• Nenhum resultado encontrado

Professor (a): Sueli Onofre Nota: Valor da Prova: 5,0 Aluno (a): N.º Turma:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Professor (a): Sueli Onofre Nota: Valor da Prova: 5,0 Aluno (a): N.º Turma:"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Unidade: S. Bernardo Ensino Fundamental

Prova Oficial de Geografia - CORREÇÃO

1 a Unidade Letiva - 2016 Ano: 9º

Professor (a): Sueli Onofre Nota: Valor da Prova: 5,0

Aluno (a): N.º Turma:

1. O conceito de subdesenvolvimento, como nós conhecemos hoje, surgiu após a Segunda Guerra Mundial, mas as desigualdades econômicas entre os países foram ampliadas desde o século XVIII. Considerando a relação entre a industrialização e o desenvolvimento tecnológico explique: (0.8)

a) O fato de um país ter uma alta renda per capita, pode classifica-lo como país desenvolvido? Por quê?

Não, pois temos de levar em consideração também o IDH. O Pib per capita é somente um indicador que auxilia o conhecimento sobre o grau de desenvolvimento de um país e consiste na divisão do coeficiente da renda nacional, no entanto, esses dados escondem várias disparidades na distribuição de renda. Um país, por exemplo, pode ter uma boa renda per capita, mas um alto índice de concentração de renda e grande desigualdade social. Também é possível que um país tenha uma baixa renda per capita, mas não haja muita concentração de renda, não existindo assim grande desigualdade entre ricos e pobres.

b) O que diferencia, na atualidade, os países desenvolvidos dos subdesenvolvidos. O MUNDO DESENVOLVIDO: Fazem parte do mundo desenvolvido países que já atingiram um

alto nível de industrialização e conseguiram substituir grande parte da energia humana ou animal pela força das máquinas a vapor, gás, eletricidade, petróleo ou mesmo energia nuclear. As principais características de um país desenvolvido são:

 Alto grau de capacidade técnico-cientifico;

 Modernos e eficientes meios de trasporte terrestre, aéreo e marítimo;

 Atualizados e bem distribuídos meios de telecomunicação;

 Agricultura moderna e racional;

 Predomínio da população urbana sobre a rural;

 Nível de vida bastante elevado;

 Pequeno ou nulo número de analfabeto;

 Baixa taxa de natalidade;

 Baixa taxa de mortalidade infantil.

Como resultado de tudo isso, os países desenvolvidos mantêm um substancial aumento em sua produtividade e, assim, podem atender às necessidades e aspirações de seu povo.

O MUNDO SUBDESENVOLVIDO: é uma situação econômica-social caracterizada por

dependência econômica e grandes desigualdades sociais. Tal dependência manifesta-se das seguintes maneiras:

(2)

 Deficiência tecnológica;

 Endividamento externo;

 Relações comerciais desfavoráveis;

 Influência de empresas estrangeiras.

c) O que são e quais são os países emergentes?

Países emergentes é agrupamento econômico atualmente composto por cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Podemos dizer que são aqueles países cujas economias partiram de um estágio de estagnação ou subdesenvolvimento e se encontram em pleno desenvolvimento econômico. Dentre as principais características podemos destacar:

- setor industrial em desenvolvimento;

- Crescimento da infraestrutura (portos, rodovias, aeroportos, ferrovias, etc.); - Atração de capital externo para investimentos nos setor produtivo;

- Aumento da instalação de filiais de grandes empresas multinacionais; - Crescimento positivo na geração de empregos;

d) Quais são os principais aspectos do subdesenvolvimento? Os principais aspectos dos países subdesenvolvidos são:

 Passaram por um grande processo de exploração durante o período colonial;  Baixo nível de industrialização;

 Dependência econômica, política e cultural em relação às nações desenvolvidas;  Deficiência tecnológica e baixo nível de conhecimento científico;

 Rede de transportes e meios de comunicação deficientes;

 Baixa produtividade na agricultura, que geralmente emprega numerosa mão de obra;  População ativa empregada principalmente nos setores primários ou no setor terciário

em atividades marginais (camelôs, trabalhadores sem carteira assinada etc.);  Cidades com crescimento muito rápido e cercadas por bairros pobres e miseráveis;  Baixo nível de vida da maioria da população;

 Crescimento populacional elevado;

 Altas taxas de natalidade e mortalidade infantil;  Baixa expectativa de vida;

 Grande endividamento externo, relações comerciais desfavoráveis e forte influência de empresas estrangeiras.

Também poderia ser usado a resposta indicada pelo Anglo nas pgs 167 ....

2. Dimensionar o subdesenvolvimento é importante para que possamos entendê-lo e, assim, planejar ações que o combatam. Existem muitas formas de realizar esta medição. Uma das mais usadas é o chamado IDH que foi adotado pela ONU e é calculado pela análise de três indicadores. Quais são eles? (0.4)

 Nível de renda, Pib, Pib per capita, PPC.

 Qualidade na educação medida pelo índice de analfabetismo e pela média de estudo da população.

 Nível de saúde, medido pela expectativa de vida.

3. A ocupação da África pelas potências europeias prosseguiu até depois do final da Segunda Guerra Mundial, quando as colônias começaram a obter a independência, num processo que se chamou descolonização. A partilha do continente africano no final do século XIX pelos colonizadores europeus criou as chamadas fronteiras artificiais. Grande parte destas fronteiras foi mantida após o processo de independência dos países africanos. Observe a charge abaixo. (0.4)

(3)

a) Relacione a crítica feita na charge com as consequências da partilha da

África.

A maioria dos países africanos obteve sua independência após a II Guerra Mundial, destacando-se a década de 1960. Contudo o processo de colonização foi marcado pela criação de fronteiras artificiais e essas por sua vez não levaram em consideração as diferenças étnicas e históricas, inserindo no mesmo países de grupos e tribos inimigas, impossibilitando a formação de uma nação plena. A partilha da África feita pelos colonizadores forçou uma junção de grupos autônomos, sem que a diversidade étnica e cultural fosse respeitada. Anglo pg 198.

b) Qual a relação da charge com a exploração de diamantes?

A exploração dos recursos minerais e energéticos é responsável pela maior

parte da renda da região. Sua exploração foi intensificada na segunda metade

do seculo XIX, e até hoje esta atividade esta ligada aos interesses

internacionais, usando mão de obra barata, baixa infraestrutura e espondo os

trabalhadores a situações de quase escravidão.

4. O continente africano é o terceiro maior continente do mundo com 30,3 milhões de km². Sua posição geográfica indica que o continente é cortado por três paralelos: Linha do Equador, e os trópicos de Câncer e Capricórnio além do meridiano de Greenwich. Isso justifica sua diversidade climática e botânica. Explique o quadro natural do continente africado e destaque no mapa a sua localização. Crie uma legenda. (0.8)

(4)

a) Relevo:

No continente africano prevalece a existência de planaltos de altitudes baixas e médias. Nas regiões litorâneas, encontramos as planícies costeiras além da planície do Congo situada a oeste do continente. As principais cadeias montanhosas que se destacam no continente africano são: Cadeia do Atlas (na região noroeste) e Cadeia do Cabo (na região sul) e Cadeia da Eiopia (leste). Destaca-se também a depressão do Rift Valey na porção leste do continente.

b) Clima:

No continente africano existem quatro tipos de clima. Na região centro-ocidental prevalece o clima equatorial, marcado por altas temperaturas e elevado índice pluviométrico. Quase toda região norte é marcada pelos climas semiárido (sahel) e árido (Saara), caracterizado pela baixa umidade em função da escassez de chuvas. No extremo norte (faixa litorânea), encontramos o clima mediterrâneo ou litorâneo. Já o clima tropical típico ocorre na área centro-sul do continente.

c) Vegetação:

A vegetação da África acompanha a influência climática. Desta forma, onde ocorre o clima equatorial há presença de grandes florestas tropicais e equatoriais. As savanas aparecem mais ao sul e leste no clima tropical típico, mais ao norte das florestas tropicais, onde ocorre a presença de umidade na estação do verão encontramos as estepes, principalmente na região do Sahel. Na região norte (áreas de clima árido), quase não são encontradas vegetações, com exceção dos Oasis. Nos extremos sul e norte do continente africano, aparece a vegetação mediterrânea, marcada pela presença de arbustos e gramíneas e arvores esparsas.

(5)

A África possui um dos maiores rios do mundo, além de importante lagos, nesse sentido a seguir alguns dos principais existentes no continente. A hidrografia do continente africano não se restringe somente aos lagos, uma vez que existe uma grande quantidade de rios de suma importância paro o povo, entre eles destacamos: • Vitória: corresponde a um lago que configura como o maior do continente, banha os territórios da Tanzânia, Quênia e Uganda.

• Rio Nilo: segundo maior em extensão no mundo, com 6. 695 km, e primeiro no Continente Africano, desenvolve uma grande influência nos países por onde passa, especialmente o Egito.

• O Rio Níger possui 4.184 km de extensão, nasce no leste da África e corta Mali, Níger e Nigéria.

• Rio Zambeze: rio de grande importância, especialmente no sul do continente, sua nascente está localizada no Zâmbia e percorre as terras de Moçambique até atingir o Oceano Índico.

• Rio Congo-Zaire: possui 4.600 quilômetros que nasce no Zâmbia e corta a República Democrática do Congo e deságua no Golfo da Guiné.

* Rio Orange: Rio de grande importância para a África do Sul. Nasce na Cadeia do Cabo e desagua no oceano atlântico. Suas aguas são de extrema importância para a população e também para a agricultura.

5. O Sahel é uma zona que fica em baixo do deserto do Saara. Também é conhecida por ser a região que apresenta os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo. Alguns países passaram por fortes guerras civis, ditaduras e regimes autoritários. Apesar da beleza natural, a pobreza, a fome e o alto índice de contaminação pelo vírus da AIDS ainda fazem parte do cotidiano da região mais paupérrima do planeta.

A principal causa do avanço da desertificação no "Sahel Africano" em direção ao sul do continente é: (0.5)

O Sahel africano, região que se estende da Mauritânia à Somália, caracteriza-se pelo intenso processo de desertificação, causado pela ação antrópica, desmatamento por queimadas, prática da agropecuária de subsistência e exploração madeireira.

A prática da agropecuária de subsistência aliada à obtenção de madeira como fonte de energia primária para a população local.

6. O continente africano é compreendido como uma unidade, no entanto é dotado de ampla diversidade étnico linguística, religiosa e cultural. Devido a esses aspectos, a África comumente é chamada de "Duas Áfricas". Quais são essas duas Áfricas e quais as principais diferenças entre elas? (0.5)

ÁFRICA BRANCA

Localiza-se na parte norte ou setentrional e uma parte do oeste; banhada pelo mar mediterrâneo ao norte.

Região mais rica e com melhor IDH (Índice de desenvolvimento humano).

Destaque na economia: extração de riquezas minerais como o petróleo (Líbia e Argélia membros da OPEP) e no turismo (região do mediterrâneo) são os grandes destaques.

A religião mulçumana predomina na região;

Grande parte da população tem origem na etnia branca (região semelhante ao Oriente Médio). Dividida em: Maghreb (onde o sol se põe), norte do Saara e vale do Nilo (Egito).

Países da região: Egito, Líbia, Argélia, Marrocos e Tunísia. ÁFRICA NEGRA

Também chamada de África verdadeira.

Dividida em África Ocidental (Nigéria), Central (bacia do rio Congo), Oriental (Somália, Ruanda) e Meridional (África do Sul).

Região bastante pobre (exceto África do Sul).

(6)

7. O processo de urbanização das sociedades, isto é, o crescimento da área e da população das cidades em relação ao campo, acontece com diferentes particularidades ao longo do tempo e dos distintos lugares. No caso da urbanização do continente africano, ainda em curso, algumas manifestações vêm se repetindo em relação aos processos já acontecidos nos países desenvolvidos e nos emergentes industrializados. Explique o processo de urbanização e as condições de vida a que grande parte da população ainda se encontra. (0.5)

Poucos países africanos apresentam população urbana numericamente superior à rural. A quase totalidade dos países africanos exibe características típicas do subdesenvolvimento: elevadas taxas de natalidade e de mortalidade, com expectativa de vida muito baixa.

Na maior parte do continente, mais da metade dos trabalhadores está na zona rural. Esse elevado número de trabalhadores no campo indica a importância da economia rural para a população do continente e comprova que as formas de produção são simples e quase sem o uso de mecanização e tecnologia.

8. A África é o continente mais pobre do mundo. Cerca de 1/3 dos habitantes da África vivem com menos de 1 dólar ao dia, abaixo do nível da pobreza definido pelo Banco Mundial. O avanço de epidemias, o agravamento da miséria e os conflitos armados levam esta região a um verdadeiro caos. Além disso, quase 2/3 dos portadores do vírus HIV do planeta vivem neste continente. O atraso econômico e a ausência de uma sociedade de consumo em larga escala, colocam o mercado africano em segundo plano no mundo globalizado. O PIB total da África é de apenas 1% do PIB mundial e o continente participa de apenas 2% das transações comerciais que acontecem no mundo.

Conforme seus conhecimentos e análise do texto, explique sobre a economia do continente africano. (0.5)

A África é o continente menos desenvolvido economicamente. Alguns países se destacam pela exploração mineral: petróleo (Argélia, Líbia, Nigéria e Angola); ouro (África do Sul, Zimbábue, Congo e Gana); fosfato (Marrocos); diamantes (República Democrática do Congo, África do Sul e Botsuana); manganês e urânio (Gabão e África do Sul). Essas atividades são responsáveis por 90% das exportações do continente.

A agricultura é desenvolvida principalmente no vale do rio Nilo, onde os solos são muito férteis, com destaque para os cultivos de cereais e de algodão. A região denominada Maghreb, no noroeste do continente, também exerce grande importância para a agricultura africana. Esse local apresenta clima mediterrâneo, favorável para as produções de vinha, oliva e cítricos.

O setor industrial é pouco desenvolvido. A África do Sul é o maior destaque africano desse segmento econômico, abrigando metalúrgicas, indústrias químicas, têxteis, alimentícias, locomotivas e de automóveis.

9. “A única arma para melhorar o Planeta é a Educação com ética. Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da pele, por sua origem, ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”.

(7)

O pensamento acima foi manifestado por Nelson Mandela, uma das maiores personalidades políticas do século XX, falecido em 5 de dezembro de 2013. Nascido na África do Sul, um dos maiores produtores mundiais de metais preciosos, Mandela foi líder do movimento contra o Apartheid. Condenado em 1964 à prisão perpétua, foi libertado em 1990, depois de grande pressão internacional. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em dezembro de 1993, pela sua luta contra o regime de segregação racial e, em 1994, foi eleito o primeiro presidente negro daquele país.

Partindo das informações apresentadas, explique o que foi o Apartheid e quais suas consequências para a África do Sul? (0.6)

O termo apartheid se refere a uma política racial implantada na África do Sul. De acordo com esse regime, a minoria branca, os únicos com direito a voto, detinha todo poder político e econômico no país, enquanto à imensa maioria negra restava a obrigação de obedecer rigorosamente à legislação separatista.

A política de segregação racial foi oficializada em 1948, com a chegada do Novo Partido Nacional (NNP) ao poder. O apartheid não permitia o acesso dos negros às urnas e os proibia de adquirir terras na maior parte do país, obrigando-os a viver em zonas residenciais segregadas, uma espécie de confinamento geográfico (Bantustões). Casamentos e relações sexuais entre pessoas de diferentes etnias também eram proibidos.

A oposição ao apartheid teve início de forma mais intensa na década de 1950, quando o Congresso Nacional Africano (CNA), organização negra criada em 1912, lançou uma desobediência civil. Como consequência, a CNA foi declarada ilegal e seu líder, Nelson Mandela, foi preso em 1962 e condenado à prisão perpétua.

A Organização das Nações Unidas (ONU) tentou dar fim à política praticada no país. Com a posse de Frederick de Klerk na presidência, em 1989, ocorreram várias mudanças. Em 1990, Mandela foi libertado e o CNA recuperou a legalidade. Klerk revogou as leis raciais e iniciou o diálogo com o CNA. Sua política foi legitimada por um plebiscito só para brancos, em 1992, no qual 69% dos eleitores (brancos) votaram pelo fim do apartheid.

Klerk e Mandela ganharam o Prêmio Nobel da Paz em 1993. Em abril de 1994, Nelson Mandela foi eleito presidente da África do Sul nas primeiras eleições multirraciais do país.

“Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde

existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero.”

Referências

Documentos relacionados

Para produto classificado como perigoso para o transporte (conforme modal): Não aplicável Número ONU: Não aplicável. Nome apropriado para embarque: Não aplicável Classe de

Deve haver procedimento(s) local(is) que contemple(m): objetivo, campo de aplicação, base técnica, responsabilidades, competências, preparação, emissão, uso e

Convênio de colaboração entre o Conselho Geral do Poder Judiciário, a Vice- Presidência e o Conselho da Presidência, as Administrações Públicas e Justiça, O Ministério Público

Em função de leis ambientais mais restritivas e da busca por máquinas mais eficientes, a indústria global de fluidos frigoríficos tem pesquisado e desenvolvido novas soluções para

Estabelece orientações para os estudos de recuperação das atividades remotas a serem seguidas pelos campi, por ocasião das medidas de proteção e enfrentamento da emergência

Deve-se ressaltar que o programa CAP3D é um sistema em desenvolvimento e, assim, outros aspectos importantes relacionados à consideração de modelos resilientes ainda

John Lennon, por exemplo, compôs (e The Beatles gravaram) a música Revolution. Uma espécie de manual teórico-político para orientar todos os jovens que quisessem

A intervenção que agora se propõe, que complementa os apoios atribuídos pelos Programas Operacionais Regionais no âmbito do PT 2020 para novas Áreas de Acolhimento Empresarial e