• Nenhum resultado encontrado

Simulado º Bimestre 16/04/2013 Prova B - 1. Gabarito: ARST (1,2) 1,44 0,48 48% Resposta da questão 1: [A]

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Simulado º Bimestre 16/04/2013 Prova B - 1. Gabarito: ARST (1,2) 1,44 0,48 48% Resposta da questão 1: [A]"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Página 1

Gabarito:

Resposta da questão 1:

[A]

Como destacado na figura a seguir, o solo aplica no carro uma força de contato que tem duas componentes: a normal (N)vertical para cima, e a força de atrito (F )at . O gráfico dado no enunciado indica que o módulo da velocidade está aumentando, ou seja, o movimento é acelerado; logo essa força de atrito é no mesmo sentido da velocidade. A força que o solo aplica no carro é a soma dessas componentes.

Resposta da questão 2:

[D]

A ampliação de um sistema óptico é a razão entre os comprimentos da imagem observada e do objeto analisado.

Resposta da questão 3:

[A]

Somente lente convergente conjuga imagem real para um objeto real.

Resposta da questão 4: [D] Resposta da questão 5: [D] 2 x x BRS ~ BAC x 1,2 2 3 Δ Δ      2 ARST ABC

A

(1,2)

1,44

0,48

48%

2.3

A

3

2

Δ

Resposta da questão 6: [E]

(2)

Página 2 Sejam A B 0 0 P , P e C 0

P , respectivamente, as populações iniciais das espécies A, B e C. De acordo com as informações do enunciado temos:

A t A 0 P (t) P (1,2) , B B 0 P (t) P 100 t e C C 0 P (t) P ,

em que P (t),A P (t)B e P (t)C indicam a população das espécies A, B e C após t anos.

Portanto, como PA é uma função exponencial, PB é uma função afim e PC é uma função constante, segue que a alternativa correta é a letra (e).

Resposta da questão 7:

[C]

Resposta da questão 8:

[D]

O carrapato é um aracnídeo hematófago. A minhoca é um anelídeo e a lombriga é um nematelminto. O caranguejo e o siri são crustáceos que apresentam o corpo segmentado e subdividido em cefalotórax e abdome.

Resposta da questão 9:

[D]

O tecido muscular estriado esquelético, que é preso à musculatura, realiza o processo de fermentação, processo que não utiliza o gás oxigênio para a produção de ATP quando este gás se encontra em disponibilidade baixa para a realização do processo de respiração celular.

Tanto na fermentação como na respiração celular o combustível utilizado é a glicose. O processo inicial para a respiração é a quebra da glicose em duas moléculas de ácido pirúvico, que libera uma pequena parte do ATP produzido na respiração celular.

Resposta da questão 10:

[A]

O uso do tempo verbal present perfect continuous (they’ve been giving) denota uma ação que foi iniciada no passado e que ainda continua no presente. Assim, a alternativa que mais se aproxima dessa ideia é a [A], pois ela afirma que o gato “recentemente recebeu algum tipo de “produto de diversidade””.

Resposta da questão 11:

[B]

Uma vez que a marca temporal in 1959 (em 1959) foi utilizada, deve-se usar o simple past do verbo to go (went). Segundo o texto, o futebol africano se profissionalizou (went professional) em 1959.

Na segunda lacuna, deve-se utilizar o simple past do verbo to be (were), pois concorda com o sujeito pioneers (pioneiros) e possui como referente temporal a expressão in the strict days of Apartheid (nos dias duros do Apartheid).

Na terceira lacuna, deve-se utilizar o simple present do verbo to be (are), pois concorda com o núcleo do sujeito organizations (organizações) e possui como referente temporal o advérbio today (hoje).

Resposta da questão 12:

[D]

A formação do Presente Perfeito é composta de: Have (‘ve) ou Has (‘s) + Verbo Principal no Particípio Passado.

Resposta da questão 13:

[C]

O absolutismo foi a principal característica política das nações europeias durante a Idade Moderna, caracterizado por forte centralização do poder e, nos Estados católicos, justificado como de origem divina. Existe uma ideia comum de que, para os reis fortalecerem o seu poder, a nobreza e a Igreja tiveram seu poder reduzido; essa interpretação é

(3)

Página 3 predominante nos livros didáticos, porém existem visões diferentes, que reforçam o poder das velhas elites – nobreza e clero – no controle do Estado Moderno.

Resposta da questão 14:

[E]

Na França do Antigo Regime, entre os séculos XV e XVIII, a monarquia absolutista reconhecia privilégios de alguns grupos sociais. Entre esses, a nobreza tinha imunidade fiscal e uma justiça particular. Tais privilégios são anulados com a Revolução Francesa. O fragmento utilizado como apoio para a questão mostra como a monarquia absolutista não foi exatamente absolutista, pois havia limitações ao seu poder.

Resposta da questão 15:

[C]

No período anterior a 1530, denominado “pré-colonial”, Portugal explorou apenas a madeira, com a extração do pau-brasil. Após 1530 começou a colonização efetiva, com a ocupação da terra por donatários e sesmeiros, a partir da doação de capitanias por parte do Estado. A estrutura fundiária criada foi responsável pela produção e exportação de açúcar em grande escala, apoiada no trabalho escravo.

Resposta da questão 16:

[C]

Essa questão possui inúmeras imprecisões. No texto citado, a tese e a caracterização de uma parte importante da tese estão perfeitas: a generosidade é uma pilastra da sustentabilidade e generoso é aquele que compartilha sem esperar ou exigir algo em troca. Porém, a expectativa de uma contraposição – estabelecida pelo uso da palavra “já” – é completamente desfeita pelo uso dos clássicos da filosofia para simplesmente reafirmar aquilo enunciado

anteriormente. Não sendo bastante a falta de coerência do texto, há também uma enorme imprecisão quando se diz, por exemplo, que Platão não considerava a justiça como algo suficiente para constituição de uma cidade feliz, boa. Ora, isso é completamente absurdo, pois a justiça é para Platão a virtude necessária e suficiente para o

estabelecimento de uma cidade feliz (cf. A República). E Rousseau estabelece que o contrato social nasça da vontade geral e a sociedade deve sempre subordinar-se a esta vontade geral, de modo que a justiça é também suficiente para manter a saúde de uma sociedade, isso enquanto ela for o reflexo da vontade geral.

Além disso, a afirmação “II. segundo o texto, se uma sociedade é inflexível e cruel, então ela está fundada apenas sobre a justiça” parece-nos correta, pois “os clássicos da filosofia política, como Platão e Rousseau, afirmavam que uma sociedade não pode fundar-se apenas sobre a justiça. Ela se tomaria inflexível e cruel”. Discordamos, portanto, do gabarito.

A afirmação III poderia se servir de uma citação, pois não está muito claro onde Aristóteles define a generosidade como uma virtude importante.

Resposta da questão 17:

[D]

Falta para a questão uma referência bibliográfica apropriada.

A filosofia de Platão é resultado de um trabalho de reflexão intenso e extenso, de modo que as questões durante os inúmeros diálogos por ele escritos são respondidas de maneiras distintas. Porém, Platão possui uma questão de fundo que se refere ao problema da identidade – resquício da tradição conflituosa de Parmênides e Heráclito –, a saber: o que é, é sempre idêntico a si mesmo ou é sempre distinto? O mundo verdadeiro é uma totalidade sempre permanente ou uma totalidade sempre efêmera? A concepção sobre Ideias que Platão formula atende, em geral, a essas questões e busca demonstrar como o sensível apesar de expor uma realidade impermanente, possui um fundamento permanente. As Ideias são verdadeiras, a realidade sensível é apenas uma aparência passageira dessa realidade.

Resposta da questão 18:

[B]

Somente a alternativa [B] está correta. A alegoria da caverna é importante justamente por reunir diversos aspectos relevantes do pensamento platônico. De fato, é difícil dividir a obra platônica em campos filosóficos distintos.

Resposta da questão 19:

(4)

Página 4 Teremos:

Resposta da questão 20: Gabarito Oficial: [B]

Gabarito SuperPro®: Nenhuma das alternativas está correta.

Teremos: 2 2 2 2 2 O recipiente 1 O He recipiente 2 He total total O total O O P V 1 3 3 n RT RT RT P V 2 1 2 n RT RT RT 3 2 5 n RT RT RT V 1 L 3L 4L P V n RT 3 P 4 RT                    RT 2 O 3 P 0,75 atm 4   Resposta da questão 21: [D]

Análise das anotações:

I. Anotação incorreta. As massas são diferentes.

De acordo com o princípio de Avogadro, nas mesmas condições de temperatura e pressão o mesmo volume de um gás possui o mesmo número de moléculas.

         2 2 2 2 2 2 H Ar H Ar H Ar H Ar Ar H Ar H m m m m n n M M 2 40 40 m m m 20 m 2

II. Anotação correta. Comportam-se como gases ideais, ou seja, o volume das moléculas e a atração intermolecular são desprezíveis e os choques são considerados perfeitamente elásticos.

III. Anotação incorreta. A molécula de hidrogênio tem dois átomos e o argônio é monoatômico. IV. Anotação correta. Têm o mesmo número de mols, de acordo com a hipótese de Avogadro.

Resposta da questão 22:

[B]

A essência do silêncio se perde quando ele é traduzido pelas palavras, porque, segundo Eni Orlandi, o silêncio é a matéria significante por excelência, uma série de elementos em sequência cuja associação resulta em determinado significado. Assim, é correta a opção [B].

(5)

Página 5

Resposta da questão 23:

[E]

O substantivo que, formado com o auxílio de um sufixo, conota no fragmento um processo desvantajoso à prática da capoeira na escola é esportivização, que indica a limitação de uma prática mais complexa, a capoeira, a um esporte simplesmente, excluindo outros aspectos, como o da capoeira como dança e jogo e os culturais.

Resposta da questão 24:

[B]

Trata-se de antítese, figura de linguagem que consiste na aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. Recurso especialmente utilizado pelos autores do período Barroco, estabelece jogos de contraste que enfatizam os conceitos envolvidos e realçam a expressividade.

Resposta da questão 25:

[C]

O artigo definido é determinante de objetos ou seres perfeitamente circunscritos e identificáveis, ou seja, específicos. Na sua ausência, o substantivo é mencionado de forma genérica.

Resposta da questão 26:

[A]

É correta a opção [A], pois, em “Educação é um direito”, Anísio Teixeira fundamenta a tese de que a democracia só será atingida plenamente quando estiver assegurado o acesso à educação a todos os cidadãos: “os conflitos e problemas humanos — econômicos, políticos, ou sociais — são solucionáveis pela educação”.

Resposta da questão 27:

[D]

A primeira estrofe apresenta uma generalização filosófica: a inconstância faz parte de tudo que existe (“todo o mundo é composto de mudança”), devido a permanente instabilidade do mundo exterior e interior do ser humano (“Mudam-se os tempos, mudam-(“Mudam-se as vontades”). Assim, não é específica do homem, nem do grau de experiência que vai adquirindo ao longo da vida, como se afirma em [A] e [B]. Tampouco as opções [C] e [E] analisam corretamente o sentido dos versos de Camões, pois a ideia de circularidade presente nas últimas estrofes confirma a constância das transformações a ponto de que nem a própria mudança acontece sempre da mesma forma e no mesmo ritmo. Assim, é correta apenas [D], já que a segunda estrofe apresenta um eu lírico desiludido que vê o seu “doce canto” convertido em triste “choro”.

Resposta da questão 28:

[A]

CORRETO. O enunciado descreve o mecanismo que origina as brisas, que, durante o dia, o oceano mais

aquecido e com menor pressão atmosférica constitui-se como área ciclonal atraindo os ventos, e, durante a noite, o continente que se aquece mais lentamente que a água, mas perde calor mais lentamente, passa a ser a área de atração dos ventos, constituindo a periodicidade diária das brisas marítimas e terrestres.

INCORRETO. A interferência do relevo costeiro explica as chuvas orográficas. Não ocorre homogeneidade das isóbaras (áreas de igual pressão), haja vista que a pressão atmosférica se altera nos períodos do dia, entre o oceano e o continente.

INCORRETO. As diferenças de salinidade não explicam a formação das brisas. INCORRETO. As correntes marinhas não explicam a formação das brisas.

INCORRETO. A cobertura vegetal não explica a formação das brisas e as diferenças barométricas (pressão atmosférica) são diárias, e não sazonais (estações do ano).

Resposta da questão 29:

[B]

O El Niño é um fenômeno climático cíclico e natural. Corresponde ao aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico equatorial que causa a formação de massa de ar quente responsável pela mudança dos padrões climáticos normais em várias regiões do mundo. No Brasil, o fenômeno causa aumento de temperatura, chuvas

(6)

Página 6 excessivas no Sul e seca exagerada na Amazônia e no Nordeste. Portanto, é fundamental que o governo e a

sociedade aumentem a assistência ao Nordeste em decorrência dos efeitos da seca severa como os prejuízos na agropecuária e do comprometimento no abastecimento de água. A La Niña é o resfriamento anormal do Pacífico com a formação de massa de ar frio, sendo responsável por chuvas excessivas no Nordeste e Amazônia, além de seca severa no Sul.

Resposta da questão 30:

[A]

O aquecimento diferenciado do planeta provoca a movimentação das massas de ar, dando origem aos ventos alísios, que se movimentam das zonas de alta pressão para as de baixa pressão, e os contra-alísios, que se movimentam das zonas de baixa pressão para as de alta pressão. O sentido da movimentação dessas massas de ar é dado pela movimentação do planeta.

(7)

Página 7

Resumo das questões selecionadas nesta atividade

Data de elaboração: 15/04/2013 às 09:09

Nome do arquivo: s3022

Legenda:

Q/Prova = número da questão na prova

Q/DB = número da questão no banco de dados do SuperPro®

Q/prova Q/DB Grau/Dif. Matéria Fonte Tipo

1 ... 92529 ... Baixa ... Física ... Uff/2010 ... Múltipla escolha 2 ... 105357 ... Baixa ... Física ... Uesc/2011 ... Múltipla escolha 3 ... 104343 ... Baixa ... Física ... Ufsm/2011 ... Múltipla escolha 4 ... 8889 ... Não definida .. Matemática ... Ufpe/1995 ... Múltipla escolha 5 ... 115072 ... Média ... Matemática ... Fgv/2012 ... Múltipla escolha 6 ... 100670 ... Média ... Matemática ... Uff/2011 ... Múltipla escolha 7 ... 18662 ... Não definida .. Biologia ... Puccamp/1993 ... Múltipla escolha 8 ... 98454 ... Média ... Biologia ... Ufpr/2010 ... Múltipla escolha 9 ... 119119 ... Elevada ... Biologia ... Unioeste/2012... Múltipla escolha 10 ... 117268 ... Média ... Inglês ... Ufsj/2012 ... Múltipla escolha 11 ... 106423 ... Média ... Inglês ... Epcar (Afa)/2011 ... Múltipla escolha 12 ... 119275 ... Média ... Inglês ... Unioeste/2012... Múltipla escolha 13 ... 115243 ... Média ... História ... Uespi/2012... Múltipla escolha 14 ... 115442 ... Elevada ... História ... Fgv/2012 ... Múltipla escolha 15 ... 116453 ... Baixa ... História ... Feevale/2012 ... Múltipla escolha 16 ... 124411 ... Média ... Filosofia ... Ufsm/2013 ... Múltipla escolha 17 ... 121059 ... Baixa ... Filosofia ... Ueg/2013 ... Múltipla escolha 18 ... 112900 ... Baixa ... Filosofia ... Uncisal/2011 ... Múltipla escolha 19 ... 119694 ... Baixa ... Química ... Ufsj/2012 ... Múltipla escolha 20 ... 119169 ... Média ... Química ... Uern/2012 ... Múltipla escolha 21 ... 115115 ... Elevada ... Química ... Unesp/2012 ... Múltipla escolha 22 ... 123001 ... Média ... Português ... Unifesp/2013... Múltipla escolha

(8)

Página 8 23 ... 113037 ... Média ... Português ... Ufsm/2012 ... Múltipla escolha

24 ... 111311 ... Baixa ... Português ... G1 - ifsp/2012 ... Múltipla escolha 25 ... 109309 ... Baixa ... Português ... Fuvest/2012 ... Múltipla escolha 26 ... 122121 ... Baixa ... Português ... Fuvest/2013 ... Múltipla escolha 27 ... 115761 ... Elevada ... Português ... Insper/2012 ... Múltipla escolha 28 ... 115625 ... Média ... Geografia ... Uespi/2012... Múltipla escolha 29 ... 120749 ... Elevada ... Geografia ... Espcex (Aman)/2013 ... Múltipla escolha 30 ... 108948 ... Média ... Geografia ... Unicamp/2012... Múltipla escolha

Referências

Documentos relacionados

E se a violência pode ser entendida, na concepção de André Duarte (2004, p. 35-36), também como “instância central de definição de toda relação política entre os homens”,

Destarte, em síntese, no presente trabalho, esposamos o entendimento de que a assistência jurídica estatal gratuita, e sua Instituição garantidora, a Defensoria Pública,

[r]

Abertura de valas para análises tátil visuais dos elementos das fundações, compostas de sapatas corridas, com elementos em forma trapezoidal de concreto, com suas

I. Demonstrar destreza manual.. Pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de

Em nenhuma hipótese são cobertos pela garantia as despesas decorrentes da preparação do local para ligação do produto (ex.: rede elétrica, rede de gás, aterramento,

152 * I/O system Processor Compiler Operating System (Windows 2K) Application (Netscape) Digital Design Circuit Design Instruction Set Architecture Datapath &

RIO MACIEL cNpj"F a50e54730001 SI cyNTHiAATHA}aD=juÀciELSANTos