentado através de imagens quais os sinais e sintomas que merecem atenção profissional e quais os locais corretos de onde procurar ajuda, como demonstrado no quadro abaixo:

Quadro 1 – Serviço de saúde indicado de acordo com Sinais/Sintomas. Sinais/Sintomas Serviço de saúde Indicado

Apenas coriza Não deve procurar serviço de saúde

Coriza e febre Ficar em casa. Obs: caso febre persistente sem melhora com sintomáticos, procurar profissional

Coriza, febre e tosse Dirigir-se à unidade básica de saúde (UBS) Febre persistente, falta

de ar ou ambos

Dirigir-se à unidade de pronto atendimento (UPA)

Fonte: Elaborado pelos autores com base em dados da OMS – Organização Mundial de Saúde.

Já na terceira seção elucidamos as formas e a importâncias das prevenções primárias diferenciando distanciamento social, como diminuição da interação entre as pessoas a fim de reduzir a velocidade de transmissão do vírus, de isolamento social, o qual possui o objetivo de impedir o contato com indivíduos confirmados e quarentena, como a separação de pessoas com alta probabilidade de infecção com restrições de atividades. Além disso, expomos quais os produtos eficazes tanto para desinfecção e antissepsia, eliminação ou inibição de microrganismo em pele ou mucosa, sendo esses: álcool liquido ou em gel a 70 % INPM, água e sabão, hipoclorito de sódio, quaternários de amônio.

Sobre os EPI, a grande importância do uso de máscaras é pelo modo e a facilidade de transmissão do vírus, uma vez que é transmitida por partículas maiores que 5 micrometros e podem percorrer até 2 metros, podendo chegar até 20 metros se o infectado estiver em movimento, assim torna-se necessário o usa de máscara. Contudo pela escassez mundial de

(5)

produtos de proteção individual como máscaras cirúrgicas ou N95, esses tipos de máscara foram reservados para pessoas com suspeita/confirmação de COVID-95 e profissionais de saúde que atuam na triagem de pacientes. Já as máscaras de tecido, foram recomendadas tanto pelo ministério de saúde quanto pelo CDC (centro de controle e prevenção de doenças) e devem ser confeccionadas com no mínimo duas camadas de pano (TNT, algodão, tricoline), vale orientar que a mesma não protege por completo o indivíduo.

Sobre os aspectos referentes a medicamentos e vacinais é importante salientar que mesmo se tratando de uma infecção gripal, a vacina contra influenza trivalente ou quadrivalente não apresenta eficácia para prevenir a infecção pelo novo coronavirus e que todas as vacinas ainda estão em fase de estudo. Acerca do antimaláricos, não existe literatura confiável que demonstre eficácia e segurança desse tipo de fármaco, contudo o ministério da saúde mantém a indicação do uso em pacientes hospitalizados com suspeita ou confirmação da covid-19 com taquidispeneia, saturação periférica de O2 < 93%, PaO2/FiO2 < 300 ou falência respiratória, ou seja, somente pacientes em estados graves e em ambiente domiciliar

FOTO(S)

Figura 1 – Capa do livro

(6)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A pandemia do novo vírus forçou a população mundial a adaptar-se ao novo normal e mostrou a importância que informações corretas e coerentes podem fazer na sociedade. Com isso, cabe ao meio acadêmico produzir insumos capazes de transpor o conhecimento atrás dos muros da universidade. Assim, uma literatura construída de forma a ser leve e informada se faz cada vez mais necessária.

Assim, reiteramos a importância das informações transmitidas como: os sinais e sintomas da infecção viral pelo coronavírus; onde e quando procurar serviços de saúde; quais os grupos de risco; conceituação e a importância do distanciamento social e isolamento; o uso correto das máscaras e uma abordagem resumida dos medicamentos indicados ou não para o tratamento.

APOIO: Fundação Araucária e Universidade Estadual de Ponta Grossa.

REFERÊNCIAS

BRAGA, Renê Morais da Costa. A indústria das fake news e o discurso de ódio. In: PEREIRA, Rodolfo Viana (Org.). Direitos políticos, liberdade de expressão e discurso de ódio. Disponivel em: <http://www.idde.com.br/publicacoes>. Acesso em 10 set. 2020.

CHEN, W. et al. Detectable 2019-nCoV viral RNA in blood is a strong indicator for the further clinical severity. Emerg Microbes Infect 2020; 9:469. Disponivel em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32102625/ >. Acesso em 5 ago. 2020.

FLORES, Carolina D. Extensão Universitária: rompendo muros e barreiras da Universidade. Disponível em: <https://ambitojuridico.com.br>. Acesso em: 10 set. 2020.

MCINTOSH, Kenneth; HIRSCH, Martin S.; BLOOM, Allyson. Coronavirus disease 2019

(COVID-19). UpToDate Hirsch MS Bloom, v. 5, 2020. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32340833/>. Acesso em: 13 ago. 2020.

ZHI, Z. et al. The epidemiological characteristics of an outbreak of 2019 novel coronavirus

diseases (COVID-19) in China. 2020 Feb 10; 41(2):145-151. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32064853>. Acesso em: 10 set. 2020.

Referências

Documentos relacionados

Por fim, esse diagnóstico subsidia as proposições ergonômicas, apresentadas neste trabalho e à gerência do serviço, cujo objetivo é favorecer a

Para assegurar que a solução de cali‐ bração não alterou a condutibilidade devido a evaporação ou propagação, recomendamos vivamente que a conduti‐ bilidade da solução

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Os resultados de estabilidade de agregados das amostras do perfil mostram que ocorre uma preponderância de agregados maiores (em profundidade) os quais possuem

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

A Medida Provisória 910 modifica a legislação sobre regularização fundiária, isto é, o mecanismo pelo qual o governo regulariza as ocupações informais que foram feitas em