• Nenhum resultado encontrado

Mesa Temática Performances Culturais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mesa Temática Performances Culturais"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Mesa Temática Performances Culturais

CAMARGO, Robson Corrêa de. Performances Culturais, os limiares de uma nova tradição. Goiânia: Universidade Federal de Goiás – Fundação de Apoio à Pesquisa de Goiás. Professor Adjunto IV.

RESUMO:

Apresentar as perspectivas teórico-metodológicas dos estudos das performances culturais no recente programa de pós graduação aberto no Centro-Oeste (Goiás) brasileiro, na Universidade Federal de Goiás, o primeiro em país latino, principalmente a partir das definições de Milton Singer (1912-1994) e Victor Turner (1920-1983).

PALAVRAS-CHAVE: Performances Culturais, Milton Singer, Victor Turner. ABSTRACT

To present the theoretical and methodological perspectives of cultural performances developed at the graduate program (masters) in the Brazilian Midwest (Goiás), at Universidade Federal de Goiás, the first master’s degreeprogram in a Latin country, mainly discussing the Cultural Performance definitions by Milton Singer and Victor Turner.

KEY WORDS: Cultural Performances, Milton Singer, Victor Turner.

Com a abertura do Mestrado Interdisciplinar em Performances Culturais na Universidade Federal de Goiás, em outubro de 2012, o primeiro acontecer em país latino, algumas considerações são necessárias para que se entenda o que são as Performances Culturais na perspectiva deste programa recém iniciado.

A designação Performances Culturais é estabelecida pela primeira vez em 1955 pelo antropólogo polonês e professor da Universidade de Chicago Milton Borah Singer (1912-1994). Singer utiliza este conceito no artigo The Cultural Pattern of Indian Civilization: A Preliminary Report of a Methodological Field Study (Os Padrões Culturais da Civilização Indú: Um Estudo Preliminar de um Campo Metodológico de Estudos, Far Eastern Quaterly XV 1955, pg. 27). Este conceito e seu autor, por sua vez, são citados em importante trabalho de outro antropólogo Clifford Geertz (1926-2006), A Interpretação das Culturas (1973). Nele Geertz, na análise sobre a religião como sistema cultural, aponta serem as Performances Culturais um conceito muito “útil” para o seu

(2)

entendimento. Geertz então que as performances culturais, como as “formas simbólicas” e as “formas sociais”, podem servir a múltiplos propósitos ou leituras.

Geertz, que instrumentaliza seus trabalhos principalmente nas formas simbólicas elaboradas pelo filósofo polonês Ernst Cassirer (1874-1945), é considerado o fundador da chamada antropologia hermenêutica ou simbólica, ou ainda interpretativa. Geertz entende que as sociedades se estabelecem como “textos”, tecidos ou em forma “análoga à textos”. Assim a interpretação se define desde a primeira “leitura” deste “texto” simbólico, na seleção sempre arbitrária dos fragmentos que a compõe. A leitura do fenômeno cultural ou da prática cultural como texto, das performances culturais, se estabelece assim na percepção da troca simbólica de códigos, das atitudes, dos gestos, dos afetos, das emoções, da relação espacial, do entorno, da época histórica, como um acontecimento que é, ao mesmo tempo, mítico, estético e social. Afirma Geertz: “A cultura humana é um conjunto de textos” (…) e pontua “onde se deve conhecer por sobre os ombros daqueles a quem esta cultura pertence” (Geertz 1973:452). Este entendimento carrega também uma metodologia, pois o fenômeno cultural se apresenta como uma malha, entretecida, e ao se focalizar em apenas um fio perde-se o tecido e a tela, este fio solicita um diálogo amplo e denso com o fenômeno em sua tessitura geral.

Milton Singer, que vamos considerar o “fundador” das performances culturais, agora em livro de 1959, publica vários artigos que discutem o embate da tradição da múltipla cultura milenar da Índia com as novas questões que se apresentavam com a cultura de massas e pela nova estruturação capitalista neste país, na metade do século XX.

Traditional índia: Structure and Change (1959), é a publicação que Singer organiza, com vários artigos de um simpósio que procuravam entender a índia. Seu artigo neste livro é nomeado a Grande Tradição num Centro Metropolitano. Em 1972 Singer publicará livro solo, Anthropological Approach to Indian Civilization (Abordagem Antropológica da Civilização Indú). Em ambos Singer define inicialmente “Performances Culturais” de forma bem simples, pois

(3)

seria o nome dado a análise de um acontecimento onde “x atuantes1 estivessem em frente à uma determinada plateia, interagindo num tempo determinado”. Estas atividades podem ser cultos, rituais, cerimônias, celebrações religiosas em templos, festivais, casamentos, recitais, teatro, danças, concertos musicais, canções, apresentação de música instrumental, textos verbalizados, poesia, a cena, temas, enredos e conflitos.

Afirma Singer que cada estrutura cultural observável, cada performance cultural se desenvolve em “um tempo determinado”, tendo início, meio e fim, configurando-se como um programa organizado de atividades, realizado por um conjunto de atuantes, para uma plateia, num determinado lugar e numa ocasião para a apresentação” (1959, xiii).

Singer é também conhecido por introduzir outra importante categoria: “antropologia semiótica”, uma reelaboração que faz dos estudos de Charles Pierce (1839-1914) e Roman Jakobson (1896-1982). Singer foi um especialista na cultura do sul da Índia (Madras, hoje Chennai, capital de Tamil Nadu, cidade industrializada com mais de um milhão de habitantes).

Singer, no prefácio de seu primeiro livro, descreve sua preocupação com as profundas contradições que se estabeleciam na Índia naquele momento, entre o passado tradicional em sua cultura milenar e a modernização globalizante a que se incorporava. Singer dialoga com Nirmal Kumar Bose (1901-1972), antropólogo social, também especialista na cultura hindu, afirmando que “uma civilização” se constitui num processo de tornar-se (becoming) e de ser (being) ou, colocado de outra forma, entre o que ela tem sido e em que ela está se transformando. Assim, estendendo esta discussão, podemos concluir que a análise das performances culturais se constitui identificando, registrando, analisando um determinado fenômeno em seu processo de formação, de constituição e de movimento, de estrutura e de gênese, de formação e de transformação. O que foi, o que é e o que se pode

1 (o termo em inglês é performer, mas em português esta palavra tem adquirido um sentido muito particular, preferimos atuante)

(4)

tornar. A tradição, em si, “é processo e produto” (Singer 1959 x). Performances culturais são um fenômeno que se estabelecem nas contradições da cultura.

Esta preocupação vem muito a calhar ao se estudar as performances culturais em nosso país, não por estar nossa cultura em um embate milenar com o “moderno”, embora exista em nosso território esta milenaridade - os sambaquis brasileiros datam de 3 mil anos antes de cristo, as diferentes culturas indígenas tem mais de dez mil anos, mas sim pela reestruturação e dialogismo constante e pela transmissão intercultural. Aqui inúmeras ondas de imigrantes e migrantes, escravos e escravizadores teceram, entreteceram, dissolvem e se acumulam nas camadas do que pode se considerar a cultura polimorfa de nosso país, tanto pelos discursos dominantes como pelos “esquecidos”, que erguem assim suas mil faces em todas as margens brasileiras dos sertões e nas margens atlânticas com seus índios, negros (bantos e sudaneses), brancos (gregos, fenícios, romanos, judeus, mouros etc.).

Os estudos organizados por Milton Singer em seu Tradicional Índia versam então sobre esta contraditória “unidade construída” ou aquela que se pretendia construir. A forma de estudo desta civilização, como definia SInger, não devia e não podia se alicerçar apenas nos pressupostos de uma determinada disciplina acadêmica, mas numa convergência de pensamentos que se estabelecem entre antropólogos, linguistas, folcloristas, historiadores culturais e também especialistas. Pedras lascadas que se friccionam para obter o conhecimento.

Ao analisar seu objeto Singer traz elementos que ajudam a estabelecer uma metodologia nos estudos das Performances Culturais. Acompanhemos um pouco seu raciocínio:

Eu descobri, o que na verdade cada pesquisador de campo já sabe, que as unidades de reflexão não são unidades de observação. Nada pode ser facilmente definido como Pequenas Tradições ou Grandes Tradições, ou “ethos” ou “visão mundial”. Ao invés eu me encontrei confrontado com uma série de experiências concretas, realizando a observação e o registro daquilo que parecia desencorajar a mente de aplicar os conceitos interpretativos e sintéticos que eu já havia trazido (Singer 1959 pg xiii)

(5)

Singer nomeava estas experiências concretas e contraditórias, observáveis para um estranho e que podiam ser registradas para estudo de “performances culturais”. As performances culturais, nesta perspectiva, são o registro de uma unidade condensada de observação. Então atenção, não são qualquer fenômeno da vida cotidiana, onde tudo pode ser “performance”, mas acontecimentos especiais que condensam determinado fato cultural para sua observação.

Singer definiu cinco componentes para a definição das performances culturais. Primeiramente as características formais (determinado tempo de duração, um programa organizado de atividades; um conjunto de atuantes; uma plateia; um lugar e uma ocasião. Em segundo lugar vem o que chama de palco cultural (casas, templos, lugares públicos, etc.). Por outro lado Singer descreve a educação das performances, o que possibilita a sua continuidade, na tradição hindu esta acontece em casa, de forma informal e casual. Uma tradição necessita se reproduzir.

Singer ainda estabelece que as performances culturais são criadas por especialistas culturais, podemos dizer “mestres” da cultura, pessoas que são especialmente treinadas, pagas, motivadas para construírem as performances. Estes podem ser padres, pastores, acadêmicos, contadores de história, cantores, dançarinos, diretores, dramaturgos, produtores, figurinistas, professores, patronos, etc.... Estes especialistas também arbitram os gostos culturais e a construção da política e do objeto cultural. Singer também discrimina a media cultural, que são as formas ou meios de comunicação onde as performances culturais se estabelecem, artes gráficas, canto, recital, etc. Se a linguagem falada tem sido a dominante neste campo, destaca Singer, também há formas de comunicação ou transmissão que não se dão pela linguagem. Através dos meios de comunicação de massas temas e valores culturais são transmitidos, e estes estão imersos e são parte do processo da troca cultural e social.

Ao se analisar os constituintes culturais da performance Singer distingue que os atuantes (performers) se inserem em dois modos de análise,

(6)

como “dramatis personae” na performance e como pessoa “real” na organização social (Singer 1959 xiii). Há assim uma dupla natureza do atuante, enquanto tal e na persona que incorpora. Assim existem nestas formas tradicionais concomitantemente os elementos sociais e os elementos culturais.

Milton Singer estabelece esta forma descritiva das Performances Culturais, mas o antropólogo inglês Victor Turner (1920-1983) coloca as estruturas e funções das Performances Culturais em outro patamar, como um fenômeno reflexivo e refletivo. Em sua forma refletiva elas exprimem o conteúdo da cultura estruturadas na media cultural. Turner argumenta que as performances culturais são compostas de “códigos sensórios” que se dirigem a todos os sentidos, e que estas estão expostas numa galeria de espelhos mágicos distorcidos (planos, côncavos, convexos, etc) (1982, 104). Nas performances todos os sentidos devem estar engajados, dos atuantes e dos participantes. As performances culturais para Turner, como para Geertz carregam muitas mensagens ao mesmo tempo, elas são capazes de subverter em um nível o que o outro parece estar dizendo (1988, 23–24), entretanto a “realidade” completa dos sentidos e mensagens somente podem ser obtidos através da própria mensagem. Performances culturais não são apenas espelhos, projeções, mas agentes ativos de mudança, pois promovem momentos de ligação, comentário, crítica e avaliam as normas e valores da cultura.

Programa de Pós Graduação

O Mestrado em Performances Culturais, primeiro a ser desenvolvido em país latino, pertence a área interdisciplinar da CAPES-Brasil e é desenvolvido por professores de distintos programas da Universidade Federal de Goiás, Universidade Católica de Goiás, Universidade de Brasília e Universidade Federal de Uberlândia. Este inicia sua primeira turma de 22 alunos em outubro de 2012. É fruto de um processo de seis anos de atividades da Rede Goiana de Pesquisa em Performances Culturais, que envolve também professores e pesquisadores da Universidade de São Paulo, Unicamp, do

(7)

núcleo de pesquisa em Performance e Antropologia (NaPedra) da USP. Contou em seu início com o apoio do professor João Gabriel Teixeira da UNB, agora aposentado. Este programa tem conexões estabelecidas com a Indiana University (Bloomington), Universidade do Estado da Califórnia, Brown University, Arizona State University. A revista do Programa de Pós Graduação é a revista Karpa - Teatralidades Dissidentes, Artes Visuais e Cultura publicada em espanhol, inglês e português, que pode ser acessada em

http://www.calstatela.edu/misc/karpa/Karpa-A/Site%20Folder/index.html.

Performances Culturais, de acordo com os pressupostos deste programa de mestrado, constituem-se como campo de conhecimento científico e artístico, interdisciplinar e multidisciplinar que visa compreender, através de diferentes abordagens, a diversidade expressiva humana, numa visão transcultural, transversal e transdisciplinar. Manifestações estas que, de forma institucionalizada ou espontânea, religiosa ou laica, representam um jogo simbólico de representações culturais. As investigações sobre performances culturais compreendem as análises sócio-antropológicas, estéticas e históricas que se utilizam dos estudos culturais, por meio de lentes interdisciplinares, para examinar internamente e externamente um conjunto de atos sociais: os rituais, as festas, o teatro, os espetáculos musicais, danças, jogos etc.

São duas as linhas de pesquisa. Teorias e Práticas da Performance analisa as Performances Culturais em suas complexas e dinâmicas cartografias teórico-conceituais. Espaços, Materialidades e Teatralidades investiga as performances culturais nos aspectos práticos e das experiências humanas em determinado fenômeno, a partir do conceitual teórico estabelecido. Maiores detalhes poderão ser acessados em performancesculturais.emac.ufg.br.

Referências

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. SP: LTC, 1989.

SINGER, Milton Borah. The Cultural Pattern of Indian Civilization: A Preliminary Report of a Methodological Field Study. Far Eastern Quaterly XV, 1955.

(8)

SINGER, Milton Borah. Traditional India: Structure and Change. Philadelphia, 1959.

SINGER, Milton Borah. When a Great Tradition Modernizes. Traditional India: Structure and Change. Philadelphia, 1959. Chicago: University of Chicago Press.

Referências

Documentos relacionados

Contém 6 super lápis, 1 afia, 8 super marcadores, 3x100 g barras de pasta para brincar, 1 embalagem com 4 acessórios para modelar, 1 livro be-bè book nº4 para pintar.. Lápis

1. O portfolio individual consiste na apresentação estruturada de um conjunto de reflexões críticas relativo ao processo de apreensão das matérias e desenvolvimento de

O presente artigo trata de uma experiência de participação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) na identificação e construção do perfil de Pessoas com Necessidades de Saúde

Parágrafo Segundo - Oposição à Contribuição Assistencial: Fica facultado aos associados ou não do Sindicato o direito a oposição à contribuição assistencial,

69% dos entrevistados se consideram saudáveis Pesquisa considerou o estilo de vida das pessoas para buscar impactos no consumo e percepção de leite e iogurte Perfil da

Nessa linha, destacam-se alguns dos trabalhos já realizados tais como Santos, Ferreira e Faria (2009a, 2009b) que tiveram também como foco o estudo das dificuldades

& isto vai fazer mais sentido para quem tiver lido os textos que existem aqui; para quem não leu, um.. pequeno resumo: F otame us favore e (ou pare e favore er) aqueles que fazem

Coluna Lucy Mizael ou Leonel Ximenes ou Renata Rasseli ou Beatriz Seixas ou Vitor Vogas. Coluna Lucy Mizael ou Leonel Ximeneses ou Renata Rasseli ou Beatriz Seixas ou