• Nenhum resultado encontrado

apenas uma parte do seu significado. Não é tanto o desejo, mas sim a vontade, a resolução, a determinação de se unir com Deus. Para produzir seus

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "apenas uma parte do seu significado. Não é tanto o desejo, mas sim a vontade, a resolução, a determinação de se unir com Deus. Para produzir seus"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Fundação Cultural Avatar Palestra Dominical: Novo Testamento

Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra. Jo 8: 1 a 11 Responsável: Marli Barbosa

22 de Novembro de 2015 A mulher adúltera - S. João 8:1 a 11 Jesus, entretanto, foi para o Monte das Oliveiras.

2.De madrugada voltou novamente para o templo, e todo o povo ia ter com ele; e, assentado, os ensinava.

3. Os escribas e os fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos,

4. disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. 5. E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas: tu, pois, que dizes ?

6.Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus,inclinando-se, escrevia na terra com o dedo.

7. Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado, seja o primeiro que lhe atire pedra.

8.E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.

9. Mas ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava.

10. Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? 11. Respondeu ela: Ninguém, Senhor. Então lhe disse Jesus: Nem eu tão pouco te condeno; vai, e não peques mais.

AMOR

Segundo Krishnamurti no folheto do seu livro Aos Pés do Mestre, “De todas as qualidades, o Amor é a mais importante, pois sendo intenso num homem, o conduzirá à aquisição de todas as demais qualidades; e todas as qualidades não se bastariam sem o Amor. Frequentemente ele é entendido como um forte desejo de se libertar da roda dos nascimentos e mortes, e de se unir com Deus. Encará-lo, porém, desse modo, denota egoísmo e abrange

(2)

apenas uma parte do seu significado. Não é tanto o desejo, mas sim a vontade, a resolução, a determinação de se unir com Deus. Para produzir seus resultados, essa resolução deve impregnar de tal modo a tua natureza inteira, de modo a não deixar lugar algum para qualquer outro sentimento. É, na verdade, a vontade de ser uno com Deus, não para escapares à fadiga e ao sofrimento, mas para que, pelo teu profundo amor por Ele, possas agir com Ele. E, porque Ele é Amor, se quiseres te unificar com Ele, tu deves encher-te de profundo desinteresse e de amor.

Na vida diária isto implica em duas coisas: em primeiro lugar, ter cuidado de não fazer mal a nenhum ser vivo, e em segundo, estares sempre vigilante quanto às oportunidades de prestar auxílio.”

Saint Germain no§ 103ª do Discurso 9 também nos fala do Amor: “Suponhamos agora, que alguém que amamos muito pareça estar tomando caminho completamente errado. Que faria o externo em primeiro lugar? Por via de regra, por-se-ia a julgar e a criticar. O que de mais eficiente pode e deveria ser feito em beneficio de um individuo por todos que estejam a par das circunstâncias, é derramar todo o seu Amor e silenciosamente dizer: “EU SOU, DEUS em Ação, é a única Inteligência e Atividade controladora naquele irmão ou irmã.”

O continuar a falar silenciosamente à consciência de tal pessoa é a maior ajuda possível que se lhe pode dar. Muitas vezes, ao advertir-se verbalmente um individuo, cria-se um estado de antagonismo intensificado, ao invés de expulsar a atividade má. O trabalho silencioso conseguirá isso com absoluta certeza.

Ninguém na consciência externa tem possibilidade de saber o que a “Presença Divina EU SOU”num individuo pretende fazer. Estas são verdades vitais que, se observadas, trariam uma grande paz à vida de todos. Muitas vidas com os respectivos esforços nos negócios se arruinaram porque, à espreita, na consciência do individuo, há crítica, censura ou um sentimento de ódio, em certo grau, contra terceiro.

O estudante ou qualquer indivíduo que pretenda lançar-se para a frente no progresso da Luz, não deveria jamais adormecer sem ter conscientemente enviado um pensamento de Amor a quem quer que sinta tê-lo prejudicado em qualquer época. Este pensamento de Amor penetrará diretamente como uma flecha na consciência do outro indivíduo, porque não pode ser detido,e lá reproduzirá a sua Qualidade e Poder, que retornarão àquele que o enviou.”

EXPANSÃO DE CONSCIÊNCIA

No livro Supraterrestre III § 455 temos “Urusvati sabe quantos mal-entendidos existem sobre o conceito da iluminação repentina. Em seu conceito, as pessoas, muitas vezes, pensam que já são iluminadas, quando só experimentaram um momento fugaz de exaltação. A

(3)

verdadeira iluminação só resulta de um longo trabalho interior. Este trabalho interior se constrói sobre acumulações passadas e, algumas vezes, é inconsciente, todavia, ele existe e torna a iluminação possível.

A iluminação não deve ser compreendida como uma centelha fortuita, mas um novo grau de consciência. Muitas vezes, as pessoas não se conscientizam de que este progresso pode acontecer, inesperadamente, como se fosse o resultado de um acontecimento acidental. Certamente, um acontecimento exterior pode fornecer o ímpeto para a abertura do “lótus”, mas esta flor já estava começando a se abrir nas profundezas da consciência. O “lótus” maravilhoso só se abre depois de um laborioso esforço, mas as pessoas raramente compreendem que elas próprias cultivaram este belo jardim! Somente depois de uma longa e dedicada semeadura alcança-se a centelha de iluminação. Sem a causa não existe o efeito.

Assim, também,raramente se compreende o sentido da solenidade. Pode-se pensar que tal estado de exaltação acontece por acaso, mas, na verdade, ele se alcança como resultado de uma reflexão profunda e penetrante e, quando ela se fortalece, a pessoa se encontra bem estabelecida em um novo estado de consciência. Não valorizamos as centelhas efêmeras, mas, sim, a chama inextinguível.

O Pensador ensinava que a cada um é dada uma lanterna. EVOLUÇÃO

No §34a do Discurso 3 de Saint Germain temos: "Os estudantes deveriam ter sempre presente que, sejam quais forem os erros que tenham cometido, DEUS nunca os critica ou condena; mas, em cada tropeço, com voz suave e terna diz: "Levanta-te, meu filho, tenta de novo e continua em tuas tentativas, até que finalmente consigas a Verdadeira Vitória e a Liberdade emanadas do Poder que vos foi dado por MIM."

Sempre que alguém tenha consciência de haver cometido um erro, seu primeiro gesto deveria ser apelar para a Lei do Perdão, e pedir sabedoria e força para não reincidir no erro. DEUS sendo todo Amor, deve ter Paciência Infinita, e não importa os erros que tenhamos cometido, podemos sempre, uma vez mais, “Levantar-nos e caminhar para o Pai”. Tal é o Amor e a Liberdade em que os filhos de DEUS têm o privilégio de agir.

Há exclusivamente um poderoso e invencível processo de evolução, que é o poder de gerar conscientemente o Amor Divino. Sendo o Amor o Núcleo Central de toda Vida, quanto mais Nele penetramos e O usamos conscientemente, tanto mais rápida e facilmente libertaremos esse Poderoso Poder de DEUS, que permanece sempre como uma represa, esperando encontrar uma abertura na nossa consciência através da qual possa projetar-Se."

(4)

Em Supraterrestre III § 515, "Urusvati sabe que a evolução deve ser voluntária e não pode ser forçada. As pessoas recusam-se a compreender que este princípio básico aplica-se a todos os aspectos da evolução e que o desenvolvimento do que é, aparentemente, insignificante, também é parte da grande evolução cósmica.

Os que provocam as guerras deveriam pensar sobre o abismo no qual eles atiram o planeta. Mesmo uma guerra que atinja só alguns países promove a destruição de todo o planeta. Ninguém pensa numa guerra como uma doença planetária, entretanto, pode-se ver quais melhorias da vida são interrompidas, em toda parte do mundo, até por guerras locais. Estas convulsões não são necessárias, quando o firme progresso torna-se possível.

As sensações terrestres de dores enchem o espaço. Explosões sacodem os laboratórios que trabalham sobre a cura das nações. Que as pessoas pensem - Será que elas não estão destruindo algo que não pode ser reconstruído, que pode ter sido construído, durante séculos, pelos Sábios? É fácil destruir, quando não se pensa a nível cósmico. Mas está na hora de pensar sobre o dano feito ao Mundo Sutil e de desenvolver uma compreensão mais profunda do elo entre os mundos.

Acabamos de dizer que a evolução tem que ser voluntária. Compreendam isto de maneira ampla. A evolução progride, não pela coerção, mas pela boa vontade humana. Algumas pessoas acham que a evolução é impelida só por forças tão elevadas que a participação humana é inútil. Esta compreensão incorreta leva às mais danosas consequências. As pessoas têm que ser participantes da evolução. Elas devem intensificar a boa vontade para misturar sua força acumulada com a corrente das energias superiores. O homem não pode ficar indiferente à melhoria de vida. Ele deve ser vigilante, como um guardião do progresso.

É preciso que se entenda que as críticas e as condenações são armas ruins. Pode-se ver isto observando o carma das nações. Os que condenam reúnem nuvens pesadas acima deles. A evolução é a conscientização do bem. Que cada um pense sobre o que considera bom. A princípio, ele errará e interpretará seu ego excessivo como boa vontade, porém, se ele aprofundar seu pensamento, em última análise, ele descobrirá, dentro de si, as verdadeiras centelhas do bem geral.

Não devemos exigir termos e filosofias complicadas. A evolução é harmoniosa e simples na beleza da adequação ao objetivo. Assim, devemos trabalhar pelo bem geral, sabendo que cada aspiração sincera para o bem já é uma contribuição ativa. Assim, aprenderemos a benevolência.

O Pensador costumava dizer: "Se colhermos ervas amargas, nossa sopa também será amarga."

(5)

CONCLUINDO

Abrindo Portas Interiores dia 12 de setembro,

"Muitas almas acham difícil aceitar seu relacionamento amoroso com todos os seres humanos. Esta separação é a causa de todos os problemas do mundo, das rixas e das guerras. Você deve começar pondo ordem em si mesmo e nas suas relações pessoais. Pare de apontar o dedo e fazer críticas às almas com as quais você não simpatiza. Ponha sua própria casa em ordem. Você tem falhas suficientes para mantê-lo ocupado, não precisa ficar acusando e criticando os outros. Se você está disposto a encarar e consertar suas próprias falhas, então você será capaz de ajudar seu próximo apenas com seu exemplo, mas não com críticas, intolerância e palavras. Ame seus irmãos como Eu o amo. Ajude-os, abençoe-os, encoraje-os e enxergue neles somente o melhor."

Bibliografia

Bíblia João 8 1 a 11

Saint Germain Discursos 3 e 9 ( §34 a e §103 a) Aos Pés do Mestre Krishnamurti ( Folheto) Abrindo Portas Interiores Eileen Caddy (12/09) Supraterrestre III Helena Roerich § 455 e 515

Referências

Documentos relacionados

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Fita 1 Lado A - O entrevistado faz um resumo sobre o histórico da relação entre sua família e a região na qual está localizada a Fazenda Santo Inácio; diz que a Fazenda

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das