• Nenhum resultado encontrado

Idade Recomendada 6-10 anos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Idade Recomendada 6-10 anos"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

Idade Recomendada

6-10 anos

(2)

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação.

O PET Florestal, que atua desde março de 1981, trata-se de um grupo de acadêmicos graduandos em Engenharia Florestal, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O grupo é constituído por 15 acadêmicos e 1 tutora, vinculados ao Ministério da Educação - MEC e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE.

Denominado como PET – Engenharia Florestal, o grupo de alunos planeja, desenvolve e executa trabalhos que fortalecem o ensino, por meio de atividades extracurriculares e estimulam a aprendizagem coletiva e interdisciplinar.

Agora....os petianos e a tutora convidam todos vocês para esta jornada sensacional aprendizado em Educação Ambiental e muita diversão. Venham aprender conosco sobre a nossa natureza e como ajudá-la.

(3)
(4)

1) Caça palavras: Procure os animais

Re sp osta : C ach orr o; G ato ; P áss aro ; C ava lo ; C oe lho; P eix e e T art aru ga .

FONTE DAS ILUSTRAÇÕES: Freepik e Pinterest. Pngtree.

(5)

2) Circule quais dessas figuras não fazem parte do

conjunto:

FONTE DAS ILUSTRAÇÕES: Freepik, Pngwing,Pinterest,Pngegg, Colorir,Gratispng,Cleanpng,Toppng, Pngfind eClipart-Library.

colointerestpinteresthttps://br.pinterest.com/pin/712553972281057911/?nic_v2=1a3x83yAG Re sp osta : 1 – P eix e; 2 – Pn eu s; 3 – Car ro e 4 – C omp uta do r.

(6)

3) Escreva o nome de cada desenho nos quadrinhos:

Vert ica l: Á rvo re ; G afa nh oto ; Pl an eta ; F orm ig a. Ho riz ont al: A be lh a; S ol; Fo lh a; B ara ta; Flo r; B orb ole ta; Lu a

(7)

4) Encontre os 7 erros e ajude a limpar a natureza:

(8)

5) Ajude Joãozinho realizar a destinação correta

de cada lixo:

Re sp ost a: R est o da M açã – lix eir a m arr om (o rg ân ico s); Ca der no u sa do – lix eir a a zu l (p ap el); G arr afa d e á gu a m in era l – lix eir a ve rm elh a (p lás tico ); L ata de R efr ig era nte – lix eira a mare la ( me tal); e G arr afa q ue bra da – lix eir a v erd e (v idr o).

(9)

Fonte: Freepik Fonte: Freepik

Fonte: Creazilla Fonte: Depositphotos

Fonte: Freepik Fonte: Depositphotos

Os animais de estimação são conhecidos pela a maioria das pessoas, pois estão em nosso dia-a-dia, por isso saber nome de “Gato, cachorro, porquinho-da-índia” é comum em nossa sociedade. Porém você já parou para pensar nos animais que habitam as nossas florestas? Capivara, onça pintada e lobo guará são exemplos de animais que são encontrados no cerrado mato grossense.

6) De acordo com as imagens abaixo, coloque o nome do animal

correspondente.

FONTE DA ILUSTRAÇÃO: Freepik.

Re sp ost a: An ta ; Ar ari nh a-Az ul; Tam an du á – B an dei ra; Tat u – C an ast ra ; C ap iva ra; e O nça P in ta da.

(10)

Você sabe o que é

POLUIÇÃO ?

A poluição é a degradação ambiental causada pelo os seres humanos por meio da liberação de matéria ou energia. Apesar de ser um termo único, existem diversos tipos de poluição, mas todas elas são prejudiciais para o planeta terra e para a saúde da humanidade.

Poluição da água: Também chamada de poluição hídrica, interfere na qualidade dos cursos de água sejam rios, mares, lago etc.

Poluição do Ar: Causada principalmente pela emissão de gases tóxicos, afetam as condições do ar que respiramos.

Poluição do Solo: Resíduos despejados no solo sem cuidado algum, como lixo e substâncias tóxica que trazem prejuízos para a fauna e flora.

Poluição Visual: Excesso de publicidade, cartazes, placas e outdoors que afetam a saúde mental humana, causando estresse e incômodo.

Poluição Sonora: Ocasionada pelo forte volume de sons principalmente em ambientes urbanos, são ruídos exagerados que afetam a condição mental e física da sociedade.

(11)

7) Conforme o texto lido, ligue as imagens ao termo correto

Poluição Visual Poluição da água

Poluição do Ar Poluição Sonora Poluição do Solo

(12)

O PET Engenharia Florestal vai ajudar a você entender um pouco mais sobre o FOGO.

Venha com a gente nesta jornada!

FONTE DA ILUSTRAÇÃO: Freepik, Clipartmax,Vecteezy e Pinterest.

Você sabia?

Quando é bem utilizado, o fogo é nosso amigo!

Mas, quando o fogo não é controlado, ele vira um problemão! Você já ouviu falar que com fogo não se brinca?

(13)

Vanos

O fogo fora de controle nas florestas é chamado de queimada ou de incêndio florestal. Ele prejudica as árvores, o solo, os rios, e causa a morte de muitos animais. Além disso, também faz mal para nossa saúde, pois a fumaça dos incêndios polui o ar e provoca doenças respiratórias na população!

Mesmos com todos esses problemas muitas pessoas continuam usando fogo sem cuidado para queimar lixo, fazer fogueira e limpar terreno. Essas são uma das maiores causas dos incêndios!

Contudo, o incêndio também tem origem natural! O fogo natural pode ser provocado por raios em períodos de chuva. Esse tipo de incêndio geralmente faz menos estrago na natureza. As árvores do cerrado têm troncos resistentes para lidar com ele!

Para ajudar a evitar as queimadas converse com as pessoas sobre o que aprendeu! Além disse, não jogue lixo em locais inadequados e jamais brinque com fogo. Caso você veja algum foco de incêndio entre em contato com o corpo de bombeiros imediatamente, pelo número 193!

FONTE DA ILUSTRAÇÃO: Freepik, Clipartmax, Pngfind e Pinterest.

https://www.pinterest.de/pin/17099673572427567/?send=tr ue&nic_v2=1a3x83yAG

(14)

Você já observou as diferentes formas, cores e texturas que os elementos natureza tem? Que tal transformá-los em uma obra de arte?

• Materiais: papel em branco (pode ser papel reciclado, papelão), cola líquida ou bastão, 5 a 10 elementos naturais e lápis de cor ou tinta guache (opcional). • Como fazer: Busque por elementos soltos como folhas caídas e observe o que

te chama atenção em cada um deles. Você pode coletar folhas, gravetos, flores, pedrinhas, sementes... o que você preferir! Depois organize-os na folha em branco e utilize a cola para fixar. Você pode fazer animais, bonecos, paisagens e até arte abstrata, o que a imaginação mandar! Se quiser, utilize lápis de cor ou tinta guache para decorar.

• Para qualquer dúvida, sempre peça ajuda de um adulto.

*Peça para um adulto fotografar sua arte e nos marcar no Instagram @petfloresta.ufmt. Adorariamos apreciar seu trabalho e assim você inspita outros artistas também!

Faça você mesmo !

Colagem com elementos da natureza

(15)
(16)
(17)
(18)
(19)
(20)
(21)

CABO DE GUERRA

Peça sempre ajuda à um adulto amigo para te ajudar com as regras e a melhor forma de brincar!

Cabo de Guerra é uma brincadeira que também é um esporte em algumas partes do mundo, também já fez parte dos jogos olímpicos entre os anos de 1900 e 1920.

(22)

Como brincar?

Local: A brincadeira pode ser feita em qualquer local que não haja perigo de

se machucar após queda, seja em gramados de parques, quadras, campos de futebol e praia.

Regras:

Arrume uma corda comprida o bastante para que diversas pessoas a puxem e no meio dela amarre um lenço. Determine o número de participantes por rodada em cada equipe de acordo com tamanho da corda. Equilibre o peso das equipes, para que não haja desvantagem. Na área do jogo, delimite uma linha central onde o lenço irá iniciar. As equipes ficam uma de cada lado da corda e devem puxar ao iniciar a partida.

Objetivo: Fazer com que o os rivais atravessem a linha central ou que caiam

no chão.

Não é permitido:

• Jogar com números diferentes de participantes em cada equipe; • Jogar no modo que solta a corda para cair caso seja perigoso.

(23)

ROUBA BANDEIRA

Peça sempre ajuda à um adulto amigo para te ajudar com as regras e a melhor forma de brincar!

Rouba Bandeira é uma brincadeira que se popularizou no Brasil por volta dos anos 70/80 e é praticada até hoje. Dependendo do estado em que você estiver a mesma pode ser conhecida por outros nomes como Capture a Bandeira, Pique Bandeira e Bandeirinha.

(24)

Como brincar?

Local: Rouba-bandeira pode ser feito na rua, na quadra, no campo, no parque ou

em qualquer outro local que tenha um espaço parecido com uma quadra de futebol.

Regras:

Primeiro separe os participantes em duas equipes. Divida o local da brincadeira em dois territórios de mesmo tamanho. Em seguida escolha algo para ser a bandeira e posicione-as nas bases de cada time, que ficam localizadas nas extremidades do local da brincadeira.

• Atacantes: O objetivo é pegar a bandeira do time adversário que se encontra na “Base” e trazê-la de volta ao seu território sem deixar que seus adversários encostem em você.

Caso um adversário encoste em você, fique congelado (estátua; parado), até que um colega de equipe te salve e se estiver com a bandeira, devolva a base.

• Defensores: O objetivo é pegar os adversários que invadem seu território, evitando que peguem a bandeira. Caso você pegue um adversário que esteja com a bandeira na mão, a mesma deve voltar para a “BASE”.

Não é permitido:

• Lançar a bandeira, somente passar de uma mão para a outra. • Descongelar com a ajuda de um colega que esteja congelado. • Descongelar sem ajuda de ninguém.

• Sair dos limites da quadra.

• Pegar o adversário caso esteja dentro da “base”.

A brincadeira acaba quando um time fazer 5 pontos, ou seja, conseguiu resgatar a bandeira 5 vezes. Então mude os times e comece novamente.

(25)

MAMÃE DA RUA

Peça sempre ajuda à um adulto amigo para te ajudar com as regras e a melhor forma de brincar!

Mãe da Rua ou Mamãe da Rua é uma brincadeira de origem brasileira que surgiu em Campinas-SP na década de 80 e é jogada até hoje por milhares de crianças.

Existem diversos modos de se jogar, basta ter imaginação e adaptar as regras.

(26)

Como brincar?

Local: A brincadeira deve ser jogada na rua, de preferência aquelas que não

tem trânsito de carro constantemente.

Regras:

Com um giz, delimite um espaço no asfalto para a mamãe da rua ficar. Sorteie quem será a mãe da rua. Os participantes devem passar de uma calçada para a outra sem que a mãe da rua os pegue. Quando ela pegar alguém, essa pessoa passa a ser a mamãe da rua.

Objetivos:

Mamãe da rua – Pegar quem atravessa sua rua.

Participantes – Atravessar sem que a mãe da rua os pegue.

Número de participantes: No mínimo, 5 participantes.

Dicas: Para ficar ainda mais legal, após algumas rodadas dificulte o nível,

onde os participantes devem atravessar pulando em uma perna só; quem for pego vira mãe da rua e vai se acumulando até ter 1 vencedor.

(27)

Ligue os Pontos e pinte o Logo do PET Engenharia Florestal !

(28)
(29)
(30)
(31)

REFERÊNCIAS E

FONTES

UTILIZADAS

ARAGUAIA, Mariana. "Mamíferos do Cerrado"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/os-animais-cerrado.htm. Acesso em 03 de outubro de 2020.

Cabo de guerra já foi modalidade Olímpica; veja imagens inéditas. Bom Dia Brasil,

2015. Disponível em:

http://g1.globo.com/bom-dia- brasil/noticia/2015/09/cabo-de-guerra-ja-foi-modalidade-olimpica-veja-imagens-ineditas.html

Colagem com elementos da natureza. Acesso em: 03/10/2020. Disponível em <https://napracinha.com.br/2017/06/colagem-com-elementos-da-natureza-brincadeira-facil-pra-fazer-la-fora/>

Desenhos e Atividades Escolares e Educativas Sobre o Dia da Árvore para Imprimir, Colorir, Pintar. Coisas Para ver, 2013. Disponível em: https://coisaspraver.com.br/2013/09/desenhos-e-atividades-escolares-e.html Ensine sua brincadeira favorita na infância a uma criança. Blog da Saúde, 2019.

Disponível em:

http://www.blog.saude.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&i d=53770&catid=579&Itemid=50218

Mamãe da rua. Mapa do Brincar, 2008. Disponível em:

https://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/pegar/466-mamae-da-rua TEMA: QUEIMADAS X COVID-19. Acesso em 03/10/2020. Disponível em

<http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/queimadas-x-covid-19.pdf>

Tipos de poluição. Acesso em: 02/10/2020. Disponível em:

Referências

Documentos relacionados

Corporate Control and Policies Page 12 UNIVERSIDAD DE PIURA UNIVERSIDAD DEL PACÍFICO UNIVERSIDAD ESAN UNIVERSIDAD NACIONAL AGRARIA LA MOLINA UNIVERSIDAD NACIONAL

Possibilitando a alta administração da empresa, tomar decisões mais precisas, como por exemplo, um estudo da demanda de mercado, onde podemos ver o nível de estoque necessário

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Este pensamento de Amor penetrará diretamente como uma flecha na consciência do outro indivíduo, porque não pode ser detido,e lá reproduzirá a sua Qualidade e Poder,

(Incropera, 6 ed, 2.26) Condução unidimensional, em regime estacionário, com geração de energia interna uniforme ocorre em uma parede plana com espessura de 50 mm e uma

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a