• Nenhum resultado encontrado

Informativo nº 207. De 18/01/2017 à 25/01/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo nº 207. De 18/01/2017 à 25/01/2017"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Informativo nº 207

De 18/01/2017 à 25/01/2017

AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL

ESTADOS UNIDOS E UNIÃO EUROPÉIA DISCORDAM SOBRE JERUSALÉM Em uma nova demonstração da discórdia ocidental sobre os esforços de paz no Oriente Médio, os Estados Unidos disseram que sua embaixada em Israel seria realocada para Jerusalém até o fim de 2019, enquanto seus aliados na União Europeia manifestaram apoio para o lado leste de Jerusalém como a capital do Estado palestino. A manobra de Trump agradou Israel, o aliado mais próximo dos EUA no Oriente Médio, mas provocou inquietação de potências mundiais, incluindo Rússia e China, que se preocupam que isso iria alimentar tensões regionais e aumentar a separação entre Israel e os palestinos. Fontes: https://extra.globo.com/noticias/mundo/opinioes-discordantes-de-eua-ue-sobre-jerusalem-ressaltam-divergencia-sobre-oriente-medio-22316294.html; https://uk.reuters.com/article/uk-usa-israel-palestinians/u-s-eu-discordant-notes-on-jerusalem-underline-mideast-policy-rift-idUKKBN1FB2EE; https://uk.reuters.com/article/uk-israel-palestinians-politics/alienation-drives-young-palestinians-beyond-politics-idUKKBN1FD0LN e https://www.reuters.com/article/us-usa-israel-pence-jerusalem/why-is-jerusalem-so-central-to-pences-middle-east-visit-idUSKBN1FA0JL

EMBAIXADA DOS EUA NEGA BOMBARDEIO DE CAMPO DE REFUGIADOS NO PAQUISTÃO

A embaixada estadunidense em Islamabad, capital do Paquistão, negou a acusação feita pelo governo paquistanês de que forças dos Estados Unidos teriam bombardeado um

(2)

campo de refugiados no país. O porta-voz da embaixada negou também, quando procurado pela imprensa, o ataque com drone em áreas tribais que teriam deixado dois membros da milícia Haqqani mortos. O Ministério das Relações Exteriores do Paquistão condenou o ataque ao campo de refugiados, atribuído especialmente à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e aos Estados Unidos, vendo o ocorrido como uma “ação unilateral” que prejudica a cooperação na luta contra o terrorismo.

Fonte:

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2018/01/25/embaixada-dos-eua-nega-bombardeio-de-campo-de-refugiados-no-paquistao.htm.

MADURO AFIRMA TRABALHAR COM DESMANTELAMENTO DE GRUPOS TERRORISTAS

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que órgãos de inteligência e segurança capturaram associados a um grupo terrorista venezuelano. Maduro ainda afirmou que os novos contatos estão trazendo à tona novas informações dos grupos opositores que planejaram atentados terroristas, incluindo planos de usar carros bomba contra o presidente.

Fonte:

http://www.eluniversal.com/noticias/politica/maduro-desmantelados-grupos-terroristas-asociados-oscar-perez_685365

CONFRONTOS EM HONDURAS

Em Honduras protestantes bloquearam rodovias em diversos pontos, em ações contra a reeleição do presidente Juan Orlando Hernandez. A polícia foi acionada para quebrar o bloqueio, gerando o confronto com os civis. A polícia declarou que quatro policiais foram feridos, pelo menos um está em estado grave, e sete protestantes foram detidos. Os protestos têm sido apoiados por antigos membros do governo, que acusam fraude nas últimas eleições.

Fonte: PROTESTERS, police clash at roadblocks in Honduras. The Myanmar Times, Rangum, p. 14, 23

(3)

ÁSIA/LESTE EUROPEU

NOVOS ATAQUES TERRORISTAS DEIXAM MORTES NO AFEGANISTÃO

Durante a última semana do mês de janeiro, o grupo fundamentalista Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria do ataque contra uma organização não governamental humanitária na cidade de Jalalabad, localizada no leste afegão, que deixou ao menos cinco mortos e 24 feridos. O atentado envolveu quatro suicidas, um deles com um carro-bomba que explodiu na entrada do edifício da organização. Paralelamente, atiradores deixaram pelo menos 40 mortos em um ataque a um hotel de luxo no Afeganistão. Seis homens provocaram uma explosão e atearam fogo no 4º andar antes de passarem a atirar. Testemunhas afirmaram que os atiradores buscavam especificamente os estrangeiros. De acordo com a polícia local, entre os mortos estrangeiros estão nove ucranianos, um alemão, um grego e um cazaque. O grupo rebelde Talibã, que já havia atacado o mesmo hotel em 2011, assumiu a autoria do ataque. Todos os atiradores foram mortos.

Fontes: https://nacoesunidas.org/ataque-no-afeganistao-contra-ong-save-the-children-deixa-cinco-mortos-e-dezenas-de-feridos/; https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2018/01/24/estado-islamico-reivindica-ataque-contra-save-the-children-no-afeganistao.htm; https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1FD1TD-OBRWD; https://oglobo.globo.com/mundo/atiradores-foram-clientes-antes-de-ataque-hotel-de-luxo-no-afeganistao-diz-fonte-22313647; http://www.bbc.com/portuguese/internacional-42768050 e https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2018/01/25/balanco-de-ataque-em-hotel-de-cabul-chega-a-40-mortos.htm.

TURQUIA SEGUE OFENSIVA NA SÍRIA

O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, anunciou que seu país já iniciou a ofensiva na região síria de Afrin, controlada pelas Unidades de Proteção Popular (YPG), pelo Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e pelo Partido da União Democrática (PYD). A ação foi feita para que os grupos, considerados terroristas, possam ser expulsos das proximidades da fronteira entre Síria e Turquia. Em função da aliança entre os Estados Unidos e o YPG, o governo turco avisou os estadunidenses antes do ataque, e também anunciou que pretende ser breve na ofensiva e que será limitada a uma pequena área de 30 quilômetros. O Ministro das Relações Exteriores da Turquia,

(4)

Mevlut Cavusoglu, disse que seu país não quer conflito com a Rússia ou Estados Unidos, mas irá buscar seus objetivos para garantir a segurança. Após quatro dias de campanha, tanto no solo quanto no ar, com bombardeios, foi anunciado que mais de 260 militantes foram mortos.

Fontes: https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1F90P0-OBRWD; https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1FA12X-OBRWD;

https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1FB1ED-OBRWD; https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1FC2GU-OBRWD;

https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1FC373-OBRWD e TURKISH forces push into Syria. Khaleej Times, Hassa, p. 11, 22 jan. 2018.

MIANMAR FINALIZA PREPARATIVOS PARA REPATRIAÇÃO DE MUÇULMANOS ROHINGYA REFUGIADOS EM BANGLADESH

Mianmar está fazendo os preparativos finais para receber o primeiro grupo de muçulmanos da etnia minoritária Rohingya que haviam fugido do conflito no estado de Rakhine. Mais de 655.500 muçulmanos Rohingya fugiram para Bangladesh depois que os militares de Mianmar responderam a ataques de militantes contra as forças de segurança em agosto. As Nações Unidas descreveram a operação como limpeza étnica dos Rohingya, informação que Mianmar nega desde o começo do conflito. O país começará a receber os refugiados de Bangladesh em dois centros de acolhimento e em um campo temporário perto de Maungtaw pelos próximos dois anos, sob um acordo que os governos de ambos os países assinaram, no tocante às repatriações. Entretanto, mais recentemente, a violência novamente convulsionou o estado de Rakhine, onde pelo menos sete manifestantes étnicos foram mortos pela polícia e outros 12 ficaram feridos durante uma marcha que comemorou o 233º aniversário da queda do reino de Rakhine para o exército invasor birmanês. O governo local cancelou a marcha, mas uma manifestação com cerca de quatro mil pessoas se organizou de maneira independente. Os manifestantes atacaram escritórios do governo local, bem como motos e carros estacionados nas proximidades.

Fontes: MYANMAR finalises repatriation preparations. The Borneo Post (Sabah), Rangum, p. A1, 21

(5)

SEIS PESSOAS SÃO MORTAS NA FRONTEIRA DA CAXEMIRA

Tropas indianas e paquistanesas trocaram fogo ao longo de fronteira na região da Caxemira, matando pelo menos cinco civis e um soldado. A luta foi o quarto dia consecutivo de confronto mortal entre os vizinhos, com seis civis e três soldados mortos nos dias anteriores. Os dois rivais trocam a culpa em relação ao início das hostilidades e as ações envolveram o bombardeio de aldeias e postos fronteiriços em clara violação do cessar-fogo de 2003.

Fonte: SIX people killed at Kashmir border. Northwest Arkansas Democrat-Gazette, Srinagar, p. 3A, 21

jan. 2018.

TENSÕES ENTRE CHINA E TAIWAN AUMENTAM E PRESIDENTE CRITICA AÇÕES MILITARES CHINESAS

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, acusou a China de promover instabilidade no Leste Asiático. Segundo ela, o país tem intensificado a realização dos exercícios militares em seu litoral, incluindo as regiões próximas à ilha de Taiwan. A China acredita que a presidente recém-eleita está buscando a independência formal de Taiwan, que é considerada pelo governo chinês como uma província rebelde, não descartando a ameaça ou o próprio uso da força para manter o controle sobre ela. Sobre isso, a presidente defendeu-se dizendo que procura relações amistosas com a China, mas que visa, acima de tudo, preservar o estilo de vida taiwanês. Contudo, a ilha enfrenta a preocupação constante de um conflito militar, devido aos exercícios militares chineses nas proximidades.

Fonte: https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1EM0VM-OBRWD

ORIENTE MÉDIO

MÍSSIL BALÍSTICO QUE VISAVA A CIDADE DE NAJRAN É INTERCEPTADO PELA FORÇA DE DEFESA DA ARÁBIA SAUDITA Segundo fontes militares, as Forças de Defesa Aérea afiliadas às Forças da Coalizão de Apoio à Legitimidade do Iêmen detectaram e destruíram um míssil balístico lançado pelas milícias Houthi, afiliadas ao Irã, direcionado para o território da Arábia Saudita. O míssil foi dirigido para a cidade de Najran, especialmente para áreas civis e povoadas, o que consiste na violação do direito internacional humanitário.

(6)

Fonte: SAUDI intercepts ballistic missile. The Gulf Today, Riade, p.1, 21 jan. 2018.

ISRAEL DESTRÓI TÚNEL DO HAMAS

As Forças de Defesa Israelenses (IDF) destruíram um túnel do grupo rebelde Hamas que corria na fronteira entre Kerem Shalom com a Faixa de Gaza, além da fronteira entre o Egito e Gaza. Em uma declaração, as IDF disseram que aviões de combate da Força Aérea israelense atingiram infraestruturas terroristas na cidade de Rafan. Este foi o terceiro túnel palestino encontrado invadindo território israelense nos últimos dois meses.

Fonte: IDF destroys Hamas terror tunnel that infiltrated Israeli and Egyptian territory. The Jewish Voice,

Jerusalém, p. 24, 19 jan. 2018.

EI REINVINDICA RESPONSABILIDADE DE ATAQUES SUICIDAS O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) reivindicou a responsabilidade por atentados suicidas consecutivos no centro de Bagdá, capital do Iraque, que mataram pelo menos 38 pessoas. Em uma declaração online, o grupo disse que os ataques tinham como alvo uma reunião de xiitas em uma praça localizada na capital iraquiana. Mais de 100 pessoas ficaram feridas. O grupo também reivindicou a responsabilidade de outro atentado suicida, que atingiu um ponto de controle da polícia no norte de Bagdá, matando 10 pessoas e ferindo outras 10. Apesar disso, esse tipo de ataque diminuiu significativamente em todo o Iraque, especialmente em Bagdá, desde que as forças de segurança retomaram quase todo o território das mãos do EI.

Fonte: DAESH claims responsibility for Iraque suicide bombing. The Daily Star (Lebanon), Bagdá, p. 8, 19 jan. 2018.

ÁFRICA

GOVERNO SOMALI LANÇA NOVAS OFENSIVAS CONTRA AL SHABAAB O Comando da África dos Estados Unidos, em parceria com o governo da Somália, realizou o seu segundo ataque do ano com aeronaves contra militantes do grupo terrorista Al Shabaab, matando quatro deles. Foi anunciado pelo governo que tropas do país invadiram uma escola dirigida pelo grupo e resgataram 32 crianças que haviam sido recrutadas por ele. Um porta-voz do grupo disse que tanto professores quanto crianças foram mortos durante as ações.

(7)

Fontes: FOUR Al-Shabab militants killed in Somalia strike. The Daily Star, Washington, p. 8, 20 jan. 2018 e SOMALI soldiers free 32 children from Shabaab. Daily Nation, Nairóbi, p. 41, 21 jan. 2018.

SOLDADOS DO NÍGER MORTOS EM ATAQUE DO BOKO HARAM E REFÉNS SÃO LIBERADOS NA NIGÉRIA

Um ataque do grupo rebelde Boko Haram na cidade de Toummour, no sul do Níger, deixou pelo menos sete soldados nigerinos mortos e cerca de 17 feridos, enquanto um soldado ainda está desaparecido. A cidade onde ocorreu o ataque fica próxima da fronteira com a Nigéria e o Chade, o que pode aumentar as tensões na região. Paralelamente, dois americanos e dois canadenses foram libertados depois de terem sido feitos de reféns por dois dias no estado de Kaduna, na Nigéria. Eles foram sequestrados durante sua viagem de Kafanchan à Abuja, capital do estado.

Fontes: SEVEN Niger troops killed in Boko Haram attack. The Nation, Washington, p. 3, 21 jan. 2018 e

https://www.reuters.com/article/us-nigeria-kidnapping/two-americans-two-canadians-freed-after-kidnapping-in-nigeria-police-idUSKBN1F90HP

CONFLITO PROVOCA DEZ MORTES NO CAMARÕES

Um confronto entre as Forças Armadas de Camarões e grupos de separatistas levou à morte de ao menos dez civis em três dias no sudoeste do país, segundo agências de notícias do país. Como o Executivo camaronês tem proibido o acesso da imprensa ao local dos conflitos, não há muitas informações oficiais sobre o fato. No entanto, o que se sabe é que as tensões entre os grupos de cunho separatista e as forças do governo têm aumentado.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2018/01/24/enfrentamentos-em-zona-independentista-de-camaroes-deixam-10-mortos.htm

PROTESTOS COM MORTES NA RDC

Manifestações contra a permanência do atual chefe de Estado da República Democrática do Congo (RDC) deixaram até agora seis mortos e 49 feridos, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). As autoridades locais proibiram novas manifestações, as quais pedem que o atual presidente Joseph Kabila não concorra ao terceiro mandato, já que é acusado de corrupção e repressão.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/repressao-a-protestos-na-republica-democratica-do-congo-deixa-ao-menos-seis-mortos.ghtml

(8)

ONU

CSNU: FRANÇA CONVOCA REUNIÃO PARA DISCUTIR GUERRA NA SÍRIA E PAÍSES QUESTIONAM PAQUISTÃO

O ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, anunciou que a França pediu uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) para discutir a situação na Síria, após a incursão turca na província síria de Afrin. Durante uma visita a Argel, capital da Argélia, Le Drian também afirmou que a França pressionará por "acesso humanitário" em áreas sitiadas, como na província da Ghouta Oriental, na qual 40 mil civis permanecem sem receber esta ajuda. Enquanto isso, a Índia instou o Conselho de Segurança a se concentrar nos desafios colocados pelos “refúgios seguros” para organizações terroristas dentro do território paquistanês. Anteriormente, os Estados Unidos também haviam dito ao Conselho de Segurança que a situação no Paquistão, em que as organizações terroristas recebiam santuário dentro de suas fronteiras, não era aceitável e insistiram para que Islamabad se unisse aos esforços resolver a questão. O Vice-Ministro das Relações Exteriores do Afeganistão, Hekmat Khalil Karzai, também reiterou a presença desses “refúgios” terroristas no Paquistão. Enquanto isso, o Paquistão continua a negar a situação.

Fontes: https://g1.globo.com/mundo/noticia/franca-pede-reuniao-da-onu-por-crise-humanitaria-na-siria.ghtml; https://extra.globo.com/noticias/mundo/conselho-de-seguranca-da-onu-discutira-situacao-da-siria-na-segunda-feira-diz-ministro-frances-22312665.html e INDIA, US, Afghanistan target Pakistan over terrorism at UN Security Council. Fiji Sun, Suva, p. 26, 22 jan. 2018.

Referências

Documentos relacionados

Principal feira do setor de papel e celulose do Brasil, a ABTCP é uma grande oportunidade para a Centroprojekt mostrar sistemas de alto desempenho na área de tratamento de

Os v´ ertices correspondem a m´ aquinas e as arestas correspondem ` a possibilidade de liga¸c˜ ao entre duas m´ aquinas, juntamente com o correspondente custo de opera¸c˜ ao

Contudo, para esse texto não visamos discutir acerca da constituição da professora em uma educadora matemática, mas dos modos de como se dá essa investigação, trazendo à tona

Assim, qualquer resposta que não corresponda ao nível mais alto descrito é integrada num dos níveis inferiores, de acordo com o desempenho observado.. É

(2005), com o objetivo de avaliar os SMDO, reuniu nove atributos, os quais chamou de Atributos Desejáveis, a saber: aprendizado – trata-se da capacidade de obter informações

Os tratamentos (milho expressando diferentes proteínas Bt) apresentaram um comportamento diferencial (p<0,05), tanto para biomassa aos sete dias como para

Débitos em aberto de IPVAs, Licenciamento de anos anteriores e Multas até a data do Leilão serão de responsabilidade do Banco CCB; 17.9.2 - O documento de transferência será entregue

ICJR program funding has allowed for the grant- funded staf t o interface directly with campus oficials r esponsible for providing federally mandated remedies for student survivors