• Nenhum resultado encontrado

08ª LISTA DE EXERCÍCIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "08ª LISTA DE EXERCÍCIOS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

www.colégioplaneta.com.br

08ª LISTA DE EXERCÍCIOS

Ciências

Matemática

Igor

Pedro Henrique

Data: 14 / 05 / 16

UNIDADE II

Português

Maria Alves

(2)

LISTA DE PORTUGUÊS

Prof.: Maria Alves

DATA: 14/05/2016

PREPARATÓRIO IFG

1) (ENEM 2010)

Mostre que sua memória é melhor do que a de computador e guarde esta condição: 12x sem juros.

Revista Época. N° 424, 03 jul. 2006.

Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo funções específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é

A) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.

B) influenciar o comportamento do leitor, por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.

C) defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.

D) facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.

E) questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.

2) Partindo do pressuposto de que um texto estrutura-se a partir de características gerais de um determinado gênero, identifique os gêneros descritos a seguir:

I. Tem como principal característica transmitir a opinião de pessoas de destaque sobre algum assunto de interesse. Algumas revistas têm uma seção dedicada a esse gênero; II. Caracteriza-se por apresentar um trabalho voltado para o

estudo da linguagem, fazendo-o de maneira particular, refletindo o momento, a vida dos homens através de figuras que possibilitam a criação de imagens;

III. Gênero que apresenta uma narrativa informal ligada à vida cotidiana. Apresenta certa dose de lirismo e sua principal característica é a brevidade;

IV. Linguagem linear e curta, envolve poucas personagens, que geralmente se movimentam em torno de uma única ação, dada em um só espaço, eixo temático e conflito. Suas ações encaminham-se diretamente para um desfecho;

V. Esse gênero é predominantemente utilizado em manuais de eletrodomésticos, jogos eletrônicos, receitas, rótulos de produtos, entre outros.

São, respectivamente:

A) texto instrucional, crônica, carta, entrevista e carta argumentativa.

B) carta, bula de remédio, narração, prosa, crônica. C) entrevista, poesia, crônica, conto, texto instrucional. D) entrevista, poesia, conto, crônica, texto instrucional.

E) texto instrucional, crônica, entrevista, carta e carta argumentativa.

3) (ENEM 2010) Câncer 21/06 a 21/07

O eclipse em seu signo vai desencadear mudanças na sua autoestima e no seu modo de agir. O corpo indicará onde você falha – se anda engolindo sapos, a área gástrica se ressentirá. O que ficou guardado virá à tona, pois este novo ciclo exige uma “desintoxicação”. Seja comedida em suas ações, já que precisará de energia para se recompor. Há preocupação com a família, e a comunicação entre os irmãos trava. Lembre-se: palavra preciosa é palavra dita na hora certa. Isso ajuda também na vida amorosa, que será testada. Melhor conter as expectativas e ter calma, avaliando as próprias carências de modo maduro. Sentirá vontade de olhar além das questões materiais – sua confiança virá da intimidade com os assuntos da alma.

Revista Cláudia. Nº 7, ano 48, jul. 2009.

O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se com os conhecimentos construídos socioculturalmente. A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é: A) vender um produto anunciado.

B) informar sobre astronomia. C) ensinar os cuidados com a saúde. D) expor a opinião de leitores em um jornal. E) aconselhar sobre amor, família, saúde, trabalho. 4) Leia o texto a seguir para responder à questão:

A outra noite

Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.

Depois que o meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou o sinal fechado para voltar-se para mim:

- O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas, tem mesmo luar lá em cima?

Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra – pura, perfeita e linda.

- Mas, que coisa...

Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.

- Ora, sim senhor...

E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um “boa noite” e um “muito obrigado ao senhor” tão sinceros, tão veementes, como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.

Rubem Braga

Analisando as principais características do texto lido, podemos dizer que seu gênero predominante é:

A) Conto. B) Poesia. C) Prosa. D) Crônica. E) Diário. Os dias lindos

Acontece em abril, nessa curva do mês que descamba para a segunda metade. Os boletins meteorológicos não se lembraram de anunciá-lo em linguagem especial. Nenhuma autoridade, munida de organismo publicitário, tirou partido do acontecimento. Discretos, silenciosos, chegaram os dias lindos.

E aboliram, sem providências drásticas, o estatuto do calor. A temperatura ficou amena, conduzindo à revisão do vestuário. Protege-se um tudo-nada o corpo, que vivia por aí exposto e suado, bufando contra os excessos da natureza. Sob esse mínimo de agasalho, a pele contente recebe a visita dos dias lindos.

A cor. Redescobrimos o azul correto, o azul, que há meses se despedaçara em manchas cinzentas no branco sujo do espaço. O azul reconstituiu-se na luz filtrada, decantada, que lava também os matizes empobrecidos das coisas naturais e das fabricadas. A cor é mais cor, na pureza deste ar que ousa desafiar os vapores, emanações e fuligens da era tecnológica. E o raio de sol benevolente, pousando no objeto, tem alguma coisa de carícia.

(3)

O ar. Ficou mais leve, ou nós é que nos tornamos menos pesadões, movendo-nos com desembaraço, quando, antes, andar era uma tarefa dividida entre o sacrifício e o tédio? Tornou-se quase voluptuoso andar pelo gosto de andar, captando os sinais inconfundíveis da presença dos dias lindos.

Foi certamente num dia como estes que Cecília Meireles escreveu: "A doçura maior da vida flui na luz do sol, quando se está em silêncio. Até os urubus são belos, no largo círculo dos dias sossegados". Porque a primeira consequência da combinação de azul e leveza de ar é o sossego que baixa sobre nosso estoque de problemas. Eles não deixam de existir. Mas fica mais fácil carregá-los.

Então, é preciso fazer justiça aos dias lindos, oferecer-lhes nossa gratidão. Será egoísmo curti-los na moita, deixando de comentar com os amigos e até com desconhecidos que por acaso ainda não perceberam o raro presente de abril: "Repare como o dia está lindo". Não precisa botar ênfase na exclamação. Pode até fazê-la baixinho, como quem transmite boato e não deseja comprometer-se com a segurança nacional. Mesmo assim, a afirmação pega. Não só o dia fica mais lindo, como também o ouvinte, quem sabe se distraído ou de lenta percepção sensorial, ganha a chance de descobri-lo igualmente. Descobre e passa adiante a informação.

A reação em cadeia pode contribuir para amenizar um tanto o que eu chamo de desconcerto do mundo. De onde se conclui: deixar de lado, mesmo por instantes, o peso dos acontecimentos mundiais trágicos, esmagadores, para degustar a finura da atmosfera e a limpidez das imagens recortadas na luz, é um passo dado para reduzir o desconcerto, na medida em que a boa disposição de espírito de cada um pode servir de prefácio, ou rascunho de prefácio, à pacificação, ou relativa pacificação, dos povos e seus dominadores. Em vez de alienação, portanto, o prazer dos dias lindos é terapia indireta.

Pode ser que o desconhecido lhe responda com um palavrão, desses em moda na sociedade mais fina. Não faz mal. Não se ofenda. Ele descarregou sobre a sua observação amical o azedume que ameaçava corroê-lo no íntimo. Livre desse fel, talvez se habilite a olhar também para o céu e a descobrir mesmo certa beleza esvoaçante no urubu. De qualquer modo foi avisado. Já sabe o que estava perdendo: a consciência de que certos dias de abril e maio são mais lindos do que os outros dias em geral, e nos integram num conjunto harmonioso, em que somos ao mesmo tempo ar, luz, suavidade e gente.

Carlos Drummond de Andrade, texto publicado no Jornal do Brasil, 1970

5) Sobre o texto de Carlos Drummond de Andrade, podemos afirmar que se trata de um texto do gênero:

A) Crônica B) Poema. C) Carta. D) Reportagem. E) Editorial.

6) Assinale a alternativa que associa, respectivamente, as características e função social aos gêneros mencionados abaixo:

I. Pequena narrativa em que os animais são as personagens protagonistas. Apresenta uma crítica ao comportamento humano por meio da atitude de animais. Esse gênero serve como distração e moralização, pois apresenta determinados valores considerados socialmente aceitos.

II. Texto com linguagem verbal e não verbal, da ordem do descrever/prescrever, com uso de elementos voltados para determinado público-alvo, cujo objetivo é despertar sentidos ou desejos; apresenta predomínio da sugestão sobre a informação.

III. Texto com as mesmas características básicas da narração, sem, contudo, apresentar conflito. Tem a função social de representar experiências vividas situadas no tempo.

A) Crônica, fábula, anúncio publicitário. B) Fábula, conto, notícia de jornal.

C) Relato autobiográfico, anúncio publicitário, fábula. D) Fábula, anúncio publicitário, relato autobiográfico. E) Relato autobiográfico, fábula, anúncio publicitário.

7) Observe as tirinhas Mafalda, de Quino, e Calvin e Haroldo, de Bill Watterson:

A charge pode ser uma relevante ferramenta de difusão cultural e de formação educacional. Mafalda, de Quino

A charge tem como uma de suas características a interação entre a linguagem escrita e a linguagem visual. Calvin e Haroldo, Bill Watterson

O gênero textual charge tem como características: I. Interação entre a linguagem escrita e a linguagem visual. II. Tem como objetivo tornar seus leitores competentes, críticos

e capazes de transformar e modificar a realidade em que se inserem.

III. Não permite que o leitor faça qualquer análise social ou política sobre os fatos apresentados.

IV. Predominância da linguagem figurada, ou seja, geralmente utiliza-se de metáforas e termos literários.

V. Linguagem objetiva e clara, utilizando recursos que estimulam o receptor, levando-o a desenvolver a criticidade. A) Apenas 5 está correta.

B) 1, 2 e 5 estão corretas. C) apenas 1 e 5 estão corretas. D) apenas 3 e 4 estão corretas. E) todas as alternativas estão corretas.

8) Preencha os parênteses com os números correspondentes; em seguida, assinale a alternativa que indica a correspondência correta. I. Narrar II. Argumentar III. Expor IV. Descrever V. Prescrever

(4)

( ) Ato próprio de textos em que há a presença de conselhos e indicações de como realizar ações, com emprego abundante de verbos no modo imperativo.

( ) Ato próprio de textos em que há a apresentação de ideias sobre determinado assunto, assim como explicações, avaliações e reflexões. Faz-se uso de linguagem clara, objetiva e impessoal. ( ) Ato próprio de textos em que se conta um fato, fictício ou não, acontecido num determinado espaço e tempo, envolvendo personagens e ações. A temporalidade é fator importante nesse tipo de texto.

( ) Ato próprio de textos em que retrata, de forma objetiva ou subjetiva, um lugar, uma pessoa, um objeto etc., com abundância do uso de adjetivos. Não há relação de temporalidade.

( ) Ato próprio de textos em que há posicionamentos e exposição de ideias, cuja preocupação é a defesa de um ponto de vista. Sua estrutura básica é: apresentação de ideia principal, argumentos e conclusão. A) 3, 5, 1, 2, 4 B) 5, 3, 1, 4, 2 C) 4, 2, 3, 1, 5 D) 5, 3, 4, 1, 2 E) 2, 3, 1, 4, 5 9) (FUNCAB)

Internet e a importância da imprensa

Este artigo não é sobre a pornografia no mundo virtual nem tampouco sobre os riscos de as redes sociais empobrecerem o relacionamento humano. Trata de um dos aspectos mais festejados da internet: o empowerment (“empoderamento”, fortalecimento) do cidadão proporcionado pela grande rede.

É a primeira vez na História em que todos, ou quase todos, podem exercer a sua liberdade de expressão, escrevendo o que quiserem na internet. De forma instantânea, o que um público está virtualmente acessível aos cinco continentes. Tal fato, inimaginável décadas atrás, vem modificando as relações sociais e políticas: diversos governos caíram em virtude da mobilização virtual, notícias antes censuradas são agora publicadas na rede, etc. Há um novo cenário democrático mais aberto, mais participativo, mais livre.

E o que pode haver de negativo nisso tudo? A facilidade de conexão com outras pessoas tem provocado um novo fenômeno social. Com a internet, não é mais necessário conviver (e conversar) com pessoas que pensam de forma diferente. Com enorme facilidade, posso encontrar indivíduos “iguais” a mim, por mais minoritária que seja a minha posição.

O risco está em que é muito fácil aderir ao seu clube” e, por comodidade, quase sem perceber, ir se encerrando nele. Não é infrequente que dentro dos guetos, físicos ou virtuais, ocorra um processo que desemboca no fanatismo e no extremismo.

Em razão da ausência de diálogo entre posições diversas, o ativismo na internet nem sempre tem enriquecido o debate público. O empowerment digital é frequentemente utilizado apenas como um instrumento de pressão, o que é legítimo democraticamente, mas, não raras vezes, cruza a linha, para se configurar como intimidação, o que já não é tão legítimo assim...

A internet, como espaço de liberdade, não garante por si só a criação de consensos nem o estabelecimento de uma base comum para o debate.

Evidencia-se, aqui, um ponto importante. A internet não substitui a imprensa. Pelo contrário, esse fenômeno dos novos guetos põe em destaque o papel da imprensa no jogo democrático. Ao selecionar o que se publica, ela acaba sendo um importante moderador do debate público. Aquilo que muitos poderiam ver como uma limitação é o que torna possível o diálogo, ao criar um espaço de discussão num contexto de civilidade democrática, no qual o outro lado também é ouvido.

A racionalidade não dialogada é estreita, já que todos nós temos muitos condicionantes, que configuram o nosso modo de ver o mundo. Sozinhos, nunca somos totalmente isentos, temos sempre um determinado viés. Numa época de incertezas sobre o futuro da mídia, aí está um dos grandes diferenciais de um jornal em relação ao que simplesmente é publicado na rede.

Imprensa e internet não são mundos paralelos: comunicam-se mutuamente, o que é benéfico a todos. No entanto, comunicam-seria um empobrecimento democrático para um país se a primeira página de um jornal fosse simplesmente o reflexo da audiência virtual da noite anterior. Nunca foi tão necessária uma ponderação serena e coletiva do que será manchete no dia seguinte.

O perigo da internet não está propriamente nela. O risco é considerarmos que, pelo seu sucesso, todos os outros âmbitos devam seguir a sua mesma lógica, predominantemente quantitativa. O mundo contemporâneo, cada vez mais intensamente marcado pelo virtual, necessita também de outros olhares, de outras cores. A internet, mesmo sendo plural, não tem por que se tornar um monopólio.

(CAVALCANTI, N. da Rocha. Jornal “O Estado de S. Paulo”, 12/05/14, com adaptações.)

Pelas características da organização do discurso, a respeito do texto pode-se afirmar que se trata de uma:

A) dissertação de caráter expositivo, pois explica, reflete e avalia ideias de modo objetivo, com intenção de informar ou esclarecer.

B) narração, por reportar-se a fatos ocorridos em determinado tempo e lugar, envolvendo personagens, numa relação temporal de anterioridade e posterioridade.

C) dissertação de caráter argumentativo, pois faz a defesa de uma tese com base em argumentos, numa progressão lógica de ideias, com o objetivo de persuasão.

D) descrição, por retratar uma realidade do mundo objetivo a partir de caracterizações, pelo uso expressivo de adjetivos. E) expressão injuntiva, por indicar como realizar uma ação,

utilizando linguagem simples e objetiva, com verbos no modo imperativo.

10) Sobre os tipos textuais, é correto afirmar, exceto:

A) Os tipos textuais são caracterizados por propriedades linguísticas, como vocabulário, relações lógicas, tempos verbais, construções frasais, etc.

B) Os tipos textuais são: narração, argumentação, descrição, injunção e exposição.

C) Geralmente variam entre cinco e nove tipos.

D) Possuem um conjunto ilimitado de características, que são determinadas de acordo com o estilo do autor, conteúdo, composição e função.

E) Os tipos de textos apresentam características intrínsecas e invariáveis, ou seja, não sofrem a influência do contexto de nossas atividades comunicativas. De maneira predeterminada, apresentam vocabulário, relações lógicas, tempos verbais e construções frasais que acolhem os diversos gêneros.

(5)

LISTA DE MATEMÁTICA

Prof.:

Pedro Henrique

DATA: 14/05/2016

PREPARATÓRIO IFG

1) O valor de x na equação do 1º grau - 4(2x – 1) = 18 – (x + 4) é: A) 1

B) 2 C) 3 D) 4 E) 5

2) Leia o texto e responda à questão:

Em uma maratona, os três primeiros colocados foram premiados. Eles dividiram o prêmio de R$ 10 000,00 da seguinte forma:  O 3º colocado recebeu a menor parte.

 O 2º colocado recebeu R$ 2.000,00 a mais que o 3º colocado.  O 1º colocado recebeu o dobro da quantia do 2º colocado. Quanto recebeu cada atleta?

A) R$ 500,00, R$ 1.500,00 e R$ 3.000,00 B) R$ 1.000,00, R$ 2.000,00 e R$ 3.000,00 C) R$ 2.000,00, R$ 4.000,00 e R$ 4.000,00 D) R$ 1.000,00, R$ 3.000,00 e R$ 6.000,00 E) R$ 2.000,00, R$ 3.000,00 e R$ 5.000,00

3) (UFG – 2010 – 2ª fase – adaptado) Uma agência de turismo vende pacotes familiares de passeios turísticos, cobrando para as crianças ao equivalente a 2/3 do valor para adultos. Uma família de cinco pessoas, sendo três adultos e duas crianças, comprou um pacote turístico e pagou um valor total de R$ 8.125,00. Com base nessas informações, calcule o valor que a agencia cobrou de um adulto e de uma criança para realizar o passeio.

A) R$ 1.000,00 e R$ 850,00 B) R$ 1.200,00 e R$ 1.000,00 C) R$ 1.500,00 e R$ 1.200,00 D) R$ 1875,00 e R$ 1.250,00 E) R$ 1875,00 e R$ 1.500,00

4) A área de um retângulo é de 64 cm². Nessas condições, determine as dimensões do retângulo, sabendo que o comprimento mede (x + 6) cm e a largura mede (x – 6) cm. A) 10 cm e 4 cm B) 12 cm e 6 cm C) 16 cm e 6 cm D) 16 cm e 4 cm E) 18 cm e 4 cm

5) A área do quadrado ABCD é igual a 121 cm². Qual o valor de x? As medidas estão indicadas em centímetros.

A) 1 B) 2 C) 3 D) 4 E) 5

(6)

LISTA DE CIÊNCIA

Prof.: Igor

DATA: 14/05/2016

PREPARATÓRIO IFG

Lista de exercícios de ciências

1) As bactérias e as cianobactérias que são os seres vivos do reino Monera distinguem-se de todos os outros seres vivos por que: A) são parasitas.

B) têm célula do tipo procariótica. C) não têm estrutura celular.

D) não tem proteínas em sua constituição.

E) não são classificadas dentro de nenhum dos cinco reinos dos seres vivos. 2) Assinale a alternativa correta.

A) As bactérias reproduzem-se, geralmente, por divisão binária, uma forma assexuada de reprodução pela qual uma única bactéria pode originar um “clone”, ou seja, uma população de bactérias idênticas.

B) As bactérias e as cianobactérias distinguem-se de todos os outros seres vivos porque não possuem carioteca envolvendo o material nuclear, isto é, são eucariontes.

C) As bactérias só vivem isoladas, embora próximas; nunca formam colônias.

D) Em algumas espécies de bactérias observa-se o fenômeno da conjugação, isto é, um tipo de reprodução assexuada.

E) As cianobactérias assemelham-se às bactérias, porém são heterótrofas, isto é, produzem a matéria orgânica por fotossíntese. 3) Com relação aos seguintes processos de divisão das bactérias:

I. Divisão binária. II. Transformação. III. Conjugação. IV. Transdução.

Qual das alternativas abaixo representa o(s) processo(s) de reprodução assexuada mais comum das bactérias. A) I.

B) II. C) III. D) IV. E) III e IV.

4) A tabela a seguir mostra algumas doenças causadas por bactérias e suas formas de transmissão: Doença Transmissão por

I Água contaminada. Gonorréia II

III Transmitida pela urina do rato.

Tetáno IV

A tabela estará corretamente preenchida quando os espaços I,II,III e IV forem substituídos por:

A) I- Cancro mole; II- Feridas produzidas pelo contato com objetos contaminados; III- Tetáno e IV- Água contaminada. B) I- Tetáno; II- Água contaminada; III- Gonorréia e IV- É uma DST (Doença Sexualmente Transmitida).

C) I- Cólera; II- Transmitida pela urina do rato; III- Tetáno e IV- Transmitida pelo carrapato.

D) I- Cólera; II- É uma DST (Doença Sexualmente Transmitida); III- Leptospirose e IV- Feridas produzidas pelo contato com objetos contaminados.

E) I- Gonorréia; II- Feridas produzidas pelo contato com objetos contaminados; III- Leptospirose e IV- É uma DST (Doença Sexualmente Transmitida).

5) Identifique qual das alternativas abaixo não está relacionada com uma importância das bactérias. A) Na decomposição, atuando na reciclagem da matéria na natureza.

B) Na fermentação lática, sendo utilizadas para produzir derivados do leite como iogurte, coalhada e queijo por exemplo. C) Na realização da fotossíntese, pois no reino Monera apenas as cianobactérias realizam a fotossíntese.

D) Na agricultura atuando como verdadeiros “adubos vivos”.

(7)
(8)

Referências

Documentos relacionados

Visual ALG 21 Elipse E3 21 Elipse Scada 21 NX6 21 Projetor Multimídia 1 LABORATÓRIO: INFORMÁTICA N12. DESCRIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E SOFTWARES INSTALADOS

O mar profundo é uma vasta região que recobre aproximadamente 70% da superfície da terra, sendo considerado ainda uma vastidão a ser explorada e estudada pelo homem. A coleção

 Consulta Local: através de terminais de computadores instalados na biblioteca, os usuários têm acesso a todo acervo do Sistema de Bibliotecas implantado na

A estrutura deste trabalho está organizada da seguinte forma: na seção 2 está descrito o processo de mapea- mento do ambiente, utilizando a representação espacial em grade

Associados ADVB/SC não fica isento da taxa de uso da marca e divulgação Parágrafo 1º - A título de taxa de administração e custeio da operacionalização do prêmio

Neste trabalho, foram estudadas as plântulas e plantas jovens de Erythrina speciosa (Phaseoleae), Holocalyx balansae e Sophora tomentosa (Sophoreae), Swartzia langsdorffii

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e

Assim em vez de usar a escala de B maior imaginei este B maior sendo o tal 5º Grau da Escala de Em