• Nenhum resultado encontrado

riocarioc miift.^nwj"'*'*' *i**+ftmu

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "riocarioc miift.^nwj"'*'*' *i**+ftmu"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

....-,.:..,:...

^,•7",! irar V''""\'^,"- ~ ' ™' ~" ' "-*" j , - - -¦

O TEMPO

Tempo instável ainda sujeito a chuvas, melhoran-do no decorrer melhoran-do período. Tempera-tura instável, com ventos frescos.

Máxima: 23,0. Mínima: 17,4.

<'l 0

PÁGINAS

miift.^nWJ"'*'*' *i**+ftmu

r

40

Centavos

rioCarioc

Fundador: J. E. DE MACEDO SOARES

r^wooelW <J

jUNH0

a

^^!—8 TERÇA-FEIRA

20

ANO SVn RIO DE JANEIRO

Diretor: HORACIO DE CARVALHO JÚNIOR

I PRAÇA TIRADENTES N.° ? ? N. 4.911

NA QUINTA PAGINA: LISTA DOS FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS ONTEM

PROMOVIDOS

4 AÇÃO DE DESPEJO DE MAIOR VULTO

JÁ PASSOU PELA NOSSA JUSTIÇA

(B N T R. K V I S TA Pi A

OS ECONOMISTAS BRASILEIROS E A

CONFERÊNCIA DE BRETTON WOOD

(REPORTAGEM N 3« V A G 1 Pi A)

CHURCHILL DECLAROU

Quanto Mais

Pro-longada a Guerra,

Mais Terrível Para

os Nazistas

A VITORIA AINDA PODERÁ SER C ONQUISTADA NESTE VERÃO

- O

BRASIL, OS ESTADOS UNIDOS E O MÉXICO NA ORAÇÃO DO PREMIER

LONDRES, 19 (A.P.) — ü." o seguinte o texto do discurso pronunciado pelo primeiro mi-nistro Churchill na embaixada cio México, nesta capital, a 15 do corrente, porem que somen-te hoje foi dado á publicidade: ••Senhores embaixadores, my-lords, senhores! Antes de tudo desejo exprimir a minha sin-cera gratidão pelos termos so. bremaneira gentis com os quais s. excia. o embaixador do Me-xico propôs um brinde em nu nha honra, da mesma forma que confesso o meu reconheci-mento pela boa vontade eviden-te com que vós o acampanhas-tes.

O FIM PRÓXIMO OU RE-MOTO

Vivemos hoje um grande mo-mento da historia do mundo e

é bem possivel que os acontecl-mentos dos próximos meses nos mostrem se seremos dentro em pouco dispensados dos sa-crificios e provações a que ío-mos levados pelos alemães. ¦Mas, quer isso se dê este ano

ainda ou no outro, não impor-ta, os povos britânico e none-americano nunca faltarão a pa-lavra empenhada nem nunca, abandonarão a tarefa que

to-maram sobre os ombros. E ju-.v-tamente com os nossos aliados, iremos até o fim dessa tarefa,

3" P A G I K a> li ~—~-——r—=========

Winston Churchill ^^^^

Avançando na Itália

B""-«TgCT'SMraw',.1><'^'''"''W '"

um fim tanto mais terrível para os nossos inimigos quan-to mais prosseguirem na luta. prolongando inutilmente esta guerra.

BRASIL, ESTADOS UNIDOS E MÉXICO

Neste momento, é de granuí Importância para mim encon-trar reunidos em torno desta mesa, graças á gentileza de s. excia. o embaixador do México, vários representantes que pai-ticiparam daquela famosa Con-ferencia Inter-amèrlçahá reau-zada em janeiro de 42 no Rio de Janeiro, onde os paises lati-no-americanos reuniram-se aos EE. UU. na luta contra o Ei-xo. Sobretudo, sinto-me parti-cularmente feliz em encontrar aqui os embaixadores dos E. ü. e do Brasil, os dois paises qu? lideraram aquela Conferência.

Esteve também presente a es^-e grande conclave o ministro tio Exterior do México e, na opi-nião unanime do consenso pu-blico, a Conferência deixou-se empolgar- -pelas palavras-Então"' pronunciadas pelo sr. Ezequuil Padilha, que de pronto colheu os louros das í;uas declarações.

OS TEMPOS MUDARAM Mas, passaram os tempos e depois dos ataques iniciais lan-çados pelo inimigo ao cabo de longos anos de preparativos e do elaboração de planos agres-sivos, com exércitos bem pre-parados e com o seu acompa-nhamento de sofrimentos, nós também avançamos e reunimos uma frente única com os

nos-(Conclue nn pas.)

As Tropas

Ame-ricanas Sitiam a

Cidade a Uma

Dis-tancia de 8 Milhas

Velocidade Sem Prece»

dente No Avanço de

Bradley—Restam

Ape-nas Focos Isolados de

Resistência Nazista

i COM AS • 1KOPAS. AMV.KT-*' CANAS NUM AVANÇO SOBRE CHERBURGO. 19 — (Por Don Whitelead, da Associated Press J — Avançando rapidamente con-tra Cherburgo, as tropas norte-americanas conseguiram avan-çar mais para o norte da pe-nirísula e alcançar um ponto distante apenas 8 milhas da-quela grande base naval, que já começaram a bombardear com as suas peças de grande alcance.

Essas forças americanas da península quase que nada têm

(Conclue nn 2a pajr.l

A DERROCADA DOS NAZISTAS

"SAO

PAULO'1

Companhia Nacional de Seguros de Vida

Sucursal uo Rio de Janeiro : — AV. RIO BRANCO 1H-H."

Uni tanque dn» torea* do *ene ral Clark avança «obre ai po-sições nazista», re.|.oudendo ao fosfo do talmisro. <Foto B. «.

S. especial paro o DIAKIO CARIOCA)

DIRETORES: Dr. José Maria Whitaker

Dr. Erasmo Teixeira de Assumpçãc Dr. J. C. de Macedo Soares

..

*•

\ãíii Lu». AjjjM^y

IrJr^re{lí.^fnev','f' Vi^^TW15** V

¦¦¦¦»

AZ COM A R USSIA

VAu mini como os iiorte-niuericn ífo. tlrniMlo-lhe qualquer espe dou-se ainda niais a penetração

rani Ther

: _..'¦ ,"gt

OS FINLANDESES

ES-TABELECEM CONT

AC-TO COM O GOVpRNO

DE MOSCOU — NOVO

GABINETE EM

ORGA-NIZAÇÃO

LONDRES, 19 (A.P.) — No-tHas de Estocolmo anunciam que os finlandeses iá

estabei3-ceram contacto preliminar com Moscou em busca de termos « paz.

LONDRES, 19 (A.P.) - No-ticias de Estocolmo, provmoas rie círculos geralmente bem m-formados, anunciam que a foi-mação de um novo governo nn-landes — apoiado ou mesmo chefiado pelo barão

Maline-rheim — está iminente. ESTOCOLMO, 19, (A.P.) — O ministro finlandês em ?$*?>-«•olmo Gripenbert, regressou a esta cidade, depois de uma vi-sita de algumas horas, durante a noite de ontem, a Helsirua.

____——» »n "*" 1

Desde a Meia-Noite

"Na noite de 17 para 18 .de abril de 1944. foram ImvaMM restrições sobre o corpo üipio-matico. de acordo com as quais ficavam suspensas as façUiaaaes concedidas oara transmissão ae mensagens cifradas e o uso _ob malas diplomáticas. Os ci\eie= de todas as missões diplomatt-ras foram notificados do le\an-lamento dessas J^r{c™%* partir de meia-noite de ia Dar*

20 de 3UIÚ10*£/

PIERRE HUSS ESCREVEU:

Uma Bomba Fantasma

Explodiu ao Meu Lado

MAS SE TIVESSE SIDO UMA

"ARRASA-QUARTEIRÃO" EU

NÃO ESTARIA AQUI PARA CONTAR A HISTORIA

EM ALGURES NA IN-GLATERRA, 19 (Por Pier-re I-lues, correspondente do jNS) _ Na noite de ontem esí!"e tão perto de um sitio onde caiu uma das bombas autômato que senti no ros-to seu háliros-to quente, ao ser lançado ao solo pela força da sua explosão.

Creio, contudo, que "a bomba, arrasa quarteirão de uma ou meia tonelada,

dos aliados, fala com voz mais poderosa e isso ficou provado no dia da invasão, quando vi as "arrasa quar-teirão" transforr-arem em grotescos montões de rumas „s bastiões que tinham mu-ros de aco e concreto de 1.80 metros de espessura.

Efetivamente, as explosões sacudiam e quei"!av.a™ ca terra, em rírculos de 50 m» tros e havia necesslde ; à 20 minutos mra percorrer a cratera até checar aos restos do bastião alemão.

Em co. aração com essa fores pulverisante. os

P»r3-tas fanP»r3-tasmas de Hitler só c;' em na categoria dos ins-trumeiTis de terros. Esta manhã, porém, a propagan-da de Goebbels clamava aos céus q". os bombardeios <ie Berlim eram insignificantes se comparudos com os ata-quês dos autômatos contra o sul da Inglaterra.

Goebbels

Se isso fosse verdade, este mrrespondeote náo estaria vivo para escrever esta his'.o-ria.

Dormia p- num lugar a apenas cinco minutos de dis-tancia em marcha a pé do ponto onde caiu a bomba "libelu' "

senti-me arran-cnclo do leito e cai sobre a terra, que tremia com vio-lencia, se-tindo que minha roupa era arrancada pela mão gieantesca de uma cor-rente de ar, que com força violenta abriu ruidosamente portas e janelas. Isso foi tu-do.

Se, porém, a tio curta dis-tancia tivesse caido uma "bomba arrasa quarteirão, nada de mim teria ficado, nem mesmo daqueles que se encontrassem duas vezes mais longe.

Mas, se ainda me dessem a escolher entre a minha experiência da noite passada e o bombardeio de uma For-taleza Voadora, ã mesma dis-tancia. eu não vacilaria um segundo em preferir a expio-são do "pirata fantasma" de Hitler.

Passou ao Senado

NAVIOS

NORTE-AME-RICANOS PARA A

AMERICA LATINA

WASHINGTON, 19 (Asso-ciated Press ) — A Camara dos Representantes aprovou e enviou ao Senado um pio.ieto de lei que permite a venda de navios de menos de mil toneladas ás republicas sul-americanas afim de auxilia-las na defesa do Hemisfério.

A Camara fa.z unia restrição no projeto de lei, proibindo a transferencia de navios usados para pesca ou outros èmpreen-dimentos comerciais.

Aviadores Mexicanos

Na Itália

#TV031 UNOo\

DELEGAÇÃO

CHEFIA-DA PELO GENERAL

SALINAS

CIDADE DO MÉXICO, 19 (United Press — "El Uuiver-sal" informou que um grupo de 200 pilotos mexicanos partiu em agosto pai'a a frente de guerra da ltaha, «j que foi con-firmado por autoridades me-sicanas e norte-americanas.

O referido diário disse que 50 bombardeadores e 130 meca-nicos e üeritxn de radio consti-tuirão a prhüiúra unidade me-xicana em combate no Ultramar. O General Gustavo Salinas, che-fe da Porca Aérea do México. e seu AjiKhute, Capitão P. A. Radames Gaxidla jã se encon-tram no teatro de guerra do Mediterrâneo, afim de realizar os acordos finais para a incor-poracão da unidade mexicana ás forças aéreas aliadas. Acresceu-ta-se que um grupo de mexi-canos se encontra no Texas, afim de completar seu treina-mento. antes de partir para ul-tramar.

nos Isolaram n güarnlgfio na/-.i stu na península de Chcrlmr-raneo dc salvaefto. SeKiinilo os ultimou telefrranih»

nprofini-«Ins tropa» de Brndléy-, ipie .tá capturaram Valólinc» e puse-burgo sob o fo»jo dos seus onnbíies

NO 13.° DIA DA INVASÃO

OS IO PONTOS

DA SITUAÇÃO

Do Supremo Q. G. Aliado, Sidney Mason, cou-t:spond.'i:te es-pecial da Reuters escreve : — Segundo o noticiário recebi c da tarde para noite, hoje, das fontes informativas no "ívont", umas confirmadas neste Q. G. t outras á espera ainda da 2-vida confirmação, as "manchettes" do dia podem ser as segu ar-tes :

— As forças alemãs, encurraladas pelos americano,0 tio se-tor central da Península da Normandia Iniciaruii com ricanas canhonearam a base de Cherburgo.

O — Durante todo o dia, os canhões das torças norto-ame-rkanas canhonsiaram a base de Cherburgo.

— As forças norte-americanas chegaram a oito mi1ba: da grande base francesa usada pelos nazistas.

^4 — As tropas britânicas e norte-americanas estão tortale-cendo a área 00b seu controle, na Península

C — Na avançada da noite de ontem, os americanos í-zeram '

mais setecentos prisioneiros nazistas.

c — Os alemães, ao se retirarem em face do avinçc das forças dos Estados Unidos, lutaram e continuam iutan-do. contra a falta de transportes e suprimentos.

7 — Montebourg foi completamente ultrapassada D<:las for-ças aliadas em avanço ao longo da costa.

O — Os alemães desfecharam poderoso comra-ata<V'e so corredor 'aliado na Península de Cherburgo na área le Saint Jacques de Nehout. sendo, todavia, repelidos.

— As tropas britânicas òcüpam toda a extremidade norte da contestada Tilly-Sur-Seulles. Os alemães se m/-nlem na extremidade oposta. Luta feroz se trava nas ruas da ^d&re

ft — Batalhas encarniçadas se estendem em tod? a área iU de Tfll*-Sur-Seulles a Caen.

DESDE DOMINGO

O GEN.

MARSHALL

NO FRONT ITALIANO

Q. G. ALIADO NA ITÁLIA, 19 (U. P) — O chefe do do-Maior do exercito dos Esta-dos Unidos, general George Marshall, chegou domingo pas-sado á Itália e imediatamente visitou a. frente de combate do 5o Exercito Norte-americano. 1 onde coníerenciou com o

gene-ral Clarlí e vários comandantes estadunidenses.

O general Marshall, viajando num "Jeep", visitou a frente de Grossetp, onde as tropas ale-más estão oferecendo uma te-naz resistência ãs forças alia-(ias. Acompanhado do ganeral Clark, o onefe do Es^do-M^ior

tConelue na 2- <>- . >

mi

-

I

¦

• 11

s

¦}}

'

yyy

¦ -fm

(2)

1_

X ,30 — 6 — 4<t) DIA B l O

C A g J Or 0 A

ra

O SEU DIA f

£

,-Rft ^^y_- ¦:

CHEGARA'.. | f^^-**2^ jmW

r

Cherburgo Sob o Fogo dos Aliados

(Oonclusfio da I» _>ng.)

-ií L G TERIA

FEDERAL

ACANHA"

Na Zona de Operações de

Guerra o Ministro da

Aero-náutica do Brasil

Dando Cabal Desempenho á Missão Especial Que

Lhe Foi Conferida Pelo Nosso Governo, o Sr.

Sal-gado Filho Após inspecionar o 1,° Grupo de

Áciaçáo de Caça, Deixará o Panamá Rumo

a Outros Paises

O sr. Salgado Filho, ministro essa saudação, o sr. Salgado

Pi-da Aeronáutica, que deixou esta lho teve oportuniPi-dade de

re-capital na quinta-feira passa- afirmar

os

sentimentos

pan-da, chegou, ante-ontem, ao Pa- americanistas do governo

brasi-namá. Esse o objetivo da sua leiro.

viagem, que não poude ser re- Durante sua breve estada em

velado na ocasião da partida, Caracas, visitou

estabelecimen-por exigências da situação

de tos militares, e, principalmente,

guerra.

os da aviação. Ainda no

sabá-O ministro Salgado Pilho foi do, a comitiva do ministro

di-ao Panamá fazer uma visita de rigiu-se para Barranquila,

na

inspeção ao Io Grupo de Avia- Colômbia, deixando-a para

prós-ção de Caça, numa das bases seguir viagem com destino

á

em que está o mesmo operan- zona de operações

de

guerra,

do.

em um ponto do território da

Indo visitá-lo, pratica o ti- Republica do Panamá,

tular da Aeronáutica um

ato

O ministro Salgado Pilho foi

excepcional de. atenção e sim- recebido por altas

autoridades

patia

pelos

nossos

aviadores panamenhas

e

norte-america-militares, que estão combaten- nas, e pelo comandante e

ofi-do e pelos que se aprestam pa- cialidade ofi-do Io Grupo de

Avia-ra cumprir com o seu dever em ção de Caça.

defesa

da

Pátria,

irmanados VISITARA' OUTROS PAISES,

aos

seus

colegas

das Nações

Unidas, que já estão

desfechan-do contra o inimigo comum os

golpes definitivos que o

abate-rão para sempre.

A ROTA DA VIAGEM

Segundo as informações

rece-bidas pelo gabinete do ministro,

continuadamente

desde

sua

tar em defesa da cidade, tal a

,

sua pressa em -fugir ao cerco,

descansado no seu trabalho r e Aliás,

o

corte dessa rodovia

sustar codas as tentativas na- Bricquebec-Valognes deixou os

zistas de fugir ao cerco que ja nazistas sem mais uma das suas

os ameaça. Assim, somente du-

grandes

vias de comunicação,

rante a noite passada os yan- ao mesmo tempo em que veio

k-ees

fizeram

700

prisioneiros

tornar muito mais faoil o

mo-entre os componentes das uni- vimento dos abastecimentos das

dades alemãs que desbarataram forças

aliadas,

sobretudo

no seu avanço.

RAPIDEZ SEM

PRECE-•«

DENTES

De minha parte, nunoa vi —

nas tres campanhas que já

pre-senciei como correspondente de

guerra — qualquer outro exer-»

cito que conseguisse vantagens

tão rápidas e decisivas

como

os americanos têm feito no

de-correr deites últimos dois dias.

Os yankees têm explorado até

o extremo as vantagens

conse-quentes da brecha aberta

nas

linhas nazistas, não dando

a

estes nenhum momento de

sos-sego para reorganizar

as

suas

tropas nem para conseguir um

"finca

pé"

de onde deter

o

continuo avanço yankee contra

o extremo norte da peninsula.

COMO NA SICILIA

Pilas

de

prisioneiros

conti-nuam a passar,

cabisbaixos

e

abatidos, pelos caminhos

coa-ihados de tropas e viaturas

mi-litares,

com os americanos

a

gu.ardá-los

de

metralhadoras

nas mãos e expressão decidida

nos

olhos.

As

estradas

estão

praticamente coalhadas de

vel-culos e equipamentos

alemães

destroçados. Alguns setores

fa-zem lembrar a Tunísia, quando

os aliados romperam

as linhas

alemãs, espalhando a confusão

e a desordem entre as fileiras

de Von' Armin

e

do próprio

Rommel.

No decorrer das ultimas

24

horas, os americanos, em

cer-tos setores, conseguiram

avan-çar até 10 milhas sem que os

alemães tenham conseguido

ou-tra. coisa senão oferecer

uma

resistência muito fraca

e

em

pontos esparsos. Assim,

guarni-ções isoladas

de

morteiros

e

metralhadoras foram as únicas

a tentar algum esforço para

re-tardar o avanço yankee.

ULTIMO PONTO DE

RESISTÊNCIA

Nesta fase da luta,

espera-se

que os alemães venham a

ten-tar uma ultima resistência nos

terrenos altos situados a umas

0 milhas da cidade de

Cher-burgo propriamente dita, onde,

naturalmente, empregarão

to-dos os meios de que ainda

dis-põem para evitar a queda

do

grande porto em mãos aliadas.

S?.bado á noite

uma

coluna

norte-americana que avançava

para o norte, tendo partido de

Barnesville,

cortou a principal

estrada costeira

na

área

do

litoral, penetrando em

Bricque-bec. Nesse ponto, os

alemães

se retiraram tão

apressadamen-te que nem sequer quiseram

lu-NO CATETE A MISSÃO MILITAR DO CHILE

EM MISSÃO ESPECIAL

Segundo as mesmas

informa-ções,

o

ministro demorar-se-á

na sua inspeção ao Io Grupo de

Aviação de Caça até o dia 22

do corrente,

quando

iniciará,

então, a segunda fase

de

sua

viagem, a qual consta de

visi-tas a alguns paises

sul-ameri-partida do Rio, a rota

seguida canos,

numa

missão

especial

ate a Base do Io Grupo de Caça que lhe foi conferida pelo

nos-foi a seguinte:

de

Belém,, o so governo,

avião ministerial dirigiu-se pa-

Na comitiva figuram, além do

ra Georgetown, capital da Gui- coronel Carlos Brasil,

represen-b na inglesa, e dali partiu para tante do Estado Maior da

Ae-La Guaira, na Venezuela, onde ronautlca e dos oficiais de

ga-o ministrga-o chegga-ou ante-ga-ontem.

binete do ministro,

tenente-co-De La Guaira, o ministro via- rcnel Paria Lima e capitão Luiz

jou de automóvel para Caracas. Sampaio,

dois oficiais

aviado-capital daquele país, sendo re- res

que

regressaram

recente-cebido com todas as honras pe- mente da África e da Itália, o

Ias autoridades federais.

Con-

tenente-coronel

Nelson

Wan-vanguardas,

que

lutam

inces.-santemente ha quatro dias.

CO..FTJSAO ENTRE OS

NA-ZISTAS

Já. se tornou aparente a

exl_-tencia de uma certa confusão

entre algumas unidades

nazis-tas, pouco preparadas para

en-freritar o avanço que as cercou

e

incapazes de r.eaigir ante o

fato consumado. Assim,

uma

divisão

realizou

desesperadas

tentativas de fuga, sendo,

to-davia,

tâ-o

severamente

castt-g-acla pelo fog-o aliado nuer-

vol-tou

apressadam-nte

para

as

suas posições da linha de

Cher-burgo. Essa linha. — a ultima

com que contara os alemães

an-tes da cidade propriamente dita

.— deverá ser o

teatro da luta

que se vai travar pela posse

ue-finitlva do grande porto.

Trata-se de um velho

siste-ma de forti_ica<_ões,

natural-mente ampliadas e melhoradas

pelos alemães.

Mas os

ameri-canos já estão martelando

im-piedosamente

essas

defesas

com o fogo dos seus

canhões

de longo alcance. Alias,

deve-se dizer que Cherburgo não

e_-tá sendo bombardeada

indlscrl-minadamente, pois os

artilhei-dos yankees escolhem

cuidado-saraente os seus objetivos,

eo-mo sliejam, os depósitos de

mu-nições e combustíveis, as

con-eentruções de

tropas e as

p'o-slções fortificadas.

.VOS OUTROS SETORES

Entretanto,

o avanço aliado

não se está fazendo com a

mes-ma rapidez na área dc

Conte-bourg, onde os nazistas'

man-têm ainda uma linha de defesa

bastante firme.

Todavia,

as

forças

americanas

ultrapassa-ram a cidade onde

deixaram

apenas

algumas

unidades

en-carregadas das habituais'

'ope-rações de "limpeza", lutando ae

casa em casa dentro da própria

cidade, onde a luta pôde

ser

descrita

como "fluida"

desde

ha vários dias e sem vantagens

deflnltiyas para qualquer

dos

dois lados.

Na frente sudeste da

penm-SUla as unidades yankees

con-seguiram avançar pelo sul

do

rio Dõuve, melhorando as suas

posições, enquanto que num

uu-tro setor foram obrigados a um

ligeiro recuo.

De qualquer forma, já agora

os alemães não téni diante de

si senão

um caminho

o da

retirada para a própria cidade

do Clierbugo, onde ainda

pode-rão oferecer alguma

resisten-cia aos

norte-americanos.

NA PIIAXÇ.V O U.

<-. UA »»

FORfA

AÉREA A-iIERICAi.A

NÜVA VÜltK, ll)

IA. P.) —

Uma

radio-emissora

britânica

anunciou que a ti" Força Aérea

dos Estados Unidos já

estabe-leceu

permanentemente

seu

Quartel

General na França.

(juanto Mais Prolongada a terra, 1

Terrível Para os Nazistas'

(Conclusão da Ia _>ag.)

sos paises

irmãos de todo

o

mundo, congregados

contra

o

inimigo comum,

e

mostrando

tauos, estamos longe de tê-los

executado completamente,

ape-sar de que os meses deste

ve-ráo talvez assistam

as

vitorias

c'essa campanha aliada,

propor-aos povos amantes da paz que cionando pleno e inteiro suces

podem, com as suas industrias so â causa da Liberdade.

siderado hospede de Estado,

o

titular brasileiro na noite

des-se mesmo dia foi

homenagea-do com um banquete

oficial.

Saudou-o o ministro da Guerra

venezuelano, que pôs em

evi-dência a boa amizade que liga

os dois novos. Re.nondendo

a

derley e o major Canabarro Lu

cas. Esses dois oficiais, que

par-ticinaram

de bombardeios

na

Itália contra os nazistas,

re-gressarão ao

"front" logo anos

concluir o ministro Salgado

Pi-lho a visita que está. realizando

ao Io Gruno de Caca.

*

17 Feridos em Um

De-sastre de Ônibus

O Veiculo Capotou Após Ter Partida a Barra de

Direção — Apenas Um Em Estado Grave —

So-corridos No Hospital Getulio Vargas — A

Poli-cia No Local

Espetacular desastre de

oni-bus verificou-se

ontem,

ás

14

horas, na ma Leopoldo Bulhões,

na

proximidades

do

leito

da

via-ferroa, na estação de

Ben-fica.

Embora tivessem recebido

feri-iniento 17 pessoas,

não houve

nenhuma morte a registrar o

que, dada a situação

em que

ficou o veiculo, constituiu um

verdadeiro milagre.

O fato, segundo conseguimos

apurar, ocorreu da seguinte

ma-neira:

O ônibus 5. chapa 618, da

Via-ção

Útil.

dirigido

pelo

moto-rista Inácio Raimundo

Berrun-do, de 47 anos, branco, casaBerrun-do,

residente á rua Couto n. 346.

na Penha, dirigia-se para

Petro-polis, carregado de passageiros.

quando ao passar

pelo

local

acima

mencionado,

perdeu

a

direção, em conseqüência dc se

haver partido a barra de

dire-ção.

Dado os urgentes

esfor-ços do

"chauffcur" afim dc evitar

que o veiculo fosse ter ao leito

ria via-férrea, o ônibus capotou,

tendo saido feridas, as seguintes

pessoas, que foram

socorridas

no Hospital Getulio Vargas:

Graco

Paiva,

dc

26

anos.

branco, solteiro, funcionário

pu-blieo. residente á rua Pinheiro

Guimarães. 30 — João Olindo

Clemente, de 55 anos. branco,

solteiro,

ünotipista.

brasileiro,

morador á rua Canu-ron, em

Pe-tropolis — Bento Alfredo da

Sil-va

Pinto, de 29 anos. branco,

Ferreira de Carvalho —

Euge-nio AntôEuge-nio Boiré. de 63 anos.

branco, casado, operário,

domi-ciliado á Travessa Augusto

Pra-goso ti.

175. cm Petropolis —

José Guimarães Coelho, de 46

anos,

branco,

casado,

comer-ciante, residente á rua

Cristo-vão Colombo, 160 e sua esposa

d. Josefina Moreli Coelho, dc

36 anos. branca — Maria

Lu-cilio Ferreira da Silva, de 20

anos, preta, solteira,

domicilia-da á rua Maraues de Abrantes

n. 52 — Carlinda de Solza

Van-da. de 42 anos. branca, casada,

enfermeira, residente á rua

San-tos Dumont 264, em Pefvopolis

— Alice sterner. de 36 anos,

branca,

casada! tcheca.

mora-riora á rua 13 dc Maio. 80A —

Oberlandor Mase. de 46 anos.

branco, comerciante, tebeco —

Lídia Meier. de 30 anos. branca,

casada, domestica, dc

naciona-lidade suíça e residente á rua

13 de Maio n.888. em

Pctropo-lis — Maria dos Anjos Pereira,

de 33 anos, branca, solteira,

do-mestiça, de

nacionalidade.nor-tuguêsa. residente á rua

Perei-ra da Silva n. 26 — Alexandre

Mayedorn. dc 21 anos. solteiro,

motorista, oraslleiro c Joaauim

Alves Quintanilhaí brasileiro, de

31 anos. garcon. casado,

mora-dor á rua das Laranjeiras n.

301.

Todos os feridos, com exceção

de Joaauim Alves, que sofreu

fratura d«> crânio e ficou

inter-nado iin Hospital Getulio

var-solteiro,

operário,

domiciliado

eas- retiraram-se após torem sido

e a sua boa vontade, produzir

todas as armas e todos os

equi-pameiuos necessários á luta de

agora. E hoje

somos nós,

os

povos livres, que mostramos ao

mundo que também somos

ca-pazes de pôr em campo milhões

'de homens perfeitamente

trei-nados e dotados de todas as

ar-mas de guerra.

A ATUAÇÃO DO MÉXICO

Constitue

un. grande prazer

para mim, como para os meus

colegas das Ilhas Britânicas, do

Império Britânico e da

Com-monwealth das Nações

Britani-cas, proclamar os nossos

senti-mentos de simpatia para com

o México. Assim, é coih a maior

alegria que ergo o meu brinde

ao vosso estimado

e

honrado

presidente. Nunca estive no

Me-xico. Entretanto, espero

ainda

poder fazê-lo um dia, uma vez

que as referencias elogiosas que

mutuamente

tenho ouvido sobre esse grande

UM

FUTURO

país, transformam-no para mim

numa verdadeira atração,

nu-ma das partes nu-mais lindas do

globo, com todas as suas velhas

tradições históricas,

um

pais

onde se pode gozar muito mais

a delicia dos dias ensolarados

do que s. excia, o sr.

embaixa-dor tem podido desfrutar aqui.

O CORPO DIPLOMÁTICO E

O SEGREDO DA

INVASÃO

Receio muito que

os

nossos

amigos

do

Corpo Diplomático

tenham sofrido

demasiadamen-te com

as

restrições que

jul-gamos necessário impor.

Mas

se assim fizemos foi porque

o

julgamos absolutamente

neces-sario, de forma que pudéssemos

mais tarde

afirmar que nada

fora deixado por fazer afim de

manter o rigoroso segredo

exi-gido pelos nossos

preparativos

militares: Assim fomos forçados

a lançar esse inconveniente

so-bre todos vós, certos

de

que

compartilharieis dos nossos

in-teresses até o mais alto grau,

desejando, tanto quanto nós, a

manutenção desse segredo.

segredo

dos

nossos desembar--~Z[

TTT

^T-quês ua África do Norte

foi, ressoas Recebidas UB

perfeitamente

mantido

apesar

ã rim Jardin Botânico. 21 —

Hanri Stil, de 46 anos. branco,

casado, residente á rua Joaouim

-Cambncn 58 — Henrinur. filho

de Gabriel Ferreira dc

Can*a-lho. d«« 4 anos, branca morador

á rua Irineu Marinho 7 —

An-(«•«nio, tamb-ta fiBho ãs {24y_ri*_

convenientemente medicados.

O comissário de serviço na

delegacia do 19" distrito

poli-ciai.-ao

ter

conhecimento

do

fato. esteve no local e solicitou

LNTE_.CA..i__IO

COM

O

MÉXICO

Excelência;

constitue

um

granüc prazer para nos o

ter-mos

vindo a este

lugar

para

exprimir a vosso pais, o

Mexi-co,

os

nossi.j

s.-ntimentos

de

simpatia e respeito. Fomos

im-pedidos

pelas

exigências

da

guerra de prosseguir no nosso

comercio com o vosso pais,

en-viaiido-lhe

muitos

dos

produ-tos de que anteriormente o

su-prlanios;

mas,

imediatamente

após a guerra esperamos poder

reiniciar

e aumentar o

inter-cambio comercial entre a

Grã-Bretanha e o México. Sabemos

perfeitamente que, juntos como

estamos, contamos com os

nos-sos irmãos americanos lutando

lado a lado conosco, como se

fossemos um só, auxiliando-uos

IGUAL

PARA

TODOS

Mesmo em plena guerra, nas

dunas da Normandia, nas

jun-glas longínquas de Burma,

na

Itália, ou nas águas do

Pacifi-co, estão sendo desenvolvidos

to-dos os esforços para conseguir

que

a

cooperação

permanente

entre todos nós possa construir

uma

organização que, depois

desta guerra, seja capaz de

for-talccer os laços existentes

en-tre os noso países c de

preser-var a paz, uma organização que

não exclua os acordos realizados

tanto entre os indivíduos

co-mo entre as nações, nem as

rela-ções

internas

do

continente

americano, nem as da

Common-wcalth

das

Nações

Britânicas,

nem as

relações

internas da

Europa.

E olhamos

para

um

futuro

no qual os direitos das

peque-nas

nações

serão

mantidos

e

protegidos, e uo qual todos

ali-mentarão

um

forte desejo

de

usar da sua força, segundo os

preceitos legais, apenas para a

proteção dos fracos".

de conhecido de alguns milha

res de pessoas. Outros

milha-res mais conheciam também o

segredo de agora. De

qualquer

forma, em ambos os casos

con-seguimos a surpresa tática do

inimigo, que não tinha a

mi-nima idéia

do

que acontecia

antes de ver as unidades

na-vais aliadas que surgiam

das

brumas da manhã, liem

sabia

onde íamos atacar, nem de que

forma atacaríamos. Essa

gran-de luta, na qual se empenham

as vidas de um milhão de

ho-mens de ambos os lados,

re-quer

extraordinárias

precau-ções.

NESTE VERÃO

E' claro que não nos

abalan-çamos a essa grande emuresa

sem estarmos perfeitamente de

acordo com os nossos - aliados

russos e com as dècis"ões a

rio-o crio-omparecimentrio-o drio-os peritrio-os i tadas na Crio-onferência de Teerã;

do Gabinete d/s P^auiças Cieo- le embora já estejam em plena

jestecraçSp

oe gta&os «pt&> ado-i

tem Pelo Prefeito

O prefeito recebeu, ontem, cm

seu gabinete, cm conferência, os

srs. Alberto Moreira Alves,

Mau-ricio de Medeiros. Monte Viana,

Souza

Dantas e Amandino

de

Carvalho;

cm despacho, o

co-ronel Jouas Correia, secretario

geral

de

Educação;

general

Aristóteles dc

Souza

Dantas,

afim dc agradecer ao prefeito

o telegrama de felicitações

en-viado pelo seu aniversário

nata-licio

e

o

ministro

Barros

Barreto, em visita de

agradeci-mentos.

Taquigrafia -

Datilo-grafia

PORTUGUÊS

INGLÊS

Federação

Taquiçrafiea

Brasileira

Trav. do Ouvidor. :.«-2.o —

F. 38-2S4S

t..

.^i)5B. .^::":f::: .jBjffi: >^1^f:':--:':-::'^^l«': -____K^^i":£>_BÍ_3_____ffl

:-MÍ'¦ ¦•¦¦¦'¦•>'¦ v'->.á-&í_3____i ftS^^^^^^si^^^^^í^tíii^i^i y<$\i*.... :¦ ;¦;-;¦- .--'¦'-'"' -¦->xSíJE5Kl^^&^t£>>*_&>*• fc& "__í>^^-''^"_-&w?sisa&^

Diário Carioca

Aspecto tomado no Palácio do Catete por ocasião da audiência

concedida a Missão Militar do Chil.

A

Missão

Militar

do

Chile

que se encontra em visita ao

Brasil foi recebida, na tarde de

ontem, no Catete, em

aiidien-cia, pelo presidente da

Repu-blica.

O embaixador Gonzalez

Vi-dela acompanhou a Delegação

que é composta do general

Ja-cinto Ochôa Rios, tenente

co-ronel Orlando Jacobelli

Polle-te, major Carlos Contador

Ber-trand, capitão Humberto

Santi-ni Santi, capitão Henrique

Ber-gueciel Gonzalez estando á sua

disposição

o

tenente

coronel

José Santas Calheims e o 1."

se-cretario Aldo Castro Menezes.

O oficial de

'

dia, o capitão

Carlos Alberto Lopes, recebeu,

á escadaria, os ilustres oficiais

chilenos que, logo apó_ foram

saudados pelo ministro J. R. de

Macedo Soares, chefe dc.

Ceri-. monial do ItamaratíCeri-.

O presidente Getulio Vargas

recebendo a Missão, saudou um

a um seus componentes,

esta-belecendo-se momentos áe viva

palestra. O general Ochòa Rios

recordando detalhes das visitas

que já realizaram nesta capital

acentuou a magnífica

impres-são que todos os oficiais,

enal-tecendo o progresso e o

prepa-ro técnico das nossas classes

ar-madas.

A Missão visitará Minas e São

Paulo regressando, no fim do

mês, ao seu país.

DR.

WALDEMAR

B1ANCH1

Ginecologia

c Obstetrícia

Cons. : Araújo 'orto Alesrre

70-1.O _ Salas 112 e 117

Tel. 22-6689 — Segundas,

quar-tas e sexquar-tas das 12 ás 15 horas.

0 Chefe do Governo

Vai Ser Padrinho de

Uma Criança Cearense

FORTALEZA^ 20 (Do

envia-do especial da Agencia

Nacio-nal) — Há cinco dias,

precisa-mente, um cearense pai de 21

filhos

— endereçou ao

presi-dente da Republica um

telegra-ma convidandó-o para batizar o

ultimo rebento do casal, que se

chamará Maria de Fátima.

Sábado, á noite, o sr.

Rebou-cas recebeu a seguinte

mensa-gem do sr. Alberto de Andrade

Queiroz, oficial de gabinete do

pr.sidente da Republica:

"Te-nho

o

prazer

de

comunicar-vos que o presidente da

Repu-blica acedeu em servir de

pa-drinho

de vossa

filha. Podeis

indicar o nome de pessoa que

deve representá-lo no

ato

do

batismo. Cr-diais saudações".

O sr.

Reb.ouças,

vivamente

emocionado, comunicou o

acon-tecimento a toda a familia,

en-tre as mais vivas demonstrações

de

júbilo,

imediatamente

os

jornais

souberam

do

fato.

E

o genitor de Maria de Fátima

assim falou p imprensa:

— "Estou entusiasmado com

o presidente Getulio Vargas.

Decorreram apenas quatro dias

do meu telegrama e já tenho,

em mãos, a sua resposta. Isto

sim, é que é gostar do

brasilei-ro humilde. Minha senhora e

eu

estamos

orgulhosos

dessa

grande

honra que o estadista

nos concedeu. O chefe da

Na-çáo é bem o guia da

nacionali-dade e o pai espiritual de

to-dos os brasileiros. Ele merece

a nossa eterna gratidão."

O sr.

Miguel Rebouças que

reside

á rua

Gonçalves Ledo

Indicou o nome do general

Cas-telo Branco, comandante da 10"

Região Militar, para

represen-tar o chefe da Nação no

batis-mo, telegrafando, ontem, nesse

sentido, ao presidente Getulio

Vargas.

E em homenagem aos 18 do

Forte de Copacabana que

es-creveram com ò seu sacrlficio

uma das paginas mais heróicas

da nossa Historia, o sr.

Rebou-ças fixou a data do ato

batls-mal para o dia 5 de julho.

0 Embaixador Gonzalez

Videla Falará Aos

Bra-sileiros Durante a

írra-diação de "A Marcha

da Guerra" Hoje, ás

19,30 Hora»

"A Marcha da Guerra",

programa

de

comentários

psneclalizados sobre, o

con-flito

mundial, apresentará

hoje á noite a palavra do

e\mo.

sr.

embaixador

do

Chile,

especialmente

cónvi-dndo

para

falar sobre

te-mas da atualidade.

A oração do sr.

embaixa-dor

Conzalez

Vidéla

está

sendo aguardada com

espe-ciai interesse pelos

radio-es-cutas brasileiros que

encon-tram naouelç programa e na

outorizada palavra tíe

téc-nicos especializados

'•lentos

esclare-precisos e

oportu-nos sobre o desenrolar das

operações podendo assim

se-guir a jornada gloriosa dos

exércitos alirdos, rumo á Vi

toria e ao restabelecimento

da Paz.

O sr embaixador do Chile

acedeu gentilmente ao con

vite do referido programa,

devendo falar aos brasileiros

hoje,

ás 19,30 minutos, ao

microfone de "A Marcha da

Guerra" que é irradiada po'

uma grande rede de

emisso-ras de oudas curtas e

lon-gas.

Dr. Newton Motta

Medico

GINECOLOGIA — OPFRA

ÇÕES — PARTOS

Consultório : — AV. RIO

BRANCO, 108 s-502

TEL. 42-2171

(Ed. Martineli.

2as., 4as. 6as.

. ás 12

Dr. Américo Caparica

Clinica Medico Cirúrgica

Consult. R. Visconde do Rio

Branco, 31

Tel. 42-2056

Diariamente das 16 ás 19 hs

Res. Rua Paulo de trontin

103-2.O — Tel. 22-7804

0 General Marshall No

,

Front Italiano

(Cuuclusfio Ua Ia p:i_..)

do

Exercito

norte-americano

inspecionou as obras portuárias

de Anzio e teve ocasião de ver

os danos causados

no

porto

durante as tremendas batalhas»

que se desenrolaram na cabeça

de ponte.

Após visitar a frente de

Gros-seto, sob o fogo esporaciieo

da

artilharia

nazista,

o

general

Marshall percorreu

Roma

de

automóvel,

dirigindo-se

mais

tarde a Nápoles,

onde

confe-rendou com os generais

Mai-ti and

Wilson,

Alexander

e

Clark.

O general Marshall chegou á

Itália procedente da Inglaterra

via-Africa do Norte.

Em 1902 Um Brasileiro

Des-cobriu o Avião Sem Piloto

0 INVENTOR MORREU POBRE E NINGUÉM

LHE DEU IMPORTÂNCIA

S. PAULO, 19 (Asapress) —

O "Diário Popular" publica,

ho-je,

em sua primeira pagina, um

sensacional artigo sobre o avião

sem piloto, que os alemães

es-tão usando para itaear a

In-glaterra,

revelando

qee

um

brasileiro realizou, cm 11)02, no

Rio de Janeiro, uma

experien-cia publica com um

torpedo

controlado por um aparelho cie

sua invenção.

O auror

desse

aparelho

chamava-se Torquato

Lama rão,

era natural dó Pará

e trabalhava no Arsenal de

Ma-rinha.

Nas oficinas daquele arsenal

construiu,

primeiramente,

um

torpedo e depois um submarino'

minúsculo que eram controlados

por meio de um aparelho

espe-ciai.

A primeira experiência foi

rrn-lizada num lago

existente no

jardim

do Palácio d_

Aclama-ção, perante jcmahftísi e 3___sa.

lares.

Lamarão fez,

então,

o

torpedo emergir

e

submergir

diversas vezes, com pleno êxito.

Mais tarde,

nova exje.iencia

foi levada

a

efeito

no jardim

do Palácio do Catete, quando o

inventor

colocado

:'i

.istan-cia,

dirigiu um submarino.

Campos Sales,

então

presi-dente,

assistiu a essa

d^mons-tração.

Muito embora os jornais da

época noticiassem cot.

grande

destaque essas experiências,

pe-dindo o apoio do governo para

o inventor,

que já havia

idea-lizado um outro aparelho para

levantar navios

submerso.,

nc-nlium auxilio lhe foi

emeedi-do.

Lamarão. homem pobre,

mor-reu esquecido ha alguns anos

E. talvez, o processo usado hoje

cm dia pelos alemães em

seu

avião sern piloto, seja baseado

sos -üicuioi de L_J2__r..o,

-1

"S

Díreíorict :

EXPEDIENTE:

Horaelo de Cnr-.n|_io

.lunlo-Dire tor-Presidenta

niinton Jobim

«

Diretor-Seoretario

TolôfonsB *

DiregSti: 23-30-3 — Cheíe 4a

Redação e Secretant;

42-5071

— Redação: 22 1559

— Administração e

GerAn-cia: 22-3035. — Publicidade:

22-3018

- Oficinas: 22-0-2..

— Gravura: 22-17S5.

ASSINATURAS:

Para o Brasil:

Ano ..

Cr$

S0.O.

Semestre

Cr$

50,0(1

Para o Exterior:

Ano

.-• Crj» 200,00

Semestre

CrS 1.0,00

VENDAS AVULSAS:

Em todo o Brasil:

Dias úteis . . .

Aos domingos .

Por avião . . .

Cr$ 0,40

CrS 0,50

Cr$ 0,60

São co oradores

autorizados

os srs. J. T. de Carvallio e

Antônio Ferreira da Roaha.

Percorre o interior do oats a

serviço desta folha o _r.

lio-mualdo Perrota, nosso

ins-petor.

RBPRBJSBNTANTBS:

Minas «.Jerais-Belo

£ior4ar>íi-te: Oávaido N.

Rlas.ote

Sucursal um São Paulo:

iia-rio Cordeiio — Rua Sa«'iet

de toledo, 84, 1° andar, sala

3 — Telefone: 1-68.6.

Pernambuco — Recife:

Kui Duarte

Bahia — Salvador:

Virgílio

D.

Borba Júnior

Publviciade: 22-3016

PRAÇA

TIRADENTES, 77

Farmácias de Plantão

Hoje

1° D.P. — Largo da Carioca

10|12 — visconde Rio Branco

31.

2o D.P. — Matoso 47 —

Co-mandante Maurití 90 —

Macha-do Coelho 73 — HadMacha-dock Lobo

1 e 451 — Catumbi 67 —

Es-tacio de Sá 71 — Itapiru' 175.

3" D.P. — Catete 245 —

La-ranjeiras 168 — Marques

Abran-tes 213 — Área 30 — Alice 7-a

4o D.P. — São João Batista

14 — Jardim Botânico 697 —

Passagem 92 — Avenida

Ataul-fo de Paiva 102-a — Marechal

Cantuaria

106 —

Voluntários

da Pátria 244.

5o LF. — Avenida Princesa

Isabel 60 — Avenida Atlântica

374 — Avenida Copacabana 209

e 498 — Montenegro 129-b —

Júlio de Castilhos 15-c -—

Vis-conde Pirajá 623.

6o D.P. — São Luiz Gonzaga

152 — São Cristóvão 566 e 1233

General Sampaio 47 — Bela

591 — São Luiz Gonzaga 677.

7" D.P. — Conde Bonfim 300

e 879 — São Francisco Xavier

3.

8o D.F. — Barão de Mesquita

1039 e 758 — Avenida 28 do

Setembro 344 e 236 — Barão

Bom Retiro 704-b — São

Fran-cisco Xavier 268.

9o D.F. — Ana Neri 2078-a —

Barão Bom Retiro 370 —

Enge-nho de Dentro 104 — Dona

Ro-mana 56 — Assis Carneiro 60

Álvaro Miranda 38 — José

dos Reis 525-b — José

Bonifa-cio 593 — Aristldes Caire 349

Goiáz 234 — Aquidaban 355-a

Vaz

Toledo

412

Souza

Barros 195 — Avenida João

Ri-beiro 263 — Barão Bom Retiro

31 A e B.

10- D.F. — Avenida

Suburba-na 9441-a

— Automóvel Club

4025 — Praça Pérolas 126 —

Maria Passos 86 — Estrada

Vi-cente Carvalho 393 — Estrada

Monsenhor Felix 729 e 504 —

Estrada Marechal Rangel 847

60 e 178 — Carolina Machado

.103 e 1480

Siricv 62-b —

Ave-nida Suburbana 10256 —

Diviso-ria 92 — Nerval Gouvea 5 —

Maria

Freitas 24 — Carolina

Machado 1480.

11" DF. — Praça das Nações

94 — Barreiros 152 — Cardoso

de Moraes 560 — Iranos 977 e

1385 — Praça Progresso 20 —

Filomena Nunes 573 — Estrada

Porto Velho 86 - Avenida

An-tenor Navarro 45 — Venina 53-a

Lobn Juninr 1976 — Avenida

Nova Kork 153.

12° D.F. — Avenida

Gerama-rio Dantas 657 — Cândido

Be-niclo 1998.

13° D.F. — Avenida

Conego

Vasconcelos 161 - Estrada

San-ta Cruz 499 - Estrada São

Pc-dro de Alcântara 5 — Estrada

Nazareth 730.

14" D.F. — Augusto

Vascon-eclos 20.

¦

15° D.F. — Felioc Cardoso 27

e Lopes Moura 66.

-»-¦¦_.«.,»¦ < —___.

Açúcar Mais Barato

O carioca v. i ter, finalmente,

açúcar mais barato.

Foi

isso que ficou

cstabelc-calo,

na

sc.sàQ de ontem, na

Comissão Consultiva do

Servi-Ço de Abastecimento.

Alem da re-lução de dez

cen-tavos no preço do produto, está

em estudo uni projeto que visa

eliminar a chamada "quota de

sacrifício".

Também

está

em

cogitações

o

racionamento

da

carne, visando almir as "filas"

que ainda existem em frente aos

açougues.

Foi focalizado também o

pro-blema

do

arroz,

cujo estoque

não é dos maiores

Dai a neocssiiln.Ie «k- medidas

que

facilitem a entrada «lesse

l senero.

m

Referências

Documentos relacionados

Citando Stobart (2010), Janela Afonso preconiza uma accountability democraticamente mais avançada, que inclua a avaliação, prestação de contas e responsabilização,

Quando quisermos fazer contato com o reino espiritual, é importante sabermos que o mundo dos espíritos, ou a criativa sensação da presença de Deus, não está fora de

Tese Doutorado – Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva/ccbs, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2018... Violência

Despite the lower degree of correlation in some CTAB extracts, the comparative analyses of the Ct values for the p35S and lectin targets showed no statistically

Os aspectos abordados nesta perspectiva relacionam-se às questões de PIB, investimentos públicos/privados, desempenho dos setores, renda per capita, arrecadação, orçamento

Tendo em conta os objetivos que se pretendem atingir com este estudo, começa-se por conduzir uma revisão de literatura no âmbito do comportamento organizacional, mais

Trata-se do primeiro Acordo Regional vinculante para a proteção dos “direitos de acesso” em assuntos ambientais (COMISSÃO ECONÔMICA PARA A AMÉRICA LATINA E O CARIBE,

A escola não se justifica pela apresentação de conhecimentos obsoletos e ultra- passados e muitas vezes morto, sobretudo ao se falar em ciência e tecnologia.