• Nenhum resultado encontrado

COMO PUBLICAR LIVROS 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMO PUBLICAR LIVROS 2021"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

COMO

PUBLICAR

LIVROS | 2021

(2)
(3)

universidade federal da integração latino-americana

Gleisson Pereira de Brito Reitor Luis Evelio Garcia Acevedo Vice-reitor

edunila – editora universitária

Mario René Rodríguez Torres Coordenador-geral Francieli Padilha Bras Costa Programadora visual

Leonel Gandi dos Santos Bibliotecário-documentalista Natalia de Almeida Velozo Revisora de textos

Nelson Figueira Sobrinho Editor de publicações Ricardo Fernando da Silva

Ramos Assistente em administração

conselho editorial

Mario René Rodríguez Torres Coordenador da Editora Universitária Natalia de Almeida Velozo Representante do Órgão Executivo da EDUNILA

Elaine Aparecida Lima Representante dos técnico-administrativos em educação da UNILA Yuli Andrea Ruiz Aguilar Representante dos discentes da UNILA Ulises Bobadilla Guadalupe Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (ILATIT – UNILA) Laura Márcia Luiza Ferreira Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH – UNILA)

Marcela Boroski Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN – UNILA) Debbie Guerra Universidad Austral de Chile

Norma Hilgert Universidad Nacional de Misiones (Argentina) María Constantina Caputo Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Daniela Birman Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

equipe editorial

Natalia de Almeida Velozo Revisão de textos

(4)

SUMÁRIO

3

APRESENTAÇÃO

4

LINGUAGEM, MENSAGEM

E COMPREENSÃO

6

FORMATAÇÃO DOS ORIGINAIS

7

NORMAS TÉCNICAS

8

IMAGENS

10

SUBMISSÃO DAS OBRAS

11

AVALIAÇÃO

13

CONTRATO

(5)

APRESENTAÇÃO

A EDUNILA receberá para publicação em mídia eletrônica e/ ou impressa originais de obras individuais e/ou coletâneas de importância científica, cultural, artística e/ou literária, produ-zidas por membros da comunidade interna e externa à UNILA. Serão recebidas obras em português e/ou em espanhol e/ou em quaisquer outras línguas reconhecidas na América Latina e no Caribe, desde que haja a possibilidade de, a partir da sua submissão, serem objeto do fluxo normal de avaliação. Também poderão ser publicadas obras bilíngues, traduções e reedições de obras esgotadas.

A EDUNILA somente aceitará propostas de textos completos. Não é possível a submissão de resumos ou obras inacabadas.

NOTA: Antes de enviar o seu original, certifique- -se de que ele se encaixa na proposta editorial da EDUNILA

(6)

LINGUAGEM, MENSAGEM

E COMPREENSÃO

Dissertações e teses

O texto original de dissertação ou tese deve ser adaptado, em seus aspectos linguísticos e formais, ao formato de livro, para permitir alcançar um público mais amplo e diverso.

Outras seções do trabalho acadêmico, como a problema-tização e a metodologia, por exemplo, deverão ser incorpo-radas ao texto ao longo da obra. As adaptações do material competem ao(à/aos/às) proponente(s) e devem ser pensadas de acordo com o público-alvo (estudantes de Ensino Médio, universitários etc.).

A EDUNILA somente receberá original que já tenha sido adaptado pelo(a/os/as) proponente(s).

Revistas e anais

A EDUNILA não publica revistas acadêmicas e/ou anais de congressos.

(7)

Traduções e reedições

Obras traduzidas e reeditadas somente serão publicadas caso o(a/os/as) proponente(s) seja(m) detentor(a/es/as) dos direitos autorais.

Espanhol ou português?

Por estar alinhada aos princípios da UNILA, a editora universi-tária equipara a língua espanhola à portuguesa. Dessa forma, artigos, citações e notas de rodapé que estejam em espanhol não necessitam ser traduzidos e vice-versa.

Outros idiomas

Trechos em outros idiomas deverão vir acompanhados de sua tradução para português ou espanhol, inseridos em nota de rodapé.

(8)

FORMATAÇÃO DOS ORIGINAIS

Os originais anexados deverão estar no formato A4, paginados e em formato PDF/texto/imprimível.

Deverão ser respeitadas as margens de 3 cm superior/ inferior e esquerda/direita. O espaçamento entrelinhas deverá ser duplo e a fonte Times New Roman corpo 12.

O original será entregue em sua versão completa, com sumário, referências, e, se houver, anexos, apêndices, tabelas, quadros e outros elementos acessórios.

O original anexado não deverá conter nome,

filiação institucional qualquer outro tipo de

informação que permita a identificação do(a/

os/as) autor(a/es/as) ou organizador(a/es/as).

Autocitações deverão ser omitidas no corpo do

texto e nas referências na versão de submissão

para garantir a avaliação em caráter anônimo,

sendo substituídas por “XXXX” na submissão e

restabelecidas na versão definitiva do trabalho,

caso aprovado.

(9)

NORMAS TÉCNICAS

As obras deverão seguir as normas estabelecidas pela Asso-ciação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), especialmente a NBR 10520 (Citações) e NBR 6023 (Referências Bibliográ-ficas) e suas atualizações ou as normas estabelecidas pela American Psychological Association (APA).

Citações

Para uma maior fluidez do texto, o excesso de citações deverá ser evitado. Quando absolutamente necessárias, deverão seguir o padrão contido na norma utilizada.

Referências

As referências devem vir ao final do livro. Em caso de coletânea, ao final de cada artigo.

(10)

IMAGENS

Qualidade da imagem

As imagens – ilustrações, fotografias, tabelas, gráficos, quadros e quaisquer criações artísticas ou intelectuais – devem estar inseridas na obra, com os títulos completos, indicação da(s) fonte(s) e notas adicionais. Também deverão ser entregues em mídia separada (pendrive, por exemplo) ou por transferência on-line, nominadas conforme as figuras do original.

As imagens devem ser fornecidas em formato vetorial (preferencialmente EPS). Se forem imagens rasterizadas ou fotografias, deverão estar em formato TIFF ou JPG e em alta resolução (300 dpi).

A EDUNILA reserva-se ao direito de, em comum acordo com o(a/os/as) proponente(s), modificar a localização das imagens para fins de diagramação.

(11)

Autoria da imagem

Na obra, todas as imagens devem conter a informação de autoria.

A mesma regra vale para capas de livros, materiais reti-rados de sites, revistas e outras publicações. Caso sejam feitas adequações, deverá constar a informação “adaptado de”.

Lembre-se de fornecer à EDUNILA um documento assi-nado pelo autor da imagem, autorizando o seu uso.

Disponível em: EDUNILA > Como Publicar > Editais Recomenda-se ao(à/aos/às) proponente(s) preferir as ilustra-ções licenciadas para uso, como a Licença Creative Commons, por exemplo.

(12)

SUBMISSÃO DAS OBRAS

A submissão dos originais se dará exclusivamente pelo

Sistema Inscreva da UNILA, no link Submissão de Originais –

EDUNILA.

https://inscreva.unila.edu.br

Caso o(a/os/as) proponente(s) não possua(m) cadastro no Sistema Inscreva da UNILA, basta inscrever-se no link “Cadastro de novos usuários”.

Na página principal, escolha o edital ao qual pretende submeter a obra.

Todos os documentos solicitados no edital devem ser inseridos no formulário.

Serão indeferidas as inscrições com erros ou informações parciais e/ou com arquivos anexados que não conferem com os descritos.

Importante: Ao preencher o formulário, o(a/os/as)

(13)

AVALIAÇÃO

Os originais enviados à EDUNILA serão avaliados pelo Órgão Executivo. O(A) Chefe da EDUNILA indeferirá propostas de submissão por não atenderem aos requisitos solicitados no edital.

Pareceristas

As propostas deferidas serão encaminhadas para avaliação de dois(duas) pareceristas ad hoc. As identidades do(a/os/as) proponente(s) e dos(as) pareceristas serão mantidas em sigilo.

Os critérios de avaliação serão: tema geral e tratamento do tema; originalidade e forma de abordagem; atualidade, rele-vância e vigência do original; clareza e estilo de linguagem; adequação do título (se original); coesão e coerência interna do(s) texto(s).

(14)

Conselho Editorial

As avaliações dos dois(duas) pareceristas ad hoc apenas dão suporte à decisão do Conselho Editorial, não representando a garantia de publicação da obra, mesmo que ambos sejam positivos.

No caso de divergências, o Conselho Editorial da EDUNILA decidirá pela aprovação, reprovação ou pelo encaminhamento para mais um(a) parecerista.

O(a/os/as) proponente(s) será(ão) informado(a/os/as) via e-mail sobre a decisão do Conselho Editorial e as etapas do processo de editoração, caso tenha(m) o livro aprovado.

Definição de formato

As obras serão publicadas dentro dos seguintes formatos: livro eletrônico (distribuição gratuita) e/ou livro impresso (vendável). A decisão sobre o formato ficará a cargo do Conselho Editorial.

(15)

CONTRATO

Após a aprovação da obra e, se for o caso, das adaptações do texto original, sugeridas pelos pareceristas ou pelo Conselho Editorial, procede-se com a preparação do contrato.

Somente após a publicação do contrato nos

órgãos oficiais é que se inicia a produção

do material, respeitando-se os trabalhos em

andamento da equipe editorial.

(16)

PRODUÇÃO EDITORIAL

O desenvolvimento de cada etapa da editoração será decidido pela equipe técnica da EDUNILA, desde as preparações e revi-sões textuais até a programação visual (capa e miolo). Não serão aceitas obras já diagramadas, tampouco capas já produ-zidas.

Esse processo se inicia com a edição, seguida pela revisão ortográfica e a normalização bibliográfica.

• O material será enviado ao(à/aos/às) proponente(s) para que as dúvidas sejam sanadas e as alterações, aceitas. • A EDUNILA poderá propor uma adequação do título da

obra, a fim de que o material fique mais atrativo para o público.

• Será enviada também ao(à/aos/às) proponente(s) a pro- posta de capa e de projeto gráfico do miolo. A proposta é desenvolvida após consulta prévia com o(a/os/as) propo-nente(s), mas a decisão final é da Editora.

• Com a devolução do texto pelo(a/os/as) proponente(s), a equipe procederá com uma nova revisão e, caso não haja mais necessidade de modificações textuais, o material será encaminhado para a diagramação.

(17)

modifica-• A solicitação do ISBN somente ocorrerá após a finali-zação da diagramação do material.

• A fim de não atrasar o processo, solicitamos que o(a/os/ as) proponente(s) respeite(m) os prazos solicitados pela equipe técnica.

O(a/os/as) proponente(s) deverá(ão) estar

à disposição da equipe da EDUNILA para

elucidar dúvidas e executar as adequações e

adaptações necessárias em todas as fases de

produção da obra.

(18)

IMPRESSÃO

Caso seja um livro impresso, a gráfica enviará um exemplar de prova para a EDUNILA, para a análise de qualidade do material. Caso o exemplar esteja de acordo com a especi-ficação contratada, a gráfica será autorizada a seguir com a impressão. Respeitados os tempos contratuais, o livro chegará à editora e poderá ser lançado.

Caso seja um livro digital, este será disponibilizado na página da editora, no portal da UNILA.

PRAZOS

O prazo para informar o(a/os/as) proponente(s) quanto à publicação ou não da proposta é de 180 dias, em média, podendo estender-se em casos especiais.

(19)

ORIGINALIDADE DA OBRA

O(a/os/as) proponente(s) é(são) responsável(eis) pela origi-nalidade dos conteúdos da obra. Em caso de suspeita de plágio, total ou parcial, o processo será automaticamente suspenso, independentemente da etapa em que se encontrar. O(a/os/as) proponente(s) será(ão) formalmente infor-mado(a/os/as) da suspeição e terá(ão) direito à defesa e ao contraditório. É de responsabilidade do(a/os/as) proponen-te(s) garantir a inexistência de plágio.

Caso a suspeita de plágio seja confirmada, o(a/os/as) proponente(s) ficará(ão) impedido(s) de apresentar novas propostas à EDUNILA pelo prazo de dois anos, sem prejuízo de responsabilidade civil e criminal.

(20)

Av. Tancredo Neves, 6731

PTI – Bloco 4 Espaço 2 Salas 11 e 12

Caixa Postal 2044

Foz do Iguaçu – PR – Brasil

CEP 85867-970

www.unila.edu.br/editora

editora@unila.edu.br

Referências

Documentos relacionados

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Brasil Seguros e Previdência S/A), apresentou os trabalhos da Comissão de Inteligência de Mercado – CIM em 2017, que foram divididos em três projetos: 1) Insurtechs e

Medida extraordinária de apoio à manutenção dos contratos de trabalho (Novas Atualizações ao lay-off simplificado: Decreto-Lei n.º 6-C/2021, de 15 de janeiro, Decreto-Lei